POR QUE NÃO?
SÃO PAULO (começando o dia) – Engraçado, esse negócio de blog e Twitter. A gente fica algumas horas fora do ar, na “vida real”, e se sente na obrigação de dar explicações… Estamos todos ficando loucos, isso sim. Bom, hoje foi dia de gravar matéria para o “Limite” da semana que vem. Foi uma matéria meio caseira, porque gravamos na LF, a oficina da minha equipe na Classic Cup. É que na semana passada caiu no colo do Luis “Nenê” Finotti um Escort que correu na antiga Copa Shell de Marcas & Pilotos.
A foto ao lado foi devidamente “emprestada” do ótimo Blog do Sanco. É muito parecido com o carro que vamos mostrar na TV. São raras as referências na net a esses campeonatos. Pesquisas devem ser feitas em revistas de época ou na memória de quem corria.
Esse carro estava parado havia dez anos numa garagem. Tem uma etiqueta no santantônio mostrando que sua provável última corrida no Brasileiro foi disputada em Goiânia em 1993. Depois ele passou por algumas modificações e chegou a correr na Força Livre em SP, até ser aposentado de vez.
A Copa Shell, nome que o Brasileiro de Marcas ganhou a partir de 1987, chegou a ter 50 carros no grid no auge, em 1984, única temporada em que as quatro grandes montadoras instaladas aqui participaram oficialmente. Corriam Uno, Escort, Gol, Passat, Voyage, Apollo, Chevette, Oggi, muitos com apoio de fábrica. Os pilotos? Vamos lá, sem forçar muito: Ingo, Paulo Gomes, Mattheis, Serra, Giudice, Travaglini, Toninho da Matta, fora a numerosíssima turma do Sul — deixo para os blogueiros a tarefa de lembrar mais e mais nomes.
Os últimos anos da categoria, começo da década de 90, foram fracos, com cada vez menos gente no grid, apesar da frequente participação de pilotos locais quando as provas saíam do eixo Rio-SP. Foram momentos de glória em Tarumã, Guaporé, Goiânia, Cascavel, Curitiba, Brasília, Interlagos, Jacarepaguá…
O problema é que como sempre acontece no automobilismo brasileiro havia muitos interesses em jogo, os regulamentos viviam mudando, tinha muita roubalheira e reclamação, e aos poucos as montadoras foram perdendo o interesse por um campeonato que a CBA nunca conseguiu organizar direito, porque sempre foi ocupada por gente mal-preparada e pouco chegada na lisura.
Uma pena. O Brasil tem hoje, instaladas aqui, GM, Ford, Fiat, VW, Peugeot-Citroën, Renault, Toyota, Honda, e é incapaz de realizar um campeonato multimarca. Ficam as lembranças dos anos 80/90 e a memória silenciosa gravada no Escortinho que o Nenê encontrou.
seria possivel voce fazer uma reportagem com os quatros populares juntos o palio 1.0 2p o corsa 1.0 2p o fiesta 1.0 2p eo gol 1.0 2p todos do ano 1998 mostrar os motores o ronco deles mostrar o interior dos carros mostrar os porta malas
oi,me chamo Bruno e tenho 15 anos,sou de teresopolis-RJ.Sou fã de escort,todos,mais um em especial,um bólido,Ford escort rs cosworth,sem duvida um super esportivo,mais aki no Brasil teve para venda,somente 2 unidades,elas foram importadas pela Autolatina,um azul para ser pace car da formula ford copa shell,a revista 4 rodas chegou a fazer uma reportagem com ele em 1993.Mas nunca vi nada sobre ele ser o pace car,nem foto nem nada.E tambem um vermelho,pra fazer teste,mais nao tem nada dele….Alguem sabe se esse cosworth azul foi realmente pace car,ou tem fotos ou video que aparece ele?Eu seria muito grato,pois gosto muito mesmo deste carro!
abraços!
FG, que saudade desse campeonato ! Eram fantásticas as disputas , principalmente por ser multimarcas .
Durante anos fiquei sonhando com uma categoria no Brasil , no estilo da extinta Superturismo Sudam , já nos tempos mais modernos ….. Mas, a saudade mesmo era do Escort amarelo da Escuderia Greco , que eu vi correndo várias vezes e disputando freadas com os APs – WV ! Hoje , só a Classic Cup pra resgatar essas maravilhas !
Esse Escort irá participar ? Tenho um 91 , 1.6 L com 58.000 Kms originalíssimo e ficaria na torcida de ver esse da LF voando !!!!!!!!!!!!! Abraços .
Aquelas disputas, Unos, Escots, Passats, turbo x aspirados, Fiat, Ford, VW, GM – Por onde anda, meu conterrâneo piloto Pernambucano dos Rogério dos Santos? Atilla Sipos, Toninho da Matta, Fabio Sotto Mayor, Fabio Greco, Sílvio Zambello, Vinícius Pimentel, Paulo Gomes…
O escort da foto era pilotado pela dupla carioca Guga Ribas e Silvio Crema e ele estreou na segunda etapa do campeonato brasileiro de marcas de 92 em Curitiba e parece ter sido a unica prova desse carro pois nas demais etapas a dupla usou o Voyage.
Ao Mateus Longo.
O Pierre ganhou o Campeonato Gaucho de Marcas e Pilotos em
1995 com um Voyage.Alíás eram dois Voyage, o outro era do Délcio Dornelles. Bons tempos aquele. E eu era apenas um dos mecânico ajudante.Época das vacas gordas.
Carrinhos de casca com chassi e motores padrão, queimem no mármore do inferno!!!!!
Carlos veja esta foto tirada do blog do Sanco : http://2.bp.blogspot.com/_GEnr8RSfvZM/SVZmhXIMs1I/AAAAAAAAG4Y/_UTfZVrOXHg/s400/gr_522Juvena23.jpg
E uma pena que não tenha um campeonanto multi-marcas altuamente
ô Flávio, coloca fotos do escortinho no blog.
Olá Flavio:
Eu possuo um Escort desses aí que participaram do marcas.
Acabei comprando ele do Ronaldo Ely, hoje está guardado, mas até 2005 sempre utilizei ele para provas de Endurance aqui no sul.
Agora está na garagem, devez em quando levo ele para “passear”.
Pois eu sei de um piloto que correu de marcas em 1995 e foi campeão de algum campeonato, o qual eu não sei e esse tópico veio em muito boa hora pois fiquei curioso em saber o que ele ganhou em 1995.
O nome é Pierre Kleinubing, e é, assim como eu, natural de Erechim, RS. Acho que em 1996 ele foi pros EUA e de 1997 até 2004, acho, ele chegou sem falta a ser campeão ou vice de um campeonato de turismo na terra do tio sam chamado World Challenge Tourng Cars. ( http://www.world-challenge.com/ )
Aqui um link para a página do Pierre no sítio da equipe dele, que corre com Acura ( http://www.realtimerl.com/content/pierre-kleinubing ).
Pelo que eu me lembre, a família dele era proprietária da concessionária VW lá em Erechim, então ele sempre corrida de Gol ou Voyage pelo que eu li.
Mais dados da carreira dele dadas aqui, eu agradeço.
abraços a todos!
É ….Realmente deixa saudade……..Era gostoso ver essas baratas andando……..Fazia frente com a Stock……….E chamava muito a atenção dos fãs do automobilismo, pq eram os mesmos carros que encontrávamos nas ruas……..Sem falar que tinha muita gente que tentava deixar o visual do carro de rua parecido com os de pista, digo rodas, altura de suspensão e até preparação de motor e escapamento, onde era muito fácil encontrar alguém que tinha colocado o mesmo escapamento dos carros da Marcas e Pilotos, ou ainda quem levava o carro pra dar uma afinada em mecânicos que preparavam carros de corridas…….Reparem na traseira meio caida….Quem tiver a oportunidade de ver uma foto de algum Passat vai entender melhor……..Era pra melhorar a distribuição de peso e melhorar o chão……..No caso dos motores AP 1.6 a receita era comando 049 G com enquadramento diferente, Webber mini progressivo, camisas arrombadas 1mm, pistão 0,50, anéis sobre medidas…..Nos Ford´s CHT era motores do XR-3, iguais aos usados pela turma da F-Ford ( monoposto)
Que saudades desse torneio.
Flávio, fale com o Bob Sharp. Voc6e deve se lembrar que ele foi gerente de competições da VW nessa época. Lembra de muito detalhe.
Basta acompanhar alguns programas do Speed Channel para ver o quanto o automobilismo Argentino é mais bem sucedido e estruturado que o nosso, eles tem várias categorias multimarcas de turismo. Sempre grids e arquibancadas cheias.
Deveriamos baixar a nossa bolinha e importar regulamento, ideias e know-how deles, acho que se juntássemos forças daria para montar campeonatos locais e sulamericanos de excelente nível.
Melhor que eles só temos a F-Truck e a Superclassic, o resto é bolha..
Um vez uma feira agorpecuária em S. Carlos, estava com meu pai e havia um Passat azul, pneus lisinho.
Conversando com o expositor, consegui entrar no carro.
Cinto de 4 pontos, banco de competição, inteiro tubulado, nunca mais esqueci. Pena que não tirei foto, na epoca a camera fotografica de casa era grande.
Abraço a todos.
puxa que bonito que ficou esse escort!
me dói no coração quando vejo um todo acabado na rua…
Atila Sipos,Fabio Sotto Mayor,Aloisio Andrade,Hisgué…..
Esse tempo era bonito de mais de ver….os motores turbo….andavam para carai….
Eu tenho uma foto em casa,no quadro,com 9 anos de idade ao lao do Escort do Greco…HG-Nakata….
o dia que a classic ou classic light aceitar um desses, estarei no grid pronto para entortar as varetas do cht!
Se revivessem esse antigo campeonato com os carros de hoje em dia, seria muito legal.
Civic’s, Polos, Palios, Vectras, Focus, Corolla’s (tá não são os carros mais bonitos do mundo) correndo lado a lado, mas para isso teria que ter interesse das montadoras e principalmente dos patrocionadores.
Eu lembro que em 1991, 1992 ou 1993 passava na Rede Manchete. A 4 Rodas cobria.
Assistí a muitas provas em Jacarepaguá… Sempre sensacionais!!
Agora, acho que FG engoliu barriga em colocar o Apollo. Nunca ví no brasileiro de marcas.
Aqui no Rio tinha um Chevettinho que era o catiço no início das provas mas abria o bico no final.
Essa sempre foi para mim a verdadeira “corrida de carros”. Os carros que eu via na rua, que as pessoas comuns usavam, disputando lugar na pista para ver quem era melhor.
MEU PAI TRABALHOU NA EQUIPE DO ESPANHOL QUE TINHA O TUCANO E CHICHOLA COMO PILOTOS
ESTOU PROCURANDO FOTOS E MATERIAS SOBRE O CAMPEONATO
Caraca…Copa Shell de Marcas e Pilotos…dos meus tempos de moleque…rs…pra mim o campeonato mais bacana que tinha…era o único que podiamos ver nossos sonhos de consumo se pegando nas pistas…domingo a noite era obrigatório gravar no VHS o VT da corrida que ia ao ar no Esporte
Espetacular, que na época entrava após o
Fantástico…e se não me engano onde foi o começo das narrações do Kléber Machado…Valeu pelo post…
Flávio, as corridas desse campeonato eram muito legais.
Não lembro o ano, mas inclusive o Emerson chegou a participar, pilotando um Fiat Oggi. Tinha também o pessoal da equipe do
Grecco, que andava com um Escort muito rápido, patrocinado pela Mercantil Finasa. Bons tempos, que infelizmente não têm muita change de voltar.
copa shell passava sempre no esporte espetacular, depois do fantastico. a proposito, este eh turbo? O sucessor deste escort, o mod93 tomava pau feio deste modelo ai…
Gomes, tenho um Escort Hobby e nunca, nem em sonho, imaginei que havia corridas com carros dessa categoria (tenho 22 anos).
Então imagina minha surpresa ao dar de cara com um “escortinho” no estilo de “Relampago McQuen”.
Ótimo Post!
Pois é. Gomes, por quê não fazer a partir do seu blog ou do site, um movimento pra recriar um campeonato assim ?
Infelizmente me atrasei pra nascer e não presenciei essa época áurea…
PESSOAL AQUELE CAMPEONATO QUE FOI CANCELADO PELO AUMENTO DAS ALICOTAS DE IMPORTAÇÃO BLABLA LEMBRÃO ?
OS CARROS ERAM 2.0 E ALGUNS ESTAVÃO PRONTOS NAS OFICINAS POR AQUI,EXISTE FOTOS DESTES CARROS ?
Em 1985 o Fábio Greco com o Lian Duarte foram campeões do certame de pilotos pilotando um Escort preparado pelo Antonio Greco e a Ford. Bons tempos, dava gosto de ver os fabricantes investindo forte em prol da competitividade. Hoje no Sul tem algumas iniciativas semelhantes, mas praticamente só há volkswagen, sem patrocínio oficial.
tempos bons esses, seria muito legal a Petrobras investir em uma categoria nacional ao inves de investir na Argentina, quem sabe uma Copa Patrobrás de Marcas, com as marcar investindo.
Bom pilotos de SC Guna Volmer foi campeão, de passat e voyage se não me engano.
Ereneo Boetger que hj tem equipe na Estoque era o proparador.
FG, troquei algumas histórias bem interessantes dos Escorts com o Mestre Joca. Bem edificantes, por sinal.
Escort dos meus amigos Guga Ribas e Silvio Crema!
Nao podemos esquecer que era o unico campeonato com uma prova de longa duracao , tinha as 12 horas de goiania, comecava a meia noite e acabava ao meio dia o autodromo aqui lotava, muita gente passava a noite acampado era muito pequeno mais ia com meu pai que trabalava com uma firma de autopecas que patrocinava seus proprietarios se nao me engano refricentro tinha dois gol quadrado
etapa do brasil de rally cerca de 20 inscricoes
etapa mineiro de rally cerca de 8 inscricoes
copa peugeot com patroc da fabrica nao mais que 20 inscricoes
ACABARAM COM A GRANA NO BRASIL
por isso que os hermanos sao melhores que nos,as fabricas destinam um percent de 1,5% pra investir no automobilismo argentino
a fiat nos anos 70 vendia um peladinho pronto pra correr com macacoes e jogo extra de pneus por menos da metade de um carro de rua ,isto quer dizer que um palio sairia por cerca de 10 paus.
MR FG,
o negocio e comecar a cobrar do seu PINTEIRO uma atitude pra nivel nacional pois mesmo sem grana no pais e uma coesao das fabricas fariam um grid beleza
o unico lugar no mundo onde industria automobilistica nao teve crise foi no brasil,haja visto os nros de vendas da industria nacional
nossa terra e o melhor lugar do mundo pras multis pois nao oferecem nada e levam tudo visto os produtos europeus que rodam no brasil sao resto da europa
SOMOS MUITO CONIVENTES COM TUDO
JC SETE LAGOAS
Bem, tem o Attila Sipos que correu com essa turma toda citada no post, correu de F-Uno, F-Fiat 147, Campeonato de Marcas e Pilotos com um Escort…um grande piloto.
Bem, virou advogado, mas continua sendo uma grande pessoa e sempre com grandes histórias da época das pistas!
Flavio, pergunto a você: existe, hoje, com a atual composição da CBA, chances de surgir no cenário nacional um novo campeonato brasileiro de marcas? Vocês que estão no meio automobilístico não têm notícias, boatos ou informações sobre a vontade política/esportiva desse pessoal organizar um campeonato super-bacana como esse?
Flávio eu não quero nem pensar as coisas(boas)que o “Nenê”vai fazer desse Escort,tenho a certeza que vem por ai mais um brilhante carro para as nossas pistas,nossa esses fazem falta mais ainda feitos (refeitos) por quem tanto sabe…fiquei muito feliz com essa noticia.
Ninguém lembra da corrida que o Rogério dos Santos (acho que era este o nome dele) venceu com um glorioso Passatão praticamente em branco, sem patrocínio algum. Lembro que foi uma vitória heróica do rapaz, e na corrida seguinte o carro ganhou algumas cores.
gomes, parabéns pelo “post”, estava com saudades deste tipo de materia. Sem querer ofender, e me desculpa por dizer, mas as vezes tem umas matérias no teu blog, argh, de doer…
Aprecio muito o automobilismo como este citado no post, valeu! Abração.
À lista de pilotos, pode adicionar Jorge Freitas, Gunnar Volmer, Guga” Ribas, Sílvio Crema, Egon Herzfeldt, Walter Soldan, Fabio Greco, Clemente Faria, Vinicius Pimentel, entre outros…
Eu não sei como funciona os “bastidores´´ do Automobilismo Brasileiro , só conheço as consequencias e que essa bagunça toda é muito antiga. Basta lembrar dois “pequenos´´ exemplos como Interlagos fechado muito tempo nos anos 60 e , quando chegaram a proibir corridas duas vezes nos anos 70 por “ economia de gasolina´´. O tempo passa e só muda os personagens , mas a essencia parece ser a mesma. Autódromos pedindo um trato , categorias pouco divulgadas (a não ser em sites ou em blogs e revistas especializadas ). Olha a Estoque como tá ! Sei não…
É uma pena que não tenha um campeonato de carros de verdade hoje em dia aqui no Brasil. Carros atuais, que fique bem claro.
Parece ser algo tão simples, mas ninguém tem vontade.
A CBA só quer ganhar dinheiro, e as montadoras acho que tem medo de um campeonato desses porque todo mundo ia ver as porcarias de carros que são fabricados hoje em dia.
Tenho uns 3 ou 4 VHS com provas gravadas da extinta TV Manchete…
Pois é disto que falo desde o dia que acabou a ‘Marcas’!!!
-Simplesmente sensacional para não dizer outra coisa!
Pega um regulamento FORTE de motor 1.8 (ou 1.6), santo-antônio, elimina forrações,estipula-se peso minimo, suspenção ‘deacordo’ e pneus radiais.
Cada fábrica com 5 carros oficiais, duas baterias!
Temos condições de colocar 10 fábricas na parada direto!
E…ainda se fala em Stock Car
Não podemos nos esquecer do LUIZ EVANDRO ÄGUIA”senão ele vai ficar bravo !!!!…
Realmente bela época.
Até Emerson Fittipaldi andou de Oggi em 1984 !
O Titônio Massa também andava.
luciano leal, a foto é em Curitiba, reta que antecede o S de alta.