GRANDE MORENO

GUARUJÁ (o operário) – Está simplesmente espetacular a Grande Entrevista com Roberto Moreno, manchete de hoje no Grande Prêmio. O papo com Victor Martins será publicado em duas partes, hoje e amanhã. Mal posso esperar pela segunda. Na verdade, não vou esperar. Como sou dono do site e chefe do Victor, pedirei a ele que me mande, e lerei antes que vocês… Alguma vantagem preciso ter, não?

Na entrevista, Moreno conta detalhes de sua carreira que eu nunca tinha lido/ouvido em lugar algum. Absolutamente sensacionais. Desconfio que é a melhor entrevista da nossa série até agora. Não percam.

Roberto é um cara formidável, com quem convivi bastante nos anos 80/90, quando ele estava na F-1. Passou por momentos muito difíceis quando da saída da Benetton, o que gerou até alguns atritos entre ele e alguns jornalistas, eu no meio.

Mas já se vão quase 18 anos daquilo. Voltamos a nos falar várias vezes. Não ficou ressentimento algum, nem haveria sentido nisso. Da minha parte, o que aumentou nesse tempo todo foi a admiração por sua perseverança, técnica, talento e conduta.

Ah, a caricatura, muito legal, é de Marcel Marchesi.

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno
Bruno
15 anos atrás

E o melhor de tudo, é um cara feliz e que gosta do que faz, mesmo se arrastando com os piores carros. Lembro dele andando pelo pit nos instantes anteriores a largada do GP Brasil de peruca, se não me engano. Nunca teve nenhum meio de comunicação, grande empresas, lobistas do automobilismo por trás para alcançar as coisas na carreira.

Interessante foi a história da Eurobrun, pra falar a verdade tem lógica, se ganha por exemplo 20 mil dólares do patrocinador para participar de determinada etapa, pra que gastar mais se classificando. Hoje reclamamos que as montadoras estão mais preocupadas com o balanço das vendas do que os resultados nas pistas, mais esse exemplo da Eurobrun já mostra como as coisas já foram piores e mais amadoras.

Concordo com o leitor que diz que se um piloto tivesse o direito de dizer que era “Só um brasileirinho nesse mundo todo”, com certeza seria o Moreno.

Gabriel Izar
Gabriel Izar
15 anos atrás

Camarada Gomes, não tive a menor intenção de ofender a você, seu blog, o Grande Prêmio, o Victor Martins ou seja lá quem for. Apenas comentei que achei muito legal a postura do site da presidência da república que publica 100% das entrevistas do presidente na íntegra, sem cortes e sem edição Tudo exatamente como aconteceu. E achei que seria muito, mas muito legal mesmo, ouvir as entrevistas dos pilotos, ouvir a emoção em suas vozes ao descrever uma ultrapassagem, por exemplo. Peço desculpas se meu comentário foi infeliz, mas foi com a melhor das boas intenções. De verdade.

RESPOSTA DO FG:

Entendido, Gabriel.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Simplesmente sensacional, muito legal. Ainda não tive tempo de ler a parte 2, mas tá show de bola, parabéns. Fiquei feliz em sugerir esta entrevista um tempo atrás e, sem saber de nada, no dia seguinte você anunciou que o Moreno seria entrevistado. Isso foi quando fizeram a entrevista com o Raul Boesel. Parabéns, isso é um tesouro, uma jóia, essa entrevista tem que ser muito bem guardada para o resto da vida.

Alvyr Lima Jr.
Alvyr Lima Jr.
15 anos atrás

Sempre fui fã do Moreno, acompanhei suas corridas na F-2, F-3000 (fantástico campeão) e F-1.
Não sei se ele vai se referir na 2a parte da entrevista, mas está faltando contar suas grandes vitórias na Austrália, no início dos anos 80, correndo de Ralt contra Alan Jones, Nelson Piquet, Jacques Laffite e outros pilotos “meia-boca” daquela época….

dado andrade
dado andrade
15 anos atrás

Sem duvida a melhor da serie.Serviu tambem para tampar a boca de muita gente,eu inclusive,que comentava bobagens sobre ele,sem absoluto conhecimento de nada.Sds Dado Andrade.

Paulo Franco
Paulo Franco
15 anos atrás

Agora, já li os comentários.
E… peraí!
Um mago da F-1, Barnard, o convida para pilotar seus carros.
Outro mago de tudo que tem rodinhas e motor, o grande Ricardo Divila, descreve aqui a ajuda na F-2 , diz que Moreno tecnicamente é fera, etc e tal…
Então, o Moreno é “braço duro”, né??
Paulo Franco

Emerson
Emerson
15 anos atrás

Entrevista emocionante com Roberto Moreno. Comentários de Divila e Ceregatti. Acompanho este sítio desde a época do antigo WU, e fazer parte disso, mesmo como espectador distante, não tem preço.

Christian S
15 anos atrás

Alguns anos atrás em um outro post neste blog eu disse o que repetirei abaixo:

O Moreno é (não era: É) o mais completo piloto que o Brasil já teve.

Paulo Franco
Paulo Franco
15 anos atrás

Depois eu leio os comentários dos outros…
Moreno é o melhor!
O “Baixo” é o melhor coração brasileiro que já pilotou sob as nossas cores!
Aquele pódium no Japão, as lágrimas, inesquecível!
Gostaria de saber mais sobre uma prova, acho que de F3 ou F3000, que ele fez em Enna-Pergusa. Li que ele ganhou com o carro sem freios!
Por que essas reportagens são tão curtas?
Obrigado pelas suas corridas, Moreno!
Valeu pela entrevista, FG e equipe!
Paulo Franco

Doutor Marin
Doutor Marin
15 anos atrás

Camarada Gomes

Essa entrevista já é a melhor da série!!!

O Moreno é um super piloto, que recebe um reconhecimento maior lá fora que aqui no Brasil.

O Super Sub ganhou este apelido em terras Norte Mexicanas, pois fazia qualquer tipo de carro virar tempos melhores na sua mão que seus pilotos titulares conseguiam!!!

Sugestão: Vamos fazer um abaixo assinado exigindo um livro com suas histórias, ok?

toyço
toyço
15 anos atrás

ta ai um piloto espetacular que poderia ter feito muito nas pistas… mas infelizmente nao esteve no lugar certo na hora certa durante a sua careira

Glauber
Glauber
15 anos atrás

Show de bola
Parabéns pela entrevista
Só confirmou o Moreno que a gente já conhecia: humilde, batalhador e talentoso. De certa forma folclórico, mas é o cara.
A história da Reynard no ano que ele arrebentou e foi campeão de F-3000 foi demais. Dispensa qualquer comentário, assim como toda a entrevista. Que venha logo a 2a parte!
Só gostaria de saber da galeria de fotos duas coisas: aquela batida que estão socorrendo ele no carro amarelo e quem eles estão homenageando naquele cemitério.

Mauricio Henkel
Mauricio Henkel
15 anos atrás

Nunca vou esquecer a dobradinha Piquet – 1°/ Moreno – 2° pela Benneton. Não me lembro que prova foi (Japão?). Foi um dos momentos mais emocionantes da F1. Sou super fã do Piquet, mas naquela prova torci pelo Moreno. Grande cara!

Mario Aquino
Mario Aquino
15 anos atrás

E ainda tem blogueiro que diz “Acho um puta braço duro”, o cara teve relacionamento com todo o universo do automobilismo, do Japão, EUA, Cingapura, Inglaterra, Itália, e conheceu todos os grandes do esporte, e foi aprovado por todos os grandes, e vem um bunda suja falar uma coisa desta, façame o favor.

Café com F1
15 anos atrás

(Antes de mais nada, não fui eu que propôs acima….rs)
Não duvido da transparência de ninguém do Grande Prêmio! Tive o prazer de observar como eles trabalham em Floripa, na corrida das estrelas, e são todos feras (Victor, Evenlyn, Marcos e Vicária (Que ainda estava no GP, eu acho))….mas adoraria os áudios das entrevistas, como uma fonte a mais de se ter a notícia!
Abraços e estou ansioso pela segunda parte!

jose henrique de oliveira
15 anos atrás

Parabens , o acompanhei a trajetória dele na Cart e IRL, sempre entrando em equipes ruins e sempre melhorando o carro , teve uma corrida no oval que o cara tinha o pior carro e conseguiu guiar na frente até que faltando duas voltas a porra do motor vai ´pro saco, como ele ficou decepcionado naquela corrida ,quem narrava era o Luciano do vale que não acreditou na falta de sorte do moreno ,o premio da corrida era de $ 500 mil dolares o que garantia o moreno pro resto da temporada.

Minoru
Minoru
15 anos atrás

O Moreno é em piloto que sempre admirei e que tem algo que não se vê mais nesta nova geração “videogame”: Bunda!
Chamá-lo de braço duro como alguém o fez aí acima é mera demonstração de ignorância!

Moreno é 10!

Bernardo
Bernardo
15 anos atrás

sempre gostei muito da simpatia e da forma como pilota dele, mas não imaginava que ele tinha tanta raça assim!!!
Grande pessoa. Só não teve muita sorte!!

abraço pra todos

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
15 anos atrás

Bela entrevista Flavio, o MORENO merece nosso respeito sempre por tudo que fez e é, um grande Homem e Piloto.
Lembro me quando ele foi Vice-Campeão da Formula 2,
(O Campeão foi o Mike Thakwel, seria isso? não me lembro bem) correndo com um Ralt Honda de fabrica, ele tinha tudo pra ser o primeiro piloto ano seguinte e brilhar, mas o Bernie com suas trapalhadas matou a Formula 2 e os sonhos do Moreno. Fiquei tão mal com a indiferença que os melhores equipes tratavam o Baxo que tive a ingenuidade de escrever uma carta pra Equipe TOLEMAN em 1985, quando o Senna saiu, pedindo que o contratassem pois ele daria muito bem conta do recado, lógico, todos sabem que ele não foi pra Toleman,mas o incrivel disso é que recebi um grande envelope com uma carta em papel de seda timbrado com um brasão no centro, li com meu inglês peculiar, mas minha tristeza se abateu, a Toleman foi educada me repondendo, mas a resposta era negativa, guardei a por muito tempo, depois de tanta angustia ela sumiu.
A dobradinha com o Piquet no Japão foi fantastica e seu grande momento na F1 correndo com Benetton.
Abraço a todos, feliz 2009.

Gervásio
Gervásio
15 anos atrás

Caraca!! Meus parabéns ao Grande Prêmio, só voçes mesmo para proporcionar essas entrevistas fantásticas. Isso sim é jornalismo esportivo de primeira, sem cortes, sem enrolação, tudo na cara dura.
Mandem a segunda parte logo!!

Stephan
15 anos atrás

Eu conheci ROberto Pupo Moreno em Montreal qunaod esta estave correndo na F-3000 e ganhou o campeonate de sobra contra Michael Andretti na epoca. Estavamos numa Kombi que servia de navete para os reporteres entre o hotel e a pista na ilha de Notre Dame. Reginaldo Leme, Alavaro Teixeira (era meu vizinho no Rio!) e outros mais o Pupo na Kombi com uma inglesa que enchia o saco dele (Maria Gasolina, atras dos pilotos) e a gente fazendo farra com ele na Kombi. Boms tempos. Depois tive o provilegio de celbrar com ele a vitoria de Piquet quando estava na Lotus (aquela corrida que o Mansell abondonou na ultima volta) e o Pupo tembem subiu no podio. Tomar Champagne com Luciano Benneton, Piquet, Moreno, Regi e curriola, fizemos um carnaval la em Montreal .. que prestigio.. bons tempos… Grande Piloto!

Jeba
Jeba
15 anos atrás

Admiro muito o Moreno pela sua garra, persistência e amor ao esporte. Já tive a oportunidade de competir com ele em algumas corridas de kart aqui em Brasília, e inclusive de ultrapassá-lo na pista, o que é motivo de grande orgulho pra mim! Valeu Moreno!

Ivan Violin
Ivan Violin
15 anos atrás

Olá. Sobre a entrevista nota 1000. Sobre o Moreno 1000 elevado a não sei quanto. Brigar como ele brigou só para sentar nos carros, e depois fazer tempo? anda a 300 por hora? O meu dia a dia na empresa ficou magrinho, magrinho. Eu brigo com alguns, e depois vou pilotar……. teclado ….. Tenho um poster que tem uma Benetton, Piquet e Moreno juntos.

Dú
15 anos atrás

FG, esta do Gabriel Izar não entendi.
Muita gente não está reparando, que os Bligs, Blogs, e tal, são resposta imediata da comunicação.
80% dos Bligs/Blogs de Automobilismo, são chupados na cara dura, e neguinho ainda vende espaço para ganhar uns trocados e se acha da “IMPRENSA”
Creio que a responsabilidade na Internet, vem de muito antes, de quando a coisa virou do Gillette Press para a tela do monitor.
Colocar o podcast de um enviado seu, do bate papo com o Moreno? Outro dia um mané EXIGIU que as fotos do Luizinho sejam disponibilizadas. O Trevisan faz o Museu, Saloma brow e Jóca vão com a galera, e neguinho quer chupar na mão grande a matéria?
FG, quem solta o balão, sabe onde vai cair.
Chato Eu? Com quem quero dar risada este fds. em Interlagos é o Tite, que está neuro! hahaha. Olha isso.
http://motite.blogs.sapo.pt/33946.html
Ontem falando com um amigo atacadista de motopeças, disse que liberou sites tipo G1, Estadão, IG, Terra, para os 20 vendedores dele se interarem das noticias, e usarem como ferramenta de vendas. O GP tá na fita.

Adilson
Adilson
15 anos atrás

Acho que um roteirista mediano com esta entrevista e punhado não muito grande de dinheiro faria um lindo filme. Propaganda da história de vida deste cara nós faríamos.
Muito legal a entrevista.

Milton
Milton
15 anos atrás

HUMANO.

Um cara como nós… tocava pacas andou de carros que a gente nem imaginava que tinha andado(muitos de nós, pelo menos…), mas que nunca deixou de ser humano. Com problemas, com chances na vida, com vitórias e derrotas…
Faz falta pilotos assim… pilotos que nos identificamos ao ler alguma entrevista.
Um que também é assim é o Gil de Ferran…Simples.

Eduardo Bonates
Eduardo Bonates
15 anos atrás

Flávio,

Quando o Moreno ganhou suas corridas na Indy era impressionante como todos, sem exceção, ficavam felizes!

Acho que o Moreno é uma espécie de Portuguesa do automobolismo: Podiam até gostar do Senna, Piquet, etc., mas todo mundo no fundo torcia um pouquinho por ele!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
15 anos atrás

FG, não me lembro se foi 91 ou 92, nessa época eu tinha, na verdade tenho um grande amigo e o pai dele era presidente da Phillips Morris (Marlboro) e sempre nos sábados que antecediam as corridas de F1 ele fazia um churrasco em sua casa, maravilhoso como todo bom gaúcho faz, e o Moreno estava presente em um desses, no fim da noite ele estava sem carro e eu e meu amigo fomos levar ele em um Flat no Morumbi – The Hill, to velho mais a cabeça ainda funciona…rs, e no caminho ele foi explicando para nós o quanto era ruim dirigir um F1, tudo duro, direção, embreagem e etc, foi uma aula e tanto, no dia seguinte já no autodromo ele continuou com a aula sobre F1, desde este acontecido eu tenho uma tremenda admiração por ele, um cara mega simpatico e humilde.
Moreno, parabéns por tudo que vc fez pelo nosso esporte favorito.

Luffe

Rodrigo Meira - Niterói RJ
Rodrigo Meira - Niterói RJ
15 anos atrás

Já era fã do moreno, mas quando ele corria pela equipe VISTEON da CART e na Revista Racing saiu uma matéria onde um reporter enviou diversas cartas para alguns pilotos brasileiros da F1 e da CART, eu acabei enviando uma carta para o Moreno.

O cara me respondeu com um postal autografado e um boné da equipe dele.

Muito bacana.

GEnte fina, no qual tb já tive o prazer de netrevistá-lo no autódromo do RJ.

João Paulo - Itajaí/SC
João Paulo - Itajaí/SC
15 anos atrás

Cara que história libera a segunda parte logo FG, merece livro, filme, documentário, mini-série, gibi oque for. Grande Moreno.

Silvio Silva
Silvio Silva
15 anos atrás

Esse cara merece um livro, filme, minissérie, documentário, esse cara tem História (com H maiúsculo). Mas, teve um alemão na sua trajetória, e esse alemão fez História dele, uma epopéia à parte.
Roberto Pupo Moreno (Super Sub é uma injustiça tremenda), um dos grandes com certeza. Mal esperarei amanhã.

Torquato
Torquato
15 anos atrás

Daria um ótimo roteiro para um filme. Fantástica a trajetória de vida de Moreno que sem ter grana chegar a F1. Aquela parte da compra do carro na Reynard foi de uma coragem enorme.

Parabéns!!!!

jbchaves
jbchaves
15 anos atrás

Tem gente que gosta ou não do Senna…outros gostam ou não do Piquet..muitos admiram o Emerson, Môco, Ingo e outros.
Mas o Moreno! Putz, este cara é simplesmente o máximo! Fico imaginando o prazer que deve ser sentar com um grande como ele e conversar…ou melhor, escutar ele contar estórias.
Viva Moreno!!!

Gilson Russi
Gilson Russi
15 anos atrás

SENSACIONAL.
A historia do Roberto Moreno no automobilismo é incrivel. Este é um exemplo clássico de persistência e objetividade. Pena que muitos não dão a devida importância a uma grande pessoa como ele.
Em um automobilismo onde cada vez mais aparecem apenas os “abonados” da vida, este exemplo parece ate ficção.

Vinicius SS
Vinicius SS
15 anos atrás

Sensacional… O cara é batalhador, deu uma baita sangue. História vencedora sem dúvida alguma.
Parabéns ao GP!
Voces me deram mais um motivo pra eu ficar muito p*** quando citam o nome do Moreno em tom de piada. Vou dar-lhes uns safanões e vou enfiar essa entrevista guela (caiu mesmo o trema?) abaixo.

Leonardo Lago
Leonardo Lago
15 anos atrás

Putz! Que estrevista foda!

O Moreno se expressa com tanta paixão – e ao mesmo tempo com tanto detalhe – sua trajetória que é impossível não se emocionar!

A história dele dava um baita thriller!

gustavo giroti
gustavo giroti
15 anos atrás

não falou quase nada de sua primeira passagem pela indy em 85 -86….

uma pena!

Lucas Rafael Chianello
15 anos atrás

Poxa, eu estava vendo as fotos do Moreno hoje e vi quanta coisa legal no automobilismo já vi nesta minha vida, que hoje completa 23 anos às 10 pra meia noite. Dá os parabens pra mim aí Flávio!

Agora, uma coisa me deixou curioso na seção de fotos:

http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/galerias/030501-031000/30796/30796.html

Pra mim o cara dessa foto está mais pra Barrichello que pra Moreno :P

E uma crítica, faltou a legenda nas fotos, presente só em algumas.

Agora vou sair andando por aí pra comemorar meu aniversário na rua, encontrando pessoas na megalópole poçoscaldense. Quando voltar leio a entrevista, que com certeza deve estar boa, não só pelo que o Flávio disse aqui no blog, mas pelas próprias fotos. E depois comento de novo.

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

Parece ser um cara bacana, mas, acho um puta braço duro.

Mário Gasparotto
15 anos atrás

Puta entrevista!!! O Moreno tem que escrever uns três livros sobre a sua carreira… É um daqueles que eu sempre torci desde moleque. Se ele contar com esta riqueza de detalhes a história da Andrea Moda e uma passagem que ele deu uns toques para os técnicos da Firestone de como fazer as ranhuras dos pneus de chuva na Cart, só pra citar duas, vão precisar fazer uma coluna pro cara! Até que não é má idéia… mais ou menos que nem aquelas histórias que o Piquet contava no jornal (acho que na Folha) que depois virou um ótimo livro.

Victor Serrão
Victor Serrão
15 anos atrás

Sensacional!

Admiro muito ao Moreno. Esse é um cara que, se dessem pra ele um carrinho de supermercado, ele corria. Por amor ao esporte.

Sem dúvida é o maior dos brasileiros que não foram campeões mundiais, muito menos pelos resultados, mas por tudo o que passou na carreira e por tudo que teve de superar para continuar sempre correndo.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
15 anos atrás

Puta que pariu, fiquei arrepiado de ler a primeira parte da entrevista.

A vida do Moreno é uma verdadeira lição.

Alguém tem que transformar em roteiro de filme!!!!

Mandem a segunda parte logo, eu suplico!

MSM
MSM
15 anos atrás

Como o meu sobrenome é Moreno então sou sobrinho dele. Brincadeiras a parte, sempre me pareceu um cara gente boa, lembro da época da Beneton e da Indy, sempre correto e verdadeiro nas palavras e ações. Poderia voltar a correr aqui no Brasil na GT3.

Guilherme Bezerra
Guilherme Bezerra
15 anos atrás

Olha, a entrevista do Moreno está, de fato, fantástica. Uma leitura deliciosa com muitos detalhes que realmente nunca havíamos ouvido antes. Quando a F-Cart corria em Jacarépaguá, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Um sujeito simples, humilde, sem estrelismos exatamente como eu imaginava que era. É certamente um talento diferenciado, que nunca teve uma realmente chance boa na F1. Mesmo assim, acho que ele foi um dos melhores. Desde já, aguardo ansiosamente a segunda parte da entrevista.
PS. Alguém precisa convencer o Moreno a escrever um livro. Já imaginou cada uma dessas histórias mais detalhadas com datas e etc? Seria um ducumento valioso para a história do nosso automobilismo.

Sebá
Sebá
15 anos atrás

Um grande piloto sem dúvida nenhuma. Acho que já pilotou tudo que possua rodas.

Lembro-me de ter lido na época em que foi dispensado pela Beneton, que o principal motivo devia-se ao fato de ser careca e não poder – na visão do patrocinador – representar adequadamente a marca.

A ser conferido…

Marcos Reis
Marcos Reis
15 anos atrás

Duca!

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

E a gente fica pensando que os pilotos dessas categorias vivem no “mamão com mel”…

É como no futebol, uma meia duzia de esportistas milionários e o resto comendo grama, guardadas as devidas proporções…

Fernando
Fernando
15 anos atrás

Porra Gomes, coloca a segunda parte hoje ! rs

Itamar Morais
Itamar Morais
15 anos atrás

Boa, Flavio. Eu tinha lhe perguntando se teria essa entrevista há alguns meses e como vc respondeu “Claro que está”, fiquei tranquilo. Excelente trabalho, obrigado!

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Olha Flavinho, confesso que ainda não li a entrevista, porém sempre admirei o Moreno! Me lembro de pódios memoraveis dele na F1 e 500 milhas de Indianapolis! Já vou ler!