NA ESTOQUE

SÃO PAULO (de novo, não!) – Matéria assinada por Victor Martins hoje no Grande Prêmio relata que o zunzunzum na Estoque, desde dezembro, não é outro senão que Rubens Barrichello aporta na categoria ainda neste ano, assim que se esgotarem todas as possibilidades de continuar na F-1. Victor falou com muita gente nas últimas semanas e tudo converge para a equipe Vogel.

Não se trata de uma mera especulação na linha “piloto pode correr na…”, mas, sim, da constatação de que no meio estoqueano o nome de Rubinho (faz tempo que não escrevo “Rubinho”) é aguardado com ansiedade. Entre outras coisas, para recolocar a categoria na mídia. E ajudar os sem-patrocínio a arrumarem uma grana para correr.

Se de fato Barrichello se acertar com a Stock, será de grande valia para o campeonato. Ele passaria a ser seu grande nome, atraindo todas as atenções. Mas fica a pergunta, que repasso a vocês: para Rubens é uma boa? As cobranças não seriam excessivas? Ele não estaria pressionado o tempo todo a andar na frente? Qualquer derrota, normalíssima para qualquer estreante, por melhor que seja, não seria transformada num monumental fracasso pelo público e pela mídia?

Com a palavra, vocês.

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15 anos atrás

[…] Não, não acredito que a categoria top do automobilismo no Brasil seja ruim. Ela é a melhor, sem dúvida. Tem o melhor marketing que qualquer promotor de eventos pode querer: cobertura da Rede Globo e a participação de pilotos renomados mundialmente – como Luciano Burti, Antonio Pizzonia, Ricardo Zonta todos ex-Fórmula 1. Sem dúvida alguma, a participação de Barrichello na categoria só teria a acrescentar, como bem levantou Flávio Gomes. […]

Guilherme Bezerra
Guilherme Bezerra
15 anos atrás

Acho a opção pela Stock seria um equivoco para o Rubens não pela pressão que ele sofreria por ter que vencer, mas por se tratar de uma atitude, no meu entender, precipitada. Na minha opinião faria mais sentido para ele, tirar um ano sabático no qual poderia aproveitar para manter contatos importantes e se manter no mercado agardando, quem sabe, uma possível vaga em alguma equipe que tivesse o seu titular impediodo de correr por um motivo qualquer. Aí sim, caso nada acontecesse, ele optaria pela Stock ou qualquer outra categoria que lhe agradasse. De qualquer forma, o problema de Barrichello é o tempo. Seu tempo na categoria se esgotou. Mas isso não significa que ele tenha perdido velocidade ou esteja guiando menos que anos atrás, pelo contrário. Acredito firmemente que, hoje na F1, Rubens é um dos cinco melhores caso fizéssemos uma análise minuciosa dos pontos forte e fracos de cada um. Acontece que dezenas de jovens estão à porta esperando que veteranos como Barrichello pendurem o capacete para que tenham a chance de viver o sonho que ele próprio viveu no início da tempodada de 1993. O tempo não para. A fila tem que andar e a vez de Rubens apesar do seu enorme talento, parece já ter passado.
Um abraço.

MSM
MSM
15 anos atrás

O melhor para ele seria correr na GT3 aqui no BRasil, ou no DTM ou no WTCC. São categorias importantes e de alto nível, não acho que ele vá andar bem na Stock.

Bruno
Bruno
15 anos atrás

Ao Contrário do que muita gente pensa, eu acho muito lógico e próprio o Rubinho vir correr na Stock. Primeiro por que nas categorias da Europa (DTM, WTCC), provavelmente por que lá teria que pôr dinheiro na parada e para um brasileiro (levar patrocinadores brasileiros) seria muito complicado pois não são categorias conhecidas do grande público brasileiro e não creio que Rubinho tenha tanto prestígio na Europa assim para cacifar um lugar na DTM tão fácil. Fora tudo isso, a idade já está pesando, e essas categorias exigem do piloto uma competitividade de alto nível e parece muito consensual que o gás do Rubinho já está acabando. Mas por outro lado, não creio que vá haver pressão por resultados e coisas do tipo, existem outros ídolos na Stock Car criados na própria categoria, e pilotos com muito talento como Ricardo Maurício ou mesmo o Thiago Camilo então não dá pra pensar em chegar e ganhar, é besteira. Acho que não é mais hora de medir e julgar a capacidade de pilotagem dele…

Pedro Araújo
Pedro Araújo
15 anos atrás

Acho a ida para a Stock precipitada.

O Barrichelo iria para uma categoria demasiadamente inferior, em termos técnicos, à F1. Seria melhor ele brincar de DTM, Indy, até protótipos, Le Man Series (o que resta dela, sei lá). Aí, só depois de uns dois anos, ir pra Stock.

Mesmo porque ele vai cair de novo naquele vórtex “se ganhar é obrigação se perder é um panaca”. É uma pena, mas com brasileiro é assim mesmo. Virou padrão no caso do Barrichelo.

Convenhamos, a stock ganha muito com ele, mas essa “ajuda” não é recíproca, o cara já chegou no auge da carreira, o negócio agora é administrar a “decadência”, ele não precisa ficar implorando cockpit pra correr…

Mas se ele quiser se divertir, intão tá bão, vai lá e aproveita, vai ser legal pra ele rever os colegas das antigas… E ainda fica perto da família, fica mais sossegado. Coisa que o Schumacher ainda não fez… hehehe…

Mas ainda acho precipitado.

Souza
Souza
15 anos atrás

Gomes se o Rubinho se importasse com o que a midia diz dele ele ja tinha se aposentado ha uns 10 anos.

Carlos Tavares "Larz"
15 anos atrás

Se ele fosse correr pq quer, pra se divertir, e não chegasse falando q ia ser campeão, e no primeiro revés não botasse a culpa no tempo, ou no mapa astral, ou na Ferrari, acho q seria a redenção.

Se bem que, se tivesse essa postura, acho q deveria tentar outra categoria. Estados Unidos, DTM, algo assim.

claudio antonio cesarioda silva
claudio antonio cesarioda silva
15 anos atrás

acho que se ele deve ficar um ano no seu pais encarar a stock como uma categoria para sentir o tesão de pilotar sem pressões e analisar as propostas que surgirão no futuro posso estar errado
mas quem sabe não pinta a primeira vitoria em lemans com adupla de pilotos Ferran e Barrichello pois sinto que isto pode ser um periodo muito importante principalmente para o nosso Rubens que terá carro igual a todos os outros e não sofrerá mais com cadeiras eletricas e vamos aproveitar e desejar sorte ao Bruno pois eu acho que ele corre um perigo tremendo de se atrapalhar na carreira ao assumir um lugar na ex honda pois todo mundo já tem o carro pronto nós infelizmente não temos nenhuma informação de como estava o andamento do projeto espero sinceramente que eu esteja errado mas devo dizer que ele esta certo em tentar pois somente assim saberá o que vai acontecer

miguel
miguel
15 anos atrás

Se correr o bicho pega, se ficar…….

Antonio
Antonio
15 anos atrás

Com certeza Flávio, nessa história só a SC teria a ganhar. Rubens, se for bem, não fará nada além do que se espera dele. E não, os zombadores de plantão terão seu momento de glória.

ANTONIO JUNIOR
ANTONIO JUNIOR
15 anos atrás

O Couthard sim que se dariam bem na “estoque”, ele tá acostumado com bate bate…E a sua opinião FG? vc sempre diz que o Rubens não é de nada?..que tal fazer dupla contigo nessa tal classic sei lá o que!

morpet
morpet
15 anos atrás

Não acho uma boa não. Villeneuve e Montoya são bons exemplos.
Ele devia tentar arrumar um lugar na Indy e ficar um tempo por lá. Mas, quem sabe eu não acabo queimando a minha língua. Desejo sorte ao Rubinho onde ele estiver.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

Resposta: Não!! Ele ainda está em um n;ivel acima, deveria correr em outro local que lhe traga mais reconhecimento internacional….se é pra correr em Turismo, que corra na DTM, WTCC…não no Brasil!!

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Seria legal para o Barrichello e para nós se ele viesse para a ‘Estoque’, embora eu acredite que existam opções melhores no exterior, afinal a experiência na F1 ainda está muito ‘fresca’ e poderia ser aproveitada em outros níveis como, DTM, etc.

Agora, não há duvida que se ele aceitar mesmo as bolhas (e os bolhas) daqui, a claque vai cobrar vitorias, só vitorias. Qualquer deslize que o Rubens cometer, fato que é normal para todo piloto, não será perdoado, ele vai levar paulada como nunca estando em casa.

Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

Minha humilde opinião é: Irei em Curitiba e São Paulo ver Stock AO VIVO se o Rubinho estiver correndo em 2009. Não se prendam a melancolica historia do cara, que ele devia ir pra America e outras categorias. Acho válido ele querer correr, já que não pode mais por meio á crise da Honda, ainda mais no pais que ele (pelo menos isso é inegavel) tanto defendeu orgulhosamente.

Abraço

JAPA
JAPA
15 anos atrás

Não entendo pq tem tanta gente falando mal dele, ja foi tão pisado por tanta gente, DEIXEM O CARA EM PAZ, é a vida dele e ninguem tem nada com isso, acho q ja sofreu o suficiente nesses anos de Honda, se quiser andar de bicicleta é um problema dele

fernando amaral
fernando amaral
15 anos atrás

Acho legal a ida dele pra StockcarBR, é sem dúvida um grande piloto e o novo carro da categoria promete um salto, prá cima, de qualidade na competição, independente do fato de ser monomarca, carrocerias “bolha”, etc.

MRui
MRui
15 anos atrás

Acho que ele deveria ir para a American Le Mans Series ou Rolex. São categorias competitivas e com custo não tão alto.
Pq não fazer como o Gil?
abraços

Alex Martins
Alex Martins
15 anos atrás

Rubens, fica no golfe, curtindo a vida e conhecendo gente nova. Deixe a Globo se virar para promover o campeonato da ESTOQUE. Aproveite os milhões que você realmente sofreu para juntar.
A vida é curta.

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

Deveria andar somente provas de longa duração….no mundo todo.

MAU COLEGA
15 anos atrás

O Rubens deveria correr na ALMS ou Indy. Imagine como seria bacana disputar a famosa 24 de Le Mans.

Sinceramente, Rubens, se for correr no Brasil, que vá para a GT3, uma categoria que possui um brilho e nome de respeito, algo que a Stock Car perdeu há bastante tempo.

Pedro Fetter
15 anos atrás

Numa categoria onde ex-F1 anda sempre no fim do pelotão, e quem vence nela nunca progride pra categorias maiores…

Não sei…

Mauricio
Mauricio
15 anos atrás

O Burrinho sempre esteve no lugar errado, na hora errada.
Mais uma vez vai acontecer o mesmo.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Não é muita surpresa, não! As coisas se encaminhavam pra isso, principalmente quando a categoria esta catando pilotos com patrocinio e a F1 fechando as portas para ele. Resta aguardar pelo desempenho do Rubinho. Vai ser igual ou pior que os outros ex-F1?

Renan de Cerqueira Leite
Renan de Cerqueira Leite
15 anos atrás

Concordo com você, FG!

É só olhar o desempenho do Burti para termos uma ideia (sem acento) do que pode acontecer com o Rubinho.

Abraço!

Anonimo R.
Anonimo R.
15 anos atrás

Pois é, se não conseguir nada melhor (F1 ouIndy), virá chorar, LITERALMENTE, pelos lados daqui mesmo… E, provavelmente, continuará a ser o bundão de sempre…

Rodrigo Dias
15 anos atrás

Preferia vê-lo na Indy. Mas como o Barrichello nunca foi bom em escolhas, né…

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
15 anos atrás

Sei não, Flávio, mas acho que o Rubinho não terá dias fáceis pela frente. E não importa o que resolva fazer. Se parar de correr, vai ter gente espinafrando que “tá vendo, não tem talento, fez o que deveria ter feito há muito tempo”. Se correr na Stock e andar atrás, vai ter a galera do “tá vendo, não anda na frente na Stock, imagina se um dia seria campeão de F1?” e, se correr e for campeão, vai ter sempre alguém pra dizer: “também, não fez mais do que a obrigação. Piloto experiente, já andou tanto de F1, pegou um carro de ponta, se não ganhasse na Stock, não ganharia mais nada na vida”.
Eu, na minha humilde visão dos fatos, acho que o Rubens deve correr se isso o satisfizer, e fazer apenas para ele mesmo (e para a equipe, é óbvio). Corra pelo prazer de acelerar, de se divertir na pista, de dar e tomar tocos (desde que dentro do limite aceitável e razoável que faz parte da competição), sem mágoas do que deixou pra trás, sem criar expectativas ufanistas dos tempos que virão pela frente.
Se ele conseguir acelerar, simplesmente pelo prazer de acelerar, como ele já deixou claro que ainda tem viva essa chama, pode ser que se dê bem, e seja muito feliz nos anos que ainda tem pela frente para competir.

Wanderley Augusto
Wanderley Augusto
15 anos atrás

Embora não concorde com as duras criticas de incapacidade que são feitas para ele, acho que a cobrança vai ser alta e se os resultados não vierem os “gozadores”, que muitas vezes não entendem nada do que estão falando, irão cair de pau.

Sandro - Rondonopolis - MT
Sandro - Rondonopolis - MT
15 anos atrás

Já to vendo a chamada do programa Casseta e Planeta, o Rubinha ta ferrado…

Juliano
Juliano
15 anos atrás

Tomara que não se queime mais uma vez, pq ele eh um baita piloto.

Assis
Assis
15 anos atrás

Penso que ele sairá com a imagem de derrotado vencendo ou comentendo rookies mistakes …
+ e daí ? Temos que fazer o que gostamos, e danem-se os outros ! Ele não precisa de dinheiro, fama ou reconhecimento, apenas de satisfação pessoal . Apoiado para correr na estoque !
O que me irrita é o monopólio das transmissões … ao que me consta, este ano nem ao vivo as provas serão transmitidas ! De que adianta a categoria ter grandes nomes então ???

Fabiano
Fabiano
15 anos atrás

Simples como 1+1.

Se ele perder, é um fracassado que nem na “estoque” consegue andar

Se ele ganhar, é um fracassado da F1 que resolveu vir correr contra pessoas com menos preparo (longe de mim desmerecer os pilotos da estoque).

Pro brazileiro (com z) procurar defeitos ou zoar é o que importa.

Carlão
Carlão
15 anos atrás

Carreira mais polêmica que a de Rubinho não se conhece, mas a verdade é que ele não precisa provar nada prá ninguém, é um excelente piloto.

Lucas
Lucas
15 anos atrás

Acho que poderia ser interessante o Barrichello usar sua imagem e seu nome no meio para promover o kart e novas categorias “de base” no Brasil. Ele com certeza conseguiria atrair patrocinadores para as corridas da molecada e assim ajudar o automobilismo brasileiro. Já imaginou o Rubinho participando de uma etapa do Campeonato Paulista de kart, por exemplo? Sucesso de mídia com certeza.

Ele não precisa ficar arriscando ainda mais seu nome em uma categoria como a Stock Car, que não agregaria nada a sua ótima carreira.

Mauricio Melara
Mauricio Melara
15 anos atrás

Estou entre aqueles que consideram o Rubinho um bom piloto de F1. A cabecinha é que nunca ajudou muito quando a questão é controlar a língua.

Agora ser rápido na Stock é outro departamento. Ou vocês acham que Michael Schumacher iria ser vencedor na DTM??? Aposto que o Loeb ser daria muito melhor que ele correndo de turismo.

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Particularmente acho que o Rubinho deveria ir pra Indy, tantos outros grandes pilotos fizeram isso. Agora vir pra stock vai poder cair num buraco fundo, andar com esses caras, que grande parte dos pilotos do grid não tem lá um alto nivel, pode prejudicar. Uma coisa é o Montoya ir pra Nascar, outra é o Rubinho na stock. Eu acho que ele seria muito bem vindo na categoria daqui uns 4 anos, depois de passar um tempo na indy. Nos dias de hoje corre o risco de se queimar mais ainda.

Marcelo D
Marcelo D
15 anos atrás

Isso parece aquela história do Piquet na GT3… Jogam com um nome forte só pra fazer onda…

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Deixa o cara fazer o que quiser.

Vai ser interessante o extra pista, quem vai ser mais mala e quem vai ter o saco mais puxado, o Rubinho ou o Cacá Bueno??

Aliás, quem falou aí que ele nunca andou de turismo, ele andou nas 1000 Milhas de 1994 com um Scort RS Cosworth. Foi só uma vez. Mas foi.

Aliás, não tem um lance dele com um Fiat 147? Vai pra C1D2§8º do Paulista de Antigomobilismo.

HC
HC
15 anos atrás

O Barichello será zoado no Brasil, sempre, por qualquer coisa que ele faça ou não faça.

Paulo César
Paulo César
15 anos atrás

Nessas alturas do campeonato da vida dele, Rubinho, vale qualquer coisa.
Quem ama o automobilismo, como parece nele, o importante é estar em atividade. Grana não é problema, no caso dele, então mete o pé no da direita e vai embora !

Se o objetivo obsecado é a F1, então tem que ficar na Europa correndo no que tem mais visibilidade depois da F1, senão vai ficar como jogador de futebol repatriado, a dois passos da aposentadoria da carreira internacional.

Em cena agora, o gerenciamento de carreira na crise !

Se vai emplacar na Estoque é outra história, muitos pilotos campeões nos ultimos anos, em 2008 andaram mal, morreram na praia ou simplesmente estão no final do pelotão…..

Júnior
Júnior
15 anos atrás

Mudar de categoria não é fácil, principalmente quando se troca um formula por um turismo. Basta observar o Montoya que sempre andava entre os primeiros na F1 e na NASCAR anda lá atras. Acredito que o Rubinho va andar no mesmo ritmo do Burti, mas não tem chances de ser campeão.
Barrichello é um grande piloto, faltou a ele um melhor assessoramento na sua carreira, pois nunca esteve no lugar certo na hora certa e quando poderia estar fez besteira.
No lugar dele passaria um ou dois anos correndo nos EUA, na Indy ou participando de corridas de turismo, e depois voltaria para o Brasil.

Rogério Leonardo
Rogério Leonardo
15 anos atrás

Coragem nunca foi o forte de Barrica, por isso ele nunca irá para a Indy.

Rubens gosta é de grana, então a stock está bom para ele.

Wagner L.
Wagner L.
15 anos atrás

Caramba, se na corrida de kart lá em SC, ele ficou uma fera com os toques que tomou, imagina na Estoque. Nada contra o Rubinho, acho ele muito talentoso, mas é muito reclamão. Não vai dar muito certo, vai ser reclamação em cima de reclamação no final das corridas, os outros pilotos ficando p. da vida com ele, dando mais toque na próxima corrida, e assim fecha-se um circulo vicioso.

Felipe Passos
Felipe Passos
15 anos atrás

Acho uma boa o Rubinho vir correr na Estoque, nem tanto por ele, mais pela categoria. Inclusive ele pode correr na Estoque e na GT3 e ajudar estas duas categorias superarem a crise! Seria legal também se outros pilotos, como o Moreno, fizessem o mesmo que o Rubinho! Com o Rubinho, a Estoque pode ser Stock e vender as transmissões para fora do Brasil através de canais como o Speed Channel. A V8 Supercars Australiana é conhecida internacionalmente assim como a TC 2000 de nossos “hermanos”.

Marluws Costa
Marluws Costa
15 anos atrás

O Rubens não está eu um nível tão baixo para correr em uma categoria como a Stock Brasil, e a Stock Brasil não está em nível tão alto para ter um piloto com o Rubens.

Ainnem Agon
Ainnem Agon
15 anos atrás

Ele pode tirar este ano e fazer o que quiser, mas em paralelo bem que poderia tentar uma vaga na Red Bull no ano que vem pra substituir o Webber (quando que termina o contrato deste?). Pelos testes desta semana, a Red Bull vai vir bem forte, prevejo ela rivalizando com a BMW na 3ª posição entre as equipes.

felicio pezente
felicio pezente
15 anos atrás

eu ia brigar na USF1 ou andar de Indy, com outros brasileiros !
andava, voltava a brigar pro vitórias com uns 6 a 10 meses de adaptação ( ou menos)
Depois ficava andando de tudo por lá e colocando dinheiro no bolso.
Fechava a carreira na stock, na entrada do próximo carro com equipe propria, mais um amigo guiando junto e ganhando dinheiro tbm.

alceu
alceu
15 anos atrás

Vai levar pau!!!!

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
15 anos atrás

Acho que seria melhor ele ficar na A1GP por uns dois anos.