dia de coluna

SÃO PAULO (nada muito novo) – O assunto já vem sendo debatido em posts anteriores, mas para manter a tradição segue o link da coluna Warm Up de hoje. Leiam lá e comentem aqui, as always.

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio
Sergio
15 anos atrás

Alguns assuntos: no teste com a Williams, foi um teste arranjado pelos pais dos dois pilotos, um dia o Nico foi melhor, no outro o Nelsinho, ambos 3 segundos atrás dos pilotos titulares, ambos os pais e Frank williams disseram que os pilotos não estavam prontos para a F1.
No teste da BAR honda, foi um prêmio pela conquista do campeonato inglês de F3, sempre acontece, com uma equipe ou outra, e Nelsinho não destruiu o carro, rodou, bateu de traseira e quebrou o aerofólio traseiro. Após isso, houve um teste privado da Honda com carros de competição, não F1, 5 pilotos testaram, inclusive o Brasileiro Dirani, Nelsinho foi aprovado, não foi para a Honda porque não havia possibilidade real de chegar a piloto de prova, tanto é que os que assinaram, não chegaram a F1. Restante sobre esses assuntos é pura bobagem.
Que o Nelsinho não está indo bem, todos sabemos, que precisa melhorar urgente, também, mas daí ficar aumentando coisas, é só para brasileiro mesmo, Falar mal de Piquet pai, Senna tio, Barrichello e todos os outros brasileiros que passaram pela F1 é falta do que fazer, porque não vejam os méritos de todos, antes de qualquer coisa.

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

No geral concordo com o Gomes. Discordo é da maioria que diz que o cara é bração. Andou bem na GP2, deu a maior canseira no Hamilton, mesmo em uma equipe com menos estrutura e experiência. Acontece que na F1 o negócio é mais complicado. Assisto F1 regularmente há 28 anos, não vou ficar fazendo lista, que não vai ser pequena, mas muito piloto bom prá caramba saiu de lá sem mostrar nada. Tem também os casos de gente bem “quatro-quatro-meia” (Ave Tim…) que foi até campeão. Ou alguém aí acha o Damon Hill um gênio? Portanto, acho que não tem essa de playboy, de mimado ou de sei lá mais o quê. Tem que acontecer uma série de fatores, na qual o talento é muito importante, mas não o único, encadeados de forma a conduzir o cara ao sucesso. Ou seja, na hora e lugares certos, o cara, se for bom, vai prá frente, se não, rua!
Torço por ele, acho que pode até se recuperar, mas no momento está tudo contra. Parece que a porta já está aberta…

“Alea jacta est..”

mauricio
mauricio
15 anos atrás

se essa F1 é tudo isso,como ele entrou se usa apenas o sobrenome?os caras da williams e da bar era mais espertos que os caras da renault?

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
15 anos atrás

Só pude ler a coluna agora. Coluna do Gomes, mas a pergunta é pra outra pessoa: “E agora, Galvão?”

daniel
daniel
15 anos atrás

eh Flavio mas a corrida de Monaco de 1984 foi disputada sob chuva intensa, o senna fez uma bela utrapassagem de Toleman em cima do Lauda de Maclaren e Vinha tirando do Prost ne?
Um abraco.

MARCIO
MARCIO
15 anos atrás

Perfeito o comentário Gomes, concordo, porem, o que fez ele com uma Toleman/Hart? Alias, junto com um outro pouco falado nesta corrida que que ja morreu tb chamado Steffan Beloff, foram ultrapassando, e lembra-se, quais estavam na frente? Diferente do Vettel naõ achas?

j p sarti
j p sarti
15 anos atrás

F1 é assim… o Sutil era até Monaco a maior decepção do ano, passou 3 carros sob bandeira amarela no harpin, se manteve em quarto até levar aquela porrada merecida, e virou o maior FERA! O Fischella deu-lhe BAGAÇO humilhante em todas as provas, mas todo mundo já esqueceu.
Ano passado o Gomes achava o Sutil o máximo, esse ano quando o cara SUMIU ele não falou nada, agora já deve estar achando o cara igual ao Vetel. Esse Vetel também é outro que endeusaram e agora se mata pra andar junto com o estreante Bourdais, que já mostrou que é muito mais piloto que ele.
O Nelsinho se fizer uma corridinha entre os seis primeiros já vai ser chamado de fenômeno.
FENÔMENO mesmo é o Hamilton, que o Flavio até hoje não reconhece.

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Certamente.

Luiz Carlos Cardoso
Luiz Carlos Cardoso
15 anos atrás

Realmente não me lembro do FG falando dessas DEFICIENCIAS antes da F1…mas devo ter deixado passar né…

Marcelo Ramaciotti
Marcelo Ramaciotti
15 anos atrás

Eu também nunca ouvi essas coisas antes do fracasso…
Agora aparece tudo! Olha que leio muito sobre automobilismo, e todos os dias….

Gomes
Gomes
15 anos atrás

E as circunstâncias do GP de Mônaco de 1984 não eram também muito particulares?

MARCIO
MARCIO
15 anos atrás

Chegou em quinto, dadas as circunstancias particularissimas e sem ultrapassar nem ameaçar regorozamente ninguem. Justiça seja feita ao rapaz que mandou a mensagem comparando muittissimo bem sobre o dito “fenomeno” Vettel

Paulo "McCoy" Lava
Paulo "McCoy" Lava
15 anos atrás

Dear friends,

Greetings… saudações. De pronto, gostaria de tecer um elogio ao “blogueiro” Bruno Correia. No início deste fórum, in verbis, ele disse: “Desculpa o palavreado, Flavio, mas DRAMA É O %!$&# o moleque é playboyzinho (como TODO piloto de F1 é ). se é um %!$&#pilotando, que fique longe das pistas. drama é viver com salário mínimo”. Bruno, perfeito! Way to go…
Permita-me, contudo,acrescentar outro “exemplo” de drama. No caso, pessoal. Particularmente, drama é o que enfrento ao constatar que minha realidade atual é diferente do que eu imaginava na década retrasada, quando optei em me tornar profissional no esporte motorizado. Longe de querer registrar situações, gostaria apenas de dizer que apesar do meu currículo, ainda não sou reconhecido em termos de remuneração. E este é meu drama, posto que é para lá de complicado sobreviver fazendo textos “free lancer” (confesso, não tenho entrada fixa mensal). E, confesso – ok, última confissão desta -, não consigo entender porque os mais de 300 textos de minha autoria, publicados em revistas especializadas em automobilismo (não estou incluindo textos de minha autoria publicados em “websites”) não são suficientes para que algum editor de jornal da região aonde moro me contrate como editor de automobilismo…
Em resumo: em termos esportivos, talvez seja lamentável o período pelo qual o piloto brasileiro, alvo da coluna escrita por Flávio Gomes, esteja passando. Contudo, ele – Nelson Angelo -, não acorda de manhã preocupado se terá condições (ou não) de pagar taxas como contas de luz e telefone. E, pela fortuna que possui, o piloto também não se preocupa com preços dos alimentos. Sem falar que ele tem veículo – e o autor desta, aos 41 anos, ainda não teve condições de adquirir (talvez o fato de trabalhar de forma honesta seja a explicação plausível; é lamentável constatar que existe um piloto gaúcho que está em haver comigo. Piloto este que, sabe-se lá porque, prefere deslocar-se à bordo de um flamante veículo alemão, ao invés de acertar a dívida para comigo. Não, não estou querendo ver ele “a pé”. Evidente, se ele fosse honesto para comigo, eu não me importaria a marca de carro que ele utiliza – tampouco estaria aqui desabafando. Infelizmente, a educação que tive inclui, entre outras coisas, ser honesta e não dever nada à ninguém. Tal pessoa, infelizmente, não teve semelhante gesto em família. Mas como vivemos em um mundo injusto, ele chega ao autódromo “em seu belo carrão”, ao passo que o autor desta… preciso continuar?)
Grato pela atenção. Ótimo “weekend” para o Flávio Gomes, Bruno Correia e os demais leitores deste prestigiado veículo.
Regards,

Paulo Lava
paulomccoybryahoo.com.br

Felipe Holtz
Felipe Holtz
15 anos atrás

Ao Marco Moreira:

Pertinente o seu comentário, mas o que você queria que a equipe dissesse ao Nelsinho quando este reclama que o carro está isto ou aquilo? Oh, pobrezinho do Nelsinho?
Convenhamos…

MAZZACANE
MAZZACANE
15 anos atrás

Justiça seja feita

O Zonta corria naquela BAR que era pior que a ECA Honda 2007, e ainda tendo que aturar o vileneuve falando um monde de %!$&#a seu respeito.

e conseguiu pontuar na época em que apenas os 6 primeiros pontuavam.

Nunca cometeu os erros grotescos que o nelsinho e o pizzonia cometeram.
Não da pra colocar ele no mesmo balaio desses dois.

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

F1 não perdoa uma adaptação lenta.
Acho que o Briatore ainda não teve um chilique muito grande por causa do Carlos Ghosn.
Se o presidente manda na bagaça e quer valorizar a Renault dentro do mercado sulamericano, coloque o Lucas Di Grassi pra correr.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Começou errado no kart, 3 voltas na pista troca carburador e jogo de pneu novo, mais treis voltas outro carburador + um jogo de pneu, outro motor + pneu, mais motor + pneu.
Deu nisso……..

Gomes
Gomes
15 anos atrás

Chegou em quinto em Mônaco.

Cohim
Cohim
15 anos atrás

Concordo com tudo sobre piquetzinho, acho que deram o prazo certo pra ele, se não der certo, que vá embora! E acho que não vai dar certo mesmo não.

Mas acho que tá faltando algum crítico falar do Vettel. Ele tá fazendo uma temporada péssima. Era cotado pra ser a nova estrela da F-1, mas tá decepcionando. A sorte dele é não ter um Alonso com companheiro para se fazer um paralelo com o seu pífio deesempenho. Mas parece que Vettel se tornou o queridinho da Fórmula 1, com uma espécie de blindagem contra críticas.

Max Olinda-PE
Max Olinda-PE
15 anos atrás

Nelsinho está mesmo a perigo, todos sabem que Alonso não vai durar por essas bandas. Em 2010, ou até 2009, quem sabe, vai para BMW ou Ferrari já que N. Heidfeld não vai bem na BMW e Raikkonen, comenta-se que para em ao final de 2009.
Romain Grosjean esta vindo e papai Briatore não vai deixar lá dois moleques com a saída de Alonso como fez a MacLaren.
Quanto a Honda ficar com Sato em 2009 e ceder Rubinho para a Renault, creio eu que o Barrichello só iria se Alonso já não estivesse lá em 2009 e mesmo assim é difícil ele largar a Honda num ano em que muito vai mudar no regulamento para ir pra uma equipe nova.

KARTÃO
KARTÃO
15 anos atrás

ninguem da um euro furado pelo Nelsinho. Ok. todo mundo agora é sabichão e sabe de historias que nunca ninguem ouviu falar. blz. re o cara reverter… Como muitos ja o fizeram. mesmo tendo corvos nas costas…… sera muito engraçado

Sabrina Sato
Sabrina Sato
15 anos atrás

Oi Gentiiiii !!! O Nelsinho é uma gracinha mas gostaria muito que meu irmãozinho Taku, voltasse para as pistas.

Carlos Afonso
Carlos Afonso
15 anos atrás

O jargão é velho mas vale relembrar que é na tempestade que se conhece um grande comandante.Particularmente acho o rapaz muito engomadinho,o perfeito filhinho de papai, entretanto acostumei na vida a separar a pessoa do ídolo.Pelé, meu ídolo de infância pisou na bola ( minha opinião)ao não reconhecer uma filha.Piquet ( pai ) exemplo de arrogância mas eu era fã dele quando pilotava.Alceu Valença (gosto de suas músicas) negou autógrafo a uma filha minha de dez anos.Encerro com frase de João Saldanha.” Não quero jogador de futebol para casar com minha filha ,quero que ele faça gols”.

Jefferson
Jefferson
15 anos atrás

é apenas uma fase dificil, Nelsinho vai se recuperar e se firmar na F1, esta se adaptando ao nov carro da Renault. Quanto ao Bruno Senna, esqueçam, nunca vai ser campeão na F1…

ric machado
ric machado
15 anos atrás

Aqui se faz ,aqui se paga.
quando foi para falar mal de outros pilotos,dizendo que a hora deles havia passado ,ou andar tirando gente da pista,ou não dando bola para jornalistas ,estava tudo bem.
Na hora do vamos ver na F1 está aí o resultado.
E ainda por cima o diminutivo “Nelsinho” no fundo quer dizer o que o portador è; pequeno mesmo.

Marco Moreira
Marco Moreira
15 anos atrás

Até agora já são 50 comentários e ninguém levou em consideração 2 fatores.
Um, as corridas: O rapaz, de quem não simpatizo por sinal, ficou um ano inteiro sem participar de corridas. Perdeu o ritmo. A título de comparação, o Shummy levou fumo no último teste que fez pela Ferrari.

Dois, classificação: Quando correu, lá em 2006, eram pneus slicks. Em comparação com o companheiro de equipe, bi-campeão pela própria Renault (ou seja, está em casa usando o banheiro com a porta aberta), o Alonso qualifica o carro dois centésimos na frete (alguém duvida que além de melhores engenheiros e mecânicos ele também tem outros privilégios de primeiro piloto?) mas que é o suficiente para passar ao próximo qualifying e o Piquet Jr. fica chupando o dedo. no final do grid.

Não vi em Mônaco um Alonso tão superior ao Nelsinho. Todos os que assistiram ao GP acompanharam o garoto ao rádio avisando a equipe que o carro chacoalhava todo e que não tinha mais pneu. Resposta dos boxes: Se vira!

Waguinho
Waguinho
15 anos atrás

O bom desse blog,é que o dono não tem rabo preso com ninguém,elogia quando tem que elogiar e criticar também.Os fatos estão aí,o rapazinho é ruim mesmo.
O papai pode ter todo dinheiro do mundo,mas meu amigo ,talento não se compra,vai ser queimado sem dó.

Lincoln
Lincoln
15 anos atrás

A primeira corrida que assisti do Jr., se não me engano de F3, pra mim foi uma tremenda decepção.
O narrador brasileiro (acho que foi na band) berrava endeusando o guri.
“Como é arrojado, como é corajoso, como é isso, como é aquilo, bla, bla, bla”.
Acho que ganhou (não me lembro e estou com preguiça de pesquisar, me perdoem), mas pra isso jogou o carro em cima dos outros, e tirou no mínimo um da corrida.
Isso que já era campeão.
Poxa, ser filho de quem é não lhe dá o direito de SACANEAR os outros. Pelo contrário, deveria seguir o outro caminho, da honra, honestidade, caráter, lealdade…..
Que vença, mas no braço e na boa.
Ao Jr. (jr. é tipico de playboizinho de Brasília mesmo) parece que falta HUMILDADE E RESPEITO.
Uma pena. Sempre teve tudo, tudo a ser favor. E quando digo tudo é tudo mesmo. Dinheiro, um pai campeão, estrutura, tempo, treinamento, enfim….
Não soube aproveitar.
Acredito que aqui tudo se faz e aqui mesmo tudo se paga.
Agora a ele resta chupar o pirulito que encomendou no passado. E deve estar amaaaargo………

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

Será que Piquet (filho) sofreu ,também,com a experiência negativa do Alonso naquela b.osta da Mc Laren-Kia? Pois ,ele está se virando sem os ajustes do Fernando? Quem sabe o Hamilton sem o set-up em 07,não faria um papel tão irrelevante quanto ele?

Guto
Guto
15 anos atrás

Flávio,

Parabéns mais uma vez por sua coluna. Sou um dos que torço pelo êxito de Nelsinho na F-1, mas fico vencido pelos seus argumentos… Aproveito a oportunidade para fazer uma especulação… Considerando que o filho de Piquet só alcançou sucesso correndo em equipes próprias, sob a supervisão de Nelsão, e considerando a sua iminente demissão da Renault e da própria F-1, será que a esta altura o Pai Piquet não teria um plano “B” de construção de uma equipe na F-1 para ceder um cockpit ao filho e resgatar a honra da família? Creio que esta hipótese não seja totalmente imposível… N. Piquet tem grana, capacidade de atrair parceiros para esta empreitada e já dispõe de uma mínima estrutura técnica, uma vez que ainda mantém em atividade uma equipe de GP-2, categoria mais próxima da F-1.
E aí?

Joao
Joao
15 anos atrás

O cara tem que pisar mesmo, e isto ele não está fazendo. Sobre ele ser marrento, etc, não tem nada a ver, o Ayrton Senna mesmo era um prego. Outra coisa, os caras ficam citando o (Piquet pai x Barrica) que não tem nada a ver com a coluna, estes dois se quiserem marquem um “fight” para resolver o problema, hehe.

Edson
Edson
15 anos atrás

Educação e Profissão

Uma outra questão dramática que se anuncia por aí, Gomes, é “O drama do Nelsão”. O tricampeão diz no documentário “A era dos campeões” (vide youtube) que, terminada a sua carreira, cuidava agora “embabacado” de preparar o filhinho para a F1. O drama do pai, portanto, é o de conviver com a idéia, pelo menos momentânea, do FRACASSO do seu clã… Nelsão se acha o tal, superior aos rivais, sobretudo a Emerson e Senna. Que tome bastante uísque pra dormir agora! Sugiro ao GP fazer uma entrevista com ele, pedindo que opine sobre o desempenho do garoto.

Mãe di nada
Mãe di nada
15 anos atrás

Eu já havia avisado faz tempo. O moleque é ruim mes…

Cheiro Mole
Cheiro Mole
15 anos atrás

O muleke é tão lento, que até o Flavio Gomes consegue ultrapassá-lo com sua jabiraca. HAHAHAHAHA

Jonny'O
Jonny'O
15 anos atrás

Tá dificil !

A diferença na competitividade entre os pilotos na F1 é como o fio da navalha ,e se a cabeça não é boa ,tchau mesmo.

Pode ser muito arriscado um jovem correndo com pressão no Canada ,a pista mais perigosa da F1 atualmente,vai ser um teste definitivo para o Nelsinho.

Max Mosley
Max Mosley
15 anos atrás

Sempre procurei ignorar o extra-pista do Nelson, o que vale é o quão bom piloto ele é. Os principais fundamentos da minha opinião sobre o seu potencial foram o vestibular da Williams e, é claro, o que ele apresentou nos GP’s deste ano.

Quando disputou a vaga contra o Rosberg, ele foi batido na pista por uma diferença pequena. Às vezes andou na frente naquela semana de testes. Só que a análise da equipe foi geral e irrestrita. Evidentemente faltava alguma coisa nele.

Na Renault o seu desempenho é ruim é agravado por ter treinado com a versão anterior do carro por um ano. Sua adaptação à equipe e tudo mais não lhe rendeu nenhum benefício. Pelo contrário, parece que evidencia mais problemas já que o Alonso sentou no carro e deixou o garoto muito atrás sem nenhum esforço.

Por fim, não lamentarei se ele for de fato demitido da Renault. Gosto de F1 e quero que lá estejam os melhores carros, a melhor tecnologia, o maior nível de competição e os melhores pilotos. Se ele não pode contribuir com nada é melhor dar lugar a outro candidato.

Henrique Wuthrich
Henrique Wuthrich
15 anos atrás

Concordo em tudo! O Nelsinho já perdeu a oportunidade varias vezes de ser menos marrento. Sua antipatia e falta de humildade sp pioram os desempenhos pifios que vem tendo até agora.

Hideki
Hideki
15 anos atrás

SATO JÁ !!!!!!
Não tem nem o que esperar….o show man está de volta…
Hail grande samurai !!!
Sayonara…

Paulo Renato
Paulo Renato
15 anos atrás

Sou daqueles que acredita piamente na “Lei do Retorno Universal”. Trocando em miúdos, o famoso “aqui se faz, aqui se paga”.

Piquet espinafrou meio mundo na F1! Ninguém nunca foi bom o bastante para ele. De certo, está na hora de receber o troco.

Falando sério agora. Mas só um pouco…

Sinceramente, não acredito que Piquet Jr. seja a última maravilha do mundo. Nunca foi. Entretanto, também não deve ser essa topeira toda que vimos até agora.

Há algo acontecendo com o garoto. Talvez seja a falta dessa “redoma” que existiu até sua chegada à F1. Não sei.

O fato é que o menino está com a corda no pescoço. Precisa mostrar serviço e rápido. Se conseguir dois bons resultados nas próximas duas corridas, renascerá psicologicamente. Se não, pode ser que sua hora esteja próxima. E, se isso acontecer, vai ser curioso ver a reação de seu perante todo mundo.

Aguardemos!

morpet
morpet
15 anos atrás

O mundo dá voltas, às vezes bem rápido. Não faz muito tempo o Nelsão esculhambava o Barrichello aos quatro ventos. Agora seu rebento, pelo jeito, não vai completar nem meia temporada na F1…

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Todos estes milhões de dólares e o cara fica sozinho contra toda a pressão. É, às vezes falta mesmo é um amigo.

Max Olimda-PE
Max Olimda-PE
15 anos atrás

Me lembro do GP Brasil de F1, acho que do ano passado, quando o FG comentou que estava numa roda de conversa sobre corrida de clássicos quando o Nelsinho passou por eles e foi convidado a se juntar no assunto. Ai o playboysinho deu uma resposta com desprezo e foi embora…
hehehe… nada como um dia após o outro!

MCN
MCN
15 anos atrás

Pena… pelo pai. Mas a super proteção pode (e deve) ter contribuído para a situação ocorrer. o presente reflete o passado mas como diz um ditado da caserna , “pai fodão…filho bundão”

Marcelo Cesario de M
Marcelo Cesario de M
15 anos atrás

Eu concordo que o Nelsinho está comendo o pão que o diabo amassou, mas também o carro não ajuda.Ele é metido? Sim… mas o Hamilton também é.Chegou na formula 1 mais preparado que O Nelsinho. Ron Dennis o preparou muito para chegar á F1 e também te deu um carro ótimo. O Nelsinho está tendo que andar em um carro que não é lá estas coisas….Mas acho que ele vai sair desta.

Bruno
Bruno
15 anos atrás

Por essa coluna sua dá pra ver os méritos de Barrichello. N comento nada sobre as ultimas declarações do chefe da Honda dizendo q a renovação depende de resultados. Digo do tamanho da carreira dele, mostrando q sabe correr.

Pedro Neto
Pedro Neto
15 anos atrás

Belo texto Gomes, excelente… !!!
‘..mesmo sob a viscosa sombra do irmão.’
Fantástico, como diria Briatore

Parabéns mesmo..!

Zalex
Zalex
15 anos atrás

Foi o próprio Flavio Gomes que falou aqui no blog, que Nelsinho seria o assunto da F1 para nós brasileiros por muitos anos, é só verificar nos arquivos… agora vem o Flavio chutar bêbado caído, junto com outros fofoqueiros “jornalistas da F1”.
O Grande Premio tá parecendo site de fofoca… ligou pra mamãe, foi passear… dá um tempo aí Flavio!

Zalex
Zalex
15 anos atrás

Esqueceu de falar que o Massa foi sacado “demitido” da Sauber, e deu a volta por cima.

Alex
Alex
15 anos atrás

Também nunca essas informações sobre o que o Nelsinho fez antes. Só sabia das trapaças na F-3 Sulamericana e na GP2

Enfim, Nelsinho sempre teve minha antipatia, na minha opinião, alguém que tem nojo de carros antigos não merece respeito

Fabiano
Fabiano
15 anos atrás

Concordo com quem disse que as equipes pequenas, dependentes do dinheiro que os pilotos pagantes fazem falta. Quem sabe o Piquet não é tão ruim, só começou a temporada levando muito tempo do companheito e ai a coisa foi pro lado errado.

Concordo também com o FG, a F1 de hoje não permite tamanha diferença o Alonso classifica o carro em 7º e o Piquet em 17º? É muita diferença pra quem testou um ano e a pré- temporada inteira. Ah, mas ele não conhece o circuíto, bom, esse é o trabalho dele, tem que ser cobrado.

Acho que não fica até o fim, ou melhora nas três provas que vem por ai ou até mais pra ele. Pelo menos na Renault.