ISSO É VIVER

SÃO PAULO (parabéns) – Ele se chama Marcelo. Ela, Lyanne. Ele é fotógrafo e trabalha com turismo. Ela, designer gráfica. Ano passado, resolveram não ter mais endereço. Compraram uma Kombi. Transformaram-na num motorhome. A Kombi, Alice, ficou linda. Ganhou até um blog só dela, onde está relatado todo o processo de transformação em motorhome, desde o início.

O casal saiu pelo Brasil. Está em São Paulo, agora, na Campus Party. Tem um site, excelente, Vida de Viajante. Nele estão os relatos da viagem. Fotos, dicas, aventuras. Moram na Kombi, dormem na estrada. E vão conhecendo tudo. E vivendo.

É tudo que eu sempre quis fazer na vida. Alguns anos atrás, eu tinha idealizado uma maluquice dessas, nem que fosse por um ano só. Ia comprar uma Kombi Safári e colocar o pé na estrada. Não tive muitos apoios domésticos. Ainda estou batalhando.

Só que o tempo vai passando, e a gente vai deixando esses sonhos para depois, e nunca realiza. Faltam coragem, desprendimento, desapego às bobagens que levamos a sério. Marcelo e Lyanne tiveram tudo isso: coragem, desprendimento, desapego. Continuam trabalhando, basta uma conexão à internet e eletricidade.

Estão transmitindo tudo ao vivo por celular, registrando tudo em blogs e sites. Não sei se eu faria isso, exposição demais às vezes incomoda, mas são os novos tempos, a ordem do dia é compartilhar — todo blog, no fundo, é um pouco isso, não há crítica nenhuma aqui, apenas uma constatação.

Não sei se Marcelo e Lyanne têm filhos. Se não têm, ficou mais fácil. Não sei se para essa longa viagem tiveram de vender tudo, ou se tinham uma grana reservada para sumir no mundo por um tempo e, depois, retomarem suas vidas ditas normais. Não importa. Só sei que me deu uma inveja danada. E uma enorme admiração pelos dois.

E a certeza de que farei isso, sim, um dia.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
andré fraga
andré fraga
13 anos atrás

olá, parabéns pela atitude !
no ano de 1997 atravessei a transamazonica de carona e agora eu e minha esposa estamos ajeitando nossa kombi 1996 para rodar se possível todo o brasil,somos artesão e queremos curtir e levar nossa arte onde o povo está !
boa sorte, quem sabe não nos encontramos por aí !!
André Fraga

Histórias de Alice
14 anos atrás

Olá, Flávio!

Minha história mudou um pouco e com ela eu também mudei. O casalMaly agora têm um bebê e eu fui adotada por um casal de fotógrafos, Franco Hoff e Inês Calixto, que neste momento está em preparação próxima para sair numa viagem longa pelo interior do Brasil em busca de histórias para fotografar. Levam na mochila algumas de suas coisas mais queridas, muito sonho e um desejo de, por onde passarem, promoverem uma inclusão cultural com oficinas de fotografia, literatura e à noite cinema.

Como seu post sobre saber viver também se refere a mim, quis contar isso para você e seus leitores.

Abraços de Alice

CasalMALY (Marcelo e Lyanne)
15 anos atrás

Oi Flavio,
.
Obrigada por suas lindas palavras no post sobre nós :)
.
De fato, ainda não temos filhos e isso ajuda bastante. Que bom que vc ficou com “uma inveja danada” ;) no fundo a gente quer mesmo que as pessoas percebam que é possível realizar sonhos.
.
Nós optamos por viver a vida como viajamos nas estradas: Ao invés de correr nas estradas (passar a vida trabalhando descontente) para chegar logo no destino (aposentadoria), nós resolvemos ir devagar nas estradas (na vida) curtindo as paisagens para quando chegar no destino termos o que compartilhar.
.
Claro que nosso trabalho possibilita isso. Fazemos sites otimizados para hotéis, pousadas e agências… então, acaba que em cada destino visitado arrumamos alguns clientes.
.
Temos uma casa fixa, nossa, que está disponível para alugar (apenas para os amigos – pois nossas coisas estão nela), perto da família e pra onde voltaremos de tempos em tempos para matar as saudades.
.
Não temos um roteiro pré estabelecido. Não precisamos ter. Então vamos conforme o vento. Se tiver uma festa popular na cidade ao lado, vamos lá conferir, postar, e trabalhar.
.
Aos seus leitores mais otimistas, agradecemos muito as palavras e as boas energias. Vamos levá-las conosco.
.
Aos mais apreensivos, sabemos dos problemas de segurança nas estradas e tomaremos nossas precauções. Obrigada pela preocupação :)
.
Aos pessimistas, … puxa, o que dizer?… Podemos morrer dentro de casa, atravessando a rua ou no ônibus, voltando do trabalho. Tudo na vida é um risco…
.
Tem duas frases que cabem aqui: Uma ouvi do Marcelo (meu marido) num momento da minha vida (ainda solteira): “Quem quer encontra um meio. Quem não quer, encontra uma desculpa”. A outra frase estava em um quadro na empresa onde eu trabalhava: “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.”

… é isso amigos. Estamos tentando colocar valor naquilo que realmente tem valor: nossa vida, nosso relacionamento, nossas vivências e experiências. E de quebra vamos plantando sementinhas para despertar nos outros a mesma garra por uma vida plena, com mais qualidade, com mais experiências e aprendizado.
.
Desculpe o coment longo. Só queria agradecer e sanar algumas duvidas ai de cima :)
.
Flávio, mais uma vez, obrigada por suas palavras.
bjos meus, abs do Marcelo e bibis da Alice ;)

Alex
Alex
15 anos atrás

Pessoal: tem que ter muita coragem!
Estava na Bahia por estes dias (Cumuruxatiba)… Ouvi muitas histórias. Naquelas praias que há 10-15 anos atrás a gente armava uma barraquinha com a namorada, fazia amor, dormia e acordava no outro dia com a carteira do lado.. Conversei com várias pessoas da região, nativos. Me disseram que tá cheio de ladrão, de assaltantes… Que não pode brincar.
Tem um tio meu, caminhoneiro, agora sessentão, que passou a vida nas estradas deste país, na maioria do tempo na boleia de um Scania 110, aqueles bicudinhos alaranjados. Conta histórias maravilhosas. Parava o caminhão em qq ponto da estrada, lá esticava a rede ou dependendo da carga, dormia em cima dela olhando para as estrelas… Acordava de madrugada, coava um café, comia um pedaço de queijo com pão mais do que amanhecido e seguia viagem… Histórias lindas. Parou pq ficou com medo. Perdeu amigos mortos por assaltantes que queriam a carga de qq jeito…Pressionado pela mulher e filhos se aposentou…
Então, não é fácil sair pelas estradas da vida minha gente!
podem me chamar de covarde…
Imagine vc com sua mulher ser abordado por 2 caras armados… num estradão da vida. Nossa Senhora!

Mário Buzian
15 anos atrás

FG,

Não digo que irei passar um ano viajando de MH,mas pretendo passear bem mais que isso…
Explico: minha patroa,a Sra. Scheid,tem trauma de vôos por conta de um acidente aéreo ocorrido no aeroporto JFK em NY no ano de 1992…Desde lá só consegue entrar em fuselagens à base de tranquilizantes e soníferos,portanto nossos passeios e idas até Sampa (ou além) só acontecem por via rodoviária…
Motivo enorme para termos um MH,claro…E quero um desses,mas por óbvias razões,não será uma KG Safari,pois meu sogro nunca montou uma,e ele morre mais cedo se me ver dentro de qualquer coisa criada pelo seu arqui-inimigo…Seria mais ou menos o mesmo se vc. passasse a andar de Gordini,ou pior,de Corolla,rsrsrsrsrs…
Então vou procurar um Turiscar Solymar(seis pessoas,chassi Ford F-4000,Dodge D-400,ou Chevrolet D20),ou até um Miramar(oito pessoas,chassi Mercedes 608-D ou Marcopolo),dependendo do bolso,claro que tem de ter sido fabricado antes de 1983,ou seja,da safra que Seu Pedro comandava os negócios…
Fico imaginando se ele tivesse dado continuidade à Turiscar…Ah,com certeza teríamos Kombis muito melhores que aquelas feitas pela KG (que por sinal eram muito boas,mas não tinham um acabamento e resistência tão primorosos…).
Deixo os meus parabéns à Alice,e ao casal Maly,e torço para que eles sejam muito felizes nessa longa estrada da vida !!!!

Anonimo R.
Anonimo R.
15 anos atrás

Eita!
Olha o final da placa dela: 1696… Tem #69 e tem #96 !

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

Muitas est’orias aos filhos e netos deste casal…………isso e VIVER!!!

mario
mario
15 anos atrás

Quem sabe faz a hora…..não espera acontecer

E ainda tem gente que diz que somos uma terra sem lei e por isso por aquilo não dá pra fazer, qualquer desculpa.mas na verdade o que nos temos que ter é sómente o despreendimento, a vontade, o coração livre e não ser prisioneiro de si, pois eu já fiz viagens fantásticas de carro pelo hemisfério sul com os meus filhos ainda pequenos, milhões de quilometros rodados.
Não me ocorre de ter um pneu furado em todo este percurso, nunca um problema mecanico, nunca um assalto nem acidente, e agora que meus filhos estão grandes e livres, eu não tenho mais a vontade e impeto de realizar nada, deve ser a velhice chegando.
Não há desculpas plauziveis para isto, nem o $ justifica.

antonio
antonio
15 anos atrás

Nunca tive coragem…………..sempre aparecia uma coisa ou outra e a idade chega rapido, mas quem sabe um dia

Verde
15 anos atrás

Me convidaram pra fazer um trajeto de Recife a Buenos Aires de Kombi no ano que vem.

A sorte é que moro em uma cidade chata, tenho um emprego de merda e faço um curso chato em uma universidade prestigiada mas altamente babaca. Não tenho muito o que me prende, hehe.

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Eu já pensei em fazer isso várias vezes, desde sair do Japão, atravessar a Ásia e sair em Portugal de bicicleta. Desisti porque tinha uns problemas pessoais a resolver.

Pensei em vir do Alasca até a Patagônia de moto, mas me aconselharam a procurar um parceiro, já que ninguém seria louco de patrocinar uma jornada solitária dessas pelos riscos.

Pensei em ir de Montevidéo até Belém, via transbrasiliana, mas desaconselharam por causa da criminalidade.

E até hoje não fiz porcaria nenhuma. Mas passar a vida em uma kombi é masoquismo puro. Pelo menos, devem ter parado de se incendiar por nada de uma hora para outra…

Gabriel Izar
Gabriel Izar
15 anos atrás

Lembrei do excelente livro Os Argonautas da Cosmopista, em que Júlio Cortázar e Carol Dunlop fazem uma viagem Paris-Marselha em 30 dias a bordo da Fafner, uma Kombi vermelha.
O livro é delicioso, leitura obrigatória.

[]’s

Thiago Marinho
Thiago Marinho
15 anos atrás

Flavião,

Os dois estão na “estrada” desde 2006, com um projeto que se chama Turismo Reponsável.
No final é o “trabalho” deles mesmo, só agora que o sonho do Marcelo se realizou que era ter uma “Kombosahome” …

Abs !

Ps.: Quem dera um “trabalho” desse … se eu não tivesse filho … aí é mais complicado … enfim, quem sabe um dia ???

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
15 anos atrás

É FG, inveja ao quadrado….

Olavo Taube
Olavo Taube
15 anos atrás

Um passeio de Kombi no domingo já é agradável demais, imagina dar as costas para a vidinha normal e sair no melhor estilo “Easy Rider”.
Fantástico e parabéns aos dois!

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

ai,ai, ai…que inveja…

marcello baviera
marcello baviera
15 anos atrás

Gomes,tenho um amigo alemão em Itaquatiara,Niteroi que tem uma SAFARI raridade,parada desde 1995!Além da Safari,tem uma veraneio 90 4X4 diesel c/ 30.000km,um Jeep 42 que estava parado desde 79,sem contar as kawasakis como a KZ1300,6 cilindors,KZ900 e KZ1000 que ele vendeu para um amigo!

Jonny'O
Jonny'O
15 anos atrás

Nota dez para Marcelo e Lyanne !

A vida é curta mesmo ,e quem tem algum tipo de sonho ,acho que todos tem, o certo é começar agora ,já!

toyço
toyço
15 anos atrás

ai ai… simpplesmente um projeto lindo, emocionante… tanto o projeto fisico da “kombosa” quanto o projeto de vida…

nessas horas o meu lado sagitariano grita me mandando aprontar uma dessas tambem, mas o meu lado caprocorniano (meu ascendente) me faz correr atras das minhas preocupaçoes financeiras… da mesma maneira que os meus 20 e poucos anos me gritam e reprimem pelos mesmos motivos…

se bem que com a minha megalomania eu nao me contentaria em viajar com uma kombi e partiria pra um onibus bastante emperequetado… rsrs

mas eh isso.. a vida cada um leva da maneira que julga mais adequada…

Kalil
Kalil
15 anos atrás

Isso era tudo que eu precisava para esta semana.
Que delicia mandar meus clientes chatos… ops não posso falar muito se não ja viu rsrsrs nem casa fixa vou ter.
Parabens ao casal desprender-se da vida comum e da rotina para viver assim é uma vontade de muitos e coragem para poucos.

william santos
william santos
15 anos atrás

Fazer isso aqui na nossa terra sem lei é pedir pra morrer ou ser assaltado, no mínimo, infelizmente é a nossa realidade, viver trancado e com medo de viver.

Roberto Torres
Roberto Torres
15 anos atrás

É, muitas vezes da vontade de chutar o balde.
Mas o balde nem sempre está perto o suficiente par ser chutado.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

FG, concordo com voce tres vezes. Uma vez só é pouco.
Também é tudo que eu sempre quis fazer na vida, assim como nunca tive muitos apoios domésticos. E ainda estou batalhando…
Ocorre que viajei muito, sim. Sempre solitário e sempre de moto… “Vento na cara é tudo…” Fiz Sampa – Belém do Pará duas vezes (1980 e 1981) indo pelo litoral (voces não imaginam o litoral do Brasil quase 30 anos atrás…) e voltando pelo sertão. Aula de gente, de miséria, poeira e sol.
“Quase fui” pra Argentina com intutito de atravessar os Andes até o Chile, mas conheci minha mulher no final de 81 então… Ficamos por Ilhabela, Angra e Rio mesmo.
Daí pra frente, casamento, filhos, contas, obrigações, crises, tentativas, erros, tombinhos, tombos, tombaços, uma novela de quase 25 anos, que não acaba nunca.
A trabalho na Europa em 1994 e 1996, descontei. Caí no mundo e rodei de BMW e Mercedes pela Alemanha, França, Suiça, Luxemburgo, Austria e Italia. Sempre sozinho, felicíssimo comigo em meio aos guias Michelin e uma pilha de lugares que fiz questão de me perder, por ruas e cidades que explorei e encontrei.
Voce ainda viajou pra caramba entre as corridas, tanto que até esgotou, vira obrigação, tem compromisso, é um saco – e já tá com tesão de novo, então imagina eu…
Ainda me devo meia dúzia de roteiros pelo Brasil, pelas Américas e Europa, espero que ainda nessa vida.
Pelo menos Lisboa-Moscou. E num ano sabático, sem ter hora pra voltar, nem satisfações a dar, nem obrigações a cumprir.
O mundo é grande demais e a vida curta demais pra gente viver tambem a vida dos outros, além da nossa.
Punha o pé na estrada agora, rumo ao infinito desconhecido.

EDU PEREIRA
EDU PEREIRA
15 anos atrás

POIS É FG…UM DIA TODOS NÓS FAREMOS………………

André Grigorevski
15 anos atrás

Ficar 1 ano viajando eu acho tempo demais… Mas fazer uma grande viagem de Kombi seria uma boa. De preferência nas mais antigas…

Flávio, tem uma Safari a venda numa loja aqui em Niterói… Só não sei o preço.