BARCELONETAS (8)
SÃO PAULO (já vai?) – E não é que a Toyota, no ano em que finalmente fez um carro decente, anda falando em deixar a F-1 no fim da temporada? A alegação é de que há muita névoa sobre o futuro da categoria, teto orçamentário à vista, regulamento impreciso, as reclamações de sempre. Para mim, tem a ver com o primeiro prejuízo da história da montadora, relatado no fim da semana passada. Como fez com a Honda, o bicho-papão da crise pode espantar os fazedores de Corollas das pistas.
Seria uma pena, equipe a menos é sempre ruim. E a Toyota já está em seu sétimo ano na categoria, é parte do cenário. O que a empresa deveria, a esta altura, era rever sua gama de produtos despejados no mercado americano. Tirando aquela coisa horrorosa híbrida, que ao menos é ecologicamente aceitável, o resto é um monte de SUVs e sedãs enormes e beberrões. Não tem montadora que resista.
A Toyota vai voltar para Le Mans, um japones pasteleiro que me contou…
Essa hipótese tem muito haver com a maluquice da dupla esclerosada que comanda a F1 em dividir a categoria em 2 no ano que vem ,com esse absurdo que é aceitar ou não o teto orçamentário (isso poderá render previlégios para umas equipes e outras não). A F1 teria basicamente as classes F1 e F2 no grid. Pena que se vierem mesmo as 3 ou 4 equipes em 2010, a Toyota e, porque não a Renault estão sempre de saída da categoria. O certo seria impor a restrição para todas as equipes e não deixar como opção.
É confuso isso se a empresa esta vivendo uma crise financeira deveria ficar feliz com o teto orçamentario pra poder salvar alguns Ienes, Dollars, Euros Libras sei lá, ao invez de ficar despejando milhoes para fazer uns carros ruins, e não ganhar nada!
Contanto que deixem a equipe nas mãos de algum outro “mago” da Formula 1, podem ir embora tranquilamente.
FG, essa história de carro ecológico é uma grande babaquice. O blogueiro Leonardo colocou mto bem! Existem n impactos na produção, fora que ninguem sabe o que vai ser feito com esse bando de bateria qdo acabar a vida útil!
FG, vc é que está certo! Seu eu pudesse fazia o mesmo. Comprava uma frota de carro 2T pra fazer o máximo de fumaça possível. Querem enfiar na cabeça que é isso que é ser ecologicamente consciente. A indústria cagou e andou a vida inteira pra isso!! Agora joga o custo em cima do consumidor dizendo que ele tem que ser consciente e comprar carro híbrido, que tá longe de ser uma solução razoável para o problema! Pelo amor de Deus! Durante mais de cem anos poderiam ter evo’luído horrores em soluções alternativas, mas agora tem que correr atrás do prejuízo e o consumidr que pague! Palhaçada purinha. A mim não convence.
Olha só esta agora! Vai pintar outra BBB no ano que vem! Honestamente, já vão tarde!!!!
Acho que essa história de abandonar a F-1 em 2009 é cascata, já que as grandes equipes (ou as mais endinheiradas) não concordam com esta diferenciação entre equipes, com relação ao campeonato e ao teto orçamentário, proposta pela FIA para a próxima temporada. Isto é, eles querem é botar pressão e fazer Mosley e companhia cederem.
Tem muito mais política do que realidade. Além do mais, podem pensar os japoneses, vai que a gente tira o time, vende a equipe e uma história como a da Brawn se repete?
No comentario anterior meus dedos foram mais lentos (e obviamente menos precisos) que minhas ideias. Sorry guys
Fiotoes,
A toyota tem sim SUV’s no mercado americano. Mas eles nao reprenstam quase nada do fautamento da empresa.
As vedetes sao o Camry, Corolla e o Prius. todos carros lideres de economia de combustivel em seu segmento.
Odeio a toyota, nao gosto dos modelos, o design e o comportamento dinamico dos carros nao me agrada. Porem o mercado gringo gosta a o Campry eh o seda mais vendido, e o Prius eh o hibrido mais vendido e o corolla esta muito bem posicionado em seu segmento aqui. O gomes falou bobagem (ou deixo seu ‘odio’ aos japas ditar o contenudo do post, ehehe)
A montadora das SUV’s eh a GM, e nao a toa esta quase morta.
O padrao de consumo pra carros dos gringos esta lentamente mudando. Na minha opiniao as melhores posicionadas pra recuperacao do mercado sao a VW e a Ford respectivamente
Americano gosta de gordura. Supersize me. Big Mac na gola. Super size. E, para os passeios diários entre a casa no subúrbio e o trabalho, “leave me alone with my SUV!”
Eles — principalmente a turma do meio-oeste — querem se encontrar o mais depressa possível com Jesus. Enquanto isso, os SUVs lotam o estacionamento do Indianapolis Motor Speedway na torcida por muitas porradas sem conseqüência e, quem sabe, um wink de Danica Patrick.
Eu não entendo a bronca do bloqueiro em relação aos carros da Toyota, pois é uma montadora que produz veículos de excelente qualidade. Não sou fanático pela marca, mas dou crédito a empresa porque já trabalhei nela e o controle de qualidade é bem rigorosa e as peças mais mais críticas são inspecinadas uma a uma. Não é à toa que o Corola é o carro mais produzido na história automotiva.
É conversa mole, como escreveram aí em cima. A Ferrari desde o tempo do Enzo volta e meia ameaça retirar os carros das pistas. A FIA cedeu quantas vezes, entre o ano passado e esse? Estão apostando que vão ceder mais uma vez, só isso.
Sobre a Toyota montadora, se tem alo que eles erraram foi em ter apostado quase que somente no mercado norte-americano de carros, que pertence a um Planeta á parte. Muito rentável, de fato, mas totalmente diferente do resto do mundo. Como a economia americana se chacoalhou, levaram junto.
E sobre a corrida… vocês queriam o quê? Barcelona é uma Mônaco sem casas e com 80km/h a mais de média…
ledo engano creditar a crise dos fabricantes aos veículos grandes.
a crise é resultado de anos (talvez décadas) de má gestão e principalmente de planos de pensão com benefícios excessivos para os ex-funcionários.
Isso é balela, é só pra pressionar a FIA, que por sua vez pressiona as montadoras com o suposto campeonato de 2 regulamentos em 2010. É uma queda de braço entre a FOTA e a FIA, já que o prazo de inscrição pra 2010 se encerra no final do mes. Já, já vai aparecer outro time, com discurso semelhante, pura pressão; e como já disseram, a mclaren vai ser a penultima e a ferrari a ultima a se manifestar.
Wolfpack em português é PACHECO
CACHORRADA VERGONHA CACHORRADA DO ROSS BRAWN,,, O CARA DA ESTRATEGIA DA FERRARI AGORA APRONTA MAIS UMA VEZ… VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA…
Hoje em dia é tanto SUV que nem dá tempo para aprender o nome…
Também com esse regulamento maluco, que muda toda hora, não há quem de credibilidade.
Mas quero ver mesmo o que o Gola Profunda irá dizer hoje. Aff. Sem comentários.
O Rubinho virou segundão oficialmente, primeiro na qualificação colocaram menos gasolina no carro de Button por “erro”, e ele ficou surpreso! Depois na corrida ele foi competente e largou na frente e a de novo outra surpresa ele foi o único a parar três vezes! Uhh é segundão! E a ferrari nem contar gasolina sabe mais!
Acorda Gomes, o Gola tá na linha…
A estrela do rubinho apagou na parada de box.
Meu Deus! O Kers aumenta o consumo! PQP! Genial
o Rafael Nissan aí em cima está certo.
essa corrida de barcelona desafia o meu LIMITE EXTREMO de paciencia
Ô chatice
acho que nao teve uma ultrapassagem de pista depois da largada!
Este é para Hortencia: Gostou da cesta de três pontos do inicio
da quadra do Rubinho? Você já fez isto antes?
O que a Toyota tem é mesmo problemas de gerenciamento. A falta de modelos competitivos no mercado mexe no bolso e a F1 é que paga a conta.
Não concordo que o problema da Toyota seja a gama de produtos. O problema foi ter tanta participação no mercado com maior queda. Faltou diversificar as área de atuação (como a Volks). E quando o mercado americano se recuperar eles colocarão a casa em ordem.
A Toyota é a maior montadora do mundo. Mas nos EUA realmente ela fabrica coisas enormes e feias. Mas ao que sei é das melhores de lá. Afinal as 3 americanas estão bem pior.
Na F1 acho que o caso é só mesmo pressão. Bernie e Mosley estão enlouquecendo todos com mundaças e incertezas. Quem gasta muita grana não gosta de ambientes de incertezas.
Flávio Gomes estou a algum tempo interessado em enviar-lhe alguns textos com idéias e bate papo. poderia me responder seu email e se possível o do Reginaldo Leme?
Uma notícia ruim essa, pois é sempre a ladainha de ‘uma equipe que não vai fazer falta’, mas na hora de ver o grid escasso, faz muita falta sim.
Concordo com o cara aí de cima ….
O que faltou pra Honda e o que ainda falta para a Toyota é contratar um piloto top …
Até o ano passado, o que não faltou para essas duas equipes foi grana.
O que seria da McLaren e da Ferrari sem os grandes pilotos que já passaram por lá?
Vale lembrar que são os motores Toyota que impulsionam os atuais Lotus.
O Prius é uma babaquice sobre rodas. Polui tanto quanto um Renault Mégane 1.5 a diesel, usa energia de fonte esgotável (lítio das baterias) e tudo o que “salva” quando roda, mal compensa o impacto que causa para ser produzido. Uma bosta de carro pra celebridade posar de consciente.
E tratem de arrumar um piloto pros Corollas!
Pra mim a Toyota esta precisando de um piloto top de f1, tipo Vettel o novato talentoso ou de um Alonso ja experiente, para colocar ela na rota do sucesso, pois ela precisa urgentemente de vencer um gp!
Carro para isso ela demonstra que tem, principalmente saiu-se bem no testes de inverno. O que falta mesmo é de um piloto que a coloque no rol das equipes vencedoras.
Acontecendo isso, ela certamente não sairia da F1, como fez a Honda. Deveria já que brigam contra controle do teto do orçamento, gastar mais uns euros e realizar este sonho!
Já vai tarde. O que essa equipe de fábrica fez todo esse tempo? E falta não vai fazer. Tem gente na fila. E a fila, anda.