quarta-feira, 22 de julho de 2009 23:21 55 comentários
É sempre bom ver um desses em plena atividade… Quem mandou a foto foi o blogueiro Edgard Georges. O bichão estava no terminal de ônibus do Jabaquara, na zona sul de SP.
Prezados, A FNM, foi uma iniciativa do Presidente Getúlio Vargas em tentar modernizar o país, infelizmente, os entreguistas e corruptos inviabilizam o progresso do Brasil; tanto isso é verdade, que se observarem bem vão constatar que somos exportadores basicamente de soja, café e minérios, não existe uma máquina, automóvel, caminhão ou locomotiva de tecnologia nacional.
E é exatamente isso que as grandes potências querem, importar nossas matérias primas a preço de banana e exportar seus produtos manufaturados com alto valor agregado. Ou seja continuamos a ser a mesma colônia dos tempos de do descobrimento. PQP, como somos burros; mas esperar o que de um povinho que só pensa em futebol, carnaval e novelas.
paulo sergio
11 anos atrás
amigo aqui em sao paulo prximo rodovia dos anhanguera tem um fnm trucado bom pra reformar esta a venda
Sempre gostei muito dos FNMs e ainda hoje me lembro nitidamente daquele ronco peculiar do motor. Acho que foi um caminhão sem igual na sua época. Mas a importância social, política e econômica da Fábrica Nacional de Motores se estendeu para além disso. Representava um sonho nacional em termos de aquisição de tecnologia e versatilidade no transporte de cargas. Tantas foram as variantes do modelo D 11 000.
Atualmente pesquiso bastante sobre os FNMs e estou construindo uma mini linha de montagem para modelos de chapa prensada na escala 1:25. Quem quiser dar uma olhada no projeto o link é http://www.oficinaaberta.com.br/montagem/fnm_a/fnm_a.asp
Comentários e críticas são muito bem vindos.
Abraços
DANILO
14 anos atrás
MEU AVO TEVE VARIOS FNM A FOTO TA BONITA REGULA O VARAO DO CAMBIO DA UM TRABALHO GRANDE
aqueles com duplo eixo-esterçante dianteiro , na década de 70, eram o máximo. Passei por um, meio derrubado mas ainda valente, na marginal pinheiros a uns 2 ou 3 dias. E a fábrica era em Xerém- RJ, que alias merece uma visita do intrépido Indiana Gomes. E tem também a revenda mais linda do mundo,em vidro e concreto, bem anos 60, que ficava na Dutra, perto de Resende, sobre uma elevação. Pena que foi demolida. Acho que a foto já foi postada aqui.
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás
A fábrica ficava em Xerem, baixada fluminense e foi usada pela Ciferal industria de carrocerias de onibus. Como toda empresa governamental, a corrupção corroeu em benefícios de poucos e dos grandes. Só pra constar!
Igor Canavarro
14 anos atrás
Acho que os FNM da era Isotta-Fraschini não tem mais nenhum “vivo”. Mas FNM-Alfa Romeo… Garimpando ainda se vê. Ah! Os Feneme mais novo são da Iveco (A Fiat adquiriu o espólio da FNM depois da falência da mesma e os Feneme ganharam o logotipo da Iveco até sairem de linha e a marca de caminhões italiana dar adeus ao mercado brasileiro em 83. Ou 84 não me recordo).
claudio cesario
14 anos atrás
esta maravilha é do rapido brasil e serve aqui na garagem da empresa no jabaquara
petrafan
14 anos atrás
a fábrica da FNM fica no estado do RJ, se não me engano na subida da serra de petrópolis.
não faço idéia do que teria sido feito dela.
eu também tinha um misto de medo e admiração pelos fenemes quando era pequeno.
meu tio era caminhoneiro e tinha um igual a esse, mas acho que mais antigo.
li há muito tempo que o motor foi projetado para ser estacionário, daí o regime baixo de rotações e o altíssimo torque em baixa.
se não me engano a versão original não passava de 110 cv.
e um funcionário que tive me disse que o câmbio tinha uma característica que o permitia ser montado ao contrário. às vezes um mecânico se enganava e montava o câmbio ao contrário, o que fazia todas as marchas à frente ficarem à ré, e a ré ser a única à frente.
patrick
14 anos atrás
este fnm parece ser militar ou ja foi do exercito este verde não me engana
Jeambro
14 anos atrás
Lembro-me de ver os motoristas dos FNM, nas grandes subidas, prá fora das cabines, com um pé no assoalho do caminhão e outro no degrau de acesso, marcha reduzida engatada, toco de madeira em cima do acelerador, mão direita no volante e esquerda segurando a porta aberta. Dizem que nessa condição, com o caminhão a 5 km/h nas subidas o calor na cabine era tanto que queimava os cabelos da canela no motorista.
Ô sofrimento.
Isso sem contar nos pedaços de vigas de madeira que eles soltavam e vinham rebocando atrás das rodas traseiras desde o começo do subidão prá o caso de errar uma marcha e o caminhão voltar. Antigamente a vida de caminhoneiro não era fácil não. Hoje também não, mas só pelos horários ultra-apertados, pois os caminhões de hoje são mais confortáveis do que carros.
Lim Mesquita Campos
14 anos atrás
Reportagem do “Siga Bem Caminhoneiro” (SBT), com um FeNeMê 1969, com portas suicida e equipado pelo proprietário com dois eixos dianteiros esterçáveis(!):
A fábrica da FNM é a mesma ocupada hoje pela Maxion em Cruzeiro/SP ?
Flavio, como mando umas fotos para você ? Qual o e-mail ?
Renato
14 anos atrás
Este caminhão me faz lembrar de meu avô que nos contava a infâme piada do português que, ao acordar pela manhã no dia de Natal e e ver um caminhão FNM na porta de sua casa achou que era seu presente, pois via na sigla FNM as iniciais de “Feliz Natal Manoel”.
Agradeço por me lembrar de meu avô.
Renato
chico.bravo
14 anos atrás
Concordo com o Alex B. Continua uma porcaria. Vemos muitos desses quebrando na Marginal Tiete próximo ao terminal de cargas. Depois neguinho reclama do transito e nao sabe porque. Porque tem FNM quebrado no fim da Marginal.
Caraca, eu adorava ver um FENEME na rua quando era pequeno. O ronco do motor é uma beleza de se ouvir, imponente e sem igual. Gostava tanto que meu pai me presenteou com um caminhãozinho de madeira – comprado na Menino Deus Brinquedos, em Piçarras (SC) – que tinha FNM desenhado na frente. Lembro que não era lá tão parecido, mas eu curti um monte.
É, tem gente que gosta de dor de cabeça…Apesar de ressaltar-se o aspecto antigomobilista, era uma porcaria de caminhão! Pronto, disse! Mandem chumbo!
Zans
14 anos atrás
Putz, meu Pai teve um alfa 180, depois um D-11000, e por fim teve um 190, tudo que temos hoje é graças a eles. Hoje ele anda de Volvo…mas de vez em quando bate na tecla dizendo, a meu FNM…..abraços
Marcio K
14 anos atrás
Um dos roncos de motores mais lindos que existem. Respeito.
Luis Filipe
14 anos atrás
dificil de ver um desses inteirão …. e parece estar bem conservado esse aí …
André Buriti
14 anos atrás
Nesse site dos FNM´s que o pessoal citou tem muita coisa interessante, inclusive como fazer um desses andar mais rápido, com diferencial passo longo e uma turbina, hoje um caminhão tem que andar na faixa de 80/90 na estrada o FNM mal passava de 60 carregado, mas nas costas deles boa parte do país foi construído.
Brasília foi feita por eles, em viagens de uma semana por estradas atravessando fazendas e pastos, consertando os problemas que apareciam improvisando até calço de couro no lugar de bronzina, quem viveu essa época sabe o que esse bichos aguentavam.
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás
Por acaso alguém tem a foto do primeiro automóvel brasileiro feito de FNM ? O PINAR de 1951. O sr. Miklos Stammer é referencia nacional em se tratanto de FNMs, atualmente deve
estar morando ainda no Paraná, estado fenemense. FG, você
precisa ter um desses para se divertir um pouco com as trocas
de marchas em duas alavancas e no tempo. Ah, dizem ainda que
este caminhão não freiava mas também não corria nada, era só
descer e colocar o calço nas rodas.
victor freire
14 anos atrás
uma vez eu vi um desses no supermercado onde meu pai trabalhava, se não me engano de uma fábrica local de doces e extrato de tomate. estava acabado, mas ainda impunha respeito.
Marcão
14 anos atrás
Ai moçada. De Alfa Romeo, Alfão, Sapão, FNM (Fabrica Nacional de Motores), João Bobo ou Barriga D’água, chamem como quiser, entendo um pouquinho, até porque tive duas maquinas desta, o primeiro era um Alfa 180 76 verde, e o outro era azul escuro 78, ambos muito original e super conservado, e até hoje sinto vontade de pilotar um novamente, mas ta difícil, pois sumiram estes caminhões, e quando se acha um em bom estado, que daria pra matar a saudade, obviamente que o dono não vai emprestar pra gente dar uma voltinha por ai, e só quem já dirigiu este bicho, sabe do que to falando. Saudades…
Uma vez ouvi um motorista de caminão no interior perguntar a outro: Voce nunca pissuiu um Arfa? Então pissói procê vê!!!
Carregava muito mas quebrava muiiito!
Mário Mesquita
14 anos atrás
Putz, lindo, né? A cara não lembra o “carro mamute” do Speed Racer?
Ei, o encontro do Conde de Linhares nao tinha acabado…
xandico
14 anos atrás
Esse é forte heim. Aqui na região de Campinas sempre aparecia um vendendo tijolos produzidos em Bragança Paulista.
Já andei num tbm, parece um tanque de tanta força !
JP
14 anos atrás
Putz!
Esse caminhão me provocava orgamos antes mesmo de eu saber o que era mulher,rsrs
Era um misto de medo e admiração. A “cara” de trem e o ronco mais brutal da face da terra!
Marcelo Iannarelli
14 anos atrás
Eita, o FeNeMê!!!! Lembro-me de quando os caminhões de lixo da prefeitura em S. Paulo, eram esses modelos, cinzas.
Luis16v
14 anos atrás
Esse bixão aí é conhecido pelos caminhoneiros de “João Bobo”……… tudo o que você colocar em cima ele carrega!!!
bixo brabo. rs.
luidhi
14 anos atrás
Legal, o famoso João Bobo. Tudo que você coloca em cima ele leva.
FNM, ARFA ROMEU, 180,210…VENHAM APRA APUCARANA E ARAPONGAS PR, AQUI TEM BASTANTE…
GERALDO CASSELLI JR.
14 anos atrás
LINDO.SEMPRE PROCURO UM DESSES NA RUA.QUANDO CRIANÇA,ADORAVA VER OS “FENEMES´´GEMENDO NAS DESCIDAS,USANDO “ENCERADOS LOCOMOTIVAS´´.
charly
14 anos atrás
Dá-lhe D-11
Sipoli
14 anos atrás
Flávio, sugiro que uma reportagem do Limite seja feita no prédio da Eletropaulo no Cambuci, Rua Lavapés 463, não sei se eles tem os carros dos quadros guardados, mas nos quadros nas paredes eles descrevem perfeitamente os carros utilizados pela empresa em 1936, 1941 e etc, muito bons os quadros!
David Porto
14 anos atrás
Coincidência ou não, no meu e-mail para o Limite desta semana sugeri pra o quadro Indiana Gomes sobre a FNM, seria uma pista? Abraços!!!
Ander - F1
14 anos atrás
Dá prá ver uns 3 ou 4 s na Vl Carioca e na Henry Ford..Abraço
Nivaldo
14 anos atrás
Lindo,
Taí Gomes, esse podia ser mais um tema para o `Indiana Gomes`, que tal?
Gabriel de Amorim
14 anos atrás
Pois é… é Alfa.
Mas em Cataguases/MG, cidade próxima de onde eu vivo, tem um FNM na garagem da viação Dorico que atende como guincho até hoje!!!! E ronca mais alto que meu avô!!!! Lindo de se ver…
Abraços!!!
Roberto Martinez
14 anos atrás
Meu tio tinha um Alfa desses vermelho, “Romeu e Julieta”. Puxava gasolina de aviação. Uma vez, eu e meu primo, bem moleques , fomos junto com ele em Congonhas descarregar. Muito show, no trânsito era reduzida com a mão esquerda, apoiando o braço no volante, e câmbio na direita, ao mesmo tempo. Parecia que ele passaria por cima dos fusquinhas e outros. No aeroporto cheguei a entrar num DC-3 que estava “jogado” num canto . Lembro que foi próximo ao antigo prédio da Vasp.
Jackie Fã do (O(###)O) #96 , Futura Ex- Fã do [O]===[O] #69 Meianov LADARGH !!!!!
14 anos atrás
Quando era criança morria de medo desse caminhão !!
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás
FENEME…
Rodrigo Moraes
14 anos atrás
Curiosamente, ontem eu estava buscando um antigo pra comprar e achei um Scania 62 lindo. Se eu chegar com um negócio desses em casa eu sou um homem morto, motivo pelo qual repasso o contato para quem tiver uma mulher mais compreensiva: http://www.ateliedocarro.com.br/Detalhe.aspx?id=scania62 .
Ricardo Leite Lopes
14 anos atrás
Sou fã dos FNM, os primeiros Isotta Fraschini que tinham frente bicuda eu confesso que nunca vi ao vivo. Mas os Alfa, que são todos os FNM cara chata, são o estado da arte em caminhões. Devia haver um memorial FNM pois não é exagero dizer que o Brasil moderno foi todo construído nas costas dos FNM.
Os FNM têm um barulho característico e mesmo quem não conhece caminhão reconhece.
Este da foto é série D11.000 que teve diversos modelos chamados de variantes, essa grade menor, começou no modelo 1967. Em 1972 a FNM lança o FNM 180 com varias inovações e fácil de reconhecer pois tem a grade em relevo e não tem ganchos. Em 1973 a FIAT comprou a FNM continua fazendo o FNM 180 até 1977 quando muda o emblema e o nome para FIAT 180. Em 1979 a fiat monta o FIAT 190 com mecânica FIAT, marcando o fim dos FNM.
No Museu Militar Conde de Linhares, onde temos o melhor encontro mensal de antigos do RJ, é possível ver o protótipo Cutia (com U mesmo e não O), feito pela FNM. Dá pra notar algumas peças de JK, como o painel e as rodas centrais das esteiras (só o miolo). Bem interessante!
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Prezados, A FNM, foi uma iniciativa do Presidente Getúlio Vargas em tentar modernizar o país, infelizmente, os entreguistas e corruptos inviabilizam o progresso do Brasil; tanto isso é verdade, que se observarem bem vão constatar que somos exportadores basicamente de soja, café e minérios, não existe uma máquina, automóvel, caminhão ou locomotiva de tecnologia nacional.
E é exatamente isso que as grandes potências querem, importar nossas matérias primas a preço de banana e exportar seus produtos manufaturados com alto valor agregado. Ou seja continuamos a ser a mesma colônia dos tempos de do descobrimento. PQP, como somos burros; mas esperar o que de um povinho que só pensa em futebol, carnaval e novelas.
amigo aqui em sao paulo prximo rodovia dos anhanguera tem um fnm trucado bom pra reformar esta a venda
Sempre gostei muito dos FNMs e ainda hoje me lembro nitidamente daquele ronco peculiar do motor. Acho que foi um caminhão sem igual na sua época. Mas a importância social, política e econômica da Fábrica Nacional de Motores se estendeu para além disso. Representava um sonho nacional em termos de aquisição de tecnologia e versatilidade no transporte de cargas. Tantas foram as variantes do modelo D 11 000.
Atualmente pesquiso bastante sobre os FNMs e estou construindo uma mini linha de montagem para modelos de chapa prensada na escala 1:25. Quem quiser dar uma olhada no projeto o link é
http://www.oficinaaberta.com.br/montagem/fnm_a/fnm_a.asp
Comentários e críticas são muito bem vindos.
Abraços
MEU AVO TEVE VARIOS FNM A FOTO TA BONITA REGULA O VARAO DO CAMBIO DA UM TRABALHO GRANDE
ola, boa tarde, sera q/ ainda esta a venda?
Eu trabalho ao lado desse terminal de ônibus.
aqueles com duplo eixo-esterçante dianteiro , na década de 70, eram o máximo. Passei por um, meio derrubado mas ainda valente, na marginal pinheiros a uns 2 ou 3 dias. E a fábrica era em Xerém- RJ, que alias merece uma visita do intrépido Indiana Gomes. E tem também a revenda mais linda do mundo,em vidro e concreto, bem anos 60, que ficava na Dutra, perto de Resende, sobre uma elevação. Pena que foi demolida. Acho que a foto já foi postada aqui.
A fábrica ficava em Xerem, baixada fluminense e foi usada pela Ciferal industria de carrocerias de onibus. Como toda empresa governamental, a corrupção corroeu em benefícios de poucos e dos grandes. Só pra constar!
Acho que os FNM da era Isotta-Fraschini não tem mais nenhum “vivo”. Mas FNM-Alfa Romeo… Garimpando ainda se vê. Ah! Os Feneme mais novo são da Iveco (A Fiat adquiriu o espólio da FNM depois da falência da mesma e os Feneme ganharam o logotipo da Iveco até sairem de linha e a marca de caminhões italiana dar adeus ao mercado brasileiro em 83. Ou 84 não me recordo).
esta maravilha é do rapido brasil e serve aqui na garagem da empresa no jabaquara
a fábrica da FNM fica no estado do RJ, se não me engano na subida da serra de petrópolis.
não faço idéia do que teria sido feito dela.
eu também tinha um misto de medo e admiração pelos fenemes quando era pequeno.
meu tio era caminhoneiro e tinha um igual a esse, mas acho que mais antigo.
li há muito tempo que o motor foi projetado para ser estacionário, daí o regime baixo de rotações e o altíssimo torque em baixa.
se não me engano a versão original não passava de 110 cv.
e um funcionário que tive me disse que o câmbio tinha uma característica que o permitia ser montado ao contrário. às vezes um mecânico se enganava e montava o câmbio ao contrário, o que fazia todas as marchas à frente ficarem à ré, e a ré ser a única à frente.
este fnm parece ser militar ou ja foi do exercito este verde não me engana
Lembro-me de ver os motoristas dos FNM, nas grandes subidas, prá fora das cabines, com um pé no assoalho do caminhão e outro no degrau de acesso, marcha reduzida engatada, toco de madeira em cima do acelerador, mão direita no volante e esquerda segurando a porta aberta. Dizem que nessa condição, com o caminhão a 5 km/h nas subidas o calor na cabine era tanto que queimava os cabelos da canela no motorista.
Ô sofrimento.
Isso sem contar nos pedaços de vigas de madeira que eles soltavam e vinham rebocando atrás das rodas traseiras desde o começo do subidão prá o caso de errar uma marcha e o caminhão voltar. Antigamente a vida de caminhoneiro não era fácil não. Hoje também não, mas só pelos horários ultra-apertados, pois os caminhões de hoje são mais confortáveis do que carros.
Reportagem do “Siga Bem Caminhoneiro” (SBT), com um FeNeMê 1969, com portas suicida e equipado pelo proprietário com dois eixos dianteiros esterçáveis(!):
http://www.youtube.com/watch?v=CB_PhYiOR-0&feature=related
A fábrica da FNM é a mesma ocupada hoje pela Maxion em Cruzeiro/SP ?
Flavio, como mando umas fotos para você ? Qual o e-mail ?
Este caminhão me faz lembrar de meu avô que nos contava a infâme piada do português que, ao acordar pela manhã no dia de Natal e e ver um caminhão FNM na porta de sua casa achou que era seu presente, pois via na sigla FNM as iniciais de “Feliz Natal Manoel”.
Agradeço por me lembrar de meu avô.
Renato
Concordo com o Alex B. Continua uma porcaria. Vemos muitos desses quebrando na Marginal Tiete próximo ao terminal de cargas. Depois neguinho reclama do transito e nao sabe porque. Porque tem FNM quebrado no fim da Marginal.
Agora, dirigir um bicho desse é outra coisa. Esse vídeo dá uma amostra. http://www.youtube.com/watch?v=fY3hHHlHPU0
Caraca, eu adorava ver um FENEME na rua quando era pequeno. O ronco do motor é uma beleza de se ouvir, imponente e sem igual. Gostava tanto que meu pai me presenteou com um caminhãozinho de madeira – comprado na Menino Deus Brinquedos, em Piçarras (SC) – que tinha FNM desenhado na frente. Lembro que não era lá tão parecido, mas eu curti um monte.
F_eia!?N_ão M_esmo!
parabens André Grigorevski!!!
visitei o site que indicou e as fotos são barbaras!!! – ( http://alfafnm.wordpress.com/ )
abraço a todos!
(FG merece materia do Indiana Gomes….)
É, tem gente que gosta de dor de cabeça…Apesar de ressaltar-se o aspecto antigomobilista, era uma porcaria de caminhão! Pronto, disse! Mandem chumbo!
Putz, meu Pai teve um alfa 180, depois um D-11000, e por fim teve um 190, tudo que temos hoje é graças a eles. Hoje ele anda de Volvo…mas de vez em quando bate na tecla dizendo, a meu FNM…..abraços
Um dos roncos de motores mais lindos que existem. Respeito.
dificil de ver um desses inteirão …. e parece estar bem conservado esse aí …
Nesse site dos FNM´s que o pessoal citou tem muita coisa interessante, inclusive como fazer um desses andar mais rápido, com diferencial passo longo e uma turbina, hoje um caminhão tem que andar na faixa de 80/90 na estrada o FNM mal passava de 60 carregado, mas nas costas deles boa parte do país foi construído.
Brasília foi feita por eles, em viagens de uma semana por estradas atravessando fazendas e pastos, consertando os problemas que apareciam improvisando até calço de couro no lugar de bronzina, quem viveu essa época sabe o que esse bichos aguentavam.
Por acaso alguém tem a foto do primeiro automóvel brasileiro feito de FNM ? O PINAR de 1951. O sr. Miklos Stammer é referencia nacional em se tratanto de FNMs, atualmente deve
estar morando ainda no Paraná, estado fenemense. FG, você
precisa ter um desses para se divertir um pouco com as trocas
de marchas em duas alavancas e no tempo. Ah, dizem ainda que
este caminhão não freiava mas também não corria nada, era só
descer e colocar o calço nas rodas.
uma vez eu vi um desses no supermercado onde meu pai trabalhava, se não me engano de uma fábrica local de doces e extrato de tomate. estava acabado, mas ainda impunha respeito.
Ai moçada. De Alfa Romeo, Alfão, Sapão, FNM (Fabrica Nacional de Motores), João Bobo ou Barriga D’água, chamem como quiser, entendo um pouquinho, até porque tive duas maquinas desta, o primeiro era um Alfa 180 76 verde, e o outro era azul escuro 78, ambos muito original e super conservado, e até hoje sinto vontade de pilotar um novamente, mas ta difícil, pois sumiram estes caminhões, e quando se acha um em bom estado, que daria pra matar a saudade, obviamente que o dono não vai emprestar pra gente dar uma voltinha por ai, e só quem já dirigiu este bicho, sabe do que to falando. Saudades…
Uma vez ouvi um motorista de caminão no interior perguntar a outro: Voce nunca pissuiu um Arfa? Então pissói procê vê!!!
Carregava muito mas quebrava muiiito!
Putz, lindo, né? A cara não lembra o “carro mamute” do Speed Racer?
Ei, o encontro do Conde de Linhares nao tinha acabado…
Esse é forte heim. Aqui na região de Campinas sempre aparecia um vendendo tijolos produzidos em Bragança Paulista.
Já andei num tbm, parece um tanque de tanta força !
Putz!
Esse caminhão me provocava orgamos antes mesmo de eu saber o que era mulher,rsrs
Era um misto de medo e admiração. A “cara” de trem e o ronco mais brutal da face da terra!
Eita, o FeNeMê!!!! Lembro-me de quando os caminhões de lixo da prefeitura em S. Paulo, eram esses modelos, cinzas.
Esse bixão aí é conhecido pelos caminhoneiros de “João Bobo”……… tudo o que você colocar em cima ele carrega!!!
bixo brabo. rs.
Legal, o famoso João Bobo. Tudo que você coloca em cima ele leva.
FNM, ARFA ROMEU, 180,210…VENHAM APRA APUCARANA E ARAPONGAS PR, AQUI TEM BASTANTE…
LINDO.SEMPRE PROCURO UM DESSES NA RUA.QUANDO CRIANÇA,ADORAVA VER OS “FENEMES´´GEMENDO NAS DESCIDAS,USANDO “ENCERADOS LOCOMOTIVAS´´.
Dá-lhe D-11
Flávio, sugiro que uma reportagem do Limite seja feita no prédio da Eletropaulo no Cambuci, Rua Lavapés 463, não sei se eles tem os carros dos quadros guardados, mas nos quadros nas paredes eles descrevem perfeitamente os carros utilizados pela empresa em 1936, 1941 e etc, muito bons os quadros!
Coincidência ou não, no meu e-mail para o Limite desta semana sugeri pra o quadro Indiana Gomes sobre a FNM, seria uma pista? Abraços!!!
Dá prá ver uns 3 ou 4 s na Vl Carioca e na Henry Ford..Abraço
Lindo,
Taí Gomes, esse podia ser mais um tema para o `Indiana Gomes`, que tal?
Pois é… é Alfa.
Mas em Cataguases/MG, cidade próxima de onde eu vivo, tem um FNM na garagem da viação Dorico que atende como guincho até hoje!!!! E ronca mais alto que meu avô!!!! Lindo de se ver…
Abraços!!!
Meu tio tinha um Alfa desses vermelho, “Romeu e Julieta”. Puxava gasolina de aviação. Uma vez, eu e meu primo, bem moleques , fomos junto com ele em Congonhas descarregar. Muito show, no trânsito era reduzida com a mão esquerda, apoiando o braço no volante, e câmbio na direita, ao mesmo tempo. Parecia que ele passaria por cima dos fusquinhas e outros. No aeroporto cheguei a entrar num DC-3 que estava “jogado” num canto . Lembro que foi próximo ao antigo prédio da Vasp.
pra quem gosta de “feneme” , como eu,
http://alfafnm.wordpress.com/old_historia/
Quando era criança morria de medo desse caminhão !!
FENEME…
Curiosamente, ontem eu estava buscando um antigo pra comprar e achei um Scania 62 lindo. Se eu chegar com um negócio desses em casa eu sou um homem morto, motivo pelo qual repasso o contato para quem tiver uma mulher mais compreensiva: http://www.ateliedocarro.com.br/Detalhe.aspx?id=scania62 .
Sou fã dos FNM, os primeiros Isotta Fraschini que tinham frente bicuda eu confesso que nunca vi ao vivo. Mas os Alfa, que são todos os FNM cara chata, são o estado da arte em caminhões. Devia haver um memorial FNM pois não é exagero dizer que o Brasil moderno foi todo construído nas costas dos FNM.
Os FNM têm um barulho característico e mesmo quem não conhece caminhão reconhece.
Este da foto é série D11.000 que teve diversos modelos chamados de variantes, essa grade menor, começou no modelo 1967. Em 1972 a FNM lança o FNM 180 com varias inovações e fácil de reconhecer pois tem a grade em relevo e não tem ganchos. Em 1973 a FIAT comprou a FNM continua fazendo o FNM 180 até 1977 quando muda o emblema e o nome para FIAT 180. Em 1979 a fiat monta o FIAT 190 com mecânica FIAT, marcando o fim dos FNM.
Por acaso, ontem eu encontrei esse site excelente sobre a FNM: http://alfafnm.wordpress.com/
No Museu Militar Conde de Linhares, onde temos o melhor encontro mensal de antigos do RJ, é possível ver o protótipo Cutia (com U mesmo e não O), feito pela FNM. Dá pra notar algumas peças de JK, como o painel e as rodas centrais das esteiras (só o miolo). Bem interessante!