NAS ASAS
SÃO PAULO (tudo muito esquisito) – Um breve registro fotográfico de Santos Dumont (a aeronave da FAB é com vocês) com a ponte Rio-Niterói ao fundo, apenas para dizer que o novo terminal de embarque, embora seja muito prático e espaçoso, acabou com o charme do aeroporto. Sim, eu sei que era preciso, estava tudo muito apertado, era gente atropelando gente, mas precisavam matar o terminal antigo?
Pois mataram. Nisso, SP se saiu melhor. Congonhas passou por grandes reformas nos útimos anos, mas mantém a personalidade. Santos Dumont, não. No terminal antigo, que agora é exclusivo para desembarque, todas as lojas fecharam. É óbvio, porque quem chega quer mais é ir embora logo. Não vai parar para comprar um livro, ou fumo para o cachimbo. O resultado é que Santos Dumont tem, hoje, um saguão fantasma. Meio deprimente.
Ninguém pensa nessas coisas quando elabora projetos radicais de reformas. Mas agora é tarde.
linda foto , parabéns! se alguem , conseguir o prefixo fab, fvr me comunicar , colociono fotos da fab. obrigado
CP é foda! “a cor do cavalo branco de Napoleão” kkk…
Ta mais do que respondido. (e ainda teve dois que erraram)
A foto ta linda! Eu só queria saber exatamente quando o C-47 deixou de voar. Porque eu me mudei em 2003, moro próximo ao Aeroporto de Salvador (O Luís Eduardo Magalhães, talvez pelo fato do deputado federal, viciado em cocaína ter sido um “graaaaaande” aviador) e até 2003 eu ainda via – e pelo menos duas vezes por semana – ela cortar o céu suavemente, com seus motores de rugido grosso.
Bateu saudade…
A máquina com certeza é um Douglas C-47 skytrain
mas e essa matricula civil?
Minha Mãe, profissional da área da saúde, voava em bimotores da FAB nos anos 60. Tinha um comandante que passava por baixo da Ponte da Amizade! Para sacanear os pobres passageiros.
Imagino que não era de C-47!
Passei por lá anteontem, e a sensação é exatamente essa que vc descreveu…até a tabacaria com a imagem do Santos Dumont que encontrei abandonada, num primeiro monento pensei que tinha fechado, até que subi ao andar superior e vi a “nova sede” da mesma, toda modernizada…mas sem um pingo de personalidade…
Parece aquela pergunta famosa: qual é côr do cavalo branco do Napoleão?
E 30 blogueiros responderam.
Francamente!
Esse talvez seja o melhor avião já construido na história da aviação; voei num DC-3 em Cuba, entre Isla de la Juventud e Havana e foi muito divertido.
Flavio ,
O que aconteceu é que depois que limitaram o Stos Dummont apenas para vôos da Ponte-Aérea o aeroporto ficou às moscas. Primeiro pq o perfil de um passageiro da Ponte-Aérea não é o de compra. O cara chega , faz o check-in -se tiver tempo abre o notebook e vê os e-mails – toma um café , avisa no celular alguém em SP que vai atrasar , entra no avião e ponto final. Qdo volta , o cara tá cansado … trabalhou o dia inteiro … ouviu um monte de M e quer ir pra casa.
Agora com a abertura do Stos Dummont para outras rotas além da Ponto Aérea o movimento deve crescer bastante, inclusive nos finais de semana. Azul, Gol/Varig, TAM e Webjet já pediram autorização da ANAC para operar outras rotas no – ainda – charmoso aeroporto.
Um abraço
Da FAB, foi vendido para a Rico, em 1976 (dois anos depois desta foto).
Acabou num acidente, voando pela Arara Táxi Aereo, no Pará.
A Infraero EXTERMINOU e continua exterminando os terraços panorâmicos dos aeroportos, não existia nada mais bonito que a vista da sacada do Santos Dumont com a baia ao fundo. Acabou.
A Infraero não percebe que terraços panorâmicos atraem movimento e estimulam nas crianças o prazer e a paixão pela aviação.
É um Douglas DC 3 ,que na versão militar era C 47.
Cheguei a voar Rio/SP em DC 3 da VARIG, que por não ser pressurizado, voava ao redor de 3 000 metros de altitude.A vista era linda.
Isso é a ganância meu amigo, o novo terminal está cheio de lojas e tem até um restaurante, que pegou fogo antes de ser inaugurado.
É uma pena, acho aquele saguão antigo lindo com aquele mural.
O avião é um C-47, quando você voltar ao Rio dê uma passada no Museu do Campo dos Afonsos, tem uns dois desses, inclusive um igualzinho da foto..
tá escrito
é um douglas c47
FG
Achei mais dados sobre esta maravilha na foto.
Conversando aqui em SJ Campos, descobri que este DC3 da FAB tinha matricula civil PTFBR
Fabricante: The Douglas Aircraft Company, Inc. – Estados Unidos da América.
Capacidade:28 pasageiros e 3 tripulantes(piloto,co-piloto e mecânico de vôo/radiotelegrafista de vôo)
Motores: 2 Pratt & Whitney R-1830-90C de 1.200 h.p., radial de 14 cilindros.
Desiginação Militar: C-47B
Comprimento: 19,63 m
Envergadura: 28,9 m
Altura: 5,2 m
Peso Vazio: 7.705 kg
Velocidade Máxima: 368 km/h
Alcance: 3.400 km
Douglas DC3
O avião é um Douglas DC-3. O projeto é de antes da F-1, mas ainda tem voando por aí.
Flávio, embora não esteja ligado diretamente ao assunto, de uma olhada neste avião, ILYUSHIN IL-96-300, equivalente ao AirBus A-310:
http://gustavoadolfo.flogbrasil.terra.com.br/foto14817334.html
http://englishrussia.com/?p=706
http://presidentialaircrafts.blogspot.com/2009/02/ilyushin-il-96.html
http://www.airliners.net/search/photo.search?aircraft_genericsearch=Ilyushin%20Il-96&distinct_entry=true
Só para constar que a industria aeronáutica russa não é só militar.
Me lembrei do artigo da Gazeta Mercantil sobre a Lada, se seguir a mesma logica, o governo russo não deveria investir neste avião, e olha que a industria aeronáutica russa e bem mais avançada do que a Lada mas , é só uma questão de tempo para que a Lada absorva o que já existe dentro da própria Rússia, eles não precisam ir para fora para obter tecnologias como materiais cerâmicos, fibra de carbono, ligas leves etc.
Agora este artigo é ainda mais surpreendente para que acha que os russos são atrasados em eletrônica digital:
http://www.espacial.org/miscelaneas/computacion/elbrus_mcst1.htm
É neste lugar que a Lada pode obter eletrônica para seus carros, pois até a gigante Intel foi buscar tecnologia com eles, o centro de pesquisas passou por grandes dificuldades financeiras, segundo o artigo, mais uma vez a logica da Gazeta Mercantil seria fechar o lugar e importar de fora mas o governo russo voltou a investir no centro, que também desenvolveu o computador da Estação Espacial Internacional.
SDU tambem conhecido no meio por SBRJ….ou CGH ou SBSP como queiram, perderam seu encanto ao impedir seus visitantes, passageiros, curiosos de ver, apenas observar a fantastica magia de uma decolagem ou pouso de aeronaves em suas pistas. Congonhas tinhas um terraço onde se observava-o em quase toda sua extençao. GRU..SBGR..ou Guarulhos tambem perdeu seu terraço. A aviaçao sempre foi muito exclusiva, mas nao precisava banir os sonhos dos que nao podem voar, ou voam apenas observando.
O avião é C-47(está na empenagem)versão militar do bravo DC-3
Quanto ao velho aeroporto,lamentavelmente o pessoal vai matando tudo quanto era charme,na cidade mais charmosa do mundo.De doer para quem viu a Cidade Maravilhosa nos anos
50/60/70,gente bonita ,descontraida,carrões,politicos que andavam sem um batalhão de seguranças,artistas,escritores,poetas.
o avião é um velho e bom DC3.
Concordo… atualizar sim, mas deve-se manter a memoria e história do local.
Acabaram tb em quase todos os aeroportos um local para as familias observarem o pouso e decolagem dos avioes e tab (pq não) curtir um pouco o local.
(..saudades do antigo aeroporto 2 de julho – em salvador/BA..)
AXÉ
Parece ser um DC-3.
O Avião é um C-47, versão militar do famoso Douglas DC-3.
Posso estar atrasado na minha conclusão,mas, de tanto aparecerem aviões nesse blog, acho que você é um apaixonado pelo assunto, assim como eu, aliáis parece ser condição sine qua non para gostar de um (carro) ter que gostar de outro (avião).
A., esse avião é fácil!
DC-3
Camarada FG
Não sei se foi meu comentário…deu um branco aqui no micro!
Mas é um DC3 ..um dos mais bonitos aviões que existem.
veja este link: ttp://static.panoramio.com/photos/original/7807301.jpg
É um VARIG DC-3 (PP-VBK) – que está no Museu Eduardo André Matarazzo, Bebedouro, SP, Brasil.
Abraços
Zan
Camarada FG
Tá me parecendo um DC 3, lindo avião , como desse link aqui http://static.panoramio.com/photos/original/7807301.jpg
Este VARIG DC-3 (PP-VBK) – está no Museu Eduardo André Matarazzo, Bebedouro, SP, Brasil.
Abraços
Zé Zanine
O avião é um Douglas DC3 na configuração militar, chamado de C47, não?
Este é um C-47, a versão militar do Douglas DC-3, um dos mais famosos aviões do mundo. Deixou saudades.
Abraços
Flávio,
Mudando um tanto de assunto, aqui em Brasília está tendo uma exposição sobre a Mãe Russia. Link explicando o evento: http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/bsb/DetalheEvento.jsp?Evento.codigo=33154&cod=3
Nada a ver com carro e automobilismo, mas acredito que tenha um pouco a ver com você…
Falow!!!
O avião não é o ELECTRA?
Aeroporto que deixou de ser o mais charmoso do Brasil.
Que pena.
Tá ali, marcado na cauda (profundor), C-47 no modelo militar e , DC-3 na versnao civil.
Abraço a todos
OBS: considerado por muitos como um dos melhores aviões já produzidos até hoje.
Esse é um clássico DC-3, não?
Concordo plenamente. Até a lojinha que vendia chocolates e que resistia bravamente, agora sumiu. O busto do Santos Dumont fica com cara de quem não acredita que tudo aquilo ali já foi movimentado.
Flávio
Viajei neste avião aí. Um Avro. Ao contrário do que parece, são seguros e confortáveis.
PS> Parabéns pelo comentário acerca dos campeonatos estaduais. Tem muita gente ranzinza na crônica esportiva. Imagina uma mesa de debates entre o Muricy, o Zé Trajano e o Muttley . Só quem ia gostar de ver era o Calzans e a Hiena Hard (óh céus , óh vida).
Um abraço
Evandro Sada, 44
Arquiteto
Brasília
Um DC-3 versão militar.
Mas o Santos-Dumont continua sendo o aeroporto mais bonito do Brasil. Só a aproximação da pista já vale a passagem.
A aeronave é um DC-3.
Flávio,
segue um pouco da história desse avião em especifico e dados técnicos dele.
Douglas C-47 Skytrain
Fotografado no aeroporto Santos-Dumont em 1974,o PT-FBR foi o único avião da Força Aérea Brasileira a operar com matrícula civil. A explicação para isso foi que essa aeronave era originalmente um DC-3 Dakota civil, mas que foi apreendido de bandidos pelas autoridades policiais. Consta que ele vinha sendo utilizado para contrabando e, talvez, narcotráfico. Só que a aeronave estava em tão boas condições que foi decidido o seu repasse para a FAB. Acontece que, já na época, esta já vinha se desfazendo dos seus C-47 por razões de obsolescência e de ser antieconômico. Mas ainda era muito apreciado por todos os seus pilotos e passageiros. Foi daí que decidiu-se que ele permaneceria com matrícula civil, porém ostentando a pintura e as insígnias militares brasileiras. Consta que era de uso quase que exclusivo do então brigadeiro Délio Jardim de Matos, então Comandante de uma unidade da FAB. Posteriormente, já como tenente-brigadeiro do ar, Délio Jardim de Matos seria ministro da aeronáutica no governo do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo (1979/1985), que foi o último presidente militar brasileiro.
Especificações Técnicas
Fabricante: The Douglas Aircraft Company, Inc. – EUA.
Capacidade:28 pasageiros e 3 tripulantes(piloto,co-piloto e mecânico de vôo/radiotelegrafista de vôo)
Motores: 2 Pratt & Whitney R-1830-90C de 1.200 h.p., radial de 14 cilindros.
Desiginação Militar: C-47B
Comprimento: 19,63 m
Envergadura: 28,9 m
Altura: 5,2 m
Peso Vazio: 7.705 kg
Velocidade Máxima: 368 km/h
Alcance: 3.400 km
Flávio, isso tá com cara de ser um DC 3!Posso estar errado.
abços
CHuto, e acho q vai no angulo….
DC-3
Tem tempo que não vou lá… deve estar bem esquisito!
E essa foto também deve ser bem antiga. Até onde sei, tem um bom tempo que não aparece um C-47 naquela pista…
Até alguns (bons) anos atrás, tinha até um Curtiss Commander C-46 por lá. Bela aeronave…
Ei flávio, sugiro uma correção para o último parágrafo.
NO BRASIL, PARECE QUE ninguém pensa nessas coisas quando elabora projetos radicais de reforma.
Tá la no leme: C-47, versão militar do DC-3
Grande e EMÉRITO Douglas C-47.
Este aí, era da FAB, e foi transferido para o Projeto Rondon. Entretanto permanecia com os cocares, cores e algumas marcas da Força Aérea Brasileira.
Flavio, existe um Grummann Albatross que VOA, e que está em campinas, no Aeroporto dos Amarais, de propriedade do grande amigo Carlos Edo ( o mesmo que é dono dos T-6 da Esquadrilha Oi, que ele mesmo lidera). É tão espetacular quanto um C-47, ainda com a vantagem que o Albatross é um avião anfíbio. Uma barca gigantesca que tem até âncora, e manhas de marinharia…..passarei-lhe uma foto posteriormente.
Grandes tempos do Santos-Dumont.
Grandes Aves
Grandes Aviadores.
Agora é só saudade.
Senão me engano essa foto é do MAGO Vito Cedrini, grande fotógrafo aeronáutico dos anos 50, 60, 70 , 80, e 90. Seu arquivo tem coisas que faz arrepiar até o último pêlo do pé.
Abraços.
Douglas C-47, a versão militar do glorioso DC-3.
Caramba! SDU cheio de aviação geral, pena que agora tudo foi tomado por 737’s, a319’s e E-JETS.
Olha ,o avião deve ser um Douglas DC-3