INTERLAGOS ARENA

SÃO PAULO (tem volta?) – Notícia enviada pelo Leonardo Engelmann: a SPTuris abriu uma licitação para que sejam feitas obras em Interlagos que transformem o autódromo numa monumental arena para shows, com capacidade para até 300 mil pessoas.

Se não atrapalhar as corridas, razão de existência do autódromo, tudo bem. Se der lucro, melhor ainda. Mas desconfio que acaba de uma vez por todas com qualquer chance de, um dia, o traçado original ser refeito, ou ao menos ter parte dele reaproveitada.

Sejamos honestos, porém. A pista original nunca voltará, mesmo. O que vocês acham?

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jairo N. Dias
Jairo N. Dias
14 anos atrás

Olha… Um autódromo, para se pagar, nesses dias de hoje, ainda mais no Brasil, tem que ser versátil. Infelizmente, a realidade é essa.
A proposta “arena” (Pra 300 mil pessoas? Exageraram na maconha! XD) pode coexistir com o autódromo, desde que não inviabilize a área destinada às corridas.

Já quanto ao traçado antigo, infelizmente só posso falar uma coisa: O jeito vai ser escolher um terreno com a topografia parecida com a de Intrerlagos e fazer o traçado antigo do zero. É a única opção viável.

Magdalena
Magdalena
14 anos atrás

Não é possível pensar em megashows sem estragar a vida dos moradores dos alrededores com o barulho e os disabores da sujeira resultante, insegurança, falta de locais para estacionamento, banheiros, etc.
A praça localizada no Anhangabau foi construída com essa finalidade, por que não a utilizam para os mega shows criando condições para que a entrda seja paga se é renda o que deseja obter nosso Sr. Prefeito?.
Deixem o autódromo de Interlagos ser o que seu nome indica somente e não criem condições para que as empresas que organizam os megashows lucrem ainda mais.

Muller
Muller
14 anos atrás

Como alguém escreveu, Interlagos pode e deve coexistir sim, como já acontece com circuitos na Europa há muitos anos.

Jacarepaguá é um caso à parte. As obras do PAN só serviram de desculpa.

Agora, sobre o traçado antigo… esse já era, falta só alguém remover a terra para todos nos darmos conta…

Aylton  Hoenen
Aylton Hoenen
14 anos atrás

MONUMENTAL ARENA PARA SHOWS!

Meu Deus,nossos idolatrados pilotos que já se foram, devem estar se revirando (com todo respeito),em seus respectivos jazigos

Deus tenha piedade de nós…….

Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues
14 anos atrás

Só para ilustrar…em Donnington tem festival de rock desde 1980. Primeiro se chamava Monsters of Rock e agora Download Festival. Nurburgring tem o Rock am Ring desde os anos 90. Fuji também é usado para shows. Dá pra fazer a Arena e manter o circuito. Não dá para comprarar com o que aconteceu aqui no RJ. Jacarepaguá já havia sido assassinado pelas autoridades antes das obras do PAN, com ZERO de investimento em automobilismo. Interlagos tem contrato com a F1 até 2014 ou 2015 se não me engano. Acho que dá para coexistir.
Grande abraço.

Zamuner
Zamuner
14 anos atrás

Só espero que não acabe, como Jacarepaguá.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Querem acabar como o Templo!!!!!!!! Cambada!!! Estão com ciumes do Rio! Parei (by Trajano)!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Eu ainda acredito.
E já deixei de acreditar em papai noel, em político honesto, em almoço grátis.
Não nos esqueçamos que, caso Interlagos não pague suas próprias contas, torna-se inviável economicamente, então todos os cidadãos pagam a diferença.
A verdade é que, graças ao brilhantismo dos dirigentes que há séculos pilotam o automobilismo tapuia, só corridas não mantém em pé uma área pública de 1 milhão de metros quadrados.
Tenham a certeza que um único show do Iron Maiden proporcionou retorno maior do que 10 provas do Campeonato Paulista para o autódromo. É essa a verdade.
Gostaria muitíssimo de ser purista, de ter um espaço exclusivo para corridas, de que nosso Templo servisse apenas às nossas missas velozes. Mas não é economicamente viável.
Dá pra restaurar o circuito original? Claro que sim.
Dá pra conviver com outras atividades? Isso já ocorre.
O que não pode é o povo paulistano subsidiar com seus impostos sagrados o divertimento de poucos pilotos e o enriquecimento indecente de meia dúzia de dirigentes.
Cadê o público? Onde está a divulgação e real incentivo para que o automobilismo e o motociclismo se pague, sem depender de outras fontes de receita?
O importante é que a festa acabou. Agora tem que dar lucro.
Caso houvessem categorias com centenas de pilotos, público pagante de milhares de pessoas, aficcionados e centenas de profissionais vivendo de corridas, ñinguem pensaria em outras fontes de receita.
O modelo está errado, conceitualmente. É isso que precisa mudar.
A administração cumpre seu papel como jamais foi feito, e isso é um fato incontestável.
Como poucos, amo muito aquele espaço, sua história e seus fantasmas.
Por isso, ainda acredito na restauração do circuito e de provas ocorrendo lá.

Luis Gozzani
Luis Gozzani
14 anos atrás

Eu acho que o conformismo é o que faz o Brasil ser um país de político corruptos, que fez com que Jacarepagua virasse o que virou, conformismo é o pecado da nação…
Eu não fico feliz com isso, mesmo sabendo que é uma fonte de dinheiro para o autódromo, por que tenho certeza que o dinheiro arrecadado lá não vai ajudar em nada o decrépto automobilismo brasileiro.

Iverson
Iverson
14 anos atrás

Legal,

Aí a parada gay poderia ser lá.

E não no estádio do Morumbi.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
14 anos atrás

olha, eu não tenho esse sonho de restaurar o traçado antigo.
Mas acharia uma boa, se Interlagos pudesse ter 2 ou 3 traçados diferentes.

Agora, pq não pegam o dinheiro, e fazem uma arena só pra shows? não é mais facil? tem tanto lugar por ai!

Agora, se não for atrapalhar as corridas, tudo bem, mesmo pq, ter shows lá tem muitos pontos contras….diga se o último do Iron Maiden, e o KISS há 10 anos trás. era lama que não acabava mais, dificil de chegar, dificil de ir embora, longe que só a porra, etc..

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

O traçado antigo resgatado ou boa parte dele, seria um sonho, mas confesso que nunca botei fé que isso poderia ocorrer.
Quanto a praça de shows, acho que além de robalheira com as obras e interesses ocultos, vai estragar tudo!

Pedro
Pedro
14 anos atrás

sooorte nossa que o Scaglionne nao esta no comando dessa joça…PORQUE EU QUERO ACREDITAR QUE A GESTAO ATUAL NAO VAI DEIXAR ACONTECER O MESMO OQ ACONTECEU COM JACAREPAGUA…nao é Flavio Gomes??? diz que sim, diz que sim!

pq se todos os medos dos comentaristas acima se realizarem, ai sim acabou o automobilismo e todas as esperanças de remoralizar o esporte que já chegou a ser o mais respeitado de todos

dai o FG vai vender o Meianov, (já que andar na rua com ele é crime, por exesso de decibeis) e comprar um barquinho, uma vara, e ir pescar no leito do Tietê, pq ai nao vai mais compensar se estressar com o automobilismo brasileiro (boooa sugestao, vai dizer que não?)

Pedro
Pedro
14 anos atrás

voltar o traçado antigo??

ahh FG, se os shows começarem a render mais que corrida, esqueça até do traçado atual e de um futuro traçado meu caro.

todo mundo sabe que sempre tem um arabezinho, ou qualquer grupo corporativo de corpo nenhum louquinho pra mater a marreta em tudo oq ver pela frente e construir algo digamos assim…”mais atraente e dinamico financeiramente, em tempos de crise”

(dai sim eu quero ver um blogueiro em um dia de furia!)

Sergio Gallo
Sergio Gallo
14 anos atrás

Xiii…. o César Maia andou por aí?

Fernando Honda
Fernando Honda
14 anos atrás

Arena + Autódromo = Jacarepaguá

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

É, pelo jeito acharam o jeito de oficializar a tomada de Interlagos por aquele padreco mequetrefe, para que ninguém mais reclame dele fazer show lá, afinal, vai ter palco pronto. No caso do autódromo, sou completamente contrário a que seja usado para shows, não é compatível como é em um estádio, por exemplo.

E claro, quem tá adorando isso é aquela elitezinha babaca do Pacaembu e adjacências, que finalmente vão ficar livres do que tanto incomoda seus nobres ouvidinhos… pelo argumento dessa gente empolada, Interlagos, como é autódromo e é lá no fim do mundo, pode ter show e todas as confusões e tal.

Mas também, idéias como essa só podem surgir mesmo de um governo municipal que, por exemplo, bota procurador de justiça idiota em secretaria de transportes para ficar inventando decisões babacas e imbecis como essa das proibições aos ônibus fretados, que vão é botar mais carros na rua.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
14 anos atrás

MINHA SUGESTÃO :

FAZER DE INTERLAGOS UM AUTÓDROMO DE VERDADE.
CONSTRUIR MAIS UNS DOIS TRAÇADOS, PERFAZENDO TRES CIRCUITOS DIFERENTES PARA DIFERENTES TIPOS DE PROVAS. AUMENTAR O NÚMERO DE PROVAS E CAMPEONATOS : CARROS DE RUA E DE CORRIDA, MONOPOSTOS, FÓRMULA TRUCK, MOTOS, TORNEIO DE ARRANCADAS, CORRIDAS NOTURNAS, ETC…,ETC…
FAZER UM MUSEU PERMANENTE DE CARROS DE CORRIDA, ÁREAS DE LAZER, RESTAURANTES, BARES, ÁREAS PARA ENCONTROS DE CARROS ANTIGOS OU ESPECIAIS – TIPO TUNADOS, RAROS, ESPORTIVOS, ETC…ETC…
FAZER DE INTERLAGOS UM COMPLEXO “COMPLETO” PARA OS AMANTES DO AUTOMOBILISMO, MOTOCICLISMO, CICLISMO , DERIVADOS DO ESPORTE A MOTOR OU NÃO. PODERIA ATÉ TER CORRIDAS DE PATINS, A PÉ – MARATONAS, ETC…

É ISSO AÍ !

AG

Squa
Squa
14 anos atrás

Precisa explicar para os “entendidos de plantão” (que nunca pisaram em Intelagos), que o traçado antigo não inviabiliza o traçado atual. É só olhar e ver que é possível sua reativação com poucas mudanças, talvez uma chicane antes da 3, pra diminuir a velocidade e estudar uma alternativa pro Sargento, o resto tá lá.

Agora, se deixar na mão do pessoal daquela cidade que só tem morro e bandido, vão construir uma arena multiuso entre o Bico do pato e o Mergulho, e pra aproveitar o traçado é so juntar o Pinheirinho até o Café, fica ó, uma beleza.

Jonny'O
Jonny'O
14 anos atrás

Sou totalmente contra ,vão fazer cagada e vai atrapalhar até na F1 ,podem apostar .

Interlagos antigo não deve ser tocado até que apareça alguém e coloque um pouco de dinheiro lá para reativar o melhor traçado de todos os tempos !

Acho até que alguns eventos como a regularidade poderia ser realizado no traçado antigo ,pra falar a verdade acho que se tem muita frescura , é só alguém lembrar das provas da extinta Cart onde os velozes Indycars corriam em pistas cheias de remendo ,saltos e emendas de asfalto com concreto ,totalmente fora do padrão da F1 , e ninguém reclamava .

Claro que alguém vai dizer ,mas a curva do sargento não esta mais lá , tudo bem , coloquem umas barreiras de pneus e façam a curva como se faz em circuito de rua , ainda pode se fazer corridas em circuitos de rua não é ?

Outra sugestão seria oferecer para o pessoal da F Truck , eles reformam e depois correm de graça .Nada mais justo.

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Tb acho inviável refazer o traçado original, muito embora eu gostasse muito mais do que o atual. Só temo que aconteça algo como fizeram no Rio, e mutilarem Interlagos de vez.

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
14 anos atrás

É como voce falou,uma cidade que não existe mais ! Essas “remendações” são tipicas de povo pobre que no lugar de deixar o que esta pronto envelhecer bem conservado,vai logo cortando,remendando,fazendo um puxadinho,adaptando e acima de tudo especulando ao maximo quando o assunto é terra e imovel.O Carcara e o Fitti Porsche a exemplo desse metodo pobre foram desmontados,cortados,aproveitados e sucateados assim como estão fazendo com o autodromo.Fazer um autodromo novo aos moldes da formula 1 num lugar mais amplo fora da cidade sairia muito mais barato,isso se as obras nunca fossem ultra/super/faturadas.

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Monumental Arena? Hum, sei não.

Jacarepaguá está ai para servir de exemplo…

Pacheco
14 anos atrás

Eu sempre quis rever o traçado antigo ativo novamente. Claro que para F-1 isso era quase impossível, mas outras categorias poderiam fazer exibições na pista.
Mas shows, talvez, sejam mais rentáveis que os carros, pelo menos entre nós. Espero, como disse o Flávio Gomes, que isso não atrapalhe as corridas.

Ros
Ros
14 anos atrás

Sou arquiteto, e para mim essa proposta é uma das mais absurdas que eu já ouvi.
É uma tentativa de recriar Hillsborough em Interlagos.

Quem foi no show do Iron Maiden no início desse ano (a prefeitura alegou público de 63.000 pessoas, os organizadores 100.000, mas parecia ter perto de 200.000) sabe que Interlagos comporta, no máximo, um quarto das 300.000 pessoas pretendidas, sendo que mais do que isso incide no risco de mortos por esmagamento na saída (novamente, volto ao show para servir de exemplo. não houve casualidades por sorte, e só sorte).

Quanto ao tombamento, citato em um dos comentários acima, como critério para o processo de tombamento poderia ser usado as atividades realizadas por “pessoas históricas” (forçando um pouco, algo análogo à “Casa de Oswaldo Cruz” ou à “Casa da D. Yayá”), e à relevância e pertinência dentro do contexto histórico da cidade de São Paulo.
Não vejo muitas dificuldades de entrar com o processo.

Por outro lado, não sei se o tombamento seria de interesse dos administrados do autódromo e da prefeitura. Entravaria as possibilidades de alteração no conjunto.

Fowler T. Braga Filho
Fowler T. Braga Filho
14 anos atrás

Bom, além do que já foi dito, acho que São Paulo precisa de uma alternativa para grandes eventos. A Paulista não suporta mais Parada Gay, Final de Ano, etc. nem o Anhangabaú.
Interlagos pode sim, ser uma alternativa interessante e mantém uma arrecadação extra para a administração garantir melhores condições para o público ( corridas ou shows), e transporte coletivo.

lello lentini
lello lentini
14 anos atrás

Tenho certeza que vão estragar tudo,e também atrapalhar o calendário das provas,e o Alfredo Gehre ta certo ,vão dar privilegio p/ os shows afinal é braziuziuziu !

Renato
Renato
14 anos atrás

Arena de shows naquele fim de mundo que não tem como chegar?
Quem foi no show do Maiden ou do Kiss de 99 sabe do que estou falando. É um absurdo fazerem shows no autódromo de Interlagos.
Não tem transporte público como metrô que leve com comodidade até este local, De ônibus nem pensar também já que a Av. Interlagos a cada dia que passa está mais caótica com trânsito parado em toda sua extensão. Levei cerca de 2 horas para percorrer a avenida de carro no dia do show do Maiden no último Março e não tem como fugir já que não existem rotas alternativas, amigos que foram de ônibus não chegaram a tempo do início do show mesm saindo de casa 4 ou 5 horas antes do início… Sou fã do grupo inglês mas jurei nunca mais assistir shows naquele local mesmo se eles retornarem a Interlagos…

Isso tem cara de desculpinha esfarrapada pra inventarem obras sem pé nem cabeça e superfaturá-las… duvido que utilizem muito essa Arena ridícula, no fim vai acabar igual as obras do Pan em Jacarepaguá, sucateadas e acabando de uma vez por todas com o autódromo…

Mais um absurdo colossal de nossa administração pública… uma vergonha…

Paulo S. Calzado.
Paulo S. Calzado.
14 anos atrás

Desculpem, já escreveram a mesma coisa acima, mas infelizmente tem tudo mesmo para teminar em Jacarepagua II, o que seria ruim demais. Ou perdi alguma coisa e já esta dando para acreditar em promessa de politico.

Júnior
Júnior
14 anos atrás

Bem, se eles fizerem algo seguro, tudo bem. No show do Iron Maiden, em março, não ter acontecido uma tragédia foi um milagre. Divulgaram 40 mil pessoas, quando 100 mil pessoas estavam lá. Todas as pessoas entraram apenas por um portão e também saíram pelo mesmo e único. Sem contar no lamaçal que virou aquilo lá antes do show. Se forem fazer isso, pensem seriamente na segurança e acesso das pessoas, porque se for como no show do Maiden este ano, vai morrer gente fácil fácil.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
14 anos atrás

Aí se tiver um show da XUXA e uma corrida das “Mil Milhas” para um mesmo final de semana, adeus corrida !!!

Será o fim do autódromo, podem escrever !

O circuito antigo é viável sim ! Poderiam coexistir ambos os traçados. É questão de boa vontade ( da prefeitura investir neste projeto…dinheiro é que não falta ! ) e um pouco de inteligência por parte das pessoas envolvidas. Existem alguns projetos já em andamento…Vamos torcer…

AG

vitão
vitão
14 anos atrás

foi só começarem a chamar o autodromo de templo que aquele pradeco dos infernos quis fazer uma igreja dentro do terreno. Vade retro ! Agora, uma forma de bloquear isso e refazer a pista original é pedir o tomabamento da pista como bem cultural, como fizeram com o pinico do pacaembú. Aí vai ter neguinho pulando muidinho. O problema é que o processo de tombamento custa umas certa grana, precisa de laudo de arquiteto, engenheiro ambiental, historiador, etc.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
14 anos atrás

Eu ia perguntar como andava a idéia de restaurar parte ou circuito antigo inteiro para F1, lembro que esta idéia havia tomado certa forma neste blog no ano passado, inclusive com desenhos do traçado e tudo mais…
Pelo jeito minha pergunta foi respondida.

JORJÃO
JORJÃO
14 anos atrás

o interlagos antigo, é um mero sonho, mais como se diz aqui no ceara, o que dinheiro e peia não resolver, é porque foi pouco.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
14 anos atrás

Oi Flpavio! Oi pessoal!

eu também assinei o abaixo assinado para recuperar o traçado antigo.

Será que este “palco” não vai tirar a visão de parte da pista…

Será o começo do fim…. Jacarepaguá começou desta forma: Mexeram um pouco, aqui, alí e terminou naquela sobra de autódromo, muito diferente do que era no passado.

PQP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ricardo Bifulco

Dú
14 anos atrás

Jackie, mais um pouquinho de calma nesta hora.
Senão vai para o beléléu.
Cambada de filhos da puta.

Washington
Washington
14 anos atrás

Vem ai Jacarepaguá II … já vi esse filme e sem que não tem final feliz

Seven
Seven
14 anos atrás

Sérgio, pode ser Woodstock ou encontro evangélico…

Rodrigo T. Lamonato
Rodrigo T. Lamonato
14 anos atrás

E os planos levados a Roberto Seixas e Chico Rosa? Fiquei bastante animado, e parece que alguma energia havia sido gasta em torno de tal projeto, inclusive com conversar sobre viabilidade com os administradores em questão.

E então? FG?, o Ceregatti está em qual estágio nessa cruzada?

Ceregatti? (desculpas se eu escrevi seu sobrenome errado).

LBM
LBM
14 anos atrás

Nunca mesmo ! E equela idéia da extensão com a antiga três / quatro e a velha ferradura?

Acarloz
Acarloz
14 anos atrás

Nunca, certeza.

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira
14 anos atrás

Quem sabe assim melhoram o acesso e fazem uma linha de metrô ou um transporte mais decente. Há alguns anos eu ganhei um ingresso do site grande prêmio (sim!) para assistir ao treino de sábado da F1. Foi aí que descobri como o acesso é ruim.

dcoelho
dcoelho
14 anos atrás

Ótimo! Melhor investir no autódromo transformando ele em algo multiuso (tendência de diversas arenas esportivas, como campos de futebol e ginásios) do que deixá-lo às moscas. O traçado antigo é algo que nunca irá voltar.

Jackie  Fã do (O(###)O)  #96 ,  Futura Ex- Fã do LADARGH  #69 Meianov !!!!!
Jackie Fã do (O(###)O) #96 , Futura Ex- Fã do LADARGH #69 Meianov !!!!!
14 anos atrás

Dú ??

Bala na agulha dos outros, né !!

Dos que se vendem !!

Vai rolar muita granaaaaa !!!

Dú
14 anos atrás

Muita calma! Ser rentável? Não estava sendo?

Josiel Barreto
Josiel Barreto
14 anos atrás

O traçado original era fantástico e competitivo, depois criaram o S da bicha e foi tudo por agua a baixo.

Os traçados hoje são “autorama” demais, nada que faça o piloto aparecer, apenas os carros. Porisso a “competição” está essa titica. Não acontece nada…

Mas eu não acredito que alguém consiga trazer a velha Interlagos de volta. E Silvestone também era fantástica até fazerem aquela lambança….

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
14 anos atrás

Mesmo não atrapalhando as corridas, poderá criar obstáculos às datas, ou seja, o Campeonato Paulista pode passar a ser disputado em dias como terça-feira de carnaval, domingo de páscoa, dias das mães ou dos pais e em 25 de dezembro…

Julio
Julio
14 anos atrás

Traçado original? Meu Deus, alguém ainda acredita nisto? Passou gente, o traçado é o atual, poderá ter uma modificação aqui ou alí, mas o traçado original não tem mais espaço na atual F1, gostemos ou não, todos os circuítos do mundo foram “encolhidos” ou modificados de alguma forma, faz parte da F1, não adianta nutrir esperança por algo morto. A Arena seria uma ótima, vale lembrar, que assim não teríamos mais shows na pista, estragando o gramado…

O Autódromo Nelson Piquet está do geito que está mais por descaso e falta de grandes corridas por lá, ele se tornou “comum”, como todos os nossos demais autódromos, esta é a verdade, nós só temos um autódromo moderno, é Interlagos… antes que digam que sou paulista desmerecendo o Rio, sou gaúcho.

Fernando Passos
14 anos atrás

O traçado original hoje seria impossível de ser utilizado. Muito perigoso para os padrões e carros de hoje, infelizmente… Para aceitá-lo, teriam de fazer inúmeras desapropriações para áreas de escape, ou seja, impossível…

Na minha modesta opinião, é preferível que o traçado antigo acabe de vez na transformação da arena, desde que esta ajude a sustentar o traçado atual, que mesmo “fatiado” ainda é muito bom!

Vejamos Jacarepaguá, sem nada que o sustentasse, foi assassinado… Uma arena em Interlagos poderá tornar o palco nacional do automobilismo em um lugar lucrativo ou, pelo menos, que não dê tanto prejuízo…

Eventos para mantê-lo não faltarão… Shows de Rock, Shows evangélicos, Passeata Gay, etc etc etc… gente pra ocupar o lugar não faltará…

Infelizmente, em um paralelo meio mórbido, é como se tivesse que amputar algum membro de uma pessoa para que ela continue vivendo…

É isso!

Falou!

Dú
14 anos atrás

Vamos brincar. Balha na agulha é tudo!