MEIO CARO…
SÃO PAULO (dá para parcelar?) – A pilotaiada está chiando. A superlicença para correr na F-1 subiu para 10,4 mil euros este ano, mais 2,1 mil euros por ponto. Hamilton vai gastar quase 220 mil euros só para ter a carteirinha da FIA! Putz…
Eu já tirei a minha, de piloto graduado B, no clube do Roberto Manzini. Custou 735 reais, 0,11% do que vai gastar o campeão mundial de F-1 para correr em 2009. E ele divide em dois chequinhos, se precisar.
Se o Hamilton quiser, dou o endereço.
Meu sobrinho de 7 anos teve que pagar 400,00 por sua primeira carteira de piloto de kart…isso sim é que é desistímulo.
Pobre Massa….
esse ano estou meio semvontade de comentar as medidas malucas de Max…….agora gostei mesmo da crteira do Flavio…sempre quiz tirar lá…mas faltou tempo…grana…sem duvida com a bela e humorada reportagem do Flavio fiquei mais animado…..abraços Lionel.
ah e acabei de ver tem Flavio no Limete terça 22 horas….
não sei por que o Flavio não divulga…
Caro pra quem é pobre…..he, he
@ Tulio Joaquim e Dú,
1. A CBA tem outras licensas menores (e mais baratas)?
2. A CBA tem licensa pra uma prova só? Do tipo, se você for fazer 2, 3 provas por ano num determinado nível de carteira, é mais barato pegar a licensa só pra aquela prova.
3. Os preços de inscrições para provas televisionadas (autódromo como Eastern Creek, em reprise) ficam na casa dos AU$250.
Se comparar com a CAMS, o preço é razoável. Mas a CAMS tem mais controle sobre os clubes e a segurança dos pilotos. E quem não quiser a CAMS que procure as outras – tem um monte. Clube então tem um em cada esquina.
Eu pensei que tivesse lido errado, ou ate interpretado malz!!
mas pelo jeito não.. quanto mais pontos ele ganhar na CORRIDA, mais ele paga!!
que estranho!!
pensei que fose pontos na CARTEIRA das infrações que le talvez cometesse na rua!
Sabe que não entendo?
A CBM cobra por Filiação e não carteirinha, tipo 180 pilas. As Inscrições por prova no Cross, são 130 reais.
Tem premiação para os primeiros, tem valor de largada para quem completa 75% da prova, que é praticamente o valor da inscrição.
Lógico que provas em Autódromos, como Interlagos, existem taxas, justas.
Quem organiza as provas são os Clubes Filiados, e não a administração.
Tá na hora de neguinho ver se a F1 vai largar com uma dúzia e meia, de valorizar aqui, pois senão o osso vai acabar.
Mas afinal: as 750 pilas que a CBA cobra pela carteira anual é caro ou não???
Senão também temos que agitar a nossa greve!
O preço da carteira de piloto graduado B não está tão fora do padrão. O piloto graduado B parece ter um nivel similar ao National Circuit da CAMS (Confederation of Australian Motor Sport). Mas tem muitos eventos que não exigem nível tão alto.
Custa AU$395, exige exames médicos, aprovação em teste prático (Observed Licence Test), afiliação a algum clube (AU$15-AU$20) e participação como oficial em um evento.
http://cams.com.au/content.asp?PageID=About&ObjectID=985
Quem não gosta da CAMS pode participar de eventos de outras associações. Tem um monte de evento que só exige $15 de inscrição e uma carteira normal de motorista…
Os caras ganham bem…tem que gastar um pouquinho…..heheheh….mas porra…caro para cacete.
Nao tem dinheiro que pague o que um morfetico fez no meu Fusca hoje voltando para casa…..isso sim…..saiu de uma vaga no posto de gasolina de re,sem olhar para tras…FDP……PLAU!!!!!!!!Bem na frente do 64……
Para correr amanha,amarrei a frente dele caprichosamente no pilar do meu predio e dei uma re “meio” forte…..voltou no lugar pelo menos,senao nao dava nem para por gasolina,porque o capo nao abria…..
Puta merda,que odio…..o A4 do cara nao fez nada….
Justo agora que os pilotos da Honda iriam economizar, a equipe não existe mais…
O Massa desenbolsará € 214.100, que trocado… pelos 97…
Enquanto os novatos e os que zeraram em 2009 (Fisico e Sutil) só € 10.400…
O Nakajima vai pagar € 33.500 pelos 11 pontos de 2008… O pior pontuador de 2008 com vaga garantida para 2009…
O pior seria hegemonia total (180 pontos), € 48.100… Preço de um carro de alto padão na Europa (BMW, Mercedes…)
Completando o comentário anterior : 14 de dezembro de 2008
Flavio, por falar em meio caro …
Hoje vi uma notinha no Estadão que os ingressos da F1 em Interlagos estavam esgotados. Fui conferir : Já acabou setor A, B, D, G e M. Só ficaram os mais caros. Eu comprei o meu no dia 14, setor E, o foi o pedido número 23.
Isto demonstra que tem público e teria para outras categorias se fossem bem organizadas também. Falam em A1GP e F1 histórica em Interlagos, seria ótimo. Mas mesmo morando em SP, e com intenção de ir nestas provas, preferia ter autodromo de nivel e ir assistir uma na Rio e outra no Nordeste, por exemplo, e que fosse assim não só para provas internacionais, mas também nacionais.
Será que as coisas melhoram em 2009 ?
(Desculpe colocar este “fora de assunto” nos comentário, procurei um jeito de te mandar uma mensagem mas não achei)
Queria entender pra onde vai tanto dinheiro assim, já que as confederações e federações não bancam praticamente nada, até onde sei…
cobrar adicional por ponto ganho é ridículo, não faz o menor sentido. A não ser, claro, pra FIA faturar mais algum. Não deveria ser mais caro a permissão para dirigir uma Ferrari do que para dirigir uma Force India….
Calloni ,
a situação deles tá mais pra sua 3ª pergunta do que outra coisa
Pelos salários que eles ganham, isto é dinheiro de pinga. A discussão é válida sim, e eles tem que reclamar para justamente tentar frear novos aumentos…
Mas sem dúvidas, é reclamar de barriga cheia!
Pra que serve isto? E a contenção de despesas???
Se os pilotos estivessem preocupados em pagar essa fortuna todo ano, era só fazer uma ameaça antes de começar a temporada, ou a FIA cobra um preço justo, ou ninguém corre.
Esse assalto iria acabar rapidinho.
fg a superclassic esta sendo anunciada nas tvs do metro junto com os 500 km de interlagos
ta ficando importante heim
alguem me explica pq eh necessario renovar isso todo ano?
tem algum teste?
precisa saber fazer baliza pra ter a super licenca?
ou eh apenas um jeito de tirar dinheiro dos pilotos?
abs
Nessa situação, dá pra dizer que os pilotos da Force India são os mais felizes do grid.
É obvio que esta grana não vai sair dos bolsos da “pilotada”, pelo menos não toda! Mas pensando bem, pra maioria deles na F1, 220 mil euros, não é nenhum absurdo, é?
A FIA terceirizou a emissão das superlicenças.
O serviço está sendo feito (e cobrado) pelo DETRAN.
O Bernie Ecclestone foi sensato ao reduzir os custos da F1 e a F.O.T.A. (Formula One Teams Association) adorou e aprovou. Agora vem esse aumento da superlicença que é contrário à idéia de redução de custos. Eu quero ver o que a F.O.D.A. (Formula One Drivers Association) vai fazer!! Greve de pilotos já!!
rapaz… o “depevati” (dpvat) nao eh dificil de ser resgatado nao… eu ja acionei uma vez na ocasiao da morte da minha mae num acidente de carro… foi tudo tranquilo, providenciei os documentos e 15 dias depois, recebi… saco mesmo eh receber da seguradora AGF…
Isso não é nada.
A CBF cobra 1.000 reais para você fazer a prova de Agente da Fifa. Passando ou não nela.
Aprovado, vc tem que pagar 5 mil reais por ano e ter um seguro/avalista, sei lá o que, de 100 mil reais para poder exercer a atividade.
Pé de Chumbo, pensei o mesmo que você: 2,1mil por ponto???
A grana que se embolsa por prêmio daqui e dali depois que se vence, vai toda pelo ralo.
Ah, mas deixo eles se preocupando com isso. Eu fico aqui, catando minhas moedinhas…
Eu acho ridícula essa coisa do cara ter que pagar pelos pontos que fizer.
Tudo bem, é compreensível. O cara ganha dinheiro dos patrocinadores por causa dos pontos que faz, e só faz os pontos que faz porque a F1 faz com que ele corra, e tenha toda a vizibilidade que tem, e com isso, os patrocinadores são vistos por todo mundo…
Mas é estranho, cria um paradoxo, tipo aquele do queijo suiço. Quanto mais queijo, mais furos, quanto mais furos, menos queijo, logo, quanto mais queijo, menos queijo!
Quanto mais o cara pontuar, mais grana ele ganha, mas quanto mais ele pontuar, mais ele tem que pagar, então quanto mais grana, menos grana!
Estranho… Só na F1 mesmo…
É que nem aquele esquema que o Roberto Moreno falou na entrevista dele. Ele tinha que treinar, mas não podia classificar o carro porque sairia muito caro pra equipe. Imagine se pontuasse então?
Será que você não ganha menos de 0,11% do que ele?
Acho difícil que essa grana saia do bolso dos pilotos.
Mesmo assim, é uma exploração, e o cara é penalizado por ganhar corridas.
Deveria ser ao contrário, quanto mais vence, menos paga.
E eu achando caro renovar minha carta…
Com a grana que esses caras ganham, não acho que deviam estar tão preocupados.
Absurdo mesmo são as taxas que a gente é obrigado a pagar para renovar nossa carteira comum de motorista.
E o DPVAT? Um assalto de R$95 num seguro impossível de ser resgatado.
Se esses caras vivessem no Brasil, teriam motivos para chiar.
Pelo menos tá escrito em russo ali.
Quem deve, ou deveria pagar, seriam os patrocinadores…
Que exagero!