NAS ASAS
SÃO PAULO (até no nome) – Não é lindo o Caravelle? Esguio, decidido, harmônico (estou parecendo aqueles caras que falam sobre vinho…). Um avião e tanto. Mais um da série do Alfredo Gehre (pobrezinho do Dodginho). Com menção honrosa à saudosa Cruzeiro.
Como sempre, esperamos depoimentos daqueles que voaram no Caravelle e morrem de saudades das aeromoças de azul.
Trabalhei 12 anos na Cruzeiro, entrei com 16 anos (calças curtas hehehe), pertencí a famosa DIJA (Div. de Jatos), voei muito de Caravelle, despachei muitos vôos, voei muito na cabine com varios cmtes. , avião silencioso no vôo , decolagem era ruidosa , planava, fazia Rio//Belém direto, voando em LRC (Long Range), em Belem saiam voos para Cayenne/ Paramaribo/Port of Spain , e eu estava lá com eles, madrugada adentro em Val-de-Cans , íam no bate e volta. O Jato + bonito que já vÍ e voei. O Constellation é um caso à parte.A Cruzeiro era uma família.
Sou um admirador saudoso do Caravelle. Foi ele que deu início à minha paixão pela aviação. Fiz minha primeira viagem nele aos 6 anos de idade, em janeiro de 1969. Era um exemplar da Cruzeiro do Sul, ex Panair, prefixo PP-PDZ. Nunca me esqueci. Depois fiz várias idas e voltas ao Recife com meus pais até começar a era dos tri-jatos 727… Como gostaria de voar novamente num daqueles inesquecíveis aviões.
Trabalhei na Cruzeiro do Sul, na década de setenta, na funçao de supervisor de bordo e tive a felicidade de voar e lidar com esta linda aeronave que parecia mais um condor.E segundo os comandantes era uma aeronave que não caía, era derrubada pois sua grande envergadura lhes fazia plainar. Saudades do caravelle.
OLÁ JOSE CARLOS, FIQUEI MUITO FELIZ DE ENCONTRAR ALGUEN QUE TRABALHOU NA CRUZEIRO NA DECADA DE 70. SOU FILHO DO ROCHA ENCARREGADO DE COMISSARIA DA CRUZEIRO E POSTERIORMENTE DA VARIG EM CONGONHAS, HOJE MEU PAI JA SE ENCONTRA COM 73 ANOS JA MUITO DEBILITADO E GOSTARIA DE PRESENTEALO COM FOTOS E VIDEOS DAQUELA EPOCA EM CONGONHAS SE VOCE TIVER ALGUMA COISA E SE O SR PUDER ME PASSA EU AGRADECERIA MUITO. OBRIGADO JOSE ROCHA
Caro amigo: Sou piloto, trabalhei na avião a pistão até 1963 e mais uns 4 anos comr aviação a reatores.Conheço alguma coisa de aviação- Nos Estados Unidos e Europa e no Brasil inteiro ( até recentemente) voei o Caravelle na Rota Buenos Aires a Manaus com as escalas: Porto Alegre-Rio.Salvadort -Recife-Fortaleza-São Luiz-Belem e Manaus-era bonito a decolagem do Caravellie,com suas duas turbinas Roiller Royce. de 8.000 emp=.a Cruzeiro possia os Pref: cja-cjb-cjd-cje-cjf -pdx-pdz este ultimo se acidentou em São Luiz-. Não tinha nada de barulho, a não ser nas ultimas poltronas- expermenta um Foker 100 ?È saudosismo mesmo.
reginaldo nat rock, só para complementar seu comentário, era comum quando ele pousava no Galeão noturno, vindo de Buenos Aires um dos tripulantes arriar a escada ventral ainda na pista e “desovar” as encomendas (pulloveres, cashmeres, bebidas alcoólicas, etc), que eram recolhidas na surdina por um jipe da empresa que “invadia” a pista de faróis apagados, numa época em que a fiscalização era ridícula!!
Abraços e até. . .
Para quem tiver a oportunidade, no museu de Le Bourget, em Paris, tem um cockpit de um Caravelle aonde pode-se entrar dentro e contemplá-lo. Além do quê, o museu tem muito muito mais coisas legais para “prestigiar”….vale a pena!
Voei, principalmente no começo da década de 70….pela Swissair, Cruzeiro……
Aviõzaço esse. Voei muito de Caravelle. Meu primeiro sogro era inspetor de voos (despachante sei lá) da Cruzeiro , em Congonhas, então tinha um monte de ‘moleza’ no pedaço e sempre que eu tinha tempo ia pro aeroporto ficar ‘paquerando’ os aviões andando pela pista no jipe que ele usava. O melhor era quando chegava voo de Buenos Aires e aquele monte de mala descarregada direto do avião pro jipe que ia todo torto pro hangar. Perfumes, relógios, bebidas, roupas… era uma festa aquilo…
Voei Caravelle algumas vêzes , ainda menino , foi o primeiro jato em que viajei , uma délas me marcou bastante , foi , Manaus /São Paulo , viajamos acompanhados de dois rapazes , capturados pela Polícia Federal , que estavam foragidos , tinham matado uma moça na estrada de Santos . Um dêles éra o filho de um senador na época , Auro de Moura Andrade . Foi um crime bárbaro na ocasião . Tambèm foi a 1º vez que ví uma pessôa algemada , pra mim foi marcante .
Minha primeira viagem de avião, foi num Caravelle, de São Paulo para o Rio.
Ótimo desenho de Howard Hughes, um belo avião.
Caravelle o jato de passageiros mais bonito e seguro da Historia.Voei muito com eles e discordo da existencia de ruido excessivo no interior.Era um voo liso!! Ele decolando do Rio com destino a Curitiba,passando por Sao Paulo em velocidade e altura de cruseiro,podia embandeirar suas turbinas ate o procedimento de pouso em Curitiba.Inacreditavel!!!Nao vao se esquecer de outra beleza plastica porem muito perigoso=o COMET da BOAC. Abs. Dado Andrade.
Vejam esta notícia
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0921/consumo/m0162630.html
É sobre a Lufthansa, que está restaurando um Constellation com peças modernas e fará voôs internacionais!
Não voei, mas marcou a Panair tbm. Nas Asas da Panair.
Os Caravelle fizerem época, tanto que Elis, cantando Milton,
http://br.youtube.com/watch?v=BzeTU7KEeXY
Bateu legal esta imagem, pois me lembrei qdo. sózinho num elevador, entrou Harry Shibata, e no silêncio dos cabos rumo ao térreo senti vontade de o estrangular. Fitei o olhar em seus olhos e ele abaixou a cabeça.
Nem sei se está vivo ainda e morando a dois quarteirões daqui.
Só sei que esta ação da PF hj. seria o início da pior campanha política que vimos.
Feriado em Sampa, primeira semana de propaganda eleitoral.
O avião realmente é bonitão.Já o carro da Renault com o mesmo nome….
Tem o comtemporâneo (?) do Caravelle que tambem acho bonito, o Comet, se bem que acho que começou antes mesmo. Outro que torço p/ aparecer aqui é o VC 10. Alguem ainda lembra da BOAC ?
voei para Buenos Aires. Se Não me engano , ele usava um paraquedas para parar (na primeira geração, a segunda tinha freios melhores) .
Esta configuração de motores é melhor para a diminuição de barulho na cabine e para a aeredinâmica da asa mas é ruim para a manutenção, por isto em desuso. Quanto à escada traseira, olhem só esta caso, com um 727 :
http://en.wikipedia.org/wiki/Cooper_vane
~Quem viveu aquela época jamais esquecerá a letra do “jingle”:
NO AR, MAIS UM CARAVELLE DA CRUZEIRO DO SUL, A BORDO TUDO AZUUUUUUL”.
Quer voar de Lockheed Constellation L-1649A?
Estava em Congonhas quando o primeiro Caravelle chegou em SP. Antes de aterrisar, o comandante fez um razante de arrrepiar! Se náo me engano, foi o primeiro jato comercial a descer nesse aeroporto, até entáo acostumado apenas aos motores convencionais da época. O ruido era assustador! Mal sabiamos qua, anos depois, moradores da regiáo, estar[iamos protestando justamente contra isso!
Considero o Caravelle o avião a jato mais charmoso já construído.
Eis oúnico avião que fez concorrencia ao Super Constelation em termos de beleza.
Voei, como passageiro, de Curitiba até o Rio.
Não era veloz (+- 600 Km/h) mas fazia um barulhão na decolagem…
E não tinha porta dividindo a cabine dos pax e o cockpit, era só uma cortina.
Flavio,
Depois do Blue Cloud em que tivemos a Capa do Carcará, pedi a um amigo Modelista que montasse o Caravelle com o prefixo desta foto para dar de presente ao Neudy quando devolvesse a Capa, pois este avião (este da foto), foi o primeiro avião em que o Neudy foi o Comandante e foi o avião que ele guardou na lembrança como seu predileto.
Viajei de Caravelle, Brasilia-Rio-Brasília, no começo da década de 60. E se não me trai a memória, nas asas da Panair… Vejam um daqueles nesse link aí:
http://j.silveirajunior.fotoblog.uol.com.br/photo20080607223202.html