30 ANOS DEPOIS…
SÃO PAULO (a história se repete) – Muito legal o que vai acontecer no IRC, dias 6 e 7 de março em Curitiba (a “série B” do WRC). Um dos pilotos inscritos é Anton Alen, filho de Markku Alen, que venceu em 1979 o Rallye Internacional do Brasil, uma espécie de ensaio para a etapa do Mundial que acabou acontecendo por aqui — e foi uma zona completa de organização, por isso nunca mais voltou.
A capa do regulamento de três décadas atrás é essa aí. Quem mandou foi o Tiago Mendonça, convocando a blogaiada a contar histórias da época. Quem se lembra?
Até aquela época, Las Lenhas nem era conhecida. A fama das cidades nevadas era só Bariloche. Durante minha juventude, sempre sonhei fazer esse roteiro. Passados todos esses anos e lendo esse artigo, (re)acendeu a velha chama. Deu novo ânimo para tentar pôr em prática meu sonho automotivo dos anos 90. Preparar um carro utilitário da época (Elba, Marajó ou Parati), e partir pra aventura & lazer !!!
FG, este foi meu primeiro contato com o automobilismo.
Neste evento, o “Parque Fechado” ficava na esquina da minha casa no Capivari (nasci e fui criado em Campos do Jordão).
Na época eu tinha 11 anos de idade, e conheci pessoalmente Markku Alen; Ari Vatanen; Guy Frequelin; Stig Blomqvist; Walter Rohr, etc., assim como vi correr algumas “pérolas” como FIAT 131 Abarth; DATSUN; Opel Manta; Escort RS; TALBOT Samba; TOYOTA; etc. , além do Wilson Fittipaldi com uma Alfa Romeo 2300 TI (além de uma baciada de FIATs 147…)
Só para registrar: o Wilson correu com uma Alfa 2300.
Lembro muito bem desse de 79 porque corri o de 78, que foi o “ensaio do ensaio” o primeiro Rallye de Velocidade Tipo FIA no Brasil,e diga-se de passagem muito bem organizado.Nem precisa falar porque não participei da prova de 79,faltou “grana” .O logotipo de 78 foi o mesmo com a inscrição Velocidade no lugar de Internacional,participei com uma VW Variant no meio dos carros das fabricas Fiat,VW,Chrysler e ainda deu para chegar em 16º depois da quebradeira geral. geral,metade ficou pelo caminho.
Um tio meu participou de um tal Rally TransAndino, acho que em 89. Alguém aqui correu, tem alguma informação, foto?
ai guga boa noite eu participei deste rally e eu era o mecanico oficial do rally trasadino nessa epoca eu morava em são paulo hoje eu moro em jacobina bahia fasso corrida de fusca em pista de barro vou separar umas fotos do rally trasadini e vou ti mandar ok na epoca partciparau caca-detelef-renaldo varalla-rodrigo-clever-e auguns piloto do paranar e rio grande do sul icluzive clever na epoca capotou um bugre de reportagem de revista macheta uma grade vevista da epoca um abraço e ate breve adorei a sua pagina chou
Oi, Guga
Como vou participar do Rally Susuki Adventure no sábado fui dar uma olhadinha básica no google prá relembrar o Rally Transandino que foi organizado pela minha empresa – Perfil Promoções – em 89, mas ainda tenho arquivado um material bacana do evento. Se quiser fazer contato ainda, podemos trocar figurinhas carimbadas e com certeza tenho fotos do seu tio…
Boa noite Guga, boa noite Benny! Nao sei nem se estas mensagens ainda chegarao a voces depois de tanto tempo deste blog. Eu participei na epoca do rally transandino junto com o Andreas Hemman numa gaiola! ninguem botava fe que chegariamos! rsrsrs Na epoca nao tinhamos $$ para bancar a participacao, mas no ultimo momento fomos convidados a participar da equipe de apoio. Tenho ainda muitas fotos e os artigos da revista Manchete e Ele& Ela :-) Se nao me engano, ainda tenho a maior parte da cobertura feita pela TV Cultura. Tendo interesse, me envie uma mensagem :-) Abracos, Christian
Boa noite Guga, boa noite Benny! Nao sei nem se estas mensagens ainda chegarao a voces depois de tanto tempo deste blog. Eu participei na epoca do rally transandino junto com o Andreas Hemman numa gaiola! ninguem botava fe que chegariamos! rsrsrs Na epoca nao tinhamos $$ para bancar a participacao, mas no ultimo momento fomos convidados a participar da equipe de apoio. Tenho ainda muitas fotos e os artigos da revista Manchete e Ele& Ela :-) Se nao me engano, ainda tenho a maior parte da cobertura feita pela TV Cultura. Tendo interesse, me envie uma mensagem :-) Abracos, Christian
OI Guga, peco desculpas com a minha postagem anterior. Na verdade eu participei do II Rally Transandino, o qual ocorreu de 06 a 15 de Abril de 1990, e nao do primeiro. Tendo interesse, ainda tenho fotos da epoca :-) Abracos, Christian
Quanta gente novinha!!
Me lembro dos Puma P-018 preparados para esse rali (ou será que foi o de 82?), eram animais!
Foi um choque por aqui, devido à diferença entre as grandes equipes européias e as nossas, especialmente no que se refere aos carros.
Essas lembranças marcaram, como a 1000 milhas de 2007, e vejam quanto tempo para termos o retorno de uma divisão mais simples.
Infelizmente não tenho fotos (na época a gente não costumava andar com máquinas fotográficas, muito grandes e pesadas).
Eu tenho fotos bacanérricas…
Eu acho que vou fazer uma forcinha pra comprar passagens pra Curitiba, mesmo perdendo aulas da faculdade :P
Eu to apaixonado por Rally
Amigos, será que me engano ou foi o rali que o Wilsinho correu com uma alfa TI?
Legal, vamos ver se não deixamos escapar denovo. Parabéns a Curitiba, mas como eu queria que fosse em Erechim.hehehe
Sobre o Mundial que aconteceu no Brasil, isso foi em 1982 e foi vencido por uma mulher (Michèle Mouton) com o lendário Audi Quattro do extinto Group B.
Para quem quer saber um pouco mais aqui está o link sobre Michèle Mouton.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mich%C3%A8le_Mouton
Também assisti à largada no Ibirapuera,e o que marcou minha lembrança,foi a fenomenal capotagem de um Gurgel X-12 branco a cerca de 20 km/h,depois de uma manobra mais ousada,durante a apresentação dentro do Ginásio.
Uma das etapas foi na Serra Velha de Petrópolis,onde a Michelle Mouton deu uma aula de pilotagem com o Audi Quattro.Eu estava lá!
Eu participei deste Rallye.. em 1979 gostaria de receber algumas fotos, deste Rallye que foi o 1o rallye int’l no Brasil abraçao a todos ,,,meu email : [email protected]
Luiz Evandro, o Rally Transandino aconteceu em 89 e foi uma marco na história do automobilismo internacional com saída do Shopping Iguatemi em São Paulo com destino a Las Lenas, na Argentina…
Ehhh Galera!!! Naquela época eu nem era nascido… mas 30 anos depois tô trabalhando na organização do IRC, estamos nos empenhando muito, para que tudo dê certo… mais informações http://www.rallydecuritiba.com.br
Eu vi os carros na chegada em frente ao “Santa Paula Yacht Club”
O W.Fittipaldi correu de Alfa 2300
A numeração e ordem de largada foi definida por um ranking de experiência dos participantes, meu número foi o 36, do número 60 para traz, eram competidores com pouca ou nenhuma experiência em Rallyes, um dos últimos a largar era um jipe da Gurgel (de fábrica) que parecia mais um carro de desbravadores do Atacama, cheio de pinduricalhos, sacolinhas, cantil, etc, enquanto os primeiros iam saindo o piloto do bólido ia dando demonstrações de suas habilidades até que ao dar um cavalo de pau, capotou, foi o maior mico, era apetrecho voando pra todo lado, acho que até pinico tinha, foi o maior mico, desviram o jipe, recolheram as tralhas e foram embora, devem ter sido despedidos da Gurgel.
Se o Maghetti tiver alguma foto do 147 nu. 36 podia me mandar.
[email protected]
abraços
DEMORÔ! Vai ter TV?
Eu assisti à largada simbólica, junto à Assembléia, no Ibirapuera, e à etapa que passava por Campos do Jordão. FG, eu lhe enviei diversas fotos deste rallye para você, quem sabe você não coloca uminha aqui no blog, para dar uma idéia de como era a coisa!
Eu não conheço as histórias da época, mas conheço toda a turma que irá realizar a cronometragem desse evento, quando tiver notícias vou mandando pra vcs
Nem era nascido mas neste ano estarei lá com certeza.
Na edição desse ano eu vou!!!
Em 79 eu não era nem projeto de gente ainda.