MONZADAS (11)

SÃO PAULO (tem gente que ficou rica hoje…) – Sebastian Vettel escreveu um belo capítulo da história da F-1 hoje ao ganhar o GP da Itália aos 21 anos de idade, dois meses e 11 dias. Ninguém tão novinho assim tinha vencido uma corrida na categoria mais importante do mundo.

Quando esse moleque apareceu guiando às sextas-feiras pela BMW Sauber em 2006, na Turquia, já dava pintas de que era alguém especial. Tinha 19 anos. E saiu fazendo tempos impressionantes. Antes, impressionara na F-BMW em 2004, com 18 vitórias em 20 corridas. Alguém assim não surge toda hora.

Aos 21 anos, dois meses e 11 dias de idade, guiou hoje como se fosse um veterano de equipe grande habituado às dificuldades de uma corrida na chuva no templo de Monza. Mas era apenas um garoto em sua 22ª corrida, e a bordo de um carro da Toro Rosso, que até outro dia era a Minardi. E se é verdade que não é mais uma Minardi, já que o time é mais bem estruturado, tem dinheiro da Red Bull, um bom motor Ferrari e a grife Adrian Newey, também é verdade que está longe, bem longe, de ser um time de ponta.

O que Vettel fez hoje é mais, por exemplo, do que Senna fez na Toleman em 1984 — aquele segundo lugar de Mônaco colocado como uma das maiores façanhas de todos os tempos. É mais do que Alonso fez na Hungria em 2003, quando ganhou sua primeira corrida. É mais do que fez Schumacher ao vencer seu primeiro GP em Spa, em 1992. É mais do que fez Fisichella em Interlagos com a Jordan em 2003, uma vitória confusa e igualmente inesperada.

Vettel ganhou uma prova que teve, ao seu final, as duplas de Ferrari, McLaren, BMW Sauber e Renault na pista. Ganhou de todos sem depender da sorte, de um acidente improvável, de uma barbeiragem alheia. Nada disso. Largou na pole, controlou a corrida e pronto.

A alegria juvenil no pódio veio acompanhada, não sei se vocês notaram, de uma incrível familiaridade com a situação — hino, troféu, champanhe, abraços. É um cara que sabe vencer, se acostumou a isso em outras categorias, e não demorou muito para fazer o mesmo na F-1.

É o maior talento que apareceu nas pistas depois de Schumacher e Alonso, e mais precoce do que os dois. Um garoto que se der a sorte de ter um carro decente na Red Bull, no ano que vem, pode ser candidato até ao título. E não duvidem. Para quem ganhou um GP em Monza com um carrinho da Toro Rosso, ser campeão não é nada tão difícil assim.

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Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Fernanda…você é sofista, não?

Abraços!

Fernanda Süssekind
Fernanda Süssekind
15 anos atrás

Senna e Bellof ultrapassaram número bem menor de concorrentes do que sugerem suas posições finais. Uma colisão na largada deixou para trás os dois carros da Renault (Warwick e Tambay). Também ficaram de fora na primeira volta De Cesaris e Cecotto. Bellof não teve de ultrapassar Lauda. Senna e Bellof não precisaram ultrapassar Mansell nem Alboreto. Ao final da primeira volta, Senna era 10. Bellof, 11. Ao final da segunda volta, Senna era 9. Bellof, 10. Há uma foto que mostra os dois carros praticamente colados. Fica a pergunta: por que Bellof não aproveitou para ultrapassar Senna quando esteve tão próximo? Por que o faria 30 e poucas voltas depois? Faz sentido? A volta mais rápida de Senna foi mais de 0,6s mais rápida. (Se não é pra comparar voltas mais rápidas na chuva, está na hora de cancelar todos os registros e mudar as estatísticas da F-1.) A realidade é que Bellof ganhou a maioria das posições na largada, seja por uma excelente arrancada ou pelos acidentes à frente. E os dois estavam praticamente juntos no início. Seguiram, ambos, cronologia muito similar de ultrapassagens. No total, desde a primeira volta, Senna ultrapassou cinco concorrentes: Laffitte, Winkelhock, Rosberg, Arnoux e Lauda. Bellof ultrapassou os mesmos adversários, à exceção de Lauda. (Lauda abandonou antes que Bellof se aproximasse dele.) A verdade é que Senna foi mais rápido do que Bellof em superar os carros que estavam à frente. Por isso estava 13 segundos à frente no momento da interrupção. E Senna fez mais ultrapassagens do que Bellof (5X4) desde a primeira volta. Aproveitei para rever a corrida inteira. Vale conferir, de fato, a extraordinária prova dos dois. É uma pena que Bellof tenha morrido tão prematuramente. Uma pena também que Ickx tenha encerrado o GP. Por outro lado, Ickx congelou ali duas performances fantásticas. Ao rever a prova de Mônaco, é difícil não perguntar: quantos pilotos foram ultrapassados por Vettel em Monza? Minha opinião é de que Vettel sequer foi o grande nome de Monza 2008. Foi o grande nome dos treinos, não da corrida. Na corrida, o show foi de Hamilton. Basta rever o GP de Monza. Hamilton, sim, foi o Senna de Monza. (Ou o Stefan Bellof de Monza, para agradar aos “fãs” do Bellof.) É outra discussão, não é? De todo modo, nada disso teria acontecido sem o comentário original do Flávio. Pódio pro blog. Num certo sentido, Flávio Gomes foi o grande vencedor de Monza (ainda que mereça uma penalização de 25s pelo comentário infeliz acerca de Mônaco). FG e Hamilton foram os grandes vencedores de Monza…

Augusto Mestre
Augusto Mestre
15 anos atrás

Caramba! a corrida de Monza foi super-interessante e os debates aqui também!!! Para mim, Vettel foi fantástico e será, sim, um grande campeão da F1; acompanho seu carreira desde a Fórmula BMW quando ele barbarizou ao estrear e ser campeão com 17 anos de idade, e repetiu desempenhos excepcionais em todas as categorais pelas quais passou. Agora, mais pimenta para a discussão Monaco-84; a Toleman foi projetada por um carinha chamado Rory Byrne, engenheiro-mor das Benetton e das Ferrari da era Schumacher; tinha uma motor mais fraco, sim, mas TURBO (só a Tyrrel tinha motores aspirados em 84), mas tinha um excelente chassi; na chuva, na rua, a diferença de potência diminui de importância e isso ajudou ao Ayrton e também ao (e mais ainda) ao Bellof. Mas com isso não quero diminuir a proeza de nenhum dos dois, pois foram gênios do volante. E Vettel será também. Aposto! Vencer em Moinza com a Toro Rosso não é prá qualquer um… Monza 2008 será lembrada também por isso. Valeu, FG!

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Fernanda, comparar tempos de voltas em corrida com chuva não faz muito sentido, as condições variam muito rapidamente…

Ah e provavelmente o fato do Bellof ter ultrapassado 07 carros a mais que o AS pode ter dificultado o quesito volta mais rápida né?

Mas quem ganhou em Mônaco foi o Prost e em Monza foi o Vettel…

A propósito… você ridiculariza conjecturas, mas todos os seus argumentos são baseados em conjecturas…interessante, não?

Edson Martins
Edson Martins
15 anos atrás

A posição tentou ser devolvida no post seguinte do Gomes, mas o Egão falou mais alto que a Razão…
Meu Deus!, quem é essa Fernanda Sussekind? Parabéns é uma migalha verbal, para argumentos tão rápidos e cortantes quanto as ultrapassagens antológicas…

Paulo Funke
Paulo Funke
15 anos atrás

Aliás…. Fernanda Süssekind….deu show….

Rodrigo Paiva
Rodrigo Paiva
15 anos atrás

Aplausos para Fernanda Süssekind!!! Gomes, devolve a posição!!

Diógenes
Diógenes
15 anos atrás

Vetel foi vedete, Hamilton espetáculo, Kubica objetivo e Massa o vencedor. Com a Ferrari visivelmente inferior a Mclaren, soube administrar a corrida, ganhar um pontinho e manter a Ferrari no páreo. Corridas espetaculares e com resultados surpreendentes sempre ocorrem quando chove, mas é bom não esquecer que para ser campeão é preciso ser consistente, segurando o sexto lugar se for preciso. Quando o Hamilton chegou no Massa, parou com as loucuras, ali estava um piloto como ele, que quer ser campeão. Chegou em sétimo, também porque estava bom para as circunstâncias. Senna, Schumi e Proust, foram campeões contando os pontinhos, aqui e ali, em muitas oportunidades. Deixem o menino alemã comemorar , mas parem de profetizar, ele está longe de ser o que vocês acham que ele é. Campeão? Só tempo vai dizer.

Paulo Funke
Paulo Funke
15 anos atrás

Parece Futebol….

Assim como vem acontecendo no futebol brasileiro, onde um guri faz um gol e os narradores, comentaristas, colunistas e toda a mídia já o chama de “novo Pelé” e coisa e tal… depois o guri desanda e não joga mais nada…. porém o “passe” valoriza demais…. Tão inflacionando o Futebol com jogadores “mais ou menos” que têm tudo para ter uma carreira “mais ou menos”… Triste…. Fora os “Técnicos de Seleção”….lamentável. Nada contra o Vettel. Acho que é bom e mereceu a vitória…sob as circunstâncias em que ocorreu. A vitória dele “aconteceu”. Não sei se para o restante do campeonato, quem sabe da carreira, vai apresentar tal desempenho. Pois é…. Fez um gol…. Virou “novo Schumacher…. Novo isso…. Novo aquilo…. Até melhor que Senna….. é brincadeira???

Fernanda Süssekind
Fernanda Süssekind
15 anos atrás

Quero deixar clara uma coisa: sou fã do blog e do blogueiro. Mas agora a emenda tá pior do que o soneto. Stefan Bellof? Alguém pode conceber a possibilidade de Senna ser ultrapassado em Mônaco!?!? Na chuva? Aos 24 anos? Alguém imagina quem cravou a melhor volta da corrida de Mônaco? Acertaram. A melhor volta foi de Ayrton Senna. Tempo de Senna: 1´54″334. Melhor volta de Stefan Bellof: 1´54″978. A melhor volta de Ayrton foi 0,644 mais veloz!!! Nas últimas voltas, Bellof foi mais rápido. Ainda assim, a diferença final era de cerca de 13 segundos no momento da bandeirada. Se Senna foi mais de meio segundo mais rápido em sua passagem mais veloz, evidentemente ele poderia apertar o ritmo se fosse pressionado. Sem contar a eventual negociação com os retardatários, habilidade reconhecida de Senna e fartamente provada nos anos seguintes. O exercício de adivinhação sobre quem venceria a corrida não faz nenhum sentido. O que aconteceria SE a prova continuasse, SE Bellof se aproximasse de Senna, SE os dois ultrapassassem Prost? Minha opinião é de que Bellof só encontraria com Senna no pódio. Mas é mera conjectura. Alguém podia se chocar contra o muro até lá. Ou ser vitimado por falha mecânica. Não há corrida de Mônaco depois da volta 32. Acabou. É impossível afirmar quem venceria. Pelo que se viu nos 10 anos seguintes, todas as indicações apontam para o piloto do capacete amarelo. Nunca houve um piloto como ele na pista molhada. Nunca houve um piloto como ele em Mônaco. São duas combinações difíceis de igualar NA PISTA MOLHADA DE MÔNACO. Ainda assim, só faz sentido se ater ao que aconteceu. E o que aconteceu foi um dos maiores solos da história do automobilismo. A comparação que foi ensaiada é injusta com Bellof, piloto talentoso que jamais teve a oportunidade de confirmar o que dele se esperava na F-1. É mais fácil reconhecer a infelicidade da comparação entre Vettel e Senna nas provas citadas do que procurar diminuir a corrida de Senna em Mônaco. Agora Senna sequer venceria o GP de Mônaco de 1984? Faça-me o favor!!! Qualquer antologia que se preze dos melhores solos da F-1 terá de arrolar a performance de Senna nas ruas alagadas de Monte Carlo como uma das maiores do automobilismo. O resto é mistificação. É ilusionismo. É forçar a mão. É cortar a chicane. Flávio, você cortou a chicane. O certo agora é devolver a posição.

Edson Martins
Edson Martins
15 anos atrás

Parabéns aos blogueiros e ao dono do blog pelos comentários depois do meu (me senti contemplado por vários deles)! Vê-se que a discussão aqui se dá em alto nível, que é o mínimo que se espera! Viva a memória de todos os grandes, inclusive, mas não só, de Senna. Sem partidarismos… Viva, enfim, os amantes da velocidade!

Rodrigo Paiva
Rodrigo Paiva
15 anos atrás

Gomes,

Por favor, meu filho, escrever bobagem é uma coisa, ESCREVER ALGO TOTALMENTE DESCONECTADO COM A REALIDADE É OUTRA.
A comparação da corrida do último domingo com a histórica corrida de Monaco 1984, não tem nenhum traço, mínimo sequer, de lógica. Vejamos:

1. Senna em Monaco 1984 pilotou de forma magistral e tirou da Toleman alg que ela, em tese, não poderia dar. Ou seja, fez mágica.
2. Vettel pilotou muito bem e tirou do seu carro o desempenho esperado por ele, nada mais que o normal. O problema foi que os pilotos de ponta é que guiaram ABAIXO das espectativas. A Ferrari tem sérios problemas de aquecimento de pneu na chuva, teve um desempenho pífio. Hamilton, apesar de fazer uma corrida de recuperação muito boa (apesar de ser afoito em alguns momentos) errou na estratégia adotada no treino classificatório e isso lhe custou a corrida.’

Vettel é um piloto muito bom. Faz falta muito para comparar qualquer feito dele com qualquer piloto top de linha. Sua vitória foi uma consequência do mau desempenho das equipes de ponta.

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Obviamente o resultado dessa corrida so tem valor se analisado no contexto de toda a trajetoria do AS. Imaginar o que o Beloff teria feito nao tem a menor importancia. Se o Vettel se tornar o maior vencedor de todos os tempos, esse resultado tera algum significado. Assim como aquele primeiro GP do Schummi. Caso ele resolva parar ou nunca mais ganhe nada, essa corrida nao sera tao lembrada assim.

Por fim, continuo achando que ao analisar os feitos do AS vc utiliza uma parcialidade inversamente proporcional a que alguns aqui nesse blog (como eu) utilizam para defende-lo. Com a diferenca que eu nao sou jornalista, mas torcedor. Mas e’ otimo que nos possamos opinar tb.

Valeu e abs

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
15 anos atrás

Não é chilique Flavinho, mas acho que você deve ter escrito isso logo após ver sua Portuguesa tomar mais uma bifa e acenar com vontade para a segunda divisão de novo. Até acho que você conduz muito bem o blog, provocando essas discussões. Não é patriotismo, preferência, muito menos chilique. Admirei o Senna, assim como o fiz pelo Piquet, pelo Zonta, Emerson e pelo próprio Rubinho, que é muito bom também. Mas afirmar essas coisas, partindo de um cara super competente e antenado como você, fica esquisito. Seu texto depois da vitória do AS em Donnington, relembrado pelo Marcos Micheletti te entrega. Não sei como se coloca fotos aqui, mas se soubesse colocaria uma que eu mesmo tirei no grid, em 84, da Toleman do Ayrton. Era de chorar o carro, tinha peça velha, coisa remendada com fita, feio de ver e aquele dia taparam um vazamento de gasolina de uma forma que nem vou descrever aqui. Eu penso que os verdadeiros talentos aparecem quando guiam carros piores ou na chuva, quando tudo se subnivela. O Vettel é excelente e fez uma corrida perfeita. Ponto. Qualquer comparação além disso é pano pra manga. O Piquet e o Gordon Murray inventaram as paradas que hoje ditam resultados, eram gênios da técnica. O Ayrton mostrou a toda uma geração uma determinação e precisão que também lhe elevaram à condição de gênio. Rubinho foi gênio na vitória na Alemanha, Da Matta teve seu momento ao liderar em Silverstone com uma Toyota, enfim, cada um tem seu momento e o do Vettel foi ontem. Ayrton, Piquet, Prost, Toleman e TRosso são outras histórias, que não se comparam. Repito, comparar uma TR, com a grana de Mr. Dietrich com uma Toleman, beira o non sense.

Marcelo Aiquel
Marcelo Aiquel
15 anos atrás

Prezado Flávio Gomes

Andei lendo os coments da “blogaiada” e senti muita patriotada nas respostas.
Eu entendi que o tópico apenas opinava (e opinião é que nem bunda, cada um tem a sua) que a vitória MAIÚSCULA (esta é a minha opinião) do Vettel em Monza representou mais do que o segundo lugar (e nesta hora pouco interessa se a bandeirada foi antecipada) do Senna em Monaco, 84.
Qual é o problema de alguém achar isso? Eu não vejo nenhum!
Só gostaria de ressaltar que a TR do Vettel, mesmo com motor Ferrari, grana da RB e desenho do A. Newey, é apenas uma TR e ganhou de ponta a ponta uma corrida no piso molhado e veloz de Monza, quando todos os craques e seus bólidos terminaram a prova.
Olha, se o cara é gênio ou sucessor do Schummy eu não sei, e nem tenho bola de cristal para saber, mas que a tocada dele foi perfeita (com ou sem spray na cara), isso ninguém pode negar.
Agora, gênio mesmo é o negrão Hamilton. O cara guia muito mesmo e tem realmente “balls” para encarar o bicho mesmo quando este é feio. Pelo menos tem mostrado isso acima de todos nos últimos tempos, incluindo alguns ídolos brazucas do passado.
Já o Massa está correndo para ganhar o título, com cabeça e muita cautela. Bem que ele faz, porque se dependesse da opinião geral, tinha que se atirar de ponta cabeça na primeira curva…………
Ah, a diferença entre um vencedor nato e os normais é que um vencedor nato não chora e nem faz “sambadinha” no pódio!
E, dá-lhe polêmica…..hehehehehehehehehehe

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Acho que eu nao fui sido claro. Vc nao o “desrespeitou”. Apenas nao o tratou com a mesma reverencia com que trata alguns outros pilotos. Vale lembrar que na corrida de 1984, AS havia largado em 13o. e na trigesima volta ja estava em 2o. Na trigesima-segunda volta ele ultrapassou o lider Alain Prost (depois de ter ultrapassado Niki Lauda, entre outros) mas a corrida foi interrompida e ficou valendo a classificacao da volta anterior, fato que tirou dele a provavel primeira vitoria em seu ano de estreia. Daqui 25 anos (ou 5) poderemos avaliar se essa corrida vencida pelo talentoso Vettel sera tao lembrada, seja no Brasil, na Alemanha ou na Italia.

RESPOSTA DO FG:

Na 32ª volta Senna passou Prost porque Prost parou o carro, sabendo que a prova tinha sido interrompida. Mas passaria, de qualquer forma. Como Beloff talvez passasse ambos, ele que largou em último e estava em terceiro… Aliás, procure por entrevistas do Senna na época. Ele mesmo achou que tinham de parar a corrida. Vocês fantasiam demais. Não se pode falar do Senna sem dizer que ele é um deus, porque automaticamente isso quer dizer que ele está sendo criticado… Vai ser doido assim no hospício, sô.

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Agora que eu vi o comentario do Alan. Muito bem colocado. Simplesmente nao da para entender o que o Flavio Gomes tem contra o Ayrton Senna. Moro fora do pais e posso te garantir, a fama do Senna deveria deixar a todos nos brasileiros muito orgulhosos. Flavio, faca uma pesquisa no Youtube em videos do Ayrton e do Schummi. Vera que ate os “gringos” nao esquecem o que esse cara foi capaz de fazer nas pistas.

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Caro Flavio, o que o saudoso Ayrton Senna lhe fez para nao merecer o devido respeito? Se ele fosse alemao vc o chamaria de genio? Comparar a TR com a Toleman e’ brincadeira. E acho que vc nao sabe como foi a corrida de Monaco em 1984 para fazer uma comparacao tao absurda.
Abracos

RESPOSTA DO FG:

Onde eu faltei com o respeito? Nossa, que gente mais chiliquenta.

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
15 anos atrás

Concordo com quase tudo, menos uma coisa: Comparar uma TR, desenhada por Newey, com motor Ferrari e construída com toda a grana que se fizer necessária à Toleman do Ayrton é covardia. A Toleman usava um motor Hart, 4 cilindros, feito numa oficina que sentiria vergonha da maioria das instalações de F3 daqui. Tinha cerca de 60 cv a menos em corrida, na classificação metiam pressão e ele ía bem, quando não quebrava. Utilizava pneus Pirelli e o chassi ainda era de honeycomb composto com chapas de alumínio, enquanto a maioria já era de carbono. O radiador era na frente e, pasme, iniciou o ano sem auxílio hidráulico na direção, pois a equipe tinha sérios problemas de grana e consequentemente de desenvolvimento. Desculpe Flávio, sei lá, você pode até não gostar do Ayrton ou achar que o que ele fez não foi nada demais, mas com essa carroça ele incomodava Lotus, Ferraris e McLarens. Comparar a TR com a Toleman não dá, aí pegou pesado.

Vinicius
Vinicius
15 anos atrás

Fórmula da polemica: Senna é inferior a x, y…

acho q é de propósito.

em época de “horario eleitoral gratuito” temos aqui no blog as “polemicas eventuais gratuitas”

Zacarias
Zacarias
15 anos atrás

Caros amigos, aposto com qualquer um de que o “espetacular Vettel” chega sequer entre os dez primeiros nas últimas corridas desse ano. Ele ganhou em uma prova totalmente atípica, foi igual o Nelsinho ter subido ao pódio, pelo menos esse ano isso não acontecerá mais. Vcs tão de brincadeeeiraa, como diz o Neto da BAND…………….rsrsrsrs

Jomar
Jomar
15 anos atrás

Fazer o que o Senna fez, durante todo seu trajeto e não somente em uma ou duas provas, deu a ele um único direito: não ser comparado.
Já compararam o que Hamilton fez (pódios e pódios seguidos em temporada de estréia) e o idiota me caga em interlagos, com o título na mão. Senna deve ter dado um tapa na testa, lá no além.
Já compararam com o Shummi, que até ganhou nos números, mas perde de looooonge no carisma e na correção dos seus atos. Além do que, Senna ainda tinha um belo tempo pela frente e poderíamos ter visto uma linda rivalidade.
Já compararam com o Alonso… ai, pelamordeDeus… o cara consegue ser mais chato que o Piquet Pai, sem ser nem 10% do piloto que o Limão era.

Pomba! Vocês não cansam? O cara foi único por uma série infinita de fatores, que uma vitória de um cara numa corrida atípica não chega nem a suscitar dúvida ou questionamento a uma pessoa minimamente razoável e QUE NÃO PRECISA PENSAR NUMA PAUTA SENSACIONALISTA NUM DIA EM QUE NÃO HAVIA MUITO A SE ESCREVER!!!

Coisa ridícula.

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Eu me junto aqui com os indignados com a comparação Vettel x Senna 84…

Muito me espanta um cara das antigas escrever isso… Lá pelos idos de 80, as equipes menores tinham uma vida muito difícil, sem grana…

Não tenho estatísticas para comprovar (alguem me ajude)… mas em uma volta no seco, o Toleman-Hart devia ficar uns 4 segundos atras dos melhores carros… Já a Str atualmente fica no mesmo segundo…. (A volta do Bourdais em SPA, ficando em 1. no treino Q2 não te disse nada, Gomes???)

Não, vc não refletiu com calma Gomes, quando falou que o Vettel fez mais que o Senna em Monaco.

A briga entre as equipes em 2008 se resume a quem aquece melhor os pneus, estratégia, um pouco de suspensão e aerodinâmica… os motores estão todos limitados a 19.000 rpm, e geram potência semelhante, exceto algumas excessões…

Na decada de 80, havia um abismo entre as máquinas, não dá pra comparar…

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Sem paciência para ler esse monte de comentários. Mas ô Rodrigo Dias, o Prost, aquele narigudo francês que era um Kimi Raikkonen menos talentoso era pior do que o Massa na chuva.

Quanto ao “novo Schumacher”, até agora ele só mostrou andar bem na chuva, ao contrário do titular do nome, que andava bem no seco, na chuva, contra o regulamento, burlando o regulamento, usando o regulamento e tudo mais.

Como já disse o próprio Gomes, o piloto é o que ele fez em sua última corrida. Em SPA, Vettel andou levando pau do Bourdais, nessa ele arrebentou, quem sabe o que ele apronta na próxima?

Portanto, devagar com o andor, o moleque é bom, mas fenômeno? Ainda tem que amadurecer e muito.

Giba
Giba
15 anos atrás

Esse sim é espetacular !!! Dirige uma MInardi melhorada e não uma Maclaren..

Ah, é não é sujo tb.

Roberto Valle
Roberto Valle
15 anos atrás

Tá, eu vou colocar mais lenha na fogueira (molhada?): para mim, quem andou mais em Monaco/84 foi o Stefan Bellof. Que do mesmo jeito tinha um carro ruim (Tyrrel). E iria passar o Senna, se a corrida continuasse. E seria multicampeão se não morresse em Spa. Como se não existe…

pedro bresson
pedro bresson
15 anos atrás

cravei Vettel na enquete sobre quem ganharia a corrida, mas achei que chegaria no máximo em 3°. imaginei que a lesma-sem-sal-invisível do Kovalainen mostrasse algo além da tradicional apatia.

esses finlandeses me irritam, PQP. sou fan do Kimi, mas ele tá ridículo. parece que come uma feijoada e vai pra pista.

Vettel é o novo Schumacher. é assim que a mídia alema está tratando o assunto.

pódio em Monza com hino alemao ao piloto e italiano pra equipe… só faltou o macacao vermelho e aquela carinha de foca do Jean Todt sorrindo lá embaixo, hehe!

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Alguns detalhes….

Vettel não precisou ultrapassar ninguémdiferente de Senna em 84, porém ELE NÃO PRECISOU porque largou da Pole….

Dá uma Mc Laren pro Vettel pra ver se ele não faz pressão em Hamilton….e ai eu quaria ver

Hamilton é maravilhoso, mas desde o início de carreira ele tem tudo a favor….

Massa está muito bem, ano passado jogou pontos fora por ser afoito e arrojado demais, hoje vejo-o mais concentrado e inteiro para o título, e quando a pista secou ele começou a andar tanto quanto Hamilton, que chegou, mas não passou Massa…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Massa é nova geração na F1 nos últimos 7 anos, que é o tempo que ele está na F1.
Ele está lá a mais tempo que Raikkonen e Webber, para vocês verem.
Ele é da Geração de Heidfeld e Trulli, ao meu ver.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
15 anos atrás

Acho que o povo que se doeu com o comentário do Gomes em relação ao Senna em 1984 tem que levar em consideração que todos os grandes estavam com motores turbo e ele de aspirado o que, naquela água, era um motor mais dócil. E que o Belloff estava mais rápido que ele e vinha em terceiro. E também guiava um aspirado. Existiam grandes chances do Belloff passar todo mundo e vencer a corrida, se ela tivesse durado mais 10 voltas. Mas, com diz um amigo meu gringo “F1 is IF spelt backwards”. Ficamos sempre no se, se, se e o que vale é o que está na pista. Vettel venceu hoje e pronto. Acho muito fácil cair na conversa do Galvão de “Ferrari, Newey e Ascanelli”, como se isso justificasse alguma coisa, facilitasse pro lado do Vettel. Tem gente boa em todas as equipes e, no fim das contas, o que vale é o que você faz com o que tem na mão ali no momento. A Toro só não é a pior equipe do grid, como a Minardi era, porque equipes como Force India e Honda conseguem ser ainda piores.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
15 anos atrás

Vettel matou a pau. Com certeza, sua vitória em Monza na 22ª corrida, do jeito que foi, com o carro que tinha, é um mérito maior que Senna, Prost, Schumacher, Villeneuve, Piquet, Alonso e etc conseguiram em suas carreiras quando iniciantes. Torci muito no ano passado, quando ele acabou batendo no Webber. Hoje, ao ver o Vettel vencendo o GP, percebi que fazia muito tempo, no mínimo uns 20 anos, que eu não torcia tanto por um piloto. Senna, claro, é o titular anterior desse quesito. Ao vê-lo no pódio, chorei. E minha mulher tirou o maior sarro da minha cara, marmanjo chorando pela vitória de um alemão, enquanto o Massa do Galvão se arrastava em sexto com uma, olhe só, Ferrari… Talvez seja a empolgação do momento, mas eu não me recordo de ter visto ao vivo na F1 um feito tão fantástico quanto esse. Com certeza, amanhã recorto e guardo o jornal, como fiz com todos os grandes ídolos que apareceram nos últimos 30 anos de F1. Esse cara me fez lembrar porque que diabos eu acordo cedo todos os finais de semana pra ver esses carrinhos dando 50 voltas em uma pista de 5Km…

Geilson
Geilson
15 anos atrás

Sinceramente, FG, não entendi porque você quis fazer essa alusão ao Mônaco/84. Sua explicação para justificar essa corrida “histórica”:

“Vettel ganhou uma prova que teve, ao seu final, as duplas de Ferrari, BMW Sauber e Renault na pista. Ganhou de todos sem depender da sorte, de um acidente improvável, de uma barbeiragem alheia. Nada disso. Largou na pole, controlou a corrida e pronto.”

Em Mônaco/84 os carros e pilotos “top” não estavam correndo quando Senna chegou em segundo?

Outra: Você escreveu “Ferrari, BMW Sauber e Renault”??? Cadê a Mclaren? Só ela vale pela BMW e Renault juntas! E não sei se você reparou, mas desde que a F1 voltou para a Europa, em especial nas últimas corridas, a STR vem tendo uma melhora considerável de rendimento (isto sim, você deveria ter analisado antes de levantar questões polêmicas assim)…

Você não coloca na sua lista o Hamilton devido ao carro bom que ele sempre teve, mas… A STR não é uma bomba há um bom tempo. Até o Bourdais (este sim, era considerado uma bomba no início do campeonato) está com um rendimento melhor. Acho difícil essa melhora de rendimento ser apenas dele e não do carro…

Eu sei que você se impressionou com o Vettel desde que ele treinava para a BMW, mas, sinceramente, fica difícil de acreditar, pelos argumentos que você citou, que essa corrida será tão lembrada quanto a de Senna em Mônaco/84.

Sds,
Geilson.

Carlão
Carlão
15 anos atrás

Só pra fazer coro com a Fernanda e completar, a Toleman era dez vezes pior que a Toro Rosso. Se Senna saiu no meio do pelotão é por que o braço e pé do cara eram diferenciados. Qualquer outro largaria em último ou penúltimo com aquele carro.

drmarcos
drmarcos
15 anos atrás

Vettel em Monza: simplesmente impecável!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
15 anos atrás

Vocês parecem ter memória curta. Lembram-se do grande premio do Japão, quando o Senna largou em 16 e chegou em primeiro, debaixo de chuva. Ele sim era um piloto brilhante, apesar de extremamente arrogante. E o tricampeão Nelson Piquet é que levou a pecha de antipático. Irônico

Fernanda Süssekind
Fernanda Süssekind
15 anos atrás

O que Senna fez em Mônaco foi bem mais impressionante. Vettel largou da pole porque a classificação de Monza foi com chuva. A classificação de Mônaco 1984 foi com pista seca. Senna largou do meio do pelotão, passou todo mundo e teria vencido não fosse a patriotada de Ickyx. Evidentemente, é difícil passar tanta gente em Mônaco. Dentre as vítimas de Senna, ninguém menos do que Niki Lauda. Vettel foi extraordinário e talvez não faça muito sentido comparar dois momentos completamente diferentes. Mas se é pra comparar, a corrida de Senna foi bem mais espetacular. Vettel não fez uma só ultrapassagem. Senna fez várias justamente porque não teve a oportunidade de largar mais à frente. É fácil imaginar o que teria ocorrido se a classificação de Mônaco 1984 tivesse ocorrido debaixo d´água. Senna provavelmente largaria da pole com a Toleman e venceria com mais de 1 minuto de vantagem. Mais ou menos como aconteceu em Donnington 1993. Ou em Portugal 1985. A comparação foi infeliz.

MSM
MSM
15 anos atrás

Essa corrida é para guardar nos arquivos das melhores corridas da F1. Foi ótima, várias ultrapassagens, alguns toques, a chuva que parava e continuava, as táticas das equipes em relação ao uso dos pneus e principalmente pelos 3 pilotos que para mim foram soberbos na apresentação pela manhã: Kubica, que largou em 12º e conseguiu um pódio quase que impossível fazendo uma parada e trocando o pneu na hora certa para o intermediário quando a pista estava secando; Hamilton, que ultrapassou vários carros de tudo qunato foi jeito, usou toda a perícia para andar forte e não perder tempo nas voltas; e claro o Vettel, esse garoto mostrou hoje que tem qualidade de campeão, pilotou com arrojo no começo, quando a chuva estava forte, depois conseguiu abrir vantagem para o Kovalainen e quando a pista começou a secar, foi um dos últimos a trocar o pneu para intermediário (e olha que ele foi o 1º a fazer o pit stop) e mesmo assim se manteve na frente com total controle da vitória. Vibrei muito com a vitória dele e tembém pelo Berger que mereceu esse prêmio.

Edson Naga
Edson Naga
15 anos atrás

Porra Gomes, tem pessoas aqui no Blog q ainda vivem a F1 dos anos 80 sem tecnologia.

O Sr não concorda q Ferrari, Mercedez, BMW, Renault, Honda e Toyota estão a anos-luz na frente da Toro Rosso e Forcea India em evolução tecnologia, pois elas tem mais bala pra desenvolver um melhor tunel de vento em busca de uma melhor performace aerodinâmica.

A Toro Rosso continua sendo mediana igual a Toleman, Arrows, Tyrell e Ligier.

Por mais q os saudosistas ou viúvas continuem achando q o outro brasileiro fez melhor e nunca sera superado, o Vettel ganhou com um carro satélite da RED BULL.

Por mais q a Toro Rosso tenha mais estrutura q a Toleman dos anos, hj vivemos uma F1 totalmente globalizada, ou seja, equipes com montadoras de fábricas estão MIL ANOS na frente em desenvolvimento.

Ferrari08 e Mclaren08 e Mclaren/Porsche84 X Toro Rosso/08 e Toleman/84 continuam com uma diferença brutal de performace. É muita distancia.

Gomes, a Williams precisa abrir os olhos logo? Se não acordar para o mundo moderno e fechar logo com uma grande montadora de carros e melhorar o tunel de vento, vai acabar virando aos poucos Lotus de 88 a 94, ou falência total ! É impossível atualmente ser competitivo na F1 sem o orçamento de uma fábrica.

Flw Gomes.

Heitor
Heitor
15 anos atrás

Grande corrida do Vettel, fantástica, correu com segurança sem cometer erros, e a equipe Toro Rosso também fez tudo direito, todos mereceram esta vitória , e como disse o FG ganharam na pista, das ferrari, mclaren, bmw, renault, toyota e até da red bull, hehehe ….. este garoto tem um futuro próspero.

fernando
fernando
15 anos atrás

sem duvida uma vitoria de campeao,acostumado a ganhar corridas,corrida sem erros e em uma equipe PEQUENA,uma prova q nao existiram batidas graves ou quebras somente uma vitoria de um bom piloto.Hamilton comecou em uma grande equipe,afilhado do dono,fica mais facil vencer,tem meritos e um bom piloto e mostrou isto hoje,mais sera q conseguiria tal feita em uma Toro Roso???????

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Esse moleque vai detonar, esperem prá ver…

Emanuel
Emanuel
15 anos atrás

Concordo com quase tudo. A Toro Roso é hoje uma equipe com carro para brigar do meio para a frente do grid, já a Toleman-Hart de 1984 era um carro fraco que em algumas ocasiões nem se classificou. Abraços.

celentano
celentano
15 anos atrás

Caro FG., concordo em gênero, número e grau com você, a corrida do Vettel foi melhor que a do Senna em Monaco, principalmente porque naquela época todos sabiam que o chassi da Toleman era dos melhores da F1 e em Monaco com chuva o motor não era relevante, os piores se igualavam aos melhores. Abraços e saúde.

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

Não possuo uma hemeroteca, mas costumo guardar reportagens que considero históricas (eleições presidenciais, grandes conquistas futebolísticas e, principalmente artigos relacionados à Fórmula 1). Tenho inclusive a “Folha” de 04 de junho de 1984 com a Toleman de Senna estampada na capa, com a frase: “Senna em segundo, como campeão”. O Jornal da Tarde, da mesma data “manchetou”: “Senna, bela corrida”, com uma foto do Ayrton em meia página da Edição de Esportes. É interessante salientar que Ayrton largou em 13° e completou a primeira volta em nono. A corrida foi encerrada na 32ª passagem, com Ayrton em segundo. (Talvez você não queira comparar as atuações de Vettel e Senna pelo fato da corrida de Monza ter ido até o final, pois quem sabe, se Mônaco tivesse sido concluída Senna pudesse ter feito alguma barbeiragem, não é mesmo?). As matérias de ambos jornais não estão assinadas.
No entanto, encontrei também a matéria de 12 de abril de 1993 (caderno de esportes da Folha) assinada por você. Sua manchete:
“Senna dá outro show na chuva”; Brasileiro guia com perícia e estratégia na pista ora molhada ora seca de Donington Park.
E os dois primeiros parágrafos do texto: ” Ayrton Senna soube que ia vencer o GP da Europa quando acordou ontem de manhã e olhou para o céu. O sol de sábado havia desaparecido. Chovia forte. Era sua única chance de derrotar Alain Prost. As intempéries estão do lado do brasileiro neste início do Mundial de Fórmula 1. Ayrton é o melhor piloto do mundo em pista molhada. Ganhou no Brasil graças a isso. Repetiu a dose ontem em Donington na corrida mais confusa da história, depois de fazer quatro trocas de pneus – embora tenha entrado (aqui eu corrigi, pois você escreveu entrada) cinco vezes no box – , passar uma vez direto pelos boxes, inscrever nos anais da categoria uma primeira volta espetacular e mudar o roteiro de um campeonato que parecia fácil para o francês da Williams. A 38ª vitória de Senna foi uma aula de estratégia e habilidade. Ele largou em 4° lugar e passou, pela ordem Karl Wendlinger, Damon Hill e Prost antes de completar a primeira volta. A ultrapassagem sobre Prost, no começo da prova, foi memorável”.
Donington 93 já foi melhor que Monza 2008. Mônaco 84 não parece algo humano. Então não dá mesmo para comparar. Vettel é apenas um ser humano….

Schummy Forever
Schummy Forever
15 anos atrás

O Vettel fez mais do que o segundo lugar de Senna em 84????? Deixe-me ver se eu entendi!!!! Qual o motor do carro do rapaz na corrida de hoje??? FERRARI!!!! Quem foi projetista do carro do rapaz???? Adrian Newey( sei lá se se escreve assim, rs..rs..!!!!) Falta dinheiro na equipe???? Red Bull!!! meu amigo, é dinheiro até dar uma dor!!!! o cara foi pressionado por alguem???? simplesmente devido à chuva e as más classficações dos Tops, só sobrou o Kova, O Rosberguinho, O Alonso com aquela carroça dele, e etc… Então, Este rapaz que parece muito gente boa chamado Vettel não fez mais do que a obrigação dele, dadas as circunstâncias da corrida. FG, o blog é seu e voce pode falar as porcarias que voce quiser, igual o Milton Neves faz, o que dá uma audiência danada, mas acho que você poderia ser um pouco mais sensato em relação aos feitos realizados por nossos ídolos!

RESPOSTA DO FG:

Ui.

JackSpeed
JackSpeed
15 anos atrás

bravo vettel,que piloto!!ouvir o hino alemao e depois o belo hino italiano com o vettel regendo a la schumacher foi muito legal,a torcida deve ter se ficado arrepiada.foi tudo mto emocionante,so uma constataçao,a rossa nao anda nada no molhado,kimi anda bem na chuva,mas esse carro é hidrofobico.

Edson Martins
Edson Martins
15 anos atrás

Grande atuação de Vettel! Vitória de quem sabe como vencer…
Agora, comparar a atuação dele com a de Senna em 84, pelas circunstâncias das duas provas, é brincadeira… digna de um amador… Mas, como o Gomes é um dos melhores jornalistas do país, é das duas uma: provocação à blogaiada ou anti-sennismo desfarçado de imparcialidade. Qual será?

RESPOSTA DO FG:

Eu não comparei. A gente costuma comparar coisas parecidas, quando tem dúvidas sobre o real valor de cada uma. Eu disse claramente que o que Vettel fez foi MAIS do que aquele segundo lugar de Senna em Mônaco.

Edmilson Fidelis
Edmilson Fidelis
15 anos atrás

Não sei definir o que é pior:

1) O nacionalisno-puxasaquismo-bairrismo-levantador-de-Ibope do Galvão.

2) O anti-nacionalismo-puxasaquismo-anti-bairrismo-levantador-de-ibope dos anti-Galvão.

Não sei se Vettel é melhor que Senna. Nem se é melhor que Alonso. Ou talvez até melhor que o Shumi.

O que importa é que sempre uns querem nos enfiar pela goela um melhor do mundo muito antes que a mínima razão o confirme.

O grupo numero 1 sempre acha um brasileiro.
O número dois sempre contrapõe um não brasileiro.

E para os dois basta um resultado inesperado para alçar o pretenso canditado à condição de gênio.

Menos, moçada, menos.

Ah! Me esqueci. Na F1 o que vale é o último resultado.

Na próxima a Toro Rosso volta a ser somente uma ex-Minardi. O Vettel volta a ser uma promessa. O Hamilton volta a ser o cara. O Massa volta a ser o que não faz nada certo. O Alonso volta a ser o sensacional bicampeão. O Kimmi volta a ser o azarado. O Piquet volta a ser somente ujm sobrenome famoso. O Rubinho… Ah! Esquece o Rubinho…

E podem mudar o parágrafo acima conforme acharem melhor…

Grande corrida do Vettel! Só para não passar batido. Mas sem essa de Shummi II, o retorno.

Também para não passar batido o Kimi disse que a resposta ao Hamilton seria na pista. Qual pista?

Edmilson Fidelis
Edmilson Fidelis
15 anos atrás

Não sei definir o que é pior:

1) O nacionalisno-puxasaquismo-bairrismo-levantador-de-Ibope do Galvão.

2) O anti-nacionalismo-puxasaquismo-anti-bairrismo-levantador-de-ibope dos anti-Galvão.

Não sei se Vettel é melhor que Senna. Nem se é melhor que Alonso. Ou talvez até melhor que o Shumi.

O que importa é que sempre e que sempre uns querem nos enfiar pela goela um melhor do mundo muito antes que a mínima razão o confirme.

O grupo numero 1 sempre acha um brasileiro.
O número dois sempre contrapõe um não brasileiro.

E para os dois basta um resultado inesperado para alçar o pretenso canditado à condição de gênio.

Menos, moçada, menos.

Ah! Me esqueci. Na F1 o que vale é o último resultado.

Na próxima a Toro Rosso volta a ser somente uma ex-Minardi. O Vettel volta a ser uma promessa. O Hamilton volta a ser o cara. O Massa volta a ser o que não faz nada certo. O Alonso volta a ser o sensacional bicampeão. O Kimmi volta a ser o azarado. O Piquet volta a ser somente ujm sobrenome famoso. O Rubinho… Ah! Esquece o Rubinho…

E podem mudar o parágrafo acima conforme acharem melhor…

Grande corrida do Vettel! Só para não passar batido. Mas sem essa de Shummi II, o retorno.

Também para não passar batido o Kimi disse que a resposta ao Hamilton seria na pista. Qual pista?

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Palmas para ele, o garoto é bom! Sério candidato a gênio, mais do que foi, recentemente, Kubica. E, realmente, a familiaridade com o lugar mais alto do pódio é notável. Sem choro, sem os outros pilotos carregando. Alegria, mas normal. Incrível, sem dúvidas.

Só não concordo com comentários do tipo “ganhou em um carro que outro dia foi Minardi”. Gente, a Toro Rosso só tem em comum com a Minardi o fato de estar no mesmo local em Faenza.