FOTO DO DIA

SÃO PAULO (faz tempo, faz tempo…) – O blogueiro Silvio Vieira dos Santos Neto me mandou algumas fotos do autódromo de Goiânia, quando ele ainda existia (o que restou por lá hoje é uma brincadeira de mau gosto). São muitas, e selecionei apenas essa, a título de curiosidade. Notem a pintura “à Ligier”. É de 1981, o retrato. Vamos ver quem mata piloto, carro, categoria e tudo mais…

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Luiz Mattos Pimenta
José Luiz Mattos Pimenta
5 anos atrás

Aqui e o jose luis pimenta.
Estou hoje com 66 anos.
Mas vou no proximo ano voltar a correr. Muito provavelmente de f1600. Estou ja em contato com alguns proprietarios.
Espero ve-los de novo.
Abraco a todos

ADRIANO
ADRIANO
13 anos atrás

FLÁVIO, MUITO PRAZER! MEU NOME É ADRIANO E SOU FILHO DE ARMANDO ANTUNES SCARTEZINI, ARQUITETO AUTOR DO PROJETO DO AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE GOIÂNIA. ATUALMENTE SOU COORDENADOR DO VOLKS CLUBE DE GOIÁS E ATÉ ARRISCO UMAS PALAVRAS NO BLOG DE UM AMIGO (WWW.GARAGEM DO MARDEL.COM.BR). BOM, O QUE EU GOSTARIA É QUE SE PUDESSE ME MANDAR FOTOS DE ÉPOCA DO AUTÓDROMO DE GOIÂNIA. (AQUI EM GOIÂNIA É TUDO MUITO DIFÍCIL) PRA UMA MATÉRIA FUTURA EM QUE VAMOS VALORIZAR NOSSO AUTÓDROMO UM POUCO MAIS! ANTECIPADAMNETE AGRADECIDO, ADRIANO ÁVILA SCARTEZINI .

B. Soler
B. Soler
15 anos atrás

“Querida encolhi a Ligier JS11”

ronaldo
ronaldo
15 anos atrás

Grande “Pimentinha”, era piloto de avião também só que no garimpo!!

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
15 anos atrás

Esse é o carro do José Luiz Mattos Pimenta – o “Pimentinha”. Ele tinha, segundo relatos da época, menos de 1,55 metro de altura e o Gigante não só fazia os motores como também reajustou o cockpit do Polar pra alturinha do piloto. O Pimentinha andou bem com essa bagaça em 81 e depois no ano seguinte, com um Muffatão todo mexido, chegou até a ganhar prova em Brasília. Depois deu uma porrada em Tarumã e precisou parar pra operar, colocar pino de platina, essas coisas.
Ao fundo da imagem, está o carro de outra lenda da F-2 Brasil: Chico Feoli.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

O pessoal tem razão, até 1980 a categoria chamava-se formula VW 1600, oriunda da Fórmula Super V. Com a saida da VW em 1981, criaram a tal Fórmula 2 Brasil. Foi a transição dos motores a ar para água e algumas modificações de carenagem. Depois juntaram com os Argentinos, Maldonado e Cia, o Pedro Muffato criou (ou copiou) o Muffatão e isso foi a base da Fórmula 3 Sudam.

Luca
Luca
15 anos atrás

Heitor , Pimentinha andava muito forrte ????

Dú
15 anos atrás

Jonny’O, suspenso por 382 post’s de matar a charada.
FG, sábado ele adrenou e foi para o S ver a largada.
O resto ele fala, mas tem de tomar um gancho.

Carlos Miguez
Carlos Miguez
15 anos atrás

Estive neste domingo de velocidade em 1981 – Goiania. Ficamos no final da reta principal, Lembro de duas corridas perfeitamente: a Stock Dodge e a Formula 2 – Brasil. A Stock Dodge era regional com pilotos e corridas de/em Brasília e Goiania; realmente uma verdadeira “Stock” – ótimas disputas A F-2 BR estava substituindo a Super Vê e ainda usavam motor VW (ar); acho que 90% eram Polar modificados, muito bonitos, mas a competividade não foi boa. Várias carenagens se perderam e os carros se espalharam pela pista.

Heitor
Heitor
15 anos atrás

José Luis Pimenta que andava muito forte. Era um Muffatão ( lindo carro ) transformado para melhor pelo Gigante; este carro voou na freiada da curva 9 em Tarumã despencando em um barranco de mais de 4 metros de altura e ficou totalmente destruído, o carro e o piloto, que sofreu fratura nas duas pernas e não lembro se voltou a pilotar depois disto.

Paulo Franco
Paulo Franco
15 anos atrás

Um dos melhores autódromos do Brasil e o mais adequado para corridas de motos, sem dúvida.
Não pode morrer de JEITO NENHUM!!
Já temos muito poucos autódromos aqui no Brasil e devemos SEMPRE lutar por eles.
Não importa se estão acabados, mal conservados, se são inseguros…
O que importa é que, enquanto não forem demolidos, sempre teremos esperança de que um dia poderão ser reformados e adaptados ao uso de alguma categoria que exija menos no quesito segurança ou que sirvam para testes, talvez.
Mas, se nós dermos mole, todos vão ter o mesmo triste destino de Jacarepaguá.
Por falar nisso, e o projeto que surgiu por aqui de reviver a curva 3, emendando com Laranjinha?
Vai ficar só no blá-blá-blá, ou dá para ter alguma esperança?
Paulo Franco

CESAR MARINARI
CESAR MARINARI
15 anos atrás

Eu me lembro deste bólido…mas o que dá saudade é do tempo em que tínhamos corridas nacionais em Goiânia.Hoje faço parte dos pilotos apaixonados por este autódromo onde só tem corridas de marcas reginal a custas de pessoas abnegadas que lutam para o automobilismo goiano não acabar.Corro com um Speed Fusca com motor 1.8 a alcool com injeção original.Nossa esperança é que o proximo governador(acho que vai ser o Iris Rezende) tenha um pouco de pena do nosso autódromo e faça uma reforma geral.Até lá vamos torcer e rezar para não virar condomínio fechado.

Tohmé
15 anos atrás

F2 Brasil, a categoria que mais curti, até hoje.
O Polar do Gigante.
O Heve que sucedeu o Polar também teve uma pintura inspirada na Ligier, mais linda ainda.

Jonny'O
Jonny'O
15 anos atrás

O Luiz Guima já matou a brincadeira!

E a categoria é a Formula 2 Brasil.

Mas é interessante notar uma modificação que o Gigante fez nesse Polar , notem que a posição do piloto está mais para a frente , o preparador modificou o chassi colocando o tanque de combustivel atrás do piloto.

O Gigante fez a mesma modificação depois em um Mufatão além de fazer uma nova carenagem , este Mufatão tinha a pintura igual a Ligier de 1981 .

Fabrício Cavalcante
Fabrício Cavalcante
15 anos atrás

Como eu queria que esse país fosse sério, que dirigentes fossem sérios, que ouvesse iniciativas sérias…..

Esse autódromo é uma pérola.

Se um dia ele virar um condominio fechado eu me mudo daqui!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Ah, o carro de trás, lá no fundo, era do Chico Feoli, patrocínio da Toshiba. Também tenho uma foto dele.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Já mataram. É o Polar preparado pelo Gigante (Amandio Ferreira) imitando a Ligier-Gitanes.
Fórmula VW-1600 ou a antiga Fórmula Super “V”.
Tenho uma foto desse carro no “Templo” em 1980.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Super V com certeza! O piloto, nem que a vaca tussa!!! Não lembrava desta decoração estilo LIGIER, bem pensada!!

Humberto Corradi
Humberto Corradi
15 anos atrás

Foto boa demais.

valeu

Eric
Eric
15 anos atrás

Ahhh….fácil!!!!É do gigante…..dãããããã…….deixo pros matuzas….hehehehehe

Luiz Guima
Luiz Guima
15 anos atrás

Desculpe, esqueci de dizer que o carro é um Polar…

Luiz Guima
Luiz Guima
15 anos atrás

Super Vê, José Luiz Pimenta.

Preparação de Amandio Ferreira (o Gigante) que aproveitou o mote do patrocínio das Ligier da´época – Gitanes – para decorar o carro de sua equipe. ATé que ficou parecido… rsrsrsrsrs.