SÁDICOS
GUARUJÁ (peguem mais leve…) – OK, um rali como o Dacar tem de ser duro, difícil, tinhoso, exigente. Mas desconfio que os responsáveis pelo trajeto estavam tomados de um sadismo incomum quando traçaram as linhas pelas areias do Cone Sul. O experiente Carlos Sainz, que liderava a competição nos carros, abandonou ontem depois de despencar num leito de rio seco. As imagens mostram onde ele caiu. E Sainz reclamou barbaridade do “road-book” e da sinalização.
O resultado desse sadismo todo é que já há mais de 200 abandonos na prova. É um exagero. Desafiar o perigo, tudo bem. Mas se estrepar o dia todo durante duas semanas me parece um pouco demais.
Artigo primeiro do Manual do Raliseiro Moderno: ” Se num guenta prá quê veio”?
as motos passaram pelo mesmo percurso antes dos carros? imagina uma moto caindo alí?
Pior foi em 83, quando mandaram todosao meio de uma tempestade de areia…
Ou em 92 (eu acho), que um leito de rio que no RB deveria estar seco na verdade estava caudaloso com mais de 1,5m de profundidade…
Como escreveram aí em cima: cross-country não tem RB mega-preciso; você sai de um lugar para chegar em outro, passando pelos checks. Como fazer é problema seu. Se não se garante, que vá correr WRC.
Foi a 1ª vez que correram na América do Sul e quiseram, os organizadores, tentar fazer no mesmo nível do que acontecia no continente africano, só que lá eles conheciam literalmente o terreno a décadas.
MAs para o ano que vem, é muito provável que façam um ajuste no percurso e que o rallye acabe passando por aqui também.
Também sou da opinião do “não güenta, bebe leite” (fiquei sabendo que “güenta” não perdeu o trema). Eu sonho em participar do Dakar, tenho minha KTM, justamente por causa dessa pedreira que é o negócio. Eu sou superfã (é assim?) do Sainz, mas ele tem que botar na cabeça que rally cross-country não é WRC. A precisão de um levantamento de estágio de 20 km é muito maior do que a de um estágio de 500 km. Rally cross-country não é pra andar cego pé no fundo confiando no road-book como em rally de velocidade. Tem que ter bom senso. Não é à toa que o Carlos Sainz sempre lidera, e nunca chega. Tem que mudar de perfil.
um comntario trouxa o meu… mas gente, que espirro foi aquele do navegador aos 16 segundos de video?!?!?!?!?!?
Desculpem, mas nem Argentina, nem Brasil…
O Dakar tem de voltar para a África. É uma questão de conceito.
A largada, em Paris. A chegada, em Dakar. Simples assim.
E quase o mitsubishi cai em cima dos caras,quem fez esse traçado queria que a prova ficasse na memória por muitos anos,positivamente ou negativamente.
Eu ia falar do espirro, achei que o cara fosse chorar. Também, imagino a dor que o cara tava sentindo. Espirrar machucado internamente é uma desgraça.
Isso (rally de velocidade) não é coisa para amadores.
O nego sabe MUITO BEM que tipo de coisa acontece e o que pode vir pela frente.
…e observem que não tem nehum brasileiro nem entre os 20 primeiros classificados.
Sertões? – é treino do 3o escalão do Dakar…….
Ah, esqueceram de distribuir os lenços de papel, para os chororôs. O pessoal tem que parar de reclamar só quando perde. Porque quando perdeu, perdeu…
Não aguenta, bebe leite. XP [2]
Minha opinião: o Rally Patagonia-Atacama (base do Dakar) é muito melhor que o Sertões. Não dá para comparar.
Ninguém vai falar nada do espirro do cara no começo do video?
Concordo com o Odabeb. Esta prova poderia ter usado a região do Rali dos Sertões, que é um rali conhecido, que já ocorreu várias vezes e é um sucesso! Acho que estes acidentes e incidentes ocorridos abrem uma brecha para que os Brasileiros que correm no Rali (principalmente os Azevedos e o Klever que são influentes no Dakar) se mexam e façam campanha para que o Rali dos Sertões seja a próxima prova do Dakar. Vale a pena ressaltar que alguns pilotos que correm o Dakar já estiveram nos Sertões.
Não aguenta, bebe leite. XP
Antes perder o Dakar por um acidente do que no “cara ou coroa” de um baixotinho.
E mal começou na América do Sul e já em histórias prá contar… faz parte, esse tipo de coisa será mais lembrada do que o vencedor deste ano.
Caraca… Pense na panca…
Não sou muito fã de ralis, mas queria fazer uma pergunta pra quem acompanha mais de perto: não era mais viável fazer usar o Rali dos Sertões como base pro Dacar?? Já existia esse percurso antes na Argentina e Chile?? Desculpe a “gonorança”, se alguém responder, agradeço! []s
Muita tranqueira, os caras exageram no levantamento do percurso, quiseram honrar as tradições de dificuldades do rally africano e erraram a mão. Espero que ano que vem estejam de volta. Pobre Sainz, para quem dominou com tanta autoridade, ele não merecia isso, mas lembremos que ele já perdeu um mundial a 500 metros da chegada por culpa do seu Toyota Celica.
O Spinelli também caiu em um buraco de 2 metros….deu de capo no chão e virou em cima do teto….
essas planilhas de rali são fuguete…..os caras fazer levantamento de carro normal a 50 km/h e aí já viu….vem as trolhas a mais de 140 km/h e não dá tempo de muita coisa não….eu já passei por isso.
E capotei quatro vezes…de passageiro….
Red Bull não dá asas a Touaregs.
Concordo com o FG adoro o Dakar, mas o baixinho que percorreu o cone sul devia estar com raiva da vida pra bolar todo esse percurso.
E na entrevista no speed ai deu uma risadinha ironica quando o reporter peguntou se a prova seria dificil.
Espero que isso nao prejudique o Dakar a ponto de nao ter um ano que vem.
Flávio, esse link da ESPN mostra coisa pior: quase que outro carro cai por cima… pelo que entendi o próprio Sainz evita o acidente… segue o link:
http://espnbrasil.terra.com.br/rali/noticia/24515_VIDEO+ESPANHOL+LIDER+NOS+CARROS+SOFRE+ACIDENTE+E+DEIXA+RALLY+DAKAR
só pra ver o gomes nervoso, um comentario cretino.
“se fosse no Brasil ja tinham cancelado o rali, e a espanha uma hora dessa ja estaria boicotando a candidatura do Brasil a uma cadeira no conselho de segunrança da ONU!
Boa tarde a todos!!
Pobre Volkswagen…
Continua batendo na trave!!!!