SPRING ROLLS (3)

SÃO PAULO (funciona, mas não faz milagre) – “Um difusor só não faz verão” foi o título de minha coluna no “Lance!” nesta semana, e será o mesmo daqui a pouco no texto das sextas-feiras no Grande Prêmio. Nele eu falo sobre a aprovação das peças pela FIA, afirmando no fim que se é verdade que elas ajudam, não são tudo. Brawn, Toyota e Williams, integrantes da “Gangue dos Difusores”, fizeram carros bons, e os difusores fazem parte desse conjunto. As demais, com exceção da Red Bull, fizeram carros ruins. E não serão seus novos difusores espetados no rabo que farão os carros andarem bem de um dia para o outro, milagrosamente.

Essa impressão a McLaren deu no primeiro treino da madrugada de hoje na China, com Hamilton em primeiro, mas ela foi desfeita na segunda sessão. Dos oito primeiros, seis da gangue original. Lewis e Kovalainen, que colocaram difusores “genéricos”, ficaram em nono e 13º, apenas. Os “sem-difusor” da Red Bull, Webber (quarto) e Vettel (quinto), se meteram no meio da turma. Que teve o endiabrado Button em primeiro, com 1min35s679, apenas 0s025 às frente de Rosberguinho, leão de treino livre.

Barrichello foi o terceiro, 0s202 atrás do companheiro, e depois dos touros vermelhos apareceram Trulli em sexto, Nakajima em sétimo e Glock em oitavo. Portanto, os difusores mclarianos serviram só para a equipe começar a estudar seu funcionamento. Depois da primeira sessão, houve quem tenha achado que tudo estava resolvido. Eu mesmo brinquei, dizendo que até o segundo treino começar, a verdade da F-1 era que bastava um difusor para fazer um carro andar. E não é bem assim.

A Ferrari foi ótima na segunda sessão, mantendo sua regularidade, que é o que importa na categoria: constância. Massa foi o 12º a 1s168 de Button e Raikkonen terminou em 14º, a 1s375. Novamente o time foi muito competente ao montar quatro pneus simultaneamente em cada automóvel e ao apertar muito bem os cintos de segurança de seus pilotos. Eles elogiaram, também, os espelhos retrovisores limpos e cristalinos, assim como o brilho da carenagem, polida com cera Grand Prix e estopa de primeira.

Na Renault, Nelsinho (ufa!) andou na frente de Alonsito. O brasileiro ficou em 16º e o espanhol, em 19º. A posição de Fernandinho é conhecida popularmente como “penúltima”.

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ubirajara S. Martins
Ubirajara S. Martins
14 anos atrás

Olhando a foto, pude confirmar a dúvida que tenho. Porque os chefes de equipe e demais, ficam sentados desconfortavelmente ao lado da pista, mas de frente para esse painel de monitores e sem ver a pista?
Que fiquem no boxe então!

Jailson Silva
Jailson Silva
14 anos atrás

Nelsinho, enfim, a frente de Alonso. Tomará que tenha sido um indicativo para o treino de logo mais, que é o que realmente interessa. Por enquanto está 20 x 0 para o espanhol. Será que vai dessa vez?

Foca
14 anos atrás

mas o rosberguinho tá mais pra tigresa de treino livre…

Lince
Lince
14 anos atrás

A foto deste post é sensacional. Resume todo o campeonato com a Ferrari parada e a Brawn voando.

Mario
Mario
14 anos atrás

Flávio, se eu botar um difusor no meu Fusca 1500 com roda aro 14 meia tala dá pra fazer curva do lado de um Porsche ou um Mustang? Ahahah… Não sei se a turma aqui lembra, há uns anos atrás se vendia um troço que se instalava na descarga dos carros e qdo eles aceleravam, fazia um esporro tipo F1 acelerando… O som era bonito mesmo, mas o que tinha de nego de madrugada num Chevette velho acordando todo mundo… se andasse como fazia barulho, pqp…

Ingryd Lamas
14 anos atrás

uuahuahuhuahuahuauauahauh
sensacional
bem, que os difusores não são tudo, disso Buttom, Brawn e Barrica já estavam cansados de dizer
em algumas reportagens que li por aqui, Brawn disse o seguinte qd perguntado sobre a volta por cima da equipe “Nós dissemos que iriamos sacrificar o ultimo ano para nos concentrarmos nesse carro, e o que vc vê, é o que dissemos que iriamos fazer. Totalmente racional em minha cabeça” essa saiu da AutoSport, a primeira da temporada, e na F1racing, Button disse que não se preocupava com o difusor, que o carro foi testado em todos os aspectos e que não era uma peça que ira estragar todo o resto, o carro nasceu forte e assim continuará, e em um dos jornais distribuidos pelo metro, Barrichello disse a mesmíssima coisa…
McLaren e companhia insistiram na tentativa de quebrar as pernas dos rivais e a uncia coisa que conseguiram, foi ficar mais mancos ainda….

Jackspeed
Jackspeed
14 anos atrás

o tal roberto esta coberto de razão!temos 03 campeões do mundo e onde estao agora?de uma vez por todas entendam que quem ganha é o carro!os pilotos apenas o fazem perder a corrida!nao existe magica!senna nao era magico!se ele andava bem com equipes menores era pq o carro permitia,ou sera que ele tinha um super kers embutido?se fosse assim pq o senna nao ganhou em 92 e 93??oras pq o carro nao era o melhor e ponto,simples assim.acho que o maior merito de um piloto é tirar do carro tudo o que ele pode,belos exemplos sao o senna em 93,para mim o auge dele e o schumacher ddesde o inicio na benetton!isso nao sao todos que fazem.

Dynastes Neves Marinho
14 anos atrás

Ola Flávio,

Tá piada ver o Briatore chorar igual um diriginte de corrida de kart amador.
Onde me disseram que o escândalo do Max “Tarado” Mosley foi distribuído a impresa pelo Ron “Bom Trapaceiro” Dennis. Será ??
Não duvido !!
Viu o grid do treino de ontem : BMW, Ferrari, Mclaren e Renault entre os 10 a 20 no grid
Tinha uma Force India atrapalhando eles mas tudo bem !!!

Ferrari diz que não vai correr com o KERS… KERS.. o que é isso mesmo ?? Gastaram milhões e milhões numa coisa que pesa 40 kilos.. Fizeram até os pilotos penderem pesos .. Coisinha cara e ridícula !!! Legal mesmo só vendo a apresentação da RedBull sobre o carro de 2009 .. o resto .. nas revistas especialidas da Europa já tem até KERS para carros os WRC

Falar nisso a revista http://www.racecar-engineering.com/ anuncia : The Beast from Brazil !! para o próximo mês
Achei que seria uma reportagem sobre a Amazônia numa revista especializada de automobilistmo .. mas eh sobre o carro do capô voador !! Isso mesmo !! A cópia da DTM sem capô !!

WHO KERS !!!

Enquanto isso, em Brasília, cidade que gosto de morar, a viúva do senador Jefferson “Não sei o Sobrenome” recebeu 118 mil reais pelas passagens área que o finado senador não utilizou.
Logo fiquei pensando:
– POR QUE ELE NÃO UTILIZOU ESSAS PASSAGENS !?!?!
Segundo a viúva era um direito que ela tinha.

Mas afinal de contas: para que server a ordem se pudemos fazer diferente !!

WHO KERS !! NOBODY !!

Parece brincadeira , mas VIVA A DESORDEM !!!

Abraço
Dynastes N. Marinho

vitão
vitão
14 anos atrás

O Bourdais na fernte das Ferraris, com o mesmo motor e também sem difusor. O problema não é só a peça, o buraco é mais embaixo.

Luiz Sergio de Andrade
Luiz Sergio de Andrade
14 anos atrás

Preguntar não ofende:

Porque Force India pode andar atraz da Ferrari, e o inverso não?

É a vida, nada como um dia após o outro!

Adriano Muhammad
Adriano Muhammad
14 anos atrás

FG, me esclareça uma coisa. O Lito disse que só o Hamilton estava com o difusor genérico. O Kovalainen também estava?

Francisco M
Francisco M
14 anos atrás

Sou mais barrica na tomada de tempo…. E a ferrari… ruim com kers, pior sem ele. O Massa não tá nem um pouco feliz, como se pode ver aqui: http://www.gazzetta.it/Motori/Formula1/Primo_Piano/2009/04/17/parlanoferraristi.shtml

Sergio Costa Filho
Sergio Costa Filho
14 anos atrás

Flavio, estava lendo uma entrevista do Massa no Estadão, ele disse que hoje a F1 tem 03 categorias diferentes em uma só.
Engraçado quando a Ferrari ganhava tudo, fazia dobradinhas todas corridas, não ouvi ninguém da Ferrari falar que tinha categoria diferente etc…..
Agora que esta andando atrás, reclama.
Resumindo, em vez de trabalhar sai reclamando “é mais fácil”
Um abraço

antonio
antonio
14 anos atrás

Sei lá se é só uma questão de difusor.
Fosse apenas isto , porque a Ferrari a McLaren e a Renaul estão tão proximas de Toro Roso e Force India ? No campeonato passado ela rodavam 2% mais rápidas que estes carros . Neste ano andam a menos de 1% mais rápidas,quando andam. Se ninguém tivesse difusor duplo ,todos estariam correndo atrás da Red Bull . E aí, qual seria a desculpa ? Ter equipe satélite ?

Vitor P
Vitor P
14 anos atrás

humm…. rolinho primavera é bom.

Lisandro Gonçalves
Lisandro Gonçalves
14 anos atrás

Mudando de pau pra cavaco:
Não vai comentar a nova “Classic Cup Light?”
Abraço
Lisandro

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

BBB, BBB, BBB rules, mates!!!

André Silva
André Silva
14 anos atrás

Alonso relembrando seus tempos de Minardi.

XPTO
XPTO
14 anos atrás

Melhor que o Rubens fique atras agora, do que ficar sempre em primeiro nos treinos e cagar na classificação…
O campeonato vai pegar fogo quando a Red Bull tiver seu difusor…

Nadson
Nadson
14 anos atrás

Flávio, tenho uma estratégia boa para a Ferrari.

Largar com combustível para 5 ou 6 voltas e pneu super macio por que desgastam rapidamente.

Após o 1º pit, volta com o tanque cheio e pneu duro. Dessa forma, acho que da para ficar em 10º ou 11º.

Que lamentável essa Ferrari. Se tivesse trabalhado ao invés de reclamar, não estaria neste limbo.

Abraço.

Franck
Franck
14 anos atrás

Duas corridas…duas vitórias do Button, que me parece nunca ter sido considerado piloto de ponta. O Rubinho o sempre próximo/futuro/esperado/candidato ao título a meu ver tera uma disputa árdua com o Trulli pelo vice-campeonato.
Alguém ainda acredita nele como candidato ao título? Estará Rubens sendo sabotado por Mister Ross mais uma vez? Será o Schumacher o responsável?
Abraços.

Enio Peixoto
Enio Peixoto
14 anos atrás

Difusor chinês. Ahahahahaha.
Antes da classificação, deve ter camelô vendendo difusor de dois andares genérico bem baratinho.

Leo
Leo
14 anos atrás

Tem uma cosa positiva nessa surra do Buton sobre o Barrica.

Finalmente os iludidos vão parar de acreditar em complô da Ferrari nos tempos do Schumi. A DIFERENÇA ERA BRAÇO MESMO!!!!

Bronca
Bronca
14 anos atrás

AHAHAHAHAHAH A parte da Ferrari foi de rachar!!!!

PEDRO CHUNG
PEDRO CHUNG
14 anos atrás

i DO NOT LIKE THE TITLE. IT IS TOO DAMN RACIST. WILL YOU MOCK THE EUROPEANS AND THE BRAZILIANS THE SAME WAY? OF COURSE NOT!! YOU ARE WHITE BRAZILIAN OF EUROPEAN DESCENT, ARE YOU NOT??? JAPAS, SPRING ROLLS, IT’S BEEN LIKE THAT FOR A WHILE. WHEN YOU DISRESPECT A GROUP OF PEOPLE (ASIANS IN PARTICULAR)IT MEANS YOU ARE NOT RESPECTING YOURSELF. STOP! OK?
ESPERO QUE OS ASIATICOS NO BRASIL NAO ESTEJAM LENDO O SEU WEBSITE. I AM FREAKING STUPID TO LOSE MY TIME READING YOUR STUFF. YOU HAVE GREAT IDEAS, YOU ARE ARTICULATE AND YOU SEEM TO BE A NICE PERSON BUT DARN IT! YOU INDEED HAVE PROBLEMS WITH ASIANS. CORRECT ME IF I’M WRONG.

RESPOSTA DO FG:

Você quer que eu te mande à merda em qual língua?

MC Confúndio
MC Confúndio
14 anos atrás

Difusor de dois andares
toda equipe quer!
Duzentos mil reais
pra deixar a bunda em pé!!!

Léo Engelmann
14 anos atrás

Parabéns pela foto do post e pelo termo “leão de treino livre”.

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

Até parece que já vão ter um difusor com tantos testes tal como a Brawn… pode colocar mais umas 3 corridas de vantagem aí, mesmo que mínima…

victor freire
victor freire
14 anos atrás

fg, você é cruel. cruel!

quanto ao barrichello, bota pra ele ouvir os primeiros discos do iron maiden, até o powerslave. já o nelsinho, acho que não tem muito jeito: tem de ouvir death metal norueguês…

já você, gomes, sugiro mais uma vez que você ouça aria, a banda de heavy metal soviética, antes das provas.

Eric
Eric
14 anos atrás

Adorei o titulo do post “spring rolls…..”hahahahaha no pé da letra!!!!!

Andrews
Andrews
14 anos atrás

Segura o FG porque o homem está afiado hoje!

Paulo Frias
Paulo Frias
14 anos atrás

Flávio, você saberia explicar o patrocínio da Ferrari com a Marlboro. Há alguns anos a marca não aprece, apenas aqueles risquinhos feios no carro e no macacão. Qual a vantagem disso? Todos as outras empresas de cigarros foram embora, só a Marlboro ficou.
Abarço, Paulo.

Dú
14 anos atrás

Pô, eu da Mercedes dava um desconto para o Ross, e trocava por um difusor para a Force India.
Ia ser o bicho o Fisichella andando lá na frente.
O Briatore infartava.
A Ferrari deveria comprar aqueles difusores que a molecada coloca em Uninho tunado.
http://comerciomais.com/uploads/imagens/148463_FIG1.jpg
45 doletas e faz no cartão.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Não consigo entender a linha de raciocinio de alguns colegas deste blog.
Estão falando que o Nelsinho é uma piada pronta, então o Hamilton é uma piada antiga que começou a ser contada novamente !!!!!!!, porque será ???????????
Pessoal, acordem ,no ano passado sentaram o pau no Felipe Massa , em contrapartida o Hamilton só faltou ter torcida organizada, pois bem ninguém fala do Hamilton, só porque ele foi campeão ??????????, se borrando todo em interlagos, ele tem que agredecer a Deus a imcompetência da equipe Ferrari, isso sim !!!!!!!
Pesoal como se pode criticar um piloto, se até agora não deram um carro que ande para o Nelsinho, Na GP 2, quem acompanhou , viu os pegas entre os dois, inclusive o nelsinho teve mais pole que o próprio Hamilton, só que a estrutura da McLaren Junior deu o campeonato ao Hamilton, portanto não existe esse negócio de gênio, ou se tem uma carro competitivo ou não se tem nada.
Para esses que criticam o Nelsinho, deixo uma pergunta:
Já imaginaram o Hamilton em 2007 , ao invés de iniciar sua carreira de piloto de F1 com aquela McLaren acertada pelo Alonso, tivesse iniciado com esta Mc Laren, qual seria a opinião de vocês, já posso até imaginar, xiiiiiiiiiiiiii, ia ser um racismo desgraçado.
Este ano temos tres campeões nas pistas, Alonso , Raikkonen e Hamilton, e ai como fica, cadê os caras ?????????, cadê os carros ??????????, cadê …………………….

Pablo Picasso
Pablo Picasso
14 anos atrás

O Rubinho está esdcrevendo um livro que só será lançado quando ele se aposentar:

A FÓRMULA 1 SEGUNDO RUBINHO

FABIANO ROCCO
FABIANO ROCCO
14 anos atrás

Depois o Barrichello reclama das críticas!
Já está apanhando feio do Button!

morpet
morpet
14 anos atrás

Eu não estou compreendendo esse aparente conformismo do Rubens em ficar “right behind”. Ou vai pras cabeças e ganha essa, ou adeus campeonato.
Na época em que ele deu mais trabalho para o alemão, em 2002, corria uma conversa de que o Burti passa alguns acertos do carro pra ele, e escondiam do alemão. Porra Mutley, faça alguma coisa agora!!!

Érico Calixto
Érico Calixto
14 anos atrás

Estou mais preocupado em ver o Barrichello tomando tempo do Button novamente. Do jeito que está, é capaz de passar a temporada em branco sem conseguir vencer agora e nem depois quando Ferrari e McLaren reagirem e Red Bull seguir em evolução.

João
João
14 anos atrás

A China é o melhor lugar para as outras equipes adquirirem o difusor genérico, afinal, lá fazem cópia de tudo. Só precisam tomar cuidado para não acontecer o mesmo que aconteceu com o troféu do ano passado…

gleitef
gleitef
14 anos atrás

SÍNDROME DO PATRIARCA.
O Senna de Toleman aparecia pacas e foi revelação de cara. É virtuose. Se a Renault está ruim, “no problem”, a Toleman tb era.
Piquet pai foi virtuoso tb, Prost, Jackie Stewart, Emo Fitt, Gilles Vilenueve, e vai por aí. A virtuose é para poucos. Ninguém conhece o filho de Stewart, Prost, de Miguelangelo, de Beethoven, do Jimmy Page, do Mick Jaegger etc. O dna da virtuose não é hereditário, é acidental. Então acho que sobra pouco para o Piquet Pimpolho e outros filhos de virtuosos.

Alexander Silva - From England
Alexander Silva - From England
14 anos atrás

Alguém sabe porque a FERRARI, a MCLAREN e a RENAULT não compram um DIFUSOR ORIGINAL da Brawn lá na China? Será que não tem isso lá ainda??????? (risos, muitos risos)….

Bruno Mendoza
Bruno Mendoza
14 anos atrás

Alguém já teve vontade de mandar.. Ah, já teve né. Mas assim, mais vontade ainda de mandar os jornalistas da Globo irem para o raio que o parta quando mostram no jornal uma Imagem da traseira dos carros da Brawn e da Ferrari, fazendo um comparativo, e dizendo que um tem difusor (Brawn) e outro não (Ferrari)?

Todo F1, aliás, todo carro de corrida não possui um difusor?
Bando de jornalista idiota…

Brites
Brites
14 anos atrás

A Ferrari andar lá atrás tudo bem, o carro tá ruim mas o Barrica ficar tomando pista do Buttão toda hora, ai isso doi. Depois quer ter moral para reclamar dos tempos de ferrari e do sapateiro tedesco. Ai ai….. Quando vamos ter um campeão do mundo de novo?????

Alexander Silva - From England
Alexander Silva - From England
14 anos atrás

Já que a FIA acabou com o campeonato…..

Mas a felicidade de ver o TURTLE andando em segundo, como sempre, não tem preço. E ele já vai começar a reclamar de verdade: O que ele fez sempre de melhor.

E viva o Nelsinho andando na frente do Alonso. Vamos comemorar porque no treino que vale o nosso pimpolho vai ficar para trás de novo…..

Sandro
Sandro
14 anos atrás

Flávio,

um difusor adaptado rapidamente realmente não irá fazer muita diferença, é preciso todo um trabalho no assoalho do carro, asa e até suspensão traseira. Os engenheiros e tuneis de vento devem estar trabalhando 24 horas por dia nas equipes sem difusor.

Não sei se acho graça ou tenho pena dos fãs do Barrica. Qual será a desculpa por andar atrás do Button (sem trocadilho) novamente?

Raphael Carvalho
Raphael Carvalho
14 anos atrás

Excelente desempenho da Brawn.

No 1° treino não mostraram tudo e procuraram andar de tanque cheio e ver os tempos que foram bons.

Enquanto isso, a Mclaren veio com tudo para marcar tempos baixos e mostrar melhoria, coisa q não se viu no 2° treino.

Já a Ferrari segue indo muito bem, bem lá atrás.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
14 anos atrás

olha Gomes, é fato que Ferrari e outras tem problemas..mas a gente nunca sabe oq as equipes estão fazendo nos testes!
tanto que temos uma Force India em 10º e uma em último!
Lewis em primeiro, depois lá pra trás….sempre um mistério.

preto
preto
14 anos atrás

Essa foto,tá demais…Se colocarmos baloizinhos acima da cabeça de cada integrante ferrarista vai sair cada pensamento…

Rodrigo Meira - Niterói RJ
Rodrigo Meira - Niterói RJ
14 anos atrás

A Grande disputa desse final de semana: Fischella x Raikkonen e Massa x Bourdais.

Com diz o Gordo dos domingos da Vênus Pratiada, Oh Lôco meu !!!

Bernardo
Bernardo
14 anos atrás

O Flavio! Diz pro pessoal do Grande Premio, Warmup parar de usar balanceamento para traduzir balance!!! É equilíbrio do carro que tem que melhorar, não o balanceamento.. Balanceamento é acerto de suspensão de carro, mas não é isso que eles tão se referindo quanto ao comportamento do bólido e sim à tendência de sair de frente ou traseira, o EQUILIBRIO, nada de balanceamento… balanceamento é uma tradução “manutation” do inglês, francamente…