BOM COMEÇO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 9 de março de 2009 - 11:35F-1

BOM COMEÇO

SÃO PAULO (melhor assim) – Não é nada, não é nada, mas Button fechou a manhã com o melhor tempo em Barcelona. Teria nascido bem o carro da Brawn GP? Tomara. Porque assim, num ano sem testes e em que o abismo financeiro entre ricas e pobres terá menos reflexos na pista, é uma equipe a mais para andar no bolo, e não apenas compor o grid. A lógica indica que um time com sete dias de testes e sem grana está condenado a andar no fundão. Mas a lógica da temporada 2009 da F-1 ainda não é conhecida.

De qualquer forma, ninguém deve se entusiasmar demais. Nem com a Brawn, nem com o Ronaldo. É preciso um pouquinho de tempo e de dados concretos para fazer prognósticos.

A cobertura dos testes está no Grande Prêmio, com nosso repórter catalão Guilherme Dorneles. São textos e fotos, algumas bem curiosas — como essa aí do monitor de tempos. Acompanhe tudo por lá e comente aqui!

56 comentários

  1. Leandro disse:

    Falando da numeração, acredito que a esta altura do campeonato, a numeração que aparece na foto deve ser mesmo a oficial. Massa deverá de ir de # 3, Piquet será o # 8 e Barrichello o # 19.
    Veremos o que acontece amanhã com Rubens para confirmar se o carro nasceu bem.

  2. George Saint Alexander da Silva - From England disse:

    …..Se pelo fato de ter garantido mais um ano na F1o Rubinho já saiu respondendo aos críticos mais dedicados, imaginem se este carro for bom mesmo?……

    O Button andou na frente. Mas o Rubinho é lento. O Button vai dar de 18×0 nele. Fora tagarela!!!!!!!!!!

  3. andrey disse:

    por falar em ronaldo, ja encheu o saco esse cara meu!!! puta q o pariu, esquecem do campeonato e dos outros times só pra falar no cara…
    é o fim mesmo!!!

  4. Vecio Peixoto disse:

    Fiz um comentário alguns dias atrás que a BrawnGP andará no meio do pelotão, sei que ainda é muito cedo pois foi o primeiro teste, mas é uma ótima surpresa. Dá-lhe BBB (Brawn, Button, Barrichello).

    Um abraço.

  5. Willians Rafael Jr. disse:

    Acho difícil, mas não impossível um início de temporada bom da nova equipe Brawn. Há de se levar em conta que o carro vinha sendo desenvolvido já em boa parte do ano passado pela Honda e pelo competente Ross Brawn. Pilotos experientes eles tem, o Barrichello para mim ainda é um dos melhores do grid e o Button sempre anda bem. Os motores Mercedez vão ajudar e muito, sinceramente esses resultados não me surpreendem e acredito sim numa boa temporada da nova Brawn GP.

  6. Fill disse:

    Testes podem nao querer dizer nada no geral, ou dizer pouco, mas o fato de o carro nunca ter andado antes (nao participou de nenhum teste devido a novela), eh animador ver que nao esta longe das demais equipes. Sendo assim, da para deduzir que nao fara feio pq ainda faltam ajustes ao carro.. Espero que o carro seja bom mesmo e esteja frequentemente nos pontos e, quem sabe, nao de umas alegrias surpreendendo por ai?
    So acho que uma das regras para a F1 deveria tb limitar a qtd de pacotes aerodinamicos a serem lançados por ano, assim as equipes ficarao mais proximas.

  7. jbchaves disse:

    Moçada, naquele bando de projetistas malucos que o FG mandou pra Honda, selecionaram o mais doidão e o Brawn, pra completar, mandou o Nick “pé” Fry pra escanteio e tudo passou a funcionar! Avante BrawnGP!!!

  8. morpet disse:

    A diferença para os outros foi grande…
    Quero ver a cara dos japas se essa bagaça andar pra valer esse ano.

  9. Ronald Wolff disse:

    Desejo muito que uma grande surpresa ocorra para essa turma do Brawn……….imagina se vira o ano da redençao de Rubens?? Porque não sonhar, apesar que teste antes da temorada não seja conclusivo………..já teve ano que a Honda andou muito com Jenson Benjamin Button em pré-temporada e no decorrer do ano, nada se concretizou…….

  10. JDFortuna disse:

    Eu acho que o motor da Honda que não era bom. Tentaram de tudo, até Gil de Ferran. Acontece que chegou o Ross Brawn e disse logo o que estava acontecendo. Se a Brawn GP tiver um bom carro esse ano, a Honda vai se morder toda. Acredito cada vez mais que se retirou por limitação de seus motores. Fora a cabeçada-dura de japonês… Fato já ouvi falar.
    Rápido demais? O WordPress está me travando pela qualidade em escrever. Muitas vezes escrevo rápido e errado, mas agora saiu tudo certinho e trava meu comentário por ter escrito rápido demais? Como assim? Bizarro.
    Ah, não confio do Barrichello. Como já se diz… Amigo é tudo!

  11. Osmar Cassão disse:

    Arrebenta, Rubinho!

  12. Rap disse:

    Muita gente anda dizendo que o Barrica estava querendo andar mais este ano para terminar o livro dele com mais um capítulo cheio de revelações…#@!%&@#$ !!!
    Já imaginaram se neste capítulo ele vai a forra !!??

    Digno não de um livro mas de uma produção hollywoodiana !

    É muito cedo pra dizer mas vamos aguardar com ansiedade !!

  13. Pedro Fetter disse:

    Os tempos parecem até estar de cabeça pra baixo.

  14. Fabio disse:

    Pode até ser que o carro seja bem nascido. Mas que tá com cara de que andou algumas voltas só no cheiro da gasolina, para chamar a atenção da mídia e possivelmente patrocinadores.

    Lícito, afinal com essa carenagem limpa, não deve chegar no meio da temporada.

  15. Leandro Santos disse:

    É possível que a BrawnGP inicie bem o ano, mas vai decair ao longo da temporada, assim como tem acontecido com a Willians.
    Pode ter nascido um bom carro, mas vai ser difícil a equipe acompanhar a progressão das outras equipes durante a temporada, tendo em vista a pouca verba e menor estrutura da equipe.
    Mas essa é uma mera especulação de quem está acompanhando de fora…tomara que eu esteja errado.

  16. Marcos Fernandes disse:

    Se pelo fato de ter garantido mais um ano na F1o Rubinho já saiu respondendo aos críticos mais dedicados, imaginem se este carro for bom mesmo?

    Particularmente torço para que o carro seja bom. Não só para dar mais emoção ao campeonato, mas para fazer o (provável) último ano do Rubinho valer a pena.

    Por mais que ele não seja um fora de série, é um cara bom e merece um carro competitivo para encerrar a carreira na F1 decentemente.

  17. Pé de Chumbo disse:

    É, meu povinho palpiteiro, alguns aqui parecem não saber a importância que uma simples “meia volta” num parafuso de 10 cents pode fazer em um carro de milhões de dólares…Vai ver, conseguiram achar o parafuso que precisava da tal “meia volta”…

  18. Lucas Paulo disse:

    Bom começo mesmo… Eu sou da turma que pretende quebrar as bolsas de apostas de Londres (até a tal da “bwin”, se necessário). Acredito que a equipe Brawn tem condições de brigar por boas posições durante o ano e também que, se o projeto não for mal-nascido como foram os dois últimos carros da Honda, será a equipe que mais crescerá até o fim desta temporada.

  19. antonio disse:

    Quero ver no fim do ano quem levará o Troféu Fenix : Rubens Barrichello ou Ronaldo Fenomeno ….

  20. tomitão disse:

    Esse ano vai ter sambadinha no pódio!
    E Ronaldo + 10 passando o trator na galera (a Lusa inclusa…)

  21. Lorenzo disse:

    Pessoal,

    Com a confirmação da Brawn com Button e Barrichello, já saíram os números oficiais de cada equipe e piloto para a temporada?
    Vi que comentaram o Kimi com o #4. Para mim era do Massa.
    Algum lugar oficializou a informação?
    Desde já obrigado.

  22. Marcelo Ferreira disse:

    Há anos entendo que os tempos das “pré-temporadas” não valem quase de nada. Mas – de qualquer forma – é surpreendente que a Brawn já faça tempos melhores que uma Toyota ou uma Renault. Seja o treino que for, todos enfrentaram o mesmo clima, mesmo asfalto.

    Por isso, creio que esse carro seja bem nascido. Não digo q seja o melhor, mas pode andar no meio do pelotão, que já é grande coisa em se tratando das condições (tempo e grana) da nova equipe. Acho até que , se o carro for de razoavel parabom, a Honda continue injetando alguns milhoes de verdinhas……

    E a ultima: com a fome de resultados que a decana dupla da Brawn está, se este carro for “bonzinho”, eles vão arrebentar nas espectativas. Vão andar bem. Isso está me lembrando a temporada de 1999 daStewart……Pelo menos o branco dos carros se assemelha…..rsrs

  23. Jobson disse:

    Será muito hilário se Brawn-Gp conseguir pôdios ou até mesmo vitória. A Honda depois de ser superada pela a Super Aguri e pelo qual fez questão de acabar com a equipe de Aguri Suzuki, vê agora uma equipe que ela(Honda) abandonou, colher bons frutos com um orçamento muito menor. Esses japoneses nunca mais deveriam voltar para F-1.

  24. ALEX B. disse:

    Repito: Como dizia EL Magico: testes son testes y carreras, carreras! Solamente esto!
    Agora o Ross virou supergenio? C’mon!!! Aguardemos, gente!!

  25. Cauê disse:

    O que mais chama a atenção é o fato de Raikkonen já estar usando o #4…

  26. CorredorX disse:

    Oh, a vontade de prever o futuro.

  27. Mirax disse:

    Roberto, eles já estão correndo com o motor Mercedes. Como disse Rubinho, desde dezembro eles já sabiam que iriam correr com o Mercedão, e já fizeram as adaptações no carro visando o novo motor.

    Agora, estranho, mesmo sendo testes, são os tempos da McLaren.

    Aliás, a asa traseira deles, mesmo nessa foto que diz que o carro é todo de 2009, a asa é mais baixa que a dos outros carros de 2009.

  28. Marcos Foz disse:

    O que eu gostaria de perguntar a quem diz que ele andou com pouca gasolina é o seguinte;

    Porque então o ano passado ou anteriores a extinta HONDA não fez isso, nem mesmo em casa????

    Se vocês responderem com bom senso, verão que o carro dá indícios de ser muiiito melhor do que o dos anos anteriores, portanto, merece confiança.

  29. pedro c. disse:

    Last time I wrote a comment in here it seemed as though it was taken out because of spelling errors.. I’m sorry but my keyboard does not have all the accents in portuguese…

    It seems to me that there are not as much room for people to work on the aerodynamic grip as last year, since they have a new set of rules. Plus the merc engine might have a 30-40 bhp advantage over the Honda engine…

    More mechanical grip (with slick tyres), less dependency on aerodynamic grip, drivers with tons of experience and Brawn GP might have a good season.

    Asi es F1. A veces se cambian las reglas y las cosas se quedan muy mas interesantes.. Vale

  30. Arthur Cerri disse:

    Prefiro aguardar mais testes! Mas torço pela surpresa!
    Seria tão bom ver uma equipe “independente” andando bem!

  31. Fabricio Reis disse:

    Tem gente dizendo que isso não quer dizer coisa alguma.
    Eu discordo. Andar na frente, sempre quer dizer alguma coisa. Ainda mais para um carro que nasce de um lixo, que sequer andava à frente do time B.
    De repente, pode ser um carro razoável, que realmente consiga andar no meio do bolo e, vez ou outra, arrancar um pontinho.
    Eu disse “de repente”, tá?
    Vamos ver o seguimento dos testes.

  32. Lg disse:

    A temporada de 2009 vai ser muito boa. Ninguém pode prever nada em termos de desempenho, praticamente todo mumdo começa do zero e isso pode trazer surpresas. A conferir na Autrália.

  33. Rogério Leonardo disse:

    Será que eu li mesmo esse comentário: “tem gente que já esta roendo as unhas de raiva, principalmente o Mister Limão, digo o Piquezão”.

    É muito surreal para acreditar.

    Como alguém pode achar que Nelson Piquet tem alguma razão para torcer contra Rubens Barrichello? O que Piquet sempre disse sobre Barrichello é o que acabou se concretizando: foi um bom piloto nas categorias de base, mas, depois, nunca seria uma campeão de F1, pois ficou muito lento.

    Ademais, porque um tri-campeão, um dos maiores pilotos de todos os tempos, iria se preocupar com o que anda fazendo um cara cujo maior título na F1 é ser o piloto que mais correu grandes prêmios (sem nunca ganhar nada)?

    Barrichello, como piloto, tem para a F1, a mesma importância de um Ricardo Patrese, um Gehard Berger, ou seja, será sempre lembrado como um bom segundo piloto. Um sujeito que vc pode contar para te obedecer e levar o carro até o fim das provas, beliscando uns pontos, mas que jamais seria candidato ao título. Em síntese, um cara legal para compor a equipe, mas nunca um fora de série..

  34. Bruno Mantovanelli disse:

    Ano passado, o Ross Brawn dizia que o carro da Honda de 2009 iria surpreender. Pelo jeito ele estava certo, e com um motor que empurra mais que o Honda, tem tudo pra melhorar e muito os resultados do ano passado.

  35. Marcio Vieira disse:

    Eu ainda acho que mano Brawn não vai tirar leite de pedra nas primeiras corridas.

    A Renault andou razoavelmente bem com o Piquetzinho, o que confirma a afirmação de Alonso dizendo que aquela coisa feiosa com bico quadrado parece ser bom.

    Toyota segue bem, irmãos energéticos andam bem, e só a McLarem que gostou da rabeira.
    Só não entendo o porquê da Force India ir melhor.

    Mas são todos testes. Quero ver a bagaça na Australia.

    Abraços

  36. Calma gente, os caras estão loucos pra fechar algum patrocinio…

  37. Eric disse:

    O maior problema da Honda era aerodinamica….derrubaram uns pinduricalhos e o carro melhorou.

    Ou só de alguns japas pararem de dar pitacos a coisa anda…..me parece mais plausível….

  38. Roberto disse:

    Todos começaram do zero, é tudo novo, sem favoritos, as performance da Brawn e da McLaren provam isso.
    A Brawn , ex Honda era um lixo, e andou pacas, A McLaren a menina dos olhos, pelo jeito vai precisar de muito colírio, não esta andando nada !!!!!!!!!!!
    Portanto, vai valer mesmo quem fez o melhor projeto e a equipe que tiver os pilotos mais experientes em acertar carros.
    Nisso, a Brawn esta muito bem , seus pilotos são rápidos e ótimos acertadores.

  39. Vantoil Lima Jr. disse:

    Eu acredito que até não é questão de dar uma volta com pouca gasolina, às vezes, uma equipe que precisa de grana roda algumas voltas com algum item fora do regulamento, tipo peças móveis, peso menor que o regulamento.

    Se bem que uma equipe que tem poucos dias para testar, deve se concentrar em aprender como o carro se comporta e não ficar viajando muito com coisas que não poderão usar em finais de semana de GP.

  40. Rogério Magalhães disse:

    É, continuo achando que a Brawn não vai ser essa pereba toda na pista… acho que se acharam a melhor adaptação do projeto que já vinha da Honda no ano passado para o carro de 2009 ao motorzão MB, vão incomodar sim e beliscar uns pontinhos… já é alguma coisa esse tempo, mesmo que tenha sido o típico “jogar para a torcida”, no caso, os patrocinadores que poderiam vir…

  41. Roberto Martinez disse:

    Pode ser bem nascido, tomara.
    Precisaríamos saber com que peso andaram. De qualquer forma, por não ter quebrado, é um bom começo!
    Já pensaram se a bagaça andar forte mesmo??? E a Honda, com que cara iria ficar???

  42. Ludimar Menezes disse:

    OPA ! o Button meteu mais de três segundo no Kova ????

  43. Roberto disse:

    Hoje é segunda feira dia 9, e não é que a Brawn lá em Barcelona pilotado pelo Button, meteu 3 segundos na McLaren, 1,5 segundo na Ferrari e 7 décimos na Toyota, Xiiiiiiiiiiiiiiiii, imaginem quando colocarem o Mercedão la atrás empurrando a criança.Me parece que esta carro nasceu puro sangue, pois ninguem entra de prima e já faz um temporal destes, claro que os outros são fortes, mas o inicio já é animador.
    Tem gente achando que o carro estava com pouco combustível, pode até ser , mas os tempos foram muito distantes, acho que o carro é bom mesmo, Ross Brawn entende e muito do assunto.

    Hummmm, será que numa dessas o Rubens poderá se dar muitíssimo bem, tem gente que já esta roendo as unhas de raiva, principalmente o Mister Limão, digo o Piquezão !!!!!!!!!!
    Esse campeonato vai ser ótimo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ET: E a McLaren ????, acho que nestes tempo de crise demitiram o cara errado , digo, o espião !!!!!, aquele do Ferrari Gate , me parece que o carro é ruim mesmo, será que o queridinho de todos vai conseguir ser rápido com este carro. ???

  44. Vinicius SS disse:

    O carro andou, não quebrou, não apresentou problemas crônicos e ainda cravou a P1? Ah… já é de se comemorar! Todos os prognósticos apontavam o contrário…
    Agora, eu gostaria de saber o tempo médio de volta do Button justamente pra poder saber se ele tava na “reserva” ou se o carro é bem nascido mesmo.
    Abraço,
    Vinicius

  45. Acredito que a Brown não irá andar no fundão do grid. E ainda, acredito sim que a McLaren construiu uma bomba. São os dois candidados a surpresa deste ano, positivo e negativo, respectivamente.

  46. EdisPJ disse:

    Tabela de tempos à parte – que realmente neste momento não quer dizer muita coisa, pois os carros estão testando diferentes componentes e configurações – o que interessa realmente é que o carro andou a manhã toda e não apresentou nenhum problema (41 voltas). isso sim é relevante e pode ser tomado como produtivo e encorajador.
    Que não se espere uma vitória, desbancando os favoritos, mas o fato de andar com consistência sim, no momento, é o mais importante.

  47. Alaor Jr. disse:

    Aposto que a equipe foi a pista com um respiro de gasolina so pra apareçer bem e assim poder fechar com algum patrocinador. Ja vimos isso a alguns anos com Prost e Arrows.
    Agora o que chama atençao sao os tempos da Maclaren. Sera que a equipe construiu uma bomba???
    Pareçe que os dados da Ferrari tao fazendo falta…rs
    A conferir

  48. Tb gostaria que fosse verdade, mas é estranho.
    É um carro muito diferente do que ele guiava.
    Pneus, estruturas…

    Tomara, mas sei não…

  49. Célio Cunha disse:

    Anos estranho esse, Ronaldo faz gol logo contra o Palmeiras, porque não acreditar numa vitória da BrawnGP logo na estréia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>