NO ESCURINHO (12)
SÃO PAULO (não acabou) – Um blogueiro indicou (sorry, não anotei o nome), e é legal ver este vídeo. Aos 2min35s, está destacado o mecânico que aperta o botão do pirulito eletrônico, dando o verde a Massa na saída do pit stop em Cingapura. Aí ele nota “A Grande Cagada” e volta para o vermelho. Só que àquela altura já era tarde, Massa já tinha engatado e acelerado. Seu tempo de reação ao verde foi melhor que o de Usain Bolt nos 100 m rasos.
Talvez se fosse um pirulito de verdade, o meca pudesse dar uma pirulitada no capacete de Felipe, que irritado pararia o carro para lhe dar uma porrada. Isso evitaria que ele arrancasse a mangueira, deixando de protagonizar aquela cena dantesca nos boxes.
Foi o que fez o cara da Red Bull com Coulthard, e funcionou. David brecou e não arrastou ninguém.
Sobre o pirulito eletronico:
É tão bom que não serve pra nada
Por favor chamem o Dr. Frankstein e ressucitem o Raikkonen.
Ele esta mortinho, mortinho, ohhhh coisa deprimente….
O link não está funcionando, o YouTube removeu. A mesma reação do mecânico pode ser vista neste outro video: http://www.youtube.com/watch?v=FEHt3kuihAw
Flávio, pouco foi falado dos desastres do Kimi. A *erda da Ferrari fez a burrada do Kimi se esquecida. Têm um video do kimi batendo, escuta o que o narrador fala no finalzinho (bum): tp://sportshocks.blogspot.com/2008/09/video-singapore-go-raikkonen-crash.html
admitir
Sou brasileiro, com muito orgulho, mas torço para o Hamilton,podem adimitir, o Hamilton é muito mais piloto do que o Felipe Massa!!!!!
Viva Hamilton!!!!
Hamilton é o cara!!!!!
Muito melhor do que o Massa!!!!
Vcs se lembram como era o “lolly-pop” do Alemão?
Um espelho convexo, onde dava pra monitorar a mangueira e o tráfego no pit lane. Se não me falha a memória, passou a utilizar isso depois da falha do mesmo que aprontou isso com o Massa.
Não dependia da equipe, ele mesmo fazia suas luzinhas vermelhas e verdes…
A Falha foi técnica.
Não precisa ser muito esperto para bolar um sistema que impeça a luz verde se acender enquanto a mangueira ainda estiver espetada no carro.
não sejamos injustos: como o cara vai dar sinal verde (ou levantar o pirulito) se estiver do lado esquerdo do carro, ou seja, praticamente dentro do box?
Acho melhor a Ferrari mudar o nome de de pit-stop para pití-stop. O piloto pára e tem um pití… Papo sério, agora. Foram encher o saco do Max Mosley pq ele quis dar umazinha diferente. O que fazer com a Ferrari, então? Seguram o Felipe parado, metem-lhe uma mangueira (com gasolina para arder mais) e depois mandam o pobre rapaz sair correndo com ela engatada. Isso é humilhação com requintes de crueldade! Depois o Mosley que é chamado de bizarro…
Complementando o pensamento, se não fosse o fato do erro da Ferrari com o Massa, a corrida estaria pagando 10 pontos para o Massa e seria invertido a diferença que esta agora. Portanto o Alonso não teria ganho a corrida, mas chegaria ao pódio.
Vamos ser práticos, o Alonso levou por estar no lugar certo (13º)na hora certa. Entrou no box na 12º volta e a batida do Piquet aconteceu na 15º, foi aberto o Pit na 17º volta e aí ele pulo para quinto lugar, mas os que estavam a sua frente não tinha feito o Pitstop ou fez com os boxes fechados, recebendo punição e perdendo posições. A vitória caiu no colo do Alonso, o Galvão narrou sua vitória na 35º de 61 voltas, apesar da sua qualidade como piloto, assim foi só se manter na pista. O que não é fácil.
E ainda dizem que o Raikkonen não e um bom segundo piloto… Ele que deve ter dado um toque pra Ferrari: “Alô, é da Ferrari? Eu gostaria de comunicar que tem um carro de vocês no acostamento dos boxes. Isso! Bem no finalzinho. Olha, melhor mandar alguém socorrer o motorista. Ele tá com cara de louco e tá quebrando tudo dentro do carro”.
Se eu fosse o mecânico, descia o Piru-light na cabeça do Massa, acho que não seria tão ruim.
A Ferrari usa o pirulito pelo menos desde o GP da China de 2007 (www.formula1.com/gallery/race/2007/785/) conforme foto no Site F1 oficial.
O Urubueno é pé frio, quando estava narrando Olimpíadas o Massa ganhou duas…
O Rubens Barrichelo continua com problemas aerodinâmicos, não consegue arremessar a balaclava, o vento ganha dele sempre…
O que o mecânico estava fazendo do lado Direito do Carro ele não devia estar no lado esquerdo ?
Boa, Igor!
E olha quem reabastecia! Ele, Nigel Stepney!
Mas vamos ser sensatos aqui. Este lillop-man estava na equipe desde 2000, pelo menos, e participou diretamente de todos os títulos de Schumacher na Ferrari. E quantas vezes ele errou? Estão certos Montezemolo e Massa ao darem uma moral ao cara.
Hamilton pilotou como campeão do mundo. não fosse a sorte de Alonso e Rosberg, ele teria ganho a corrida.
Espera lá!
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL777776-15011,00-MECANICO+DA+TRAPALHADA+EM+CINGAPURA+E+O+MESMO+DE+ERRO+COM+SCHUMACHER+EM.html
O Federico não viu que a magueira insistia em ficar no carro? Não, Não viu. A foto propva que ele estava no lado errado do carro e não viu.
volto a dizer, a grande cagada do fim de semana não foi da Ferrari… foi do Rubinho (ou será Burrinho ?)… jogando a balaclava no rio…
Agora que a poeira está abaixando, talvez possamos avaliar com menor paixão os acontecimentos.
Concordo com a maioria quanto ao fato de que complicaram algo que funcionava rázoavelmente bem, com uma “traquitana tecnológica” de duvidoso desempenho e, por consequência podem ter arruinado o campeonato.
Contudo, o que não é “traquitana tecnológica” na f1 ???
São milhões de dolares investidos anualmente em novas tecnologias com o unico objetivo de ganhar centésimos.
Deste ponto de vista, talvez façam sentido as declarações de Domenicali. Na verdade, não descarto a possibilidade de vermos outros sistemas parecidos surgirem nos outros boxes, tão logo o sistema seja suficientemente aperfeiçoado e demonstre reais vantágens.
O video tá off Flavio…
Bom, informo a ROBERTO que a Osella não tinha nada de cóipia da Ferrari. Quem teve um carro vermelho, com a pintura bem parecida foi a Scuderia italia/Dallara.
Sobre a cagada, tem gente dizendo que o bico da mangueira agarrou, mas num foi não, o cara do botãozinho resolveu apertar o treco no meio do abastecimento sem mais nem menos. Se agarrou depois é meio óbvio, com um puxão daquele não é de espantar que empene a bagaça toda. Surpresa foi o bocal ainda ter funcionado na outra parada.
Rs…ainda bem que nao tinha ondulações no piso para provocarem faíscas….pq senão…..rs
Não é de hoje que o “Federico Uguzzoni”, mecânico chefe da Ferrari apronta…
Schumacher já sofria em suas mãos há tempos também.
http://www.independent.co.uk/sport/motor-racing/mclaren-punish-schumachers-error-717176.html
Boa tarde Flávio e rapazaeda do blog!!!!Alguns comentários sobre a corrida:
1 – Alonso, sem dúvida nehuma, é o piloto mais completo da F1 atualmente, pois une duas, aliás 3 características imprescindíveis para um campeão: muito talento, experiência (hora certa de saber atacar ou ser mais cauteloso) e sorte (pra quem acredita em sorte!).
2 – O fim de semana tinha tudo para ser perfeito para o Felipe Massa: volta fantástica no treino de classificação (com a faca entre os dentes, como todos nós brasileiros gostamos…) e domínio absoluto da corrida até o momento do safety car e da lambança da Ferrari (os amigos do blog já esgotaram os comentários a respeito, nada mais a declarar.)
3 – Quando o Hamilton estava em quarto, atrás de David Coulthard, comentei com meu pai que os torcedores do Felipe ainda poderiam ter esperanças quanto a um mau resultado do inglês, pois achei que ele partiria deseperadamente para cima do veterano. O garoto me surpreendeu: foi conservador e pensou no campeonato (característica muito elogiada em Felipe Massa).
4 – Ainda dá pro Massa ganhar o campeonato, mas a partir de agora ele tem de torcer para Hamilton voltar a sofrer da “síndrome de Nigel Mansell” e também contar com a ajuda de Kimi ou com uma evolução do carro da Renault neste fim de temporada, para que o Alonso consiga andar entre os dois.
5 – Na sexta postei um comentário após a primeira sessão de treinos, no qual me perguntava se o Alonso era de outro mundo ou o Nelsinho tinha muita dificuldades de se adaptar às pistas que não conhecia ou se ele é muito fraco! Acho que fui muito duro naquele julgameno, mas sem sombra de dúvidas, o garoto ainda não estava preparado pra assumir um carro de F1! ( realmente foi de dar pena quando após a batida ele pediu desculpas aos integrantes da equipe pelo rádio, “sorry guys”).
6 – No mais, a se destacar os desempenhos do Rosberguinho (agora nós estamos vendo o porquê dele ter “roubado” a vaga do Nelsinho na Williams) e mais um desempenho consistente do “Golden Boy” Vettel.
Um abraço a todos!
Aposto que agora vão colocar um sensor no encaixe da mangueira que diga para o pirulito eletronico não acender o verde enquanto a mangueira estiver presa ao carro. (Não precisa de nenhuma tecnologia do outro mundo pra fazer isso)
Ironicamente o acidente mostrou uma vantagem que o sistema eletrônico pode vir a ter sobre o pirulito convencional.
Essa eu vi na hora durante a corrida. E os 3 Patetas dizendo que Massa tinha saído com a luz verde. É claro que não deu tempo do Massa perceber que a luz tinha voltado pra vermelho.
De qualquer forma, a questão não foi nem a luz verde ou vermelha. O problema foi a mangueira que ficou presa e que faria Massa perder tempo do mesmo jeito. Claro, que menos tempo, óbvio, mas que faria ele provavelmente perder a liderança da corrida.
Deixando as pirulitadas de lado, a reação do Massa depois da corrida foi de um autêntico campeão. Não esperniou, não saiu do carro chorando, não ameaçou ninguém da Ferrari de morte, foi muito ponderado. Na corrida esteve impecável até o SC e a sua volta de qualificação foi sensacional. Valeu mais do que todas as voltas mais rápidas do Kimi no ano…
Como disse em outro post :
-Pois é Milton e Romeu, parece que o problema da Ferrari é sexual ; afinal magueira, pirulito , biela, nada funciona .
2- parece que quem escalou o time do Palmeiras hoje foi o Domenicali, e quem desenhou o engate do bocal foi o Luxemburgo, e quem apertou o botão foi o nosso inesquecível Geraldo MAgela, o ceguinho. Tá feia a coisa.
Completando :
3- por onde anda o Aloisyo “frexa di prata” quando precisamos dele e seus comentários equilibrados?
4- o trio para da dura : GB, RL e LB vai ganhar um quadro no Zorra Total .
off topic de segurança :
5- Cuidado quando passarem sob a passarela da estação Euzebio MAtoso na MArginal Pinheiros; ontem por volta das 20:00 horas passei por lá e uma baita pedra atingiu o teto da bandida, causando um estrago considerável.
Dú e Saloma , estou vindo de uma reunião importante, mais detalehes dos novos patrocínios do FG a seguir. Sobre o novo piloto , o insuperável Allan também .
Pirulito eletrônico: 10 mil Euros.
Salário do controlador do Pirulito: 5 mil Euros.
Um campeonato jogado pela janela por falta de atenção: NÃO TEM PREÇO!
só queria entender o que a Ferrari tem contra o Sutil. largam os carros em cima dele no pit lane, abalroam por trás, rodam na frente dele…
O sistema de reabastecimento precisa ser revisto, tem se tornado freqüente a mangueira ficar travada.
Não é só questão de se perder corridas. É facil alguém morrer nisso.
Flávio,
Lamentável o ocorrido…mas fazer que??
A Ferrari e o Piquezinho fizeram tudo errado ( a não ser para o seu companheiro de equipe)
O jeito é correr atrás do prejuízo, e , como vc disse, o Raikonnen tem feito as melhores voltas em todas as provas, faz o inverso que o Massa fez em Interlagos para ajuda-lo.
Bota ele de “coelho” com o Massa logo atrás…o Hamilton com certeza irá “perder a cabeça”.
Abs
nao consigui ver o video, não está mais disponível. agora fiquei curioso!!!
Não dá mais pra ver o vídeo : /
Flavio Gomes, você acha que já viu tudo???
Entra no site do ‘La Repubblica’ e dá uma olhada no ícone para comentários na notícia sobre o erro da Ferrari. Os caras estão culpando o MASSA pelo erro no 1º pit stop!!! Esses italianos são cegos ou loucos?
Acho melhor o Felipe arranjar um assento na Mclaren ou na BMW, se quiser ser campeão do Mundo!
Massa, o melhor piloto de 2008. E nessa corrida o Lewis pilotou como um bundão…
Sobre a afirmação de q no lugar do Massa, o Ayrton ainda teria pontuado, já chega né… Tudo bem q o Senna era um Deus, mágico, q pilotava sem caixa de marcha, com Jesus no colo e se vendo por fora do carro, mas ontem o Felipe perdeu um tempão nos boxes, pagou drive through, teve pneu furado… Sem contar q depois da lambança toda o cara desaba completamente. O Felipe é um piloto do mundo real, e q tem se mostrado uma pessoa nobre. Não vejo pq ficar torcendo contra.
Gomes como sugestão, um texto sobre a atitude do Felipe pós corrida. Quando ao encontrar o “cara do pirulito” que chorava copiosamente, fez questão de confortá-lo e abraçá-lo. O Felipe está se mostrando um cara de excepcional caráter.
Gostei dos comentários dele dizendo que chegou e abraçou o cara para dar apoio a ele.
Esse massa é frio pra cacete, tomara que aconteça igual depois da Hungria e ele volte vencendo!!!
O adversário do Massa nunca foi o Hamilton, a Ferrari sempre foi o grande inimigo. Se fosse por desempenho o brasileiro já estária em situação confortável e a Ferrari comemorando mais um título. Quando o Massa errou (pouco), os italianos correram a pedir sua cabeça. Quando a equipe erra (muito), tudo é perdoável. Coitado do mecânico ele é humano. Italiani, pernaquia per tuti, catzi en culo vostro.
Camarada Gomes
O Felipe precisa aprender a reclamar quando a equipe erra como o Alemão fazia, senão perde o respeito.
Exige o Pirulito que todos os outros usam pois está provado que é mais seguro e acabou o problema!!
Na DTM também usam um aparelho desses. No fim, o erro foi humano mesmo. E não foi o “erro do título”, foi pior: “mais um erro” que custou o título.
Aquela Ferrari de 1992 a 1995 está de volta. Com a diferença de que pelo menos ainda sabem fazer bons bólidos. Ainda…
CADE O CLIP????
Pena que o video já esta off, mas acho que se fosse o pirulito ia ser igual com o David. Quando inventam moda onda não precisa sempre fica mais facil pra dar merda, no começo achei que era bem melhor esse sistema, mais vendo bem o videozinho é uma merda, porque no caso de dar algo errado fica dificil parar.
Xiiiiiii, tiraram a cagada do ar…
O Geraldo Nunes disse uma coisa interessanrtíssima: o aumento do número de acidentes – incluo aí os incidentes – nos boxes.
Flávio, bom dia. Postei este vídeo para ver se o pessoal enten- desse o que havia se passado. O pirulito eletrônico funciona bem, tanto que a Ferrari o utiliza a quase um ano se não me engano, porém, a high-tech ferramenta, não conseguiu prever o infortúnio de ter por exemplo, o travamento da mangueira de reabastecimento, que para mim, foi o que aconteceu. Tanto é, que neste mesmo vídeo, vocês podem ver que os mecânicos têm um enorme trabalho para retirar a mangueira. Nesta, o Massa ficou vendido, não teve culpa alguma. No fato dele ter quase batido com o Sutil, caramba gente, ele tinha sido liberado para sair dos boxes, queriam que ele fizesse o quê??? Tirasse o capacete, saisse do carro e fosse até a faixa de pedestre??? Quanto ao fato dele ter atravessado o boxes e ter parado ao final deste, ele fez o correto, colocou o carro em um lugar seguro, que evitasse de tomar uma punição do tipo de uma desclassificação. Os mecânicos também fizeram o correto, esperaram acabar a muvuca das paradas para aí sim, atravessar os boxes inteiro para poder recuperar a mangueira.
Têm certas críticas que os torcedores de futebol fazem aos pilotos de F-1, que as vezes é eu acho que é por pura falta de ter o que fazer.
P.S.: antes que me ataquem, não torço para o Massa. Prefiro o Lewis ” Mansell” Hamilton e o cachaceiro do Kimi “Hunt” Raikkonen .
O grande problema que ocasionou esse erro não foi do mecânico que acionou o botão verde. Claro que ele errou, mas erros iguais ao dele são constantes na F1, mas aí o mecânico bota o pirulito na cara do piloto e não se perde tanto tempo…
Vide o abastecimento do Coulthard. Só que no caso da Ferrari, o que gerou essas dimensões absurdas foi o uso do sinal eletronico, quando o mecanico voltou o sinal por vermelho, Massa ja tinha passado há tempo.
Ou coloca esse sinal mais pra trás pra ter mais tempo pro piloto ver (o que acho q nem adiantaria muito, pois a partir do verde, o piloto se concentraria na saída dos boxes) ou volta pro tradicional e eficiente pirulito.
No fim das contas, se a ferrari perder um mundial de pilotos e contrutores às custas de uma luzinha verde fora de hora vai sair MUITO, mas MUITO caro
O vídeo não está abrindo…