NOVO COROLLA NA PRAÇA
GUARUJÁ (criativos…) – A Toyota lançou pela internet o TF109, segundo carro “zero” da F-1 a dar as caras. Desde 2002 a equipe mantém a mesma pintura, incrível. Pelo menos é uma tradição… O objetivo do time (como eles dizem todos os anos) é “conseguir a primeira vitória”. Está na hora, mesmo, pelo tanto que a montadora gasta.
Eu acho que não falta propriamente competência à Toyota. O time, embora não brilhe, belisca um pódio ou outro por ano e não passa vergonha como, por exemplo, a Honda nas últimas duas temporadas. Mas falta aquele “plus a mais”, como dizem os publicitários que gostam de falar difícil.
(Essa história do “plus a mais”, embora tenha virado chacota, é real. Ao menos para mim. Uma vez, na apresentação de um patrocinador de uma equipe, o cara da agência que cuidava da conta, e era um sujeito conhecido, mandou essa: “Nosso planejamento de marketing é muito amplo, passa por TV, rádio e mídia impressa, e o automobilismo será um plus a mais para nosso cliente”. Juro.)
Bem, o “plus a mais” seria um piloto. Acho que a Toyota já deveria ter investido alguns dos seus milhões para contratar alguém de peso. Alonso ficou pingando na área um tempão e teria sido o nome ideal. O Schumacher contratado anos atrás, evidentemente, foi o errado. Fazer uma proposta por Michael teria sido interessante, também. Agora Inês é morta.
Os nomes que passaram pela Toyota desde sua estréia, em 2002, nunca tiveram esse perfil. Com Trulli e Glock, será que alguém acredita num sucesso estrondoso?
Ah, comentário maldoso… Por conta do tamanho da nova asa traseira, quase que a Toyota tem de trocar de patrocinador. Panasonic é muito grande. Sony ficaria melhor.
Será que a SONY aceitaria entrar numa equipe que ainda não ganhou ??? Sei não….
O código de barras na asa traseira daFerrari é mais prático
Nao é por nada nao, mais desde quando carro de F1 tem de ser lindao???? para min ele tem de ganhar corridas e pronto. que adianta ser lindo feito a jordam amarela e nao ganhar nada. ou ser preto como todo mundo quer e so viver quebrando. se as novas regras deixaram os carros assim é assim que vao ficar e pronto, nao tem para onde correr.
As cores do carro da Toyota representam a bandeira nipônica estilizada. Certamente eles não pretendem mudar.
Vale lembrar que a Toyota possui também uma espécie de fenômeno um tanto quanto desagradável. De todos os pilotos que já correram pelo time nipônico (com exceção dos atuais Trulli e Glock, claro), todos se aposentaram logo em seguida. Vejamos a lista – entre parênteses o destino seguinte de cada competidor após deixar a equipe:
Mika Salo (ChampCar)
Allan Mcnish (ALMS)*
Cristiano da Matta (ChampCar)
Olivier Panis (aposentadoria)*
Ricardo Zonta (Stock Car, 24h de Le Mans)*
Ralf Schumacher (DTM)
* Os três citados chegaram a ser test-drivers, mas não voltaram a disputar corridas na F-1
E o problema é que isso pode ser mais que uma coincidência, já que há algum tempo os japoneses não saem do meio do pelotão, alternando campanhas promissores com temporadas fracassantes. Não mais que isso. Com isso, os pilotos, todos eles já com uma certa experiência na categoria, se acomodam e acabando pendurando o capacete.
Vale lembrar que Jarno Trulli e Timo Glock não são mais garotos. Ou seja…
Acredito que a Toyota é o mesmo caso da Honda, muito dinheiro, individualmente tem gente competente sim, mas falta um maestro para harmonizar tudo isso.
E outra coisa parecida com a Honda, se for mal esse ano, não sei não se os niponicos dessa tb não se vão.
pelo tamanho da asa, sony caberia perfeito
Essa equipe, com essas cores, está estigmatizada, tem a imagem de fracasso…..
Gomes,
Não sei se percebeu que no filme do lançamento do novo bólido, a equipe incluiu imagens do carro da última temporada, aquele com o bico Penélope Charmosa que você tanto ama…rs…
É justamente esse bico que aparece em um momento do vídeo.
Espero que não seja uma preságio do passado, ou seja, milhões gastos, pilotos medianos e o sonho da vitória para o próximo ano.
abraço.
Gomes,
Não sei se pescara algo. Se não, então lá vai.
Em dado momento do filme de apresentação do novo carro, eles mostram imagens noturnas do bólido do último ano, aquele mesmo com o bico tipo Penélope Charmosa que você tanto ama…rs..
Detalhe bobinho, talvez…mas me parece que um prenúncio de algo já visto; pilotos medianos, milhões pelo ralo (ainda bem que estão limitando os gastos- Toyota agradece) e o mesmo sonho para 2010; a primeira vitória.
Bem, espero que eles venham pra cima mesmo, afinal, quanto mais gente beliscando as vitórias, mais interessante.
Abraço.
Soñy,não FG….Tinham que usar “LG” !
HAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Dificilmente, eles publicam a foto de frente,pois dá a impressão que a asa traseira fica a kms de distância do eixo traseiro….
Eles preferem a foto de “ladinho”….
O aerofólio traseiro dos carros atuais, de diminutas dimensões, me lembram aquele troço horrível que a Mclaren fez quando o Mansell foi correr lá.
A Toyota, na minha opinião, fez para este ano um belo carro, além de ter dois ótimos pilotos. Quanto ao desempenho, prefiro esperar. Apesar que estou cansando de esperar, pois o dinheiro que já foi colocado neste projeto de Fórmula 1, é mais do que o suficiente para a Toyota ter sido campeã.
Se gastando os tubos nunca ganharam nada, imagino agora então, ainda mais com esses dois pilotos meia boca….
abç.
O Trulli é um pilotaço. Mas, pelo jeito, vai ficar na promessa.
O carro é bonitão, mais do que a Ferrari com penduricalho disfarçado de espelho retrovisor…
A Toyota vai dar um ” Pus ” a mais no campeonato de 2009.
O que é esta “porrinha” na traseira dos F1 de 2009?! Manda prender o Bernie: ele matou o aerofólio. Os carros estão horríveis, desproporcionais. Pelo amor de Deus, que não venham dizer que “é o efeito novidade, depois acostuma”. Merda horrível que fizeram! Vi na TV também e não teve jeito: é nojento! Proíbe logo qualquer fundamento de aerodinâmica e pronto: que tal cubinhos blindados? Seriam seguros e competitivos. Lembra da Tyrrell do Alesi, em 1990, hein, Gomes? PQP, que carro de formas lindas, meu velho… Quer saber? Tomara que essa desproporção entre dianteira e traseira deixe os carros inguiáveis e que a porrinha seja logo banida da F1. Até que isso ocorra, considero 2009 o primeiro ano da era Mun-Ha da F1. E que começe o desfile de formas decadentes!
Ô FG….
voce está muito ranzinza…..
A Toyota teve o Cristiano da Matta que nunca foi um piloto ruim.
A Toyota vem realmente queimando muito dinheiro por ano e não tem conseguido os resultados que deseja, mas esse relativo fracasso não pode ser imputado aos pilotos, principalmente ao Jarno Trulli, por se tratar de um ótimo piloto e que só não está na Ferrari porque não tem o nome de uma iguaria que os italianos apreciam tanto.
A equipe já mostrou em algumas ocasiões que tem potencial para mostrar a que veio. Só precisa mesmo é de um carro confiável durante toda a temporada e, claro, competitivo. Se continuarem assim, acredito que a primeira vitória virá em breve.
sony foi maldoso
:-D
Plus não ficou bem só em xampu. Tinha uma série especial da família BX que era “Plus” (Gol, Voyage e Parati). Tive um Voyage Plus lindão.
Gostei do formato da nova Toyota, mas tenho q concordar q a pintura enjooa dps de um tempo, se a mudassem seria bem vindo.
@pedrin
Em 2 temporadas, ele tem um vice-campeonato e um campeonato, e para perder um campeonato, tem que chegar primeiro. Ele não é um gênio ainda, mas é o q tem mais potencial para ser.
Notícia veiculada pela Reuters:
“A Toyota Motor informou nesta quarta-feira (14) que cerca de 2.200 gerentes poderão comprar carros da companhia até o final do ano financeiro que acaba em 31 de março, em um esforço voluntário para ajudar a companhia a minimizar a deterioração do lucro.” (link: http://carros.uol.com.br/ultnot/2009/01/14/ult27u69719.jhtm)
Realmente, se a Toyota F1 não começar a andar (muito) bem, fecha antes do fim do ano.
ahh o hamilton eh genio agora… perdeu o campeonato ganho de 2007 e quase perdeu o de 2008, bem longe de ser genio
Discordo, Altino. Não há tantos ”gênios” como você diz. Só o Alonso, que mesmo assim ainda chora muito.
O carro ficou simpático….
Como alguem já comentou aqui pelo blog: “Ficou agradavel aos olhos”…
Nem parece que tem bicao e asincula…. hehehehe
No mais, tambem simpático o “teaser” que o Trulli e Glock protagonizam…
A equipe ganhou um pouquinho da minha simpátia…
P.S: Pelo tamanho da asa, “CCE” seria melhor… rsss
Abraços
ahUhuhauahuaHhuahauhuaa
Sony ficaria show, ou ainda, Wii ! heheheh
Para a indústria do entretenimento, F1 seria uma baita mídia!
Flavinho, condesso não ser muito detalhista (depois daquela historia da costela então…), mas a despeito da feiura dos bolides, e tirando alguns detalhes na asa dianteira, estes não estão muito parecidos? E o assoalho, mudou muito?
Pela similaridade dos carros, estou achando que este ano reservará fortes emoções. Se continuar este mesmo padrão aerodinâmico para todos, ficarei de olho no espanhol!
O único título que a TOYota belisca é o de carro mais feio do grid com essa pintura de ambulância!
Ah, “plus a mais” não é nada perto de uma lojinha aqui de Santos:
Gifts & Gifts Presentes!
Também juro…
Na boa… a Toyota precisa mudar o esquema da pintura…
Essa pintura é mais insossa (é assim que se escreve) do que sopa de chuchu (sem sal).
Abraços
Imperador Ricardo Piquet
A ferrari colocou os “apêndices” laterais como suporte para o retrovisor, pelo menos os italianos têm/têem/tem uma desculpa!!
Para mim a pintura toyota lembra muito os McMarlboro!!
Quando criança, eu usava o shampoo Pert Plus só pq era famoso…..hehehe…..plus só fica bom em nome de shampoo mesmo….
Já a Toyota me agradou, assim como a Ferrari e assim como as novas regras…veremos o que acontece esse ano…
Até.
Pra brasileiro que gosta de tirar vantagem, ouvir um plus e a mais ainda por cima, é um prato cheio.
Não nos contentamos com um plus, tem que ter um plus a mais! haha
Quanto à Toyota, eles precisam fazer como os italianos: quebrar mais porém ganhar mais. O plus a mais deles é se arriscar mais.
A Toyota é acionista da Panasonic.E de outro patrocinador do carro,a Denso.
O seja,sai tudo do “mesmo”bolso.
Também reparei a existencia de ” aletas ” nas laterais das entradas de ar do radiadores visiveis nas fotos 1 e 2 .Os penduricalhos não foram proibidos ???
Flávio, houve um jovem que já fez a Toyota andar em primeiro, no Gp de Silverstone em 2003. Tdo bem, a magia do Safety Car o colocou na ponta, mas ele ficou de forma sólida por cerca de 20 voltas mantendo seu carro distante da Mclaren. Era o Cristiano da Matta, que fez outras boas corridas naquele ano, mas que infelizmente, pareçe que por alguns problemas burocráticos internos foi sacado da equipe no meio de 2004. Acho q a Toyota deveria investir em algum programa de jovens talentos, peneirá-los desde o kart e prepará-los para a equipe, assim como já fazem outras atualmente.
A Toyota ficou mais bonita que a Ferrari. Talvez seja pelo vermelho-e-branco (dá-lhe, Salgueiro!) que acabou suavizando as linhas.
Concordo com o Gomes que o que falta na equipe é piloto! Quem sabe um Bruno Senna???
Fiz alguns outros comentários no meu blog. Se alguem puder passar pra conhecer, está convidado!
http://www.dekarona.blogspot.com
Esse lay-out da Toyota já esgotou, mas em relação aos pilotos, acho que ainda podem fazer uma graça este ano, já que os melhores estão com equipes.
Quanto ao piloto que falta a Toyota, creio que em 2003 ela possuia um de ponta: Cristiano da Matta (sem nenhum tipo de pachequismo).
Desenvolveu bem aquele carro, fez uma corrida extraordinária em Silverstone em seu ano de estréia na F-1.
Se tivessem apostado nele e barrecem a contratação do Gaiscone (nem me lembro mais com se escreve o nome do infeliz), as coisas poderiam estar em um nível melhor.
Que frente horrível. Pior que a Ferrari.
Como patrocinador, poderia ser a LG.
Daria pra escrever em letras garrafais.
Bonitão o carro. Encarado.
Esse acessório lateral na asa dianteira é o quê? Pra encaixar o pneu do adversário?
Meu caro Flávio, considero a dupla de pilotos da Toyota bem melhor que a da Ferrari. A temporada deste ano promete fortes emoções. O lamentável é que apenas um dos quatro gênios da F-1 atual esteja em uma grande equipe, exatamente o campeão Hamilton. As outras três vagas nas grande equipes estão sendo preenchidas com bons pilotos, mas que não possuem o mesmo nível de Alonso, Vettel e Kubica. Fica a torcida para que em 2010 os melhores estejam em Ferrari e Mclaren, para que possamos relembrar a época em que tínhamos na F-1: Senna, Prost, Piquet e Mansell.
Flávio, eu acho que o Glock tem potencial para conseguir mais resultados que o italiano. Nas corridas de GP2 o Timo era casca grossa para o Hamilton. Veja nos Youtubes da vida. Havia pegas dos bons e você sabe que, para segurar aquele inglês, tem que ter braço.
Essa história de plus a mais também aconteceu comigo.
Fomos eu e minha mulher numa escola de inglês (wizard) em Floripa. Ela queria se matricular num curso de inglês, então fomos lá para conhecer a escola, cursos, planos, etc. A atendente da escola, no meio do passeio pela sala de vídeo soltou “Essa área aqui é para os alunos assistirem filmes, seriados, lerem revistas em inglês. É um plus a mais que a escola oferece aos seus alunos.”
Nem preciso dizer que minha mulher não fez a matrícula lá.
FG,
e sobre os penduricalhos… essa Toyota nova tem um que fica dos lados… pelo menos, foi o que deu pra ver nas fotos… vi as da Ferrari, e eles não tem, não… fora que esse bico tem uns traços estranhos dos lados (referente a bicos, eu tinha percebido duas asinhas no bico da Ferrari)… será que a FIA vai chiar?
Abraço!
A Toyota tem uma parceria de longa data com a Panasonic, além de serem sócias em uma fábrica de baterias para os híbridos como o Prius.
Assim como a Esso, que sempre esteve ligada à Toyota nas competições.
Ah, Flavio… A pintura é bonita, vai..