A GRANDE LARGADA
SÃO PAULO (valeu) – De um ângulo diferente, mais uma carona que este que vos bloga oferece aos incautos blogueiros. Não me perguntem por que a imagem treme, o som está mais ou menos e a resolução, pior do que de costume. São mistérios que jamais saberei decifrar. Mas as imagens estão legais, especialmente depois dos três minutos, com a maior largada já vista de um carro soviético em todos os tempos!
Pena que depois da quarta ou quinta volta o problema de câmbio que sabíamos que iria aparecer apareceu, e com força. A terceira, marcha mais usada, não entrava mais. Fui perdendo tudo e terminei a corrida só com a quarta. Mas fiz questão de ir até o final. Largamos com 17 carros e a vitória ficou com o Nenê Finotti, guiando o “meu” Pac-Man, o Corcel II que tive o prazer de estrear oficialmente em Londrina no ano passado.
Doctor Luque foi o segundo na geral, seguido por Sebastião Gulla e Paulo Sousa. A corrida foi bem divertida para a maioria dos pilotos. Para mim também, nessas voltas iniciais. Depois, com as marchas sendo perdidas uma a uma (e a bolota saiu de novo, na primeira curva, e fiquei na alavanca nua e crua a corrida toda; até sangrou a mão), confesso que fiquei meio irritado.
Paciência. Corrida é assim mesmo. Ainda terminei em segundo na minha divisão e levei um trofeuzinho pra casa.
Parabéns pela matéria … , Vai ai uma dica para não sair da pista , nas curvas ou em reta . Na minha região , usava colocar peso extra ppara apoiar os velo e furiosos, como dica : saco de cimento, laranja , areia .. isso funciona de verdade rsrsrsrsrrsr
Vem corre em Caruaru , a pista é muito boa , vale a pena , a temperatura chega 45º na sombra
um abraço
Luiz Cláudio C DA Silveira
Recife -Pe
FG (é assim que todos te chamam por aqui né) conheci seu blog somente hoje e já assisti vários outros videos.
Achei demais cara!!!
Você é um verdadeiro “sai da frente que atrás tem gente”, e os comentários e “espaços para publicidade” são hilários!
Tô rindo muito devido a bola do cambio ter saído na sua mão em outro vídeo (69 na chuva) e você com um jeito de “jogo pela janela ou não?”…
Parabéns pelas corridas é muito legal essa categoria!
Abraços e sucesso!
FG sensacional….. a largada foi muito legal……. os comentários então não tem grana que pague…… parabêns , eu já gostava de vc comentando na espn….. agora gosto como piloto………
a câmera onbord é mais dinâminca mostra as suas reações …….. a preocupação com os concorrentes ( olhando sempre nos retrovisores laterais ) ……. o 69 é bom mesmo de freiada hein…. e vc deixa pra freias dentro mesmo rssrsrsr….
O melhor de tudo sem dúvida foram os comentários, Carcamano, trovão azul, caixa de fósforo srsrsrrs … abraços
Nao sei c foi o som… mas aquela tirada de pé, no S do senna, na largada foi ninja… hehehehehe
próximo a velocidade da luz a imagem sofre distorções mesmo… se envenenar esse motor ai não vai dar pra ver mais nada!!!!
Cara, dá desespero ver teu soviético nas retas!!!! Mesmo assim torço pro Meianov descobrir algum truque… e nunca mais ser ultrapassado pelo Carcamano!!!
Essa merece ir para o guiness HIUAHuihaiaiii
Flávio, esse Meianov é muito meia boca em reta, hein? Eu até ia dizer que você parece o Piquet pinpolho que só larga lá do fundão mas depois faz alguma coisa. Mas esqueci que ele largava do fundão e não fazia nada.
FG na Renault já!!!
Que demais, quando vc leva uma espremida da 147(melhor carro do mundo) e do VW 4 portas é de arrepiar mesmo. Isso é que é diversão. Valeu.
Enche tanque com vodka que voce nao perde uma
uahauahua
Ah, fala sério… Isso é que dá correr de Lada. Não tem força na reta, não tem aerodinâmica, a mecânica deixa a desejar… Só mesmo a câmera fez o papel dela.
Aliás, isso me faz pensar numa outra conclusão: A largada foi pura sorte !
HuAhUaHuAhUaHuAhUaHuAhUa
Abraço !
RESPOSTA DO FG:
É pra rir?
Os comentários pertinentes durante a transmissão foram o ponto mais forte do vídeo!
Abraços Flavim!
Parabens Flavio!!!
Sou surdo profundo de nascença, piloto bem pra caramba de kart. Como faço p correr ai? Sei q sou capaz ganhar a corrida. Acredite se quiser…
Abraços
Adoro ver esses carros, mas me diga, quando voces vem para Curitiba, ou quando voces me levam para ver esta corrida em Interlagos, claro com direito a uma volta de “Lada”
êe flávio… tá pior que o rubinho!!!
Ondulação no capo
Grande Flavio! adoro seu blog e suas reportagens no No Limite.
Acredito que tenho uma resposta para a ondulação no capo – contrate um bom funileiro! – brincadeira! apesar de algumas teorias minhas, acho essa a mais relevante.:
Ocorre que filmadoras usam determinados sistemas para captar as imagens, e a sua, provavelmente seja o Rolling Shutter. Linkei aqui um endereço para que possa entender melhor com uma figura http://www.videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=17&t=9792&st=0&sk=t&sd=a
Um sistema Rolling Shutter nao consegue captar todas as movimentações, tanto da camera quanto do objeto sendo filmado e acaba distorcendo a imagem.
Faça um teste… use a mesma filmadora e filme barras verticais (um portao de uma garagem por exemplo) e movimente a camera de um lado ao outro rapidamente, perceba que as barras irao ficar com aparencia distorcida.
exemplo de rolling shutter http://www.youtube.com/watch?v=cItYepSTw74
é isso ai, espero ter ajudado! abraços!
muito doido mesmo.
Camarada Flávio,
Em primeiro lugar, o Meianov deveria ser excluído da prova por uso de capô flexível (a tal da ondulação do capô demonstra esse estratagema de forma inequívoca). O ganho aerodinâmico só não foi maior por conta do vento boreste imperando no dia.
Segundamente, não reclame do ruído da gravação. É um Lada. Ladas não foram feitos para ter boa estética, bom ruído, bom interior… na verdade, eles não foram feitos para andar.
Terceiramente, depois de ser ultrapassado pro um Fusca, uma Brasília e uma Família Italiana Atrapalhando o Trânsito o senhor ainda conseguiu chegar em segundo lugar na sua classe. Que classe era essa? Tratores?
Quartamente, fiquei com uma p… duma inveja do senhor. Parabéns.
Juan
Quase igual a de um tal de Airton, lá em Donington Park, mas vai treinando, treinando,trein…. Um abraço
Flavinho
Tem a mulher “Melancia” a sua máquina é o carro “Gelatina.
Bela largada, mas tomar um a”pau” do 147 não dá né……….
Um grande abraço, eu vou indicar para você um grande preparador russo, para da um jeito no seu “Nada” desculpe …
no seu “LADA” .É o Wickborova, ela faz um mistura de Wodka com gasolina. É um tiro certo, vai virar um Sputnik….
É Flavinho… põe durepox nessa manopla ai se ñ um dia esse soviético ainda vai te matar de um jeito ou de outro rsrsrs
ABRAÇOS e obrigado pelo boné que vc me deu na 6ªetapa … vou guardar com carinho.
Caro Flavio,
Achei super legal e te admiro a coragem.
ME parece que a CAMERA vibra em ressonancia com o teto do carro ao passar por alguma irregularidade do asfalto.
O movimento ondulatorio e’ em toda a imagem, somente e’ mais perceptivel no caput por causa da pouca distancia..
TEnte fixar a camera a um ponto ESTRUTURAL do carro que deve resolver.
Estive vendo seu tracado e acho que o caro amigo deveria olhar mais pelos angulos de ataque nas curvas e os pontos de tangencia.
E’ preciso aumentar a velocidade de saida de curva do Meianov.
Muito grato pelo filminho…:0.
Um abraco e melhor sorte na proxima com a caixa de marchas…
Gostei da estrela no capô, é do Capitão América??? ;-)
PS: Não dá pra meter um diferencial mais longo nesse bicho???
FG:
A ondulação da imagem parece vir do ar quente do motor; creio que colocando um defletor em ve junto à grelha de ventilação resolveria o problema, desviando da lente o escoamento de ar hora quente (baixa densidade), hora frio (mais denso). É essa variação de densidade que faz o asfalto quente “tremer”. Fácil de resolver, se for isso.
Muito bom o inicio de prova….Gostaria de saber o que o “Muy amigo” teria a comentar sobre essa largada. A Estrela no capô do 69 me lembrou um tambem conhecido grupo musical das terras britanicas, mas que possuem uma grande estrela vermelha como simbolo do grupo, Sigue Sigue Sputnik. Tenho um dos bolachoes que chegaram ao Brasil , e acho que voce poderia encontrar a trilha sonora do 69 neste grupo. Segue um link do youtube. Abraço.
Flavio Gomov,que tal esse lada perder uns quilinhos.
Meu amigo Nivaldo Almeida(nivas)que corria com DKW,colocou as portas,capô tudo em fibra de vidro.Carro mais leve,um trato no motor e cambio,freios e suspensão….bom….meu! dá um jeito nessa alavanca de cambio!!!Porque aquela peça atras do volante com certeza tem muita vontade de estar sempre no alto do pódium!!!Toda sorte pra voce.
Flávio,
acho que sei a razão das ondulações e do som ruim:
você estava tão veloz, que a pressão aerodinâmica, ondulava o capô. E o som distorcia por causa do vento que era muito forte!!!
hahahahaha!!!
Boa largada do meianov pena é que na reta fica a desejar. Coloca um v8 nele e pau neles na próxima!!!
Boa sorte!
Max
A camera e todo o equipamento tão usando baterias ou tão ligados a bateria do carro? se estiverem ligados na bateria do carro, essa oscilação pode vir do alternador!!
Não consegui achar se alguém já indicou e parece uma conclusão meio simplória, mas o capô ondulante não é por causa do balanço da câmera? Como estava fixada? Toda imagem balança, mas a pintura contrastante em relação ao asfalto contínuo parece estar balançando sozinha e o tipo de lente angulosa ajuda a acentuar o efeito.
Rafinha passat #13
realmente foi uma excelente largada!!! interessante é a sensação q dá fazer a aproximação e a primeira perna do S espremido desse jeito!!!!!!!! só pensamos numa coisa….será que cabe??? estamos lá pra isso não??? abraços e sorte com o cambio do russinho! 15/08 tem mais…(aí eu vou!rsrs)
tem como, ganhar alguns cavalos?
Rapaz, se eu morasse em SP eu ia querer correr também. Mas ia ser fim-de-fila mesmo… Ótima largada, parabéns!
no miolo até que vc e meianov se viram bem mas na reta só um passat TS resolve, abraço.
pô Hugo, pião laranja , isso vai pegar
Só rodei tres vezes na mesma corrida……..!! Que injustiça
agora é serio, passei do ponto e NUNCA MAIS, corro sem treinar!
mas eu não queimei!!!!!!!!!
EDU HARMEL
Fique certo que as recebi como sinceras.
Talvez o FG tb. tenha queimado. Não sei, por trás fica difícil de avaliar. Caso o tenha feito, demosntra que o #30 tb. o fez, pois passou por mim e grudou nele. Discordo porém de vc. quanto ao “se não houve prisão, não houve crime.”
Na relargada a “ordem” do diretor de prova era que só se poderia ultrapassar um concorrente APÓS cruzar a linha branca de largada. Nessa meu caro amigo, não houve qq. dúvida. O #30 ultrapassou uns 4 carros antes da linha. Mas vamos dar o caso por encerrado, senão isso não acaba mais. Mesmo pq., vc. não estava presente e só pode ouvir de terceiros.
Infelizmente não participarei da próxima, mas tentarei estar presente para assistir, e terei muito prazer em conhece-lo.
Abraço,
Hugo # 71
Grande Chamma “Pião Laranja” e FG
Acho que era o dia dos vexames! Estava virando em 2:14 com a melhor volta em 2:10. Tão longe dos “antigos” 2:07 que chegava a ser vergonhoso! Que falta que faz treinar….
Assim mesmo o Chamma me passou 3 vezes! rsrsrs…
Abraços,
Hugo
Sou do Puma laranja 3, larguei em ultimo.
Sobre a largada e correr só em 4 ª marcha
A largada foi maravilhosa, ninguém bateu, só fui parar na grama pelo lado de fora do sol, mas deu para segurar e passar.(apareço na entrada da descida do lago, pela direita)
Na sexta etapa, meu carro travou em 4 ª marcha, quando faltavam 4 voltas.É dificil mas dá pra levar.
No meu carro, o tempo que estava em 2:05 foi para 2:11, seis segundos a mais.
RESPOSTA DO FG:
Grande Chamma “Laranja Mecânica”! Eu virei 2min18s879 na melhor, no início, já segurando a alavanca da terceira. Depois subiu para 2min20, 2min21, 2min22, 2min30, 2min26, 2min27, 2min31. Uma tragédia.
largada com KERS
hiuahauiuhiauiahiuahuihuai
Largada bi-nacional: Paraguaia e siberiana! :)
Na verdade foi seu Kers que quebrou. Na largada até que ia bem. Essa ondulação no capô deve ter comprometido o conjunto aerodinâmico. Quem sabe na próxima você não vem com um novo pacote?
Muito massa a corrida. Massa, não.. Schumacher.
Hugo, olá de volta.
Não sei se ele participou do briefing visto que o motor principal quebrou (cheguei a ver os mecânicos na oficina em busca de algumas peças de reposição) e eu não estive presente ao autódromo no sábado por questões de saúde em família.
De qualquer forma a eventual não participação no briefing acarretaria o que já era fato: largar em último. Insisto em um ponto: se não houve punição, não houve queima de largada. Em verdade se examinarmos bem o video deste post, até a largada do FG mereceria uma análise mais detalhada pois até onde pude ver, meu irmão estava colado nele.
Como voce bem colocou, era uma prova festa. Daqui a duas semanas teremos a 8º etapa, e teremos a oportunidade de nos ver novamente.
Minhas palavras foram sinceras e espero que as tenha recebido assim (na dúvida, veja o video do link abaixo)
[] Edu
http://www.youtube.com/watch?v=WiWA3PtZRjo
treme devido a vibracao do motor do carro……
Acho que achei o motivo da oscilação vertical do carro. Trata-se da sindrome do boto, ondulando o corpo para ganhar fluidez hidrodinâmica ( no caso ventodinâmica ou ventocontorsiônica, como quiser) Parecia o Gustavo Borges ou o Cesar Cielo depois do mergulho. Acho que na chuva voce será imbativel, ainda mais usando Pirelis novos!!
caracoles! gostei, não teve medo de arranhar a pintura!
O Flávio gostaria de saber de onde se origina sua fissura por tudo relacionado a URSS? Vc compartilha da utopia do “tudo para todos”?
Só lembrando que faz pouco tempo que visito seu blog e tenho um profundo respeito pelo seu trabalho, vc não babá em ovo de ninguém e isso hoje é raro!
Abraço
Tomate
Muito legal… como já disse a algum tempo atras… parece que não falta reta para o meia-nove.
Gostei da freada e do arrojo no “S”…
Manda mais… estamos aqui para ver.
Obs.: Qualquer dia desses o Imperador passará em Interlagos.
Abraços
Imperador Ricardo Bigliazzi
Desculpe a ignorância quanto ao assunto, Flávio, mas, se pode Passat não poderia Samara ? Não seria muito mais competitivo ? Além do motor, a (falta) de aerodinâmica conta muito nessas horas … de qualquer forma, parabéns pela largada…meio suicida, mas pra lá de arrojada !!!
EDU HARMEL
Obrigado pelas gentís palavras.
Gostaria de pensar que o que aconteceu deveu-se a ele não ter participado do briefing onde o Ernesto fez enfáticas recomendações quanto a isso, principalmente na re-largada. Fica outra pergunta. Pode-se participar sem ter feito o briefing…?
De qq. forma era uma prova “festa”, e todos se divertiram.
Abraço,
Hugo # 71
Flavio,
Muito boa a sua largada! A turma da frente vacilou e voces vieram com tudo, aproveitando bem as brechas…
Eu fiquei surpreso quando vi pelo extremo esquerdo, do meu olho esquerdo, uma ponta de capô branco com um azul claro embaixo e me perguntei num relance de milisegundo: Será que é o Flavinho?
Também puxei rápido para a direita, pois vi que não caberíamos todos na 1a. perna do S do Senna. Foi muito legal e saímos incrivelmente ilesos!!!
Gildo34
Acho que os comissários deveriam desclassificar o 69!! Com certeza está usando “partes móveis”, o que justifica a “ondulação” tipo nado borboleta ou golfinho, hehe… Olho nele!
Parabéns pela aproximação permitida a nós, simples mortais, de uma corrida tal qual é. Abraço.
FG, no site da FASP tem o regulamento, pontuação e classificação dos pilotos, mas sinceramente, não acho o calendário lá não, Nem no Google (Classic cup/antigobilismo/calendário/cronograma). Vc tem o link direto do calendário de vcs?
Estarei em Londrina, nem que seja apenas na corrida, mas vou prestigiar o #69 e toda a patota.
qto a largada, tá lá no Twitter
Muito legal Flavio. Devagar vcs vão conseguir achar o ponto G do carrinho e deixá-lo em ponto de bala. Gostaria que vc me dissesse como é terminar uma corrida com uma marcha só, e, ainda por cima, uma marcha alta. Teve um piloto brasileiro, muito famoso, que disse ter ganho uma corrida somente com a 6ª marcha. Como você esteve numa situação semelhante, poderia nos dizer qual a real possibilidade disso ter realmente acontecido?. Abraços
RESPOSTA DO FG:
Dá para terminar, claro. E se você está muito na frente do segundo colocado, em duas ou três voltas dá para segurar a onda fácil.