SOBRE HINOS E MUSAS

SÃO PAULO (nunca vão desistir disso?) – Recebo outro e-mail, informando que Fafá de Belém vai cantar o Hino Nacional antes da largada em Interlagos. Nada contra Fafá, muito pelo contrário. É boa cantora e, além de tudo, foi musa da garotada na minha época.

Muito bonita, braços fortes, seios fartos, virou até apelido de carro. Quem não se lembra do Fusca “Fafá”? Quando a VW mudou as lanternas traseiras do Fusca, aumentando seu tamanho, imediatamente o carrinho foi apelidado de “Fafá”. Quer honra maior? Aliás, a VW chegou a usar o nome de Fafá sem autorização numa campanha publicitária criada pela Almap, e no ano passado pagou uma indenização de R$ 350 mil à cantora. Justo.

Não lembro direito quem mais cantou o Hino nas edições recentes do GP em Interlagos, acho que a Ivete Sangalo foi uma, um cara do Jota Quest, outro (se bem me recordo, errou a letra). Não gosto, mesmo, é dessa mania de copiar os americanos, com performances solo para hinos. Também não gosto muito do jeito marcial das bandas militares.

Na verdade, acho que não gosto mesmo é de hinos!

Que venha a Fafá, então. Pelo menos tem algo a ver com carros.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Juliano Cafe
11 anos atrás

Adoro a Fafá!

delcio marim
delcio marim
11 anos atrás

O que falta neste país é patriotismo do povo brasileiro.O americano valoriza seus símbolos e sabe o significado que eles representam.Fafá de Belém é a única cantora que transborda beleza e emoçao ao interpretar o Hino Nacional.

antonio M Coello
antonio M Coello
13 anos atrás

adoro Fafa de Belem
Acho que e a quintaesencia do mulherio. Pouco há como ela neste mundo. Ela enobrece e eleva a categoria de sublime quanto faz… que grande artista Deus é por nos dar, também, seres assim!

cbdellon
cbdellon
15 anos atrás

Penso que o Hino nacional e os demais devem sim fazer parte nao so de eventos mais tambem do dia a dia nas escolas, creches entre outros. O brasileiro por nao valorisar seus símbolos e nao saber o verdadeiro significado deles e que acaba igual a voce perdido num mar de ipocrisia, tem dó ne.

BEATRIZ COELHO
BEATRIZ COELHO
15 anos atrás

ABRI UMA COMUNIDADE NO ORKUT… PARTICIPEM… ISSO TEM QUE ACABAR…”A FAFÁ NÃO PODE CANTAR O HINO’

Maurice Stambouli
Maurice Stambouli
15 anos atrás

Por que sempre cantar o Hino Nacional (muito belo por sinal). Que o cantem em eventos oficiais.

Para este, e muitos outros, eventos (futebol e esportes em geral), o “hino ” a ser cantado deveria ser AQUARELA DO BRASIL.
Muito mais alegre e tem a cara do Brasil.iuiuiu.

Jorge Lima
Jorge Lima
15 anos atrás

O simbolos nacionais( bandeira, hino, dinheiro), não podem ser alterados, é lei, e ainda vão botar a gasguita da muier pra cantar. ô saco. deviam eram botar todo mundo nada cadeia.

Marcio Cordeiro
Marcio Cordeiro
15 anos atrás

Se nao me engano,é obrigatorio por lei em qualquer evento esportivo internacional no Brasil que se toque o hino nacional.

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Flavio,
O Antero Grecco tem essa mesma opinião, ele sempre comenta que nos jogos de futebol, ao invés do hino, deveriam colocar uma melodia do cancioneiro popular de cada país.
Tipo, Aquarela do Brasil, Tarantela para Itália, e por aí vai, o que você acha dessa idéia ?
Abs !

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
15 anos atrás

O comentário tem muito mais a ver com a foto do que com o tema em si.

Uma coisa era certa na época dos LPs: as capas não eram simplesmente capas. Eram verdadeiras obras de arte.

Hoje, na era dos CDs, temos cada capinha sem graça…

Roberto PE
Roberto PE
15 anos atrás

Tô com o Daniel. Acho nosso hino o máximo e me arrepio toda vez que escuto. Também acho que devíamos dissociá-lo do período do regime militar.

Agora, copiar o modelito americano, com a Fafá – ou qualquer outra(o) cantando – …sem noção.

Enfim, acho que patriotismo, sem hipocrisia, sem demagogia, é ótimo para qualquer país…

Giba
Giba
15 anos atrás

Não gosto das letras dos hinos ! De nenhum país !

E, o pessoal que está no autodromo num tá nem ai pro hino tb .

Caca
Caca
15 anos atrás

Houve um Gp Brasil recente em que Margareth Menezes cantou o hino, agora não sei precisar o ano.

E chega de anglicismos, Gomes! O nosso “Pac Man”, aqui no Brasil, foi rebatizado de “Come-come” no lançamento do jogo.

MARCOS JOY
MARCOS JOY
15 anos atrás

SANTO DEUS, EU NÃO TENHO PACIÊNCIA PARA ISSO NÃO, HEIN, FAFÁ. IVENTE SEMGRAÇA!!!!EITA POVINHO SEM NOÇÃO

Douglas
Douglas
15 anos atrás

Nojento

Varlei
Varlei
15 anos atrás

O Hino Nacional tem uma letra bonita, mas e muito longo, enche o saco, só de me lembrar que tinha que cantar todos os dias antes de entrar na escola , ja me da diarreia,e pior que quando alguem errava tinha de começar tudo de novo,era um verdadeiro pé no saco, eu gosto daquele hino, BRAVA GENTE BRASILEIRA,LONGE VÁ TEMOR SERVIL,OU FICAR A PATRIA LIVRE…………., este sim deveria ser o hino oficial do Brasil, O HINO DA INDEPENDENCIA.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Realmente, esse tipo de ritual patriótico na abertura de eventos corre um risco enorme de cair na chatice e no ridículo. E pior, se deixarem transparecer que estamos tentando imitar os Norte Americanos, é prá vomitar. Toca um hino nacional orquestrado e bem tocado que fica bom demais.

Belair
15 anos atrás

…baixa com bustão…só podia ser Vitão…hahahahah

Samuel - Puma GTI
Samuel - Puma GTI
15 anos atrás

Anotem aí, meus caros amigos do Gomes. Se a Fafá vai cantar o Hino, o Felipe Massa nem precisa correr que já perdeu. A Fafá é o maior pé frio do mundo, seca tudo. Diretas já, morte do Tancredo… é capaz do Hamilton quebrar e no final, na última volta, o Massa que faria os pontos necessários vai cair posições e marcar só seis pontinhos, insuficientes!!!! Vade retro, Satanás. Vamos fazer uma vaquinha e pagar para alguém sequestrar a Fafá no domingo e só soltar depois do fim da corrida… Vaquinha é juntar uns cobres, antes que um engraçadinho aproveite a piada feita !!!

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Vergonha alheia, é assim pra mim quando vejo alguém cantando o Hino Nacional em solo. Passo vergonha sozinho quando começa, ao ponto de mudar de canal. Podiam me poupar de passar vergonha e parar com essa mania que não é nossa.

Romeu
Romeu
15 anos atrás

Huummm! Sei não!
A Fafá é reconhecidamente “pé frio”.
Esse hino cantado por ela antes da prova, pode jogar as esperanças ferraristas no lixo…
Em todo o caso, não custa nada torcer:
Forza Ferrari!

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

Acho o hino brasileiro muito bonito. Acho que a Fafá canta muito bem e já mostrou em várias oportunidades que o canta melhor que todos. Acho que esse negócio de copiar de americano é besteira, afinal nada se cria tudo se copia. Os japoneses vivem copiando e todos sabem e nem por isso deixam de comprar o Corolla. Acho que quem não entende a letra deve voltar a estudar, se é que estudou um dia. Acho que quem diz que não gosta de hino nem sabe do que esta falando. E acho que chamar o filho da p. do Netinho para cantar a porr. do hino do corínthians em forma de pagode tem tudo a ver com o nível prisional brasileiro, que não perderá essa corrida por nada.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
15 anos atrás

Essas interpretações do hino nacional são ridículas.
Fica parecendo que as cantoras estão com dor de barriga mesmo.
Um desses comentaristas da TV deveria ter peito de falar isso.
Mas não, falam que estava maravilhoso.
São mentirosos. Nunca vi ninguém que goste disso.

Rogerio Lessa
Rogerio Lessa
15 anos atrás

Eu acho o Hino do Brasil super lindo, na verdade me emociono com ele, especialmente se é cantado depois da corrida, no podio, com a nossa bandeira no lugar mais alto.
Prefiro o nosso hino,! Já escutaram a porcaria inglesa?
Muitos blogueiros que frequentam esse blog (desculpem a redundancia) preferem o hino da Inglaterra.
Realmente nao gosto dessas cantoras cantando o hino, especialmente a Ivete Sangalo, muito chato (apesar de gostar muito da Fafá).
Por que nao colocar os nossos deuses da guitarra Armandinho e Pepeu Gomes para tocar o hino? Ia ser super bacana!

Phillipe
Phillipe
15 anos atrás

O cara do Jota Quest errou o hino numa Mil Milhas, não?

vitão
vitão
15 anos atrás

Era conhecida como “baixa com bustão,” analogia que se aplica ao motor do veículo também….

Rique Racer
Rique Racer
15 anos atrás

Dia desses vi uma entrevista da Fafá no Jô Soares, fiquei impressionado como as “lanternas” tinham diminuido. Me lembrei que quando lançaram o Fusca Fafá (79 mod. 80) , começaram a chamar os com as lanternas menores de Rita Lee. Hoje as lanternas da Fafá estão mais pra Rita Lee, ou talvez nós estejamos acostumados com as lanternas turbinadas, que mais lembram carros tunados argh!!! para os carros, não para as lanternas turbinadas.

emanuel
emanuel
15 anos atrás

ABSOLUTAMENTE CAFONA,,,,SEM GOSTO,,,BAIXARIA TOTAL ESSA DE CANTAR HINO EM PROVA DE F1? EXISTE OUTRO PAIS QUE FAZ A MESMA PERFOMANCE???/CARETISSE TOTAL,, BRAZIL ACORDA,,,ESTAMOS EM 2008….
SENHORES ORGANIZADORES,,,,ISSO E SER MASOQUISTA .
NAO,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,!!!

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Pior que isso só o sambinha eletronico do pódio. Parece musica daquele cantor de forró que toca como se fosse a banda toda no teclado…

Bugre
Bugre
15 anos atrás

A emoção de ouvir 80 mil pessoas cantando o hino é unica. E isso só acontece quando o hino é tocado da forma normal, tradicional. Quando Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Fafá e outros cantores estragam o hino ao vivo, o publico fica sem conseguir acompanhar, apenas ouvindo aquela ladainha. O publico começa com “Ouviram do Ipiranga…” e a Cantora canta “OuviiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiraaaaaAAAAAAAAAaaaaaaAAAA do Ipiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaangaaaaaauuuuuuauuuuuaaaaaa…” Ridículo. Deveria ser presa.

Geraldo
Geraldo
15 anos atrás

Me lembro da Fafa de Belém cantando o hino, ao piano, na morte do Tancredo Neves (faz tempo …) Agora, a foto da Fafa também deve ser daquela época ….

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Agora o Felipe Massa pode dizer adeus ao título.

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Su-hinos

Fred
Fred
15 anos atrás

A Fafá cantando o hino marcou época. Tenho uma amiga (juíza) que a imita: é de rolar de rir.

Agora, o hino é ininteligível para quem nunca estudou direito a letra: acho o hino brasileiro bem interessante, apesar de longo demais.

Marcos
Marcos
15 anos atrás

Existe uma lei (5.700/71 – sim, do regime militar) que regulamenta a execução do hino nacional. Existe um padrão que não pode ser alterado:

“Art. 24. A execução do Hino Nacional obedecerá às seguintes prescrições:

I – Será sempre executado em andamento metronômico de uma semínima igual a 120 (cento e vinte);

II – É obrigatória a tonalidade de si bemol para a execução instrumental simples;

III – Far-se-á o canto sempre em uníssono;

IV – Nos casos de simples execução instrumental tocar-se-á a música integralmente, mas sem repetição; nos casos de execução vocal, serão sempre cantadas as duas partes do poema;

Art. 34. É vedada a execução de quaisquer arranjos vocais do Hino Nacional, a não ser o de Alberto Nepomuceno; igualmente não será permitida a execução de arranjos artísticos instrumentais do Hino Nacional que não sejam autorizados pelo Presidente da República, ouvido o Ministério da Educação e Cultura.”

Se a lei é ultrapassada eu não sei, mas é completamente ignorada…

Jovino
Jovino
15 anos atrás

A Fafá começou imitando a Gal Costa, mas depois adquiriu personalidade própria e tornou-se uma grande cantora, um pouco brega, mas quem não o é também um pouco.
Conseguiu um controle emocional muito forte quando cantou na televisão o hino nacional brasileiro após a morte de tancredo neves, num momento de muita comoção nacional e era a musa que simbolizava as mudanças que o Brasil queria.
Eu gosto de alguns hinos, o Brasileiro, o Francês (the best), o Italiano e o Americano.
Jovino

Hugo Becker
15 anos atrás

A Ivete Sangalo cantou em algum desses anos, não cantou?

Cara, eu acho isso tão ridículo… fico imaginando a cara do Räikkönen e do Hamilton assistindo à cena…

Brasileiro não perde essa mania ridícula de fazer as coisas “à brasileira”, achando que está causando um baita frisson às outras pessoas…

Tá é causando vergonha alheia, isso sim.

Virgo
Virgo
15 anos atrás

A tal interpretação pessoal assassina a música e desrespeita a lei que regulamenta a execução da melodia (“é proibida a execução de quaisquer outros arranjos vocais ou artístico-instrumentais do hino”).
Nosso hino é muito bonito, me referindo à melodia, mas tem que ser tocado naquele andamento (semínima igual a 120 e em si bemol), que lhe dá uma conotação vibrante. Do jeito que a Fafá canta dá a impressão que ela está com dor de barriga!

Tiago Pastorello
Tiago Pastorello
15 anos atrás

olha o que eu achei.

Lanternas da Fafá e da Volks.

http://www.cabecadecuia.com/imagem/materias/374ebec561dc875a69c55fc8deb9ee54.jpg

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

gosto do hino nacional brasileiro, mas essa idéia de cantar solo é ridícula mesmo… talvez dê certo no estado unidos pela melodia ou qq outra coisa, mas aqui não dá…

e só pra constar, fafá cantou o hino nacional na morte de tancredo neves…

Tiago Pastorello
Tiago Pastorello
15 anos atrás

Fafá.. humm..
Poe uma foto que mostra as “lanternas”da Fafá…hehehehe [2]

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Porque não chamam o pessoal do ídolos para cantar o hino????

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Gostaria de ouvir nosso hino ao final da prova.

Antes, é só encheção de saco.

Daniel
Daniel
15 anos atrás

O Hino Nacional é muito bonito, não sei o porquê dessa bronca com ele. Bom, na verdade acho que sei, e até compreendo. Todos aqueles que viveram sob a égide do regime militar abominam os símbolos nacionais, assim como os alemães rejeitavam qualquer demonstração de patritismo até pouco tempo atrás.

Mas não podemos relacionar para sempre um hino tão antigo e belo com um período tão curto de nossa história.

No mais, concordo que performances solos para hinos não são legais, nem com o nosso, nem com qualquer hino (a não ser que o original seja assim). O hino americano já foi cantado de milhares de maneiras diversas, ou seja, cada um faz o que quer com ele. Prefiro que seja simplesmente tocado. É um hino bonito, assim como o francês, o inglês, o italiano, o chileno, o português (às armas, às armas…).

Falando em hinos, outra dia um gaúcho me disse que eles são o único povo que sabe cantar o hino do Estado. Se for verdade, acho muito legal, aliás é por isso que o Rio Grande do Sul é o que é.

Mas veja Gomes, poderia ser pior. Se a emissora oficial tivesse a palavra final, ela tocaria, com orquestra e tudo, o tema da vitória antes da corrida. Prefiro o Hino Nacional.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
15 anos atrás

Ridículo. Playback do Hino resolve.

Eric
Eric
15 anos atrás

FG
Poe uma foto que mostra as “lanternas”da Fafá…hehehehe

Squa
Squa
15 anos atrás

Não entendo nada tecnicamente de hinos, mas nomeupontopontodevista (tudo junto conforme a nova ortografia), a interpretação pessoal do hino assassina o mesmo. Ela já cantou o hino, se não me engano antes de um jogo, eu era criança e já achei ridículo. Posso estar errado, mas hino é hino, tem um rítmo, um arranjo, sei lá, um padrão. Igual a bandeira, eu não posso fazê-la verde, rosa, vermelho com estrelinhas prateadas escrito qquer coisa que eu ache agradável.

jugger
jugger
15 anos atrás

ARGH!!! é por estas e outras que a humanidade ruma para o buraco….

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Essa parada de tocar hino é uma palhaçada ! Até qd um piloto discute com outro é em italiano ! ( Alonso*Massa / Nurbugring).

Eu sempre repito exageradamente esse termo, mas ñ tem jeito … o mundo tem muita viadagem …fala sério … a equipe, o motor é tudo italiano … a parte de lubrificantes/óleos é duma empresa anglo-holandesa ( tem hífen!?)

Sobre a bela cantora e seus seios fartos , maldito Gugu !
O Título do post deveria ser : ” Punheteiros das antigas!”

Latinhas p/ todos !

Senise
Senise
15 anos atrás

Não gosto do Hino do Brasil. A melodia até que é bacana, mas a letra é ridícula, ininteligível.

Mas tem alguns hinos de futebol que são bacanas. O hino da Portuguesa, versão Roberto Leal. O do Flamengo, o do Grêmio.

Mas, claro, um Hino é o mais belo de todos: o da gloriosa Sociedade Esportiva Palmeiras. Torcida que canta e vibra por nosso alviverde inteiro!