TRÊS É BOM

SÃO PAULO (fome, fome…) – Bernie Ecclestone agora saiu com essa: montadoras que têm como fornecer motores para outras equipes também podem alinhar três carros no grid. Para que não se passe o vexame de 18 largando na categoria mais tudo do automobilismo mundial.

Sei que a ideia tem vários inconvenientes, mas sou simpático a ela. Sou simpático a corridas com muitos carros, em resumo. Como fazer isso não é problema meu.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
15 anos atrás

Caro JB, é por ae; e vae além disso.

Se vc achou o Montezemolo quieto, o que dizer do ban ban ban da PRODRIVE, o cara tava alucinado pra entrar na F1, de repente a HONDA inteira (sem motor) cai praticamente no colo dele, e ele recusa; como pode ver, há muitos mais do que imaginamos dentro da podridão da F1, com certeza o Richards sacou alguma coisa de roubada e pulou fora.
Agora, sobre o Montezemolo, essa é mole, imagina um grid com 03 FERRARIS lampejando de vermelha, se com dois ele levam quaze tudo todo ano, com 03 então … bau bau.
Há muito mais pra falar, mas ando cheio dessa sujeira, o que me segura é a paixão pelas corridas, então agente aguenta o tranco.
Mas já estou babando pra começar a temporada.
Quanto ao que J.Stewart disse: Ele esta certissimo, o Bernie e Mosley fizeram boas coisas pra F1, mas ultimamente só pioraram as coisas , tá na hora desses cabras aposentarem.
O Problema seguinte é quem vae entar na roda…e a roda continuará a girar, sempre … pra eles.

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

É isso mesmo Alkimim. reforço sua opinião.

Parece que o Sr. Bernie disse algo razoavel, enfim. Ele é um grande visionário: 3 carros por equipe. Com certeza ele está pensando no futuro. A Renault pode sair da F1 em 2010, se perder o patrocínio da ING. Bem, a Renault entrou na categoria praticamente anunciando que iria sair. Então Bernie pensa no próximo ano: 3 x 8 = 24 carros na F1 em 2010. Seria o ideal. Se for algo neste sentido seria realmente muito bom. Mas pelo jeito não é. Ele diz que quem fornece motores para outra equipe pode ter um terceiro carro. Seriam 3 a mais. Para que? Mais confusão e atrair a atenção da midia. Passa a ser um fato cuiroso na F1. Mais pessoas seriam atraidas. Mais canais quereriam transmitir. Mais dinheiro arrecadado para os negócios dele. É o que importa. E o principal: desvia a atenção do problema real da F1 enquanto enrola mais um pouco as equipes. Curioso o Montezemolo ficou muito quieto, de uma hora para outra.

“Bernie Ecclestone declarou que pode pedir às equipes mais bem-estruturadas do campeonato a colocarem um terceiro carro para competir”. O que seriam estas tais “bem-estruturadas”. A Renault é uma destas, embora com orçamento apertado e sempre parecendo que vai cair fora, tem provavelmente o melhor piloto da atualidade, bons tecnicos, engenheiros e mecânicos; se o carro deste ano for bem nascido lutará pelo titulo. Prem é difícil sequer imaginar a Renault com um terceiro carro, embora forneça motores para a RBR. As que vem abaixo dela então, esqueça.
Sobram Ferrari, McLaren, Toyota e BMW, que seriam as tais bem-estruturadas. Como o próprio Bernie demonstra, o que pode “salvar” a Formula 1 é, simples, dinheiro!
Mas com toda essa crise mundial onde encontrar dinheiro? Na própria Formula 1. A categoria gera uma verdadeira fortuna em arrecadação com eventos, transmissões e patriocinios. Senão porque então um Banco, ou uma investidora ou uma seguradora ou um grupo de investidores, não sei direto e tambem não importa muito, pagou bilhões de dolares por 75% das ações da FOM? Para ter prejuizo? Para ter um lucrinho básico apenas? Claro que não. Mas sim para ter o que mais lhes interessa, altíssimos lucros.
Tudo o que vem se falando e propondo para a F1 não resolve o problema verdadeiramente. Tem efeito temporário. Logo volta ao ponto de partida e então tem-se outra ideia. As piores são as que saem da cachola do Sr. Ecclestone, pois visam apenas a realizar os desejos pessoais dele e manter seus rendimentos bilionarios. Essa dos tres carros por equipe faria com que, derepente, tivesse que ser adotada a regra ridicula e imbecil das medalhas.

O ideal é o Bernie fora da F1. E começo a achar que Jackie Stewart tem razão. Talvez o Mosley tambem. Só não estavam juntos no escândalo.

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
15 anos atrás

não vae funcionar, vovô bernie e vovô Mosley estão gagás e milionarios, estes desgraçados estão afundando a F1 ano após anos com sua idéias idiotas, eles só pensan neles e seus milhões. Esta idéia estupida e esdruxula de medalhas!!!
num dá pra acreditar!!!
acho incrivel como os grande times e chefes de equipes aceitam tais aberrações, falaram em cortar custos e baixam uma intimação pra desenvolverem e usar o KERS em 2009, sob a bagatela de 60 milhões pra cada equipe desenvolver a geringonça, além do visual horrorivel dos carros este ano.
Agora essa de tres carros, quer dizer! tres carros pra quem é fabricante, leia-se. Ferrari, Toyota, BMW, Renault e McLaren Mercedes, simplesmente equipes como Torro Rosso, RedBull,Force India, Williams ficarão alijadas de pontuar, ou alguem acredita que o 3º carro das 04 Grandes vae ser pior, fiieee, o rio corre pro mar, mais uma idéia desastrada na tentativa de salvar uma temporada que antes de começar parece estar a beira de uma falencia global, a culca não é da crise ou falta de din din,mas sim da estupides dos dirigentes que destroen a F1. Tempos ruins.
E pros brazucas??? só sobrou no fio fó. Ui ui ui, cruz credo. Saudades dos bons tempos.

Leandro Angelo
Leandro Angelo
15 anos atrás

Este tópico de 3 carros por equipe surgiu a um tempo atrás, por alguma outra razão e eu comentei aqui no blog que sou 110% favorável, alias independente da débâcle geral, pois uma formula um de 22 carros, mas que no máximo 4 brigam por vitórias é potencialmente tão chata quanto uma com 18.
Considerando a hipótese de que a apenas Honda está fora e que as equipes que estão iriam permanecer, entretanto a sombra da crise está assustando até que não deveria ter medo do escuro.
Mas se pegarmos a idéia em si, com um critério claro, bem definido poder ser muito mais simpático a todos, inclusive ao publico.
Vamos por partes:

1) Equipes que teriam 3 carros: As 3 primeiras do ano anterior, se seguirmos o campeonato de 2008 teríamos a Ferrari, Mclaren e BMW. (O que já teríamos 6 carros brigando por pódios).
2) Pontuação os 3º carros de cada equipe ficaria fora dos pontos, validando as 2 melhores colocações. (Inibindo assim jogos acintosos de equipe)
3) Custos de Logística e Transporte, assumindo o fato de que a Honda ficou para trás, a sua verba seria rateada de maneira igualitária nesta temporada com as equipes que alinharam os carros extras e a partir do próximo ano o bolo voltaria a ser dividido pelo numero de equipes inscritas, seguindo as colocações deste ano, mas abolindo o critério que só teria direito quem pontuasse o que daria um fôlego extra às Force Índia da vida.

No meu delírio pessoal ficaria assim o (hipotético) grid:

Mclaren
1-Lewis Hamilton
2-Heiki Kovalainen
20- A ser Anunciado

Ferrari
3-Felipe Massa
4-Kimi Raikkonen
21- A ser anunciado

BMW
5-Robert Kubica
6-Nick Heidfeld
22-A ser anunciado

Renault
7-Fernando Alonso
8-Nelson A. Piquet

Toyota
9-Jarno Trulli
10-Timo Glock

Toro Rosso
11-Sebastien Bourdais
12-Sebastien Buemi

Red Bull Racing
14-Mark Webber
15-Sebatian Vettel

Williams
16-Nico Rosberg
17-Kazuki Nakajima

Force India
18-Giancarlo Fisichella
19-Adrian Sutil

Total: 21 Carros no Grid…

Assim eu acho que seria uma baita idéia….

Abs Leandro

MSM
MSM
15 anos atrás

Em vez de colocar 3 carros nas equipes que tiverem condições financeiras para isso (visto que nem todas tem dinheiro para isso), porque o Bernie Esclerosado não ajuda a mais equipes entrarem na F1, diminuindo os altíssimos custos para que os times independentes ou de outras montadoras tenham um acesso mais fácil a F1?(poderiam pegar as 3 melhores equipes da GP2 e adapta-las ao regulamento).

Leandro
Leandro
15 anos atrás

Eu acho que a fórmula 1 já devia ter percorrido o caminho contrário, e permitir apenas um carro por equipe (decisão esta a ser tomada para valer daqui digamos a 2 anos), os custos seriam radicalmente reduzindo permitindo e incentivando a entrada de mais equipes e terminando de uma vez por todas com o tal jogo de equipe. O que vcs acham e vc Flávio o que vc acha?

Clenio A. Vilela
Clenio A. Vilela
15 anos atrás

Em tempo ainda: porque não uma enquete?
Fica ou sai – Brenie e Max

Clenio A. Vilela
Clenio A. Vilela
15 anos atrás

O Bernie e o Max Mosley estão afundando a F1, com as suas idiotices ( estão velhos e gágas). Fora com os dois!!! URGENTE!

RAFAEL
RAFAEL
15 anos atrás

No minimo ia acabar essa hipocrisia de dizer que o segundo piloto tem um equipamento igual!

RAFAEL
RAFAEL
15 anos atrás

Pois eu tenho uma ideia muito melhor!Já que a intenção é cortar custos, porque não permitir que algumas equipes consideradas pequenas ou indepentes ingressem na F1 com apenas 1 carro!Assim os custos seriam menores e poderiam ter um carro com melhor qualidade!Alias´na pratica sabemos que a maioria das grandes equipes, possuem um primeiro piloto e só tem um carro mesmo pra valer!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Na minha opinião, 3 carros não deveria ser obrigatório, qualquer time com 2 pode disputar, mas o terceiro carro deveria contar pontos sim, para todos os campeonatos.
Senão fica uma fajutisse de carros ajudando os outros, com estratégias sacanas…

Os times menores, sem grana, podem disputar com 2 carros, os times grandes se obrigam a contar com 3 para ter pontuação competitiva.

Pronto!

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Como o Luis Eduardo já disse, uma equipe largar com mais de dois carros não é novidade, é tradição. Tomara que volte, não há duvida que assim teríamos maior diversidade, competitividade e interesse.

CelsOM
CelsOM
15 anos atrás

Voltar ao que era antigamente ! Quem tem dinheiro: põe 03 carros, quem quizer fica com 02, quem precisar fazer caixa vende carro, quem estiver com pouca grana mas gostar de corrida põe um só – vide início do Sr. Frank Willians…. e assim por diante e como já disseram anteriormente, grids cheios, 3,3,3 ou 3,2,3…Aquilo é que era ” bons tempos !

Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Pois é, quando a Prodrive ganhou a concorrência, tinha uma dúzia de interessados. Fechou a Super Aguri, depois a Honda, a Prodrive não entrou. Será que o ponto é só dinheiro mesmo?

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

Seria uma saída sim… e acho que seria fácil de se resolver o problema quanto aos pontos: a equipe com três carros terá nomeadamente o 1º carro, o 2º carro e o 3º carro (mesmo que não digam isso, tem lá o piloto principal e o escudeiro, não tem?)… para o campeonato de construtores, soma pontos para a equipe só o que fizer na pista o 1º e o 2º carro… pontos que o cara do 3º carro fizer valem só para ele, no campeonato de pilotos.

Ou então, como bem disse alguém aí prá cima, permite-se equipes com um carro apenas, como já foi antigamente, para que, eventualmente, equipes que não têm bala para dois carros possam se animar ao poderem colocar só um…

O importante é mesmo ter mais carros no grid, para fazer uma boa bagunça na corrida… senão daqui uns dias vai parecer aquele campeonato de fórmula criado pela CBA com, literalmente, meia dúzia de carros alinhados…

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

FG, sua tag relacionada ao post tem um fundinho de maldade ou viajei?

HM
HM
15 anos atrás

não vejo problema, e quanto a custos, é mais barato ter mclaren e renault com 3 carros do que uma RONDA.

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

Se pode com 3, por que não com um apenas?
Ou seja, libere geral, pra quem quer colocar 3 carros, e para quem tem grana apenas para 1!
E liberem patrocínios diferentes para os carros do mesmo time.

Rodolpho
Rodolpho
15 anos atrás

Libera a historia de chassi próprio, quem tem vende, quem pode compra, assim como os motores e tudo mais. Libera equipe com um carro, tres carros, etc. Vai pra trina participando.

Érico Calixto
Érico Calixto
15 anos atrás

3 carros até poderia ser bom, mas isso não vai contra toda a corrente para cortar custos? Verdade é que o Bernie não se preocupa com os custos da categoria, apenas com a sua renda.

Falando em cortar custos, por que não enxugar o calendário e o deixar com apenas 15 etapas? E aí bane-se o testes completamente. Em contrapartida, 5 dessas 15 etapas terão um dia extra de atividades, 8h de pista livre na quinta-feira para testar e desenvlver o carro. Pronto. problema resolvido.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
15 anos atrás

É uma ótima idéia. No início dos anos 70 a Marlboro-BRM chegava a alinhar 5 carros no grid em algumas corridas. Na minha opinião um 3º carro deveria poder ostentar outro patrocínio e contar pontos para o mundial, fazendo parte da estratégia. E ainda, se dependesse de mim, uma equipe poderia vender seu carro a outra, tudo como antigamente. Era muito mais legal, sinal de que daria certo. Voltaríamos a ter grids cheios, com pilotos e equipes aventureiros pois isto fazia parte da F1 e lhe dava um tempero a mais. Mas não apoiaria se o 3º carro não marcasse pontos. Aí ficaria com cara de jeitinho brasileiro.

Fabio Bueno
Fabio Bueno
15 anos atrás

Daqui aqui a pouco a F1 vai parecer a Superclassic, com 17 carros no grid!

RESPOSTA DO FG:

Típico de quem não sabe o que está falando. A Superclassic tem alinhado entre 30 e 40 carros por prova. A de ontem não valeu pelo campeonato e teremos outra em duas semanas. Muita gente optou por poupar seus carros para a prova do Paulista. Outros optaram por economizar nas inscrições. Informe-se antes de falar bobagem.

Mauro
Mauro
15 anos atrás

Um problema grande, que eu acho, é que seria um tiro nas equipes pequenas. Aí sim que elas ficariam sem chances sequer de alinhar.
Creio que com isso, se reduziria, e bastante, o número de equipes, que já não é lá essas coisas.

Abraço a todos

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Quem estipulou em reduzir os custos na categoria foi a FIA e FOTA e não as Montadoras das equipes.
Algumas têm dinheiro de sobra e não seria dificuldade em colocar um terceiro carro na pista!
Ferrari, Mclaren e Renault teriam mais chances de colocar um terceiro carro!
E não está descartado a hipótese da compra da Equipe Honda por outro comprador. Se a Telmex entrar!!!

Orlando
Orlando
15 anos atrás

Não vejo incoerência na idéia. Aliás, quem alinhar 3 carros poderá fazer muitos testes sem ser pego pela limitação.

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

20 carros já é pouco.

Marcelo Faviere
Marcelo Faviere
15 anos atrás

Nessa seria boa pros brazucas

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
15 anos atrás

Seria uma idéia a curto prazo, 3 carros p/ equipe proporcionaria 27 carros no grid.

No entanto, teria que haver um reajuste no regulamento, pois seria legal que esse 3o carro pontuasse também.

Marcelo Paiva
Marcelo Paiva
15 anos atrás

Eles poderão pontuar? Se puderem, será bem legal. Ao contrário, as equipes usarão esses carros pra testar durante as provas. Driblando a regra de proibição de testes…

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
15 anos atrás

é, a idéia é boa sim, mas os brazucas sifú de novo, nenhum deles na atualidade tem contrato como piloto de testes, Vacas magras.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Amanhã tem LIMITE! Até Flavinho!

Zé Clemente
Zé Clemente
15 anos atrás

A F1 mudou todos os autodromos do mundo nos quais corre, em função dela própria. O nosso aqui é um exemplo que citamos sempre.
Pergunta. Vão mudar os boxes tambem para que possam colocar 3 carros e 3 equipes de mecanicos com espaço suficiente para trabalharam sem se acotovelarem?

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Acho a idéia interessante, mas acho que está muito ‘em cima’ para que seja devidamente aplicada na temporada 2009 . Não quero , sei lá, uma Mc Laren com 3 carros sendo que o terceiro vai servir apenas para tapar um buraco no grid e não terá as mesmas condições de competitividade que os outros dois .

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Que coisa Bernie! Vão ser incoerentes assim lá na… É claro que seria melhor, mais carros, mais pilotos, maior grid e etc. Estranho, porque o Bernie não compra o que sobrou da Honda e relança a Brabham então!

Paulo Eduardo
Paulo Eduardo
15 anos atrás

A equipe red bull já tem quatro…rs!! se fosse instituido o esquema lá de medalhas (não que eu seja a favor, apenas nesse caso) para não haver manipulação de resultados…daí a vitória seria o que importaria não haveria problema em uma equipe ter mais carros… seria muito legal haver mais carros…E pelo que vejo se bobear nem alonso e nem piquezinho vão ter carro no grid!!! Esse papo que estão fazendo tudo para salvar a F1 é conversa….pois já fizeram tudo para destruí-la…desde a década de 90 os custos tornaram o esporte inviável…seria muito mais bonito se os custos da F1 fossem igual ao da IRL por exemplo…carros baratos mais disputas mais pilotos…todo mundo ia ganhar principalmente o público…

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Pô, se as equipes já tão pulando fora com dois carros, por causa dos custos, o que dirá com três?
Como diz o paulistano,:
-Num tô entendendo, meu…

Mauro
Mauro
15 anos atrás

Se aprovarem isso, o campeonato de construtores vai perder a credibilidade, já que equipes com 3 carros terão uma pontuação maior.

toyço
toyço
15 anos atrás

seria legal… e aumentaria as despesas mas aumentaria os recursos, afinal eh um carro a mais e anuncios (ou anunciantes) a mais… o unico problema seria ver um barrichello e um buton da vida pilotando esses carros… ja passou da hora de a F1 renovar mais os nomes…

ANDRE SCHEFFEL
ANDRE SCHEFFEL
15 anos atrás

A favor, acho até que seria mais competitiva, 3 Ferraris, 3 BMW, 3 Mclaren, etc….

Rafael
Rafael
15 anos atrás

isso seria excelente…

abriria mais vagas para pilotos como o Barrichello, Senninha, Button, Di Grassi. Sem contar que aumentaria o grid significantemente.

Mas isso já valeria pra 2009??

e a pontuação dos construtores?

descarta-se a pontuação mais baixa? valendo assim a pontuação dos 2 melhores colocados.

Aldred Ramacciotti
Aldred Ramacciotti
15 anos atrás

E se mais equipes abandonarem o barco, as maiores vão colocar 4 carros na pista.
Acho que 3 carros é um caminho mais não resolve o problema, ja que ha rumores da Renault sair ano que vem.

Valdemar
Valdemar
15 anos atrás

Se Tio Bernie diz na matéria que “é basicamente isso que vai acontecer”, então ele já sabe que ninguém vai comprar a Honda e que Ferrari e McLaren vão ter que botar a mão no bolso (que já não tem muito) pra colocar um terceiro carro no grid. Uma sugestão minha: não coloquem pilotos de testes nestes carros. Botem o Lucas di Grassi na Ferrari e o Bruno Senna na McLaren.

Garanto que eles vão andar na frente de muita gente…

Renato Martins
Renato Martins
15 anos atrás

sei la… eu sou da seguinte idéia, se tem crise, pq gastar dindin com mais uma categoria, digamos a f2?

pq nao pegar todo esse investimento nessa nova.. e investir nas que ja tem, gp2/f1, colocaria mais carros no grid da f1, puxaria os pilotos da gp2, e abreria vaga na gp2.. traria os da f2 pra gp2, botava uma super divulgação nas duas, e duas categorias com grid cheiasso… pronto, teriamos duas categorias super boas, em vez de 3 com grid pobre.

abraço

Blackbird
Blackbird
15 anos atrás

E nessa, o Lucas Di Grassi rodou: se tivesse renovado com a Renault, poderia alinhar o 3o. carro.

Que ironia…

Alex Martins
15 anos atrás

Seria muito bom para os pilotos de teste que hoje estão perdendo emprego por conta da proibição dos treinamentos.
Mas é preciso checar os gastos, para não tentarem apagar fogo com gasolina…

Mário Faria
Mário Faria
15 anos atrás

FG, até sou a favor dos 3 carros por equipe, mas q se libere pra todas as equipes q quiserem. Se for apenas para ferrari e mclaren alinharem 3 APENAS para completar 20 carros, eu sou contra. Tb gosto de corrida com muitos carros (tenho 24 anos e quando comecei a acompanhar F1, desde muito pequeno, no finzinho dos anos 80, havia 26 carros no grid, além dos q ficavam de fora pelo limite dos 107% do tempo da pole position). Se for pra ser tomada esta medida, q seja tomada direito, com equipes como renault, toyota, bmw, e todas as outras, caso queiram, colocar 3 carros no grid.

Também sou a favor de equipes pequenas independentes também poderem alinhar apenas 1 carro. Afinal, creio eu, seria melhor 2 equipes diferentes, cada uma com seu carrinho, do q mais uma mclaten e mais uma ferrari. Digo isso apenas para evitar jogos de equipe ainda mais descarados. Se manipulam os resultados alinhando 2 carros, imagina com 3…

Rodrigo Zauli
Rodrigo Zauli
15 anos atrás

Se tivesse tres carros poderiam também voltar a fazer o grid 3-3-3 ou 3-2-3! :D

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Não gosto da idéia justamente pelo número de inconvenientes.

Vantoil Lima Jr.
Vantoil Lima Jr.
15 anos atrás

Sou favorável a essa idéia também, mas acho que os 3 carros devem pontuar.

Aí, quem quiser alinhar o 3º bólido, tem mais chances de marcar pontos.

EdisPJ
EdisPJ
15 anos atrás

Há alguns anos já se fala nisso…mas eu li recentemente que, caso fosse aprovado, o terceiro carro não marcaria pontos no campeonato.
Se é pra gastar uma grana com mais um carro no grid, salário do piloto etc, etc, etc, duvido que qualquer equipe aceite isso.
Sinceramente, acho que não vinga, mas seria muito legal…