PHIL HILL, 81
SÃO PAULO – A gente não poderia deixar passar em branco aqui a morte de Phil Hill, ontem, aos 81 anos. Ele foi o único piloto nascido nos EUA a ganhar um Mundial de F-1. Mario Andretti, campeão de 1978, tinha nacionalidade americana, mas nasceu na Itália.
Hill foi campeão em 1961. O sobrenome voltaria a brilhar na categoria com os ingleses Graham e Damon, muito mais o pai que o filho, claro. Não havia parentesco entre eles. Apenas a coincidência de nomes que escreveram uma bela história nas pistas.
Um dos últimos registros em vídeo de Phil Hill está aqui.
Phi Hill, foi o piloto americano que dominou à máquina Ferrari, quando talento era 80 % e o carro 10%, outreos dez por cento era quando chovia virava uma loteria, em sua época havia pilotos magníficos como Jim Clark, Gran Hill,Mclaren, valia quem chegava na frente, não tinha essa do contrato, não poderia vencer o primeiro piloto (Shummi/Rubem Barrichelo),F-1,precisa voltar para o grande desafio de pilotos e marcas, com mais equilíbrio.
Gómes, seria Sir Jackie o mais antigo campeão de F1 ainda vivo?
E em Watkins Glen é a 312T2. Sorry again.
Corrigindo. Os dois testes são em 1976. Sorry…
Para quem não conhece o ótimo blog do Rianov Albinov, http://f1nostalgia.blogspot.com/ , usando a barra de rolagem se encontra um teste de Phill Hill com as Ferraris 312 B3 e 312T1 de 1975 e 1976 respectivamente. Os testes foram realizados em Riverside ( 312B3 ) em 1975 e Watkins Glen ( 312T1 ) nos treinos para o GP de 1976.
RIP
E Phill Hil foi campeão em 1961 pilotando uma das mais bonitas Ferraris de F1.
A Ferrari 156 F-1 (Shark Noose) era lindíssima.
Nossos idolos estão indo embora…
Que pena mais um grande piloto se vai, é a vida.
Outro grande que também está aproveitando suas ultimas voltas é o Paul Newmann, segundo o Autoblog
http://www.autoblog.com/2008/08/26/paul-newman-takes-last-laps-at-lime-rock/
Além de Campeão Mundial de Pilotos em 1961, Phill Hill também se destacou nas corridas de Esporte-Protótipos, tendo vencido doze provas válidas para o Campeonato Mundial de Marcas, entre elas três edições das 24 Horas de Le Mans:
1957 –
GP da Venezuela – Ferrari 335 S
1958 –
1000 Km de Buenos Aires – Ferrari 250 TR/58
12 Horas de Sebring – Ferrari 250 TR/58
24 Horas de Le Mans – Ferrari 250 TR/58
1959 –
12 Horas de Sebring – Ferrari 250 TR/59
1960 –
1000 Km de Buenos Aires – Ferrari 250 TR/59
1961 –
12 Horas de Sebring – Ferrari 250 TR/61
24 Horas de Le Mans – Ferrari 250 TR/61
1962 –
1000 Km de Nurburgring – Ferrari Dino 246 SP
24 Horas de Le Mans – Ferrari 330 LM
1966 –
1000 Km de Nurburgring – Chaparral 2 D
1967 –
Brands Hatch 500 – Chaparral 2 F
Ricardo Cunha
E um detalhe, ele só foi campeão porque Von Trips faleceu em Monza, num acidente (dizem que ) provocado pelo Jim Clark .
ele esteve no Brasil no início dos anos 70 e testou o Hispano Suiza do Og Pozzoli para a Road & TRack ( e comentou que um farol refeito estava diferente do original colocado no outro lado. Vai conhecer assim lá no céu mesmo) . Teve a sorte de andar em máquinas maravilhosas, e não estou falando só das de competição.
É. os que tinham cojones, tão indo embora.
No andar de cima, cada vez mais a zona deve estar “daquelas”…
Que seleção de botas… putz!
Além disso um grande entendedor e restaurador de carros antigos,colaborador de uma seção sobre o assunto que anda meio sumida da Road & Track. Grande cara, mas teve o consolo de viver as glórias de um ídolo num país que valoriza os seus, para sempre,não só enquanto produzem seus feitos.