ESQUISITICES

SÃO PAULO (me lembrou alguém) – Se alguém achou interessante o buraco no bico da Ferrari deste ano, que tal esse nariz aí embaixo? Quem mandou foi o Felipe de Souza. A foto é da “Autosprint” e a legenda diz que se trata de um carro-laboratório batizado de Ferrari 126 C3. A imagem é de 1984, o piloto me parece ser René Arnoux e o ano é 1984.

Quem aqui saberia dizer que cazzo é esse aplique no bico?

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MSM
MSM
15 anos atrás

Copiou dos aviões com bicos grandes para fazer monitoramento e espionagem.

Carlos Malfitani
15 anos atrás

Os F-1 do começo da década de 80 possuiam o piloto sentado numa posição bem avançada, pois entre o piloto e o motor, ficava o tanque de combustível (que após o acidente do Peterson, foram proibidos nas laterais do carro), como os F1 da era turbo, foram, e são até hoje, os maiores sorvedores de combustível, que já passaram por essa categoria, o tanque era monstruoso, então para manter o entre-eixo correto, o espaço que sobrava para o piloto era aquele alí na frente…..Só que’na segunda metade da década de 80, após acidentes como o do Villeneuve, do Pironi e do Paletti, a FIA determinou que os pés dos pilotos, deveriam ficar para trás da linha do eixo traseiro, e o carro deveria ter antes do monocoque, um bico deformável, com o intuíto de tornar os F-1 mais seguros à impactos frontais…

Abraços

Rubem Rodriguez González
Rubem Rodriguez González
15 anos atrás

O que ninguém comentou é que “como transmitem segurança” os carros de F1 dessa época né? dá a nítida impressão de ser a sala de espera de uma funerária!!!!! qualquer pancão de responsa e….saco!!!! realmente pilotar aqueles foguetes turbo com esse “nível de segurança” faz parecer que a F1 de hoje em dia tem carros indestrútiveis, ponto para a evolução e a engenharia, é o lado positivo da evolução da F1.

Dú
15 anos atrás

Marcelim, lógico que o Zanardi não precisa disso,
http://morticom.com/bloodandgutsinjuriesimage034.jpg
E na entrevista que deu ao Bruno,
http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/480001-480500/480484/480484_1.html
Mostra o quanto a determinação e vontade de viver fazem dele um dos maiores esportistas do mundo!

Conde
Conde
15 anos atrás

Nada disso . Essa é a Ferrari FS -01 . FS = Fábio Seixas que serviu de molde e chegou a ser testado no Tunel de Vento em Fiorano , mas o projeto não vingou .. :0)

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Só sei que o Zanardi nunca ia precisar de um troço desses…

Rodrigo Meira RJ
Rodrigo Meira RJ
15 anos atrás

Depois o Engenheiro foi trabalhar na Honda !!!

Eddie
15 anos atrás

É uma caixa de utilidades, armada com dardos quebradores de câmbio: O piloto da frente deu trabalho? Pimba! Quebra o câmbio dele e ganha a posição. Se acabarem os dardos, atropela de uma vez, porque com esse troço no bico, vai arrebentar tudo!

preto
preto
15 anos atrás

Não seria para o piloto dar uma relaxada?Esticar as pernas,colocar um guarda chuva…..

Caca
Caca
15 anos atrás

Em tempo: é o Arnoux, sim, e a 126C3 não foi laboratório, competiu de verdade (sem os apêndices para câmeras, claro).

Caca
Caca
15 anos atrás

Dú, é viável pq tenho essa Autosprint! Vale lembrar que peças semelhantes eram usadas desde a época do filme Le Mans, no início dos anos 70. Tenho um DVD com o making of do filme que mostra, entre outras invenções caseiras geniais do pessoal da maquinaria, uma traquitana semelhante.

E para os que não entenderam, o orifício para a lente está do outro lado.

Rubem Rodriguez González
Rubem Rodriguez González
15 anos atrás

Para o Sérgio Luis Rodrigues e quem mais quiser, é a estatistica “urubulina” do esporte automotor mundial:

http://www.motorsportmemorial.org/

é só acessar.

Marcos Reis
Marcos Reis
15 anos atrás

Não sei não! Só sei que é feio pra diabo!!!

Dú
15 anos atrás

Essa do Caca é viável, e se for câmera, FG, estamos anos luz adiantados.
http://www.velocidadeonline.com.br/fotos/displayimage.php?album=250&pos=51

rodrigo
15 anos atrás

na verdade é uma mira…
para o piloto “mirar” as curvas e retas do autodromo e nao fazer igual o massa fez em silverstone…

Caca
Caca
15 anos atrás

Trata-se de uma “caixa aerodinâmica” para ocultar uma câmera de 16mm. Mais uma invenção do precursor Alain Boisnard ( o mesmo que filmou, para a Elf, dezenas de carros com câmeras on-board, inclusive a Tyrrell P34 de seis rodas pilotada pelo Sir Jackie Stewart) para reduzir a trepidação das imagens. Note-se mais uma traquitana para prender outra 16mm no santantonio do carro.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Engenheiro da Honda que trabalhava em desenvolvimento de sidecar e foi contratado pela Ferrari para desenvolver um carro de F-1

Fátima
Fátima
15 anos atrás

Não tinha a Ferrari bico de pato? Essa era a bico de tucano.

Antonio Jose
Antonio Jose
15 anos atrás

Em 1961 a Ferrari projetou as famosas F156 chamadas de ‘Shark Nose’. Essa F126 C3 de 1984 deve ter sido a “Papagaio’s Nose’.

D.Pierotti
D.Pierotti
15 anos atrás

E depois foi trabalhar na Honda…

Net.Uno
Net.Uno
15 anos atrás

O piloto é vesgo?
E o cockpit é mto curto mesmo. Será que o piloto é o Ferrugem?
Ou seria o ET do Rodolfo e Ratinho? O ET é vesgo

http://youtube.com/watch?v=a7XesHB5ox0

Vâmu ET!!!

zezinho
zezinho
15 anos atrás

Independente do que seja, tomara que as soluções para o Kers não tenham um visual parecido com isso…

Blackbird
Blackbird
15 anos atrás

Esquisito mesmo. E o comprimento do cockpit é mais esquisito ainda, mto curto… dá até a impressão que o piloto está sentado numa cadeira normal.

Flavio Costa
Flavio Costa
15 anos atrás

É o famoso bico Luciano Huck…

Marco Moreira
15 anos atrás

Primeiro teste do amortecedor de massa… Deixaram de lado durante alguns anos e depois foi aperfeiçoado e reativado pela Renault.

sergio luiz rodrigues
sergio luiz rodrigues
15 anos atrás

flavio, alguns anos atras o jornal da tarde trouxe uma materia espetacular denominada:”a longa lista negra”, trazia esta reportagem a lista de todos os pilotos mortos na pista de formula 1, nao lembro o nome do jornalista que fizera a reportagem e hoje me arrependo por nao ter guardado aquela materia.
seria possivel vc me enviar , se nao todos, mas aqueles acidentes que ja tiveram na formula 1???ficaria muito grato.outra coisa, vc podeira me dizer por onde anda o edgar mello filho…edgar que era o comentarista de formula 1 na radio bandeirantes e depois trabalhou tambem na radio globo, mas foi uma passagem rapida, e depois nao tive mais noticias do excelente edgar mello filho.

sergio luiz rodrigues-sao vicente

Raphael Diniz
Raphael Diniz
15 anos atrás

Flávio, desculpe perguntar outra coisa que não é relacionada à este post, porém estou precisando que você me envie o link que colocou em um Post “Dica do Dia” já a muito tempo (acho que em feveveiro) que tratava de mostrar Manuais de veículos, você lembra disto? Se algum puder ajudar, agradeço antecipadamente! Obrigado a todos!

Varlei
Varlei
15 anos atrás

Parece algum tipo de equipamento de teste, telemetria, ou algo assim, este nariz não parece fazer parte do carro, esta parecendo algum equipamento de leitura de desempenho, sei lá , acho eu que é isto, quem sabe alguem descobre a verdade, rs

Net.Uno
Net.Uno
15 anos atrás

Também
Dei uma procurada no Santo Google e olha só:

Auto Center Peão Vermelho
Passa lá pra regular, Ferrari!!!

http://www.hotfrog.com.br/Empresas/Auto-Center-Pe-o-Vermelho

Renato (Ctba)
Renato (Ctba)
15 anos atrás

É um KubiCar

leoengelmann
leoengelmann
15 anos atrás

Dú,

Essa página é Dú mesmo, hein. Antropologia da Fórmula 1.

leoengelmann
leoengelmann
15 anos atrás

Viram que não funcionou e fizeram um furo no bico pra funcionar em 2008.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Hahaha boa Vitão!

Dú
15 anos atrás

Cara, isso é uma doidice. Dei uma procurada no Santo Google e olha só.
http://www.pbase.com/bestseller/formule1&page=all
FG, o Pandini que se vire, este bico não tem explicação.
Fui, senão a coisa aqui não vira hj.

vitão
vitão
15 anos atrás

era o pré-teste da adaptação para a napa do Prost.

Net.Uno
Net.Uno
15 anos atrás

É uma barbatana de tubarão para corridas sob chuva como a de Silverstone…