FALTA UM

SÃO PAULO (nosso mestre) – Saiu naquele programa da Globo de domingo de manhã. É a Vemaguet de nosso guru fumacento José de Ma2Tos, de Brasília, que tem essa peruinha desde zero e viaja pelo Brasil de cima a baixo sem o menor problema. Detalhe: ela tem Saxomat, aquele sistema que era opcional da Vemag e dispensava o pedal da embreagem. A moça do programa arranhou umas marchas… Mas é normal. DKW não é para qualquer um, tem gente que enfrenta enormes dificuldades para passar as marchas na coluna de direção. Ainda mais faltando um pedal!

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel
12 anos atrás

Esse sistema era bem mais simples e confiável que os similares disponíveis atualmente, com uma quantidade maior de componentes eletrônicos relativamente sensíveis, usados em adaptações para motoristas com deficiência física.

Rafael Aun
Rafael Aun
15 anos atrás

Gosto desta jornalista.

Kleber
Kleber
15 anos atrás

Eric, a GM lançou sim, vi em um Corsa.

Walter Terra Campos - Poa/Rs
Walter Terra Campos - Poa/Rs
15 anos atrás

Ops
Falhei, deve ser a idade, não é glicerina é oléo de rícino, aquele usado como laxativo

Walter Terra Campos - Poa/Rs
Walter Terra Campos - Poa/Rs
15 anos atrás

Ah, me esqueci.
abastecia com meio litro de oléo 2T e meio de glicerina, só para dar aquele cheirinho de DK de corrida

Walter Terra Campos - Poa/Rs
Walter Terra Campos - Poa/Rs
15 anos atrás

Olá
Muito dirigi DKW, tinhamos um (era da minha mãe) ano 64.
Só arranhava de primeira para segunda quando a troca era feita muito rápida.
A solução que eu encontrei era, para as arrancadas rápidas, largar com o sistema roda livre ligado e depois quando já estivesse em segunda desligar o sistema para poder ter reduzida.
Se não estivesse com pressa poderia permanecer com o sistema roda livre ligado, então dava para passar todas as marcha sem o uso da embragem.
DKW era um carro muito legal, para andar, pelo espaço e para dar uns amassos nas namoradas, lá no morro da TV, já que o banco da frente era inteiro o assoalho não tinha tunel.
Bons tempos em que não se tinha medo de parar na rua para namorar.
Abraços

Gustavo Reis
Gustavo Reis
15 anos atrás

Saudade da vemaguette do meu pai, uma cinza (creio que era 61)… Ia direto de Curitiba a SP…

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Tudo bem, tem gente que gosta de FUMACÊ e eu respeito! Mas prefiro aquele DKW do tio do Trajano!

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Pedro Belfort,
O DKW era o carro que mais facilitava a troca de marchas “no tempo”, devido aos fantásticos anéis de sincronização…

Alguém poderia me informar se a embreagem “Saxomat” era aquela acionada pela força centrífuga, com contrapesos?

C. Balbinot
C. Balbinot
15 anos atrás

Olha, esse é o pior programa sobre carros que eu já vi.
Aquela apresentadora me parece tão autêntica quanto uma nota de 6 reais.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
15 anos atrás

Todo test drive ela paga um mico.

André Grigorevski
15 anos atrás

Verdade. Quem não está habituado com esse tipo de câmbio acaba pagando uns micos. Eu que o diga! Mas mesmo pagando mico por conta do câmbio, dar uma volta de DKW é fora de série…

Andre Decourt
15 anos atrás

Esse programa é um desperdício, papai do céu dá nozes a quem não tem dentes……

Robério Lessa
Robério Lessa
15 anos atrás

LInda Vemaguet.
Lembro que, quando criança, adorava um DKW de um vizinho. Era uma cor meio prata, meio cinza. MAs, câmbio no volante só da Rural Wilys do “leiteiro”.

pedro belfort
15 anos atrás

Flavio, eu tinha um tio que era irmão do meu pai, que dirigia muito e me ensinou tudo sobre carros.
Pois bem, dirigia uma Belcar Rio 1965, azul marinho, sem o saxomat e ele mudava tudo no tempo sem arranhar nenhuma marcha, para meu espanto juvenil…
O cara era fera!
Bons tempos!!!

pedro belfort
15 anos atrás

Flavio, eu tinha um tio irmão do meu pai, que dirigia muito e me ensinou tudo sobre carros.
Pois bem, dirigia uma Belcar Rio 1965, sem o saxomat, mas mudando tudo no tempo sem arranhar nenhuma marcha, para meu espanto juvenil…Bons tempos!!!

Pedro Fetter
15 anos atrás

Meu pai tinha um Mercedes A160 Elegance com esse câmbio semi-automático… minha mãe adorava, era muito mais confortável de dirigir que qualquer manual…

Por outro lado, na última revisão antes da venda (não por acaso), fomos alertados sobre um possível problema que não estaria incluso na garantia, e que em caso de quebra do dito câmbio, o reparo/troca custaria… R$4700.

Foi vendido com uma bela desvalorização.

Airton
Airton
15 anos atrás

A Silvia Garcia tem o emprego dos sonhos de marmanjos de todas as idades.
Quem quiser saber tudo sobre os DKW procure o livro “A Grande História da Pequena Maravilha”.
Uma vez fiz um test-drive num Corsa com o sistema AutoCluch e achei interessante, mas muito estranho especialmente na hora de engatar a primeira contendo o reflexo condicionado de pisar na embreagem antes.
Abraço

Gláuber Baldi
Gláuber Baldi
15 anos atrás

O regulamento permite câmbio Saxomat na na superclssic. Acho que ele ia ficar na mão aí em Interlagos.
Parabéns ao José de Ma2Tos!!!
O melhor é o motor reserva no banco de trás!!

Cláudio
Cláudio
15 anos atrás

Eu assisti! O programinha é fraco, mas de vez em quando tem matérias interessantes como essa. Jamais soube da existência desse sistema nos DKW. Legal!

Roberto Borges
Roberto Borges
15 anos atrás

Parece estar inteirona!

Como uma pessoa consegue ficar com um carro desde zero?
Caro Flávio, você poderia informar a quilometragem dessa beleza?
A lamentar na reportagem, a trilha sonora muito alta, atrapalhando a verdadeira “música”.

Abraço

Eric
Eric
15 anos atrás

Esses caras são uns sem noção mesmo….nem para deixar o ronquinho da Vemaguet indo embora…..

E a informação errada impera né…..o primeiro semi automático dos “modernos” foi da Classe A 1999,depois o Palio Citymatic em 2000 e a GM….hummmm pelo que me consta NUNCA lançou esse tipo de embreagem…..

Eric
Eric
15 anos atrás

Show de bola….aliás eu vi o Belcar Rio do Sr Luis…..que coisa linda…..ele disse que é dele desde 0km.

Alias,cambio na mão para encavalar marchas é uma coisa né….