MENU

segunda-feira, 6 de outubro de 2008 - 13:02Indy, IRL, ChampCar...

O COMEÇO

SÃO PAULO (tudo tem um) – Um processo movido por Emerson Fittipaldi contra Helio Castroneves pode ter sido o estopim das investigações que levaram ao indiciamento do piloto brasileiro por sonegação de impostos e evasão de divisas nos EUA. Emerson foi empresário de Helinho, mas levou um chega-pra-lá quando assinou com a Penske.

Briga de gente grande. Está tudo no material de Victor Martins no Grande Prêmio.

33 comentários

  1. Maria disse:

    Brasileiro fala demais mesmo sem saber! Para começar, Helio CAstro Neves jamais quis cometer crime fiscal, como comenta o mau caráter Emerson Fittpaldi e seus advogados em sua delação premiada. Nem vou tecer comentários sobre isso, porque alguém que se rebaixa a este patamar por vaidade, não merece mais comentário algum.
    Helio jogou sim no limbo o fato de ter sua carreira gerenciada por Emerson, por um simples motivo, que os sabichões que aqui escreverm, mas que não sabem de nada, precisam saber: Helio estava absolutamente sozinho na última corrida do campeonato, achando que continuaria sua carreira na próxima temporada na mesma equipe, quando o cozinho de sua então equipe, o avisou que a equipe estava falida, e que Helio estava sem time. E onde estava o Emerson????????????? Curtinho o pelourinho……não estava nem aí! Não deu a menor satisfação, sequer ligou para o Helinho, deixou-o nervoso, sem time, e tendo que correr a 250 km por hora na última corrida do campeonato. Foi quando, lamentavelmente Greg Moore morreu, e aí sobrou a vaga da Penske para o Helinho. Bem, o que vcs fazem quando alguém importante os deixa na mão???? Então, por favor, vamos fechar a latrina, porque acreditar em tudo o que dizem é burrice demais! Esse negócio de falar do Emerson como nosso piloto, nosso ídolo……bem, seus títulos caíram do céu, e o que vcs sabem sobre o caráter dele? Vão cuidar da vida de vcs, e só falem se souberem de alguma coisa real.

  2. JOSERENATO disse:

    De santo esse pessoal não tem nada. Pilotos na hora de folga e empresários inescrupulosos no restante do tempo. É só lobo….. Mas tem muita gente que vai para a cadeia neste caso!!!!!!

    O último romântico da F1 foi o Nelsão Piquet. De lá para cá só “profissionais” do asfalto!!!!! Como a F1 era amadora e os pilotos ganhavam pouco. Era só prazer em correr!!!!!!!!

  3. alvaro disse:

    até parece que o Emerson é “santo”….lobo comendo lobo….voltemos a fazer as contas da era “sugar” e vão ver que a viuva pagava a conta para os brothers brincarem e colocarem no bolso, pois “de grátis” o Emerson nunca fez nada na vida.

  4. Dan Gurney disse:

    Ótima reportagem… acrescentando, parece que quando Greg Moore faleceu, Helinho ofereceu seus serviços para o Penske, (e não ao contrário) sabendo que tinha um contrato de 2 anos com Emerson, que por sua vez tinha o contrato com a Mercedes.
    Com a quebra, Emerson ficou na mão, alem de não receber nada do Helinho.

  5. pedro bresson disse:

    desconfio que o sr. castroneves irá arder no mármore do inferno por um bom tempo.

    victor martins já tá de contrato assinado com o “notícias populares”. parabéns pela reportagem. fácil de entender e comecar a julgar os culpados.

  6. Bruno Merlin disse:

    Independente da culpa por sonegação de impostos, uma baita hipocrisia de organizadores da Indy e críticos de plantão, que buscam expulsar Helio do convívio e da participação de atividades por causa de um comportamento pessoal.

    Privação de liberdade por sonegação fiscal é um abuso da sociedade atual. Trancafiar cidadãos não é solução para nada. Mas que deve ser cobrado caro, financeiramente, isso deve.

    Enfim, já não temos liberdade para mais nada mesmo. temos que seguir regras, regras e regras e nos submeter à hipocrisia alheia.

  7. Joel_RS disse:

    Bah, mesmo se teve “assessoria” pra fazer tanta lambança ele vai se ferrar bonito.
    E, parabéns ao Victor Martins pela matéria.

  8. MSM disse:

    E ainda passou o Emerson para trás. Agora, é muito claro que ele agiu com assessoria neste caso, ele não parece que tem o conhecimento para elaborar um plano tão complexo como este, mas mesmo assim ele deverá ser preso por aceitar e participar deste esquema. O que mais impressiona é a participação da irmã e parece, que de mais alguém da família. A carreira dele nos EUA acabou.

  9. sérgio barros disse:

    O problema foi de português: mais um que confunde ambição com ganância….além de mal-assessorado….

  10. Carmem disse:

    Parabéns ao Victor. Matéria excelente. E as coisas começam a ser esclarecidas.
    Abraços!

  11. Pedro Jungbluth disse:

    Como já disseram, parabéns para o Vitor Martins pela ótima matéria, esclareceu tudo pra todos.

  12. Renato Rogano disse:

    Victor, eu li o processo e nele há a menção de que a Coimex começou suas atividades como Cisa, e não quem fez as operações – a Cisa é só citada neste momento. Todas foram feitas em nome da Coimex.

  13. vitão disse:

    como disse antes, o HCN só caiu porque fez um esquema amador, foi mau aconselhado, e deixou o caso do Emreson seguir em frente . As vezes um mau acordo é melhor que uma boa demanda, porque sai mais barato. Deu no que deu.
    (Não que eu apoie a sonegação, mas tem uma bruta diferença entre evasão e elisão fiscal. Faltou assessoria decente, ou apostou na impunidade) .

  14. Josaurelio disse:

    A velha mania de querer levar uma ‘vantagenzinha’ mais. Se me perguntarem, cadeia nele. Se não me perguntarem, cadeia nele também !
    Embora seja necessária uma ressalva: Helinho não tem competência nem pra entender esse esquema, que dirá pra bolar uma coisa dessas. Mas aproveitou ‘as sobras’

  15. Victor disse:

    O repórter fez um bom trabalho, mas não pode cometer erros de identidade.
    A acusação americana cita a Coimex, mas faz a ressalva que quem fez as operações foi uma subsidiária a Cisa Trading, que por sinal é maior como trading do que a Coimex.
    A Coimex detém apenas 30% da Cisa Trading, no site da Cisa tem a composição da diretoria. http://www.cisatrading.com.br
    Não custava nada um telefonema para perguntar quem recebeu os 90% do patrocínio de volta
    . A acusação americana diz que foram os executivos, o MP do Brasil diz que foi a empresa. Se a acusação americana estiver certa e provar, os executivos da Cisa roubaram a empresa e sonegaram aqui e lá.
    O MP americano não é besta, omitiu os nomes da diretoria da Cisa na acusação do Helinho para que o piloto possa delatá-los e conseguir delação premiada. São peixes maiores que um piloteco dançarino.

  16. Ronald disse:

    O Emerson iria levá_lo para a F1, parece-me que iria encaixá-lo na Toyota, logo quando ele foi formada.o próprio Emerson disse issso, na época do fim da parceria dos dois.ele estava em ascenso, mas acho que ele preferiu a vida boa nos EUA.agora estão encaixando nele………….hua,hua!!

  17. sergio disse:

    Pelos valores pagos de fiança por cada um dos envolvidos nesse golpe, eu acho que o “chave de cadeia” deve estar colaborando com a justiça americana, e por isso o valor que coube a ele ser tão irrisório. É claro, irrisório para um advogado americano. Agora, existem certas informações que são protegidas por lei e só podem ser confirmadas, se já existisse um processo formal, algo que só agora, foi instaurado. Alguém resolveu falar porque deve ter se sentido lesado, o trabalho foi grande e não muito bem remunerado; tentou alterar para mais o que foi combinado, não deu certo. Se houve algum tipo de chantagem também não deu certo. Então, o “deep throat” resolveu cantar a sinfonia completa para o Tesouro.

  18. Jobson disse:

    De qualquer forma já é uma mancha na carreira de Hélio Castro Neves. A Acusação parace que tem sentido; eles não fariam isso tudo na base do achismo. Ele se diz inocente mas, parece que tem culpa. O jeitinho brasileiro não funciona em outros países!!!

  19. fofoqueiro disse:

    Vítor Martins, por favor, na CBA, não e não …

  20. [adams] disse:

    A matéria é sensacional. Parabéns ao Victor Martins!

  21. fe disse:

    A matéria está fantástica. Depois de ler a matéria, acho que esse embrólio todo parece barbeiragem de advogado. Imaginemos que o advogado vende o seguinte serviço: me contrate (sorry, não achei verbo melhor) para gerir seus contratos (ih, de novo) que eu consigo fazer de uma forma “legal” onde vc economiza no pagamento de impostos. Pq realmente não acredito que um leigo consiga fazer tal esquema em montagem e administração de contas e empresas.

  22. Valdir disse:

    Não sei não, acho que nessa história vai acabar sobrando pra Penske também

  23. HC disse:

    Castroneves Justiça evasão de divisas Fittipaldi Miami Penske Seven Alan Miller Fintage Fortis holding Panamá Katiucia LLC Delaware offshores Coimex sonegação de impostos Suíça

    !!!!!!!!!

    onde o rapaiz se meteu!!!!!

  24. Guto disse:

    Meus parabéns ao Victor!
    O cara é um repórter investigativo de primeira…
    Estamos precisando disso no esporte (A CBA que o diga…).

    Quanto ao caso, se ele sonegou tem que pagar. Num é porque é piloto que vou defender um crime. E lá a coisa funciona. Principalemente quando é assunto financeiro…

  25. sempre me pergunto aonde o cabra desnterra as coisas. e a resposta que encontro são sempre sobre trabalho bem feito…

  26. Rodrigo Tossato disse:

    Pelo menos o Emerson foi um grande piloto, já o Hélio foi um bom pilto e péssimo em negócios…me pergunto: o que leva uma pessoa a se meter em um negócio tão dantesco como este? ainda mais na posição que ele tem, talvez se tivesse se concentrado mais na pilotagem do carro do que do negócio fosse hoje um piloto muito melhor…lamentável a confusão em que ele se meteu…e família também…

  27. disse:

    Tô fora, isso é biribinha perto do que tem pra frente.

  28. JOSE RENATO disse:

    Baseando na matéria do VM, ele vai para a cadeia mesmo!!!!! Lá quem sonega, pga caro.

    Ahhh como seria bom se o Brasil fosse assim!!!!!!

  29. Rogério Magalhães disse:

    Caraca, o rolo é muito mais embaixo…

  30. Anarquista disse:

    O Victor Martins destrinchou o imbroglio como ninguem. Parabens a ele a a equipe do GP pela reportagem.
    Quanto ao caso: onde tem muita grana sempre dá m…a.

  31. Marcos Reis disse:

    Nossa mãe!!! Colisão em sentido contrário a 400 km/h cada… Vai sobrar alguma coisa disso pra contar a história???

  32. Doutor Marin disse:

    Camarada Gomes

    O Mestre enterrou a carreira do pupilo…

    … e por causa de uns trocados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>