36 ANOS
SÃO PAULO (sol de novo, que bom!) – O primeiro título de Emerson Fittipaldi na F-1 faz 36 anos hoje, me lembra o blogueiro Manoel Pinho Sol. Não é lá uma efeméride daquelas que ganham páginas de jornais, mas vá lá. E também não sei por que as pessoas só dão valor a efemérides redondas, como 25, 50 ou 100 anos. O que 25, 50 e 100 têm de melhor que 36?
Nada. Então, lembremos daquele GP da Itália de 1972 e, de quebra, vejam que foto legal me mandou o Wagner Piloto (na verdade, recebi várias vezes o lote que contém essa foto, elas estão rolando soltas na internet, o que é muito bom). Hoje é um bom dia para usá-la.
“Agora, o cara que está ao lado dele na foto, mais parece alguém que caiu de um pau-de-arara e apareceu ali de susto.” Pelo que eu entendi do comentário do José Agart, o rapaz seria o grande piloto Alfredo Guaraná Menezes, então mais respeito seria de bom tom.
Foto bacana esta do Emerson .. naturalmente feliz.. Sempre gostei dele e quando tive o privilégio de conversar pessoalmente em sua casa-escritório em São Paulo, virei mais fã ainda .. sempre gente fina.
Sensacional Emerson, personagem principal do automobilismo brasileiro, sem dúvida um dos mais respeitados pilotos de toda a história da F1 no mundo. Parabéns Emerson
Esse é o grande Emerson, que além de ser campeão nas pistas, é também na boa aparência que sempre transmite com sorrisos. Emerson é um exemplo de trabalho e otimismo. Agora, o cara que está ao lado dele na foto, mais parece alguém que caiu de um pau-de-arara e apareceu ali de susto.
Ao Manoel Pinho Bril:
Não esquenta não, o FG sempre sacaneia com o nome alheio.
E os dois rapazes que estão de chapéu de papel, hein ? Propaganda da Grapette. Como estou velho… me fez lembrar quando ficava na fila da cantina de escola para comprar “Camarão” e Grapette.
Valeu FG e Emerson.
Pelo emblema na vestimenta do Emmo, vemos que a F-1 de hoje não é mais a daquela época, definitivamente.
Naquela época era esporte, com parcos patrocinadores botando dinheiro da brincadeira, uma coisa mais simples e entusiasta. Hoje, a Formula 1 é marca, dinheiro puro, recheada de pessoas chatas e, às vezes, tem esporte.
Antonio Marcos, a Ferrari também fez um carro de seis rodas. A Ferrari312 T6, ou Ferrari “caminhão”. Não deu certo.
http://f1nostalgia.blogspot.com/
Abraço,
Vecchio
O que a Família Fittipaldi e o Émerson fizeram pelo Automobilismo Brasileiro é coisa eterna.
O barato nesta foto, e aos que o viram na GT3, é que o Rato está com o mesmo semblante de felicidade.
FG, o que o Milton Neves está fazendo de camisa xadrez e chapéu de palha ai na foto?
Eu imagino que seja difícil para opessoal mais novo entender o significado do feito de Emerson naqueles distantes anos 70. O quê significou a façanha de um rapazinho latino americano (um brasileirinho, como diria aquele outro piloto) no meio daquelas feras, muitos deles hoje lendas como Stewart, Hulme, Ickx, Beltoise, Regazzoni, Cévert, Andretti, Peterson…
Ouço muito nos nossos farnéis as referências a alguns desses nomes acima, mas pouca gente comenta sobre os feitos de Emerson, nosso pioneiro piloto na F1 e nosso primeiro campeão.
A Honra a quem merece e toda a honra àquele que talvez tenha sido nosso melhor piloto.
O chapéuzinho do Alfredo Guaraná Menezes é patrocinado pela GRAPETTE….um luxo…
oi FG, tudo bem?
pois é, o brasileiro, infelizmente, tem memória curta e também segue alguns “formatos”…. comemora-se bodas de prata, 25 anos de casado… mas 23, 24, 26, 27…. deixa prá lá! que coisa!?
bem…… apenas uma correção…. se no post vc referiu-se ao mail que lhe enviei hoje…. seria Manoel Pinho FILHO.
saudações.
Eu tive a sorte de acompanhar esta conquista, pois mesmo pequeno gostava muito de automobilismo e uma nova era começava, ver o desempenho de um brasileiro na então pouco conhecida F1 foi uma experiência indescritível. Parabéns Rato, hoje a esmagadora maioria não sabe o quanto de talento e determinação foi necessário para que fizéssemos parte do restrito clube dos campeões mundiais da mais importante categoria deste esporte a motor. E naquela época teve um componente épico e surpreendente, que neste mundo globalizado não estamos mais acostumados.
Patrocinado pelo seu volante. bem legal.
FG,
não é você ali de chapéu esperando o rato para pedir um autógrafo ?
Antonio Marcos Copersucar não teve não.
O carro de 6 rodas era um Tyrrel.
Valeu Emerson, o verdadeiro ídolo , quem pôs o ovo em pé…
Essa foto e muitas outras estão no site da FASP , com os antigos Divisão 4 , Divisão 6 e outras histórias.
Quanto ao carro de 6 rodas, citado no comentário do Antonio Marcos, além do Tyrrell , houve um projeto “papa niquel” da March em 1977 com ninguém menos que Max Mosley , um dos donos , talvez o majoritário e o motivo do M no nome da equipe, que são as iniciais dos fundadores.
Esta é do tempo que ainda alguns o chamavam de Rato. Está lá no site da FPA também. Bons tempos … e 36 anos depois ele continua subindo em pódio. Grande exemplo.
Hoje também marca os 30 anos do acidente que matou Ronnie Peterson no GP da Itália em 1978
Por favor, vc sabe se a copersucar já teve um carro com seis rodas? Tenho a impressão de ter visto em alguma reportagem mais antiga, este carro. Sei que a Willians já teve um carro assim.