MONZADAS (5)
SÃO PAULO (sei…) – Reunidos com o diretor de prova Charlie Whiting, os pilotos estabeleceram novo acordo sobre a questão da devolução de posição e posterior ataque em casos de chicanes cortadas, como em Spa.
Agora, o cara que ganhou a posição e devolveu, só pode tentar passar de novo na segunda curva posterior ao local da manobra.
Ou seja: na Bélgica, Hamilton não cometeu irregularidade nenhuma, à luz do acordo anterior, no que diz respeito ao momento em que atacou Raikkonen para recuperar a ponta.
Simplesmente deveriam devolver os 10 pontos q roubaram do cara.
” Nelsinho Piquet: É a mesma coisa de estar brigando aqui [em Monza], não sair muito bem da Parabólica, pegar um pouco do vácuo do cara na reta e mesmo assim não chegar muito perto. Então, passa reto na freada, sai na frente dele, deixa ele passar, mas aí você já está embaixo do cara…”.
“Se for desse jeito, o pessoal vai começar a cortar chicane aqui, deixar o cara passar e na curva seguinte já vai estar do lado dele. Então, você acha que isso é justo?”.
Excelente exemplificação, perfeita argumentação.
Extraido do Blog F1: http://blogf-1.blogspot.com/
Pois é, tanta discussão há uma semana, e ninguém chega a um consenso.
Na minha humilde opinião, depois de tanto falarem e ter aquele que não respeitou o que era dito nas entrelinhas, foi como se chegassem em Monza e alguém perguntou: ENTENDEU OU QUER QUE DESENHE??
Parece que tiveram que desenhar…
Eu torço contra o Felipe.
E mesmo assim, acho que a punição foi absolutamente correta.
É ridículo afirmar que apenas os ufanistas defendem a punição.
os comentaristas da toda poderosa pensam que somos uns idiotas. O RL disse que o lauda (tricampeão mundial) estava maluco em achar a punição da bélgica um absurdo. depois disse que a opinião que a punição foi correta era unanime entre a imprensa mundial. Sei…
Opinião de reporteres e pilotos ingleses no caso Hamilton X Raikkonen, não valem de nada!!!!!!!!!!!!!!!!.
Acontece que todo mundo sempre passou a mão na cabeça do Hamilton e achavam sensacional as suas pataquadas.
Só sei que a grande maioria dos pilotos da formula 1 estão de acordo com a punição, e não foi a primeira em cima do Hamilton, se não mudar vai ser uma eterna promessa, como foi, Alessi, Patrese, Elio de Angelis,Coulthard,Eddie Ervine, Frentzen , etc , que eram considerados repidíssimos e se não morreram, não ganharam nada!!!!!!!!!!!!!
Sem comentários, já esta ficando chato esta babaquice em torno do mimado do Hamilton.
A imprensa é quase unanime e os pilotos também em reconhecer que a puinição foi justa.
Portanto vamos deixar de querer discurir o sexo dos anjos.
E neste exato momento debaixo de chuva o genio do Hamilton não andou nada e vai largar em 15º.
Felipe vai tentar a pole, para mim é o que vale.
Fantástico como um fato que deveria ser corriqueiro, obteve esta dimensão de discussão… também pudera! Aconteceu nos momentos finais de uma prova. Porém, vou participar da polêmica com uma opinião… você no lugar do Raikkonen iria diminuir a velocidade esperando a devolução da posição? Se sim! como de fato aconteceu…não era de esperar que o Hamilton freiasse ao invés de reduzir sua velocidade para em metros atacar para passar?
Uma equipe que a dois anos atrás estava participando como coadjuvante…de repente vira protagonista…então descobre-se a espionagem, sabese-lá se a única vítima tenha sido a Ferrari…vai moldar seus pilotos de acordo com suas práticas..ou seja, não importa os meios…
a Maclaren na época do Senna com J.Ramirez era outra, esta que esta aí, prateada,foi até uma boa forma de refletir o que ela nunca deveria ter se transformado…Ron Dennis na sua procura de um novo Senna, se perdeu na boa prática de respeitar os adversários e disputar o campeonato de forma honesta. Ele já viu os olhos de Senna em Raikonnen, agora deve ter visualizado Senna em roupagem chocolate…
continuo tendo certeza que a FIA e seus comissários deram uma patada na Mclaren e no Lewis e principalmente pra deixar o campeonato mais embolado com a equipe Ferrari que gosto tanto em boas condições na pontuação …… afinal pensando bem uma semana depois teriamos o GP de Monza e certamente com a punição a Ferrari com Massa praticamente empatada na classificação podem contar 20 mil pagantes a mais na torcida……. Agora mudaram as regras e deixaram mais claras, o que deveria ter sido feito em março no inicio da temporada…… Pode ser que por causa disso a Mclaren tenha alguma chance no seu recurso ou então receba uma punição menor tipo segundo lugar pro Hamilton……….
Quem acha que a punição dada ao Hamilton foi justa,ou entende muito pouco de corridas,ou e’ ufanista abobado,ou ainda torce para a Ferrari sem criterio.De tudo que foi falado ,seja dos comentaristas ou torcedores,quem mais entende acredita que foi injusta.A vitoria foi roubada simplesmente.
hoieuhaOIHEoiaHeoiAHE
nunca vi tanta gente tocando o pau no hamilton.. cara nao fez nada de errado…
parece q têm raiva dele..
é isso ai flavio.. como ngm nao quér nada a fia vai la e fala q a partir de agora tem q esperar o cara respirar pra atacar denovo HOEIAHOEIUAHIOEH
sempre ocorreu o que ocorreu em spa e nunca ngm falou nada..
nao sei pq a ferrari a abriu a boca numa tentativa de ganhar algo, e ganhou, imporam essa “nova regra”…
a fia/comissários tem q rever seus conceitos
Foi o que eu escrevi anteriormente, para mim o Hamilton não errou, só achei que ele foi afobado e poderia esperar a 1ª curva e dar o bote descendo a ladeira embutido no Kimi. OS comissários nem iam se importar com a cortada na chincane.
Caro Gomes,
Não faz o menor sentido o que você está falando. Você sabe que existe um código de conduta, não-escrito é claro, e ele deve ser seguido. Mas a histeria da imprensa, você incluído, foi tão grande que eles se sentiram na obrigação de falar tintim por tintim. O Hamilton tirou vantagem da situação e isso é fato. Se outros deveriam ser punidos por conta da largada que sejam então. Mas lembre que a disputa de posição era um momento crucial da corrida e não há como comparar em termos de importância com a largada.
Saudações
Muito bem pessoal, polêmica foi feita pra isso, ou seja “causar polêmica”. Vamos deixar de lado tudo isso e nos concentramos quem sabe, -e eu espero que seja-, na vitoria do Massa no domingo.
Saudações pra todos.
A Fia apenas clarificou e reforçou, esse costume é tradicional e é falado no briefing.
O Hamilton deu uma de mané e não tem razão.
Foi punido não somente porque teve vantagem, foi punido por cortar a chicane.
Quando o piloto devolve adequadamente os comissários relevam.
Se acharem que não devolveu adequadamente eles ferram o cara.
Como o Hamilton parece não entender, a Fia resolveu clarificar e explicar tim tim por tim tim e formalizar um costume mais velho que andar para frente.
piloto bom, com carro bom e chance boa de passar… isso é prepotência?
volta, Keke Rosberg!
don gomes meu caro,
a “segunda curva posterior ao local da manobra”, no caso de Spa, seria a amada Eau Rouge, e nao a La Source.
fica aqui provado por A + B que HAM errou e mereceu ser punido.
c.q.d.
RESPOSTA DO FG:
Sim, só que isso vale a partir de Monza. Não valia na Bélgica…
O acordo apenas explicita como devem ser cumpridas as regras, com se desfaz da vantagem obtida. Pilotos não escrevem os regulamentos.
Enfim, isso PROVA que hamilton estava errado em SPA.
E que essa discussão toda é mero exercício de retórica.
Concordo com o Suricata, a prepotência do Hamilton é tamanha que tiveram que escrever qual o procedimento para devolver a posição! talvez precisem de uma lousa (fica chato quadro-negro)para o entendimento do rapaz.
Em todos os anos que acompanho a F1 nunca vi tanta discução por nada, quem já correu ou ainda corre sabe como se portar na pista.
Não vi ninguem em defesa do Glock que tomou punição semelhante!
é isso aí Suricata!!!!!!!!
Hamilton foi punido justamente. Tendo ou não acordo de cavalheiros, Hamilton foi beneficiado ao passar reto na chicane. Ele nunca estaria em posição de ultrapassagem se não fosse isto.
O que Hamilton fez estava errado! Só que algumas pessoas só entendem o que está escrito ! Na inglaterra, não existe constituição escrita, mas todos sabem os preceitos legais ! Ele sabe que errou, mas não admite porque ainda é um moleque, que precisa amadurecer para tornar-se um verdadeiro campeão ( se não morrer antes, pois uma hora a sua irresponsabilidade pode lhe causar um acidente mais grave…).
Os novos acordos realmente só provaram que o Hamilton não fez nada errado. O que ele fez em Spa, só AGORA está errado.
Foi o Charlie Whiting que falou!
“na segunda curva posterior ao local da manobra.”
Mais uma vez……
No treino das 5 da manhã em SPA, TODOS deram de gato nas áreas de escape.
Deu no que deu.
Hj., no treino das 5 da manhã, só passou por cima quem estava pendurado mesmo, sem numas de treinar.
Seria bom saber, se na reforma de Interlagos, aquela curva que foi construida entre a 1 e a 2, vai ser asfaltada e pintada tbm.