NAS ASAS

SÃO PAULO (tudo muito esquisito) – Um breve registro fotográfico de Santos Dumont (a aeronave da FAB é com vocês) com a ponte Rio-Niterói ao fundo, apenas para dizer que o novo terminal de embarque, embora seja muito prático e espaçoso, acabou com o charme do aeroporto. Sim, eu sei que era preciso, estava tudo muito apertado, era gente atropelando gente, mas precisavam matar o terminal antigo?

Pois mataram. Nisso, SP se saiu melhor. Congonhas passou por grandes reformas nos útimos anos, mas mantém a personalidade. Santos Dumont, não. No terminal antigo, que agora é exclusivo para desembarque, todas as lojas fecharam. É óbvio, porque quem chega quer mais é ir embora logo. Não vai parar para comprar um livro, ou fumo para o cachimbo. O resultado é que Santos Dumont tem, hoje, um saguão fantasma. Meio deprimente.

Ninguém pensa nessas coisas quando elabora projetos radicais de reformas. Mas agora é tarde.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOSÉ PERGENTINO
JOSÉ PERGENTINO
13 anos atrás

linda foto , parabéns! se alguem , conseguir o prefixo fab, fvr me comunicar , colociono fotos da fab. obrigado

Alan Dourado
14 anos atrás

CP é foda! “a cor do cavalo branco de Napoleão” kkk…
Ta mais do que respondido. (e ainda teve dois que erraram)

A foto ta linda! Eu só queria saber exatamente quando o C-47 deixou de voar. Porque eu me mudei em 2003, moro próximo ao Aeroporto de Salvador (O Luís Eduardo Magalhães, talvez pelo fato do deputado federal, viciado em cocaína ter sido um “graaaaaande” aviador) e até 2003 eu ainda via – e pelo menos duas vezes por semana – ela cortar o céu suavemente, com seus motores de rugido grosso.

Bateu saudade…

Paulo Sergio
Paulo Sergio
14 anos atrás

A máquina com certeza é um Douglas C-47 skytrain
mas e essa matricula civil?

Tarso Filho
Tarso Filho
14 anos atrás

Minha Mãe, profissional da área da saúde, voava em bimotores da FAB nos anos 60. Tinha um comandante que passava por baixo da Ponte da Amizade! Para sacanear os pobres passageiros.

Imagino que não era de C-47!

Luciano Gonçalves
Luciano Gonçalves
14 anos atrás

Passei por lá anteontem, e a sensação é exatamente essa que vc descreveu…até a tabacaria com a imagem do Santos Dumont que encontrei abandonada, num primeiro monento pensei que tinha fechado, até que subi ao andar superior e vi a “nova sede” da mesma, toda modernizada…mas sem um pingo de personalidade…

CP
CP
14 anos atrás

Parece aquela pergunta famosa: qual é côr do cavalo branco do Napoleão?
E 30 blogueiros responderam.
Francamente!

Minoru
Minoru
14 anos atrás

Esse talvez seja o melhor avião já construido na história da aviação; voei num DC-3 em Cuba, entre Isla de la Juventud e Havana e foi muito divertido.

Leo Couto
Leo Couto
14 anos atrás

Flavio ,

O que aconteceu é que depois que limitaram o Stos Dummont apenas para vôos da Ponte-Aérea o aeroporto ficou às moscas. Primeiro pq o perfil de um passageiro da Ponte-Aérea não é o de compra. O cara chega , faz o check-in -se tiver tempo abre o notebook e vê os e-mails – toma um café , avisa no celular alguém em SP que vai atrasar , entra no avião e ponto final. Qdo volta , o cara tá cansado … trabalhou o dia inteiro … ouviu um monte de M e quer ir pra casa.

Agora com a abertura do Stos Dummont para outras rotas além da Ponto Aérea o movimento deve crescer bastante, inclusive nos finais de semana. Azul, Gol/Varig, TAM e Webjet já pediram autorização da ANAC para operar outras rotas no – ainda – charmoso aeroporto.

Um abraço

Jason
Jason
14 anos atrás

Da FAB, foi vendido para a Rico, em 1976 (dois anos depois desta foto).

Acabou num acidente, voando pela Arara Táxi Aereo, no Pará.

Ricardo Leite Lopes
Ricardo Leite Lopes
14 anos atrás

A Infraero EXTERMINOU e continua exterminando os terraços panorâmicos dos aeroportos, não existia nada mais bonito que a vista da sacada do Santos Dumont com a baia ao fundo. Acabou.
A Infraero não percebe que terraços panorâmicos atraem movimento e estimulam nas crianças o prazer e a paixão pela aviação.

Sérgio Hingel
Sérgio Hingel
14 anos atrás

É um Douglas DC 3 ,que na versão militar era C 47.
Cheguei a voar Rio/SP em DC 3 da VARIG, que por não ser pressurizado, voava ao redor de 3 000 metros de altitude.A vista era linda.

André Buriti
André Buriti
14 anos atrás

Isso é a ganância meu amigo, o novo terminal está cheio de lojas e tem até um restaurante, que pegou fogo antes de ser inaugurado.
É uma pena, acho aquele saguão antigo lindo com aquele mural.
O avião é um C-47, quando você voltar ao Rio dê uma passada no Museu do Campo dos Afonsos, tem uns dois desses, inclusive um igualzinho da foto..

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

tá escrito
é um douglas c47

Zé Zanine
Zé Zanine
14 anos atrás

FG
Achei mais dados sobre esta maravilha na foto.

Conversando aqui em SJ Campos, descobri que este DC3 da FAB tinha matricula civil PTFBR

Fabricante: The Douglas Aircraft Company, Inc. – Estados Unidos da América.
Capacidade:28 pasageiros e 3 tripulantes(piloto,co-piloto e mecânico de vôo/radiotelegrafista de vôo)
Motores: 2 Pratt & Whitney R-1830-90C de 1.200 h.p., radial de 14 cilindros.
Desiginação Militar: C-47B
Comprimento: 19,63 m
Envergadura: 28,9 m
Altura: 5,2 m
Peso Vazio: 7.705 kg
Velocidade Máxima: 368 km/h
Alcance: 3.400 km

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Douglas DC3

Felipe Andrade
Felipe Andrade
14 anos atrás

O avião é um Douglas DC-3. O projeto é de antes da F-1, mas ainda tem voando por aí.

Rodolfo Machado
14 anos atrás

Flávio, embora não esteja ligado diretamente ao assunto, de uma olhada neste avião, ILYUSHIN IL-96-300, equivalente ao AirBus A-310:

http://gustavoadolfo.flogbrasil.terra.com.br/foto14817334.html

http://englishrussia.com/?p=706

http://presidentialaircrafts.blogspot.com/2009/02/ilyushin-il-96.html

http://www.airliners.net/search/photo.search?aircraft_genericsearch=Ilyushin%20Il-96&distinct_entry=true

Só para constar que a industria aeronáutica russa não é só militar.
Me lembrei do artigo da Gazeta Mercantil sobre a Lada, se seguir a mesma logica, o governo russo não deveria investir neste avião, e olha que a industria aeronáutica russa e bem mais avançada do que a Lada mas , é só uma questão de tempo para que a Lada absorva o que já existe dentro da própria Rússia, eles não precisam ir para fora para obter tecnologias como materiais cerâmicos, fibra de carbono, ligas leves etc.
Agora este artigo é ainda mais surpreendente para que acha que os russos são atrasados em eletrônica digital:

http://www.espacial.org/miscelaneas/computacion/elbrus_mcst1.htm

É neste lugar que a Lada pode obter eletrônica para seus carros, pois até a gigante Intel foi buscar tecnologia com eles, o centro de pesquisas passou por grandes dificuldades financeiras, segundo o artigo, mais uma vez a logica da Gazeta Mercantil seria fechar o lugar e importar de fora mas o governo russo voltou a investir no centro, que também desenvolveu o computador da Estação Espacial Internacional.

L-1011 Tristar
L-1011 Tristar
14 anos atrás

SDU tambem conhecido no meio por SBRJ….ou CGH ou SBSP como queiram, perderam seu encanto ao impedir seus visitantes, passageiros, curiosos de ver, apenas observar a fantastica magia de uma decolagem ou pouso de aeronaves em suas pistas. Congonhas tinhas um terraço onde se observava-o em quase toda sua extençao. GRU..SBGR..ou Guarulhos tambem perdeu seu terraço. A aviaçao sempre foi muito exclusiva, mas nao precisava banir os sonhos dos que nao podem voar, ou voam apenas observando.

Artur
Artur
14 anos atrás

O avião é C-47(está na empenagem)versão militar do bravo DC-3
Quanto ao velho aeroporto,lamentavelmente o pessoal vai matando tudo quanto era charme,na cidade mais charmosa do mundo.De doer para quem viu a Cidade Maravilhosa nos anos
50/60/70,gente bonita ,descontraida,carrões,politicos que andavam sem um batalhão de seguranças,artistas,escritores,poetas.

carlos alberto
carlos alberto
14 anos atrás

o avião é um velho e bom DC3.

Glaucio Branco
Glaucio Branco
14 anos atrás

Concordo… atualizar sim, mas deve-se manter a memoria e história do local.

Acabaram tb em quase todos os aeroportos um local para as familias observarem o pouso e decolagem dos avioes e tab (pq não) curtir um pouco o local.

(..saudades do antigo aeroporto 2 de julho – em salvador/BA..)

AXÉ

luidhi
luidhi
14 anos atrás

Parece ser um DC-3.

Neto
Neto
14 anos atrás

O Avião é um C-47, versão militar do famoso Douglas DC-3.

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
14 anos atrás

Posso estar atrasado na minha conclusão,mas, de tanto aparecerem aviões nesse blog, acho que você é um apaixonado pelo assunto, assim como eu, aliáis parece ser condição sine qua non para gostar de um (carro) ter que gostar de outro (avião).

Peixe Voador
Peixe Voador
14 anos atrás

A., esse avião é fácil!
DC-3

Zé Zanine
Zé Zanine
14 anos atrás

Camarada FG
Não sei se foi meu comentário…deu um branco aqui no micro!
Mas é um DC3 ..um dos mais bonitos aviões que existem.
veja este link: ttp://static.panoramio.com/photos/original/7807301.jpg
É um VARIG DC-3 (PP-VBK) – que está no Museu Eduardo André Matarazzo, Bebedouro, SP, Brasil.
Abraços
Zan

Zé Zanine
Zé Zanine
14 anos atrás

Camarada FG
Tá me parecendo um DC 3, lindo avião , como desse link aqui http://static.panoramio.com/photos/original/7807301.jpg
Este VARIG DC-3 (PP-VBK) – está no Museu Eduardo André Matarazzo, Bebedouro, SP, Brasil.
Abraços
Zé Zanine

Rodrigo T. Lamonato
14 anos atrás

O avião é um Douglas DC3 na configuração militar, chamado de C47, não?

Armando Vieira
Armando Vieira
14 anos atrás

Este é um C-47, a versão militar do Douglas DC-3, um dos mais famosos aviões do mundo. Deixou saudades.

Abraços

Anonimo R.
Anonimo R.
14 anos atrás

Flávio,

Mudando um tanto de assunto, aqui em Brasília está tendo uma exposição sobre a Mãe Russia. Link explicando o evento: http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/bsb/DetalheEvento.jsp?Evento.codigo=33154&cod=3

Nada a ver com carro e automobilismo, mas acredito que tenha um pouco a ver com você…

Falow!!!

DANILO TS
DANILO TS
14 anos atrás

O avião não é o ELECTRA?

Eric
Eric
14 anos atrás

Aeroporto que deixou de ser o mais charmoso do Brasil.

Que pena.

Mauro
Mauro
14 anos atrás

Tá ali, marcado na cauda (profundor), C-47 no modelo militar e , DC-3 na versnao civil.

Abraço a todos

OBS: considerado por muitos como um dos melhores aviões já produzidos até hoje.

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Esse é um clássico DC-3, não?

Carmem
Carmem
14 anos atrás

Concordo plenamente. Até a lojinha que vendia chocolates e que resistia bravamente, agora sumiu. O busto do Santos Dumont fica com cara de quem não acredita que tudo aquilo ali já foi movimentado.

Evandro Sada
Evandro Sada
14 anos atrás

Flávio
Viajei neste avião aí. Um Avro. Ao contrário do que parece, são seguros e confortáveis.
PS> Parabéns pelo comentário acerca dos campeonatos estaduais. Tem muita gente ranzinza na crônica esportiva. Imagina uma mesa de debates entre o Muricy, o Zé Trajano e o Muttley . Só quem ia gostar de ver era o Calzans e a Hiena Hard (óh céus , óh vida).
Um abraço
Evandro Sada, 44
Arquiteto
Brasília

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Um DC-3 versão militar.

Mas o Santos-Dumont continua sendo o aeroporto mais bonito do Brasil. Só a aproximação da pista já vale a passagem.

Ernesto Longhi
14 anos atrás

A aeronave é um DC-3.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
14 anos atrás

Flávio,

segue um pouco da história desse avião em especifico e dados técnicos dele.

Douglas C-47 Skytrain

Fotografado no aeroporto Santos-Dumont em 1974,o PT-FBR foi o único avião da Força Aérea Brasileira a operar com matrícula civil. A explicação para isso foi que essa aeronave era originalmente um DC-3 Dakota civil, mas que foi apreendido de bandidos pelas autoridades policiais. Consta que ele vinha sendo utilizado para contrabando e, talvez, narcotráfico. Só que a aeronave estava em tão boas condições que foi decidido o seu repasse para a FAB. Acontece que, já na época, esta já vinha se desfazendo dos seus C-47 por razões de obsolescência e de ser antieconômico. Mas ainda era muito apreciado por todos os seus pilotos e passageiros. Foi daí que decidiu-se que ele permaneceria com matrícula civil, porém ostentando a pintura e as insígnias militares brasileiras. Consta que era de uso quase que exclusivo do então brigadeiro Délio Jardim de Matos, então Comandante de uma unidade da FAB. Posteriormente, já como tenente-brigadeiro do ar, Délio Jardim de Matos seria ministro da aeronáutica no governo do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo (1979/1985), que foi o último presidente militar brasileiro.

Especificações Técnicas

Fabricante: The Douglas Aircraft Company, Inc. – EUA.
Capacidade:28 pasageiros e 3 tripulantes(piloto,co-piloto e mecânico de vôo/radiotelegrafista de vôo)
Motores: 2 Pratt & Whitney R-1830-90C de 1.200 h.p., radial de 14 cilindros.
Desiginação Militar: C-47B
Comprimento: 19,63 m
Envergadura: 28,9 m
Altura: 5,2 m
Peso Vazio: 7.705 kg
Velocidade Máxima: 368 km/h
Alcance: 3.400 km

Fábio Mandrake
Fábio Mandrake
14 anos atrás

Flávio, isso tá com cara de ser um DC 3!Posso estar errado.

abços

Juca Vasconcelos
Juca Vasconcelos
14 anos atrás

CHuto, e acho q vai no angulo….

DC-3

Roberto Fróes
Roberto Fróes
14 anos atrás

Tem tempo que não vou lá… deve estar bem esquisito!
E essa foto também deve ser bem antiga. Até onde sei, tem um bom tempo que não aparece um C-47 naquela pista…
Até alguns (bons) anos atrás, tinha até um Curtiss Commander C-46 por lá. Bela aeronave…

Raul Duarte
14 anos atrás

Ei flávio, sugiro uma correção para o último parágrafo.

NO BRASIL, PARECE QUE ninguém pensa nessas coisas quando elabora projetos radicais de reforma.

Márcio
Márcio
14 anos atrás

Tá la no leme: C-47, versão militar do DC-3

Thiago Sabino
14 anos atrás

Grande e EMÉRITO Douglas C-47.
Este aí, era da FAB, e foi transferido para o Projeto Rondon. Entretanto permanecia com os cocares, cores e algumas marcas da Força Aérea Brasileira.

Flavio, existe um Grummann Albatross que VOA, e que está em campinas, no Aeroporto dos Amarais, de propriedade do grande amigo Carlos Edo ( o mesmo que é dono dos T-6 da Esquadrilha Oi, que ele mesmo lidera). É tão espetacular quanto um C-47, ainda com a vantagem que o Albatross é um avião anfíbio. Uma barca gigantesca que tem até âncora, e manhas de marinharia…..passarei-lhe uma foto posteriormente.

Grandes tempos do Santos-Dumont.
Grandes Aves
Grandes Aviadores.

Agora é só saudade.

Senão me engano essa foto é do MAGO Vito Cedrini, grande fotógrafo aeronáutico dos anos 50, 60, 70 , 80, e 90. Seu arquivo tem coisas que faz arrepiar até o último pêlo do pé.

Abraços.

Mateus
Mateus
14 anos atrás

Douglas C-47, a versão militar do glorioso DC-3.

Caramba! SDU cheio de aviação geral, pena que agora tudo foi tomado por 737’s, a319’s e E-JETS.

zeca
zeca
14 anos atrás

Olha ,o avião deve ser um Douglas DC-3