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segunda-feira, 22 de dezembro de 2008 - 17:24Legião urbana

LEGIÃO URBANA

SÃO PAULO (tudo ao contrário) – Os mais observadores notarão que esta foto foi tirada de um espelho. No caso, e isso explica a impressionante nitidez, do espelho de Elena Isinbaeva, feito de cristal tcheco. Quero ver quem é que descobre que carro é esse, que rodava todo pimpão pela Paulista na semana passada, conduzido por uma senhora muito elegante.

93 comentários

  1. marcelo gomes disse:

    Sou um feliz proprietário de um saturn SL 91. completasso, só falta fazer café.
    E quem falou de pé de boi deve ser como algumas pessoas que me perguntam que carro é esse! que nunca viram um.. na verdade nem eu mesmo tinha visto antes de arrematá-lo de um cliente que abandonou o carro em uma garagem por 10 longos anos.
    depois de “dar um trato” tenho agora um carro de família, potente, confortável, direi diferente e com custo-benefício incomparável se tratando de veículos nacionais.
    Dizem que pode-se usar peças do vectra 94 para reposição. mas na prática nenhuma delas serviu para deixar o carro rodando.
    tenho umas fotos, do saturn e do meu baja turbo, quem quizer dar uma olhada vai os links do orkut.

    abrçs.

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=1935070079721716551&aid=1236941788&pid=1268419133685

    http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=1935070079721716551&aid=1210565030

  2. fabiano honda disse:

    esse eh um saturn sl1, eu tive um sl2 1994, e um sw sl1 1999, adoro esses carros me ajudaram muito quando me mudei para os Estados Unidos e comecei a vida de “pizza driver” aqui…..
    esses carros me ajudaram muito,,,,,nao quebram nunca e sao muito economicos….
    Em 2003 enchia o tanque com $ 15.00 dolares, hoje provavelmente se enche com $ 18.00 nao eh um beleza??????
    esse carro faz parte da minha vida com certeza!!!!!!!!!!

  3. Conde disse:

    Me lembro que tinha uma importadora independente que trazia aos montes , acho que do Rio . Depois não aguentou e quebrou deixando muita gente na mão .

  4. Rafael disse:

    Talvez sejam os mesmos (carro e Sra.), que vi outro dia no Hospital Santa Catarina, no começo da Paulista. Tava meio sujo e muito barulhento…

  5. Rafael Duarte disse:

    Facil… Um saturn… Ta cheio disso aqui nos EUA… Sao uma merda…

  6. thiago mad disse:

    Trata-se de um Saturn, importado pela GM entre 1991 e 1993

  7. Andre Decourt disse:

    É um daqueles carros que estão levando a GM aio espaço. Os caras não conseguem fazer carro pequeno com bom gosto nos EUA, impressionante

  8. Walter - Poa disse:

    O seu Osvaldo, mecânico dos bons, especializado em Chrysler. tem um Saturn azul escuro, automàtico e com o vidro trazeiro quebrado, mas como tinha película deu para inventar um jeito do vidro e se desmanchar e continuar andando.
    O seu Osvaldo em oficina na Av, Caíru em Porto Alegre

  9. Alexandre Ozorio disse:

    É um Saturn. criaram uma divisão na GM americana só p produzirem ele (nas versões sedã, cupê e acho que SW também). Na verdade foi o embrião do sistema Celta de produção -sistemistas operando dentro da fábrica e carros fabricados sob encomenda do cliente. Não deu certo e eles caíram na vala comum! É esquisito mas simpático, se não me engano é do tamanho de um Monza (o que para americano é mini-carro!).

  10. Daniel disse:

    Essa é fácil, esse carro é um Saturn, feito por uma divisão da GM também chamada Saturn, que foi criada pra competir no mercado de compactos norte-americano. É um carro interessante, tem várias peças de plástico na carroceria.

  11. RENATO PENNA DE MENDONÇA disse:

    Bom dia, Flavio

    Esta é facil: Trata-se de um Saturn da GM.

    Feliz natzal

  12. Sandro disse:

    o carro pode ser americano… mas notaram que a posição do condutor é inglesa?

  13. HM disse:

    heeh eu gosto desse design…

  14. Luciano Balarotti disse:

    Saturn LS2, como já falaram. A Saturn foi uma divisão criada pela GM para concorrer com os carros japoneses que começaram a inundar o mercado norte-americano nos anos 80.

    Tinha todos os seus sistemas de produção e gestão copiados das fábricas japonesas e tinha a intenção de fazer o carro mais barato do mercado local (mesma promessa da GMB quando desenvolveu o Celta para o Brasil), o que acabou não acontecendo com os custos da mão-de-obra e uma série de brigas com os sindicatos norte-americanos.

    A divisão ainda existe e segue fazendo algumas trapizongas como esta.

  15. JP disse:

    Parabéns a madame que está mantendo o carro bonito até hoje. Só não entendi a questão das luvas que ela estaria usando. Pelo foto não dá pra ver nada…

    O fato é que os importados entraram com tudo naquela época. Aí o brasileiro deslumbrado comprava POR SIMPLES STATUS as “máquinas do futuro” e quebrava a cara por causa da manutenção.

    AFF…

  16. petrafan disse:

    rogério magalhães,
    o FG parece estar conduzindo a Elena pela pista sentido Consolação, e ocupando boa parte da faixa esclusiva para ônibus.

  17. Carlos Olsen disse:

    Saturn 90/91, e acredito que foram os primeiros carros a ter os paralamas feito de plastico flexível, bonitinho mas ordinário.

  18. Raul disse:

    ah… então é o vô do Volt, pai do EV1.

  19. Mika disse:

    Opa, essa foi fácil, tem desses aqui em Caxias do Sul – RS.

  20. Rodolpho disse:

    Que eu lembre, o Saturno foi uma tentativa da GM de revolucionar a industria automobilistica, para ele montaram uma nova planta de produção e a idéia era que o comprador entraria em uma revendedora, em qualquer lugar dos EEUU, faria o pedido escolhendo os itens como cor, motorização, acabamento, opcionais, ou seja tudo, na hora o pedido seria enviado para a fábrica que iniciaria a produção daquele veículo e em 72 horas estaria na mão do comprador, é claro que não funcionou, além de o modelo não ser uma Brastemp.

  21. Parra disse:

    É um Saturn, não é elétrico e tem várias partes feitas em plástico.

  22. Mark Kweirotz disse:

    Lembro que, quando a GM criou a divisão Saturn, o foco era criar uma marca para concorrer com as japonesas e, de certa maneira, tambem com algumas europeias, tais como a Volks com seus Jettas, Rabbits (Golf), etc…
    Acontecem que os primeiros Saturns tinham um design pretensamente futurista e de gosto duvidoso. Traz um pouco da filosofia de alguns grupos norte-americanos que acham que tudo que passa a fronteira deles é alienígena.
    De uns tempos para cara eles cairam um pouco mais na real e começaram a fabricar/importar os carros da Opel (colocando apenas o logo da Saturn).

    Junte histórias como essa ao fato de que eles tem a maior (e mais falida) previdência privada do mundo e a explicação para a quase falência aparece facinho, facinho.
    Outro dia, vi um comentarista da TV que foi muito feliz ao dizer que a GM é uma empresa de previdência privada que tem uma fábrica de automóveis anexa. São 300 mil funcionários na ativa e 1 milhão (isso mesmo 1 milhão) de aposentados pendurados na previdência da empresa.

  23. Christian disse:

    Elena Isinbaeva, feito de cristal tcheco???? Legal FG!!!!HAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAH

  24. Flávio Silva disse:

    Ja que estamos relembrando alguns “clássicos importados” que chegaram por aqui no inicio da década de 1990, como o Saturn da foto, pergunto: Alguém lembra ou ja viu rodando ultimamente um Ford Probe? Aqui em Curitiba só vi um há uns 5 anos atrás e o carro ja estava com plástico no lugar do vidro da porta direita, parecia 2 tempos pois fumava bastante, achei que o motor fosse 3 cilindros DKW.
    Belo carro mas sem peças…em SP existem muitos?

  25. Marcelim disse:

    Tá com cara de Saturn mesmo. Foi uma aberração importada em uma década pródiga em aberrações motorizadas.
    Saturn, Neon, todas aberrações criadas para competir com os Civic e Corolla da vida.

  26. geraldo nunes disse:

    Saturn, com certeza…
    O vi pela primeira vez nos EUA, em 91.
    Os projetistas só se esqueceram dos consumidores, qunado desenharam isto…

  27. Joel Gaieski disse:

    Já mataram. É um Saturn. Esse carro era bem pé de boi. Feito pra ser barato mesmo.
    Eu tinha uma 4 Rodas da época que lançaram.

    • Felipe Kuck disse:

      Pé de boi??

      um carro que em 1991, tinha motor 16v, injeçao multi ponto, vidros, espelhos, travas e cintos de segurança eletricos, piloto e cambio automatico, ar condicionado inteligente, abertura interna do porta malas, portas e paralamas de plastico (isso só vem hj nos Renault)..é ser pé de boi???

  28. Fernando Lemos disse:

    Flávio, comenta do Massa no Faustão !!

    Falowww

    Abraços

    RESPOSTA DO FG:

    Você acha mesmo que eu vejo Faustão?

  29. Rogério Magalhães disse:

    Bom, o carro eu não mataria tão fácil assim, até porque nem precisaria, muitos o fizeram…

    Mas da minha “praia” eu mato: o Caio Millennium Mercedes-Benz O-500 ali do lado, com o amarelo da área 3, Consórcio Plus… não dá para perceber porque tá cortado, mas suponho que seja o Piso Baixo e não o PBC (Piso Baixo Central), por ser o mais típico dentre os ônibus novos do lote 3 9###, com o acesso a deficientes na porta dianteira direita e na primeira porta à esquerda. O certo é que está fazendo ou a linha 508L ou a 805L (não matei o sentido da avenida em que a “Elena” estava para dizer com certeza absoluta), rumo ao Terminal Princesa Isabel, linhas que outrora foram a famosa “Avenidas” (e tinham mais duas, a 508J e a 805A), essas sim que muita gente vai lembrar.

    Aliás, da nova geração de carrocerias de ônibus, para mim o Caio Millennium é disparado o mais bonito, cai bem tanto em MB, como em VW, Scania e Volvo, seja chassi normal, articulado ou trucado…

  30. Fabio Tust disse:

    Todos ja falaram, mas eu também sabia, só li atrasado.
    GM Saturn, acho que eu tinha uma revista sobre ele.

  31. Rafael Bruno disse:

    vi esse carro umas 2 vezes na paulista sempre no mesmo horário.
    está muito bem conservado!

  32. Salvador Costa disse:

    Um Saturn, a penúltima tentativa de salvação da indústria automobilística ianque. A última foi o FED…

  33. Pedro do Opala e do Kadett disse:

    Sei lá.. Saturn??

  34. LHC disse:

    Gomes, só pode ser uma Kombi. Pela cor, fim da década de 70 (77/78)…

  35. Rodrigo Abreu disse:

    Um Saturn… imagina a manutenção básica de uma jóia dessas… hoje…

    O problema da manutenção de muitos importados e vários nacionais é mais que um problema, chega à ser um drama…

    Em 2003 comprei um Omega 93 em excelente estado… bem íntegro, com teto solar elétrico, ABS e outras bobisses… belo carro, com manutenção cuidadosa não deu dor de cabeças por três anos, até que um dia.. clec clec… foram as homocinéticas traseiras… liguei para a concessionária GM local (Gravatai-RS), e ouvi do balconista, depois de um longo silêncio… custam R$ 4.700,00… cada lado!

    Gastei R$ 600,00 recondicionando as quebradas, sem garantia! Ao sair na porta da oficina: bum!! foi-se o diferencial… nem liguei para a autorizada… afinal, poderiam pedir a escritura da minha casa no balcão… depois de R$ 2.000,00 gastos, um mês de peregrinação por desmanches e a pé, minha paciência acabou… foi vendido fácil e bem, afinal era um belo carro…

    Na mesma semana comprei meu Opala 77, com as mesmas bossas do anterior (manuais, chave reserva e etc..) da primeira dona…Foi lindo fazer uma revisão básica (velas, cabos, bobina) e não gastar R$ 200,00…

    Usei o mesmo no dia a dia por uns três meses, até comprar outro carro contemporâneo, para desespero da minha ex- namorada, que achava que eu deveria dar entrada num “carrinho mil”.. arghh…

    Bom, esse foi um dos motivos para ela virar ex…

    Abraços!

  36. nuclearforce disse:

    americano tentar montar carro ?

  37. Varlei disse:

    Saturn, tinha um vizinho meu que tinha um, o carrinho pão com ovo, rs

  38. Leonardo disse:

    É um dos responsáveis pela situação ridícula da GM hoje. Só a GM pra acreditar que os carros japoneses se resumiam a motores pequenos e design esquisito.

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