NAS ASAS (DA HONDA)

NATAL (um dia vou morar no Nordeste) – Bonito o aviãozinho aí em cima, não? Pois quem vai fazê-lo é… a Honda! Sim, a própria, que acha caro colocar dois carrinhos para correr na F-1, uma despesa enorme, está levando a empresa à bancarrota. Agora vai entrar no ramo aéreo.

Quem mandou a notícia, depois de ver um anúncio no “The Seattle Times” de domingo, foi o blogueiro Gustavo Errante. A Honda está procurando técnicos, engenheiros, comissários de bordo e santos dumonts nos EUA para se juntarem a ela nessa nova empreitada. Oferece ótimos salários e a chance de “realizar um sonho”. 

A empresa já está estabelecida: é a HondaJet. Absolutamente nada contra. É bem legal ver como uma montadora de porte, detentora de altíssima tecnologia, alça novos e ambiciosos voos.

Mas o investimento deve ser alto. Bem mais que os alegados US$ 400 milhões gastos na F-1 em 2008. Dinheiro que poderia ser bem menor se a equipe soubesse aplicar com sabedoria nos lugares e pessoas certos. Dava para fazer o que a Honda fez no ano passado com menos da metade. E com contenção de despesas, mais as medidas de redução de gastos determinadas pela FIA, dá para disputar um campeonato com bem menos.

Portanto, dizer que a crise fechou a equipe de F-1 é balela de CEO, como eu disse há um mês. Se tem dinheiro para fazer avião, tem dinheiro para correr de carro. Isso, claro, se for do interesse da empresa. Porque diante dessas brincadeira aérea, acho que teria sido mais honesto dizer “não queremos mais, essa F-1 é uma bomba, não dá retorno e a gente não consegue fazer um carro decente”. Em vez disso, o japa da vez apareceu na TV com cara de choro… Para comover quem?

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Silva
Silva
15 anos atrás

A Empresa vai precisar de comissario de bordo brasileiro? Sou Ex-cmro da Varig.Obrigado!

The take-no-prisoners style of driving
The take-no-prisoners style of driving
15 anos atrás

Tenho amigos que já trabalham em parceria com a Honda nesse projeto, algums receberam excelentes propostas da empresa para passar para o outro lado. Dinheiro a empresa tem, o que falta é disposição para endireitar o fiasco que era a equipe, talvez a maior fonte de publicidade negativa que a Honda já teve em sua história.

Passatero de Santos
Passatero de Santos
15 anos atrás

Eu que não ando numa porcaria dessas nunca vi nenhum honda com turbina com certeza não vai guentar e quebrar o mancal do vira aí já viu desbiela e tchau já era… e Flávio pq a VOLKS/AUDI/PORSCHE não se interessam pela compra da equipe HONDA?

Carlos Sampaio
Carlos Sampaio
15 anos atrás

Construir aeronave, ao contrario de correr de F1, eh business.. e nao apenas marketing

Ou vc acha que a Embraer e a Bombardier estao gastando dinheiro?

O negocio da Honda eh construir e vender.. correr de carro eh uma vitrine de luxo.;.

E luxos.. sao o q sao cortados primeiro em tempos de crise

Philipe Pacheco
Philipe Pacheco
15 anos atrás

Esse Honda Jet é um fiasco.
Mais de 5 anos de desenvolvimento (entre projeto, tunel de vento e protótipo) e até agora nada de certificação, nada de entrega, nada de novo.
Já torraram uma grana absurda com isso e não deu em nada, nem carteira de encomendas decente essa jaca tem.

Enquanto isso, na F1 eles resolvem tirar a equipe da pista pra cortar custos…
Para logo com o desenvolvimento dessa jaca com asa que compensa muito mais.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

O pessoal da Embraer e da Bombardier devem estar perdendo so sono com esta noticia! ha,ha,ah,ah,ah,ah! Meus amigos, a Honda so faz bem motos e olha lá! Tão de brincadeira!!! Será que os vexames na F1 não são suficientes pra japonezada sossegar o facho! Que é isso????

Beto
Beto
15 anos atrás

Comissários de bordo? Pra servir lanchinho pra quem?

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Que esses aviões da Honda nunca consigam sair do chão….. e que a Honda acabe, bando de hipócritas! Nunca mais compro um carro Honda na vida. (isso é desculpa de pobre viu, que nunca vai ter dinheiro pra isso mesmo)

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
15 anos atrás

Continuação—-

Desculpe FG, mas não dá para dependermos “emocionalmente” de uma categoria em que nós fãs temos que sofrer de taquicardia e termos ataques de nervos toda a vez que uma scuderie falar que vai sair da categoria, já imaginou se o anúncio fosse dado pelo austriaco vendedor de mijo enlatado? seriam duas equipes médias saindo da F1, sem querer o mal de ninguém , mas suponhamos que amanhã o jatinho do dito cujo se esborrache e o seu sucessor diga que não quer mais porra nenhuma com a F1, e aí? COMO É QUE FICA? .
O mais engraçado é que o próprio tio Bernie e também e “her” Max rifaram suas equipes de F1, né? poderiam ser mais 04 carros no grid, mas preferiram sair do negócio e explorar os outros, nunca pensei em falar tal heresia, mas nazista por nazista eu preferia o Balestre o autêntico.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
15 anos atrás

Esse projeto da Honda já tem quatro anos, o mock up deste VLJ -very level jet – foi apresentado se não me engano em 2005, os prototipos já estão voando há quase dois anos para certificação ( certificação aeronautica é coisa séria, não basta fazer um avião e passar a vende-lo) portanto a Honda já desenvolvia e até voava com seu jatinho executivo bem pequenininho ( é essa a tradução exata de VLJ) e tentava desenvolver a F1, não sou nem om pouco admirador de CEOS e outras escrotidões inventadas pelo mundo corporativo, mas o que parece foi uma opção inteligente tomada por administrados sensato, por analogia significa que você está construindo uma padaria e uma piscina na sua casa, aí você tem um baque nas finanças e tem que optar por cortar custos, você iria parar a construção da piscina para o seu prazer ou a padaria que vai te dar receita? não é obra de CEO não, é obra de pragmatismo e sobrevivência. E além do mais , mandar 500 milhões de dolares as favas para ser gerenciados por mafiosos tipo MM e BE, é demais para a saúde de uma empresa, acho inclusive que esse devria ser o caminho de toda a empresa séria na F1 atual , acho que a CATEGORIA MÁXIMA ESTÁ NA HORA DE MORRER, PARA TAL QUAL A FÊNIX RESSURGIR DAS PRÓPRIAS CINZAS, desculpe FG

eu
eu
15 anos atrás

A Honda gastou e gasta muitmais ainda no ASIMO, o humanoide mais terfeito já construido, só não sei para que construir tanto carro, se todas montadoras passassem a fazer outra coisa além de carro não estariam ai no mesmo barco das grandes na crise que se depara o mundo hoje, agora te pergunto, para que tanto carro novo?

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

“Japonês não ta deixando de comprar carro por conta do “excelente” transporte público deles. E sim por conta do preço que é manter um carro lá. Sem falar no problema de espaço.”

Boa parte dos japoneses que se recusam a comprar carros possuem trabalhos alternativos, que lhes permitem usar os trens em horários menos movimentados.

A maior parte é o pessoal que trabalha com a indústria de games, moda, artes, enfim, o típico cidadão urbano.

O carro é mais vinculado a quem trabalha em fábricas ou empresas afastadas, no subúrbio ou para quem tem família. A maior parte do pessoal que se vê no youtube espremido nos trens são os ditos salaryman, os trabalhadores dos serviços burocráticos como escritórios e afins, que em sua maioria possuem carro, mas não o utilizam para o transporte pessoal, fica com a família.

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

O que representaria 100 ou 150 milhões gastos na f1 em relação aos bilhões dos aviões? Sairam de vergonha.mesmo.

A fábrica da Honda aqui na região de Campinas, acho que em Sumaré, foi a única que trabalhou em rítimo acelerado de produçãa neste final de ano. Conheço uma pessoa que presta serviço nesta fábrica e teve que fazer um atendimento urgente para eles entre o Natal e o ano novo. Pelo menos aqui no Brasil a “coisa tá boa” para a Honda.

Há várias matérias na midia que apregoam que os aviões pequenos, fáceis de pilotar e exigindo poico espaçao para decolar e pousar, para uma ou duas pessoas, portanto individuais serão o meio de transporte preferido no futuro próximo. Evidentemente para quem puder pagar preços equivalentes hoje a corros esporte tipo Ferraris, Lamborghinis, CCX, Pagani Zonda e semelhantes. Mais à frente ainda poderão substituir carros e outros meios de transporte, as pessoas poderão te-los em suas próprias garagens até, juntos ou no lugar do carro. Talvez a Honda esteja já se preparando para estes tempos futuros. Vai saber!

Renato
Renato
15 anos atrás

Este projeto é mais antigo que a reentrada da Honda na F1.

Esta aeronave já tem 10 ou 11 anos de desenvolvimento.

Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

As montadoras japonesas já estão investindo há algum tempo nesse setor aeronáutico.

Várias empresas japonesas já estão em projetos da Embraer, e a Mitsubishi já tem vários projetos nessa área.

A entrada da Honda em aeronáutica era questão de tempo. Apenas acho muito incoerente a Honda entrar neste segmento com essa crise de crédito, em um setor que requer um investimento da ordem dos bilhões de dólares.

Doutor Marin
Doutor Marin
15 anos atrás

Camarada Gomes

Mesmo que a Honda fosse campeã da F1 2009, por conta disso não venderia NENHUM CIVIC ou ACCORD a mais do que já vende no mundo.

O único mercado que ainda funciona assim é o “Norte Mexicano”.

Lá mesmo, onde há mais de 50 anos GM, Ford, Dodge e agora até a Toyota, vencem no Domingo e vendem na Segunda!! $$$$$

Previsão: Honda ACCORD na NASCAR 2010!!!!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Vai ser a maior surpresa para 2009 e o que está gerando maior expectativa.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Essa Honda anda fazendo das suas

Seria impenssável a Honda voltar para a F-1 este ano e ainda mais usando propulsor Ferrari ou Mercedes.
Como diria Ratinho
Coisa de Lôco!

Veja como anda a situação da Honda para 2009

Honda

Prodrive Honda

Prodrive Ferrari

Telmex Honda

Telmex Ferrari

Prodrive Ferrari

Honda Ferrari

Honda Mercedes

Acompanhem o noticiário e entederão esse troca-troca.

O Futuro time que disporá do antigo espólio!

Diga-se Ross Brown X Jenson Button X Bruno Senna e todo aparato dispensado pela Honda ou não!

Virgo
Virgo
15 anos atrás

A questão é que a chamada aviação executiva está bombando no mundo, sorry periferia! Os recentes Phenom da Embraer já são uma resposta a essa demanda. Praticamente todos os fabricantes de aviões tem suas propostas nessa categoria.
Agora, quem disse que japones precisa de americano para aprender a fazer avião, com certeza já esqueceu que a japonesada sempre foi boa de engenharia. O ataque a Pearl Harbour não foi aéreo? Os americanos proibiram o Japão de exportar aviões militares depois da 2a.guerra e isso deve te-los aleijado (isto é um chute) do mercado internacional todo esse tempo. Mas a Mitsubishi e a Kawasaki fazem uns aviões militares (para a força Aérea do Japão) muito bons.

YPVS
YPVS
15 anos atrás

Marcelim,

a Kawasaki já fazia as asas do 170 sim. No entanto a diferença básica é que o 170 tem aproximadamente 55% da fabricação terceirizada. No caso do 787 chega a 85%, dos quais 30 ou mais com japoneses. Ou seja, uma terceirização bem mais radical e mais concentrada num parceiro apenas. Essa é a diferença pra Embraer.

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
15 anos atrás

A DaimlerChrysler tinha uma empresa da área que, apessr de bons produtos, não deu certo e ajudou a levar ao funeral a parceria. Diversificação é uma coisa muito complicada e na grande maioria das vezes não dá certo. É a famosa história do case de sucesso de um levado ao extremo e dos fracassos de muitos varridos para baixo do tapete. O apelo comercial é sensacional: “olha não conseguimos fazer bons carros de corrida e carro é o nosso negócio, mas compre nossos aviões que eles voam muito bem”. Tempos atrás existia uma propaganda (ótima) onde um japonês aparecia no final e dizia que a empresa tal era do ramo. Hoje a Honda busca ser boa no que nunca fez e fracassa naquilo que é a imagem de seu negócio principal. Nisso tudo existe uma única vantagem. Quando forem pedir grana ao governo poderão utilizar os aviões sem causar os constragimentos ianques já que estarão utlizando produtos por eles fabricados.

Daniel Alves
Daniel Alves
15 anos atrás

Num mercado da aviação executiva consolidado por Citation, Lear….fica dificil colocar um jato executivo japa no meio….não basta voar…existe manutenção, certificações, etc….botar uma Honda bater de frente de Cessna e Lear? sei não….a Embraer até que rendeu algo com o LEgacy…..vencedora contra a canadense Bombardier nos jatos de médio alcance….a Embraer venceu essa guerra mais pela simplicidade da manutenção, manuseio, navegabilidade, etc…sucesso que começou com o modelo 145 e serviu de base para o Legacy e os seguintes 190, etc…….o que vejo é a Honda levando um fumo aeronautico grande….antes ficar quietinha na F1 sem usar desculpa esfarrapada de crise pra seguir seus interesses do que meter as caras nesse ramo…..se conseguirem fazer esse jato realmente decolar, num vejo ele passar de 5.000 pés……heheheheheh….Lembrando que a Ferrari já deu uma dessa algum tempo atrás, fazendo um avião executivo….o Piaggio P-180

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Concordo plenamente Flavio, e o Paulo Masson complementa bem, para não admitir sua própria incompetência eles simplesmente saem da F1 com a desculpa da crise. Mas cobrar sinceridade e transparência das empresas é meio difícil, nunca houve transparência nesse meio empresarial.

Streit
Streit
15 anos atrás

Japonês não ta deixando de comprar carro por conta do “excelente” transporte público deles. E sim por conta do preço que é manter um carro lá. Sem falar no problema de espaço.

Tem uns vídeos no youtube que mostram o pessoal sendo expremido igual sardinha em lata pra poder entrar nos metrôs. Não é a bagunça que é no Brasil, mas não chamo isso de primeiro mundo tb.

Blackbird
Blackbird
15 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau.

Apesar da crise realmente existir, muita gente está tirando proveito do medo nos mercados, causando ainda mais pânico – principalmente no automobilismo.

Veja quanto o NY Yankees gastará na temporada 08/09 e me diga se isso é permitido a quem está em crise…

Paulo Masson
Paulo Masson
15 anos atrás

A burrice das pessoas que criticam a posição do Flávio é não perceber que ele bate numa tecla correta: os japa não parrou de correr por causa de prejuízo, falta de dinheiro, emprego de alguém. Ele arrumou uma desculpa para não dizer: “Vamos embora pois somos péssimos com isso!”. Seria bem mais honesto confessar seu fracasso. Mas não: eles dizem que é a crise para não ter que perder fama por não conseguir fazer um carro vencedor, mesmo sendo uma montadora…
Mas que seria bem mais honesto, seria, até por que é bem verdade que, logo logo, eles mandam gente embora por causa da tal “crise”…

Ainnem Agon
Ainnem Agon
15 anos atrás

Esse projeto é meio old até, eu já havia lido sobre ele há uns 2 anos no próprio site da HondaJet. E o que estava escrito na época é que o “empenho” (leia-se custo) de R&D colocado nesse projeto foi enorme, o que simplesmente concluiu que colocar os motores fixados por cima nas asas seria bem melhor em termos de rendimento x economia.

Agora entendi aonde a grana e desenvolvimento da Honda F-1 estava sendo utilizada na veradade…

Souza
Souza
15 anos atrás

Gomes, o avião será vendido , vai gerar receita, vai gerar lucro.É um negócio A Formula 1 é só despesa de marketing. É difícil você entender isso? E sim, sair da Formula 1 foi decisão do CEO, pois é ele o responsável pela sobrevivência da empresa, o dele está na reta. Se a GM tivesse um CEO como esse, não estaria nessa situação hoje falimentar. E tem mais, se eles não tem competência para administrar uma equipe, então nada mais lógico que largar a Formula 1 mesmo e cuidar do que eles entendem muito que é fazer carros de qualidade .

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

“Os japas estão fabricando 30% do novo Boeing 787 e com isso aprendendo a fazer avião. Daqui a pouco é um de 50 lugares, com motor, asa tudo japonês e por aí vai…”

A Kawazaki ou Mitsubishi já faziam as asas dos aviões da embraer, que equivale a mais ou menos 30% de um avião, então continuam na mesma….

Ah, e a JAL, maior empresa aérea japonesa, acabou de comprar ums ERJ 170/190…

Lionel
15 anos atrás

O CARAMBA A MAIOR PARTE DESSES CARAS NÃO ENTENDEM MESMOS O QUE FLAVIO FALOU….e muito bem por sinal….Ele não falou que a fabricar avião não da lucro….ELE FALOU E CONCORDO PLENAMENTE que com METADE DA METADE tipo 100 milhão dava para continuar sossegado….o problema da Honda nunca foi dinheiro…é FALTA DE RESPEITO para com TODOS compradores de Honda no mundo…todos torcedores…é uma PUTA falta de respeito PARAM E ACABOU….e quer saber vão se arrepender….A FORMULA 1 para quem entende BEM ….não povão torcedores alucinados….SÓ SERVE PARA FAZER PROPAGANDA DE PRODUTOS….entenderam só pra isso …não precisa ganhar…ganhar é McLaren do Ron Dennis..que é fanatico só fez isso na vida. toda…..pra Ferrari que tem a MAIOR TORCIDA do mundo e essa torcida cobra….O RESTO SÓ DE PARTICIPAR TA BOM…..DA UM PUTA RETORNO DE MARKETING….calculado em mais de 1 TRILHÃO é isso mesmo a HONDA vai deixar de ganhar nos próximos 3 ou 4 anos MAIS DE 1 TRILHÃo de dólares….FOI O MAIOR ERRO DE MARKETING JA COMETIDO. por uma grande montadora….e Flávio com seu portugues exelente METEU O PAU …ah se Eu tenho um blog famoso assim ….falava o que o Flavio falou em letras garrafais….no dia que o presidentinho anuncio ….bom deixa pra lá parabéns Flavio…..

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Pô FG, essa é velha, até comentei aqui que uma dos prováveis agravantes para a saída da Honda foi justamente os investimentos feitos para se desenvolver esse avião ai.

Inclusive um dos primeiros donos de uma das unidades é o próprio Jenson Button. E esse avião nem chega aos pés do Phenon da Embraer, seu concorrente na categoria dos VLJ, que tem o interior desenhado pela BMW.
Convenhamos, Honda disputando com a BMW é covardia, né?

Outro agravante é que os japoneses abaixo de 30 anos não se interessam por carros, preferem outros meios de transportes e se valer do excelente serviço de transporte público, gastando dinheiro com computadores, celulares e outros gagdets.

Ter carro no Japão é coisa de suburbano, velho, casado com filho, enfim, meio demodée.

http://www.japantoday.com/category/business/view/japan-auto-sales-plunge-as-young-lose-interest

Carro no Japão está deixando de ser símbolo de status e as vendas estão caindo no mercado interno.

morpet
morpet
15 anos atrás

Tem uma tal de Embraer que manda bem nesse ramo. Portanto…

Mauricio Scarcioffolo
Mauricio Scarcioffolo
15 anos atrás

Essa noticia da honda fazer aviao nao e meio antiga nao?

Lembro de a 1 (ou 2) anos ter visto isso em uma revista de avioes, se nao me falha a memoria o prototipo ja tinha voado

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

A Honda saiu da F1 por pura incompetenica em todos os setores do negocio. Não sabiam gastar, não sabima fazer motor decente, não souberam, com todo o dinheiro que tinham, criar uma equipe competitiva, nem como a Toyota, pelo menos. Se tivessem ficado o vexame seria bem maior. Para evitar a vergonha, perante as outras grandes, aproveitaram a crise para cair fora. Pensando bem, ainda bem que se foram.

Quem sabe alguém do ramo, que goste e entenda de corridas compre a equipe e a faça um time vencedor. Não é impossível…

A Ferrari já declarou oficialmente que foi cantatada e concorda em fornecer motores se a equipe for comprada. Enfim uma notícia boa, não um boato apenas. Não chega a ser uma luz no fim do túnel…
É, na verdade, um vaga-lume no fim do túnel. Mas já é alguma coisa.

Agora, com toda essa imagem firme e positiva que conquistou na F! e apoiada na muleta da crise, a Honda procura parceiros para uma aventura aeronáutica. Pode vir a fazer como na F1. Fiquem longe.
É melhor que o façam sozinhos. Assim só terão que cair fora de si mesmos.

@dren@do
@dren@do
15 anos atrás

Acho que esse avião já é comercializado desde outubro do ano passado e mais, se não me engano o Button comprou ou encomendou 2:http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL488722-15011,00-BUTTON+COMPRA+DOIS+AVIOES+DA+HONDA.html (se eu fosse ele devolveria e pegaria minha grana de volta rsrsrsrsrsrsrs).abç

MSM
MSM
15 anos atrás

Será que a Honda está entrando no ramo para montar corrida de jatos executivos? Se cuida Embraer!!!!

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

Este projeto já tem mais de 2 anos.
Deve ser mais rentável torrar uma grana para vender aviões executivos do que para vender carros populares. Eles devem estar pensando mais ou menos assim: trabalhar para pobre é pedir para dois…

Igor Araujo
Igor Araujo
15 anos atrás

Seria um bom investimento em outra hora, em época de crise, apostar alto assim (demanda investimento) pode ocasionar perdas sérias, quem é que sabe como vai estar o mercado daqui pra frente, será que todo esse pessoal que se desloca de avião hoje vai poder pagar pra viajar? Temos mais bombas vindo por aí, a Honda que se cuide e tome medidas mais conservadoras.

totiy
totiy
15 anos atrás

trata-se de ligar os pontos ,nenhuma equipe não européia venceu na formula 1,porque será?os fittipaldi sabem,duvido que a toyota continue alem desse ano…

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Fabricar avião dá muita grana, FG, principalmente levando em conta a tecnologia que a Honda já tem, portanto um investimento “relativamente” baixo, e com retorno de médio prazo garantido.
Quanto ao modelo, pelo menos de frente, parece uma cruza de Citation com Lear-Jet…

Caio, o de Santos
15 anos atrás

Não acho que quem tem dinheiro para fazer avião, pode correr de carro.
Avião você vai vender, tá, carro também, mas digo o produto em si…
O avião você vende o monolugar não.

Gostei de monolugar, aprendi pesquisando sobre Algarve!

Você ainda tem aquela Quinta, lá?

Dú
15 anos atrás

De fato o vento deve estar a favor nas asas da Panair!
A Embraer está quieta aqui, mas a Renault junto ao sindicato colocou 1 mil no estaleiro em Curitiba.
FG, de morar no Nordeste, no dia que conhecer Campina Grande, vai ver o que é criatividade industrial em pequena escala.

Andre
Andre
15 anos atrás

Daqui algum tempo o japa aparece com a cara deslavada chorando e dizendo que estão saindo do ramo aéreo por causa da “Crise da Catapora Amarela” ….
Melhor ficarem ~com os pés no ~chão, fazendo carro e motos.

luis
luis
15 anos atrás

eu não entendo muito de custo de fabricação e RD de aviões, mas eu acho(quase certeza) que o mais caro são os motores, e isso a Honda já faz tempo…

Então nem deve ser um investimento tão alto, mas na REAL sair da F1 não era urgente, mas eles não sabiam gastar direito…

Marco Moreira
Marco Moreira
15 anos atrás

Um pouco diferente… Gastam $$$ com aviões para vende-los, gerar lucro, ao contrário da F1. Mas parece que o “timing” destes japas não está muito bom…

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

Vender avião no maior mercado capitalista do planeta dá dinheiro. Já torrar dólares em f1, chegando em último , sem levar nada, nao traz lucro…….

YPVS
YPVS
15 anos atrás

Os japas querem dominar os transportes!!! Os EUA estão dando mole, segurando por muito pouco tempo a tecnologia em casa. Os japas estão fabricando 30% do novo Boeing 787 e com isso aprendendo a fazer avião. Daqui a pouco é um de 50 lugares, com motor, asa tudo japonês e por aí vai……

Gostei do Errante!!! hahaha

Abs

FIASA
FIASA
15 anos atrás

Deve pintar mais tarde por aqui a notícia…mas va lá…Dizem q a (erg) .VW passou a comando da Porsche, nada de novo se todos soubessem que, (erg) VW, (uuuu!!!) Audi, Porsche, Skoda, Seat, (o sacrilégio) Lamborguini entre outros produtores de porcarias, são tudo a mesma coisa…é um tal de (urf) com motor AUDI…Audi com motor Porsche (SR3)..Golf cm motor de Audi…que da até enjoo na hora da manutencão….No mais bela ACFT..só espero que o propulsor seja melhor que os últimos fabricados pelos amigos da terra do sol nascente, senão estola antes da decolagem.

AP_Turbo
AP_Turbo
15 anos atrás

vamos testar a criatividade de vc o que vem e ser CEO???

quais significaod poderimos dar aos
CEO’s da subaru honda kawasaki suzuki audi????