TODT X VATANEN

SÃO PAULO (vote!) – Está oficializada a candidatura de Jean Todt à presidência da FIA. O francês, ex-imperador da Ferrari, à frente do time italiano nos anos mais bem-sucedidos da história de Maranello na F-1, tem um passado ligado ao esporte. Começou em ralis, disputou o Mundial (como navegador), dirigiu a Peugeot tanto em provas off-road como no asfalto, ganhou quase tudo por onde passou. Mas, na FIA, não vai competir, e sim tentar controlar os competidores — que conhece tão bem.

Todt é situação. Foi indicado por Max Mosley. A candidatura de oposição também vem do mundo dos ralis, o finlandês Ari Vatanen, um dos grandes pilotos de sua época, que ganhou experiência política recentemente como deputado do Parlamento Europeu.

Boa disputa. Para o esporte, porque são duas figuras que conhecem o assunto. Para as outras atividades da FIA, sei lá. Talvez indiquem assessores para cuidar de cintos de segurança, airbags e placas de estrada — não há ironia aqui, o trabalho da FIA no universo do automóvel é importante, embora tenha menos visibilidade.

Em quem você votaria? Eu escolheria Vatanen. Todt rói (acho que ainda tem o acento, que lixo, essa reforma) as unhas. Acho meio nojento o jeito que ele rói as unhas.

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos "Takuma" Sato
14 anos atrás

Vatanen! Vatanen! Vatanen! Vatanen! Vatanen! Vatanen! Vatanen!

WRC no lugar da F1, nas transmissões de TV!!!!!

Vatanen! Vatanen! Vatanen! Vatanen! Vatanen! Vatanen! Vatanen!

Silvio Taka
Silvio Taka
14 anos atrás

Só voto se for no Lula!!!

Lionel
14 anos atrás

Flavio disse :
Eu escolheria Vatanen. Todt rói as unhas. Acho meio nojento o jeito que ele rói as unhas.

É que o Flavio não sabe o que o Vatanem ” rói ” …risos….

e o horário não permite informar …
abraços Lionel

Valter Prieto
Valter Prieto
14 anos atrás

Vatanen. Um cara acostumado aos maus caminhos. Todt também era ralizeiro, mas já pode se aposentar desse mundo automotivo.

Josaurelio Medina
Josaurelio Medina
14 anos atrás

Todt é francês, indicado por Mosley e tem figura de Napoleão.
Sou Vatanen desde criancinha.

Alex Martins
Alex Martins
14 anos atrás

Todt rói as unhas como eu. Voto nele!

Lionel
14 anos atrás

To em duvida não sei se votaria em VATADT ou TODTANEN…

Savio
Savio
14 anos atrás

Escolheria Vatanen.

MSM
MSM
14 anos atrás

Escolheria o Vatanen. Foi um grande piloto de rallye e dizem que está fazendo um bom trabalho político, juntando os dois, seria um grande avanço para a FIA como um todo. Porém, infelizmente acho que o Todt ganha devido a força que teve a frente na Ferrari, e é aí que está o problema, ele e o Montezemolo (que é da FOM) administrando a FIA, tendo a Ferrari como beneficiada nessa união.

EduardoRS
14 anos atrás

Como diria o Obama… “Vatanen é o cara”. Primeiro, por ser um cara totalmente isento em relação a briga de belezas entre chefes de equipe. Segundo, por ser oposição (hay govierno? soy contra!), terceiro, porque ele sabe muito bem o que se passa com quem fica entre o volante e o assento. A parte burocrática da FIA pode ser muito bem administrada por assessores, mas ele seria perfeito pra parte esportiva, na minha opinião.

Mas… acho que o Todt ganha. Vai ter lobby muito forte de Mosley/Bernie/Montezemolo.

Manfred W.
Manfred W.
14 anos atrás

Vatanen.

Victor
Victor
14 anos atrás

Vatanen, porque ele tem bolas de aço.

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Pois é…, essa reforma ortográfica é só pra encher a paciência…..!!!! Pra nós que já aprendemos e falamos português normalmente até que tudo bem…, agora imagina explicar pra quem tá aprendendo agora que se escreve “ideia”, mas se fala “idéia” (com o som aberto)…

Cranio
Cranio
14 anos atrás

Eu acho muito estranho o fato de um Mosley comprar brigas fortes e depois se retirar dizendo, “meu companheiro Todt será o meu fiel sucessor”… Ninguém está enxergando que a Ferrari será mais poderosa a partir de 2010 com Montezemolo na FOTA e Todt na FIA??? Só falta chamar o Schumacher pra GPDA.

Vatanen já!

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
14 anos atrás

Gomezzz, traz aí a história dos dois – Em 89, Todt jogou uma moeda pra definir quem venceria a prova, o Vatanem ou o Ickx, no Paris-Dakar.

marcelo martinez
marcelo martinez
14 anos atrás

Quanto à reforma ortográfica: eu continuo usando a ortografia antiga, pois tenho uma enorme dificuldade de entender, p.ex., uma frase com o verbo “pára ” sem o acento. Vai ver que sou meio burro mesmo.

Quanto à eleição da FIA: TANTO FAZ! Sinceramente, acho que vai continuar tudo do mesmo jeito. Pra mim ideologia foi só no século 20 (coitado do CHE). Agora, o que interessa é $$$$$$$$.

abs.

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

É, realmente que rói unhas não deve presidir nada… Muito menos algum federação de automóveis! :¬\

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Vatanen, é lógico. Onde deposito meu voto?

Joel_RS
Joel_RS
14 anos atrás

Vatanen por ter experiência na política e não ter vínculo com equipe nenhuma.

Agora Jean Todt Bonaparte só pelo fato de ser indicado pelo Mosley já é Duvidoso.

edu
edu
14 anos atrás

Vatanel parece não ter o rabo preso com ninguem….

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
14 anos atrás

O engraçado é que, como chefe da Peugeot, Todt resolveu que Vatanen ganharia o Paris-Dakar de 1989, obrigando Jacky Icks a comboiar o finladês até o final.

Marcelo CPS
Marcelo CPS
14 anos atrás

Essa é fácil!! Trata-se de curriculo: Enquanto o Voltaren teve sua carreira voltada para os Ralis, o Tody esteve tanto no WRC quanto na F1. Portanto, agregará mais experiência o candidato Tody. Questão de lógica.
Até porque é pedra cantada. Não se enganem os senhores achando que sua saída da Ferrari para….(?), onde? Pois é. Ficou numa espécie de ostracismo forçado para apagar, ou ao menos diminuir a associação de sua imagem à Maranello.
Ah! Sempre tem a desculpa de que trata-se de um cidadão Françês.

Abraços.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Vatanen…

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Vatanen.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
14 anos atrás

realmente o Todt não tem cara de quem aguentaria o cargo.
sei lá, imaginam ele de terno e gravata e tudo mais?
ele ficaria muito melhor fazendo papel do Pinguim no Batman…Todt é das trevas.
e francês….hummmmmmmmmmmmmmmm….lembram do último frances no comando neh.

LH
LH
14 anos atrás

Bem apropriado serem oriundos do Rali….

A FIA parece um Mar de Lama mesmo….

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Vatanen.

Fernando Passos
14 anos atrás

Flávio,

Votaria em Todt por alguns motivos:

1º – Ele foi diretor esportivo da Ferrari, além de ocupar outros cargos relacionados a carros de rua da marca, se não me engano;

2º – Piloto de Rally é louco, mas está com o volante e os pedais sob seu controle… Já o navegador é louco elevado ao quadrado pois passa pelas loucuras do piloto, sem ter o controle do carro, tendo que ler e estar concentrado nas indicações do caminho, ou seja, um navegador não teme a nada! Seria uma ótima indicação!

Negativamente, só o fato de ter um grande vínculo recente com a Ferrari que deixa aquela obscuridade.

Se for o Todt a Ferrari pode se dar bem ou mal… Bem caso o Todt puxe sardinha pra brasa deles ou mal caso o Todt prejudique-a para mostrar (erroneamente) que é um homem isento de tudo…

É isso

Valeu!

luiz
luiz
14 anos atrás

Com certeza todt
Mas Vatanem e muito bom tbm…

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Vatanen sem dúvida!
MAs acho que o francês é que leva.

Seven
Seven
14 anos atrás

O Rubinho, além de vice-presidente, vai ser o porta voz da FIA. Na hora de fechar os regulamentos técnico e esportivo para 2011 vai ser o disse, não disse, não era bem assim, talvez, estão me roubando, esse ano vai, e os regulamentos acabam saindo em 2018.

Igor D.
14 anos atrás

Vatanen, sem dúvida!!!!

E respondendo ao amigo Flávio Almeida, o Edgard Mello Filho tá trabalhando na Race TV, um excelente canal online.

Marco Doria
Marco Doria
14 anos atrás

Edgar de Mello Filho anda aparecendo no “Linha de Chegada”, do “Regi”. Malucon como sempre.

Quanto ao Vatanen, apesar de não roer as unhas, será que como bom finlandês enxuga uma aguinha destilada?

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

Voto no Vatanem, isto é, minha torcida é por ele. Acho que corredores de rali teem um comportamento esportivo mais direcionado à prova em sí do que a disputa com seus concorrentes. Acho isso importante para dirigir uma entidade do porte da FIA que a meu ver, forja um campeonato que estimula de forma errada a competição. Explico melhor. pelas regras, a competição ocorre entre equipes e pilotos mas nesse caso ocorre tambem entre oilotos do mesmo time. Isso, do ponto de vista do esporte, é uma distorção quase odiosa, porque permite ingerências dentro mesma equipe, com tendencias para um dos pilotos. Falam mal do Ron Dennis por seu humor, mas sempre foi um cara que permitia condições iguais para seus pilotos pelo menos no que se refere aos carros. Acho terrivel o que faz a Ferrari, A Renault, e agora a Brawn ( quebra cambio, freio diferente estratégias pré concebidas, etc.) Porisso estou deixando de torcer para a Brawn. Vou torcer para a Red Bull que neste aspecto tem sido irrepreensivel. Acho que cada equipe deveria ter apenas um piloto,para concorrer ao campeonato de pilotos, e o campeonato de FABRICANTES deveria ter um conjunto de normas independente, dentro do mesmo calendário.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
14 anos atrás

Vatanen, porque é diferente.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
14 anos atrás

Votanen. Todt é ferrarista.

Flávio Almeida
Flávio Almeida
14 anos atrás

No Vatanen, é mais politico e com certeza saberia lidar melhor com as vaidades dos diregentes da F1. Isso sem falar do lado piloto dele que sabe o que é necessário para uma boa categoria dar certo.

continunado ….
FORA GALÃO…

FG, onde anda o Edgard de Mello Filho?

Abraços

FL

Andre Decourt
14 anos atrás

Voto na oposição !

Luca Bastos
Luca Bastos
14 anos atrás

Todt é ligado com a Ferrari?

Se a F1 é Ferrari e as outras… então é Todt na cabeça.

Ainda mais porque roi as unhas com ou sem açento

A idéia do Rubinho para vice é boa. Mas não acham que a ligação dele com a asnática atrapalharia?

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Eu votaria em Todt.

Vanaten tem nome de remédio. Isso me dá enjôo…

Diogo M.
Diogo M.
14 anos atrás

Ari Vatanen!!

iago villar
iago villar
14 anos atrás

Votaria no vatanen também.

Mauro Domingos
Mauro Domingos
14 anos atrás

Flavio. não acha q ligação do Todt com a Ferrari atrapalharia???

Castor
Castor
14 anos atrás

Seu nojo por unha roida é realmente um excelente maneira de escolher em quem votar para presidente bda FIA…(rsss)

Rossano
Rossano
14 anos atrás

Flavio, o acento só caiu nas palavras paroxítonas, com ditongo aberto, por exemplo: alcateia, apoio, asteroide.
Portanto, dói ainda tem acento.

ba
ba
14 anos atrás

Sim, o trabalho da FIA nesses aspectos é imprescindível. Não à toa, é chamada de Federação Internacional do Automóvel, não só do automobilismo.

Seven
Seven
14 anos atrás

Minha chapa é esta:

Presidente – Galvão Bueno (ele entende de tudo)
Vice-presidente – Rubinho Barrichelo (é um bom vice, e arranja o que fazer em 2010)

jovino
jovino
14 anos atrás

Votaria no Vatanel, o maior piloto de Ralis de todos os tempos. Todt ainda tem ligações com a Ferrari .
Jovino

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Flávio…

É rói com acento. Rói é acentuado porque tem um ditongo aberto, neste caso, “oi”. Apenas em casos de ditongo aberto em palavras paroxítonas é que o acento será retirado (caso de “ideia”).

Curiosidade: A palavra herói é oxítona, portanto, não perderá o acento. Já a palavra “heróico” é paroxítona e atualmente é acentuada por causa do raio do ditongo aberto…., perderá o acento.

Isso é tudo que eu tenho a dizer sobra o chicotinho X FOTA….., terminando com uma piadinha infame…. que se FOTA esse briga que já encheu o saco!!!

Abraços

Tiago S.
Tiago S.
14 anos atrás

Eu votaria em Todt