O silêncio da morte

Chove sem parar. Conheço a área. E não há por que alguém impedir minha passagem. Chego à larga avenida, que liga o norte ao sul. Pela contramão. Há um silêncio ensurdecedor, escreveria alguém. Nem o fogo crepita.

Encosto o carro. São poucos metros até as chamas, a fumaça e os carros de bombeiro. Aquele cheiro de novo.

Fico ali, olhando. Há uma fita impedindo as pessoas de passarem, mas não há muitas pessoas, e as que há não querem passar. E as que querem passar, passam. Ninguém fala, só o fogo e a fumaça.

Fico por ali, saio a pé. Nas casas e nos prédios vizinhos vivem pessoas vivas. Há silêncio e vida. Algumas luzes acesas, alguns televisores ligados para ver melhor o que está acontecendo ali do lado.

Há alguns bares abertos e toma-se café. Pego o carro, vou até o outro lado. Empaco atrás do caminhão de lixo. É preciso recolher o lixo, eles recolhem o lixo. Desviam ali, aquela quadra vai ficar com lixo esta noite. Espero recolherem o lixo. Atrás de mim, dois carros do IML esperam também, sem pressa.

Paro o carro de novo, sobre a calçada, olhando para a cabeceira xadrez. Não há sinal algum que explique nada, apenas um prédio do outro lado da rua ardendo, e a chuva que não pára.

Chegam quatro jovens. Uma moça chama o policial e pede para ir a algum lugar onde lhe digam alguma coisa. Minha mãe estava lá. No avião, diz, sem desespero. Era para estar, acrescenta.

Aquele cheiro de novo, agora com chuva. Volto ao carro, que anda lento e silencioso. Não tenho muito mais o que fazer ali. Nas casas lá perto as TVs já foram desligadas. Há silêncio, escuridão e normalidade. Há um motel funcionando. Há um hotel um pouco além, com manobrista e gente na recepção.

Está tudo normal. Só aquele pedacinho ali é que está meio esquisito, sai fumaça. Amanhã limpam tudo.

Subscribe
Notify of
guest

178 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

Estou repetindo o comentário que mandei ….. Leiam a data eo horário original.
Atentem em especial quando digo, que ninguem falou em falha humana, ou falha técnica….
Ao que parece foi o que aconteceu….
Quanta bobagem foi dita aqui…

Realmente uma verdadeira tragédia.
Porem parece muito cedo para arrumar um culpado..
Essas discussões metendo o pau em politicos, nada tem a ver.
Como em todo acidente aeronáutico, as causas vaõ ser pesquisadas.
Em uma analise simplista todos culpam a pista, porque leram, nos jornais que a mesma naõ está em condições.
Ninguem aventou a possiblidade de uma falha técnica na aeronave, ou até um erro humano.
A verdade virá.. mas vai demorar muito. Vamos aguardar..
Aos que criticam a situação da pista, por estar perto de predios, casas etc. lembrem-se, que praticamente todas essas casas e prédios foram construidos depois de existir o aeroporto..
O terreno ai era mais barato.
No mundo inteiro os aeroportos convivem com prédios e casas nas proximidades.
Querer eliminar essa aeroporto, é bem proprio de quem não conheçe nada de aviação.
Abraços
J Zumbrunsky

Em: 18/07/2007 11:35:38

Souza
Souza
16 anos atrás

Realmente não sei nada de pistas e aviões mas estou aprendendo com o presidente da Tam e da Infraero

1)O Grooving não serve pra nada
já que a pista foi liberada sem ele

2)A pista curta não é motivo de preocupação.

3) O motor reverso quebrado não interfere em nada

4) E tem sempre alguem medindo os milimetros do nivel de água na pista para nossa segurança.

Me engana que eu gosto.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Um video a respeito do acidente :
http://www.youtube.com/watch?v=dai2DYOiu9U&eurl=

fred
fred
16 anos atrás

%!$&#texto, parabens. Abs, Fred.

Alemão
Alemão
16 anos atrás

Vocês querem entender melhor o que está acontecendo com o modal aéreo no país, entrem no site http://www.andep.com.br e leiam os comentários do Sr. Cláudio Candiota Filho. É a melhor análise que já li ou ouvi.

Beto Traballi
Beto Traballi
16 anos atrás

Corriere della Sera:

‘De crescimento selvagem também se pode morrer.’

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/07/070719_pressreviewpu.shtml

Julian HD
Julian HD
16 anos atrás

Acho que os comentários estão sendo nivelados com o governo que temos. Só isso. ABZ

André Jirus
André Jirus
16 anos atrás

Cronologia de uma viagem de avião SP -> RJ

Dia 17.07.07

15:30 – Termino meu trabalho antes do previsto e me dirijo para o Aeroporto Santos Dumont – RJ , quase na chegada escuto noticias no rádio do táxi sobre fogo e interdição. Busco informações junto à cia aérea, nada.. encontro um funcionário do aeroporto que informa que todos os vôos foram desviados para o Galeão.

15:50 – Sem suporte da cia aérea, vou de ônibus de linha para o Galeão, ao chegar já encontro muita confusão e desencontro de informações. Chego ao check-in e após 1:40 de espera na fila sou atendido, estarei no vôo das 18:00h para SP.

17:55 – Embarco no avião, feliz por estar retornando para casa. Passam 30 minutos e nada, após 1 hora começam a chegar informações do acidente em SP via celular dos passageiros, amigos , parentes ligando preocupados.Entro em contato com meus familiares meu velho pai atende o fone aos prantos, falo com minha esposa e começo a chorar. Um misto de tristeza e abatimento pega a todos no avião, passageiros, funcionários da cia aérea.

19:30 – Chega o aviso do comandante de cancelamento de todos os vôos para SP.

19:50 – Retiro as bagagens e retorno ao hotel no RJ.

21:05 – Chego ao hotel e começo a acompanhar as noticias e tomo ciência do ocorrido, fiquei chocado , perplexo, penso muito nos familiares das vitimas e como eles gostariam de ter recebido aquela pequena ligação da mesma forma que fiz para meus familiares, com um simples : – ” Oi, sou eu ! Estou bem ! “.

Dia 18.07.07

10:00 – Retorno a SP de ônibus e junto comigo, pessoas que desistiram de suas passagens e fizeram o mesmo.

16:00 – Chego a SP.

17:20 – Estou em casa , beijo os meus filhos e minha esposa. Nada mais importa !

Wellington Freitas S
Wellington Freitas S
16 anos atrás

Será que limpam? Sinônimo de limpeza dessas autoridades arrogantes é “limpar”para debaixo do tapete da safadeza , do ralo astronômico por onde vai o nosso dinheiro… Se esse animal do lula tivese pulso , EXPULSAVA , desde esse ministro caquético da defesa até essa mula da infraero que só fala asneiras! Voto por colocar esses mesmos idiotas na sala de necropcia !!

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Belo texto Flávio.

Eu não digo nada, apenas espero, triste porque perdi uma querida amiga neste acidente, que amanhã não limpem tudo como sempre fazem…

vitão
vitão
16 anos atrás

no blog do Luis Nassif tem um artigo profundamente esclarecedor sobre os aspectos técnicos da hidroplanagem intitulado “hidroplanagem na aviação” . Autores mencionados lá.
Link :
18/07/2007 10:30

A hidroplanagem na aviação

Enviado por: Silvana

Do site Air Safety Group
http://luisnassif.blig.ig.com.br/

opalao
opalao
16 anos atrás

amigos do blig. moro ao lado do local do acidente e fui um dos primeiros a chegar. nao e hora de conjeturas sobre de quem e a culpa . apenas gostaria de mostrar a voces o trabalho exenplar da turma da defesa civil e dos bombeiros no momento do acidente . em poucos minutos estavam organizados centros de entrega de mascaras agua .leite etc… jovens em fila para retirada de vitimas e auxilio aos bombeiros e moradores do bairro .um trabalho deste porte deve ser aplaudido!!!!! agora posso dizer que estou orgulhoso de uma nova geracao de brasileiros. parabens mocada!!!! tomara que nao vejamos outra dessas.

Askjao
Askjao
16 anos atrás

Pra que essa tempestade toda em um copo dágua??? Por ano morrem mais de 30mil pessoas em acidentes rodoviários e nem por isso as pessoas vem aqui ou em qualquer outro lugar externar as suas preocupações. Claro, acidente aéreo choca, mas olhem a sua volta… tem coisa muito, mais muito pior acontecendo e que de tão rotineiro, não chocam mais.

Ivo Lunguinho
Ivo Lunguinho
16 anos atrás

R$ 2 Bilhões de reais, para a realização dos jogos Pan-americanos, havia!!!! Mas agora, dinheiro para se ter uma infra-estrutura aeroportuária descente, não há!!! Tenho vergonha de ser brasileiro…

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

FG,

Parabéns pelo magnífico texto, pela dose certa de emoção. Imagino a consternação de mais uma leva de famílias que chora a perda de seus entes queridos. Eu perdi amigos nos acidentes da TAM (1996), Team (2006) e Gol (2006) e já passei por apertos em vôos aqui no Brasil e no exterior, a ponto de, hoje em dia, sentir-me aliviado quando uma viagem de trabalho pode ser substitiída por uma video-conferência.

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

A Infraero liberou a pista sem as ranhuras para chuva? RELAXA E GOZA…

Allan
Allan
16 anos atrás

Já teci meus comentários no Orkut sobre a inviabilidade daquele aeroporto de %!$&#
Mas aos amigos, fica apenas uma pergunta: Vocês já pousaram em Congonhas de 737, A320/319/321 ou Fokker 100? E em Guarulhos, Brasília, Viracopos…
Pra mim, foi uma experiência aterradora, dando a impressão de cair entre prédios e casas. Não sei se algum piloto comercial se diverte em aterrisar naquele aeroporto, tendo que “consertar” o avião a todo instante, mas eu, como passageiro, fui só uma vez e NÃO recomendo a ninguém.

Emerson
Emerson
16 anos atrás

Algum pensador já disse que “infeliz do povo que precisa de heróis”. Nós, habitantes deste Brasil varonil, entendemos bem a lição. Prescindimos dos heróis, mas buscamos freneticamente um culpado para todas os males. Coisa triste…

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Laerte Braga,

Parabéns pelo texto escrito sem nenhum VIÉS político de 5ª categoria, tão comuns nessas horas. Texto de um CIDADÃO BRASILEIRO consciente.

Américo
Américo
16 anos atrás

Putz!!!!!
Como tem entendido em decolagens e aterrisagens neste pais.
E as empresas de televisão tranformam os “bonners” da vida em especialistas, de uma hora para outra.
Mas o mais triste são os “Homers Simpson” da vida que acreditam em tudo e não tem o menor senso crítico, sobre nada, no nosso popular tupinimquim são as vaquinhas de presépio.
Os eternos chutadores estão em campo, com as mais absurdas teses.
Que tal esperar as investigações, Quanto as imagens li alguns comentários idiotas, as imagens são irrefutáveis, há uma nítida diferença de velocidade entre um pouso e outro das aeronaves. Quanto as razões do fato vamos aguardar os resultados da investigação.
Para inicio de conversa que tal dar uma boa lida e relida nas enrevistas do pessoal da Infraero e do Presidente da Tam, as coisas começam a ficar mais claras. Longe das absurdas teses da imprensa da minoria branca.

Ricardo S.G.
Ricardo S.G.
16 anos atrás

FG parabéns. Texto maravilhoso. Diz tudo. Amanhã limpam tudo…

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Em relação às imagens, eu tenho uma tese:

-Aeronave passou com velocidade elevada num ponto em que já tinha de estar , no mínimo , na metade da velocidade que ela passou

-Claramente temos operando o reversível numero 1 ( do motor esquerdo). A água que é deslocada nesse momento deixa bem claro essa condição

-O avião simplesmente não teve qualquer frenagem no seu conjunto de rodas. Veio e se deslocou continuamente desde o momento do toque ( que foi ANTES da faixa dos 1000) sem aparentemente perder nem um nó de velocidade. Tenho A IMPRESSÃO de que essa aeronave está sem anti-skid ( o equivalente ao ABS das aeronaves com o mesmo efeito).

-Se tivermos apenas o reversível 1 aberto ( reverso 2 fechado e /ou não tracionando) e a aeronave sem anti-skid, me parece que a mesma não estava na melhor das suas condições de frenagem.

-O que o Bologna ( presidente TAM) disse que não usa reversível no pouso, é uma tremenda duma bobagem. O que ele poderia ter dito de modo até didático é que, não se usa potencia de decolagem quando da utilização da tração reversa. Nos Fokker 100, é usada essa técnica. Entretanto, é utilizado o reverso em potencia de marcha lenta. Nos A319/20/30, se usa sim uma potencia um pouco maior a fim de frear a aeronave , em virtude dela vir com um pouco mais de velocidade para pouso, do que propriamente o F-100. Então necessita-se de empuxo reverso mais efetivo com maior potencia aplicada.

Enfim, é minha hipótese.

Vamos aguardar.

MSM
MSM
16 anos atrás

Quando entramos nesse blig, o assunto é sempre corridas. Mas desde ontem fomos informados por mais esta tragédia anunciada. Nunca viajei de avião, mas até o acidente da GOL esse tipo de transporte era tido como o mais seguro. Não sei se era verdade ou se estavam encobrindo a verdade. O fato é que desde a queda do Boeing nós somos informados quase que todos os dias pelo caos que é viajar de avião no nosso país. Na verdade, demorou muito acontecer outra tragédia, já que o governo, na figura do presidente e do ministro, a Infraero, os controladores de vôo e as empresas não se preocuparam em eliminar os riscos para os usuários. Sempre com desculpas esfarrapadas e enganações ao nosso povo. Acidentes como estes nós só conseguíamos ver em filmes, mas aqui no Brasil isto ja´ está virando uma realidade, graças a incompetência e o descaso dos 4 elementos acima mencionados. Quantos ainda morrerão inocentementes ao custo da irresponsabilidade?

Dú
16 anos atrás

Acontece que o cara perdeu o approach. Passou reto na placa de 50 metros! Imagens novas só dependem do, Recordista no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, Paraná, Brasil. Recorde absoluto e homologado para veículos two strocke.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Eu ainda acho que a culpa vai acabar caindo de novo nos pilotos americanos, como no da Gol. A Infraero não tem nada com esse acidente aqui também.

Paraná
Paraná
16 anos atrás

Estão mostrando apenas a parte final da pista no vídeo. Pelo que deu pra ver o avião da Tam estava tentando arremeter naquele momento. Já foi dito que ele acelerou em terra provavlmente porque viu que não iria conseguir parar. Porque não mostram a pista toda, afinal devia ter mais câmeras por lá.

Outra coisa, eles comparam um avião que passou antes, mas não falam o que o tal avião estava fazendo ali, se já tinha aterrizado e estava indo deixar os passageiros, nem mostra quanto tempo entre um é o outro, e se choveu neste intervalo. Em 10 minutos de chuva tudo pode mudar.

Estão manipulando claramente para ver se mantém o aeroporto funcionando ali por mais tempo.

A prova que pista não tinha condições está no acidente da véspera com o avião da Pantanal, ou alguém acha que foi coincidência?

Esta todo mundo tirando o dele da reta, no final a culpa vai ser de quemnão pode se defender mais…

Amaral
Amaral
16 anos atrás

Lula acá,

O Video é feito por câmera Fixa. Todos os pousos em dias de chuva em Congonhas estão sendo filmados. Se o avião está tentando arremeter, das duas uma, ou o piloto encontrou problemas para frear ou pousou mal, tocando o solo depois da marca, só que isto não é verdade porque já fopi confirmado por pilotos que aguardavam a ordem de decolagem na cabeceira da pista e VIRAM. Além disso FALARAM em alto e bom tom que o pouso aconteceu dentro das distâncias exigidas.

Denis
Denis
16 anos atrás

Luis Inácio,
respondendo, curto e grosso:
Acho.

alex franco
alex franco
16 anos atrás

De luto … que Deus conforte as familias das vitimas …

aos herois bombeiros minha homenagem

Somos nós os audazes bombeiros
Cumpridores do nosso dever,
Que no fogo voraz lutaremos
Para salvar ou morrer

Ao alarme, partiremos
A sirene nos apraz
No perigo estaremos
Levando momentos de paz

Nossa vida é lutar pelo povo
No incêndio e no salvamento
Se o destino está sempre em jogo
Só Deus nos dá seu alento

Com coragem seguiremos
Olhar franco e tenaz
Sempre unidos estaremos
Trazendo momentos de paz

Sempre alerta e altaneiros
O sinistro vamos combater
Orgulhosos de sermos bombeiros
Enfrentamos sem nunca temer

Para frente, companheiros
Vigilante e leais
Ao Estado, nós bombeiros
Daremos momentos de paz

LUTO !!!!

Luis Inácio
Luis Inácio
16 anos atrás

denis,
não entendi o que você quiz dizer. Você acha que eu não levos o assunto caos aéreo a sério? E a marta, ministra do turismo, leva?

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

No video e analizando as noticias ainda desencontradas, percebe-se que a velocidade condiz com a tentativa de arremetida da aeronave…só que algo parece ter dado errado….

Amaral
Amaral
16 anos atrás

Vendo o Video na Globo News, fiquei com a impressão que o problema não está na pista, porque 3 minutos antes pousou um avião; mas sim em alguma parte / comando Eletrônica, Hidraulica ou Mecânica do Airbus, porque a velocidade comparada entre os dois pousos é muito grande em diferença de velocidade. Foi horrível e a impressão que dá é que ele não tinha freios funcionando.

.~
.~
16 anos atrás

Arthur

Estes mesmos videos (2 videos) passaram no JN antes de terminar, e é isso mesmo, no que se acidentou ele parece estar muito mais rapido, o Bonner falou que um leva 12 segundos e o outro 3 segundos

.
.
16 anos atrás

Caro Tiago,
Muito bem colocadas as suas observações !!!!
A verdade é que, independentemente do resultado das investigações, que com certeza serão maquiadas para, mais uma vez enganar o povo, A PISTA NÃO PODERIA TER SIDO REABERTA ANTES DA CONCLUSÃO DAS OBRAS !
O grooving, ou ranhuras, são essenciais para a drenagem da pista. E já havia o impedimento determinado pela justiça: Choveu, parou !!!!!
Então quem autorizou o uso ?
A autoridade constituida é a única a ser responsabilizada por mais este lamentável acidente !

LADA
LADA
16 anos atrás

Os “entendidos” de aviação hojej na televisão…..um diz q o avião para sozinho..o outro q o Lula deveria estar lá….chega gente….como diz o Gomes…..amanha estará tudo quase limpo…e o cheiro estranho o vento já levou…

joao
joao
16 anos atrás

tem razao, como tem gente que fala besteira sem analisar…..só escutam a tv e nao raciocinam…

Arthur Berger
Arthur Berger
16 anos atrás

A Record acaba de exibir o vídeo da Infraero, que compara o pouso de um Airbus antes e o pouso do outro, acidentado.

Num mesmo trecho, o 1º percorre a imagem em cerca de 11 segundos.

O acidentado, percorre o trecho em 3 segundos. Portanto, cerca de 3 vezes mais rápido que o normal.

Na imagem, notei os reversos atuando, devido ao “spray” de água na pista, pela ação dos mesmos.

Ou ele deslisou por “aquaplaning”, ou estava sem freios.

Nota-se que a imagem abrange o final da pista.

Vê-se claramente o A320 passando reto pelo final, faíscas e, um segundo depois, o clarão da explosão, à esquerda da imagem.

Impressionantemente trágico.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Quando a cozinheira salga a comida, a culpa é da patroa?
Estão dizendo muita baboseira neste blog.
Algumas pessoas não sabem porque o cabrito faz redondo, e querem entender de m…. .

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Ao amigo Nick.
Fiquei muito emocionado ao ler as suas palavras, pois nada mais pode ser dito depois do seu texto. Parabéns e um forte abraço de um amigo que não o conhece.

Fernando Passos
16 anos atrás

Fui ontem na hora do almoço para Porto Alegre para um bate-volta, moro em São Paulo.

Terminei logo meu serviço e voltei para o Aeroporto Salgado Filho.

Não consegui antecipar meu vôo para o da TAM, Deus desejou assim.

Só consegui chegar hoje, vários vôos cancelados depois e vi os destroços do acidente.

Apesar das cenas cruéis de destruição e saber que várias pessoas morreram ali, minha triste lembrança fica nas imagens dos parentes que eu tinha visto no aeroporto deixando os passageiros e logo depois voltando em prantos para receberem as duras confirmações.

Abraços

vanderlei oliveira
vanderlei oliveira
16 anos atrás

O Lula sumiu?E os Ministros que tem responsabilidades diretas sobre o assunto,onde estão?Como na crise dos controladores, jogaram o abacaxi para o Comandante da Aeronáutica.Na minha opinião tem gente fugindo do campo de batalha na hora do embate final,e não é a primeira vez.Será que a Aeronáutica, enquanto instituição responsável,competente e respeitada,está de acordo com o seu Comandante?Ou ele só está vendo o seu interesse no cargo?Não seria a hora de abrir o verbo e exigir do governo federal uma postura descente para a solução da crise extrema no setor aéreo do Brasil?Ainda bem que deram um pequeno sinal de moralidade na apuração direcionando-a para a Policia Federal.

Dú
16 anos atrás

Dia triste, imagens tristes. O velho repensar e achar motivos. Mas dei continuidade, afinal ontem mais uma baita susto, imagino o RR então! Como imagens mostram tudo na vida, coloquei uma da DKW On Board , e tive de me hospedar desde às 17 horas numa Lan House, local onde nunca havia ficado trancafiado!!! Pois os vídeos são pesados e pá e bola. Após redução, edição, compactação e ação demais, uma hora por vídeo, fechei 3 máquinas para levar creio imagens que nos façam seguir em frente. Depende do momento do Grande Flavio dar o start, afinal, falta carregar um vídeo. 4 Partes de uma prova da Superclasic, on board na DKW 96. Vamos em frente!

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
16 anos atrás

Flávio , voce relatou tudo ! É muito triste…
É uma pena que o que a ganância pelo dinheiro está acima de tudo ! Inclusive de vidas…
O controle de tudo não podemos ter , mas podemos e devemos minimizar os riscos. Todos nós temos uma parcela de culpa . Mas as autoridades são os maiores responsáveis !!! Somos muitas vezes obrigados a viajar e eu que tenho brevê , sei o que é pousar em São Paulo neste mar de cimento e concreto e em pistas curtas e perigosas , sem áreas de escape !
Não deveríamos entrar num avião nestas condições ! Mas e as estradas??? Piores ainda…Trem : Não existe !
Ficamos ao “Deus dará” e rezando para que não aconteça com a gente e com os nossos queridos !!!
Que DEUS dê força e coragem aos parentes dos que se foram…

Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

É muito triste…..não é momento de julgar quem errou e sim de solidalizar-se com a dor dos familiares, mas temos sim que apurar em breve, muito breve, os culpados…..
Não vou julgar, mas onde estará D.Marta Suplicy, para dizer aos familiares, ” não se preocupem, relaxa e goza”……

Luiz Carlos
Luiz Carlos
16 anos atrás

Triste, muito triste. Se tem uma coisa que me emociona é esse tipo de tragédia, inesperada, traiçoeira. Torço do fundo do coração que toda essa gente não tenha sofrido, que a violência da queda tenha sido mortalmente rápida, torço para que as famílias e os parentes tenham força para superar esse acontecimento, e guardem para sempre as boas lembranças de seus entes queridos.
Culpar a quem ? Não acho o momento certo para essa discussão, seria um desrespeito às vítimas.
Mas não há como dissociar esta triste e dolorosa tragédia às palavras sórdidas (ainda mais neste momento de dor), desrespeitosas e acintosas da nossa ilustríssima prima dona da pasta de turismo. Nunca uma frase de tamanha insensibilidade e falta de educação teve um eco tão amargo e sinistro como essa.
Deixo aqui as minhas mais profundas e sinceras condolências a todos os envolvidos neste acidente.

Souza
Souza
16 anos atrás

Acho que já acharam um bode espiatório. O co-piloto morto que só tinha 6 meses de Tam . O grooving não fez falta, a pista é muito segura a chuva não interferiu, o avião está revisado. Enfim tudo está nos conformes para Congonhas voltar a operar por mais dez anos até o próximo acidente que irá vitimar mais uma ou duas centenas de infelizes.
E de volta ao Pan o mais rápido possivel

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Putz… ainda tudo está muito estranho… para ajudar, recebo via orkut mensagem de minha amiga de Porto Alegre dizendo que uma amigona dela, que eu também conhecia e que era funcionária da TAM, estava no avião… posso dizer que conhecia alguém, o que torna ainda mais estranho esse acidente…

Olha, não sei, pode ter sido mesmo falha humana, falha mecânica, falha do governo, falha do Lula, falha do diabo a quatro… fico estarrecido quando vejo gente querendo usar cadáveres para atacar ainda mais o governo pelo simples prazer de querer agredir… não sou partidário desses caras que estão aí, nem dos anteriores que também nada fizeram, foram talvez até mais negligentes, mas é inconcebível, para mim, que se queira dizer que tudo é culpa do Lula. Insanidade!

Vá lá, acho que se o governo teve alguma culpa no triste episódio desse acidente foi de não ter tido C.ULHÃO para meter o murro na mesa e dizer que a porcaria de Congonhas ficaria fechada pelo tempo que fosse necessário para fazer todas as obras completas, ficasse essa elitezinha meia pataca berrando, gritando, estapeando, tendo síncopes irracionais e dando pitis em cima de balcões de cias aéreas… dane-se essa gente, fechava e pronto, entregava tudo pronto… mas não, liberaram sem terminar porque tinha uns bem nascidos e “bem educados” que ficavam agredindo meio mundo porque não conseguiam entrar numa por.ra de avião…

Agora, será que a culpa é exclusivamente dos governantes? Daqui a pouco vão indiciar São Pedro por participação no crime… que se apure o que aconteceu e pronto, puna quem tenha de punir… se foi erro do piloto, paciência… se foi falha mecânica, que se caia em cima da Airbus e da TAM… se foi mesmo cag.ada da pista, então que se responsabilize o governo FROUXO e também os “bem nascidos” que não têm paciência nem urbanidade para usar o serviço aéreo e cansou de protagonizar selvagerias dignas de hooligans, bárbaros vikings e animais do gênero…

É muita tristeza para tanta insensatez… desculpem…

Jef
Jef
16 anos atrás

É muito triste o que aconteceu…

Não tem ninguém nem ai com a vida de gente.

E o pior é que sempre tem uns babaca que dizem: pena que o Lula não estava lá…

Você que escreveu isso, acha realmente que ia mudar alguma coisa se tivesse?

Pára gente… não é assim!

Guilherme Barreto
Guilherme Barreto
16 anos atrás

Questão importante e central no caso do vôo 3054: tragédia anunciada por quem? Todos os meios da grande imprensa propagam com uma certa arrogância, rancor e natural indignação a expressão “tragédia anunciada”, que acredito que será a expressão mais importante do caso, seguido da expressão “grooving”, que são as ranhuras na pista que evitam derrapagens e ajudam na drenagem de água.

Estranho que, ao mesmo tempo que a imprensa de grande circulação nos diga que a “tragédia foi anunciada” – com todo o estranhamento sobre a liberação da pista de modo irresponsável -, nos pareçam novas as expressões “grooving” e “ranhuras” no contexto de um aeroporto.

Claro: a pressão da imprensa nunca foi essa. Só aparecia efetivamente e exclusivamente quando o gancho jornalístico era um acidente com um avião que, neste caso, se transformou em tragédia. O número de casos de acidentes anteriores impressionam. E por que impressionam? Porque não foram anunciados. Nunca foram anunciados. São muitas as novidades para o grande público.

E o que era anunciado, então? Lembramos todos claramente. A pressão era contra o governo, até mesmo contra as empresas, com foco nos atrasos dos vôos. As imagens – novamente, façamos o pequeno esforço individual – eram de passageiros indignados e desolados porque esperaravam horas e horas nos aeroportos.

Agora, como uma grande “novidade”, a imprensa afirma que “também há a questão da segurança da própria pista” (TV BandNews, 17/07/2007 – 22h35).

Ora bolas: os pilotos e controladores de vôo em Congonhas reclamam desde o dia 30 de junho, pelo menos! Por que dia 30? Porque dia 30 foi um dia depois da abertura da pista principal do Aeroporto de Congonhas, depois de 45 dias de reformas. Não é estranho, portanto, que agora aparecem fontes antes obscurecidas, que reclamavam da situação há algum tempo. São fontes desoladas, porque poderiam ter salvo vidas se fossem ouvidas devidamente por autoridades e pela mídia.

Havia um frenesi – incorporado pela mídia, pelo governo, pelas empresas e pelos próprios passageiros – por uma velocidade que não conseguiremos suportar. Deixamos de nos preocupar em ter a serenidade que deveríamos ter ao lidar com questões tão importantes, principalmente por se tratarem de questões diretamente relacionadas com a vida. É possível perceber isso na fala de autoridades notáveis, como o presidente da Infraero e dos jornalistas que trataram do tema, sem que o tema da segurança – ou da serenidade, se preferirem – seja sequer considerado.

Portanto – retomo a questão – até que ponto esta tragédia foi anunciada anteriormente, como afirma a imprensa em peso, e não posteriormente, de modo oportuno?

Ike
Ike
16 anos atrás

Triste…. Poderia ser evitado