FOTO DO DIA

SÃO PAULO (vejam as cores!) – Largada do GP da África do Sul de 1975, em foto enviada por Humberto Corradi. Pace na ponta, não? Lindos os carros, todos diferentes entre si, grid maravilhoso. De horrível, o fato de a F-1 correr num país que oficialmente adotava um regime de segregação racial. A F-1 foi o último esporte de caráter mundial a deixar a África do Sul. Não sei como é que os pilotos aceitavam correr lá. Mesmo sabendo que, em geral, esportistas são alienados e desinteressados de tudo que não é seu esporte, é incrível saber que nenhum boicotava essa prova. E tinha gente politizada nesse meio.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fênix-voador
Fênix-voador
14 anos atrás

É Flavio Gomes

Os tempos mudaram, nesas época “havia” o tal apartait na Africa do Sul e os carros de F1 eram mais versateis e dinâmicos sem contar o talento das feras, hoje os F1 são tecnologicos e a Africa do Sul palco deste Gp, e atualmente deu show de apresentação na Copa das Confederações e será palco da proxima Copa do Mundo..espero voltar a ver a F1 no continente africano..isso mostra porque a bandeira quadriculada é o simbolo da igualdade entre o preto e o branco…mas gostei dessa foto…

MSM
MSM
14 anos atrás

É tanto dinheiro e interesses financeiros, que os pilotos não tem voz firme, os patrocinadores e as equipes acabam obrigando os pilotos a participarem.
Belos carros, infelizmente a F1 Histórica tanto anunciada pela Poderosa, não correrá por aqui.

Everson Abreu
Everson Abreu
14 anos atrás

Outra coisa, esqueçam uma possível reforma dessa pista original. Todo o setor que corresponde a curva Leeukop, passando pela Reta das Tribunas, The Kink, Reta dos Boxes, Crowthorne e Barbecue Band; viraram um conjunto habitacional. Interlagos ainda tem jeito ( por enquanto ), esa aí, nunca mais. Caramba, mataram minhas pistas prediletas.

Everson Abreu
Everson Abreu
14 anos atrás

O Kyalami antigo era um incrível circuito no sentido horário. O atual é uma merda de pista, no sentido anti-horário. Anti-horários legais mesmo, só o Intelagos antigo, e esse novo da Turquia que é bem legal também.

Everson Abreu
Everson Abreu
14 anos atrás

Antonio, o amarelo é o Surtees do John Watson.

B. Soler
B. Soler
14 anos atrás

Esse GP contou com a participação do Sul Africano David Charlton num Mclaren.
Jackie Petrorious e mais outros sempre tomavam parte dessas corridas. Não faziam feio, John Love (Rodhesia) liderou a corrida até 7 voltas do fim em 1967.

O regime do apartheid tinha dessas coisas, extrema riqueza e extrema pobreza. A África era o único país do mundo a ter um campeonato particular de F1 Os pilotos andavam muito quando chegava à época do GP. (negro na pista só para limpar o autódromo dizia Emerson chocado).

Aos poucos a F1 africana foi decaindo. Jackie Pretorius morreu depois de agonizar três semanas em um hospital devido aos ferimentos recebidos durante um assalto 31 de março deste ano. A sua mulher foi assassinada da mesma maneira alguns anos antes.

Leonardo Felix
Leonardo Felix
14 anos atrás

“…é incrível saber que nenhum boicotava essa prova. E tinha gente politizada nesse meio.”

A Ligier já chegou a boicotar essa prova, se não me engano.

Vamos ao carro:

1 – Brabham de José Carlos Pace
2 – Brabham de Carlos Reutemann
3 – Tyrrell de Jody Scheckter
4 – Ferrari de Niki Lauda
5 – Tyrrell de Patrick Depailler
6 – Lotus de Ronnie Peterson
7 – March de Vittorio Brambilla (laranja)
8 – Parnelli do Mario Andretti (vermelho e branco)
9 – Ferrari do Clay Regazzoni
10 – esse amarelo e preto eu não sei
11 – Hesketh do James Hunt
12 – McLaren do Emmerson Fittipaldi
13 – Lola do Rolf Stommelen

para trás, só consigo ver que tem uma Shadow e a McLaren do Jochen Mass, láá atrás. O resto não consegui identificar pela distância.

JORJÃO
JORJÃO
14 anos atrás

Esta foto e do não seria docalendario da goodyear 1975?.

Lucas Carioli
Lucas Carioli
14 anos atrás

Acho que eles aceitavam correr porque o circuito era mesmo muito muito legal.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Vamos tentar tirar o pó da memória. Pace, Lole, Jody Scheckter, Lauda, Depailler, Peterson, Brambilla (meu carro favorito), Andretti, não lembro (amarelo), Hunt, Regazonni, Emerson, Brise, Ian Scheckter, Jarrierm Donahue. O resto não dá pra ver. Tudo de cabeça, sem pesquisa nenhuma, juro. Mas foi fácil. Aprendi a acompanhar F1 vendo esses carros. Ô saudade.

Edivaldo Fernandes (Diadema)
Edivaldo Fernandes (Diadema)
14 anos atrás

Flávio duas coisas.
Você relata que os corredores eram alienados quanto a segregação. Lembro do Senna questionar o problema racial e ameaçar não correr mais na Africa e tempos depois houve a exclusão do calendário.
Hoje os compromissos de todos envolvidos na categoria são prioridades no faturamento e, não dão a minima para o as dificuldades “alheia” o que interessa é o bolso cheio.
Grande Edgard, abraço.

Alehand
Alehand
14 anos atrás

Um guard rail pífio e apinahdo de gente separava os boxes da reta, e isso é Formula 1.
Outro dia fui expulso pelo segurança de Interlagos, “só” porque estava com meu filho de 5 anos na reta, com o cabeção pra fora das grades, vendo os carros da Fórmula São Paulo passarem.
Os tempos mudaram muito, ainda bem. E pra quem acha que eu estou questionando a atitude do segurança, não estou não, ele estava coberto de razão. Mas eu não poderia privar meu moleque de poder, nem que por uma vez na vida e na Fórmula São Paulo, enfiar o cabeção e ver um fórmula passar a 1 metro da cara dele. Prometo não fazer mais, hehehe.

luis antonio da matta machado
luis antonio da matta machado
14 anos atrás

Gente, por favor ,segregação RACIAL , oficialmente, ou seja, por determinação de um governo, é o fim do mundo. Isto não é politicazinha, como disse alguém aí. Tem que fazer muita pressão mesmo e usar o esporte que é a coisa mais democrática que existe, é uma grande arma sim. Tem que misturar sim. Acordem pessoas.

Walter S.
Walter S.
14 anos atrás

Grande foto!
Kyalami era meu circuito predileto!
Conheci o original (esse da foto) e o estragado. Não tem nem comparação!
Kyalami tinha uma característica curiosa: conforme a temperatura baixava, o grip da pista ia diminuindo…diminuindo…então tinha que acertar o carro bem mole, para andar muito da metade da corrida para a frente.
Foi assim que Hulme venceu Emerson em 1972 e Beltoise marcou o último pódio da BRM na F-1 em 1974.
Mesmo nesse ano da foto, Jody Scheckter se aproveitou dessa mudança para bater Reutemann por menos de 4 segundos. Pace, que largu da pole, teve que parar nos boxes e voltou endiabrado, batendo o recorde da pista várias vezes, mas acabou em quarto lugar, grudado no câmbio da Tyrrell de Depailler.

Para a Equipe foi uma enorme decepção, pois Wilsinho nem largou.
O carro já era só 1 segundo mais lento que os F-1 “normais”, mas mesmo em penúltimo (o Velho Hill bateu sua Lola e não completou o treino do sábado) o carro estava na balada dos que andavam na rabeira.
No treino da manhã quebrou alguma coisa no motor e não deu tempo para trocar…
Cara, o Tigrão urrou e berrou com todo mundo naquele dia! O representante da Cosworth foi se esconder no box da Tyrrell para não levar uns safanões!

Outras eras…outras gentes…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Bela lembrança Edgard, de uma Formula 1 em que essa pirâmide bestial de custos se sobrepõe a tudo e todos. É a vitória da obsolência planejada, aonde tudo nasce já com registro de óbito.
Não sei se é verdade mas ouvi diversas vezes que as placas processadoras 386 eram na realidade todas 486 e alguns circuitos eram “queimados” para diminuir sua capacidade, após alguns meses no mercado passaram a vender as placas sem esse dano, que se transformaram em 486, upgrade do mal…… se é realidade não sei, mas tem tudo a vêr com essa filosofia perversa que ainda reina hoje em dia.
outro capítulo é o indecente e indecoroso salário pago aos pilotos, ninguém abaixo de deus merece o salário que são pagos aos pilotos e aos atletas de ponta em geral, é um despropósito e um acinte a qualquer mortal, some-se a isso departamentos monumentais entupidos de engenheiros e aceclas, computadores de ultima geração trabalhando noite e dia.
Tudo isso pra quê? para ter dois carros na pista? É muito pouco…… esse maravilhoso grid aí de cima é a prova disso. Carros belíssimos , projetos interessantes, sem pit-stop, sem trayllers de 30 andares com 20 refeitórios e 200 poporta-vozes, sem 50 milhões de dólares de depósito sabe se lá pra que… J.C Pace no intervalo entre uma prova e outra vinha ao Brasil para correr etapas de Divisão 1 para defender um leite menos aguado para as crianças, alguém já pensou na inimaginável hipótese do Pé de Chinelo ou o Massa precisarem fazer isso?
Quem deu o tiro no pé não foi a Formula 1, foi a humanidade em geral, a mais valia, só a grana é que conta, acabou o amor e o entusiasmo. O futebol virou uma merda com um bando de debilóides bilionários e suas ridículas camisas com mensagens de Jesus. Nada contra a fé de ninguém, mas é bem melhor fazer do que aparecer, a honestidade e a bondade são critérios que devem ser analisados na terceira pessoa quer seja do singular ou do plural, não vale você dizer que é honesto e bonzinho, quem tem que falar isso são os outros….. chega!!! já falei demais…..

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
14 anos atrás

Flávio,

A Ligier chegou a não participar de corridas na África do Sul, não?

Mário Gasparotto
14 anos atrás

Pilotos de Fórmula-1 são pilotos de Fórmula-1 em qualquer época. O negócio era,e é, entrar no carro e pilotar. No máximo falam algumas coisas que interessam as suas equipes e olhe lá. Mas, “tirando” este lamentável fato histórico, a pista de Kyalami era fantástica!

JONAS
JONAS
14 anos atrás

na mesma época a F1 corria em paises como o Brasil e Argentina, ditaduras militares…..vide o post que vc mandou sobre a prova de F1 de Brasília….

Edgard
Edgard
14 anos atrás

Que belíssima imagem, como era ‘plástica’ de verdade a F1!!! E, de longe, a Brabham BT44 do Pace e Reutmann, o mais lindo da F1 na minha opinião, sempre achei isso, e era um ótimo carro tb.

Tantas coisas incríveis…esse Brabham correu por 3 temporadas, algo inimaginável na F1 de hoje. Sem querer ser muito saudosista, além dos carros em si que proporcionavam soluções menos padrões, tinha-se melhores pilotos. Agora, quanto à politização…

FG, concordo com um blogueiro que disse algo a respeito da China. Este país vitimizou e continua vilipendiando os direitos humanos, e nem por isso alguém pensou em não correr por lá. Claro que estão errados, mas infelizmente toda a humanidade parece ser regida pelas cifras… Dá até para recordar aquele papel ridículo que o FHC fez quando presidente, negando-se a receber oficialmente o Dalai Lama em BSB, apenas para não prejudicar as relações comerciais com a China, esta mesma que massacrou e matou cerca de 1 milhão de tibetanos ao longo de sua ocupação ilegal desde 1951… então, não daria mesmo para esperar politização desta turma da F1, ainda mais em 1975. Pena.

Mas, tb em 1975, outro grande clássico da música rolava pelo planeta… “Wish You Were Here”!!! Também não se faz mais música como o Floyd…sniffffffff!!!

Grande foto, abraço!

Thiago Sabino
Thiago Sabino
14 anos atrás

Ih, se começar com essa frescuraiada de misturar esporte com política, com situação social, não rola nem bolinha de gude em lugar nenhum do mundo.

Todo lugar tem mazelas, cambada!

Se pontuar a participação de determinado esporte em determinado lugar, não acontece NADA.

Nem na Dinamarca, nem Suécia, nem Finlândia…

Melhor atermos ao momento da foto. Aliás, Belissima foto hein Humberto! Mais uma né!

A do Copersucar ainda tá aqui até hoje como protetor de tela.

Abraços.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Flávio, apesar de ter uma visão social e política bem parecida com a sua, acho honestamente que a política e o esporte não devem se misturar.
Entendam bem!!!!!! estou falando o evento em sí, e não a posição dos atletas ou pilotos em si. os boicotes por pressões políticas nos deram de presentes dua Olimpíadas horriveis que foram as de 1980 em Moscow e a de 1984 em Los Angeles. Sempre achei que o esporte de alguma forma serve de colírio para as vistas cansadas do povo e não devem ser maculadas com eventos externos, mal comparando seria como você levar um Lap top para o cinema com a familia, sei que a comparação é estúpida e existem muitos mais ingredientes envolvidos mas ainda acho que a melhor forma é o desvinculo do esporte dessas áreas mais conturbadas da nossa difícil convivência, mas ao mesmo tempo acho que os esportistas enquanto ídolos e idolatrados pelo mundo afora podem e devem se solidarizar com essas causas.

Peixe
Peixe
14 anos atrás

A.., e a F1 correr aqui no Brasil e na Argentina quando tinha a ditadura?
Com um monte de gente sendo morta, torturada e tal…
Acho que se a os pilotos resovelssem não correr, não ia ter mudado nada.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Um dos melhores anos da F1 : 1975

Léo Engelmann
Léo Engelmann
14 anos atrás

Meu, olha a quantidade de gente que tem atrás do guard-rail, colado na pista… Imagine se uma roda desses carros escapa…

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

Tenho más lembranças dessa reta… Essa é a reta do morto mais rápido da F1! Um dos (se não o mais) acidentes mais estúpidos da F1

Pra quem não sabe…
http://www.youtube.com/watch?v=73jmsTtMgjQ&feature=related

Igor
Igor
14 anos atrás

Flavio, vc também acha horrivel a F1 correr na China, onde não há diretos humanos….?

jovino
jovino
14 anos atrás

A questão da secregação racial existe disfarçadamente em todo canto do mundo, mas ela não é só do branco em relação ao negro não, é também do negro em relação ao branco e pior ainda, do negro para o negro
Agora, a pior segregação em relação aos negros aqui no Brasil é a instituição de cotas para universidades e todos aceitam numa boa, para mim, uma forma de se segregação, de incapacitar o próprio negro, mas esta é uma questão polêmica e acho melhor falar de automobilismo que é bem melhor.
Adorei a foto e já está no meu descanço de tela. Estes Brabham são lindos e é um dos modelos mais bonitos para mim e esta fase da formula 1 foi uma das melhores, pois além de ter carros lindos e diversicados modelos, ainda eram muito competitivos.
Jovino

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
14 anos atrás

Como era boa a F1. Carros diferentes entre sí, cada equipe com uma solução, grids cheios. Alguns tipos interessantes entre os pilotos (Rega, Brambilla, Hunt, p.ex.). Aos pouquinhos foi sendo pasteurizada, carros, pilotos e pistas, ficando meio insonsa. Deve haver uma dose de saudosismo, mas era muito mais interessante.

Camilo Fontana
Camilo Fontana
14 anos atrás

se pintar todos os carros da mesma cor, ainda dá pra saber quem é quem!

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

“Mesmo sabendo que, em geral, esportistas são alienados e desinteressados de tudo que não é seu esporte, …”

Clap, clap, clap…

Finalmente um jornalista esportivo admite isso sobre os esportistas.
A maioria baba ovo e chama de “genio”.

Leonardo
14 anos atrás

Pra mim esse Martini/Brabham do Pace tem o desenho mais legal de todos os F1. As cores também, mas nesse quesito empata com o Lotus 72D do Emerson.

Falando no Pace, o pessoal do BestCarsWebsite fez uma homenagem a ele na seção Homens&Máquinas. Vale a pena ler.

Marcvs Avrelivs
Marcvs Avrelivs
14 anos atrás

Este circuito antigo de Kyalami era excepcional. Tinha uma longuíssima reta em descida e uma subida forte antes desta mesma reta dos boxes. A volta era bem rápida! Depois da “reformulação” entrou para a galeria dos circuitinhos sem graça que campeiam a FIA.

Dú
14 anos atrás

Sem comentários. Em uma semana sem Históricos F1, e Interlagos sendo capado novamente.

luis antonio da matta machado
luis antonio da matta machado
14 anos atrás

Infelizmente, a grana sempre fala mais alto, e chegar a ser piloto de F1 naqueles anos não era tão fácil (como ainda não é), mas talento ainda era a primeira condição. Outros tempos.

Rodrigo Dias
14 anos atrás

Se eles boicotassem, seriam demitidos.

Steve
Steve
14 anos atrás

Me desculpa, mas qual o problema de correr em um país onde há segregação racial????? Brasil não é assim???? Não, diria nosso amigo. Não o carai!!!!!!! É uma segregação branca, mas latente. Ninguém gosta de ter seu espaço invadido pelo “povão”. E mesmo assim vamos sediar a Copa do Mundo!!!!!!!!!!! Aliás, nessa Copa, se quisermos que algum esporte mundial volte prá cá, deveremos nos portar como se brasileiros não fôssemos, ou seja, COM EDUCAÇÃO!!!!!!!!!
Isso irrita. Pior que gente que é contra determinada credo ou cor, é gente que se faz a favor…
Att.