PRATA, PRETO, CINZA

SÃO PAULO (que lástima) – Li hoje no jornal. Uma empresa de consultoria chamada Jato do Brasil fez uma pesquisa sobre as cores dos carros brasileiros. Em 2008, 36,32% deles saíram das concessionárias na cor prata. O preto veio em segundo lugar, com 28,37%. Em terceiro, o cinza com 14,41%. No total, 79,1% nessas três variações da mesma coisa. E apenas 20,9% de outras cores.

Dei uma “googada” para ver fotos do trânsito em SP. Achei essa aí. Tem dois carros coloridos de verdade. Um deles é um Fusquinha antigo.

Coisa mais sem graça…

Subscribe
Notify of
guest

123 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
5 anos atrás

A “suposta razão para o trio prata/preto/cinza nos carros seria a neutralidade das cores “mais fáceis de vender” e juntamente com o branco, essa alegação tem uma pedra no sapato….. O VERMELHO ! a desculpa da neutralidade esbarra na quantidade de carros vermelhos (oferecidos) e comprados no brasil, todos os carros tem a cor vermelha, mas tente achar um verde… azuis são poucos, cores mais “chocantes” são raras (mais fáceis de encontrar em modelos recém lançados), mas o vermelhão tá sempre lá…. Como, se (supostamente) o povo quer carros discretos ? Podem ser as pesquisas… as fábricas oferecem prata azulado, cinza amarronzado, prata esverdeado, vermelho alaranjado e enquanto o comprador leva carros azuis, marrons, verdes e laranja, as pesquisas mostram prata, cinza e vermelho como sendo as preferidas… será que é para agradar nossos (generosos) governantes de esquerda ?

Flavio Gomes
Admin
Reply to  Marcelo
5 anos atrás

Sai fora, retardado. Este post tem anos e você vem aqui dizer merda?

Marcos
Marcos
14 anos atrás

É a tal ditadura das cores, que começa na própria concessionária. Comprei um fox vermelho tornado (ferrari mesmo), e esperei 2 semanas pelo carro porque, para pronta entrega, só havia PRETO e PRATA. Mas eu quis o vermelho…

vi.
vi.
14 anos atrás

cor forte só fica bem em jipinhos modernos. Vermelho , então , é uma cor perigosa……..

vi.
vi.
14 anos atrás

O negócio é o seguinte, se começarem a lançar carros coloridos isso aqui vai virar um carnaval, vai ser uma verdadeira poluição visual,vocês não acham? de cores fortes e chamativas já bastam os outdoors , placas, etcc….Pessoalmente eu adoro os pretos, na verdade nunca havia pensado em ter um carro preto, depois que comprei o primeiro nunca mais quis de outra cor.Nossas paisagens já são coloridas, gente, não precisa de mais cor no trânsito.

Irio Alexandre - Araçatuba SP
Irio Alexandre - Araçatuba SP
14 anos atrás

Como te mando uma foto??????????

Sandro
Sandro
14 anos atrás

Quando comprei o mue não queria prata… Mas qq outra cor tinha que esperar 4 meses… Cai no prata infelizmente

Tio Beto
Tio Beto
14 anos atrás

Realmente há poucas opções de cores nos carros novos.
Mas quando vejo alguns mais velhos, penso que isso é apenas modismo e passará.
Pessoalmente tenho uma Eco vermelha, meus filhos adoram, e acho a cor adequada ao carro. Gosto muito, e acho que é um diferencial interessante, tipo fugir da “boiada” , evitar o lugar comum.
Gostaria de ver cores como o areia e o vinho em pintura sólida, tive carros assim , sempre gostei.
O próximo será um Crssfox amarelo, se der.

Abs

Flávio Silva
Flávio Silva
14 anos atrás

Caro José João…muito obrigado pela correção (rimou)! Viva os carros vermelhos.
E dá-lhe INTER!

Arley
Arley
14 anos atrás

este foto nem é de SP é da ligação rio x barra

E.Martinez
E.Martinez
14 anos atrás

A culpa é de quem compra…classe média não é conhecida exatamente por sua criatividade e imaginação…

Felipe Andrade
Felipe Andrade
14 anos atrás

O meu é um Palio vermelho. Falar pra você que quando eu saio do shopping, é fácil achar o carro no estacionamento, não importa o quanto lotado esteja.

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira
14 anos atrás

Meu primeiro carro foi um fusquinha verde igualzinho a este da foto. Tive o fuqueta 1969 entre os anos 1993 e 1995.

Jeba
Jeba
14 anos atrás

Meu primeiro carro foi azul, meu segundo (não tive escolha) prata.

Depois que passei a ter o poder de escolher meus carros, tive um vinho, e agora tenho um esportivo vermelho.

Graças a Deus!

JP
JP
14 anos atrás

É triste, é triste…

Mas, dentre outras coisas, tem o fator segurança. É mais seguro andar num Corsa/Fiesta prata do que num carro colorido. Eu mesmo tinha um Fusca 73 vermelho com aquelas calotas cromadas e era uma agonia. Podia ver pelo retrovisor todo mundo olhando, reparando no carro. Neginho parava no semáforo e perguntava: “quer quanto?”
Aí não dá!

Dalton
14 anos atrás

Queremos vida e cores

Dalton
14 anos atrás

Chega de Prata e Preto

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Assim fica mais fácil para os bandidos roubarem os veículos, clonarem placas. Carro tudo igual. Preto, cinza, branco. Ou é falta de originalidade dos construtores de carros que não fazem uma campanha para acabar com o preconceito das cores. Ainda hoje existe o preconceito do carro cor de rosa (identificados mais pelas mulheres e outros grupos). Dizem que para revender carros de outras cores fica complicado. Ninguém gosta de carro verde, azul, metálico. Bons tempos eram os anos 60, 70 e 80 tudo colorido. As cores dos carros tiveram seu auge nos anos 70.
Vejam uma revista ou foto da época para ver qual era a cor dos carros. Têm que haver uma campanha publicitária para incentivar os compradores a comprar carros de outras cores. Chega de preconceito.

José João Silveira da Silva
José João Silveira da Silva
14 anos atrás

Prezado Flávio Silva,
Permita uma correção .. o campeão de tudo é o SPORT CLUB INTERNACIONAL ..
Dá-lhe COLORADO ..
Abraços..
José João

Jean
Jean
14 anos atrás

Falo isso há tempos: nosso trânsito é um mar de grayscale.

MSM
MSM
14 anos atrás

Culpa das montadoras que cobram a mais por outras tonalidades; culpa pela revenda que joga essa história de desvalorizar o preço na revenda e se a pessoa quiser outra cor vai ter que esperar no mínimo uns 30 dias para receber o carro. Ou seja, somos obrigados a comprar um carro com essas cores mortas. Aqui no Rio está saindo a cor vermelha, principalmente no Gol e Voyage e também no Sandero.

eduardo pereira
eduardo pereira
14 anos atrás

O Gorvenador do futuro quer acabar com os carros pretos, dai fica prata e cinza. NEm precisa escolher, heheheh

http://www.primeiramao.com.br/editorial/superauto/editorial_servico76.asp

Antonio Carlos Spada
Antonio Carlos Spada
14 anos atrás

As fábricas não se arriscam mais a lançar carros com cores diferentes…..encalhe na certa!

Quando fiz 18 anos (1980), adorava carro preto, tive de encomendar…..não existia!

leandro ramires
leandro ramires
14 anos atrás

odeio carro prata tb..por isso adoro o santana 2000 do meu pai..um verde escurão metálico lindo..tão bonito que parece carro novo..

alexei
alexei
14 anos atrás

Carro prata me dá pânico, sinceramente!
Mas como aqui no Rio as pessoas usam muito carros antigos, não existe esse monocromatismo. Já em BH, onde eu morava até o ano passado, o mundo era prata.

Flávio Silva
Flávio Silva
14 anos atrás

Eu concordo com o Flávio, porém estou fazendo a minha parte para tornar mais interessante a paisagem no trânsito. Possuo um Bora “vermelho” (vermelho tornado VW) e acho ele lindo. Pricipalmente porque é a cor do meu time do coração o glorioso campeão de tudo: ESPORTE CLUBE INTERNACIONAL!!!

DIVINO CÉSAR MARINARI
DIVINO CÉSAR MARINARI
14 anos atrás

Tá ficando tudo padronizado.O Gol que é o carro mais vendido do Brasil tem basicamente 04 cores(preto,branco,prata e vermelho) tem uma outra cor que não se sabe se é verde ou cinza mais parece cor de “burro fugido” uma coisa orrível.Tenho saudades da variedade de cores que existia antigamente.Será que o consumidor está ficando dautônico?

Andre Decourt
14 anos atrás

Acho um absurdo essa variação cromática, gostava do prata porque escondia sujeira, mas hoje já cansei da cor e não aguento mais ver, embora nunca tive um carro prata na vida. Preto é uma incoerência com o nosso clima e radiação solar. Hoje temos uma 206 azul metálica escura, gostaria muito que ela fosse ou mais clara ou de outra cor como verde metálico mais claro, vermelha ou até mesmo aquele amarelo metálicodas primeiras escapade.

o carro mais bonito que tive, foi uma 306 XR rojo lúcifer, que era maravilhoso quando limpo

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
14 anos atrás

Me lembrei de um post acima sobre o Passat TS : quando meu pai comprou o 1º (1977 – faixa preta na soleira) a cor QUENTE e que tinha fila de espera (com sobrepreço) era um verde metálico que nunca mais vi , conhecido pelo povo como VERDE PORSCHE.

Vitor
Vitor
14 anos atrás

Tenho um novo gol vermelho e realmente vou ter problemas para revender, provavelmente vou perder dinheiro.

Mas para comprar prata eu pagaria quase mil reais a mais (e esse valor não volta na revenda), será que vou perder mais de mil reais quando for revender?

E se perder também, pelo menos tive o carro que eu curti por bons anos.

Viva carros coloridos.

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

O meu é cliozinho é vermelho chapolin. Se a Renault vende-se clio amarelo eu teria comprado.

André Albuquerque
André Albuquerque
14 anos atrás

Flávio, li há um tempo atrás, não me lembro onde, que a industria automobilística só fabfrica atualmente carros na cor preta, prata ou branca, qualquer outra cor, só se for encomendado pelo dono na hora de comprar o carro. E recentemente, soube que o Tucson só é fabricado nas cores preta e prata, outra cor, nem por encomenda…..
Um abraço,
André

Angelo Mello
Angelo Mello
14 anos atrás

Meu carro é vermelho, não sei que tom, mas é bem bonito. Quando eu encero então, fica lindão. Minha noiva gosta de carro prata, mas já falei que qdo a gent4 trocar de carro ano que vem, vai ser colorido.

Roseane
Roseane
14 anos atrás

Nossa eu acho o Fusion vermelho perolizado lindíssimo! Dá um ar muito mais classudo que prata ou preto.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Carro prata é uma beleza pra manter. os riscos e a poeira aparecem menos, não perde o brilho.

Já o preto retem o calor, perde o brilho rápido, e lavou tá sujo

Andre
Andre
14 anos atrás

EU TENHO UM CELTA AZUL….
COMO A PREVISÃO do tempo..
Quando comprei o carro me apaixonei por ele…
Como meu pai diz… Tem vez que o carro até pisca para vc e não tem jeito se tiver dinheiro vc compra.
Apesar de um dia ele foi de frota.
Mas isso é culpa do povo brasileiro.
Que diz gostar de carro.
Pq compram prata para não aparece risco ou sujeira.
dai os outras corres não tem aceitação no mercado.
Eu falo.. Não gosto de PRATA e GOSTARIA MESMO DE NUNCA ter um carro PRATA. Se for prata tem que ser MERCEDES. heeh.

Tyren
Tyren
14 anos atrás

No Japão os carros são em sua maioria na cor branca!

Bruno Stern
14 anos atrás

O bom de ter um carro colorido é que você nunca perde ele em estacionamento de shopping, supermercado, etc.
Sempre dá para vê-lo de longe.

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Alguém aqui tá com saudades daqules Tempras roxos?

Geraldo
Geraldo
14 anos atrás

Esqueçam as teorias milaborantes … No Brasil, as cores pretro, prata e branco são pinturas “sóldias”, sem CUSTO ADICIONAL no valor do veículo … As demais cores são “cobradas à parte” … os mais novos talvez tenham mais dificuldades de entender, mas no Brasil, já houve época de congelamento de preços, planos econômicos mirabolantes, etc…. E, para driblar a proibição de aumentos, todo mundo camuflava custo: seja com pintura, acessórios, estepe, etc., … já repararam que no Brasil, até o preço do frete é cobrado à parte, na aquisição de um veículo??? A questão das cores está voltada unicamente no fato CUSTO.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
14 anos atrás

E as montadoras conseguiram unificar a cor dos carros tal como era na decada de 10 e 20 ,só que naquele tempo não tinha a tinta que tem hoje, que permite qualquer tonalidade de qualquer cor, com durabilidade ate maior do que a mecanica do automovel,é muito comodo usar sempre a mesma cor.Por outro lado vem a falta de personalidade do consumidor que mesmo gostando de cores compra carro preto porque é sobrio,elegante,fino,formal,executivo e muitas outras “qualidades” que possam massagear o ego,sem contar com aquele velho costume de “na hora de vender”! O Fuscão preto foi motivo de piada, e nada mais ridiculo do que um carro pequeno pintado de preto.

Andre Benevides
Andre Benevides
14 anos atrás

Como diz um jornalista que conheço, “o que me interessa a cor do carro se nele estou do lado de dentro?”. Concordo. Diante das enormes questões que envolvem a existência de um ser, cor de carro é o que menos importa. Frescura, isso sim.

Thiago
Thiago
14 anos atrás

Eu to feliz com meus 2 Twingos, um laranja e um rosa-goiaba…

Marcus Rocha
Marcus Rocha
14 anos atrás

já faz anos que eu notei isso, não sei se é pra baraterar os custos ou por puro modismo, a verdade é que a maioria dos carro na cor preto, cinza, prata parece mais a paleta de cores do Corel Draw! rsrsrsrs

Rodrigo Flareço - Guarapuava - Paraná
Rodrigo Flareço - Guarapuava - Paraná
14 anos atrás

por isso que meu golzinho é vermelho ferrari!

fabricio
fabricio
14 anos atrás

moro aqui na frança quando fui ao brasil meus amigos franceses chegaram a mesma conclusao e ficaram surpresos achando que tudo no brasil fosse colorido acharam as cores dos carros muito sem graça !!!
tudo preto e cinza !!!
na europa os carros sao bem mais coloridos mas isso nao é questao financeira ? sei que certas cores sao mais caras que outras é tem a historia de arranhoes tbm num carro cinza a sujeira ou um arranhao se ve bem menos o que nao é o caso do preto !
Mas que é triste é tris ver um transito assim

Max Mosley
Max Mosley
14 anos atrás

Você é chato, hein Flavio?

Não se pode nem mais comporar carro prata ou preto que tem gente reclamando do tédio visual nas ruas……Faça-me o favor.

PS: Os F1’s mais bonitos da história são de que cor? Lotus Preta, McLaren Prata….Acho que a Sintek roxa ou a Copersucar amarela nunca tiveram muito apelo visual. Não é mesmo?

Kleber
Kleber
14 anos atrás

Vi uma reportagem (não me lembro onde), que falava que o prata é preferido do brasileiro, O preto do americano (ou do europeu) e o branco do europeu (ou do americano)…

Você já tinha comentado desta história de “PRETO, PRATA E BRANCO”… e quando eu vi, comentei com a minha esposa, que começou a reparar no trânsito… resultado… por ela, nosso próximo carro é amarelo!!!!! Eu M E R E Ç O!!!! kkkk… parece mentira, mas é verdade!!!

Abraço FG…

Don Victor
Don Victor
14 anos atrás

E saudade do tempo onde carro prata era somente Mercedes-Benz, amarelo era um Lamborghini, verde era um Lotus e até uma Ferrari (blargh!) era vermelha (eca!)…

Ahh e branco eram os safados golzinhos 1000!!! lol…

Getz
Getz
14 anos atrás

Me livrei do PRETO!
Agora to com um Vermelho Alert (como diz o catalogo da fabrica)

Flávio Almeida
Flávio Almeida
14 anos atrás

FG, no segmento de veiculos blindado é bem pior…só preto e prata, nada de colorido, raros os carros de cor….diferente.