Na foto enviada pelo Humberto Corradi, de Mônaco em 1972, simplesmente não consigo identificar a curva. A Loews não é assim hoje em dia. É tão diferente que é difícil dizer que o local é o mesmo. Mistério total para este que vos bloga, embora seja difícil dizer que é outro lugar…
Caro Paulo
é sempre grande a satisfação em compartilhar as lembranças, é a forma de confirmar que a memória está correta. Deus permita continuemos vivos e com essa boa memória até a velhice!
E tomara que, ao fim, tenha servido também para ajudar no seu amor pela patroa. Grande abraço e felicidades.
Valeu Julio Cesar, com essa do feriado espanhol está explicada a minha lembrança meio confusa do horário em que transmitiram o VT do GP em Jarama.
Obrigado ao Alessandro Nery e tambem ao Neanderthal!
You made my day!!!
Essas vossas declarações são a prova viva e por escrito de que a minha mulher sim, é a esclerosada aqui nessa casa!!
Grande abraço!
Paulo Franco
Mônaco 72 foi, de fato, a primeira prova de F1 transmitida ao vivo. A prova da Espanha foi em VT pela Record; A Globo apresentou flashes da mesma (voltas finais etc) no Jornal Nacional pois era dia útil, feriado espanhol. Ter conseguido o terceiro foi importante para a arrancada do título. Nem a equipe esperava um resultado tão bom, ainda mais naquele temporal, semelhante ao de 1984.
Portanto o GP de Mônaco 72 foi o primeiro transmitido pela RG, mais conhecida por canal 5, naquela época.
Os dois anteriores, Inglaterra 70 e Espanha 72, pela Record canal 7, por obra do Barão.
Eu acho que é a curva em descida que passa atrás do atual Cassino.
São por essas e outras (fotos) que costumo dizer que Monaco mais se parece com um “caminho de rato no meio da favela”…
Certamente é a Lowes… e podem ter certeza que de 1972 para cá até Monaco mudou bastante…
Abraços
Imperador Ricardo Bigliazzi
As lembranças do Paulo Franco estão certas: foi o Emerson mesmo que entrou numa rua errada (!!), apenas acho que foi na chicane do porto, ele teria ido reto,mas disso não tenho certeza.
Eu tentava ver na TV (tava difícil: chuva, preto e branco via satélite, os cameras perdidinhos) mas escutava o Wilsão Fittipaldi na Jovem Pan – quem era o comentarista, o Carsughi talvez?
O nome do locutor do 5 ,está certo, e ele foi mesmo vítima daquele acidente da Varig em Paris em 1973; no avião também estava o empresário Antonio Carlos Scavone, o principal responsável pela realização do GP Brasil de 1972, o primeiro, não oficial.
E como disse o Roberto Martinez, acho que foi o primeiro GP transmitido ao vivo por aqui.
Eu lembro de ver o GP da Espanha ,Jarama, vitória do Emerson, justo a etapa anterior a Mônaco,mas, também na minha lembrança, essa passou em videotape, ou no domingo da corrida, mas à noite, ou no domingo seguinte. E foi pelo canal 7 (Record) sempre narrado pelo pai do Emerson.
Primeira transmissao de Tv de F1 no Brasil , foi , ainda em preto e branco , o Gp da Inglaterra de 1970 , o da estreia do Emerson na Lotus. Ele de Lotus 49B , Gold Leaf. Chegou em oitavo.
Rindt e Miles , primeiro e segundo pilotos , estavam com a maravilhosa 72D!
Transmissao da Record , com narração do Barao Wilson.
Acidente em Orly Paris com um avião da Varig. 1973. Scavone estava indo para a cobertura pela Rede Globo do GP da França.
Caro Paulo Franco,
quem morreu no acidente de Orly da Vrig em 1973, e simplesmente foi o responsavel pela vinda da F1 para o Brasil, alem de ter levado a Rede Globo para a F1 , foi o empresário Antonio Carlos Scavone.
Amigo intimo de Emerson Fittipaldi , tendo inclusive ajudado na ida do Rato para a europa , Scavone foi sem duvida, um dos nomes mais importantes para a construção do fenomeno da F1 no Brasil. Abs
Andando atrás dos links postados sobre a prova de 1972 acabei navegando até 1978 e achei esta pérola: GP do Brasil em Jacarepaguá, 1978.
Divirtam-se.
http://www.youtube.com/watch?v=k9v8bK1iIeg&feature=player_embedded
Foi a primeira corrida que eu lembro de transmissão ao vivo pela TV . Chovia muito e o Emerson chegou em 3º, em vitória de J.P,Beltoise.
Essa e muitas fotos, tem aqui:
http://www.sutton-images.com/
Escolha o ano e o GP…
Aquelas imagens no fundo …. Nao sei nao….
Isso ai nao é na favela da rocinha nao ???
Pô, vejo que essa foi a 1.a corrida de F1 de muitos por aqui.
E tambem foi a minha!
Era impressionante como aqueles caras guiavam debaixo daquela chuva, o spray levantado pelos carros da frente não deixava quase nenhuma visão aos infelizes que vinham atrás!
Nessa corrida, acho que o Emerson ou outro piloto, não consigo lembrar bem dos detalhes, acabou errando uma entrada perto da Saint Devote, perdendo um tempão ali.
O Beltoise, de BRM, fez um corridão, só deu o cara!
E, tudo isso em preto e branco pelo canal 5 em Sampa.
Acho que quem narrava era o Julio de Lamare ou um nome parecido. Se não me falha a memória, acho que esse cara acabou morrendo no acidente do aeroporto de Orly, sei lá…
Eu era bem pequeno, mas fiquei assistindo tudo até o final e me apaixonei doidamente por corridas naquele dia.
A partir daí, eu comecei a seguir o circo da F1 por todas as pistas, aprendendo um monte sobre os países, os pilotos, os carros, como muitos por aqui.
O que acabou ajudando nessa fome de aprender, foram as muitas colunas do Reginaldo Leme, na época no Estadão, aonde ele publicava um pequeno mapa do circuito, com as curvas principais, descrevendo-o. Eu recortava para colecionar e decorava os nomes das curvas para poder reconhecer depois, durante a transmissão.
Coisas de um pequeno tarado por corridas e traçados.
Como eu nunca tinha visto F1 na TV antes, penso que aquela foi a primeira corrida que transmitida pela TV brasileira.
Será?
Com a palavra, os mais velhos ou mais sabidos!
Paulo Franco
Acho q isso foi em Salvador, perto do Pelourinho !!!
preu…..tabacaria!
Pô, coloquem Mônaco F1 1972 no yotube.
http://www.youtube.com/watch?v=Lqrr1oHyZVQ
no link abaixo tem uma breve explicação sobre a mudança no traçado:
http://www.f1fanatic.co.uk/2008/05/21/video-monaco-gp-history-1929-73/
“This would be the last GP of the old Harbor layout. By 1973, the Piscine (Swimming Pool) and Rascasse corners would be added to the circuit (thanks to some reclaimed land), while the back straight would be converted into the pitlane.”
Arquimedes, o manquitola???
Excelente a dica do Google!!
A foto é intrigante mesmo, Flavinho, mas acho que é a curva 5! Agora pra ficar mais chato, as curvas deixaram de ter nomes e passaram a ter numeros…coisas do tio Bernie…
Aprovei a idéia do cromo invertido
Gomes, esta é a grand hotel hairpin… eu acho…
AS, também foi a primeira corrida de F1 que assisti em minha vida… Fiquei impressionado justamente com essa passagem pela Leows, debaixo de chuva. Foi paixão à primeira vista, pela F1 e pelo circuito de MonteCarlo.
Hoje a Leows está bem diferente. A encosta atrás está urbanizada em um belo jardim com escadarias (acho que é o fundo do Cassino) e a frente do hotel mudou muito o entorno da curva.
Curva da estação!
Depois construiram o hotel e a curva passou a se chamar Lowes
FG,
Você está assistindo a Estoque? Nunca assisti uma corrida, mas por ser baiano e por ser um circuito de rua, estou assistindo.
Você está reparando como estão ridículos os locutores oficiais? “Todos adoraram a pista”, dizem os globais. Depois vêm citando inúmeros defeitos da mesma, como não poder ultrapassar na reta, reformas realizadas ontem à noite a toque de caixa… Sinceramente, a Globo se superou nessa…
Virage de la Gare ( curva da estacao )
A escadaria a direita , onde o publico esta , leva ao Casino.
Que fala que eh a Rascasse , nunca esteve lah e desconhece Monaco!
Correto aí o pessoal que levantou o assunto dos letreiros estavam na ordem correta. Humildemente reconheço meu engano :)
Como dito acima por outros visitantes, trata-se mesmo da Curva da Estação. O Hotel Loews começou a ser construído no final de 1973 mas só foi inaugurado em 1975, depois da corrida. Aliás há alguns anos o Loews foi vendido e agora se chama Fairmont.
Abraços e parabéns pelo blog, que leio quase todos os dias.
Sei lá…parece mesmo a Lowes, mas não sei se o hotel já havia sido construido.
Porem, o que realmente importa, é a beleza da imagem imortalizada.
Um cenário fabuloso, como os carros que estão nesta foto.
E o Fittipaldi. Grande piloto.
Já que acertaram, pra mim não ficar sem dar meu pitaco vou
nessa: Lembram do brinquedo ´” Pé-Na-Tábua ” da Estrela
quando do lançamento, era quase uma cópia do Lotus do Emerson. E o Globo Cor Especial que começava ao meio dia
com um Lotus também,vinheta bem desenhada mostrando o
talento dos nossos ilustradores que não tinham windows para
igulá-los por baixo. Bons frutos este título de 72 nos trouxe.
Vejam aqui a mesma curva, uns anos antes, com a gare de comboios do lado esquerdo.
O titulo da foto è:
“Jack Brabham leads Joe Siffert through the old railway station hairpin on the Monaco Grand Prix in Monte carlo.
May 10, 1964”
A foto está aqui:
http://www.tantusgalerie.de/content/uploads/img46e694cd1f693.jpg
Pedro Costa
Lowes.
O legal dessa foto éo resgate da imagem da BP que patrocinava o Botafogo em 72.
È a Curva da Gare / Lowes, sim, antigamente, muito antigamente, naqueles anos de 50, 60, 70 existia ali do lado esquerdo uma estação de comboios, muito vista em outras fotos antigas, a curva só se passou a chamar lowes depois de terem demolido a estação e construido aí o Hotel, antes de se entrar na curva do tunel existia também um viaduto ferroviário, depois então é que aparecia o tunel, nesta altura até o tunel era muito mais curto, porque era um tunel escavado na montanha, hoje fica por baixo do hotel.
Um abraço
Pedro Costa
http://maniadcarrinhos.blogspot.com/
Aonde ali hoje tem um hotel, havia uma estação de trem até 1965, ou 66.
Dá pra ler na fachada da casinha ao fundo: “restaurant glacier hotel de la gare”.
Se o negativo tivesse sido invertido, tudo na foto seguiria o mesmo caminho. Em vez de “BP”, ficaria “PB”. E aquela construção azul atrás, fosse mesmo a entrada do túnel, seria o oceano…
É, como já disseram, a Lowes. Quem joga simuladores antigos lembra da placa “Gare” que tem por ali…
Foi a primeira corrida de F1 que assisti na minha vida… Legal ver isso.
Nem pelo paredão atrás eu iria reconhecer… e olha que andei quase um ano por ali.
Essa imagem do Google foi a deixa.
O pessoal aqui é antendado, e estamos sempre aprendendo.
Valeu pela foto!
Mas é a tal da Lowes sim. 72, com chuva, curva pra esquerda, desse jeito, só ela mesmo. O ângulo pode deixar diferente, mas não tem negativo virado não…
isso ae é a curva da ferradura não é????
Se fosse a Rascasse com o ângulo invertido, as letras de Bosch, John Player Special, BP… Estariam ao contrário, não?
É a saída da Loews mesmo. Naquele tempo só existia o meio-fio da calçada mesmo.
Mas garanto que não é da estação. A Loews fica do lado oposto à estação (quem já foi lá de trem sabe disso).
Sério, já percorri esse circuito com um Panda 750, em 1990, e à pé, com minha ex, em lua de mel, em 1999 (quem mandou…), sempre na contra-mão.
Dito isso, acho que Mônaco, fora desta quase sempre última semana de Maio, não dá pista que é uma pista, exceto pela Loews (que não tem mais esse hotel).
Mas em 72… sei não, acho que o “piloto com nome de artista” (Jean Pierre Beltoise = JPB = Jean Paul Belmondo) ganhou.
MONTJUICH
Não, sô, é para ver pelo retrovisor… Igual aicnalubma…
sera q tao andando na contramao?
Classificação!!
Beltoise , Ickx , Fittipaldi , Stewart , Brian Redman e Amon.
Wilsinho em nono e Pace em decimo sétimo.
FG,
Essa foto que o Arquimedes mandou do Google é espatacular.
Imagine assistir a F1 no terraço e dando uns mergulhos na piscina,,,
Fica prá a minha próxima encarnação…
Abs
Harry
por Marko:
“Entrada do tunel. O cara virou o negativo da esquerda prá direita”
é. a bosch, a dunlop e a bp gostam de fazer propaganda invertida também…