BOM COMEÇO
SÃO PAULO (melhor assim) – Não é nada, não é nada, mas Button fechou a manhã com o melhor tempo em Barcelona. Teria nascido bem o carro da Brawn GP? Tomara. Porque assim, num ano sem testes e em que o abismo financeiro entre ricas e pobres terá menos reflexos na pista, é uma equipe a mais para andar no bolo, e não apenas compor o grid. A lógica indica que um time com sete dias de testes e sem grana está condenado a andar no fundão. Mas a lógica da temporada 2009 da F-1 ainda não é conhecida.
De qualquer forma, ninguém deve se entusiasmar demais. Nem com a Brawn, nem com o Ronaldo. É preciso um pouquinho de tempo e de dados concretos para fazer prognósticos.
A cobertura dos testes está no Grande Prêmio, com nosso repórter catalão Guilherme Dorneles. São textos e fotos, algumas bem curiosas — como essa aí do monitor de tempos. Acompanhe tudo por lá e comente aqui!
Será uma surpresa, se a Brawn começar bem o campeonato com tão pouco tempo de treino, mas como esse ano está tudo zerado, não duvido, ireri calar a minha boca se isso acontecer.
Teste é uma coisa, corrida é outra, vamos esperar.
Não acredito neste carro andando no pelotão da frente, mas também ninguém acreditava no Rubinho pilotando um carro de F1 neste ano. Ou seja, quem sabe?
Sílvio, a Honda estava trabalhando no carro de 2009 desde os primeiros meses do ano passado, inclusive treinando o KERS. Com certeza ela não estará no pelotão da frente, mas acredito que fique entre as posições 10 e 16, e quem sabe arrancar alguns pontos. O que estou estranhando é a Williams, que está fraca nos testes.
Só acho que ainda é cedo para avaliar a performance da Brawn. Tem alguma coisa “diferente” no carro para estar andando na frente. A equipe está há meses de defasagem sobre as demais. Está cheirando como uma isca por patrocínios, com o aval de Bernie e as demais equipes.
Se o carro é isso tudo mesmo, significa que logo eles conseguem patrocínios mais fortes.
Andando na frente não falta grana não!
Acho que deu certo a combinação do chassis com o motor, o problema aerodinâmico foi resolvido, e o do motor também ..
E os próximos problemas a serem resolvidos vão ficar com o nosso decano, ele tira de letra ..
Imaginem Brawn e Barrichello com a estrutura da Toyota nas mãos, seriam campeões ….
Falando da numeração, acredito que a esta altura do campeonato, a numeração que aparece na foto deve ser mesmo a oficial. Massa deverá de ir de # 3, Piquet será o # 8 e Barrichello o # 19.
Veremos o que acontece amanhã com Rubens para confirmar se o carro nasceu bem.
…..Se pelo fato de ter garantido mais um ano na F1o Rubinho já saiu respondendo aos críticos mais dedicados, imaginem se este carro for bom mesmo?……
O Button andou na frente. Mas o Rubinho é lento. O Button vai dar de 18×0 nele. Fora tagarela!!!!!!!!!!
por falar em ronaldo, ja encheu o saco esse cara meu!!! puta q o pariu, esquecem do campeonato e dos outros times só pra falar no cara…
é o fim mesmo!!!
Fiz um comentário alguns dias atrás que a BrawnGP andará no meio do pelotão, sei que ainda é muito cedo pois foi o primeiro teste, mas é uma ótima surpresa. Dá-lhe BBB (Brawn, Button, Barrichello).
Um abraço.
Acho difícil, mas não impossível um início de temporada bom da nova equipe Brawn. Há de se levar em conta que o carro vinha sendo desenvolvido já em boa parte do ano passado pela Honda e pelo competente Ross Brawn. Pilotos experientes eles tem, o Barrichello para mim ainda é um dos melhores do grid e o Button sempre anda bem. Os motores Mercedez vão ajudar e muito, sinceramente esses resultados não me surpreendem e acredito sim numa boa temporada da nova Brawn GP.
Testes podem nao querer dizer nada no geral, ou dizer pouco, mas o fato de o carro nunca ter andado antes (nao participou de nenhum teste devido a novela), eh animador ver que nao esta longe das demais equipes. Sendo assim, da para deduzir que nao fara feio pq ainda faltam ajustes ao carro.. Espero que o carro seja bom mesmo e esteja frequentemente nos pontos e, quem sabe, nao de umas alegrias surpreendendo por ai?
So acho que uma das regras para a F1 deveria tb limitar a qtd de pacotes aerodinamicos a serem lançados por ano, assim as equipes ficarao mais proximas.
Moçada, naquele bando de projetistas malucos que o FG mandou pra Honda, selecionaram o mais doidão e o Brawn, pra completar, mandou o Nick “pé” Fry pra escanteio e tudo passou a funcionar! Avante BrawnGP!!!
A diferença para os outros foi grande…
Quero ver a cara dos japas se essa bagaça andar pra valer esse ano.
Desejo muito que uma grande surpresa ocorra para essa turma do Brawn……….imagina se vira o ano da redençao de Rubens?? Porque não sonhar, apesar que teste antes da temorada não seja conclusivo………..já teve ano que a Honda andou muito com Jenson Benjamin Button em pré-temporada e no decorrer do ano, nada se concretizou…….
Eu acho que o motor da Honda que não era bom. Tentaram de tudo, até Gil de Ferran. Acontece que chegou o Ross Brawn e disse logo o que estava acontecendo. Se a Brawn GP tiver um bom carro esse ano, a Honda vai se morder toda. Acredito cada vez mais que se retirou por limitação de seus motores. Fora a cabeçada-dura de japonês… Fato já ouvi falar.
Rápido demais? O WordPress está me travando pela qualidade em escrever. Muitas vezes escrevo rápido e errado, mas agora saiu tudo certinho e trava meu comentário por ter escrito rápido demais? Como assim? Bizarro.
Ah, não confio do Barrichello. Como já se diz… Amigo é tudo!
Arrebenta, Rubinho!
Muita gente anda dizendo que o Barrica estava querendo andar mais este ano para terminar o livro dele com mais um capítulo cheio de revelações…#@!%&@#$ !!!
Já imaginaram se neste capítulo ele vai a forra !!??
Digno não de um livro mas de uma produção hollywoodiana !
É muito cedo pra dizer mas vamos aguardar com ansiedade !!
Os tempos parecem até estar de cabeça pra baixo.
Pode até ser que o carro seja bem nascido. Mas que tá com cara de que andou algumas voltas só no cheiro da gasolina, para chamar a atenção da mídia e possivelmente patrocinadores.
Lícito, afinal com essa carenagem limpa, não deve chegar no meio da temporada.
É possível que a BrawnGP inicie bem o ano, mas vai decair ao longo da temporada, assim como tem acontecido com a Willians.
Pode ter nascido um bom carro, mas vai ser difícil a equipe acompanhar a progressão das outras equipes durante a temporada, tendo em vista a pouca verba e menor estrutura da equipe.
Mas essa é uma mera especulação de quem está acompanhando de fora…tomara que eu esteja errado.
Se pelo fato de ter garantido mais um ano na F1o Rubinho já saiu respondendo aos críticos mais dedicados, imaginem se este carro for bom mesmo?
Particularmente torço para que o carro seja bom. Não só para dar mais emoção ao campeonato, mas para fazer o (provável) último ano do Rubinho valer a pena.
Por mais que ele não seja um fora de série, é um cara bom e merece um carro competitivo para encerrar a carreira na F1 decentemente.
É, meu povinho palpiteiro, alguns aqui parecem não saber a importância que uma simples “meia volta” num parafuso de 10 cents pode fazer em um carro de milhões de dólares…Vai ver, conseguiram achar o parafuso que precisava da tal “meia volta”…
Bom começo mesmo… Eu sou da turma que pretende quebrar as bolsas de apostas de Londres (até a tal da “bwin”, se necessário). Acredito que a equipe Brawn tem condições de brigar por boas posições durante o ano e também que, se o projeto não for mal-nascido como foram os dois últimos carros da Honda, será a equipe que mais crescerá até o fim desta temporada.
Quero ver no fim do ano quem levará o Troféu Fenix : Rubens Barrichello ou Ronaldo Fenomeno ….
Esse ano vai ter sambadinha no pódio!
E Ronaldo + 10 passando o trator na galera (a Lusa inclusa…)
Pessoal,
Com a confirmação da Brawn com Button e Barrichello, já saíram os números oficiais de cada equipe e piloto para a temporada?
Vi que comentaram o Kimi com o #4. Para mim era do Massa.
Algum lugar oficializou a informação?
Desde já obrigado.
Há anos entendo que os tempos das “pré-temporadas” não valem quase de nada. Mas – de qualquer forma – é surpreendente que a Brawn já faça tempos melhores que uma Toyota ou uma Renault. Seja o treino que for, todos enfrentaram o mesmo clima, mesmo asfalto.
Por isso, creio que esse carro seja bem nascido. Não digo q seja o melhor, mas pode andar no meio do pelotão, que já é grande coisa em se tratando das condições (tempo e grana) da nova equipe. Acho até que , se o carro for de razoavel parabom, a Honda continue injetando alguns milhoes de verdinhas……
E a ultima: com a fome de resultados que a decana dupla da Brawn está, se este carro for “bonzinho”, eles vão arrebentar nas espectativas. Vão andar bem. Isso está me lembrando a temporada de 1999 daStewart……Pelo menos o branco dos carros se assemelha…..rsrs
Será muito hilário se Brawn-Gp conseguir pôdios ou até mesmo vitória. A Honda depois de ser superada pela a Super Aguri e pelo qual fez questão de acabar com a equipe de Aguri Suzuki, vê agora uma equipe que ela(Honda) abandonou, colher bons frutos com um orçamento muito menor. Esses japoneses nunca mais deveriam voltar para F-1.
Repito: Como dizia EL Magico: testes son testes y carreras, carreras! Solamente esto!
Agora o Ross virou supergenio? C’mon!!! Aguardemos, gente!!
O que mais chama a atenção é o fato de Raikkonen já estar usando o #4…
Oh, a vontade de prever o futuro.
Roberto, eles já estão correndo com o motor Mercedes. Como disse Rubinho, desde dezembro eles já sabiam que iriam correr com o Mercedão, e já fizeram as adaptações no carro visando o novo motor.
Agora, estranho, mesmo sendo testes, são os tempos da McLaren.
Aliás, a asa traseira deles, mesmo nessa foto que diz que o carro é todo de 2009, a asa é mais baixa que a dos outros carros de 2009.
O que eu gostaria de perguntar a quem diz que ele andou com pouca gasolina é o seguinte;
Porque então o ano passado ou anteriores a extinta HONDA não fez isso, nem mesmo em casa????
Se vocês responderem com bom senso, verão que o carro dá indícios de ser muiiito melhor do que o dos anos anteriores, portanto, merece confiança.
Last time I wrote a comment in here it seemed as though it was taken out because of spelling errors.. I’m sorry but my keyboard does not have all the accents in portuguese…
It seems to me that there are not as much room for people to work on the aerodynamic grip as last year, since they have a new set of rules. Plus the merc engine might have a 30-40 bhp advantage over the Honda engine…
More mechanical grip (with slick tyres), less dependency on aerodynamic grip, drivers with tons of experience and Brawn GP might have a good season.
Asi es F1. A veces se cambian las reglas y las cosas se quedan muy mas interesantes.. Vale
Prefiro aguardar mais testes! Mas torço pela surpresa!
Seria tão bom ver uma equipe “independente” andando bem!
Tem gente dizendo que isso não quer dizer coisa alguma.
Eu discordo. Andar na frente, sempre quer dizer alguma coisa. Ainda mais para um carro que nasce de um lixo, que sequer andava à frente do time B.
De repente, pode ser um carro razoável, que realmente consiga andar no meio do bolo e, vez ou outra, arrancar um pontinho.
Eu disse “de repente”, tá?
Vamos ver o seguimento dos testes.
A temporada de 2009 vai ser muito boa. Ninguém pode prever nada em termos de desempenho, praticamente todo mumdo começa do zero e isso pode trazer surpresas. A conferir na Autrália.
Será que eu li mesmo esse comentário: “tem gente que já esta roendo as unhas de raiva, principalmente o Mister Limão, digo o Piquezão”.
É muito surreal para acreditar.
Como alguém pode achar que Nelson Piquet tem alguma razão para torcer contra Rubens Barrichello? O que Piquet sempre disse sobre Barrichello é o que acabou se concretizando: foi um bom piloto nas categorias de base, mas, depois, nunca seria uma campeão de F1, pois ficou muito lento.
Ademais, porque um tri-campeão, um dos maiores pilotos de todos os tempos, iria se preocupar com o que anda fazendo um cara cujo maior título na F1 é ser o piloto que mais correu grandes prêmios (sem nunca ganhar nada)?
Barrichello, como piloto, tem para a F1, a mesma importância de um Ricardo Patrese, um Gehard Berger, ou seja, será sempre lembrado como um bom segundo piloto. Um sujeito que vc pode contar para te obedecer e levar o carro até o fim das provas, beliscando uns pontos, mas que jamais seria candidato ao título. Em síntese, um cara legal para compor a equipe, mas nunca um fora de série..
Ano passado, o Ross Brawn dizia que o carro da Honda de 2009 iria surpreender. Pelo jeito ele estava certo, e com um motor que empurra mais que o Honda, tem tudo pra melhorar e muito os resultados do ano passado.
Eu ainda acho que mano Brawn não vai tirar leite de pedra nas primeiras corridas.
A Renault andou razoavelmente bem com o Piquetzinho, o que confirma a afirmação de Alonso dizendo que aquela coisa feiosa com bico quadrado parece ser bom.
Toyota segue bem, irmãos energéticos andam bem, e só a McLarem que gostou da rabeira.
Só não entendo o porquê da Force India ir melhor.
Mas são todos testes. Quero ver a bagaça na Australia.
Abraços
Calma gente, os caras estão loucos pra fechar algum patrocinio…
O maior problema da Honda era aerodinamica….derrubaram uns pinduricalhos e o carro melhorou.
Ou só de alguns japas pararem de dar pitacos a coisa anda…..me parece mais plausível….
Todos começaram do zero, é tudo novo, sem favoritos, as performance da Brawn e da McLaren provam isso.
A Brawn , ex Honda era um lixo, e andou pacas, A McLaren a menina dos olhos, pelo jeito vai precisar de muito colírio, não esta andando nada !!!!!!!!!!!
Portanto, vai valer mesmo quem fez o melhor projeto e a equipe que tiver os pilotos mais experientes em acertar carros.
Nisso, a Brawn esta muito bem , seus pilotos são rápidos e ótimos acertadores.
Eu acredito que até não é questão de dar uma volta com pouca gasolina, às vezes, uma equipe que precisa de grana roda algumas voltas com algum item fora do regulamento, tipo peças móveis, peso menor que o regulamento.
Se bem que uma equipe que tem poucos dias para testar, deve se concentrar em aprender como o carro se comporta e não ficar viajando muito com coisas que não poderão usar em finais de semana de GP.
É, continuo achando que a Brawn não vai ser essa pereba toda na pista… acho que se acharam a melhor adaptação do projeto que já vinha da Honda no ano passado para o carro de 2009 ao motorzão MB, vão incomodar sim e beliscar uns pontinhos… já é alguma coisa esse tempo, mesmo que tenha sido o típico “jogar para a torcida”, no caso, os patrocinadores que poderiam vir…
Pode ser bem nascido, tomara.
Precisaríamos saber com que peso andaram. De qualquer forma, por não ter quebrado, é um bom começo!
Já pensaram se a bagaça andar forte mesmo??? E a Honda, com que cara iria ficar???
OPA ! o Button meteu mais de três segundo no Kova ????
Hoje é segunda feira dia 9, e não é que a Brawn lá em Barcelona pilotado pelo Button, meteu 3 segundos na McLaren, 1,5 segundo na Ferrari e 7 décimos na Toyota, Xiiiiiiiiiiiiiiiii, imaginem quando colocarem o Mercedão la atrás empurrando a criança.Me parece que esta carro nasceu puro sangue, pois ninguem entra de prima e já faz um temporal destes, claro que os outros são fortes, mas o inicio já é animador.
Tem gente achando que o carro estava com pouco combustível, pode até ser , mas os tempos foram muito distantes, acho que o carro é bom mesmo, Ross Brawn entende e muito do assunto.
Hummmm, será que numa dessas o Rubens poderá se dar muitíssimo bem, tem gente que já esta roendo as unhas de raiva, principalmente o Mister Limão, digo o Piquezão !!!!!!!!!!
Esse campeonato vai ser ótimo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ET: E a McLaren ????, acho que nestes tempo de crise demitiram o cara errado , digo, o espião !!!!!, aquele do Ferrari Gate , me parece que o carro é ruim mesmo, será que o queridinho de todos vai conseguir ser rápido com este carro. ???
O carro andou, não quebrou, não apresentou problemas crônicos e ainda cravou a P1? Ah… já é de se comemorar! Todos os prognósticos apontavam o contrário…
Agora, eu gostaria de saber o tempo médio de volta do Button justamente pra poder saber se ele tava na “reserva” ou se o carro é bem nascido mesmo.
Abraço,
Vinicius