A GRANDE LARGADA

SÃO PAULO (valeu) – De um ângulo diferente, mais uma carona que este que vos bloga oferece aos incautos blogueiros. Não me perguntem por que a imagem treme, o som está mais ou menos e a resolução, pior do que de costume. São mistérios que jamais saberei decifrar. Mas as imagens estão legais, especialmente depois dos três minutos, com a maior largada já vista de um carro soviético em todos os tempos!

Pena que depois da quarta ou quinta volta o problema de câmbio que sabíamos que iria aparecer apareceu, e com força. A terceira, marcha mais usada, não entrava mais. Fui perdendo tudo e terminei a corrida só com a quarta. Mas fiz questão de ir até o final. Largamos com 17 carros e a vitória ficou com o Nenê Finotti, guiando o “meu” Pac-Man, o Corcel II que tive o prazer de estrear oficialmente em Londrina no ano passado.

Doctor Luque foi o segundo na geral, seguido por Sebastião Gulla e Paulo Sousa. A corrida foi bem divertida para a maioria dos pilotos. Para mim também, nessas voltas iniciais. Depois, com as marchas sendo perdidas uma a uma (e a bolota saiu de novo, na primeira curva, e fiquei na alavanca nua e crua a corrida toda; até sangrou a mão), confesso que fiquei meio irritado.

Paciência. Corrida é assim mesmo. Ainda terminei em segundo na minha divisão e levei um trofeuzinho pra casa.

Subscribe
Notify of
guest

129 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
LUIZ SILVEIRA
LUIZ SILVEIRA
14 anos atrás

Parabéns pela matéria … , Vai ai uma dica para não sair da pista , nas curvas ou em reta . Na minha região , usava colocar peso extra ppara apoiar os velo e furiosos, como dica : saco de cimento, laranja , areia .. isso funciona de verdade rsrsrsrsrrsr

Vem corre em Caruaru , a pista é muito boa , vale a pena , a temperatura chega 45º na sombra

um abraço

Luiz Cláudio C DA Silveira

Recife -Pe

Fabio Lima | Paulinia | SP
14 anos atrás

FG (é assim que todos te chamam por aqui né) conheci seu blog somente hoje e já assisti vários outros videos.
Achei demais cara!!!
Você é um verdadeiro “sai da frente que atrás tem gente”, e os comentários e “espaços para publicidade” são hilários!
Tô rindo muito devido a bola do cambio ter saído na sua mão em outro vídeo (69 na chuva) e você com um jeito de “jogo pela janela ou não?”…
Parabéns pelas corridas é muito legal essa categoria!
Abraços e sucesso!

julião rio preto
julião rio preto
14 anos atrás

FG sensacional….. a largada foi muito legal……. os comentários então não tem grana que pague…… parabêns , eu já gostava de vc comentando na espn….. agora gosto como piloto………
a câmera onbord é mais dinâminca mostra as suas reações …….. a preocupação com os concorrentes ( olhando sempre nos retrovisores laterais ) ……. o 69 é bom mesmo de freiada hein…. e vc deixa pra freias dentro mesmo rssrsrsr….
O melhor de tudo sem dúvida foram os comentários, Carcamano, trovão azul, caixa de fósforo srsrsrrs … abraços

Tailor Jr
Tailor Jr
14 anos atrás

Nao sei c foi o som… mas aquela tirada de pé, no S do senna, na largada foi ninja… hehehehehe

vina
vina
14 anos atrás

próximo a velocidade da luz a imagem sofre distorções mesmo… se envenenar esse motor ai não vai dar pra ver mais nada!!!!

Cara, dá desespero ver teu soviético nas retas!!!! Mesmo assim torço pro Meianov descobrir algum truque… e nunca mais ser ultrapassado pelo Carcamano!!!

Renan Moura - SG - Rj
Renan Moura - SG - Rj
14 anos atrás

Essa merece ir para o guiness HIUAHuihaiaiii

Thiago
Thiago
14 anos atrás

Flávio, esse Meianov é muito meia boca em reta, hein? Eu até ia dizer que você parece o Piquet pinpolho que só larga lá do fundão mas depois faz alguma coisa. Mas esqueci que ele largava do fundão e não fazia nada.

FG na Renault já!!!

Claudio
Claudio
14 anos atrás

Que demais, quando vc leva uma espremida da 147(melhor carro do mundo) e do VW 4 portas é de arrepiar mesmo. Isso é que é diversão. Valeu.

Arthur
Arthur
14 anos atrás

Enche tanque com vodka que voce nao perde uma
uahauahua

Douglas
Douglas
14 anos atrás

Ah, fala sério… Isso é que dá correr de Lada. Não tem força na reta, não tem aerodinâmica, a mecânica deixa a desejar… Só mesmo a câmera fez o papel dela.

Aliás, isso me faz pensar numa outra conclusão: A largada foi pura sorte !

HuAhUaHuAhUaHuAhUaHuAhUa

Abraço !

RESPOSTA DO FG:

É pra rir?

Leo Rocha
Leo Rocha
14 anos atrás

Os comentários pertinentes durante a transmissão foram o ponto mais forte do vídeo!
Abraços Flavim!

Éden Veloso
Éden Veloso
14 anos atrás

Parabens Flavio!!!

Sou surdo profundo de nascença, piloto bem pra caramba de kart. Como faço p correr ai? Sei q sou capaz ganhar a corrida. Acredite se quiser…

Abraços

Marcelo José de Moraes
Marcelo José de Moraes
14 anos atrás

Adoro ver esses carros, mas me diga, quando voces vem para Curitiba, ou quando voces me levam para ver esta corrida em Interlagos, claro com direito a uma volta de “Lada”

Thales
Thales
14 anos atrás

êe flávio… tá pior que o rubinho!!!

Nelson H. Sasaki
Nelson H. Sasaki
14 anos atrás

Ondulação no capo

Grande Flavio! adoro seu blog e suas reportagens no No Limite.
Acredito que tenho uma resposta para a ondulação no capo – contrate um bom funileiro! – brincadeira! apesar de algumas teorias minhas, acho essa a mais relevante.:
Ocorre que filmadoras usam determinados sistemas para captar as imagens, e a sua, provavelmente seja o Rolling Shutter. Linkei aqui um endereço para que possa entender melhor com uma figura http://www.videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=17&t=9792&st=0&sk=t&sd=a
Um sistema Rolling Shutter nao consegue captar todas as movimentações, tanto da camera quanto do objeto sendo filmado e acaba distorcendo a imagem.
Faça um teste… use a mesma filmadora e filme barras verticais (um portao de uma garagem por exemplo) e movimente a camera de um lado ao outro rapidamente, perceba que as barras irao ficar com aparencia distorcida.
exemplo de rolling shutter http://www.youtube.com/watch?v=cItYepSTw74
é isso ai, espero ter ajudado! abraços!

Albano
Albano
14 anos atrás

muito doido mesmo.

Juan
Juan
14 anos atrás

Camarada Flávio,

Em primeiro lugar, o Meianov deveria ser excluído da prova por uso de capô flexível (a tal da ondulação do capô demonstra esse estratagema de forma inequívoca). O ganho aerodinâmico só não foi maior por conta do vento boreste imperando no dia.

Segundamente, não reclame do ruído da gravação. É um Lada. Ladas não foram feitos para ter boa estética, bom ruído, bom interior… na verdade, eles não foram feitos para andar.

Terceiramente, depois de ser ultrapassado pro um Fusca, uma Brasília e uma Família Italiana Atrapalhando o Trânsito o senhor ainda conseguiu chegar em segundo lugar na sua classe. Que classe era essa? Tratores?

Quartamente, fiquei com uma p… duma inveja do senhor. Parabéns.

Juan

Diomedio Teles
Diomedio Teles
14 anos atrás

Quase igual a de um tal de Airton, lá em Donington Park, mas vai treinando, treinando,trein…. Um abraço

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Flavinho

Tem a mulher “Melancia” a sua máquina é o carro “Gelatina.
Bela largada, mas tomar um a”pau” do 147 não dá né……….
Um grande abraço, eu vou indicar para você um grande preparador russo, para da um jeito no seu “Nada” desculpe …
no seu “LADA” .É o Wickborova, ela faz um mistura de Wodka com gasolina. É um tiro certo, vai virar um Sputnik….

Tiago Estavarengo
14 anos atrás

É Flavinho… põe durepox nessa manopla ai se ñ um dia esse soviético ainda vai te matar de um jeito ou de outro rsrsrs
ABRAÇOS e obrigado pelo boné que vc me deu na 6ªetapa … vou guardar com carinho.

Celso Cunha
Celso Cunha
14 anos atrás

Caro Flavio,
Achei super legal e te admiro a coragem.
ME parece que a CAMERA vibra em ressonancia com o teto do carro ao passar por alguma irregularidade do asfalto.
O movimento ondulatorio e’ em toda a imagem, somente e’ mais perceptivel no caput por causa da pouca distancia..
TEnte fixar a camera a um ponto ESTRUTURAL do carro que deve resolver.
Estive vendo seu tracado e acho que o caro amigo deveria olhar mais pelos angulos de ataque nas curvas e os pontos de tangencia.
E’ preciso aumentar a velocidade de saida de curva do Meianov.
Muito grato pelo filminho…:0.
Um abraco e melhor sorte na proxima com a caixa de marchas…

Nilton
Nilton
14 anos atrás

Gostei da estrela no capô, é do Capitão América??? ;-)

PS: Não dá pra meter um diferencial mais longo nesse bicho???

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
14 anos atrás

FG:
A ondulação da imagem parece vir do ar quente do motor; creio que colocando um defletor em ve junto à grelha de ventilação resolveria o problema, desviando da lente o escoamento de ar hora quente (baixa densidade), hora frio (mais denso). É essa variação de densidade que faz o asfalto quente “tremer”. Fácil de resolver, se for isso.

Ricardo
14 anos atrás

Muito bom o inicio de prova….Gostaria de saber o que o “Muy amigo” teria a comentar sobre essa largada. A Estrela no capô do 69 me lembrou um tambem conhecido grupo musical das terras britanicas, mas que possuem uma grande estrela vermelha como simbolo do grupo, Sigue Sigue Sputnik. Tenho um dos bolachoes que chegaram ao Brasil , e acho que voce poderia encontrar a trilha sonora do 69 neste grupo. Segue um link do youtube. Abraço.

Luiz Antonio Straforini
Luiz Antonio Straforini
14 anos atrás

Flavio Gomov,que tal esse lada perder uns quilinhos.
Meu amigo Nivaldo Almeida(nivas)que corria com DKW,colocou as portas,capô tudo em fibra de vidro.Carro mais leve,um trato no motor e cambio,freios e suspensão….bom….meu! dá um jeito nessa alavanca de cambio!!!Porque aquela peça atras do volante com certeza tem muita vontade de estar sempre no alto do pódium!!!Toda sorte pra voce.

Max
Max
14 anos atrás

Flávio,
acho que sei a razão das ondulações e do som ruim:
você estava tão veloz, que a pressão aerodinâmica, ondulava o capô. E o som distorcia por causa do vento que era muito forte!!!
hahahahaha!!!
Boa largada do meianov pena é que na reta fica a desejar. Coloca um v8 nele e pau neles na próxima!!!
Boa sorte!
Max

Gilson
Gilson
14 anos atrás

A camera e todo o equipamento tão usando baterias ou tão ligados a bateria do carro? se estiverem ligados na bateria do carro, essa oscilação pode vir do alternador!!

Marcelo dos Santos
14 anos atrás

Não consegui achar se alguém já indicou e parece uma conclusão meio simplória, mas o capô ondulante não é por causa do balanço da câmera? Como estava fixada? Toda imagem balança, mas a pintura contrastante em relação ao asfalto contínuo parece estar balançando sozinha e o tipo de lente angulosa ajuda a acentuar o efeito.

Rafinha passat 13
14 anos atrás

Rafinha passat #13
realmente foi uma excelente largada!!! interessante é a sensação q dá fazer a aproximação e a primeira perna do S espremido desse jeito!!!!!!!! só pensamos numa coisa….será que cabe??? estamos lá pra isso não??? abraços e sorte com o cambio do russinho! 15/08 tem mais…(aí eu vou!rsrs)

luiz lancia
luiz lancia
14 anos atrás

tem como, ganhar alguns cavalos?

Márcio Vilarinho Amaral
Márcio Vilarinho Amaral
14 anos atrás

Rapaz, se eu morasse em SP eu ia querer correr também. Mas ia ser fim-de-fila mesmo… Ótima largada, parabéns!

Fabio
Fabio
14 anos atrás

no miolo até que vc e meianov se viram bem mas na reta só um passat TS resolve, abraço.

marcelo chamma
marcelo chamma
14 anos atrás

pô Hugo, pião laranja , isso vai pegar
Só rodei tres vezes na mesma corrida……..!! Que injustiça

agora é serio, passei do ponto e NUNCA MAIS, corro sem treinar!

mas eu não queimei!!!!!!!!!

Hugo Borghi Filho
Hugo Borghi Filho
14 anos atrás

EDU HARMEL

Fique certo que as recebi como sinceras.
Talvez o FG tb. tenha queimado. Não sei, por trás fica difícil de avaliar. Caso o tenha feito, demosntra que o #30 tb. o fez, pois passou por mim e grudou nele. Discordo porém de vc. quanto ao “se não houve prisão, não houve crime.”
Na relargada a “ordem” do diretor de prova era que só se poderia ultrapassar um concorrente APÓS cruzar a linha branca de largada. Nessa meu caro amigo, não houve qq. dúvida. O #30 ultrapassou uns 4 carros antes da linha. Mas vamos dar o caso por encerrado, senão isso não acaba mais. Mesmo pq., vc. não estava presente e só pode ouvir de terceiros.
Infelizmente não participarei da próxima, mas tentarei estar presente para assistir, e terei muito prazer em conhece-lo.
Abraço,
Hugo # 71

Grande Chamma “Pião Laranja” e FG

Acho que era o dia dos vexames! Estava virando em 2:14 com a melhor volta em 2:10. Tão longe dos “antigos” 2:07 que chegava a ser vergonhoso! Que falta que faz treinar….
Assim mesmo o Chamma me passou 3 vezes! rsrsrs…
Abraços,
Hugo

marcelo chamma
marcelo chamma
14 anos atrás

Sou do Puma laranja 3, larguei em ultimo.
Sobre a largada e correr só em 4 ª marcha
A largada foi maravilhosa, ninguém bateu, só fui parar na grama pelo lado de fora do sol, mas deu para segurar e passar.(apareço na entrada da descida do lago, pela direita)

Na sexta etapa, meu carro travou em 4 ª marcha, quando faltavam 4 voltas.É dificil mas dá pra levar.
No meu carro, o tempo que estava em 2:05 foi para 2:11, seis segundos a mais.

RESPOSTA DO FG:

Grande Chamma “Laranja Mecânica”! Eu virei 2min18s879 na melhor, no início, já segurando a alavanca da terceira. Depois subiu para 2min20, 2min21, 2min22, 2min30, 2min26, 2min27, 2min31. Uma tragédia.

Guilhermi
Guilhermi
14 anos atrás

largada com KERS
hiuahauiuhiauiahiuahuihuai

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Largada bi-nacional: Paraguaia e siberiana! :)

Nina
Nina
14 anos atrás

Na verdade foi seu Kers que quebrou. Na largada até que ia bem. Essa ondulação no capô deve ter comprometido o conjunto aerodinâmico. Quem sabe na próxima você não vem com um novo pacote?
Muito massa a corrida. Massa, não.. Schumacher.

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
14 anos atrás

Hugo, olá de volta.

Não sei se ele participou do briefing visto que o motor principal quebrou (cheguei a ver os mecânicos na oficina em busca de algumas peças de reposição) e eu não estive presente ao autódromo no sábado por questões de saúde em família.

De qualquer forma a eventual não participação no briefing acarretaria o que já era fato: largar em último. Insisto em um ponto: se não houve punição, não houve queima de largada. Em verdade se examinarmos bem o video deste post, até a largada do FG mereceria uma análise mais detalhada pois até onde pude ver, meu irmão estava colado nele.

Como voce bem colocou, era uma prova festa. Daqui a duas semanas teremos a 8º etapa, e teremos a oportunidade de nos ver novamente.

Minhas palavras foram sinceras e espero que as tenha recebido assim (na dúvida, veja o video do link abaixo)

[] Edu

http://www.youtube.com/watch?v=WiWA3PtZRjo

samuel
samuel
14 anos atrás

treme devido a vibracao do motor do carro……

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

Acho que achei o motivo da oscilação vertical do carro. Trata-se da sindrome do boto, ondulando o corpo para ganhar fluidez hidrodinâmica ( no caso ventodinâmica ou ventocontorsiônica, como quiser) Parecia o Gustavo Borges ou o Cesar Cielo depois do mergulho. Acho que na chuva voce será imbativel, ainda mais usando Pirelis novos!!

foca
foca
14 anos atrás

caracoles! gostei, não teve medo de arranhar a pintura!

Antonio Marcos- Cristais-MG
Antonio Marcos- Cristais-MG
14 anos atrás

O Flávio gostaria de saber de onde se origina sua fissura por tudo relacionado a URSS? Vc compartilha da utopia do “tudo para todos”?
Só lembrando que faz pouco tempo que visito seu blog e tenho um profundo respeito pelo seu trabalho, vc não babá em ovo de ninguém e isso hoje é raro!
Abraço
Tomate

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Muito legal… como já disse a algum tempo atras… parece que não falta reta para o meia-nove.

Gostei da freada e do arrojo no “S”…

Manda mais… estamos aqui para ver.

Obs.: Qualquer dia desses o Imperador passará em Interlagos.

Abraços

Imperador Ricardo Bigliazzi

Danilo Candido
Danilo Candido
14 anos atrás

Desculpe a ignorância quanto ao assunto, Flávio, mas, se pode Passat não poderia Samara ? Não seria muito mais competitivo ? Além do motor, a (falta) de aerodinâmica conta muito nessas horas … de qualquer forma, parabéns pela largada…meio suicida, mas pra lá de arrojada !!!

Hugo Borghi Filho
Hugo Borghi Filho
14 anos atrás

EDU HARMEL

Obrigado pelas gentís palavras.
Gostaria de pensar que o que aconteceu deveu-se a ele não ter participado do briefing onde o Ernesto fez enfáticas recomendações quanto a isso, principalmente na re-largada. Fica outra pergunta. Pode-se participar sem ter feito o briefing…?
De qq. forma era uma prova “festa”, e todos se divertiram.
Abraço,
Hugo # 71

gildo
gildo
14 anos atrás

Flavio,
Muito boa a sua largada! A turma da frente vacilou e voces vieram com tudo, aproveitando bem as brechas…
Eu fiquei surpreso quando vi pelo extremo esquerdo, do meu olho esquerdo, uma ponta de capô branco com um azul claro embaixo e me perguntei num relance de milisegundo: Será que é o Flavinho?
Também puxei rápido para a direita, pois vi que não caberíamos todos na 1a. perna do S do Senna. Foi muito legal e saímos incrivelmente ilesos!!!
Gildo34

Gian
Gian
14 anos atrás

Acho que os comissários deveriam desclassificar o 69!! Com certeza está usando “partes móveis”, o que justifica a “ondulação” tipo nado borboleta ou golfinho, hehe… Olho nele!

Parabéns pela aproximação permitida a nós, simples mortais, de uma corrida tal qual é. Abraço.

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

FG, no site da FASP tem o regulamento, pontuação e classificação dos pilotos, mas sinceramente, não acho o calendário lá não, Nem no Google (Classic cup/antigobilismo/calendário/cronograma). Vc tem o link direto do calendário de vcs?

Estarei em Londrina, nem que seja apenas na corrida, mas vou prestigiar o #69 e toda a patota.

qto a largada, tá lá no Twitter

Ike Nodari
Ike Nodari
14 anos atrás

Muito legal Flavio. Devagar vcs vão conseguir achar o ponto G do carrinho e deixá-lo em ponto de bala. Gostaria que vc me dissesse como é terminar uma corrida com uma marcha só, e, ainda por cima, uma marcha alta. Teve um piloto brasileiro, muito famoso, que disse ter ganho uma corrida somente com a 6ª marcha. Como você esteve numa situação semelhante, poderia nos dizer qual a real possibilidade disso ter realmente acontecido?. Abraços

RESPOSTA DO FG:

Dá para terminar, claro. E se você está muito na frente do segundo colocado, em duas ou três voltas dá para segurar a onda fácil.