2, 24 e 6
SÃO PAULO (intenso, o dia) – Bem macacada, estréia de carro nunca é fácil. Mas o Meianov estreou hoje, ou ontem, porque já passa da meia-noite. E, no balanço das horas, foi bem, até. Motor, câmbio e chão ótimos, nada a reclamar. Vamos precisar mexer na carburação, ele está um pouco amarradinho, ainda. Mas tem boa velocidade de reta, sobe as ladeiras e assim que eu aprender a usar todas as marchas de forma eficiente, deve vir mais tempo. É que no #96 eu só usava terceira e quarta, e o Meianov pede segunda, terceira, quarta e quinta.
Falando em tempo, nem sabia que estavam cronometrando hoje, e ele virou 2min24s6. Já é mais de 10s mais veloz que o #96, e acho que vai a 2min20s no fim de semana, que era meu objetivo inicial para esses primeiros passos soviéticos em Interlagos — aliás, foi a primeira vez que um carro soviético de corrida andou em Interlagos desde antes de Lênin, uma honra.
Mas para chegar nos 2min20s precisamos resolver o problema sério de freios, que já me fez batizar Meianov no muro do fim da Reta Oposta, onde cheguei razoavelmente rápido e o bicho simplesmente não parou. Acabei rodando e esbarrando a quina esquerda da traseira no concreto. Quem viu de fora ficou impressionado, mas de dentro não foi nada muito assustador. Deu uma amassadinha simpática, e felizmente não quebrou a lanterna. Ainda bem, porque senão teria de ir a Praga comprar outra.
Depois que bateu voltei aos boxes andando normalmente e meus mecas me explicaram que a regulagem do freio traseiro eu mesmo tenho de fazer de dentro do carro na alavanca do freio de mão. Não é lá muito fácil ou prático, mas a tudo o homem se adapta. Se tem gente que vive na Sibéria e come arenque defumado, por que eu não posso usar o freio de mão de vez em quando? Tudo é questão de costume.
Tirei umas fotos do amassadinho, mas coloco depois, agora estou cansado.
Ah, uma coisa legal demais fizemos hoje, ou ontem, e deu certo. O pessoal do iG arrumou um celular ultra-plus-super que filma e transmite ao vivo para um determinado site. Fixamos o bonitão no santantônio e a transmissão funcionou. O que quer dizer que, sábado, vai ser possível ver a corrida ao vivo na on-board do Meianov. Dá apra acreditar? Tem um delayzinho, mas é uma experiência interessante. Depois passo os links direitinho.
Chegando tarde mas…..lembra na despedida do #96…..eu cantei de prima 2.25….heheheheheh
Errei por 0.4 só……carai……
Vem sim FG,2.12.
É só acertar o chão.
apenas como comparação o Astra GSi vira em 2’16 e o Golf GTI em 2’14
Calma, Flávio, o negócio do Cerega e do Vitão é te aborrecer p/ ver se você afunda o pé com aquela fé xiita só de raiva… mas ainda acho que a briga na pista vai ser só entre o Meianov e o dodginho…
Hasta mañana!
Sendo chato e cri-cri:
Arenque defumado se come na Scandinavia. Ou no Mercadão.
Na Sibéria se come Omul defumado.
…não, não sei direito o que é Omul. Um parente do salmão provavelmente, mas nunca fomos apresentados.
Pô FG, nun esquenta não; faz de conta que você está em Londrina, encarna o Pacman e desce a bota uai, vamos estar torcendo por você. E ne m precisa mandar, que já tou indo……
Rogério, é isso mesmo!
Vitão, na hora da panca, ele deve ter dito: Puta Merda…………..
Ceréga, nada de vc. andar. Temos um piloto-pseudo maluco em acertar a coisa.
Alfredo, verdade que o Fabinho Souto Maior, que via fazendo o S com o Pinheirinho de lado com Dodginho é que vai andar no seu lugar amanhã?
Po, essa do streaming da corrida deixou muita gente curiosa pelo jeito. Eu sou um dos que ficaram muito curiosos e ansiosos pra ver.
Boa sorte na corrida!
Boa sorte!
Pra você FG e o Meianov.
Abraço.
Долгая жизнь и радость Meianov.
Mas taí, FG!!!
Essa tal deitação de regra de quem tá do lado de fora (principalmente eu) é pra isso mesmo, aborrecer voce o suficiente até encher o saquinho, até voce dizer “ah é? Então senta e vai ver!”
Sento na hora!
O Vitão não, que ele não cabe.
Agora sério: Se me excedi, foi mal. É só a zoação habitual, mesmo. E não é só o parto complicado, até estar tudo direitinho demora, haja quilometragem e experiencias. E vai chegar nos 2:10 fácil, pelo jeito o carro é bem nascido.
Pô, FG, fica falando de transmissão on-board ao vivo na internet e aí a galera daqui de Sampa fica com preguiça de ir ao Templo Sagrado, hahahahahahaha… mas eu vou preferir ver ao vivo, passando na minha frente (e provavelmente sendo captado pela minha brava, heróica e viajante câmera digital, hehehehe…).
Agora, o russinho tá arisco, hein? Bota um cabresto nele e daí sim senta a bota e chega nas exigências do Cerega, porque na verdade é o que a gente quer… só para tu depois soltar outra daquela famosa frase da despedida do #96, hahahahaha…
Até amanhã!
Ai, ai, ai… Com o perdão dos matusas que já postaram, vou dar minha opinião: prá mim, o problema é aquela pecinha (sem trocadilho…) que fica entre o volante e o encosto do banco….
Pobre Meianov….
E agora, me dêem licença, que eu vou ver se meu visto para a Sibéria ainda está válido….
[ Brincadeiras à parte, FG, boa sorte, prá ti e pro #69 ! Vou acompanhar pela internet, torcendo prá que os dois cheguem ao final bem colocados e, principalmente, inteiros. ]
Coitado do LADA…!
DODGINHO virou em : 2, 24 E 2
AG
Olá Flávio!
Eu estava em Interlagos ontem e tirei algumas fotos suas!
Acredito que sejam as primeiras do Meianov. Foi no treino das 18h, já que eu não ví você andando no das 16h.
Não sei como faço para te enviar as fotos….
Boa sorte com o carro (que ficou du cara……..)!
Abraço
O pedal de freio está baixo? Ta usando cilindro de roda do Fiat 147? Se sim, ele só é igual por fora, por dentro o mecanismo é diferente. O do Lada possui mecanismo de auto-regulagem. Fiat 147: http://www.autosoft.ru/online/acat/data/vaz/2101-02/g107.gif
Ziguli 1980<: http://www.autosoft.ru/online/acat/data/vaz/2120/c150.gif
Puxa, eu ia dar uma dica sobre os freios, mas com a comida de toco ao Vitão e ao Ceregatti, desisti… Mas, só uma pista: válvula equalizadora do Monza antigo. Atenção: do Monza antigo, e não do novo, hein? :)
Boa sorte na corrida!
Ah Flávio, não fica chateado com o Vitão e o Ceregatti, desculpa dar minha opinião mas parece que para eles é impossivel se conformar apenas em alcançar algumas metas, isso está cheirando uma torcida muito grande por trás destes comentários no seu blog, para dar tudo certo. Sabe como é, toda a expectativa de uma estréia gera ansiedade e muita torcida, ainda mais o 69 que teve problemas em Londrina, e às vezes ela vem em forma de uma pequena cobrança. Claro, não duvido que você já percebeu tudo isso e está até brincando, é só mais um humilde comentário no seu blog.
Flávio, então o 69 já foi batizado, pelo menos foi no treino né. Treino é para essas coisas mesmo, e se você forçou na freada, já da tempo de corrigir o problema. Vou tentar aparecer lá no sábado e torcer pro 69 ao vivo, parabéns pela estréia. Só você mesmo para conseguir uma torcida organizada em torno de um carro, afinal a maioria torce para pilotos e não para carros. Uma façanha que praticamente só a Ferrari conseguiu.
Mas com certeza torcemos pelo piloto também, não é como disse certa vez o Ricardo Patrese, que na Itália em primeiro lugar sempre vem a Ferrari, e muito depois os pilotos italianos. Afinal, o 69 sem o seu piloto Flávio Gomes, também não tem graça. É como batata frita sem sal, sem graça!!
Boa sorte sábado, estaremos torcendo.
Cerega, é isso mesmo, como disse o Dan Gurney : “se está totalmente sob controle você não está sendo suficientemente rápido” . Controle é coisa de comunista. Neo-liberalismo automotivo já, libera o meianov das amarras estreitas da física newtoniana e passe para a física quântica. Vale o recado : aperta o da direita, com força . Será que a almofadinha do assento escorrefou igual a Londrina?
RESPOSTA DO FG:
Posso ser honesto com vocês, Vitão e Cerega? Às vezes essa deitação de regra, de quem está do lado de fora, enche um pouco o saco. Vocês sabem bem o que é um carro de corrida. E como o parto é difícil. Que tal um pouco de paciência? O carro tem um dia de vida e vocês já estão, de novo, me achando um pseudo-piloto, por conta de uma rodada. Haja… Sorte que vocês são amigos, senão os mandava à merda! Hahaha!
Com certeza vc deve estar usando o N95 da Nokia que faz streaming pra Internet…
Bem pensado mesmo!!!
Flavio Gomes já pode ser considerado a versão russa-tupiniquim do Ralf Schumacher.
Daqui a pouco vão apelidar o muro de ‘muro do FG’.
O Flávio tá seguindo à risca o ditado ‘Nóis capota mas num breca’
“Nóis capota mas num breca”
Dizem que numa certa praça, um telão foi montado:
http://thomashawk.com/hello/209/1017/1024/Selling%20Russian%20Vodka.jpg
FG,
Vida longa # 69.
Ps.: Flavio é possível colocar mais alguma informação sobre a programação de sabado.
Estas experiências de shakedown com carros (ou carroças) de corrida são sempre inesquecíveis.
É a primeira vez que ouço falar em usar a alavanca do freio de mão para controle de balanço de freios!
Gomv e Meianov, boa sorte aí! Boa estréia!
Rodar é normal quando se está conhecendo os limites. Mas que dá dó, isso dá!
Gomov, o senhor foi pra Praga e só trouxe um par de lanternas?
Problemas com o marchas????? Põe um câmbio sequencial do Corolla com “Shift Gate” e mudanças no volante. Parabéns pelo carro e pelo tempo.
Pra cima deles(e não do muro) #69!
Então, vamos lá, com pressa:
– Motor, chão e cambio ótimos? Então não está suficientemente rápido. Carro de corrida beira o desconforto, nada fica sob controle total. Prefiro pensar que foi apenas um primeiro contato.
– Meta de 2:20? Apenas 4 segundos abaixo da primeira experiencia? De jeito nenhum, tem que ser bem mais ambicioso, coisa como 2:14, dez segundos abaixo do primeiro dia é um tempo bem ousado, nada de economias nessa hora.
– Freio traseiro desregulado e rodou em linha reta, beliscando o muro? De novo, FG? Igualzinho tua rodada com pneus frios na Deka? Se está transferindo carga demais para a frente pode ser até a dianteira afundando em demasia, bump em excesso ou rebound lento… Ou aquela traseirinha indócil que certamente vai se manifestar, perdidinha na mão de um notório piloto de carro dianteiro…
Como sempre, duvido de tudo que voce disse, só pra contrariar. Passo a concordar contigo caso sente eu mesmo em seu banquinho e experimente o Meianov para minhas conclusões, à luz do dia ou na calada da noite… Aí volto a ser apenas imparcial, e não exigente como agora.
E nem comentei esse negócio de 5 marchas. Isso me lembrou o RB e seus botões, francamente…
Como sempre, permaneço com o equipamento completo no porta-malas, pronto pra sentar no primeiro banco que aparecer.
Aproveite que não cobro nada, só seu desempenho…
Ô inveja.
Mexer na carburação? vai além dos 120 hp então?
Esse celular no São Petersburgo vai ser páreo para a câmera no #96 em Londrina?
Gomes, o Schumi mexia nos freios muitas vezes a cada volta. Faça igual a ele e se dará bem.
Quanto à transmissão on line, estaremos ligados.
Ae Camarada… ao vivo, de dentro de um soviético, é para deixar qualquer capitalista com inveja…
Boa Gomes! Mal posso esperar para assistir o Meianov correndo.
Ihh FG agora vc vai ter que andar bonito para não fazer feito na frente da galera ao vivo. hehehehe
Caro FG, estamos torcendo por você. Quanto a batidinha não arruma não, deixe como uma marca, uma tatuagem.
Duvido que o link “live on board” aguente os milhares de blogueiros que vão querer assistir ao mesmo tempo…
Regulagem de freio na alavanca, camera on board. Tecnologia de F1 no meianov. boa sorte.
Vai ser muito legal poder ver a corrida ao vivo.
Só depois que bateu que explicaram a regulagem dos freios?hehe
Jequice ao cubo.
É isso aí mesmo FG. Estréia na pista não é tudo 100% , nem 80%, eu diria.
Se vc ( e o Ceregatti) me permitem, algumas dicas:
Se o freio “emborrachou” e endureceu, sem parar o carro:
1- Reveja as pastilhas urgente, pois devem ser praticamente originais e muito duras. Verifique as pastilhas que o pessoal de “marcas” usa, não tem erro;
2-Refrigeração do freio deficiente.
Se a traseira balançou muito na freada (lago e “S” Senna), tem muito freio atrás e/ou as lonas (imagino que sejam de lona os traseiros)estejam distantes e desequalizadas do tambor.
Peça para verificar se o cilindro traseiro esta compatível ou se há que trocar a válvula de regulagem por uma de menor pressão.
Quanto as lonas, depois de assentadas, basta a equipe regular a distância e não há necessidade de usar o freio de mão para isso.
Quanto ao motor “amarrado”, sugiro verificar duas coisas: enquadramento de comando e curso de acelerador (não é piada).
A não ser que a carburação esteja muito errada. O principal é que não deve falhar por vibração e “transbordamento” da cuba, geralmente acontece depois do mergulho, junção e subida ddo café.
Quanto ao câmbio, sugiro “achar” um escolanamento próximo aos golzinhos de marcas, com segunda bem longa, terceira normal e quarta curta (até o limite de giro da potência máxima, se foi ao dinamômetro, a equipe deve saber). Inutilize a quinta, pois não tem motor para isso.
Abraços e boa sorte.
Até que enfim vou poder ver corrida ao vivo de clássicos aqui dos EUA.
Não vou entregar ninguém para a CIA, pode ficar tranquilo.
Tem um russo que trabalha comigo que fica maluco quando mostro video ou foto do Meianov.
Parabéns e boa sorte.
Pô, o Nenê tem que olhar esse balanço de freios na telemetria !
Legal o tempo !
Parabéns pelo #69 ! Cuidado com os freios, o carro está muito bonito para enfeitar os muros do templo !
P#$% merda!! se der certo esse esquema da transmissão on-line vai ser muito massa!!
Parabens pela estréia e pelo amassado novo.
Transmissão ao Vivo..???!!!
tecnologia nacional em “carroça” sovietica !!!
Vai ser d+ não vou perder… Parabens e boa sorte !
FG, tá na hora de trocar a testeira do blog…sai #96 e entra #69. É a mudança dos tempos, é duro, mas temos que aceitar…
Aguardemos pois a transmissão. favor informar os horarios prováveis também, especialmente aos que não poderão estar presentes para acompanhar ao vivo.
Quanto ao Lenin, não se preocupe, ate a múmia dele está ficando vermelha de vergonha pela ousadia.
2′ 24″? é, ta bom mas tá ruim, ‘ Se baixar de 2’ 15″ começo a ficar admirado.
Boa sorte na empreitada…