AH, AS ASSESSORIAS…

SÃO PAULO (sardinhas) – Essa corrida da Estoque em Salvador está sendo engraçadíssima. As dezenas de assessorias de imprensa mandam depoimentos entusiasmados dos pilotos, todos dizendo que a pista é ótima e que a Bahia é demais. A Bahia é demais. Mas a pista, não. Os pilotos, na verdade, estão é reclamando muito do traçado, que não permite ultrapassagens e tem duas chicanes de pneus chamadas pelo Antonio Pizzonia de “surreais”.

A orientação, no entanto, é “global”: pintar tudo de cor-de-rosa e não magoar ninguém. É o que veremos domingo na TV, todo mundo falando bem de tudo, do mar, do Farol da Barra, da Ivete, do acarajé, do ACM.

De qualquer maneira, acho positiva a realização de uma corrida desse porte no Nordeste. A pista ser uma bomba não é algo que me surpreenda. A Estoque há um bom tempo se preocupa muito mais com forma do que com conteúdo — não tem cabimento, por exemplo, descobrirem no dia do primeiro treino que são necessárias duas ridículas chicanes de pneus, que possivelmente serão retiradas amanhã; é despreparo puro.

Mas eu dizia que acho positiva a corrida lá, porque é sempre legal mesmo uma corrida de rua, em que pesem as bobagens dos organizadores (ingressos caros, “praça do telão”, circuito pequeno, entrada dos boxes ruim e tudo mais). Atrai público, chama a atenção das pessoas, agita a cidade. Tomara que dê tudo certo e que o despreparo mostrado na confecção do traçado não seja regra, e que pelo menos a segurança de todos seja preservada.

Sobre as assessorias, o esforço para emplacar matérias de seus clientes tem sido divertido. A última foi a do Popó Bueno, que vai correr com o capacete e o aerofólio pintados por Menelaw Sete, que de acordo com o release que recebi é conhecido como “Picasso brasileiro”. Hum… Será que don Pablo pintaria um capacete e uma asa? Mas ficaram bonitos, ambos, e se Menelaw está longe de ser um Picasso, seu trabalho é bem marcante, merece elogios. Gozado, mesmo, foi ver as aspas do artista no texto que recebi: “O Popó é um iluminado (…). Por isso, ele é muito querido aqui na Bahia” e etc.

Ai, ai, ai.

E a resposta… “Tenho um carinho todo especial pelos baianos. É um pessoal que eu gosto muito” e etc.

Popó não é querido na Bahia. Ninguém sabe quem é Popó na Bahia, exceto o boxeador. Aliás, largue os pilotos estoquianos no Pelourinho sem bonés e camisas cheias de patrocínios, que ninguém saberá quem são. Com camisas e bonés, saberão que não são nativos, ou turistas comuns. E que história é essa de “pessoal que eu gosto muito”? Baianos não são “um pessoal”. Os caras falam como se estivessem indo correr numa aldeia indígena na Amazônia peruana, como se nós, os do Sul Maravilha, devêssemos a todo instante demonstrar “nosso carinho por essa gente”.

Para com isso. O Nordeste está um milhão de anos à frente do nosso Sul Porcaria. Não precisa de elogios baratos.

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio C Lima
Mauricio C Lima
14 anos atrás

Flavio Gomes, bom dia e parabéns pelo blog, achei muito bom mesmo.Com relação à prova da Stockcar em Salvador conforme o previsto foi um pouco sem graça , devido a falta de ultrapassagens, ao proprio carro da Stock (que é o primeiro v8 com som de maquina de costura que eu vi até hoje) e principalmente devido a largada ter sido com SC (o que na minha opinião achei um exagero) e o que é pior, em fila indiana??!! Bom, mas eles lá devem ter seus motivos.
A minha grata surpresa foi a Stock Jr., uma prova disputada e cheia de emoção e não estou falando isso porque tinha baiano correndo , é porque foi boa mesmo , e como ronca gostoso aquele motorsinho Yamaha .
No mais ,acho que os organizadores fizeram um trabalho fantástico, e não acho válido falarem mal do traçado pois não foi inventado , porque em corrida de rua usa-se o que ja existe, porem, acho que para os proximos anos algumas alterações importantes podem ser feitas para melhorar os poucos pontos de ultrapassagem e a segurança dos pilotos.
Agora ,gostaria de fazer uma critica construtiva; porque quando falam algo com referencia à Bahia ou a Pernambuco ou ao Ceara só se referem como nordestinos, vamos parar com isso, Bahia é Bahia, Pernambuco é Pernambuco, Ceara é Ceara, todos povos maravilhosos e com sua propria cultura e suas diferenças.
Ja pensou se as pessoas dos estados do Nordeste começassem a chamar paulistas, cariocas e mineiros de sudestinos , como se fosse um povo só??
Um abraço

Rosalvo Neto
14 anos atrás

Onde assino o seu comentário Flávio?

Mas não culpo a categoria Stock Car.

Vejo os mesmos releases bestas na maioria das categorias.

O mundo que vivemos hoje que é muito sem graça.

Não sei se ando meio nostálgico atualmente, mas tudo que eu queria era poder tomar coca cola de garrafa com o gosto que tinha antigamente, namorar dentro de um carro sem ter medo de ser assaltado e assistir corrida de carro e achar que é esporte, não micareta!

cr
cr
14 anos atrás

CORRIDA HORRIVEL E SEM GRAÇA. NOTA ZERO!!!

rafael jorgens
rafael jorgens
14 anos atrás

E Salvador tb tem muita mulher POPOzuda, além de lindas e muito inteligentes. Ah … as baianas …

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

Gostei muito do seu comentário sobre o nordeste e como nordestino e baiano fico bastante envaidecido com este tipo de comentário, faço apenas algumas ressalvas: O povo baiano ao contrario do que acham os nossos amigos de outro planeta gostam muito de automobismo e sofrem bastante com o descaso dos governantes com relação aos esportes autobilisticos, razão pela qual não temos até hoje um autódromo – somente promessas!. Segundo, tenho certeza de que os entusiastas do automobilismo daqui saberão reconhecer a maioria dos pilotos desta categoria, acho até que o Popó Bueno deva ser mais conhecido aqui nesta terra do que o próprio Menelaw citado acima. E por último gostaria de lembrar que estamos falando na terceira maior cidade do país.

Rafel Poliszuk
14 anos atrás

Nem todas .. mas concordo que a grande fatia de assessorias estão mesmo mandando algumas coisas “engraçadíssimas” quais não tem nada a ver com automobilismo ……… E o entusiasmo no texto é que faz-me rir.

Z F1 Clássica
Z F1 Clássica
14 anos atrás

Aquela trapizonga jamais será um Lada.
E, sr Gomes, como o sr chamaria quem conseguiu fazer CACA e POPO?
Cordial saudação e elogio pelo grande trabalho de sempre. O sr é um radiador para nossos combalidos e sofridos cérebros.

Mirax
Mirax
14 anos atrás

E essa história de atrasado, é coisa de alienado. Atrasados em que sentido?.

Só se for na política, onde o coronelismo “acabou” com todas o Nordeste. Apesar de vermos recentemente, nossos senadores mostrando o atraso em que vive a política no Brasil inteiro.

Mirax
Mirax
14 anos atrás

Esse Sr. Antonio, é mais um que ouve de longa data, tenho consciência disso, que baiano é bem preguiçoso.

Não temos culpa se nós conseguimos unir trabalho e diversão, vide diversos vendedores de cerveja, churrasquinhos, cachorro-quentes, etc., durante o carnaval, por exemplo, que estão trabalhando, ganhando seu dinheiro e curtindo a festa, por que não?.

Não temos culpa se não precisamos acordar as 4 da manhã, pra pegar um ônibus e depois um metrô para chegar ao trabalho as 8 da manhã. Apesar de que Salvador, já está ficando com um trânsito travado, mas não se compara com São Paulo, por exemplo.

Não temos culpa se temos uma das orlas mais bonitas do Brasil, e que é possível sair do trabalho e tomar um banho de mar, ao contrário dos paulistanos que a praia mais próxima fica em Santos, outra cidade.

Não temos culpa se não somos “obrigados” a trabalhar de paletó e gravata e andar de forma sizuda pelas ruas.

Obviamente, não somos exemplos de perfeição, temos nosso defeitos e nossas qualidades, assim como a cidade. Mas posso te garantir que a preguiça, não é um de nossos defeitos.

petrafan
petrafan
14 anos atrás

quando conquistei meu primeiro emprego, não tinha carro e morava longe do trabalho. por isso, ocasionalmente pegava um táxi, fosse para fazer parte do trajeto, ou o trajeto inteiro de casa ao trabalho.
uma vez, peguei um táxi com um motorista nascido no nordeste. e fiquei impressionado com a quantidade de palavrões com os quais ele se referia aos políticos do nordeste.
palavras dele (excluídos os palavrões e os instintos mais primitivos): “sou nordestino e conheço muito bem como são a política e os políticos de lá. para mim, todos tinham que sumir e ser substituídos por políticos de São Paulo.”
fiquei tão constrangido durante a conversa (ou melhor, monólogo dele) que me limitei a emitir um murmúrio ininteligível aqui e outro ali, de forma a não concordar nem discordar do que ele dizia.
não faço idéia do que o levava a odiar tanto os polítiocos de sua região e preferir ver políticos de São Paulo no lugar deles.
mas foi um grande alívio quando cheguei ao meu destino.
nunca esqueci aquele dia.
fica o registro.

JP
JP
14 anos atrás

Considerações:
1) O povo “Sudestino” e do Sul votam “tão bem” quanto o povo do Nordeste.
Aqui no Vale do Paraíba paulista, o PSDB pinta e borda, as estradas estão esburacadas, presídios e mais presídios estão em construção. Tudo isso com o voto de pessoas das mais instruídas do pais. Só para lembrar, São José dos Campos tem uma das maiores concentrações de PHDs e Doutores do pais. São os mesmos que são reeleitos.

2) Nurburgring também é um porre de pista.

José Roberto Askinis
José Roberto Askinis
14 anos atrás

FG,

Creio que esta corrida da stock em Salvador vai ser meio como a F1 nos Estados Unidos, eles tentam, tentam, mas não pega.
Por outro lado, se a gente olhar pro volei, as mudanças para tornar o jogo mais dinâmico e menos demorado(lembra do tempo da vantagem??) fez o jogo mais interessante, então se a Globo está investindo em diversificar, criar outros “autódromos” acho legal.
O ruim disso é que ao que parece, os pilotos não são ouvidos, parece que as coisas são impostas pelo fator comercial, por exemplo quando ouvi, acho que foi o Ingo, disse que aquela inversão de grid foi uma ideia global, ai fiquei preocupado.

Espero que a segurança esteja OK.

abraços.

Franco
Franco
14 anos atrás

Olá FG,
Nós Bahêanos conhecemos sim o Popó, irmão do Cacá e filho do Galvão.
O chapéu novo do k-ra é 10 viu!!! Mucho lindo mermo.
E ñ precisa ficar esnobando só pq vcs tem a tecnologia suficiente para ir à praia de caminhão e aki nós só vamos à pé.
Sds,
Franco.

Marcos
Marcos
14 anos atrás

FG,

Vc escreve bem demais!
Viva o nordestão.

Direto da capital federal.

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Não concordo que o nordeste está anos luz a nossa frente, acho que nem de largada poderia fazer essa comparação.acabo de me mudar de volta pra SP ,estava morando na Bahia,e sei como as coisas andam atrasadas por lá..ja o restante do nordeste não posso comparar por não conhecer muito bem…abçs

Zeuxis
Zeuxis
14 anos atrás

“Para com isso. O Nordeste está um milhão de anos à frente do nosso Sul Porcaria. Não precisa de elogios baratos.”

Este foi o elogia mais barato que eu ja li ou ouvi, não é necessário mal dizer para elogiar algo ou alguém.

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
14 anos atrás

Entrei para comentar mas primeiro quero dizer que enquanto tiverem pessoas como Manoel e Roberto Torres devemos ter muito cuidado em Hitler não aparecer de novo.
A Bahia não é melhor nem pior que ninguem, culturalmente podemos ser diferentes,ok mas na maioria das vezes sabemos receber e somos um povo amigavel, realmente depois de mais de 30 anos e sem locais adequados Salvador recebe provas de automobilismo, a luta da SELMA MORAIS foi muito grande e tá certo pode não ser no local ideal (UM AUTODROMO QUE AINDA NÃO TEMOS) mas, observamos essa tentativa como um embrião para coisas futuras, quando a corrida aconteceu no bairro do comércio (FORMULA RENAULT) não foi o local nem de longe bem escolhido.
Não vou entrar nessa de enumerar figuras boas e ruins de nossas regiões,todos temos nossos pesos para o bem e para o mal sou BAIANO e me orgulho disso, mas me ORGULHO MUITO MAIS DE SER BRASILEIRO, aí sim, entro numa briga…

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
14 anos atrás

Eu concordo com o [email protected], se é que esse é seu nome, os desenhos nem são lá essas coisas, acho que alguns desenhos infantis são melhores.
Eu não vi em nenhuma parte do texto FG falar bem do ACM. E mesmo que tivesse dito, despertando a ira de alguns como se os politicos do sudeste e do sul fossem os melhores do mundo.
A porcalha é em todo o país, e não só ali ou acolá…

RobertoPE
RobertoPE
14 anos atrás

Hahaha!! Certo, certíssimo!! Concordo com tudo, até os exageros. Outro dia recebemos no Recife uma consultora chique de sampa que perguntou se , tinha Itaú aqui !!!!!! Mandamos de volta e fizemos o trabalho nós mesmos. E a estoque… Bem que poderiam transformas aquele teatro em corrida de automóveis

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Tomara que tirem as chincanes. Será uma pena se a corrida for ruim.
Aconteceu o mesmo na F-Renault em 2005. No meu entender, as confederações deveriam fazer uma avaliação mais profunda do circuito antes de aprovar o traçado, e não deixar para a última hora. Quem entende de como deve ser a pista é o pessoal que corre, e eles é quem deveriam ter voz ativa e influenciar/propor mudanças que viabilizem um bom espetáculo… e com a devida antecedência.
Sou de SSA e estou fora do país temporariamente. Sinto não participar da festa, mas sairia frustado (como saí em 2005) se a prova não for boa..

jbchaves
jbchaves
14 anos atrás

” O nordestino é, antes de tudo, um forte”…pra tolerar essa praga de baboseiras que assola a estoque!

Diego Souza
Diego Souza
14 anos atrás

Excetuando a parte em q vc diz q o nordeste está um milhão de anos na frente do sul, o resto concordo plenamente com vc, pois não acho q lá seja nenhuma aldeia indígena na Amazonia peruana, mas q estão atrasadissimos estão, sem sombra de dúvida, pela capacidade de gerar riquezas, pelo coronelismo q insiste em existir e q a população insiste em perpetuar, etc etc

Abraço

PS: Adoro seu trabalho, justamente por não falar o óbvio e o chatíssimo politicamente correto (o famoso padrão globo)

LBM
LBM
14 anos atrás

Se forem usar pista improvisada, melhor seria a de Jacarepaguá , que, pelo menos, é meia-boca,,,

slvbarros@gmail.com
14 anos atrás

Cara, para falar a verdade, nem aqui acho que os caras seriam reconhecidos…..

E os desenhos não são lá essa coisa não, parece até meio infantil as formas, vemos nos desenhos das crianças nas escolas, mas tem a grife do artista local, fazer o quê;…. é o mesmo que ir lá e pagar R$ 10,00 numa fitinha do Senhor do Bonfim no aeroporto e descobrir que é vendida por centavos nas portas das igrejas, ou que quase todo mundo que vai lá pagar um absurdo por um berinbau para trazer de recordação e deixar encostado em um cano da casa, depois, sem saber usar…..

LENHA NA FOGUEIRA
LENHA NA FOGUEIRA
14 anos atrás

com o que estão dizendo da pista,será ? Que vai ter bandeiras amarelas suficientes?

Danilo
Danilo
14 anos atrás

Foi um desabafo!

Danilo
Danilo
14 anos atrás

Não é a política nordestina que é o câncer do Brasil. Simplesmente o é, a política do Brasil.
E lembro que toda a “safadeza” da política vem do Sul/Sudeste para cá (Recife-Pernambuco).
Nas prefeituras de Pernambuco chovem “advogados” e “empresários” do Rio, SP, POA, Vitória do ES, etc.. oferecendo “serviços” e “produtos” aos prefeitos e vereadores, em troca de um percentualzinho do contrato… Isso, diariamente.
Querem burlar processos licitatórios, realizando dispensas e inexigibilidades em situações estapafúrdias. Por isso que o TCE de Pernambuco é um dos mais fortes do Brasil, com julgamentos pesadíssimos, servindo de exemplo para os sulistinhas picaretas espalhados por aqui e aí, com um arzinho de merda, se achando superior, sendo que não são nada!

Franck
Franck
14 anos atrás

Não entendo nada de arte mas me parece que este cara faz a mesma coisa que o Romero Brito, ou seja, GRANDE NOVIDADE.
Abração.

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Flavio, tambem não engulo esse clima de safari. Alias, ajuda muito se parar de usar o termo “nordeste”. Bahia é Bahia, Pernambuco é Pernambuco, Ceará é Ceará e assim por diante…

Murilo
Murilo
14 anos atrás

é isso aí…

Heraclito
Heraclito
14 anos atrás

Eu que sou paulistano e moro na ceará a 4 anos, vejo como nós os paulistas e paulistanos em geral somos preconceituosos e ignorantes, eu vivo no paraiso, num feriado prolongado chego em uma hora as prais mais lindas, sem pedágio, sem trânsito, mas o melhor mesmo é não ser governado pelo KASSAB e pelo SERRA.

Cezar Fittipaldi
14 anos atrás

Boa.
Gênero, número e grau. Au point.

Maurício MV.
Maurício MV.
14 anos atrás

E tenho sofrido!!!

leohora
leohora
14 anos atrás

É isso ai Gomes, como se diz aqui, “voce botou pra lá” com esse texto!!!!
Agora falr bem do ACM vai ser foda!!!
Abraço!!

roger V
roger V
14 anos atrás

Tudo esta mais ou menos certo!
Sou gaúcho, acho Sampa uma metrópole do mundo, Rio uma beleza estuprada pela violência, Porto Alegre (minha cidade) uma cidade regada de belas mulheres, Curitiba organizada e com um bom circuito, Floripa bacaninha – uma Brasilia do turismo, Vitoria um misto de Floripa/Macaé (esta é boa), Salvador uma marca muito forte – talvez a cidade que mais defina Brasil, Natal a capital da esquina nordestina, Recife boas águas e bom turismo e a bomba de Brasilia que até hoje não compreendo ter sido construída. Muita gente boa de lá, bom circuito jogado ás traças, já quarto Pib nacional – cidade da roubalheira federal! O Osama errou de Torres…
Conclusão; Brasil é turismo, planta fabril, prestação de serviço, exploração de petróleo e impostos pra manter a corja toda!

Marco Neumann
Marco Neumann
14 anos atrás

Menelaw, muito prazer.

E não é que o Pablo soteropolitano pintou um Lada no spoiler!!!

Carlos Rossi
Carlos Rossi
14 anos atrás

Flávio,

`Do grande Meirelles´.

Rafael Stutz
Rafael Stutz
14 anos atrás

Flávio…
Cada dia que passa você anda falando mais e fazendo menos pelo automobilismo brasileiro.

RESPOSTA DO FG:

É, como presidente da CBA eu sou um fracasso, mesmo.

Renan Nery
Renan Nery
14 anos atrás

Ô Flávio, foi tu mesmo quem escreveu este texto?, tu é baiano é? vixe Maria, oxente, nunca vi alguém do sul falar tão bem das nossas realidades, como bom baiano que sou, concordo com tudo que escreveste, já era seu fã desde o dia que descobrir que você também é colecionador de deixavê, agora então…

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Esse pessoal da Bahia é bem simpático sim, embora sejam bem preguiçosos também.

Gostei da pintura do capacete O “Picasso” baiano tem talento.

Uma coisa é certa , essa corrida está causando expectativa e está saindo bastante na mídia . Estou curioso pra ver.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

hehehe

Verdade, e o Popó mão de pedra? Esse, sim, era famoso e não era à toa.

Leonardo Tupper
Leonardo Tupper
14 anos atrás

É Flavio, dá pra criar uma série de textos ” Ah , as assessorias”. Esse tipo de tratamento mútuo estilo “69” (uma lambeção) me enoja de tal forma, rapaz. E os protagonistas são quase sempre aqueles, de uma tal corporação. Se eu te contar que na minha cidade o meu pacote de TV por assinatura não inclui este veículo por falta de acordo entre as partes. Uma benção.

Luiz Evandro águia
Luiz Evandro águia
14 anos atrás

Caro Flavinho,, Concordo com vc sobre tudo que escreveu ai,,,,,Eu trabalhei durante muitos anos como engenheiro , e fui responsavel técnico de muitas obras de instaçao de redes de energia eletrica em Salvador,,* de 1972 até 1982 ) Na ocasião em que participei do torneio Nacional Passat , em 1979,, coloquei um adesivo no capo do meu Carro ( No 72 ) “visite a Bahia, ” ( mesmo sendo Paulistano) – Nessa época fui convidado pelo dono de uma concessionria VW de Salvadpr e pelos organizadores a particioar de uma prova de arrancada no centro da cidade -Arranquei com meu Voks sedan 1600 , – Divisão 3 e com motor preparado pelo Kinko !!! – Sera que alguem conseguiria os resultados dessa prova de Rua ?? – Sairam muitas materias no Jornal “A Tarde” Alguns anos antes ( decada de 60 ) a cidade de Salvador , promoveu uma prova de rua ,, que passava pela Av Centenario e o piloto nordestino “Lulu Geladeira ” foi um dos destaques,, acho que correu com Puma VW,, abraços ao “Soteropolitanos “e a vc , amigo Flavinho..

Edison Moraes
Edison Moraes
14 anos atrás

Dizer que “O Nordeste está um milhão de anos à frente do nosso Sul Porcaria” me parece elogio barato, hehehe! “Sorry”(a) , you stay “on” Bahia!

rafael jorgens
rafael jorgens
14 anos atrás

Gomes, eu ía descer o pau nos políticos nordestinos, mas lembrei do meu Rio Grande e resolvi quietar. Vou assistir a “corrida cor de rosa” e espero não ser magoado.

guirdes
guirdes
14 anos atrás

o nordeste de Sarney, Collor, Renan, Lula, Jader, etc está na frente do que mesmo?

do Sul do Brasil?

me poupe Sr Gomes !!!

RESPOSTA DO FG:

Você quer a lista em ordem alfabética ou cronológica?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

Acho estranho assessoria de imprensa ser tão pouco criativa. Será que nenhuma pessoa brilhante trabalhe na área?
Acho que se fosse eu o assessor, faria diferente. Passaria mais simpatia e carisma, e menos enganação óbvia.

João Kohl
João Kohl
14 anos atrás

O FG critica quem baba-ôvo pelos baianos e diz que estão a “um milhão de anos à frente do nosso Sul Porcaria”? Qual é… Não precisam disso… E sim ver uma competência “paulista” para fazer as coisas, que as vezes lhes faltam um certo profissionalismo.

Rodrigo Dutra
Rodrigo Dutra
14 anos atrás

“Para com isso. O Nordeste está um milhão de anos à frente do nosso Sul Porcaria. Não precisa de elogios baratos.”
Tava indo bem até aqui, mas aí forçou muito :P

rogerio lessa
rogerio lessa
14 anos atrás

Concordo contigo FG, em Salvador o único Popó que todo mundo conhece é o Acelino “Popó” Freitas, o boxeador. O resto é baboseira!