BUS STOP

SÃO PAULO (cada coisa…) – Lembram do acervo de fotos da revista “Life” que o Google colocou no ar? Pois é, o Kleber Pratagy Filho, blogueiro de Belém, encontrou estas duas imagens. Não sei a data, nem onde é. Mas vejam que maluquice! Um busão-zeppelin! Quem tiver mais detalhes, que conte…

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JOSÉ MARIA SIQUEIRA DA SILVA
JOSÉ MARIA SIQUEIRA DA SILVA
8 anos atrás

Galera a foto da esquerda ao fundo , é o Mercado Municipal de São Brás, em Belém. A foto da direita é o cruzamento das ruas Alcindo Cacela e São Jerônimo ( na época, hoje é Gov. José Malcher).
Conhecidos como Zepelins, esses ônibus circularam na década de 60 em Belém do Pará construídos em madeira sobre o chassis de um caminhão , e , claro, tendo como modelo os célebres Zepelins da Segunda Guerra mundial. meu avô Sr.° Expedito Conceição Silva, carpinteiro e marceneiro de 1ª qualidade, construiu para esta empresa que os faziam em Belém, o 1° ônibus Zepelins chegou a ter quase duas dezenas deles em operação.
É muito gratificante para mim, ver que meu avô contribuiu para o desenvolvimento desta cidade a quando da construção desses ônibus, que foram novidades naquela época, comento isso a vocês, porque, ia para oficina do meu saudoso avô, e ele nos contava essa história, inclusive tinha uma foto no momento de sua construção em madeira, mas que infelizmente se perdeu com o tempo.
A oficina de meu avô, ficava na travessa Teófilo Conduru, hoje tem um Edifício chamado Godoy, bem em frente a antiga loja Imperador, onde hoje é o supermercado Líder no Bairro de Canudos. Saudades daquela época!

Francisco de Assis P Oliveira
Francisco de Assis P Oliveira
11 anos atrás

Infelizmente não dá para anexar fotos ao comentário, há anos vi esssas fotografias em um site. Tempos depois vi, em uma revista, a exposição de carros conceito em um salão europeu, uma fotografia de um BMW que se assemelha muito com a referida “trapizonga”. Abraços.

Aléssio Marinho
Aléssio Marinho
13 anos atrás

Essas fotos foram publicadas a poucos dias num jornal de Belém. Ao vê-las, mostrei ao meu sogro, e imediatamente um soriso veio no seu rosto acompanhado da afirmação: “Andei muito nesses zeppelins antes de comprar meu fusca”

Fernando Tuma
Fernando Tuma
14 anos atrás

Fernando Tuma

Maravilhosa a imagem. Andei muito neste dirigivel quando
criança. Pena que as coisas boas de nossa cidade tenham
se acabado. Quem sabe algum empreendedor da linha de
turismo ou transporte faça renascer essa maravilhosa idéia.
Muito obrigado pelas fotos saudosas!

Haroldo Baleixe
15 anos atrás

Trecho do livro CIDADE TRANSITIVA do Armando Mendes:
“Os nossos dirigíveis foram, na verdade, criação da Viação Sul Americana, de propriedade do contador do Banco Ultramarino Clóvis Ferreira Jorge & sócios. E eram construídos na São Jorge de Ribamar Ltda., igualmente de sua propriedade. Tinham carroceria de madeira, ferro e flandres, pintados externamente na cor alumínio. O interior era em couro, alcochoado. Em vez de cobradores, eram tripulados por ‘aeromoças’. No início dos anos 60 foram vendidos para Manaus e São Luiz. Antes disso, porém, inspiraram ainda uma marchinha carnavalesca assinada pelo Prof. Clodomir Colino: ‘Mamãe eu quero, quero / andar de zepelim, / com tanta mulher boa / dando sopa, está pra mim’.”

Jane Nunes Cerasi Afonso
Jane Nunes Cerasi Afonso
Reply to  Haroldo Baleixe
12 anos atrás

Meu avó, Abelard da Silva Nunes, falecido em 1972, foi sócio do Sr Clóvis Ferreira Jorge. Tenho uma fotografia que pertencia a minha mãe de uma pequena foto desses ônibus.
Minha mãe sempre falou-me dessas reliquias.

Adilson
15 anos atrás

As fotos foram tiradas em Belém-PA. Uma bem em frente ao Mercado de São Brás (prédio azul e braco) e na outra tem uma carrocinha de distribuição de leite. Isso foi na década de 50. Esse tipo de ônibus era conhecido como Dirigível e teve origem em São Luís do Maranhão.

manoel jorge
manoel jorge
15 anos atrás

O primeiro onibus -zepellin em Belém,era da Viação Pérola.A cobradora do onibus vestia-se como aero-moça da extinta Panair do Brasil.Eram confortáveis e os assentos tinham capas de linho engomado.Depois é que apareceu o da Viação Triumfo.Viajei neles e era uma delícia.Saudades.Consta que foram vendidos para outro estado.Foram copiados dos antigos “Blimps”,dirigiveis com tripulação de 14 homens,baseados em Igarapé-Açu,onde ainda tem a torre de amarração.Eram usados para patrulha e busca e salvamento.Inicio da década de 50,fazia poucos anos que os “americanos” tinham deixado o Valde Cans Field.

Juvenal Barbosa
Juvenal Barbosa
15 anos atrás

Conseguiram criar uma coisa mais feia que o LADA. Desculpe Flávio, mas essa não deu para escapar!!!!!!

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
15 anos atrás

Francisco, os Zeppelins que você se refere são da Primeira Guerra Mundial.

Zé Rodrigo
Zé Rodrigo
15 anos atrás

É verdade, depois de São Luiz alguém levou os ônibus para Belém.
Eu acho eles um barato!!!
:-))))

Francisco,
Uma pequena correção:
Os “Zepellins”, apelido dado aos dirigiveis, não eram movidos a hidrogênio.
O hidrogênio era o gas utilizado para mante-lo mais leve do que o ar, e os dirigiveis foram muito usados desde antes da segunda guerra.
Eles eram movidos por motores comuns, alimentados por diesel, gasolina ou GLP – O uso do GLP como combustivel foi o mais adequado pois a variação de peso sofrida, entre estar com os tanques cheios ou vazios, era muito grande quando eram usadas a gasolina ou o diesel, devido a densidade destes dois liquidos.

Os mais famosos foram o Hindemburg e o próprio Zepellin, que vieram varias vezes ao Brasil transportando passageiros em viagens regulares. Aqui no Rio existe o único hangar de dirigiveis que sobrou deste lado do Equador, na Base Aérea de Santa Cruz.
Em recife ainda existe a torre de atracação do bicho, que fazia uma escala naquela cidade logo após atravessar o Atlântico.

Após a guerra, quando os dirigiveis se tornaram anti-econômicos, seu estoque de GLP aqui no Rio foi comprado por um empresario de visão que usou este GLP (engarrafado) para venda domiciliar, criando assim a conhecida distribuidora Ultragáz, mas isto já é outra história.
:-))

Francisco Cézar Nunes da Silva
Francisco Cézar Nunes da Silva
15 anos atrás

Gente, a foto da esquerda tem , ao fundo , o Mercado Municipal de São Brás, em Belém. A foto da direita mostra o cruzamento das ruas Alcindo Cacela e São Jerônimo ( na época, hoje é Gov. José Malcher).
Conhecidos como Zepelins, esses ônibus circularam na década de 60 em Belém do Pará construidos em madeira sobre o chassis de um caminhão , e , claro, tendo como modelo os célebres Zepelins da Segunda Guerra mundial. A empresa que os fazia em Belém chegou a ter quase duas dezenas deles em operação.
Os Zepelins eram dirigíveis , movidos a hidrogênio, usados no período da Segunda Guerra, mas que devido a sua instabilidade operacional ( houve muitos desastres , com explosões), foram abandonados.

Pablo Habibe
15 anos atrás

Ou será o novo carro da Honda, tentando burlar as novas regras aerodinamicas?

Pablo Habibe
15 anos atrás

Aqui em São Luís também tinha, o esquema é o mesmo a séculos. Maranhão e Grão Pará!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

É… mas tá aí uma coisa que, assim como nos carros, também está se perdendo nos ônibus: a originalidade no design…

Por mais horrendo que possa parecer essa “adaptação” de um zepellin, certamente ficou tão original que marcou… hoje em dia, é um tal das encarroçadoras fazerem tudo praticamente igual… é um tal de um modelo de uma ter muita coisa parecida com o modelo de outra…

Parece que, antigamente, não se tinha medo de arriscar algo “inusitado”…

Oswaldo
Oswaldo
15 anos atrás

bom.
sou paraense, mas moro em curitiba há 2 anos.

na primeira foto, ao que parece, é em Belém, em frente ao Mercado de São Braz:
http://bp2.blogger.com/_H7KVfWhAJ6I/R6YhdDHqBEI/AAAAAAAAAA0/x8RwfM6atps/s1600-h/Mercado+de+S%C3%A3o+Bras.jpg

na segunda eu tenho quase certeza que é em Belém também, por causa do “túnel de mangueiras” que faz na cidade e também por conta da arquitetura que é bem peculiar na cidade.

G. B.
G. B.
15 anos atrás

Ao que consta, “apenas” 20% do acervo da Life foi liberado para consulta no Google…

Humberto Corradi
Humberto Corradi
15 anos atrás

Foi um belo resgate histórico!
Valeu

Corcel Bino
Corcel Bino
15 anos atrás

E eu que achei que já tinha visto tudo…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
15 anos atrás

PQP!!!! Já vi coisa feia sobre rodas, mas até o FG postar outra tranqueira sobre rodas essa aí fica com a medalha de ouro ( bem estilo tio Bernie….) realmente é a prova que não existe limite para a criatividade ou para a loucura, e quando as duas se fundem dá nisso aí em cima….

Wolf
Wolf
15 anos atrás

Matou a pau!

é no Maranhão mesmo!olha outra foto aí:

http://www.museudantu.org.br/Maranhao/mar05.jpg

Será que existe alguma coisa dele ainda ??

Ivan Drumond
Ivan Drumond
15 anos atrás

Muito doido esse busão!

Sobre este acervo da Life, parece que não está completo pois a artista brasileira Eros Volúsia foi capa de edição de 22 de setembro de 1941 mas não aparece nas buscas.

É um excelente acervo mesmo assim.

Lucas C. Costa
Lucas C. Costa
15 anos atrás

E eu acreditando que essas carrocerias viriam de algum porto de zepellins que fora abandonado e adaptado para rodarem

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
15 anos atrás

A carroça tá mais bonita do que o busão.

Sípoli
Sípoli
15 anos atrás

É do Brasil essa foto? Viação Triunfo… ?? Seria a Viação Triunfo Ltda ( já extinta ) Sede Barbacena – MG

Lucius
Lucius
15 anos atrás

Essa carroça do lado vale um post também hehehehehe

Zé Rodrigo
Zé Rodrigo
15 anos atrás

FOI NO MARANHÃO:

Ônibus Zepellin – São Luís – Anos 40
No final dos anos 40, o empresário Joaquim Lourenço (Joaquim Português), fascinado pelos zepelins, mandou construir esta carroceria em formato único sobre um chassis Dodge. Esses veículos conheceram sucesso durante alguns anos, por conta de sua aparência bizarra.

Peguei esta informação no site http://www.museudantu.org.br/

Eric
Eric
15 anos atrás

É um supositório gigante!!!!!!!!