MENU

domingo, 24 de maio de 2009 - 17:56Indy, IRL, ChampCar...

HELINHO

SÃO PAULO (nasceu de novo) – Só vi, não escutei (pelo jeito, ainda bem; fico imaginando quantas vezes Recife foi confirmada como sede de uma corrida da Indy, quantas vezes Vitinho foi citado, quantas vezes o locutor oficial do canal 13 se esgoelou e disse que tinha certeza de que Helinho e sua família etc…), mas fiquei muito feliz com a vitória de Helio Castro Neves (chega dessa viadagem de Castroneves, pelo menos aqui) em Indianápolis.

É a maior volta por cima de um atleta brasileiro em todos os tempos, algo que talvez só tenha paralelo com o que aconteceu com Maurren Maggi e Ronaldo — uma que ficou suspensa por doping um tempão para virar campeã olímpica, outro que arrebentou o joelho três vezes, saiu catando travecos e se transformou em ídolo do Corinthians.

Helinho, dois meses atrás, tinha como perspectiva de vida passar alguns bons anos na cadeia, tamanhas as dimensões do processo movido contra ele nos EUA. Estava fora da Penske, era dado como futuro presidiário, estava condenado à falência. Mas foi inocentado, correu no mesmo fim de semana, chegou o maio das 500, fez a pole e ganhou a prova.

É um espanto, e é muito bacana ver alguém renascer assim. O que aconteceu hoje em Indianápolis, diante de centenas de milhares de pessoas no autódromo e milhões pela TV, é muito mais significativo do que a vitória de Button em Mônaco, do que qualquer resultado no futebol (exceto a vitória da Lusa ontem), do que qualquer outra coisa que tenha acontecido no esporte mundial neste fim de semana. Primeiro, pela importância que as 500 têm naturalmente. Depois, pela incrível história recente de Helinho.

Leite nele, pois!

193 comentários

  1. Gaucho do contra disse:

    Ah, tá…. então agora o cara virou um “deus”, porque ganhou a corrida? só por isso, ele ficou “mais honesto” do que antes?

  2. Seven disse:

    Em 89, eu estava fazendo um curso em Nebraska e fomos, com mais 2 americanos de carro até Indy no sábado de manhã – cerca de 1000 km pela I-80, achamos ingressos (não havia internet para checar e comprar antes, era U$ 40.00, lá do outro lado) e vimos a vitória do Emerson. Como não bastasse, fomos para um bar bebemorar e ainda vimos tela TV a vitória do Senna no México.

    Senti-me o brasileiro mais feliz do mundo, na terra do automóvel!

  3. Léo Engelmann disse:

    Últimas três voltas, chegada & comemoração: http://www.youtube.com/watch?v=2zjOzOtdyTY

  4. Estevão disse:

    Cara, nunca tinha visto uma transmissão inteira com o Luciano do Valle.
    Óme, como esse cara é ruim. Sério, o Galvão, a partir de ontem, passou a ser meu ídolo (menos…). Como é chula a transmissão da Bandeirantes, com esse pulha desse Luciano. Só falava de Brasil-il-il-il, Recife, Ribeirão Preto (acho que foi por isso que essa noite sonhei com uma namoradinha que tive por aquelas bandas…), Brasília e o c&%$#o a quatro. Simplesmente uma b%$#@.
    Por ouro lado fiquei chateado da corrida em LOWE’s, da NASCAR, ter sido adiada para hoje. Será às 13h. Uma pena. Terei que trabalhar.
    Abs.

  5. luisfernando disse:

    o raikkonen se estivesse nesta prova,ia chegar em segundo só pra não passar o constrangimento de beber leite.

  6. Christian Sartori disse:

    Helinho so venceu pq Vitinho Meira, que estava evoluindo, de 11º para 11º e estava que estava vindo o Vitinho Meira, veio, veio e como veio o Vitinho Meira, bateu no outro brasileiro da equipe do filho do Roger Penske, mas nao é parente do povo da Band igual o Vitinho Meira e só por essa batida, quando o Vitinho Meira vinah de 11º para 11º, sim o Vitinho Meira deu a vitoria ao Helinho, se o Vitinho Meira nao tivesse batido (Ordem da Band??) o Helinho nao teria ganho, entao 30% da vitoria para o Helinho e 70% do Vitinho Meira, leite no Vitinho Meira….

  7. Paulo disse:

    Patriotismos a parte, ele teve seus méritos, claro, mas convenhamos que a Penske deu um apoio sem tamanho para ele..

    Será que alguma equipe de F1 atual, só para comparar, faria isso por algum dos seus pilotos?

  8. “…SAIU CATANDO TRAVECOS E VIROU ÍDOLO DO CORÍNTIANS…”

    HUAHUAHUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAU
    HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHA
    HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHA

    Essa foi a melhor dos últimos tempos…

  9. Biason disse:

    Flávio
    Realmente o Hélio merece um destaque especial, pena que simplesmente não é possível assistir a prova. Meu Deus, que transmissão horrorosa, não dá.
    Parabéns ao Hélio.
    abs
    Biason

  10. Felipe Passos disse:

    Caro Sergio,

    Não é se iludir com a ESPN. No meu ponto de vista, hoje a ESPN é de longe o melhor canal de esportes, mas é fraca no quesito automobilismo. Não adianta nós cobrarmos eles só por e-mail ou no “Fale conosco” da vida. Precisamos cobrar publicamente também. E vejo que aqui o Blig do Gomes é um canal importante para isto. Não é aqui que a maioria de nós – inclusive o Flávio Gomes – gosta de malhar as transmissões das outras emissoras com razão? Então se não estamos contentes com as emissoras detentoras dos direitos de transmissões destes eventos, cabe a nós, consumidores, cobrar tanto delas quanto das concorrentes. Eu já mandei e-mail para a ESPN cobrando mais automobilismo, já mandei e-mail para o Flávio mandando dicas de reportagens ao Indiana Gomes, meu irmão já mandou e-mail também cobrando mais automobilismo (se não me engano direto ao Trajano) mas até agora nada. Então continuo cobrando quanto possível.
    Quanto ao Trajano, não gosto muito dele não mas admiro muito o seu esforço para levantar este canal. Quanto a ele subir nas tamancas, se foi o mesmo episódio que eu vi, ele foi questionado porque os jogos do Barcelona no Espanhol só passavam na Sky. Pelo que sei, o Barcelona fechou um contrato de transmissão exclusivo com a SKY no Mundo todo. Seus jogos (não sei se todos mas com certeza os principais) passam só na SKY. Se estiver falando besteira, por favor alguém me corrija.
    E só para deixar claro, sou Fã de Esportes da ESPN Brasil. É com certeza o canal que mais assisto em casa. E se um dia tiver mais automobilismo com certeza vou assistir mais ainda!

    P.S.: Tirando a narração do Luciano do Valle, a transmissão da Bandeirantes foi muito boa. Giaffone comentou muito bem e as reportagens também muito boas. Só que a narração foi péssima…

  11. Valeu mesmo!! Que vitória sensacional! E o circuito oval de Indianapólis é foda mesmo!! Parabéns Helinho!! Torci muito para que aquilo que ele estava passando fosse resolvido da melhor maneira possível. Vê se paga o imposto direito agora! Força Helinho!

  12. Sergio Luis dos Santos disse:

    Uma correção:
    “não ouvi qualquer menção sobre a vitória de Helio… na globo, que é uma…”

  13. Sergio Luis dos Santos disse:

    Bem, desnecessário aqui falar sobre o Hélio e a corrida. Só fico aqui pensando como o Brasil pode querer sediar uma Olimpíada se os interesses corporativos das emissoras de televisão é tão mais forte do que a vitória de um esportista brasileiro. Até agora, hoje de manhã, não ouvi uma simples menção sobre a vitória de Hélio na Indy 500, que é uma façanha dentro da competição mais conhecida/importante do esporte automobilístico e no ano que completa o centenário!
    Acho ridículo e mesquinho estas atitudes tipo, se não é da gente, não existe. Fico pensando como o grupo globo vai tratar as competições que serão transmitidas pelo grupo Record.

    Para os que dizem que ele deu “sorte”, lembro que ele foi a júri popular, que não deve ser fácil para qualquer pessoa, em qualquer situação, ainda mais nos Estados Unidos. Sempre alegou inocência e provou.

  14. Ricardo Piva disse:

    Que viadagem do tal torcedor do Schumacher. O cara (Flávio) posta um comentário sobre a ida do homem a lua (se é que foi mesmo) e o tal do sequelado me vem falar sobre a crise de 29.

    Haja paciência.

  15. Tom disse:

    O crime compensa!, vide Helio e Shumacher

  16. DURVAL PEREIRA disse:

    …ainda bem que tiveram a sen-si-bi-li-da-de de não tirarem a corrida pelo meio para colocar o futebol….mas que se esgoelaram se esgoelaram…vai ter formula indy até no circuito oval (cocal …em forma de côco) em Cabrobó

  17. Lincoln CWB disse:

    “Helinho” pode, por que “Vitinho” não ?

  18. Tão boa quanto a vitória do Helinho, foi a declaração do Nelsinho sobre o Buemi: “É o que dá colocar pilotos inexperientes para correr em um F1.” Como se ele (Piquet) fosse um primor de experiencia, ele tem só um ano a mais de F1 que o suiço, e ainda assim, vale lembrar ao Nelsinho que o Buemi, mesmo sendo novato, tem mais pontos do que ele na temporada.

  19. Harry disse:

    Oi FG (o blogueiro-mor) ,
    Lembro-me como se fosse hoje que o Emerson havia dito que tinha um rapaz muito bom que ele ia levar para a Indy…ces’t la vie..
    Abraço
    Harry

  20. jose carlos disse:

    mesmo enchendo o saco o lulu bolacha e melhor que o gaviao boyeno pois o bolacha e mais tecnico e conhece muito de automobilismo
    o gaviao e um baba ovo da midia televisiva,pois ano passado button e barrica nao valiam nada ,hoje e o the best nos comentarios da ave de rapina
    o helinho agora so falta ser comentarista da cnn
    porque ja ganhou 3 indianapolis,foi campeao americano de danca,safou se do leao yankee.desvencilhou se das garras fitipaldianas
    o cara e fera
    jc setelagoas

  21. Gustavo Lucena disse:

    Ontem eu dei umas pescadas durante a corrida, mas não sei se estava delirando ou se realmente o bolacha disse que Natal sediaria uma das etapas da F-Indy, num autódromo que seria construído próximo as dunas de Genipabú ou num circuito de rua montado sobre os trechos da Praia de Ponta Negra.

  22. Humberto Corradi disse:

    Foi mesmo uma boa surpresa, depois de tudo. Os brasileiros continuam em alta na Indy.

  23. Pedro disse:

    Grande corrida!

    O pior mesmo foi o fogo invisível do narrador. A Indy já corre com etanol desde 2007 e o cara ainda falando de fogo invisível. E o pior: falar isso VENDO o fogo no carro auihaeuiaeihaeiuhae… Como algo que você vê é invisível? Ele deve ter achado que era um ser especial (pensou que só ele via o fogo), aí disfarçou para não deixar o pessoal sem graça, só pode.

  24. Darcio disse:

    A única coisa que vamos pedir é que ele pague os DARF corretamente.

  25. HM disse:

    pena que eu dormi la pela metade em uma das bandeiras amarelas, mas parabens para ele por isso, eu nao conseguia imaginar ele nem correndo mais, e olha para isso…

  26. Marilia Compagnoni Martins disse:

    pra mim o Roberto Andrade é o cara q tá com a chave do hospício…eu to te falando isso há tempos.

    perdi a Indy :(

    mas estou muito feliz pela vitória do Helinho… é bom vermos as pessoas superarem os imprevistos da vida e darem a volta por cima!

  27. Antonio Seabra disse:

    Ninguem comentou: o mais dificil pra Helio deve ter tomar o leite da vitoria !!!! O cara coloca aquele garrafão na boca, finge que bebe, dá meio gole, resiste pra não fazer uma careta e depis derrama tudo na cabeça, pra não ter de tomar outro gole….

    Nas outras vitorias foi a mesma coisa. O cara deve detestar leite !!!!

    No mais, tudo já foi dito: Parabéns Helio !!!

    Antonio

  28. Heberthy disse:

    AH… outra coisa…

    Pra quem gosta de automobilismo, ver uma corrida inteira e na íntegra sem competir com Raul Gil ou brasileirão já foi um presente e tanto. O que pra mim, apesar de legal, não deixa de ser uma lástima.

    De que adianta ter os direitos de uma categoria super competitiva, e trata-la com indiferença?

    Uma hora é o Helinho, outra hora uma curva, outra hora o Raul, outra hora o Milton “Aparício” Neves…

    Não dá.

    Fica a dica: ao invés de ficar batendo direto no Galvão e na Globo, pq não redireciona seus canhões pra Band?

    Antes ter uma emissora transmitindo corridas ao vivo e na íntegra, com um narrador bobão como o Galvão, do que ter uma categoria nas mãos e transmitir via VT depois de 4, 5 horas do resultado estar em todos os sites da net.

  29. Heberthy disse:

    Olha Flávio, até concordo com o que vc disse. Contudo, estou para te dizer que sem o Luciano do Valle era capaz da transmissão ficar um pouco pior. Queria que fosse quem, o Nivaldo Prieto? O sempre empolgado Teo José (que vibra até com takes isolados de rodas ou muro)?

    Felizmente ou infelizmente o Luciano tem o seu lugar garantido na história da comunicação do país. Mas com certeza, não por esta última transmissão.

    E vc está certo: de cada 10 palavras, 8 são sobre Pernambuco. Mas mesmo assim, até pelo fato de tê-lo visto e ouvido em tantas outras grandes ocasiões para o automobilismo brasileiro, que sua participação se torna um “detalhe” necessário.

    Mas é preciso renovar. E com todo esse budget de emissora aberta, a band poderia convocar alguém apenas trabalhe com isso, seja capaz e amante de automobilismo – assim evita aqueles que estão narrando e estão mais preocupados com o brasileirão.

    abraço!

  30. Até parece que todos ouvem a metade do que a mulherada fala na hora daquela conversinha séria…..liga o “stand by” e já era.

    Faça o mesmo com a narração e seja feliz…………..

    Agora, que o HCN ia correr na hora do banho, e agora corre as 500…..isso sim é variação de perspectiva.
    Parabéns….e que pague o imposto dessa vez.

  31. Felipe Fugazi disse:

    Grande Helio Castro Neves, pole, liderança na maioria das voltas, vitoria incontestavel.
    Grande Flavio, deu um chega pra lá na bichisse schumaquiana, o Sapateiro merecia uns fãs menos otarios.

  32. aninha disse:

    alguem sabe me explicar o porque do leite no final da corrido pro helinho?

  33. ALEX disse:

    parabens ao helio castro neves bem melhor que as antas do rubinho , massa e piquezinho grande vitoria

  34. luisfernando disse:

    nos eua tivemos a vitória do spider man, já em monãco tivemos o segundo lugar do turtle boy……… o automobilismo do brasil está em festa.

  35. luisfernando disse:

    a vitória do helio foi linda,e o mais legal junto da família.o lentinho deveria assistir pra aprender,como se comporta um piloto de verdade.o narrador oficial da band não consegue ser pior que o seu colega global,no quesito chatice o galvão nada de braçada.

  36. Rogério Magalhães disse:

    Acabei não vendo a corrida, recuperando-me da grande viagem para Floripa ver o outro grande evento e resultado do final de semana (vitória da Lusa)… mas fiquei sabendo da vitória do Helinho pela forma mais surpreendente que poderia haver, dado o histórico: durante a transmissão do jogo do Santos pela Vênus Platinada! Nem acreditei quando o Cleber Machado passou a notícia que “Hélio Castro Neves acaba de vencer as 500 milhas de Indianápolis”… simplesmente duca essa vitória do Helinho! Um regresso em grande estilo!!! Tá mais do que de parabéns!!!

  37. Ricardo Bigliazzi disse:

    Foi “du cacete”!!!!!!!!!!!!!!

    Os carros podem ser uma droga… e o oval não é tão emocionante assim… mas esta corrida é ESPETACULAR!!!!

    Parabéns Helinho!!! Como é bom ver uma corrida em que as nossas expectativas são atendidas.

    Abraços

    Imperador Ricardo Bigliazzi

  38. Filipe Araújo disse:

    Galera,
    a certa altura da corrida o vovô Del Valle ia falar que Indianápolis estava fazendo 100 anos.
    Qual foi a frase que saiu?
    “Interlagos esta fazendo 100 anos”
    Será que estou ficando doido ou alguem mais escutou?

  39. Carlos Eduardo disse:

    Olá Flávio tudo bem?? Grande corrida hoje em Indianápolis. Parabéns ao Hélio, fez uma grande prova e salvou o fds brasileiro, pq se depender de um tal BURRENS tamo lascado!!! Tirando a narração do Luciano “Bueno”, a corrida foi incrível!!!!

    Abraços Flávio!!

  40. Leonardo Felix disse:

    Realmente Helio (que coisa estranha, dar nome de elemento da tabela periódica e de gás do riso às pessoas, não? Acho que vou nomear meu filho Tungstênio, que é mais imponente!) mostrou que tem uma estrela acesíssima, e que não fica na bunda.

    O cara sai de uma situação de quase prisão ao reinado em Indianápolis.

    Sensacional. Redimiu o brasileiro por completo.

    E a imagem de sua família orando momentos antes da chegada mostra o quão os acontecimentos os havia descompassado e o quão aquela vitória significaria a tal redenção.

    Parabéns ao Helio! Vencer Indianápolis 3 vezes é feito de pouca gente.

    Agora, eu criticara o Galvão Bueno no post sobre o gp de Mônaco… acho que tenho que rever meus conceitos. Porque perto do Luciano do Valle, ele é a imparcialidade viva. O LV chamou o Vitor Meira de “herói do dia” pelo menos umas 15 vezes durante a transmissão.

    E assistir à prova da Indy 500 inteira dá uma “quisila” danada, como diria minha avó. Os carros passam mais tempo atrás do carro de segurança sob bandeira amarela do que qualquer outra coisa. A cada dez voltas um se espatifava (ou às vezes nem batida ocorria), e lá se agitavam as flâmulas da cor da brasília dos Mamonas Assassinas…

  41. Japoneis disse:

    Parabens eo Helio, foi uma corrida emocionante.
    Quanto a transmissao, hoje estava bem melhor que outras vezes e milhares de vezes melhor que a corrida de monaco.
    Irma do Kimmi é a Katiaça? com cerveja!!!!

  42. Chatão Bueno disse:

    Caro FG, por gentileza discuta com o Gola Profonda quando é que o Helinho vai testar a nova Ferrar!!! risos

  43. Nilton Ribeiro disse:

    HELINHO PARA PRESIDENTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  44. Miguel disse:

    Espero q o Helinho pague direitinho os impostos sobre os premios da Indy 500

  45. André L. G. Brandt disse:

    Salve Flavio,

    Só vi as últimas 5 voltas e foi o suficiente para me irritar com o narrador da emissora.
    Comecei a me perguntar quem seria o pior, Luciano ou Galvão, e enquanto pensava lembrei que os dois já trabalharam juntos…
    Desconfio que os dois frequentaram a mesma escola e por isso são igualmente chatos!
    Justiça seja feita: parabéns Helinho!!!!!!!!!!!

    Saudações,
    André Brandt.

  46. PAULO MOREIRA disse:

    FOI DE TIRAR O FOLEGO! O HOMEM ARANHA VOLTOU. DANICA NA F1 JÁ!

  47. Miguel disse:

    Bichice schumachiana!!!!!rs……. boa Flavinho!!!!rs…

  48. sergio disse:

    Caro Felipe, não espere muito da ESPN não, nem do Trajano. Porque outro dia ele subiu nas tamancas, quando alguém reclamou por email de que o melhor do futebol estava indo para o HDTV – que na Sky é cara para cacete – ele resolveu “justificar”, explicando que aquilo só acontecia por força de contrato. E que também estava cansado de tanta reclamação. Ué.. ele não é diretor daquela bagaça? Na empresa onde trabalho, quando as pessoas vem reclamar comigo – e eu lido direto com o publico – eu nunca falo que as coisas são assim mesmo e vê se não me enche saco, pelo contrario, eu insisto que elas façam a reclamação pelos canais competentes – ouvidoria, fale conosco, etc….Por isso Felipe, não se iluda.

  49. Andre disse:

    Grande vitoria.

    Parabens.

    Mas ainda nao comparo com a volta do Ronaldo de maneira alguma. Nao conheco no esporte mundial tamanha historia de superacao.

    Helinho tinha talento e saude de sobra para voltar a correr. ELe teve e sorte isso sim. Diferente de perseveranca, esforco fisico, superacao mesmo, nao e?

  50. Acho que ele quebra o Recorde do AlUnser Sr., Rick mears e do SImpático A. J. Foyt.

    Só não sei se a Danica ou o Kanaan ganham antes…
    MAs espero REALMENTE que ele pague os impostos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *