QUEM MANDOU?

SÃO PAULO (morro de pena, mas…) – É de cortar o coração, mas a lendária SAAB declarou insolvência na Suécia e pode fechar as portas logo, logo, se ninguém ajudar. A GM pediu — novidade — ajuda do governo sueco. Que, sinceramente, não sei se deve ajudar. A SAAB nasceu na década de 30 como fabricante de aviões e quando terminou a Segunda Guerra, diz a lenda, seus donos e engenheiros se reuniram e, olhando um para o outro, perguntaram-se: e aí, o que vamos fazer agora? Um dos engenheiros deu a ideia: “Vamos fazer carros!”.

Ainda segundo a lenda, eram, sei lá, 16 reunidos na sala e 14 nem tinham carteira de motorista. E decidiram fazer carros… Não é demais? E em 1947 os carros nasceram em Trollhättan com motorzinho DKW de dois cilindros, depois evoluindo para um três cilindros parecido com os dois tempos alemães (tenho um desses, 1964, lindo de doer), e depois veio o V4 que a Ford pediu para a SAAB testar e foi adotado pelos suecos, e o resto é história. Fizeram carros espetaculares, sempre.

Eu dizia que o resto era história até a ganância chegar, quando a GM, em 1990, comprou metade da SAAB. Dez anos depois, comprou a outra metade e passou a ser proprietária de 100% da companhia.

Nunca entendi por que essas montadoras menores foram se vendendo sem a menor cerimônia ao longo dos anos. Para ganhar mercado? Para entrar nos EUA? Por que não se contentar com mercados menores, produção mais contida, qualidade e tradição?

Bem, a partir daí, os pequenos Trolls, os gnomos das florestas de Trollhättan que, todos sabem, faziam os queridos SAABs, começaram a ter de fabricar Cadillacs para o mercado europeu, as fábricas da Opel na Alemanha passaram a produzir SAABs, que também saíam de outras unidades em Ohio, e virou uma zona dos diabos.

Não tem como dar certo, lamento. Uma história linda de uma marca adorada mundo afora não pode ser tratada assim, como fábrica de salsicha. A GM tem demonstrado, nos últimos anos, uma incompetência crônica para administrar o monte de marcas que foi comprando por aí, como se estivesse num supermercado. É um desastre de gestão, e só vai sobreviver se Barack Obama abrir o bolso para salvá-la.

Eu, se fosse a rainha da Suécia, tomava a fábrica de volta e devolveria tudo à administração dos Trolls, como a fantástica fábrica de chocolate Wonka. Mas jamais emprestaria dinheiro à GM.

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leandro 440 magnum
leandro 440 magnum
15 anos atrás

Coitada da SAAB,
A Scania vai junto pro buraco?
O questao é que os carros americanos foram feitos para os americanos,para as ruas americanas,para as estradas americanas,para o bolso americano.Os carros alemães tambem,os suecos, a mesma coisa.A Ferrari depende da America Porem o mercado americano se globalizou e as grandes estao percebendo isto tarde demais
Nao da para comparar um BMW M3 2009 com um Ford 1968 ou Viper ACR com um Fiat 1968
Se as grandes compraram foi por que as pequenas aceitaram se vender .Romantismo ,amigos,nao combina com capitalismo

josé
josé
15 anos atrás

Acho bem oportuno esse comentário do FG.A GM,FORD,DODGE etc..parecem estar em outro mundo ou vivendo do passado,enquanto as montadoras japonesas e as européias buscam eficiência,baixo consumo,menor peso e beleza as americanas insistem nesses mastodontes sedentos e horríveis,basta ver os caminhonetões americanos que infernizam nossas ruas e que alguns acham lindos.Querem um ex da modernidade americana?O Chevrolet Captiva segundo uma revista especializada faz 3,6 km/l na cidade e 6,7 na estrada,moderno não?
O marqueting americano é mesmo violento,desprezam e ridicularizam carros como esses lindos SAAB,dão a entender que BMW serie 3 é carro de pessoas de segunda linha e por ai vai.Bom mesmo são os carros deles,monumentos ao desperdício,desenho arrogante e embrutecido,perto da elegancia de um Citroen,de um Audi,de um Porsche parecem elefantes de gravatinha.
O pior de tudo é que levam as pequenas junto,impondo seu jeitão grosseiro de estilo e de vida incompatível com a atual realidade mundial,nunca irão conseguir produzir um carro tão belo como esse SAAB,um DKW,uma Alfa Romeu simples e belos,com o mínimo para se ter prazer em dirigir e não botões inúteis,cromados exagerados e motorzões ineficientes. As grandes engoliram as pequenas e levam junto a sua essência ,impondo a todos seu estilão chulo e seu peculiar mau gosto.

Arthur Cachel
Arthur Cachel
15 anos atrás

Então toma mais essa, a PONTIAC seguindo o caminho da SAAB:

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2009/02/20/ult574u9170.jhtm

Abraços

Kiko
Kiko
15 anos atrás

E a Chevrolet no Brasil?
como a GM está a situação da montadora?

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

Esta história de vender cada vez mais, acaba com tudo…os caras perdem a noção do público que vai comprar, se vai ter tanto neguinho para comprar….e acaba tudo indo para o buraco.

Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

Essa história do Volvo P1800 1966, atualmente com mais de dois milhões de quilômetros rodados, começou assim:

Um cidadão americano comprou um carrão americano e, ao sair da loja, o carro quebrou no meio do caminho.

Ele devolveu o carrão americano na loja e comprou o Volvo P1800.

Esse carro é um ícone da qualidade automotiva sueca.

Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

Os americanos mais uma vez comprovam seus “superpoderes”: tudo que eles tocam se desmancha.

Lg
Lg
15 anos atrás

Não se assustem, ainda estamos no início. Vem muito mais quebradeiras como esta. E não adianta mandar perguntar pela crise ao presidente americano, a coisa por aqui vai ser muito difícil neste ano.

vicente
vicente
15 anos atrás

Tinha que falir mesmo , como dizia Vinicius de Morais , desculpe , mas beleza é fundamental…..(Renault , acorda!!!!!!!)

Bruno
Bruno
15 anos atrás

São as malditas metas. Estabelecem que a empresa tem que crescer 10%, 15% ao ano, todos os anos, indefinidamente.
Ai do executivo que não atingi-las. Sempre tem outro vampiro na fila para tentar superar os limites.
Por isso que o globo está sofrendo dessa falência crônica generalizada. E mandam a conta para a sociedade pagar…

Leonardo
15 anos atrás

Gosto de ver esses CEOs quebrando e os “guerrilheiros” se dando bem. O cenário econômico mudou, não temos mais espaço para capitalistas selvagens.

Quando a GM falir quero fazer uma festa de despedida. Comemorar a morte desse corporativismo babaca que já se ferrou no ramo da música, está se ferrando no cinema e vai se ferrar nos automóveis.

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Tem aquela do cara que “em tudo o que tocava virava ouro”.

É o chamado toque de Midas.

É a lenda do rei Midas. Em tudo o que ele punha a mão virava ouro. No fim acabou não sendo uma boa coisa, pois a comida tambem virava ouro.

Mesmo assim é melhor do que a GM que tem o toque de “Merdas”.
Em tudo o que a GM mexe, compra ou põe a mão vira “merda”.

Não adianta enfiar bilhões numa empresa dessa. Será mal investido, mal administrado e mal gasto. Vão continuar no buraco.

Michelle  Banditelli
Michelle Banditelli
15 anos atrás

Entao, como eu moro aqui na Suécia e tenho acompanhado esse pendenga da SAAB, vou tentar esclarecer algumas coisas.
Parece que o governo nao vai ajudar a SAAB, primeiro pq a GM chegou fazendo chantagem, a negociacao em si nao foi uma negociacao e sim chantagem. Usariam a grana por um tempo e depois fariam mais chantagem, é um dos medos do governo.
Segundo tem o problema historico, na decada de setenta e oitenta o governo sueco subsidiou tres setores, o setor naval, o setor de tecidos e o setor de minerio de ferro. Bom hj so existe o setor de mineracao, os outros faliram, depois q o governo gastou uma grana q empurrou a Suecia pro um buraco bem fundo. Para se ter um exemplo, grande parte da divida externa sueca vem dessa epoca.
Terceiro, a SAAB e a maioria das grandes empresas suecas, estao na maos de bancos, isso é uma coisa historica.
A antiga da SAAB era a familia Wallenberg que é provalvelvente a familia mais importante, mais rica da Suecia, sao donos de bancos e so querem saber de grana.
Quarto a SAAB tem tido um prejuizo grande ha muito tempo, nao sei o quanto desse prejuizo é transfer pricing, mas no papel tem tido prejuizo desde 2000.
Quinto a SAAB nao tem uma marca forte mundialmente, é aqui na Europa e nos EUA, tem um baixo volume de vendas, e nao bastando tem a Suécia como o seu mercado principal, um mercado pequeno.
Sexto a GM cagou a companhia.
Bom é mais ou menos por ai se tiverem alguma duvida eu tento esclarecer.
PS: Galera, a rainha e o rei nao mandam em nada aqui na Suecia e muito menos tem grana pra comprar a SAAB e duvido que queriam comprar se tivessem grana.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

Não tem muito SAAB aqui, mas lembro e ficou na minha memória eterna um SAAB em Interlagos, se não me engano, cor marrom, que servia de Pace-Car, num ano que o Senna ganhou……………foi em 91. Babei por aquele carro, na época, com linhas modernas!!

Seven
Seven
15 anos atrás

Falando em Saab, li um artigo em revista Car and Driver ou Road and Track, falando de um cara que andou 1.001.385 milhas no seu Saab 900 1989. O carro já tinha sobrevivido a 8 colisões com alces, uma das quais levou o radiador.

Um Volvo (P1800, 1966) entrou para o Guiness, com 2.500.000 milhas.

Se isso não é carro bom, o que mais é? Meu Mondeo que já queimou o cabeçote uma vez e retificou o virabrequim duas vezes com menos de 80.000 km?

Rodolfo Machado
15 anos atrás

Antigamente a Saab era também Scania e os aviões, hoje não sei mais, a parte dos aviões continua, inclusive concorrendo ao reaparelhamento da FAB com o Saab JAS-39 Gripen:http://www.gripen.com/en/index.htm.

O legal da Suécia e os outros nórdicos como Dinamarca e Noruega é e a opção inquestionável pela verdadeira Social Democracia, não a falsa do PSDB, ano passado teve eleição na Suécia, a Folha publicou um artigo dizendo que mesmo os partidos conservadores de la não ousam questionar o modelo, no máximo propõem uma diminuição de impostos, ou seja, o modelo deixou de ser político-ideológico e passou a ser cultural, galgou um degrau acima e se tornou patrimônio do pais.

Na minha opinião a Social Democracia é o equilibro, nem o socialismo estatista de cuba que sufoca a livre iniciativa e o empreendedorismo tornando todo mundo empregado do estado, nem o individualismo e competição extremos dos EUA.

Gostei da explicação do Viscondi ai acima, eu sempre me perguntei porque um lanche gigante na barraca da rua , um super x-tudo, custa aqui onde moro R$ 4,00 ou R$ 5,00 e você conhecendo o dono da barraca sabe da higiene e qualidade ao passo que nas redes de fast-food é mais caro, e a tal de economia de escala, as grandes redes compram os ingredientes em grande quantidade nos atacadistas a preços muito menores, o dono da barraca compra no supermercado a preço final de consumidor e consegue fazer um lanche mais barato.

Alvaro
Alvaro
15 anos atrás

Espetacular o comentário do Paulo Cesar acima, é absurdo essa segmentação, antigamente era simples comprar um carro, existiam os carros de passeios e os utilitários, simples assim

quanto mais possibilidades de escolhas pior fica, aqui mesmo no Brasil tem 127 tipos de carros diferentes, mas o que realmente vendem alguma coisa são 6 ou 7, o resto quem compra só amarga prejuizo e incômodo depois.

Paulo César
Paulo César
15 anos atrás

Mais uma vez a mediocridade ganha, e viva os big CEO’s das multi !!!!!

Mutio do que foi comprado era para “matar” o concorrente, ou no mínimo, controla-lo.

Não adianta, vai ser assim até tudo estourar, a soberba e a arrogância dos executivos é o que os conduz, acham que podem tudo o universo é o limite. Os chineses estão indo pelo mesmo caminho, só que produzindo cada vez mais porcarias que se desmancham, é tudo na base do 1,99 !

Agora não adianta produzir carro AAA que só magnata pode comprar, deve ser mais comedido o mercado. 50 modelos, 125 versões etc. , carro para você ir trabalhar, carro para sair na balada de sexta, para viajar com a família, para ir ao supermercado, para levar a vó no médico, para arrumar amante etc, etc.

Tão inventando novo seguimento toda a semana, querem que se tenha record de vendas todo mês que todo modelo seja 1º lugar em vendas, que você troque o carro a cada 6 meses…. Tudo pode na cabeças dos “gurus da administração neocontemporânea “.

Tomara que a GM feche, que a Chrysler Feche, que a Ford, que a Honda feche, só assim o mundo vê que a manera de conduzir as coisas está errada, senão eles (fábricas) vão continuar cavando mais o buraco e por tabela vamos todos nós para dentro dele também !

ricardo bifulco
ricardo bifulco
15 anos atrás

Olá Flávio! Assino em baixo.

Um abraço!

Ricardo Bifulco

Shot Gun
Shot Gun
15 anos atrás

O que não entendo é como após anos de “supostos” lucros bastou alguns meses p/ as montadoras “derreterem” ?
Será que houve manipulação dos relatórios financeiros?

Fernando
Fernando
15 anos atrás

A GM no Brasil tem dado lucro até debaixo d’água, apesar de sempre virem com a chantagem do mercado estar ruim e de ter de mandar empregado emobra. Ai nosso governo “mui esperto” corre para atender os bandidos. Deviamos ter vergonha na cara e fazer como os argentinos que numa determinada década ( agora ao certo não tenho certeza se 60 ou inicio de 70 ), por muito menos boicotaram estas “americanas” que tiveram que fechar as portas e voltar para os States com o rabinho no meio das pernas.
Agora vem eles novamente com a ameaça de mandar porrilhões de gente embora, se o GOVERNO não ajudar. Espero que a Suécia e outros PAISES mais (incluido nós tupiniquins) , que proventura forem achacados por este bando travestido de empresário do mundo automobilistico não caiam neste CONTO e imitem os nossos “hermanos”, que apesar dos pesares, tem dignidade, amor próprio e orgulho.

victor freire
victor freire
15 anos atrás

o sujeito ali em cima realmente não entende nada de saab e de carros suecos de uma maneira geral. a saab era pioneira na aplicação de turbocompressores em automóveis e incorporavam muitos avanços conseguidos na produção de aviões militares.

o problema é que, na farra do lucro fácil, a gm comprou a saab e transformou numa empresa de engenharia destinada a produzir carros americanos para os europeus (uma das maiores burradas já feitas, diga-se de passagem). pra completar, ferraram com a linha da saab pré-existente. como nem uma coisa nem outra deram lucro, aí deu no que deu.

Affonso Pazzini Junior
Affonso Pazzini Junior
15 anos atrás

Flavinho,

Eu nunca esqueço quando um SAAB 9000 de 1991 carregou Ayrton após a 1a. vitória em Interlagos até os boxes. Lembra dessa?

O carro SAAB é sinônimo de segurança e conforto. Não se pode deixar essa fábrica morrer.

Gláuber Baldi
Gláuber Baldi
15 anos atrás

Se a rainha é tupiniquim ela manda a fábrica pra cá e nós damos conta. Sem falar que dando a notícia ao povo sueco eles vão adorar e terão mais um motivo para visitar o adorado Brasil. Ainda melhor teremos as visitas das suecas! hehehe

Luís Augusto Malta
15 anos atrás

Acho que a intervenção do governo sueco seria uma boa saída (afinal a Saab é a marca da Família Real Sueca), mas concordo que não deveriam financiar a incompetência da GM. Deviam comprar a marca e a fábrica original de volta.

Marcelo - ChiVas
Marcelo - ChiVas
15 anos atrás

Concordo em quase tudo, menos por um ponto: a GM só comprou, pois o “Sr. SAAB” resolveu aceitar a proposta e vendeu…

Então o maior culpado pela empresa quebrar, não foi a GM, mas sim os controladores da SAAB que decidiram vender… pois é ingênuo achar que se eles vendessem para um gigante do ramo, eles iriam manter todas as peculiaridades e toda a essência que a SAAB teve por conta de sua história…

Resumindo: Foi a própria ganancia da própria SAAB que está fazendo ela passar por dificuldades, e os mesmo controladores da época poderiam então com o $$$ que ganharam na venda, comprar a empresa de volta (que dúvido que eles façam…)

Eric
Eric
15 anos atrás

O seu Saab é uma belezinha…o carrinho charmoso.
E o adesivinho do Trollhattan….muito legal.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Pô a GM mal se aguenta nas pernas e quer comprar outra marca? Estes carros eram fortalezas ambulantes, pena o design muito esquisito!

Viscondi
15 anos atrás

Caro Gomes,

Assim como Roma, os impérios tendem a sucumbir ao seu próprio gigantismo. O custo de sua manutenção, o excesso de pessoal (inclusive alguns que só tem o interesse de enriquecer o seu próprio bolso), fazem com que os gigantes caiam. Esse é o caso da GM, da FORD e outras gigantes. Seu custo, ao longo dos anos, torna a atividade inviável, pela escala de vendas que deve ter.

um Abraço.

Conde
Conde
15 anos atrás

“Os Trolls unidos , jamais serão vencidos ” . Esse 64 é lindo mesmo . Os atuais nos USA são sinômino de carro chic , muito chic .

JT
JT
15 anos atrás

A GM parece aquele monstro-pizza do filme Guerra nas Estrelas – de tão grande que se tornou, não consegue se mover mais por conta própria .

Várias marcas e fábricas de veículos devem desaparecer nos próximos anos, pois o modelo da cidade que depende do carro individual está condenado ao fracasso, diminuindo a demanda por fabricação de carros de passeio.

As cidades que não investirem seriamente em transportes coletivos também estão condenadas ao colapso. O que está atenuando esta tendência é a comunicação virtual que permite que parte das pessoas trabalhem e estudem em casa.

A questão da SAAB não é isolada, portanto. Ela está inserida num contexto de grandes mudanças que estamos vivendo, o que ficará claro somente dentro da algumas décadas.

Jugger - Taubaté/SP
Jugger - Taubaté/SP
15 anos atrás

Que o rei da Suécia pague uma coroa sueca ( acho que é essa a moeda por lá…) e assuma as fábricas. Se os carros são ultrapassados (como alguém aí em cima escreveu) é porque a GM sucateou a fábrica.

Andre Decourt
15 anos atrás

Como falei em outro post a GM é a total responsável pelo ocaso da SAAB, é impressionante como a amrca ficou doente logo que a GM começou a apitar nas decisões administrativas e fabris, os carros foram perdendo suas caracterísitcas, ineditismo e esportividade,algo que os carros dela sempre tiveram. O governo sueco deveria tomar as ações da GM sanear e depois fazer um leilão.

A Jaguar é outra marca vitimada por Detroit afinal aonde se viu um gato com plataforma de carro de tração dianteira

jose henrique de oliveira
15 anos atrás

FG mais uma vez vc tem rezão ,aqui no Vale do Paríaba o prefeito do SJC está pasmo com a demissão de 4000 funcionários da Embraer , não que a empresa terá prejuizo esse ano, longe disso é porque vai ganhar um pocou menos e o governo ainda dá dinheiros prá esses caras. 4000 mil país de famílias na rua e vem mais por aí são mais de 100 empresas médias e pquenas que trabalham esclusivamente prá Embraer que tbém vão demitir , Se eu fosse o Presidente baixava uma lei hoje ,dinheiro emprestado do BNDS só prá quem não demitir .

Jonny'O
Jonny'O
15 anos atrás

Eu achava os carros da SAAB um pouco …..como vou dizer ,um pouco cafonas ,pricipalmente nos anos 70 e 80.

Marcelo Witt
Marcelo Witt
15 anos atrás

FG, se SAAB vendia, e muito, então talvez os donos estavam cansados e queriam parar de se incomodar, ué!!! parece que não leu meu comentário inteiro??? talvez queriam mudar de ramo, como fez o dono da Cofap??? isso lá é crime??? não, FG, eu não sou especialista em SAAB, apenas gosto de automóveis e do seu blog, mas eu entendo de ser empresário pequeno que concorre com grandes do setor.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

Concordo. As marcas acabam perdendo identidade com essa misturada de compras.

Carlos Jose Pimenta
15 anos atrás

E a fábrica Wonka que se refere é a antiga né. Não é essa pasteurizada que apareceu uns tempo atrás não. Dizem que esta foi feita na china. Os lupa lupa da nova não são originais não.

Guga.
Guga.
15 anos atrás

É por essas e outras que e GM merece falir!

Luís Flávio F. Gonçalves
Luís Flávio F. Gonçalves
15 anos atrás

Eu trabalho como pião pra ajudar a levantar se me derem um 99Turbo e um 900Turbo! Mas tem de ser preto e azul petroleo!

Ary Leber
Ary Leber
15 anos atrás

Acho que a atual cultura do consumismo criou um novo tipo de consumidor que nao conhece nada de qualidade de veículos e que só procura aparência e preço, sem se importar com confiabilidade e durabilidade já que vai ficar com o veiculo enquanto for moda e depois descarta, e portanto só compra produtos descartáveis. Enquanto prevalecer essa mentalidade produtos de qualidade perderao o mercado para esses carrinhos de brinquedo.
Ary Leber

Alvaro
Alvaro
15 anos atrás

Dessa vez vc foi perfeito FG, muito bom o comentário em todos os sentidos, infelizmente não se fazem mais carros como antigamente, carrinhos de concepção simples, feitos para usar e durar, com facilidade e baixo custo de conserto como tivemos alguns aqui no Brasil no passado, tudo bem que a tecnologia agora é outra, os carros poluem menos, são mais eficiêntes, seguros, confortáveis, rápidos, mas se tornaram descartáveis e a um custo de manutenção e reposição de peças extremamente elevado mesmo nos chamados “populares”

Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

@Marcelo Witt

Cara, se informe melhor sobre outros assuntos, além da Saab. O motor refrigerado a ar da Volkswagen saiu de linha por não atender normas de emissão de poluentes, nada a ver com custos de produção… :roll:

Carlos Alberto
Carlos Alberto
15 anos atrás

Flávio,
Como sempre, mais um comentário seu no qual eu assino em baixo. Mas uma coisa me chamou a atenção. Você também tem um SAAB 1964? Quantos carros de coleção você possu? rsrsrs
Que inveja tenho do ti! Mas é uma inveja boa, pode ficar tranquilo.
Um abraço!!

Carlos Zarattini
Carlos Zarattini
15 anos atrás

bravo Flavio!

Antonio Carlos
Antonio Carlos
15 anos atrás

Flávio Gomes, vendo este post me lembrei da materia que você fez no Limite sobre o Democrata. Não parece, em menor escala, a historia nos “states” do Tuker .

Carlos Miguez
Carlos Miguez
15 anos atrás

A rainha Sylvia da Suécia , salvo engano, é nascida no Brasil (não sei em que cidade do Paraná).
Conheceu seu Rei encantado nas Olimpiadas de Munique em 1972. Ela é a distinção e discrição em pessoa.

Luidhi
15 anos atrás

Edu de PoA,

Pode escrever com hífen (tem acento?) até 2012…

Luidhi
15 anos atrás

É isso aí. Agora os chineses estão comprando fábricas de motos conceituadas pelo mundo. A FYM comprou a SACHS alemã.
A Benelli italiana foi comprada pela Qianjiang Group, que conhecemos muito mais que imaginamos, pois é essas motos de papel machê e metal coton que a Sundown importa o container, imprime o número do chassi em manaus e coloca o adesivo “orgulho de ser Brasileiro”.

Bem já sabemos o resultado… Só ver SAAB’s, Volvo, Lamborghini, Land Rover e outras da vida…

Viva aos Porsches e BMW’s que se compram mas nunca se vendem…

[]’s

Marcelo Witt
Marcelo Witt
15 anos atrás

Pra quem não entende, muitas empresas que não conseguem evoluir a ponto de continuar tendo produtos competitivos ou então não conseguem alavancagem suficiente para alcançar escala suficiente de produção, e por fim acabam passando por dificuldades financeiras, o que leva a serem vendidas. Creio que seja o caso da SAAB, porque se vender carro ultrapassado – ainda que apreciado por colecionadores e amantes de automobilismo – desse realmente dinheiro, o Fusca ainda estaria sendo fabricado. Não adianta achar que os carros da SAAB eram fantásticos, se ninguém queria comprar, ou pelo menos, se ninguém estava disposto a pagar seu preço. Um Fusca hoje provavelmente não custaria menos que um Uno, e porque então não o fabricam mais? Assim como não fabricam mais o motor a ar do Fusca, que equipava os buggies que você citou há alguns dias. É fato, não vende mais em escala, não cobre custos, fica caro, o pessoal não quer pagar o preço. Então, ou vende, como no caso da SAAB, ou “fecha” a linha de produção, como no caso do Fusca. Além disso, alguns vendem porque cansaram de se estrupiar o dia todo, e querem passear, como fez o dono da Cofap. Claro, depois se cansou de passear, e abriu nova empresa, mas poucos fazem isso, já que o dinheiro inteligentemente aplicado (não em imóveis nos EUA ou em Dubai) também rende muito, e permite-os viver bem.

RESPOSTA DO FG:

Cara, você não entende nada de SAAB. Quem disse que não vendia e que eram ultrapassados? Eram ótimos e vendiam muito, estavam ganhando espaço nos EUA, e por isso a GM quis comprar.