LEI DE MURPHY

SÃO PAULO (aos favoritos) – Nada a ver com o que você está pensando. É que o cara se chama Robert Murphy, sessentão americano que deve ser uma figura, pelo que andou fazendo por aí nos anos 70. A dica do site é do blogueiro Demerval Caixeiro.

Murphy é um apaixonado por corridas e, especialmente, F-1. Gosto de americanos que curtem F-1. São, em geral, pessoas antenadas.

Em sua página, simples mas indispensável, centenas de fotos que ele mesmo fez em Mosport e Watkins Glen entre 1972 e 1976 — na minha modesta opinião, período mais fértil em beleza dos carros da categoria, tão diferentes entre si, coloridos, criativos.

Murphy é fotógrafo sensível e de mão-cheia. Está todo mundo lá: Emerson, Ickx, Stewart, Hill, Lauda, Peterson, Pace, Brambilla, Lella Lombardi (a da foto que escolhi para ilustrar esta nota)…

E não deixe de ver, também, duas galerias em especial: uma da CanAm e outra com um tributo à Minardi. Americano, gosta de F-1 e curte a Minardi… Esse sujeito é dos nossos. Não sei se tem área para enviar mensagens no site, não procurei. Mas, se tiver, mandem um abraço a Bob Murphy em nome da blogaiada verde-amarela-azul-anil.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel
Daniel
14 anos atrás

Americano que entende de F1 ou atraca de popa, ou tem pais europeus, ou é cucaracha mesmo (não é o caso deste, pelo nome). Americano que se dê ao respeito pode escolher uma ou mais das seguintes ligas: NFL, NBA, MLB, NHL, Nascar e PRCA (ou seja, basicamente os esportes sobre os quais escreve o Everaldo Marques). O resto é coisa de eurofag ou de hispânico.

Pelo menos as opções são maiores do que aqui, onde reina o futebol, praticamente solitário.

TH
TH
14 anos atrás

Tempos fantásticos, que venham novos tempos, para termos saudades …

Antonio Valdoski
Antonio Valdoski
14 anos atrás

Totalmente de acordo. Belíssimos carros, até os capacetes eram mais bonitos. Aliás, as corridas também eram bem melhores….

Pacheco
14 anos atrás

Carlos Marques: justíssimo. Obrigado por responder educamente.
Às vezes, o mau humor e a vontade de reclamar me cegam.

Zampa
Zampa
14 anos atrás

Português, deve ser mesmo sintonia develho mas meus pilotos prefereidos batem exatamente com os do Murphy. E as fotos…ah, as fotos. Os anos 70 foarm pródigos no visua ldas carangas, né?

RESPOSTA DO FG:

Pensei até que era seu alterego americano… Sim, os mais lindos de todos, disparado!

Fábio Mandrake
Fábio Mandrake
14 anos atrás

Essa Williams da Lella Lombardi é linda com ela, Laffite chegou em segundo na Alemanha nesse mesmo ano de 1975.
Foi a primeira coisa boa da Williams na F1

Carlos Marques
Carlos Marques
14 anos atrás

A quick introduction –

Hi there

My name is Robert Murphy and welcome to my website.

……………..

Pacheco, não seria Murph o nickname do Murphy ?

Lucas S.A.
Lucas S.A.
14 anos atrás

… Isso só praficar nos carros de 78! Ainda dava pra mencionar as Ligiers da época, uma mais bonita que a outra. E também o Renault RS10, o Brabham BT49 e o Alfa Romeo 179 (acho que agora foi).

Leo Contesini
14 anos atrás

Notei que são poucas fotos do Pace na F1 pela internet.
Ou não procurei direito (difícil…)?

Ney
Ney
14 anos atrás

Demais!

Alguem tem dica de algum site com fotos dos anos 70 e 80, mas com resolução mais alta?

Abs

Lucas S.A.
Lucas S.A.
14 anos atrás

Como o texto trata sobre uma opinião, vou tentar contribuir com a minha: honestamente, a era dos carros asa produziu os carros mais bonitos. Nada na Fórmula 1 supera o Arrows A2 (valia até um texto aqui no blog). E o Lotus Black Beauty, então? O Brabham BT-46, com aquele ventilador e o perfil baixíssimo? E ainda tinha as Ferraris 312t, Tyrrell 008, Shadow DN8, Renault RS01…

Pacheco
14 anos atrás

Realmente, um site muito interessante. Deve ser um sujeito muito interessante, também.

Sem querer ser chato, mas já sendo, o nome é Murph, sem o Y.

E por falar em chatisse, como tem gente que gosta do Máximo Bueno, não? Parece que é mais importante ter motivos para desancar alguém a falar de corridas.

RobertoJP
RobertoJP
14 anos atrás

É simplesmente fantástico, só posso dizer isso pra descrever

E tem três imagens em particular que me impressionaram – a Shadow de Jarier no exato instante que perdia a tomada de ar na pista, e outras duas do Helmuth Köinigg pouco antes de acontecer aquele horrível acidente em Watkins Glein…

Dú
14 anos atrás

Um americano que entende de F1 afinal!

Dionísio, o Pace assinou com a Surtees para ir a F1 com a ajuda dos Diniz, que ajeitaram um patrô do Banco Português do Brasil!

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Lindissimas fotos . Um site limpo , enxuto . Valorizando o assunto . Me lembra aqueles calendários da Goodyear (será que ainda existem ?) que se podia até emoldurar . Parece que foram tiradas ontem !

D.Pierotti
D.Pierotti
14 anos atrás

Caramba o Unibanco patrocinava o Pace na F1. Nas fotos de 73 aparece o logo do Banco. Essa eu não sabia!

Júlio AMorim
Júlio AMorim
14 anos atrás

Os carros antigos são sempre mais bonitos por causa dos pneus largos que na minha opnião são exelentes tanto no visual quanto no funcional. Essa aderência mecânica dá mais segurança ao piloto pra arriscar e não causa turbulência pro carro que vem atrás mais rápido ultrapassar. Era muito bonita essa época a galera usava o braço mesmo pra defender sua posição era o pilto contra as forças da física pra se segurar na pista e na frente do opnente.
Abraço,
Júlio Amorim

William
William
14 anos atrás

E ae , o site do cara é uma tem fotos que são uma belezura , os F1 com os motores expostos são o máximo , queria ver os coletores todos vermelhos hehe

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Já serve de alento, já que não temos mais aquele site em que foram tiradas fotos desde os anos 60 até 1993 de todas as corridas.

Me arrependo até hoje de não ter baixado estas fotos…alguém baixou?

Qualquer um
Qualquer um
14 anos atrás

tá chegando outra corrida e máximo não apareceu ainda

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Flavio, concordo plenamente quanto a fase fértil de beleza dos carros e da Fórmula 1 em si.
Essa pintura do carro eu não lembro, mas me parece uma mistura de Surtees (tomada de ar ou “air box” da época) com um Hescket .