MOTOLAND (TRISTE)

SÃO PAULO (o mundo vai acabar, mesmo) – Já no ano passado o empresário malaio Hong Leong, que havia comprado a MZ em 1996, tinha avisado: se ninguém aparecesse para ficar com a marca, a fábrica das lendárias motos alemãs-orientais seria fechada em 2009. E vai fechar mesmo, depois de 86 anos de história.

No auge, durante o glorioso regime da DDR, a fábrica de Zschopau (estive lá, dá dor no coração; foi de onde saiu a minha moto DKW em 1936…), chegou a ter mais de 4 mil empregados e fazia 100.000 motos por mês. A origem da MZ é a DKW, cuja fábrica de motos ficou para o povo alemão depois da Segunda Guerra.

Atualmente, apenas 40 empregados trabalhavam na fábrica. Pelo que diz o texto do link acima, por 5 milhões de euros Hong Leong venderia tudo. Mas ninguém se interessou. O site da MZ ainda está ativo, mas é mais um desses com cara de fóssil eletrônico, como o da Gradiente.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
cassuis acosta
cassuis acosta
8 anos atrás

eu tenho uma Mz para vender em bom estado igual a essa vermelha ai cima só q eu não sei o ano aceito propostas

Gunther Retz
Gunther Retz
9 anos atrás

Verifique a história da MZ 250 (um engenheiro grande projetou um motor 250 com peças da 125, mas foi proibido de usar a moto para não ostentar uma moto mais possante diante do resto da população feliz e próspera da “gloriosa República Democrática Alemã”). Aí quem sabe consiga refrear essa vontade de chamar o regime da DDR de “glorioso”, um regime que matava gente pobre e apolítica apenas por tentarem deixar o “glorioso” país (rico, próspero, sem patrões, sem mais valia e cheio de medalhas olímpicas). O que diria um Andreas Kieling, que levou um tiro nas costas aos dezesseis anos quando nadava para deixar o bloco socialista, lendo uma besteira dessas?

Fabio
Fabio
15 anos atrás

Temos mais uma chance. Os ex pilotos alemães de motovelocidade Martin Wimmer e Ralf Waldmann compraram a MZ do empresário malaio. Está no site http://www.fasterandfaster.com

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

É uma pena uma marca terminar assim. Ainda mais com esse logotipo tão bem desenhado (escrito com ironia).

José Luis ( da Guanabara)
José Luis ( da Guanabara)
15 anos atrás

Se encontrasse uma das que form importadas nos anos 70 eu faria de tudo para comprar. Muita gente lembra das que foram montada aqui, mas antes disso foram importadas a MZ 150 e a 250, com aquele enorme tanque de gasolina com uma parte cromada.
Daquelas que de tão feia era linda.

Jason
Jason
15 anos atrás

Tudo o que foi construído no Leste desde 1918 está acabando. Esforço de gerações desperdiçado. Que pena.

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

Maré vai e maré vem:
Sei que é off-topic e talvez já tenha sido falado a respeito por aqui: hoje (31.01.09) foi inaugurado o museu da Porsche em Stuttgart.
Já agendei minha próxima viagem à “Kartofflelland” e naturalmente inclui uma visita à Stuttgart – Zuffenhausen. Aqui tem algumas boas cenas da história da Porsche:
http://www.porsche.com/germany/aboutporsche/porschemuseum/

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

Informações do Sächsische Zeitung: os últimos 38 funcionários receberam o bilhete azul na virada do ano. No dia 6 de janeiro ainda haviam 8 funcionários que cuidavam de peças de reposição.

Jonny'O
Jonny'O
15 anos atrás

Como só conheço alguma coisa que esteja envolvida no mundo das competições ,a MZ (MuZ)tentou correr o mundial das 500 cc em 97 e 98 chegou a ter como piloto o italiano Luca Cadalora ,mas na verdade essas motos não passavam de ser a Swisauto ELF de 96 .Depois chegaram a apresentar um prototipo V4 em 2003 para a MotoGP que nunca se concretizou .

Carl
Carl
15 anos atrás

Flávio, tira um ‘atualmente’ do terceiro parágrafo. Tem dois lá…
Abraço.

RESPOSTA DO FG:

Tirado, valeu!

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

Não acho legal este papo de uma empresa comprar outra, perde a alma da marca….hoje em dia, ta tudo muito frio, sem paixão.

Bruno Marques
Bruno Marques
15 anos atrás

O problema que é mais caro comprar uma marca dessas e trazer pro Brasil que montar por exemplo montar uma fábrica de motos chinesas “made in brazil” como a Dafra.

Tohmé
15 anos atrás

Na década de 90, sob o nome MuZ, fez motos de design inovador e com boa tecnologia. Pena que acabou.

Guga.
Guga.
15 anos atrás

E essa figurinha, o Charly? Parece o Wall-E, se eu morasse na europa, comprava um para voltar breaco dos pubs!

Luís Augusto Malta
15 anos atrás

Realmente é uma pena… Zschopau estava no meu próximo roteiro, mas…

Eric
Eric
15 anos atrás

Me lembro da MZ Simson 250 que era montada aqui….decada de 80 e poucos.