A F-3 NA UTI

SÃO PAULO (mais uma) – A F-3 Sul-americana está em crise, e corre o risco de entrar em colapso. Algumas indicações estão aqui, no blog de Victor Martins. Não me surpreende. É cara, são poucos os pilotos e as equipes, a divulgação é igualmente custosa, os dirigentes nacionais nada fazem para ajudar a viabilizá-la.

Conheço bem o Dilson Motta, amigo meu que trabalhava no marketing do Banco Real e, há alguns anos, alçou voo-solo em promoções e eventos, muitos deles ligados ao automobilismo. É um cara honestíssimo, competente e bem-intencionado. Ele assumiu essa bucha há uns dois anos. Lembro que me telefonou, eu estava na TV, para contar que tinha pego a F-3, me perguntando o que eu achava.

Eu disse. Mas acrescentei que apesar do que achava, torcia muito para dar certo. Continuo torcendo, mas sem grandes expectativas. Acho que a F-3 está como o Fluminense do Dilson: condenada.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcus
Marcus
14 anos atrás

nunca faça previsões.. NUNCA MESMO…

futebol não é e nunca será uma expressão matematica…

saudações tricolores

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Como ninguém acretitava no Flu??

Eu estive no estádio desde as goleadas sofridas até a série invicta dos últimos jogos!

Só quem não acretitou foi os idiotas da objetividade como você!

Mas sorte nas suas previsões em 2010!

ST

Mário Mesquita
Mário Mesquita
14 anos atrás

Ô rapaz, calma aê! Meu Flu ainda não morreu não! Se é pra ver Flu x Lusa, é melhor vcs subirem… Apesar de que… tá muito ruim de não cair. O cacete! Nenseee….

Ronaldo Santos
Ronaldo Santos
14 anos atrás

FG,

Repito aqui o comentário feito no Blob Victal, acho que grande parte dos jornalistas considerados entendidos querem o fim da F3, em detrimento da categoria do Massa.

Já ouvi algumas conversas que existe a possibilidade da F3 no próximo ano juntar-se a Copa Renault Clio, que não recebe um tratamento digno no evento da GT3, mas deverá apresentar novidades em 2009, com duas categorias Copa Renault Sandero , cujo carro está pronto , para pilotos graduados e Copa Renault Clio para novatos com baixo orçamento.

Parece que não vai conflitar com a categoria dos amigos do Massa, pos o Sandero deve custar perto de R$ 30.000,00 contra os R$ 100.000,00 do Linea e o custo da temporada puco mais de R$ 150.000,00, contra os R$ 300.000,00 da categoria dos amigos.

consegui essas informações na última corrida em Interlagos-SP, daqui a pouco peço um emprego para você.rsrsrs. O Nelsinho anda tão queimado que talvez consiga uma vaga na Copa Renault Clio

Verde
14 anos atrás

Um momento, um momento.

Vocês superestimam DEMAIS a Vênus Platinada achando que ela é a responsável por isso ou por aquilo. A Globo, ao contrário do que muitos pensam ou muitos querem pensar, não é anticristã ou qualquer coisa do tipo. É uma empresa de entretenimento cujo objetivo é o lucro, algo absolutamente lícito.

Se a Globo esnoba o automobilismo ou prefere passar o BBB41, isso é culpa unica e exclusivamente do povo, que dá toda a moral do mundo para a emissora, seja para o bem ou para o mal. É excelente para ela que exista gente falando mal. Melhor falar mal do que não falar nada. E melhor ainda é gente que legitima o fato da Globo ser o supra-sumo do poder e da manipulação.

Se vocês querem ver o automobilismo de volta, então que dêem um jeito e corram para os autódromos. Seria interessante que o GP desse cobertura para essas categorias esquecidas, já seria uma enorme ajuda. Não adianta esperar a esmola da Globo. Lembremos-nos que o período mais fértil do automobilismo nacional, os anos 90, foi todo coberto pela saudosa Rede Manchete.

As coisas funcionam onde há demanda. E existe muito mais demanda para automobilismo no Brasil do que pra outros esportes. Já é uma enorme ajuda se os fanáticos por automobilismo se mostrarem presentes.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
14 anos atrás

Nosso automobilismo está morto faz tempo…é uma letragia inceitável, cruel…parece que paramos no tempo porque achamos que talentos surgem ao acaso…e não é assim. Nossa confederação não acorda, tivemos eleição, e não mudou nada, o vice assumiu e contemporiza com tudo. Perdemos Jacarepaguá…e sobrevivemos a mingua…ai em outubro tem a F1 e todo mundo acha que está miuto bom…vivemos de parcas ações de alguns herois, o pessoal critica a Stock e a Truck, mas o fato é que elas conseguem gerar algo com o apoio a Globo, mas tem seus méritos, não podemos torcer para o que está dando certo dar errado, para justificar nossas opiniões… a globo e apenas uma das pontas da corda…muitos são os culpados, pouco mudou e não sei onde isso vai parar…

FLÁVIO SILVA
FLÁVIO SILVA
14 anos atrás

Não sou defensor da “TV GROBO”,mas tem uma turma aí que baixa o pau na emissora,achando que a mesma tem que resolver todos os problemas do automobilismo no Brasil.Seria meio “estranho” para não dizer absurdo que esta emissora,para agradar nossos blogueiros,transmitisse todas as categorias do automobilismo nacional e mais algumas do exterior.
Imaginem como seria a programação domingo:
8:00h-Super Classic (apresentação:Galvão Bueno);
9:00h-F3 Sulamericana (apresentação:Galvão Bueno);
10:00h-Copa de Rolimã da Ladeira (com:Galvão Bueno);
11:00h-Copa RD50cc Cinquentinha (na voz de:Galvão Bueno);
12:00h-Lada Superturismo TOP (na narrativa de:Galvão Bueno);
E por aí vai…
Acho que existem outras emissoras no pais que não mostraram a devida competência para promover outros eventos automobilisticos com a mesma competência da “REDI GROBO” (Funch).

FLÁVIO SILVA
FLÁVIO SILVA
14 anos atrás

Estamos passando pelo mesmo fenômeno que ocorre com os hermanos e em alguns paises do mundo, ou seja; Esta se dando mais valor (midia e público) a corridas de turismo. Não sei se é porque nos carros há mais toques ou são mais bonitos. As categorias de formação, em monopostos,estão meio deixadas de lado.
Não sei quanto a custos mas…em relação ao público a solução é incluir a F3 em outros eventos (GT3,Stocks,etc…), fazer um “Racing Day”,talvez desta forma esta categoria volte a atrair público e patrocinadores.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Porque uma etapa do Campeonato Sul Americano não foi transmitida, parece que a categoria acabou! Voces estão enganados. Podem ter dificuldades, mas o grid está aumentando. Em Santa Cruz estreiaram 2 carros na categoria B. Largaram 15 carros: 9 da categoria A e 6 da categoria B. O Campeonato Ingles, um dos mais tradicionais do mundo, começou este ano com 18 carros, sendo 4 da categoria B, onde correm 2 brasileiros: Vitor Correa e Gabriel Dias e 14 carros da categoria A, onde corre o brasileiro Adriano Buzaid, que já venceu uma etapa. A crise economica abalou todas as categorias pelo mundo afora. Nos Estados Unidos, Europa e na Asia os grids de todas as categorias diminuiram.
Quanto a categoria que o Massa ,corajosamente, lançará no proximo ano em parceria com a Fiat, só vem a somar e fortalecer a F3. Os carros com 140 HP serão os ideais para que pilotos oriundos do kart a usem como trampolim para a F3.
Os chassis atuais da F3 categoria A, identicos aos usados nos Campeonatos Europeu, Ingles, Alemão, Japones e etc, contam ainda no Brasil com uma motorização argentina (Berta) de 265 HP, contra 220 HP dos demais pelo mundo, o que propociona, além da economia, uma aprendizagem mais veloz e tecnica. A ausencia de pilotos argentinos e uruguaios no Campeonato Sul Americano se deve a severa crise economica enfrentada por esses paises. A possibilidade que se abriu aos pilotos estrangeiros, fugindo do inverno em seus continentes, de treinarem no verão brasileiro é enorme. Já existe interesse neste sentido. O Dilson, Motta, promotor da F3, foi muito corajoso em trazer os novos carros em meio a essa crise economica e merece o aplauso e apoio de todos.
Sabemos das dificuldades do automobilismo brasileiro, mas criticando e enterrando as iniciativas de poucos não vamos ajudar em nada o esporte. A F3 Sul Americana está mais viva do que pensam todos. Vamos ser mais otimistas!

Fabio Rodrigues
Fabio Rodrigues
14 anos atrás

Prezado colega blogueiro Décio,

Continuo achando que a culpa é da Globo que só compra o que ela quer. Te garanto que a F-qualquer coisa que o Massa vai trazer para o Brasil vai ter o apoio da Globo e Sr Galvão padrinho do Massa. A Stock será a próxima a ser “assassinada” pela Globo.

Luiz Antonio
14 anos atrás

A equação é simples, altos custos impostos pelas confederações e federações, péssima divulgação, interesse ridiculo por parte da mídia e muita vaidade entre organizadores, entre jornalistas além da gula de algumas equipes como o GFM disse ai em cima.

Muitos parecem preferir ver arquibancadas vazias e grid magro para poder ir ao pódium, e ainda assim invadem garagem a noite pra sacanear quem tem pé pesado.

Decio
Decio
14 anos atrás

Ei pessoas acordem, falar mal da globo é facil, dificil é assumir, aqui neste blog. Ao ver as pessoas metendo o pau na estoque,que é bela porcaria mas os promotores de alguma forma conseguem vende-la
A gt3 estava amparada por uma outra emissora de tv que não me lembro qual é, ela se empenhou para vende-la como entreterimento???
A formula 3 , não vou entrar no detalhe se o profissional é bom ou não mas fez com que ela fosse a cereja do bolo??
Não podemos subjulgar a capacidade de cada um, porem meter o pau neste ou naquele é facil, lembro da super classic, começou com amigos e ainda hj sobrevive, é difícil. É sim, mas apresenta seu lado nostalgico,lúdico, tem seu apelo.
espero que o Massa emprestando seu nome tenha êxito, que a Fiat provoque a concorrência, pois são eles que matam o automobilismo nacional.Não a CBA ou a tv a ou b. Que tambem não fazem nada, poderiam ajudar. mas……
São as montadoras, que fazem produções pífias em comparação a nível mundial.E que tem que remeter a matriz polpudas somas de dolar.Porque nunca tivemos dirigentes capacitados, e os que ousam ser, são simplismente encostado em deptos burocráticos
e sem expressão.

Claudio Aun
Claudio Aun
14 anos atrás

Fabio colocar este fardo só em cima da Globo ,,,,pegue qualquer jornal falado , escrito ou televisionado , e me diga onde tem noticias substancial de automobilismo,,,,temos 8 titulos de F1,8 de volei feminino,mais não sei mais quantos de volei masculino e ainda acham que somos o pais do futebol,,mas isso é mais uma palhaça nacional

Claudio Aun
Claudio Aun
14 anos atrás

As formulas no Brasil ,são NATIMORTAS, quando conseguem sobreviver vivem na UTI,,,,,,Dentro em pouco faltará mão de obra especialisada para substituir os Vovôs que ainda pilotam .

clayton
clayton
14 anos atrás

Bom exemplo seria a japonesa,que tem apoio imenso da toyota e honda,só eles devem ter ums 8 carros no grid da F3 principal,fora apoio que dão as equipes particulares.
e as duas tem a formula DREAM(HONDA) E FORMULA TOYOTA para revelar pilotos.

Francis Henrique / PRO SPEED - POEIRA NA VEIA
14 anos atrás

Infelizmente essa é a realidade do “nosso” Automobilismo.
O ‘povão’ adora o Galvão gritando nome de brasileiro na F-1, mas esquece que pra chegar lá tem toda uma história do piloto no kart e nas várias outras categorias de base.
Ir pro autódromo comer empadinha, tomar guaraná, “uísque” e tirar foto com um monte de mulher gostosa é legal, mas não é essa a realidade dos pilotos e das equipes de TODAS as categorias.
A F-3 está na UTI há tanto tempo que foi um milagre aparecer alguém pra tentar assumir a coisa, mas infelizmente não deu certo…
Tá na hora dos “engravatados” arregaçar as mangas e trabalhar, do contrário veremos corridas de carro só pela TV e nos vídeo-games de nossos filhos!!!

Fabio Rodrigues
Fabio Rodrigues
14 anos atrás

Não tem jeito…. a TV Globo tem a capacidade de “matar” todo o automobilismo brasileiro. Só a Stock sobrevive. Ela é incapaz de colocar qualquer notícia de outras categorias que não são transmitidas por ela. Apresenta em seus telejornais e programas esportivos campeonato até de biriba, desde que tenha um patrocinador por trás. Vai mal não só a F3 mas a GT3 a Maseratti, os brasileiros de marcas, o rali, o motociclismo, etc.. Apenas a F-truck sobrevive heroicamente, graças ao esforço de seus organizadores e pessoas que acreditaram no evento. Só uma palavra : LAMENTÁVEL…

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
14 anos atrás

É lamentável. O Dílson é guerreiro, trouxe alguns carros novos, mas acho que não vendeu todos. Pra completar, teve a crise econômica, os argentinos não estão nem aí pra categoria, não vem nenhum outro piloto de qualquer país e – pombas! – a F-3 virou evento suporte do Regional Gaúcho!

GFM
GFM
14 anos atrás

Se vc chegar em um chefe de equipe e pedir para andar na ligh, no qual os carros já foram pagos a tempos, vão lhe cobrar 40mil etapa, se vc enrolar o cara ele baixa pra 30, com grid vazio pode chegar á 18 mil. Daí quando vc arruma o dinheiro e resolve andar, o cara pede 50mil .

Você chega em uma empresa e a primeira coisa que te perguntam é: ‘ quantas pessoas vão ao autódromo?, em quais canais de Tv aparece, em quais revistas?’

O que acaba com o nosso automobilismo é um conjunto de fatores e não um fato isolado. é a mistura de Federação que não faz nada , não faz acordo com televisão, com patrocínadores para categoria, e só querem ganhar em cima dos pilotos. Chefes de equipes que estorquem os pilotos, pedindo cada vez mais , jornalistas e televisões pedindo fortuna para passar um simples VT ou abrir espaço para que passe a carrida de uma determinada categoria.

Com todo esse povo querendo ganhar, como que um piloto dará retorno ao seu patrocinador?

Com o tempo a ‘ Galinha dos ovos de ouro’ estará morta, e tudo isso por culpa de Federação, equipes, e mídia.

abraços

Dú
14 anos atrás

Ele teve parceria com a CBA? Tentou sózinho né…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Putz, Flavinho, como ta dificil ter boas noticias do automobilismo “sudamericano”, credo! Seria pessimo pra todos se mais esta acabasse…

Paulo Aidar
Paulo Aidar
14 anos atrás

Cada vez que vejo alguém que não é do meio, competentíssimo e honesto encarar esse negócio, começo a contar o tempo em que irá durar.

Mas não concordo com vc Flávio ao dizer que a F3 está como o Flu…está é como o Santa Cruz !

carlos moura
carlos moura
14 anos atrás

flavio, ja vi este filme antes, e lamentavel que aqui so se pensa em dinheiro na tv, mas como ja disse esta categoria nao acaba nao, pois e um berço de talentos nacional e da america do sul, basta lembrar quem ja passou por ela, fittipaldi e barrichelo, quando estiver quase falida com aquela historinha de campeonato nacional, vem um doido varrido cheio de dinheiro e mantem ela viva por mais um periodo.(assim torço).
um abraço
carlos moura

flavio agusto
flavio agusto
14 anos atrás

É uma pena. Concordo que a chance de ir pro buraco é enorme. mais um motivo Flavinho, para vc liderar um dossie sobre a carga de taxas que a CBA e Federações locais impõe sobre os promotores. O dinheiro que poderia ir para divulgação, estrutura ou até mesmo ajuda as equipes, vai para o bolso de quem não faz nada. Faça uma entrevista com os 4 principais promotores de corrida no país (Stock, Truck, GT e F3) e vc verá que eles “largam do box” de cara por ter que pagar para esses corruptos.

A F3 está de pé ainda, pois não tem concorrencia. Agora e que a Fiat vai lançar um campeonato de formula, vai enterrar de vez a F3.

Volto a dizer, que não adianta nada você ficar pondo posts sobre a falta de publico, area vip, etc, se o basico que é a Confederação ou federação apoiar o esporte não está sendo feito.

Alem disso, chega-se ao absurdo de ser cobrado um aluguel de pista MAIOR para se promover uma corrida de carros, do que um evento de bicicleta ou festa rave. Autodromo é feito para corrida!!!

abraço!!!!

Ricardo Bassani
Ricardo Bassani
14 anos atrás

Brasileiro ‘pacheco’ adora ver piloto na F1. Empresário adora ir no camarote VIP comer e beber vendo a badalação da F1. Mas essa mamata pode acabar simplesmente por falta de categorias de base sérias. Torço para o projeto do Massa de uma categoria de formula com apoio da Fiat (ou de qualquer outro). Porque senão, depois da geração Lucas di Grassi e Ayrton Senna, não temos pilotos com chance de chegar à F1. Concorda, Flávio?

Luiz com z
Luiz com z
14 anos atrás

É Motta, deixa Dilson

bruno machado
bruno machado
14 anos atrás

acho q o flávio lá no fundo torce pelo Flu aqui no rio…. talvez sejam as cores q lembram, sei lá…
é uma pena o q acontece ao nosso automobilismo…

mas, assume Flávio… VC É TrICOLOR DE CORAÇÃO!!