O QUE HOUVE?

SÃO PAULO (apure-se) – Muito mais importante do que a discussão sobre a validade esportiva dessa modalidade é saber exatamente o que aconteceu no carro de Scott Kalitta, 46 anos, que explodiu numa prova da popularíssima NHRA – a liga americana de arrancadas, ou dragster. Porque me parece que andam colocando nitroglicerina demais nessas cadeiras elétricas que não fazem curvas e passam dos 400 km/h (li que o cara chegou a 480 km/h quando a bagaça foi para os ares).

Todos aqui sabem que acho esse “esporte”, assim mesmo, entre aspas, uma besteira sem tamanho. Arrancada, aqui no Brasil, ao contrário do que dizem seus defensores, não tira rachadores das ruas. Ao contrário, coloca mais. Os caras vão para as provas dirigindo suas tranqueiras turbinadas, e voltam para casa da mesma forma. Fazendo, nas ruas, aquilo que não conseguem fazer em 400 metros de pista, porque é tudo muito breve e fugaz.

Mas essa é outra discussão. Kalitta morreu na NHRA, e é isso que não pode passar em branco. Espero que as autoridades americanas investiguem direito o acidente. Muito me incomoda, nos EUA, essa história de que acidentes em competições são “fatalidades”. Por conta de tal conceito nada se investiga, para não interromper a roda financeira que move tudo por aquelas bandas.

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Gel
Gel
15 anos atrás

Caro Flávio, discordo do seu comentário quando disse que a arrancada não tira rachadores das ruas, muito ao contrário, os rachas ilegais diminuiram quando comparado a anos atrás e o pessoal tem buscado profissionalização nas pistas.
Essa coisa também de falar que piloto de arrancada usa o carro nas ruas também é mentira, ocorre, claro, excessões inclusive com pilotos de outras categorias admiradas por você, sempre tem um que foge a regra. Alias até pilotos renomados incluindo o falecido Airton e o Rubinho gostavam de uma aceleradinha nas ruas…
Do resto respeito sua opinião, gosto é gosto eu particularmente gosto de todas as modalidades do automobilismo e amo arrancada! Na verdade diria que gosto de tudo que tenha motor!
Enfim, bom trabalho e felicidades!

João Colatrello
João Colatrello
15 anos atrás

Flavio,
Admiro muito seus comentários a respeito de automobilismo, como admiro também muitas modalidades esportivas motorizadas, principalmente a Arrancada a Classic e Nascar
Agora gostaria de fazer uma pergunta :
Você também ficou incomodado com a “fatalidade da stock ligth, com o grave acidente na Formula Truck , os inumeros atropelamentos nos rallys da Europa e as mortes do Paris Dackar o só te incomoda as competições de Dragracer?

Mas infelismente Flavio nada se investiga não só na terra do Tio Sam por cota da roda financeira , o maior exemplo tivemos num primeiro de Maio onde a corrida não deveria nem ter sido realizada logo após os treinos..

Um abraço e grandes emoções com o 3=6

RESPOSTA DO FG

Sim, fiquei. Se você me acompanha, e se acompanha este blog, sabe que sim. Se não acompanha, busque nos arquivos para ver o que escrevi. Todas as mortes em competições me incomodam. Lasquei a lenha na Stock no ano passado, depois da morte de Rafael Sperafico. Nem por isso despertei reações furiosas dos que gostam da categoria.

Fernando assis
15 anos atrás

no coments…
Que discussão…

Alex L. Blankenburg Jr.
Alex L. Blankenburg Jr.
15 anos atrás

Claro que são Marcelo, são os únicos que o FG deixa aparecer no blog.
Os comentários dos alfabetizados, que usam argumentos e criticam o ASSUNTO, mantendo o foco da discussão, ele modera e simplesmente não deixa aparecer no blog.
Daí parece que os únicos que gostam de arrancada são “analfabetos” como você disse.

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Esses corredores analfabetos são uma graça.

Luiz
Luiz
15 anos atrás

Estranho, meu comentário apesar de não possuir termos pejorativos também não se encontra disponível no blog. Por que será ??

Será que o grande jornalista Flavio Gomes não aprendeu nada na faculdade em relação à liberdade de expressão ?? Acho difícil uma faculdade de jornalismo não ensinar o mais trivial dos princípios constitucionais.

Até porque, quando as coisas “apertam”, os jornalistas são os primeiros a reivindicar a liberdade de expressão, que, por sua vez, está intimamente ligada à liberdade de imprensa, ou não ??

Infelizmente percebemos que este Blog, assim como toda a imprensa, só dá publicidade ao que interessa ao “moderador”. Estaria nosso nobre jornalista/piloto confundindo a palavra “moderador” com ditador ??

Ele que prega ser tão culto, teria confundido as acepções das palavras.

Vale dizer que o mesmo dicionário que recomendou ao colega aí em cima, servirá a Vossa Senhoria, assim como servirá à minha pessoa e a todas as outras do blog.

Afinal, errar por não saber é compreensível, mas errar sabendo que está errando, assim como o senhor tem feito, me desculpe a franqueza, é burrice.

Será que o Sr. Flávio Gomes só publica os comentários que possuem erros para denegrir a imagem das pessoas que participam ativamente das arrancadas, para taxá-los de burros e ignorantes.

Eu entendo, afinal o que mais a mídia e a imprensa fazem, a não ser manipular informações da forma que melhor atendam seus interesses financeiros e políticos??? É um vício adquirido após anos de trabalho não é ??

Bom, fica aqui o meu protesto pela não publicação do meu comentário anterior.

Abraços !!!!

RESPOSTA DO FG

Acho que faltei nessa aula aí que você está falando…

Flavio
Flavio
15 anos atrás

pensava q o BRASIL era um país da liberdade de expressão….mas como meus comentários foram apagados….ou melhor dizendo…sensurados…acabei de aprender q o art. 5º da Constituição Federal não serve para nada….

Flavio.
Venom800.

RESPOSTA DO FG

A Constituição, não sei. Mas um bom dicionário, às vezes, serve para muita coisa.

Adriano
Adriano
15 anos atrás

Flavio Gomes, como pode uma pessoa com imagem publica como vc generalizar desta forma algo que vc não conhece?
Caso não tenha lhe sido ensinado, isto chama-se preconceito, e não cabe muito bem nos dias atuais.
Tranqueiras turbinadas???? Me corrija se eu estiver errado, mas não é vc que corre com um DKV??? Não é vc que ate onde sei, está montando um Lada de corrida??? Então, dobre sua língua antes de falar em tranqueiras.
Nem pretendo aqui defender a arrancada lhe ensinando o quão complexo é esse esporte e quanta técnica é necessária para a preparação e pilotagem de carros com tamanha potencia, pois acho mais fácil ensinar japonês para o meu cachorro.
Vc já não é muito bem visto por outros pilotos de sua categoria, isto demonstra o seu espírito esportivo, assim como a forma que vc respondeu a Srta Erika demonstra a sua índole e educação.
Como disse anteriormente, vc (infelizmente) é uma pessoa de imagem pública, e por este motivo quando age desta forma ofende pessoas que vc não sabe quem são, mas que sabem quem é vc.
Mexeu com gente grande que investe na arrancada e garanto que em breve veremos uma retratação pública de sua parte.

RETRATAÇÃO PÚBLICA

Eu não corro com um DKV. E CORRO COM UM DKW! Ignorante…

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

“Porque me parece que andam colocando nitroglicerina demais nessas cadeiras elétricas que não fazem curvas e passam dos 400 km/h ”

1º: Nitroglicerina? Dai ja se vê que você não entende de nada de automobilismo. É usado NITROMETANO!!! Estude, pesquise antes de postar coisas absurdas! E lógio que um dragster não faz curva. Ele foi desevolvido para anar em linha reta o mas rapido possivel. Seguro eles são, ja vi acidentes a mais de 450Km/h e o sujeito sair só com um dedo quebrado. Se houve erro, isso foi entre a equipe e o piloto pois eles fazem todas a modificações de acordo com os dados obtidos na tele metria e com a aprovação do piloto. E o mesmo que morreu nesse acidente, vem de uma familia tradicional nas provas de Drag Raing. No Brasil existem pilotos de provas de circuito que andam iguais a qualquer “rachador de rua”, sejam plotos de stock car, F1, Kart, o que for. Quem numca ouviu falar do Nelson Piquet fazendo pega contra uma Ferrari em Brasilia? Pois é, você antes de sair teclando um monte de besteiras sem saber, deveria primeiro estudar, pois rachadores existe em qualquer tipo de modalidade automotiva. Assim como existem os que são realmente profissionais, e sabem separar as coisas. Não joge a culpa em cima de um esporte que está fiando mais popular que as orridas de circuito. Se as corridas de circuito estão perendo a graça talvez seja por conta de seus respectivos drigentes, organizadores que só pensam em ganhar dinheiro e não ligam a minima em trazer mudanças e fazer propagandas. Pq você não critica a Stock Car? Ja morreram pilotos nessa prova também, e as mudanças só foram feitas depois das mortes, inclusive mudanças estruturais na gaiola de proteção. Não tenha uma visão estreita e não veja só o que acontece na arancada, mas veja tudo oque acontece em todos os esportes automotor em geral. E primeiramente, pesquise antes de postar coisas absurdas como nitroglicerina.

RESPOSTA DO FG

Das duas, uma: ou faltam algumas letras no seu teclado, ou você tem um dedo a menos.

Erika Presser
15 anos atrás

Achei muito infeliz seu comentário sobre arrancada até pq vc é um ignorante sobre o assunto, e quem não sabe não deveria comentar.
Vc como um apresentador deveria ser mais imparcial e respeitar as outras modalidades até pq a sua é monotoma e não aguentei assistir até o fim, mais assim mesmo respeito, pois gosto não se discuti. e respeito é bom e faz bem.
Acidente ocorre em todos os esportes. infelizmente ocorreu na arrancada, mais a pouco tempo perdemos um piloto em Interlagos na stok car e nem por isso ela deixou de ser segura.
Agora que arrancada tira o racha de rua sou prova viva disso, antes andavamos nas rua e agora só em arrancada, o mais engraçado é que tem gente aí em cima que fala mal de arrancada e é um frustrado nesta categoria, que andava com carro sem escape, esquentava pneu na rua de casa e agora fala mal, né Danilo Gaidarji.

Eu só gostaria que vc Flavio Gomes começe a respeitar a arrancada, vc não precisa gostar, mas sim “respeita-la” como qualquer apresentador faz e vc não, em toda profissão fazemos coisas que não gostamos e que gostamos mais ser profissional é isto e vc infelizmente não está sendo nada profissional.

Erika Presser (mad gol 271)

Menina, uma escolinha ia bem, não ia não? Que tal, em vez de gastar seu dinheiro no seu Gol bolinha, que deve ser demais, sem dúvida, se matricular, digamos, no… ensino básico? Olha, não me leve a mal, mas destaquei em negrito algumas, hum, construções que considerei esquisitas pelo parco conhecimento que tenho do idioma. Desprezei algumas coisas, claro, como o estilo, hum, como direi?, primitivo.

Mas sinta-se feliz, porque descobri uma forma de responder aos comentários neste novo formato do blog e o seu marca a estréia deste incomparável recurso.

FG

luis
luis
15 anos atrás

ai ai so rindo com esses caras…

depois de ler quase tudo(alguns posts eu tive de pular pq se nao acho que “desaprendia” a escrever)

pergunto

arrancada e esporte ou sçpderportie?

Victor
Victor
15 anos atrás

Comecei a ler o post do Alexandre Roses, depois do “sinto” de segurança parei de ler. Sinto muito, mas se alguém que comunicar o mínimo é saber escrever mais ou menos. “Cinto” muito, hahahahah. Só falta arreios.

milton
milton
15 anos atrás

concordo com o cometário acima…

Antes de nos apegarmos a discussões sobre esporte a motor(apesar de que eu já vou logo avisando que eu prefiro fazer curvas…), nos lembremos de uma coisa interessante:

Fora F1 e Stock Car, toda(e digo TODA MESMO) e qualquer categoria só é mostrada pelas grandes mídias, com espaço de repercussão suficiente, quando acontece algum acidente, seja ele fatal ou não.

Ha poucos meses atrás, houve um acidente na 1000 km de Monza, prova valida pelo LMS (para quem não sabe, LMS = Le Mans Series, ou campeonato de carros regido segundo a ACO, que é organizadora da prova 24 Horas de Le Mans), no qual um protótipo decolou a mais ou menos 340 km/h no final da reta dos boxes. Engraçado, o acidente foi mostrado em vários jornais, comentado em muitos lugares, etc.

Agora, vejam só: e alguém ai sabe quem ganhou a corrida, por um acaso?Não, só sabem que houve um acidente.

Nada muito a favor de arrancada, mas acho que errado é as midias só publicarem as tragédias dos esportes, e não as glórias.

Tudo bem, todos nós sabemos de todos os interesses comerciais sobre tudo isso. Mas que eu, particularmente, acho errado dar mais “ibope” para tragédias que para glórias, eu acho. É que, também, tragédia vende mais jornal, etc…

Fernando
Fernando
15 anos atrás

Só sei de uma coisa: seja o tipo de corrida que for, seja no país que for, acredito que ele morreu feliz, fazendo o que gosta.

Se é “arrancando” ou correndo “de verdade”, não importa, aliás, só gera atritos desnecessários, sobre o que é OPINIÃO de cada um.

PS: É engraçado mesmo como as coisas acontecem. Quando houve 1 acidente assim, o mundo ficou sabendo. Tantos outros ocorreram sem gravidade, e ninguém ficou sabendo. E tantos outros acontecem em mesma proporção em outros esportes também… há nadadores profissionais que hoje estão em cadeiras de rodas por um pequeno erro no salto. No automobilismo também acontece…

Alex Glaser
Alex Glaser
15 anos atrás

Fico emputecido com a falta de argumento sobre Arrancadas. Isso mostra somente a estagnação cultural e intelectual dos brasileiros teoricamente, “formadores de opinião”. Ok, concordo que muitos não gostem, e até acho bom! Arrancada não deve ser para qualquer um. Arrancada tem um espírito mais bruto, mais selvagem. As pessoas distorcem o automobilísmo a seu bel prazer, elitizando-o cada vez mais. Na verdade, sentem-se ameaçados por uma categoria que cresce cada vez mais, e que torna-se cada vez mais popular. Hoje, quem tem um golzinho e mais uns 2 mil reais (2 mil!!!!) já pode ter o privilégio de acelerar em uma pista, em algum evento open day. Isso populariza o automobilismo, e claro, irrita os burgueses que querem a diversão só para eles. E não me venham falar em falta de técnica ou destreza do piloto, pois quero ver quem tanto critíca Arrancada ter TÉCNICA para saber largar certo, acelerar e segurar o carro, domando mais de 200cv em menos de 500 metros. (nas categorias mais “fracas”de um campeonato de arrancada, já que para muitos desinformados, existem carros com mais de 9000cvs).
Além disso, quero ver qualquer defensor purista de F1, Indy ou qualquer outra categoria ter o mesmo conhecimento sobre carros e mecanica do que o público de arrancadas. Até minha esposa sabe mais do que muitos!
E para finalizar…gostei da definição seita. Adoramos o deus da velocidade!

alex glaser
jornal automix

Marko Locutor
Marko Locutor
15 anos atrás

Faço das palavras do amigo Pepe e do Adalberto Monteiro as minhas grande Abraço a Todos ATT
Marko®

Leo Trenhago
Leo Trenhago
15 anos atrás

São pilotos e pilotos, esportes e esportes. Como existem pilotos que conseguem fazer com perfeição a Eau Rouge, Curva do Casino ou a curva 8 de Istmabul Park, existem os que não conseguem e acabam utilizando a pouca habilidade para ser o mais rápido em 1/4 de milha. Ou seriam os carros que são mais rápidos e ao piloto só cabe ter a insanidade necessária e não errar na luz verde? Automobilismo é competição de carros e pilotos onde são testadas a resistência e a performance do 1º e quanto aos pilotos testar a velocidade, técnica, reflexos e concentração. Um exemplo do que é ser piloto e muitos de nós não teve oportunidade de ver se chamava Ronnie Peterson e que teve tal oportunidade fala com grande entusiasmo de suas entradas de lado nas curvas, o contra-esterço…isso é automobilismo e correr em 400m é a ejaculação precoce citada anteriormente.(e para quem citou os 100m do atletismo só digo que usou o esporte errado para dar embasamento aos seus 400m, nos 100 metros só os melhores conseguem ganhar, bater recores, depois de treinar por muitos anos, nos melhores centros, com os melhores preparadores físicos, fisiologistas, médicos etc., e se tiverem uma genética perfeita para esse tipo de prova).

Alexandre Rosès
Alexandre Rosès
15 anos atrás

Julgar e criticar são as coisas mais fáceis do mundo não é?
Falam sobre mentalidade, sobre ser ou não imbecis e esquecem de um conceito básico que seria o respeito e o direito de ir e vir.
Falam também de segurança, ou melhor julgam a capacidade de segurança e preparação dos carros (no caso de Arrancadas) mais nem ao menos conhecem ou fazem parte do meio automobilístico, direta ou indiretamente. Criticam os membros da “seita” Arrancada, porem da mesma forma defendem suas opiniões contrarias. Falam sobre desempenho, estrutura ou até mesmo sobre composições químicas utilizadas em Esporte-Motor, porem nem ao menos são formados ou informados sobre as mesmas.
Falam sobre a organização e segurança de algo que nem ao menos passam perto, criticam e apontam o dedo contra o nosso País no que se diz respeito ao Automobilismo e sua organização no Brasil, porem não fazem e nem tem idéia de como fazer algo para melhorar seja lá o que for.
Então numa boa, cuidem de suas vidas ao invés de não respeitarem a passagem e o nome de um Piloto de Arrancada (Lembrem-se, esporte esse que ‘Scott Kalitta’ escolheu para sua vida). Na qual com certeza ele como toda família se orgulha muito, ainda mais se tratando de uma família de tradição no Automobilismo.
Querem mudar algo, querem ajudar, querem fazer a diferença? Não percam tempo julgando e criticando esporte algum, ainda mais quando não cabe a vocês, tendo em vista que com certeza não fazem e pelo visto nunca farão parte da direção de quaisquer que seja a organização ligada ao Automobilismo Nacional.
Querem cuidar da segurança ou de quaisquer outra coisa, comecem cuidando de vocês mesmos.
Coloquem o sinto de segurança antes de sair com seus veículos, discipline e eduque seus filhos e até mesmo amigos no que se diz trânsito nesse nosso país. Cuidem de suas atitudes ao volante, respeitem as leis de trânsito e no mais aprendam a construir, isso sim é o que nos falta. Como?
Tecendo criticas construtivas a qualquer que seja o assunto destinado. Querem mudar algo? Não falem sobre o que não conhecem, se informem e ofereçam-nos soluções ou até mesmo deixe-nos opiniões. Com certeza se tais tiverem a mesma BASE que um esporte como a “Arrancada” teve para se tornar um esporte-motor homologado pela CBA e pela FIA. Desta forma vocês conseguiram o que procuram ao criticar com tanta energia algo que não conhecem.

E como já diria Rodrigo Vieira, PEPE, Rafael e com toda certeza todos os pilotos e propagadores de um Esporte em constante crescimento e evolução não apenas no Brasil mais como em todo o mundo.

VIVA O ESPORTE ARRANCADA!

Luiz Pletsch
Luiz Pletsch
15 anos atrás

Boa tarde sobre carros de arrancadas nao ter segurança entao a CBA nao sabe e nada mesmo pois os regulamentos q seguimos a risca e feito por eles e vamos falar o q de circuito carros remendados verdadeiras cadeiras de rodas pilotados por pardais q as veses deveriao estar nun azilo respeito todos os esportes de motor pois vivo deles e minha empresa vive de carros de corrida nao aceito pessoas desenformadas vim aqui e publica algo de tamanha imbecilidade sobre carros de pista o q vamos falar da stock car verdadeiras carroças de uma categoria q nen deu certo na argentina e q alguen compro pra lavar dinheiro no brasil quanta tecnologia ne tem a stock um v 8 carburado ne hihihi espero q publiquen

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Complementando meu post anterior, após a leitura dos atuais devo dizer que:

1) Opinião de Americano não vale!
Os caras tem corridas oficiais de CORTADORES DE GRAMA!

2) Licença da CBA também não vale!
Os caras vivem de vender essa bagaça, qualquer um paga e
saí com ela no bolso.

Abraço

marcelo pires
marcelo pires
15 anos atrás

se quem critica tanto a arrancada fizer uma visita aos boxes de uma de nossas provas ,teria uma idéia de desenvolvimento depois de ver algumas RATOEIRAS com cerca de meio milhao de reais de investimento.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Pepe disse tudo ai e Alberto tb.

Ao Flavio e aos seus amigos de blog, procurem intender mais sobre as arrancadas, como são montados e preparados as tais tranqueiras e ratoreiras como citaram a cima.

Criticar sem saber é facil demais.

Sobre preparação pessoal para esta pratrica de esporte mtos praticam sim, se não como iremos melhorar nossas reações de saida no farol? sem concentração? A cada troca de marcha ? pois trata-se de um ESPORTE que cada milesimo segundo é muito importante.

Então se vc não simpatiza acha idiotice não critique.

Espero que todos que tem essa mentalidade olhe com outros olhos e veja como uma ESPORTE DE AUTOMOBILISMO tb.

Grato.

Rodrigo M.

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
15 anos atrás

Eu não aguento…
Que discussão mais idiota. Esses “arrancadões” aí estão querendo defender o indefensável.
Falam de segurança! AHAHAHAHAHA.
Por acaso, o acionamento de um para-quedas por uma cordinha de varal, é seguro?
As Saveiros que andam, com a traseira toda cortada, coberta por uma chapa de acrílico, são seguras?
Tirando uma meia-dúzia de carros (os Dragsters pelo menos, são primorosos…), só sobram RATOEIRAS.
Umas ratoeiras turbinadas!
Que desenvolvimento tem num carro desses?
Com certeza vão responder que mexem nas suspensões, pneus, motor…
É amigos… tenho que admitir: É muito difícil apertar um parafuso, e fazer um carro andar em linha reta.
Para a capacidade desses caras, isso é muito difícil mesmo…

Jésum
Jésum
15 anos atrás

Sr. Flavio Gomes,
Podemos afirmar que seu comentário foi mto INFELIZ e de alguém que NÃO tem conhecimento algum do ESPORTE ARRANCADA. Sendo que a ARRANCADA é o esporte que mais cresce no Brasil.
Abraço a todos.

Vitor
Vitor
15 anos atrás

Rafael Casagrande e amantes das arrancadas.

Sempre houve uma grande discussão em torno de esportes a motor serem ou não esporte.

Corridas como F1, GP2, F3000, Kart, Stock, Nascar, etc são defendidas como esporte por exigir um esforço físico muito grande dos pilotos, que se preparam e vivem uma vida de ATLETA como qualquer outro esporte.

Se o cara não faz musculação, não regula alimentação e cuida do corpo, não chega ao final de 2 horas de uma prova que coloca seu corpo a uma força 4 vezes maior que a gravidade.

Por isso que a arrancada não é esporte, ela é um entertenimento, tem gente que curte correr em linha reta, arrancar o máximo de performance dos carros, disputar com um adversário e vencê-lo. Mas isso não é característica de esportes. No Poker vc também tem adversário e está longe de ser esporte. É um jogo, um divertimento, muito bom, por sinal.

Agora respondam, vcs realmente se consideram ATLETAS? fazem preparações físicas para as arrancadas? Colocam seu corpo no limite? Então porque querem chamar estas “corridas” de esporte?

Um abraço,
Vitor.

Luciano Falkowski
Luciano Falkowski
15 anos atrás

Jesus Cristo… Esse pessoal da arrancada parece que discute religião quando se fala do “esporte” deles.

Pessoal, vocês entendem o conceito de SARCASMO? Pois é, por isso do uso da palavra ‘nitroglicerina’. Acho que o Gomes foi infeliz na afirmação de um dado sem qualquer tipo de base (quando ele disse que a arrancada coloca mais ‘loucos’ nas ruas do que tira).

Aqui devo fazer uma observação: conforme algum dos representantes da ‘seita’ Arrancada colocou, é público e notório que MUITOS pilotos ‘de verdade’ adoram arruaças. Praticamente otodos os nomes da F1. O próprio Ingo, em seu Diários de Despedida coloca que a ‘diversão’ dele e mais dois amigos pilotos era ir a Guaporé pela estrada de chão fazendo um rally, apostando para ver quem chegava antes.

O problema não é da arrancada em si. É da mentalidade do povo brasileiro em geral. E aí se incluem grande parte dos principais nomes do automobilismo brasileiro.

Agora as críticas feitas ao cara pelo simples fato de ele não considerar a arrancada como esporte são completamente infundadas. Cada um acha o que bem entender.

FERNANDO RAFAEL SEVEGNANI
FERNANDO RAFAEL SEVEGNANI
15 anos atrás

faço minhas as palavras do Pepe e do Adalberto, que sabem o que é esse ESPORTE tao amado por nos.

Flavio, se vc nao gosta do esporte nao critique.]
E procure se informar mais sobre o assunto quando vc fala.

Eu acho que as tranqueiras que vc se refere que estao andando nas pistas, sao meros Gol G4, Astras e carros muito melhores que alguns que rodam na rua e com um diferencial, SEGURANCA e Amor.

Henrique Scotton
Henrique Scotton
15 anos atrás

Poxa vida Senhor Flávio, sugiro ao Senhor que pesquise mais sobre Automobilismo e Arrancada. Então a licença da CBA que tiramos anualmente não vale de nada? A CBA só homologou a Arrancada para arrecadar mais fundos? Os comissários das federações regionais que fiscalizam as provas de arrancada não entendem de nada e estão só ganhando dinheiro às custas dos “racheiros”?

Não preciso nem comentar mais nada pois o pessoal que entende não só de ARRANCADA, mas também de TODAs as CATEGORIAS do AUTOMOBILISMO já comentaram acima. Gostaria até de reforçar o convite do Eliseu.

Eu como amante de TODAS as CATEGORIAS do AUTOMOBILISMO fico muito triste com pessoas preconceituosos como se viu nesta matéria, é por causa de pessoas como estas que o nosso amado Brasil não vai pra frente.

Arrancada é esporte sim e é o esporte a motor que mais cresce e mais deve ter adeptos no Brasil.

Abraços

Pedron
Pedron
15 anos atrás

Pepe disse tudo, Arrancada é o melhor esporte !

se alguem nao gosta, por favor nao atrapalhe

Eliseu del vecchi
Eliseu del vecchi
15 anos atrás

concordo com o Pepe,voce é bom jornalista mas poderia se
informar antes de escrever algo sobre o esporte arrancada.
acidentes existe em qualquer esporte motor.
agora dizer que arrancada não é adrenalina é desinformação,
sou piloto de arrancada e já pilotei carros de pista(circuito)
e posso garantir a voce que depois que voce andar em um
carro forte de arrancada,a sua opinião mudará.
tenho atualmente um fusca de arrancada e convido voce a
dar uma arrancada de apenas 201 mts e depois dar algumas
voltas na pista com um carro da categoria marcas,aqui no
autódromo de cascavel pr,aí sim voce pode dar sua opinião
com conhecimento de causa.
voce tem meu email,é só marcar.

abraço

MSM
MSM
15 anos atrás

Esse troço é muito ridículo. Nunca iria assistir essa droga, e os americanos acham que isso é normal, faz parte do jogo, parecido com as corridas em ovais, onde o piloto corre colado no muro e qualquer erro ou quebra pode causar a morte.

Bruno Marchesan
Bruno Marchesan
15 anos atrás

Caro jornalista e piloto!

É com grande tristeza que vejo uma pessoa que se diz entender de automobilismo e não sabe diferenciar NITROMETANO de NITROGLICERINA!

Arrancada é esporte, piloto de arrancada não usa carro na rua, os que usam são de categorias muito baixas e escolheram pagar federação pra poder correr num lugar seguro!

O Sr. fala do esporte como se fosse feito por criminosos, lembre-se que alguns dos nomes mais conhecidos no Brasil são Sidney Frigo e sua esposa Daniela Frigo, Felipe Gerdau, Alejandro Sanchez dentre outros, procure informar-se quem são essas pessoas e se são criminosos como o senhor julga serem todos os pilotos de arrancada!

Falaste também que não existe emoção no esporte, porque não procura se interar mais, entra em contato com algum organizador pra poder ficar mais a par!

Sei que o Senhor Jhonny Bonilha, presidente do Kartodromo de tarumã e um dos idealizadores do maior parque de automobilismo do mundo, o maior da améria latina, o convidou a estar presente na inalguração do empreendimento dele e do Senhor Felipe Gerdau, o Velopark. Porque se recusaste a vir?

Antes de criticar algo procure entender bem o que vai criticar e tente dar ideias pra melhorar!

Se mais, agradeço se colocar meu comentário no ar.

Bruno Rezendes Marchesan-Estudante de Engenharia Mecânica.

Cirilo oliveira
Cirilo oliveira
15 anos atrás

Concordo. Este “esporte” é uma estupidez total. Mostra como os americanos são imbecis em muitas coisas que fazem.

Rafael Casagrande
Rafael Casagrande
15 anos atrás

Mas o que é esporte então? Por favor …. me definam. Ah entendi. A F1, a Stock Car e a Fórmula Truck são esportes. Ah tá… É porque nessas modalidades nossos governadores, personalidades, artistas e empresários estão presentes, utilizando esta vitrine para “massagens de ego”. Ah tá… é porque nessas categorias existem acertos que não barram a evolução de mercado das categorias. Aliás, muito pelo contrário, existem interesses por trás de todas elas, que beneficiam algumas certas pessoas que gostam de ver o automobilismo de uma outra forma…($$$$$$). É a Arrancada não é esporte… e talvez, pensando desse jeito, nunca será mesmo. Ficamos aqui babando no que os americanos fazem, e quando nós temos a oportunidade de mostrar a nossa potencialidade para o mundo, sempre tem aqueles que preferem puxar tudo para baixo. Gostaria de convidar essas pessoas para participar, pelo menos 01 dia, de algum evento de Arrancada. Mas evento viu? Não aquilo que chamam de evento… reunindo “moleques” para a prática de atitudes criminosas. Estou falando de ações que acontecem em cidades como, por exemplo, Piracicaba (SP) e Curitiba (PR), e mais recentemente, do ousado projeto denominado Velopark localizado em Nova Santa Rita (RS), onde envolve diretamente a participação de marcas como o Grupo Gerdau. Além disso, o que significa a Arrancada para o mercado brasileiro? Muito meu caro. Pois nas outras categorias, o público não sabe o que acontece embaixo do capô dos carros. Na Arrancada sim. Somos um país onde o povo é a classe social predominante, e a Arrancada fala a língua desse povo. Existem defeitos sim, e muitos por sinal. Mas o maior de todos é o preconceito. Preconceito este que existe até entre os pilotos das demais categorias. Falam como se fossem os professores de Deus. Mas, por que não experimentam sentar no cockpit de um carro com 3.000 cavalos de força, e fazer 402 metros em pouco mais de 5 segundos? Por que não vemos nossos “ídolos” aceitando este desafio? Sabe por que? Porque nesses eventos, não dá ibope, não existe glamour e a mídia é de pouca expressão. As empresas ainda não descobriram os valores diferenciais que só esta modalidade consegue mostrar. Você conhece alguma categoria que pode surpreender e emocionar, fazendo com que aquele empresário bem sucedido, que um dia teve um Fusca 1960 na sua juventude, possa ver este seu velho bólido todo incrementado, com motores extremamente potentes e levando o público ao delírio?
Pois é meu amigo… Isso, só a Arrancada pode fazer… E nós estamos trabalhando arduamente para que “preconceitos” como este, pelo menos, deixem de existir. Não precisa nos elogiar, não. Mas pedimos somente, para que párem de deturpar a imagem desta modalidade, generalizando os comportamentos das pessoas. Párem de nos rotular como uma cambada de “arroaceiros”. Procurem antes de dar a opinião pessoal, falar com pessoas do meio para ver o que está acontecendo… o que está evoluindo… e também o que está de errado. Depois disso sim, fale a verdade! Mostre o panaroma das coisas, os diferentes pontos de vista, as opiniões de pessoas que fazem deste esporte, a sua razão de viver! Para finalizar, lembre-se de um grande ditadinho: “O sol nasce todo dia”, e nós estamos bem perto de ver este panorama mudar…. pode ter certeza. Alías, eu, tempos atrás, já lhe convidei para prestigiar um evento de Arrancada, mas, infelizmente, não tivemos a felicidade de vê-lo em nossas pistas.

Adalberto Monteiro
15 anos atrás

Olá Flávio,

muito perigoso é falar do que não se tem conhecimento. A validade desportiva da modalidade nem se discute, pois é uma categoria homologada e reconhecida pela CBA e pela FIA; tal qual a F1, WTCC, Stock Car e outras. Como já citou nosso amigo Pepe acima reconhecida pelos órgãos maiores do automobilismo. A modalidade segue as mesmas normas de segurança que são exigidas para as outras categorias.
Apesar de não voce gostar da categoria, tem que se respeitar uma categoria que deve ter hoje aproximadamento 5000 pilotos filiados no Brasil.
Besteira mesmo, é achar besteira um esporte que em cada evento reúne cerca de 200 carros. Leva públicos aos autódromos, emprega (direta e indiretamente) milhares de pessoas e gera milhoes de Reais a sua volta – lojas, preparadores, oficinas, indústrias de peças, etc, etc, etc.
A arrancada, ao contrário do que voce apregoa, tira os rachas da rua sim. Basta fazer uma pequena enquete entre os pilotos que participam e verificar quantos deixaram as ruas para andar exclusivamente nos eventos organizados e homologados.
Quando voce fala de “tranqueiras turbinadas”, esquece que se não existissem as provas de arrancadas estes carros estariam TODOS nas ruas, pois a legislação permite que se turbine um carro. As provas de arrancada dão uma opção aos que não querem fazer rachas nas ruas, de ter um local seguro para utilizar a potência dos motores. Lembro a voce que muitos pilotos de outras categorias importantes também utilizam a rua como verdadeiros autódromos, basta ler algumas biografias de pilotos famosos que nos contam em detalhes…
Sobre a morte de Scott Kalitta, é muito lamentável. O esporte perde um ícone. Porém ele morreu por estar num esporte de risco e num determinado instante alguma coisa saiu errada. Da mesma forma que outros pilotos de outras categorias já morreram.
Acidentes com morte, em competições que são bem organizadas, são fatalidades sim. Ou voce acha que a morte do Senna foi por incompetência da equipe ou da organização?.

Sobre o uso de “nitroglicerina” não preciso nem falar. Acho que agora voce já sabe o que se usa realmente!!!

Flavio, desculpe se fui muito incissivo no comentário, mas é muito necessário que se tire este estigma sobre a arrancada.
No seu caso, é a segunda vez que voce trata do assunto falando negativamente. E mais uma vez te convido a conhecer e acompanhar um evento de arrancada bem organizado.

Um abraço,

Adalberto Monteiro
Força Livre Motorsport
Curitiba – Pr.

Eric
Eric
15 anos atrás

Já que é para falar……reproduzo o que EU mesmo escrevi com data e hora…..antes de todo mundo começar a inventar……

25/06/2008 – 08:27

Enviado por: Eric

O que é colocado em carros de arrancada nos EUA é nitrometano,um combustível altamente inflamável.
O que normalmente acontece é quebra do bloco e o que está em volta vai junto.
Junta-se óleo quente,a própria chama que sai do escape e a linha de combustível….vira uma bomba.
Aqui no Brasil está proibido o uso do nitrometano nas arrancadas,a não ser em uma proporção de no máximo 10%.

Certo?

André Stein
André Stein
15 anos atrás

Pepe, leia meus comments mais acima…falei e expliquei sobre a confusão que fazem entre Nitrometano, Óxido Nitroso e até TNT…hehehe.

Pepe Locutor
Pepe Locutor
15 anos atrás

Caro Flávio !!!

Conforme sua matéria acima, venho por meio do seu blog responder tais comentários quanto à sua colocação ao esporte Arrancada, este que você diz que não é considerado esporte e que é reconhecido pela CBA e pela FIA, órgãos maiores no Brasil e no mundo no que se diz respeito ao automobilismo, nós praticantes da Arrancada somos pilotos filiados à tais entidades e fazemos investimentos em nossos carros, mais do que vc imagina e também respeitamos regulamentos estabelecidos pelas entidades reguladoras do automobilismo principalmente no que se diz respeito a segurança dos mesmos.
Como conceituado jornalista especializado em automobilismo como sei que é, esperava que ao menos soubesse um pouco mais do que se refere ao que se diz respeito ao aditivo usado em algumas das categorias da Arrancada, que se chama NITROMETANO e não NITROGLICERINA, como você citou em sua matéria, e esse aditivo é restrito quanto a sua quantidade sendo fiscalizado através de um teste com equipamento apropriado para o mesmo.Além desta colocação a Arrancada é um esporte sim que tem feito um trabalho social para tirar os rachas da rua mas como uma andorinha só não faz verão, peço à você que ao invés de criticar, possa nos apoiar neste trabalho que além de tudo gera um mercado significativo, através de lojas, fabricantes, revistas e muito mais empresas no ramo.
Acidentes acontecem assim como em qualquer outra categoria do automobilismo e graças a Deus no Brasil nunca tivemos um acidente deste porte, pois os pilotos que realmente vestem a camisa do esporte sabem dos riscos e não expoem suas vidas em provas clandestinas e sem supervisão dos órgãos maiores dos estados ou até mesmo da federação.
Convido vc à conhecer de perto uma prova de Arrancada de Nível, para que possa ter um pouco mais de respeito com a categoria, pois assisti uma prova de classic na qual vc mesmo participou, e apesar de não acha-la nada emocionante à respeitei e não escrevi nada negativo sobre a mesma em veículo algum, apesar de no dia que assisti terem acontecido dois acidentes feios e não notei nenhuma segurança nos veiculos antigos com os quais participam. Espero que publique meu comentário.

Atenciosamente

Pepe Locutor
AMANTE DE ARRANCADAS.

Rodrigo Vieira
15 anos atrás

Prova de Arrancada é esporte. Não é racha. E trabalhamos dia a dia em prol desta modalidade.

Tyren
Tyren
15 anos atrás

Merece um premio o cara q idealizou essa pista!

Cláudio Orestes.
Cláudio Orestes.
15 anos atrás

Existe esporte-motor para todos os gostos… Até entendo e respeito aqueles que não acham graça nenhuma em arrancadas, pois o que se promove por aqui não tem nada a ver com este tipo de competição. Ainda estamos insistindo em querer inventar a roda em matéria de uma coisa chamada drag racing
RIP, Scott.

Antonio Jose
Antonio Jose
15 anos atrás

Lamento que o piloto tenha morrido. Mas, não posso deixar de aproveitar a oportunidade, para criticar esse tipo de competição que nunca foi automobilismo. Na minha opinião isso é coisa de doido que não experimenta o verdadeiro prazer de pilotar dominando as reações de um carro em situações desafiadoras.
Circuitos ovais são a mesma coisa sem graça e que não se igualam nem de longe à perícia exigida nas formulas Européias e outras categorias. Esses caras não sabem o que é ‘fazer braço na pista’.

Roberto Valle
Roberto Valle
15 anos atrás
Victor
Victor
15 anos atrás

Arrancada é a perfeita demonstração que a burrice humana é infinita e invencível.
Reúne os burros na arquibancada vendo um idiota se matar. Não passa de campeonato de cuspida, coisa de primatas.

André Stein
André Stein
15 anos atrás

Vecchi, o “rulebook” da NHRA fala claramente em Nitrometano a 85% (misturado a 15% de metanol). (Tri)Nitro-tolueno, se não me engano, é o famoso TNT. E isso, certamente, eles não usam, mesmo com tantas explosões…hehehehe.

A proporção já foi mais alta (até 95%), mas devido aos acidentes e as altas velocidades que estavam alcançando, foram diminuindo. Não adiantou muito, pois andam constantemente acima dos 500km/h e continuam porrando forte…

Sou fã da categoria, já estive em Las Vegas vendo de perto e a coisa é assustadora, não tem como explicar. Só vendo e ouvindo…

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Gosto não se discute. Também não vejo graça em arrancadas. A questão da apuração das causas, deve sempre ser levada em conta, principalmente visando mais segurança para os participantes. A F1, por exemplo, ficou bem mais segura depois da morte dos Senna.
Gostaria de ressaltar que não vejo em arrancadas, lembrando que detesto, fator de risco significativo para acidentes. Imbecis ao volante existem aos milhares. A maioria sequer sabe o que é automobilismo. O principal problema é a maneira como o brasileiro conduz automóveis somada a inoperância do sistema de leis. Ninguém é punido, essa é a triste verdade. O brasileiro em geral, é completamente ignorante dos riscos que existem ao conduzir um automóvel e comporta-se muito mal. Reparem na próxima viagem que qualquer um de vocês fizerem. Ultrapassagens arriscadas, pela direita, excesso de velocidade, manobras bruscas, aproximações excessivas, são a regra, não exceção. Os motoristas norte americanos, na verdade, não são melhores do que nós, apenas respeitam mais as leis. Isso não por serem mais civilizados ou educados, é por medo mesmo. Ex-motoristas, com licensa cassada, existem por lá aos montes, e por infrações nem tão graves. Existem motoristas cumprindo prisão perpétua por crimes cometidos ao volante. De modo geral, carro é encarado como uma arma com potencial letal, dependendo do uso que se faz dele. Enquanto não formos capazes de fiscalizar e punir rigorosamente motoristas infratores, uma prazeirosa viagem de automóvel com a família, continuará sendo, infelizmente, uma verdadeira roleta russa.

Boa sorte na próxima viagem…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

É esporte sim, mas o piloto pouco influencia. Influencia só quando erra. Aí, o que importa é o carro, o motor.
Eu não vejo muita graça.
Putz, os dados apresentados pelo André Stein são impressionantes.

Tohmé
15 anos atrás

Gosto muito dessas arrancadas.
E várias explosões já aconteceram.

ale:-)
ale:-)
15 anos atrás

FG e colegas,
Não confundam as coisas.
Um fato são os inúmeros idiotas que que de moto, carro, pick-up ou caminhão se julgam os reis da rua e saem por aí a 200km/h totalmente imprudentes tirando racha, subindo em calçadas, matando pedestres e arrancando retrovisores.
Outro fato são as competições de arrancada.
Nessas competiçoes pouco importa o piloto.
A competição é dos preparadores, saber qual carro chega mais rápido no final de 400m de reta.
Gostem ou não gostem é competição e esporte a motor como qquer outra.
Alguns críticos podem também não ver nenhum sentido em gastar bilhões de dólares para ganhar centesimos de segundo ( como na F1) ou mesmo achar um absurdo completo colocar duas pessoas em um carro a mais de 200 por hora em uma estrada de terra estreita cheia de arvores e precipicios ( como no rally WRC ).
Acidentes acontecem em qquer categoria e devem ser apurados o que não podemos é achar que tal categoria não é esporte a motor só porque não gostamos dela.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Concordo que é um esporte, porém, tem gosto pra tudo…
Gostei do “ejaculação precoce”…