TOMARA QUE VIRE

SÃO PAULO (torço, e muito) – Lembram no ano passado, quando a gente deu no Grande Prêmio a notícia de que o Felipe Massa estava por trás da criação de duas categorias nacionais com a Fiat? Uma de monopostos, a outra usando o sedã Linea. Foi o Bruno Vicária, hoje no site Tazio, quem levantou a história.

Pois vai sair mesmo, como relata Rodrigo Mattar em seu blog hoje. O Linea até já está sendo testado.

Por enquanto, até onde se sabe, não tem CBA no meio. Uma hora entra, claro. Mas o que quero dizer é que as categorias nascerão apesar da CBA, não por causa dela, se é que me entendem.

Com a Fiat e Massa por trás, é algo, como se diz hoje em dia, auspicioso. E palmas para Felipe, que está mostrando que não basta ser piloto, tem de participar.

Ah, a foto foi devidamente “emprestada” do blog do Mattar.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ronaldo Santos
Ronaldo Santos
14 anos atrás

Caro Flávio,

Faz um tempinho que não entro no Blog, mas em relação a esta matéria, conversei com alguns pilotos no final de semana em Interlagos e acho que realmente vai ser legal, pena que o custo seja próximo ao da Estoque Light, portanto, acho que esta categoria vai tirar público/pilotos da Light, sem contar que os critérios para pilotar são complicados, primeiro os amigos do Massa, depois o resto.

Também fiquei sabendo que no ano que vem continuaremos a ter a Copa Renault Clio, mas o carro chefe será a Copa Renault Sandero, cujo carro já está montado;

Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
14 anos atrás

Na revista do VELOPARK deste mês tem uma reportagem do Ademar Moro (fabricante de carros de corrida e kart) aqui do sul, aparece uma foto onde tem um Línea de corrida em fase de acabamento, acho que ele tem algo a ver com este assunto…

William
William
14 anos atrás

Que vire realidade porque até agora só tem enganação . A globo quer que o brasil ame a stock , fala sério aquilo é ridiculo e o pior dos piores são os pilotos que estão ali , mercenários do kara… , porque não dão um chute naquilo , não presta pra nada vão enganar outro . Eu quero corrida de verdade , motor de verdade , lata de verdade , pneu de verdade , carro de verdade .

MSM
MSM
14 anos atrás

Tomara que dê certo, ele sabe o que faz, vai investir na Turismo, na categoria fórmula e até em motos, ou seja, barba, cabelo e bigode. Só espero que a Poderosa não se meta nessa para atrapalhar.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

A CBA continua patetica! Iniciativas como esta do Filipe são 10, e podem salvar o nosso automobilismo! Valeu, Massinha!!

Fernando MArtins
Fernando MArtins
14 anos atrás

Eu truco… Sem globo e CBA aqui no Brasil não rola…
A menos que tenha show de Funk no intervalo ou algum jogador de futebol correndo…
Fora que a mídia não liga para o esporte e sim para o número de espectadores que estão diretamente ligados ao retorno financeiro da própria mídia.

João Eustáquio
João Eustáquio
14 anos atrás

Bom dia Gomes,
Só uma correção, quem levantou a lebre primeiro foi o blog Autos Segredos, veja o link http://autossegredos.blogspot.com/2009/08/formula-linea-comeca-ganhar-forma.html

Abs,

João Eustáquio

RESPOSTA DO FG:

Nós demos isso em outubro do ano passado.

FLÁVIO SILVA
FLÁVIO SILVA
14 anos atrás

Caro Estevão lendo seu comentário acima gostaria de acrescentar mais algumas informações.
Moro em Curitiba e durante 9 anos ministrei treinamentos no Senai (área automotiva) daqui. Como tinhamos uma parceria com a “antiga” Tritec, recebemos um lote razoável de motores deles para ministrarmos cursos. Algumas vezes visitei a fábrica que fica localizada no municipio de Campo Largo para conhecer e acompanhar a produção.
Bem mas vamos ao que interessa: São motores 1.6 16V com um “único só comando”, mas com 2 eixos de balancins (estes motores rendiam em rono de 90 HP).A versão aspirada deste motor era exportada para o México para o Crysler Neon e para a China para “um tal de Cherry” e para outro chinês chamado “Gelly” (putz cada nome). Ja a versão de exportação que ia para a Inglaterra para o “Mini BMW”, era o mesmo motor, porém com um “supercharger”, essa versão rendia absurdos “160 HP” para o “motorzinho”.
Acredito que a Fiat Powertrain (como vai ser chamada a fábrica aqui) vai utilizar estes motores na linha Palio e talvez em função do acordo de cooperação com a GM, na linha Corsa.
Vamos esperar, mas no Linea “acho” (achismo mesmo) que a Fiat não usará tais motores.

Claudio Aun
Claudio Aun
14 anos atrás

PARABENS MASSINHA,,,ESTAMOS PRECISANDO UMA CATEGORIA RAPIDA COMPETITIVA E EQUILIBRADA

Fernando Assis
14 anos atrás

É só ver o que o Massa faz no desafio das estrelas…

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
14 anos atrás

….Há categoria idem ( com Fiat Linea) na argentina (Vide canal Speed, no programa Velocidade Sur ), onde correm cerca de 26 carros …
Já que é monomarca ,neste caso, ainda prefiro os monopostos…..

Bob Souza
Bob Souza
14 anos atrás

Boa iniciativa do Massa e da Fiat.Como a Fiat e em Betim espero que esta iniciativa resulte em um autodromo em BH ou mesmo na região metropolitana pois e uma vergonha não termos um.

Leandro
Leandro
14 anos atrás

se sair ótimo… mas sei lá… acho que pode ser pra entrar com bolha nova na stock tb

Fernando henrique Alniezi
Fernando henrique Alniezi
14 anos atrás

Tomara que vire mesmo, será bacana, porque Stock Car é um pé no saco assistir.

Daniela
Daniela
14 anos atrás

tenho uma dúvida mas não posso postar aqui…
pode me mandar um e-mail por favor?
grata

RESPOSTA DO FG:

Ora, não esconda nada. Mas se quiser, [email protected].

Luiz Cesar Milla
Luiz Cesar Milla
14 anos atrás

Sera uma grande jogada, se sair da mesmice !!!!

Estevão
14 anos atrás

Jason Vôngoli disse: “É para marcar a estréia do motor Tritec 1.6 16v”.

Putz, cara, será???? Tanto o 1.9 16v quanto o 1.4 Turbo são produtos recentes da FIAT no Brasil. Existe, claro, a idéia de trocar os 1.8 (de Monza Fase II) da Powertrain pelos Tritec. Mas isso fica relegado a Idea, Stilo, Palio e sua família.

Até mesmo porque, pelo que ouvi, os Tritec serão 1.6. Bom, é aguardar para ver.

Abraços.

Estevão
14 anos atrás

Como bem lembrou o Euclides, já existe a “Copa Linea” na Argentina. É a Fiat Linea Competizione (http://www.fiatlineacompetizione.com/).

Os carros são basicamente os de rua, mudando os pneus (slick) e algo no motor, que é o mesmo 1.9 16v do nosso, só que retrabalhado. Quem acessar o site terá mais informações.

Apenas engrossando o coro de um colega aí de cima, o carro que provavelmente correrá nessa “Copa Linea” não tem muito a ver com o Linea que corre na TC2000. Lá, a preparação é bem mais forte que no Linea Competizione e a carroceria tem vários apêndices aerodinâmicos (http://www.tc2000.com.ar).

Quanto a veiculação na TV, tenho uma leve desconfiança que quem irá transmitir as corridas (em Vt’s) será o Speed Channel. Esse canal já vem mostrando, às quartas no programa Velocidade Sur, tudo sobre o automobilismo daqui da América do Sul. O destaque, claro, é o TC2000.

Enfim, torço, e muito, para que essa categoria dê certo. Além de termos uma nova categoria, teremos – na minha opinião – o sedã mais lindo do país rasgando a pista! E parabéns ao Massa!

Abraços.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Se for disputada em dias diferentes o Cacá poderá ser campeâo nas duas, pra orgulho do papai Galvão

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Legal, Tomara que seja preliminar da Stock Car.
Assim passa na TV ao vivo.

Fabio
Fabio
14 anos atrás

Em qual delas o Felipe vai colocar o Dudu pra correr?

Tulio Joaquim
Tulio Joaquim
14 anos atrás

Deve ser um categoria barata … para padrões Stock. Eu chutaria uns R$ 30k por etapa para sentar e correr.

Obviamente contra indicada para pps (pilotos pobres) como eu.

Fabio Leite
Fabio Leite
14 anos atrás

Deveria haver uma categoria com carros 2.0 pois praticamente todas as marcas tem modelos com esse tipo de motorização. (aka tc2000)
Administração deveria ser como a Formula Truck, a melhor – de muito longe – das outras categorias no Brasil

jose carlos
jose carlos
14 anos atrás

pelo nro 33 deve ter a mao do murilo piloto por traz deste projeto
jc sete lagoas

FLÁVIO SILVA
FLÁVIO SILVA
14 anos atrás

Eu gosto muito da nossa Stock, vou gostar também da Linea Turismo (ou o que seja). Afinal se estou neste blog devo gostar de automobilismo.
Espero que os charopões que vivem “ripando” nossa Stock se concentrem na nova categoria e parem de torrar a paciência da nossa maior categoria. Mas acho que isso nunca vai acabar, pois os mesmos malas vão falar que o Linea não é carro de verdade pois usa amortecedores Koni,cabeçotes preparados X,freios marca Y e por aí vai.
É só uma questão de tempo e vão baixar a marreta na nova categoria, comentários como: Grids fracos culpa da “Grobo”,a categoria de Lineas argentinos é bem melhor,blá,blá.blá…….
Quanto mais categorias e mais carros correndo na pista….melhor!
E…tenho dito!

Luiz F. Gomes
Luiz F. Gomes
14 anos atrás

Até que enfim! um pouco de esperança para quem gosta de automobilismo, porque da pena ver como estamos. Se for verdade, e realmente bem organizada e promovida, serei um dos que seguirão. Mais que isso, pode até ser o empurrão para comprar um Linea.

iago villar
iago villar
14 anos atrás

Nem sabia que o bruno vicaria tinha ido para o Tazio .Tomare que essa categoria vá para frente.

Dinga
Dinga
14 anos atrás

gente, não é por nada não, mas em algum lugar tempos atrás saiu que ia ser bolha mesmo…será?

O f-fiat deve ser mygale (bom, faz o f-bmw).

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
14 anos atrás

Ótimo.
Bela iniciativa e espero que dê certo.

Gostaria muito de ver também uma categoria multimarcas “Turismo 2000” com todos os carros 2.0 produzidos no Brasil. Com apôio oficial das fábricas, claro…! FORD, GM, VW, PSA, HONDA, TOYOTA, RENAULT, Etc…
Que beleza…

AG

Marcio
Marcio
14 anos atrás

Boa iniciativa do Massa!

Fugindo um pouco do assunto, na minha opinião a CBA poderia ser extinta. Além dela não fazer falta, ela também não deixaria nenhuma saudade.

Mas como isso não vai ser possível, creio que a CBA poderia ser incorporada à CBF de uma vez por todas, pois ambos os presidentes parecem ser “irmãos gêmeos”, pelo menos no quesito de destruição do esporte e de má gestão eles são idênticos.

O pior é que ainda tem gente que defende essas entidades e seus respectivos presidentes, e ainda mete o pau nos jornalistas que possuem uma visão crítica do assunto.

Squa
Squa
14 anos atrás

Acho que vira sim, note a roda dianteira. Se não, bate no fim da reta!

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
14 anos atrás

É para marcar a estréia do motor Tritec 1.6 16v.

Seven
Seven
14 anos atrás

Auspiciosa também foi a mudança na ordenação dos comentários. A blogaiada agradece.

Felipe Passos
Felipe Passos
14 anos atrás

Será que a Globo vai abraçar estas 2 categorias deixando a Stock (que está doidinha pra sair da toda poderosa) ir para a Record?

Zé Zanine
Zé Zanine
14 anos atrás
jose carlos
jose carlos
14 anos atrás

posso lhe afirmar que nao sera um bolha,que nao sera coisa de milionario e que deve sair o tao sonhado templo das alterosas
passarim trouxe a noticia e voou na brisa do cerrado

Richie Hearn
Richie Hearn
14 anos atrás

Fantástico Gomes! Que maravilha, eu espero que essa categoria com carros tão bonitos atraia também a atenção de uma emissora de televisão aberta, tipo um SBT, TV Cultura, Record, RedeTV ou mesmo a Band, porque proporcional a grandeza dessa categoria, tem que ter por trás o apoio de divulgação de uma emissora que atinge as massas, e os patrocinadores iriam adorar. Parabéns ao Felipe Massa…cada dia que passa a imagem de moleque mimado que fica jogando rFactor com o carro da Ferrari vai ficando pra trás….que bela iniciativa! E tragam monopostos de volta ao pro Brasil já!

Zé Zanine
Zé Zanine
14 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=-_E68QKutDc so ver o pega na Argentina neste video

Gustavo
Gustavo
14 anos atrás

Flavio: vai tentar uma vaga nesta copa FIAT?

André de Itaiópolis
André de Itaiópolis
14 anos atrás

Parece que não é corrida de bolha, estou certo?

Se for carro de verdade será como a stock antiga e seus opalões.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Legal, mesmo, principalmente se virar os monopostos…

Euclides
Euclides
14 anos atrás

Já existe a Copa Línea na Argentina, e com uns 30 carros. Não sei qual motor é utilizado, mas deve ser o 1.9, pois este é produzido lá. Comparando com a foto publicada acima, a categoria Argentina tem menor preparação; os pneus são os originais e sem “apêndices aerodinâmicos”.

Zé Zanine
Zé Zanine
14 anos atrás

Estou com o Seven, também li sobre a categoria que ja anda na Argentina, espero que ande por aqui!

Fernando Passos
14 anos atrás

Adoro a Ferrari, mas nunca gostei de FIAT… Espero que a FIAT mude minha idéia ajudando o automobilismo… Sorte aos empreendedores!

Santos
Santos
14 anos atrás

É uma pena que hoje em dia seja muito inviável correr de qualquer coisa que seja, até Kart custa uma fortuna para ser competitivo.
Só com pai rico para poder gastar 5 mil reais por mês em média para correr no brasileiro de kart, e olha que isso é chutando bem baixo.

Fabio Rodrigues
Fabio Rodrigues
14 anos atrás

Acho que o blogueiro Alessandro aí em cima vai se decepcionar… É bem provável que realmente tenha a TV Globo no esquema. Duvido que o Felipe Massa entrasse nessa sem o apoio da Globo e seu amigo Gavião Bueno. Vai ter apoio da GLOBO e deve ter até narração de GB e comentários de Reginaldo Leme. E viva o poder econômico. E viva a Globo.

Celso Silva
Celso Silva
14 anos atrás

Que Massa!!! hehehe
Tomara que de certo mesmo, a categoria de monopostos veio na hora certa, parabens ao Massa e a todos envolvidos. Só espero que a televisão ajude a divulgar as categorias.

Alessandro Silva - Novo Hamburgo
Alessandro Silva - Novo Hamburgo
14 anos atrás

Liga não Flavinho!
Esse tal Marcelo deve ser amante de alguém da CBA ou da Stock.
E pior! Talvez um amante mal amado.

Abelardo
Abelardo
14 anos atrás

FG. Tem alguma dica sobre os monopostos? 1.9 16V. 1.4 Turbo?
Valeu.

Seven
Seven
14 anos atrás

A valer pelo que é feito na Argentina (segundo o http://www.cronospeed.com.br/modules/news/article.php?storyid=33912, fonte da notícia), é uma categoria de “gentlemen drivers” (leia-se ricaços), e:

“A organização estabelecu um campeonato de doze provas, todas elas distribuídas nos autódromos mais importantes do país e que acontece durante o final de semana. A organização oferece um serviço “chave nas maõs” onde os pilots somente devem embarcar num avião e desfrutar de uma final de semana de pura adrenalina. Na 6a.feira eles chegam ao seu destino para realizar o reconhecimento do circutio. O sábado é dedicado aos treinos e classificatório e no domingo a grande corrida.”

Não sei não… Parece uma outra GT3…