INGLATERRA, INFORACE

SÃO PAULO (passe o dia) – Está demais o InfoRace do GP da Inglaterra, uma exclusividade do Grande Prêmio para os internautas analisarem as corridas do Mundial de F-1 em suas minúcias. Vejam no volta-a-volta como Barrichello “escalou” o pelotão depois de colocar pneus de chuva forte, e vejam como Massa não conseguia passar ninguém quando estava lá atrás. Notem, igualmente, como Hamilton disparou na frente depois de passar Kovalainen. O InfoRace é uma criação do engenheiro Marcelo Barbosa, arquiduque da Birmânia, e tem o patrocínio da Bridgestone (como diz o Jô, patrocinador tem de ser mencionado quando apóia as coisas certas).

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Nelson, boa,realmente é uma dado que sinto falta. Onde vc conseguiu?

Nelson
Nelson
15 anos atrás

Relacionado ao que escrevi antes, em Silverstone 2008:

Scuderia Ferrari Marlboro
Kimi Raikkönen: Chuva-Chuva-Chuva
Felipe Massa: Chuva-Chuva-Chuva-Chuva

BMW Sauber F1 Team
Nick Heidfeld: Chuva-Chuva-Chuva
Robert Kubica: Chuva-Chuva-Chuva (nao terminou)

ING Renault F1 Team
Fernando Alonso: Chuva-Chuva-Chuva
Nelson Piquet: Chuva-Chuva (nao terminou)

AT&T Williams
Nico Rosberg: Chuva-Chuva-Chuva Extrema-Chuva
Kazuki Nakajima: Chuva-Chuva-Chuva Extrema

Red Bull Racing
David Coulthard: Chuva (nao terminou)
Mark Webber: Chuva-Chuva-Chuva

Panasonic Toyota Racing
Jarno Trulli: Chuva-Chuva-Chuva
Timo Glock: Chuva-Chuva-Chuva

Scuderia Toro Rosso
Sébastien Bourdais: Chuva-Chuva-Chuva Extrema
Sebastian Vettel: Chuva (nao terminou)

Honda Racing F1 Team
Jenson Button: Chuva-Chuva-Chuva Extrema (nao terminou)
Rubens Barrichello: Chuva-Chuva-Chuva Extrema Chuva

Force India Formula One Team
Adrian Sutil: Chuva (nao terminou)
Giancarlo Fisichella: Chuva (nao terminou)

Vodafone McLaren Mercedes
Lewis Hamilton: Chuva-Chuva-Chuva
Heikki Kovalainen: Chuva-Chuva-Chuva

Nelson
Nelson
15 anos atrás

FG,
Inforace é indispensável!

Gostaria de sugerir algo que tem se mostrado muito importante para as análises da corrida: acrescentar a informação, se possível (imagino o quanto deve ser difícil!) do tipo de pneu que o piloto está utilizando. Ficaríamos eternamente gratos à Bridgestone e na hora de trocarmos os pneus, seria a marca preferida…

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Bruno (e vitor), será que vcs não estão tentando movimentar o gráfico na vertical com aquele cadeadinho ali de baixo fechado? é que se ele estiver, o piloto selecionado ficará sempre centralizado bloqueando os botoes para subir ou descer o gráfico (os dois maiores do centro).
Eu costumo selecionar um piloto clicando sobre o nome na lista de classificação e depois uso o botao que parece uma mira (ao lodo do cadeado), para centralizar o gráfico nele (ótimo para achar qualquer piloto!). aí deixo o cadeado aberto para mover pelas voltas permitino que eu suba e desça o gráfico livremente.
Veja se é isso… ;-))

Zeuxis
Zeuxis
15 anos atrás

Grande ferramenta, da para comparar a tocada de cada piloto, da para perder(ganhar) um bom tempo ali, fantástico.

vitor
vitor
15 anos atrás

Novamente devemos parabenizar o marcelo por esta excelente ferramenta.
O problema que o bruno teve, e que eu também não consegui fazer, é “rolar” a página verticalmente (como uma página da web normal), porque o botao da seta para cima (ir para o líder) funciona, mas o para baixo não (não vai até o massa lá embaixo , heheheh). A sugestão é que funcione como a barra de rolagem do navegador de internet, com deslocamentos pequenos na vertical.
Outra coisa é que o gp é da Grã-Bretanha (british GP). Pra nós brasileiros dá na mesma, mas se a gente quiser que o mundo inteiro veja (e tem potencial pra isso) pode ser importante.

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Não deu para entender a sugestão do Bruno.
Logo mais releio, depois do café.
Mas aceito ajuda!

Shapovalov
Shapovalov
15 anos atrás

Ferramenta fantástica! KD a notícia do LADA???

Marcelo Germani
Marcelo Germani
15 anos atrás

Impressionante esta ferramenta!
Pode se dissecar a corrida inteira… Seu grande mérito é a idéia de se comparar os tempos dos pilotos com o de um “carro padrão”. Muito bom.
Fico imaginando como devem ser os softwares de tomada de decisão na F1. Possivelmente não devem fugir muito do que o InfoRace apresenta. Uma sugestão, fazer o InfoRace em tempo real… e vende-lo para a Ferrari. Rsss.

Rufus
Rufus
15 anos atrás

Bem, acho que dá para dizer que o Rubinho, apesar de muito mais rápido que os demais no aguaçeiro, foi ainda cauteloso, pois vejam como Button andou bem mais rápido num mesmo trecho (com os mesmos pneus), mas logo ficou no caminho, não chegou a passar ninguem, errou na primeira tentativa quando alcançou Glock.

Bruno
Bruno
15 anos atrás

cara chato como eu sou, posso dar uma sugestão sobre um problema que venho tendo?

é simples. a rolagem vertical automática do inforace quando tu clica em algum dos nomes ali à direita. como se ele buscasse o carro quando tu clica

sempre tenho problemas para visualizar o gráfico tanto dos primeiros quanto dos ultimos colocados. (na ultima corrida, agravado pelo massa heahaehea). porque tu rola a página toda pra cima ou para baixo, e geralmente ela não chega ao carro final sem ficar afastando um monte a imagem.

ou então nem que não seja automática essa rolagem, mas que ao menos ela seja livre.

Dú
15 anos atrás

Que parada é essa de moderador do debate? Vai pra China FG.

Dú
15 anos atrás

Sem ver, pois ali que a coisa pega, fico com meu conceito.
Quadrilha montada, Honda sendo enganada, nem loteria foi, mas sim tipo vamos por aqui.
O Honda é o que mais sofre com a pressão aerodinâmica, portanto é o que mais se deu bem.
Isto é Fórmula 1?
Se o Ross fosse do ramo, estaria na Ferrari.
E quem ganhou a corrida, foi o sensor de infravermelho, DSTC Sensor.
Ali o mais bobinho vende a Mãe e entrega fatiada e congelada.
O Massa rodava por falta de transferência.
Na Austrália foi o aviso. Lembram dos pancões?

Filipe Araújo
Filipe Araújo
15 anos atrás

Gomes,

é verdade que vais ser o moderador do debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo?

Vais postar o link aqui, né?

RicardoBiasoli
RicardoBiasoli
15 anos atrás
roberto r27
roberto r27
15 anos atrás

FG, antes de mais nada parabéns pela super ferramenta !!!!
Toda segunda após as corridas, fico fuçando o inforace para enxergar os detalhes que passam batido por outros tipos de midia…… (se fossemos depender só do que enxerga o “-Pega que é sua Tafarell !!!!” , putz……. me dá até arrepio……..)
Valeu e parabens tbém para o “Birmanês” ……
PS: vi agora que tem a versão English……. Congratulation….. espero que os gringos agora possam tbem desfrutar dessa ferramenta muito louca !!!!!

Dú
15 anos atrás

Domingo falei, o Info vai ser a coisa, pois tanta rodada que só interagindo mesmo. O Saloma dava risada. A noite vou ver, afinal deve ter sido a prova de fogo esta corrida. E o pior que funciona.

leoengelmann
leoengelmann
15 anos atrás

FG, na correria do trabalho eu fiquei sem entender como funciona o site. Hoje, com tempo, passei a entendê-lo.

Raio-X da corrida. Cruza as informações tempo e velocidade, transformando em espaço e diferença de tempo.

Fantástico.

Caio, o de Santos!
Caio, o de Santos!
15 anos atrás

Puxa, não havia visto a corrida, só ouvido os comentários.
E sobre o Barrica, me arrependi de não ter assistido!

Namorando o volta-a-volta pelo info cheguei a ver e “ouvir” como deve ter sido tê-lo na telinha, em segundo, tirando mais de um segundo por volta do Hamilton, por duas ou três voltas…

É, ué… 36 anos tem vantagens!!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Esperava ansiosamente por este Inforace.
Duca.
Trmenda ferramenta de análise.
Para quem já tinha planilhas de Interlagos antigo com 8 trechos, feita “na mão” com gráficos comparativos de treinos com todas as variáveis de set-up dos Formula VW e Opala em 1980…
Sempre adorei essas análises técnicas, frias e esclarecedoras.
Com um software prontinho então… É até covardia.
Reparem o que o RB andou a partir da volta 40: Todos os demais gráficos despencam, só ele arregaça e sobe na quase na vertical, ignorando a concorrencia. Analisem tambem o tempo da segunda parada nos boxes: Ele perdeu o segundo lugar ali, não foi na terceira troca não. Foi o tempo a maior gastos nos boxes, uma pena.
Podem dizer o que quiserem dele, mas foi uma corrida histórica, e a chuva sempre separa os homens dos meninos.
Quando molha, molha pra todo mundo. Aí vão dizer da sorte… Esqueçam. Foi competencia, experiencia e cabeça fria.
Outra coisa: O Ross Brown prepara o terreno, mestre na estratégia e velocidade de raciocício… Mas quem senta a bundinha e põe o caaro no lugar é o piloto.
Parabéns de novo ao FG e ao digno criador do Inforace: Aula de administração e análise posterior de corrida. Combinado com dados de Alfano ou outro qualquer captador de dados no carro, é sopa no mel para qualquer chefe de equipe minimamente sério.
Só de pensar que na Stock tem pilotinho que não entende a leitura de um gráfico simples combinado….
Pra não perder a piada: Como seria o Inforace de uma antiga SuperClassic?
E de uma prova futura, talvez com um equipamento pouco mais rápido?
Fica a idéia – e a piada, claro.
A caminho da Sibéria, abraços.