COM GERD POR AÍ

P1040209

HANNOVER (amanhã tem mais) – Gerd é um carro. Alguns dos meus carros têm nome. Gerd já veio batizado. Nesta semana e na outra, ele é meu. Gerd tem tudo que um carro precisa ter: um motor econômico (está fazendo quase 20 km/l), quatro rodas, pisca-alerta, desembaçador do vidro traseiro, farol alto e baixo, pisca-pisca, um rádio que pega várias estações e toca fitas, velocímetro, um chaveiro com porta-moedas e um bicho estranho pendurado no retrovisor.

Ele é pequeno, anda a 100 por hora e faz um pouco de barulho. Só não tem no parabrisa o selinho redondo verde que, na Alemanha, indica os veículos que contribuem com sua parte para nosso belo quadro ecológico. Verde, verde, verde. Gerd nem verde é, é azul.

Diz que a dona anterior ficou triste quando ele foi embora. O marido comprou um Toyota para ela. Foi o que me contaram meus amigos nobres prussianos que foram buscá-lo em Leipzig. Eles, meus amigos, têm terras na Saxônia e são de alguma linha sucessória do pedaço: Dom Peter Von Wartburg e Lady Julyana Von Pampuglia.

3b2bec6cCheguei ontem ao castelo do casal e me levaram para jantar. Como sou simplório, queria salsicha e cerveja. Como eles são nobres descolados, me levaram para comer salsicha e tomar cerveja, e ainda me apresentaram ao Killepitsch, muito prazer, o Google explica.

Hoje cedo Dom Pedro usou de suas influências para que eu pudesse me jogar sem mais delongas numa autobahn qualquer rumo a não sei bem onde. Gerd fora preparado nos últimos dias por Herr Dösser, que deixou o carrinho em ponto de bala. Justinho, sem ruídos, suspensão certinha, freio simpático, câmbio que é uma manteiga.

Saímos de Düsseldorf no fim da manhã. Deixei o príncipe regente em Essen, onde tem negócios, e me fui.

É uma experiência curiosa viajar de Trabant pela Alemanha Ocidental. Na verdade, toda a Alemanha hoje é Ocidental, então será igualmente curioso quando adentrar o antigo Leste, porque já não se veem mais Trabis rodando por aí. Nas cidades, o motorzinho pipoca e as pessoas olham. Umas fazem cara de puxa, há quanto tempo não vejo um, outras fazem cara de quem é esse doido andando nesse negócio?

Mas a maioria, pelo menos, dá um sorriso. Tenho a impressão que a Alemanha inteira está rindo da minha cara. O que é bom nestes dias cinzentos de outono, dias que eu gostaria que fossem de sol e céu azul, mas pelo menos até agora têm sido de frio e folhas espalhadas pelo chão. Paciência.

Não tenho roteiro. Quer dizer, tenho mais ou menos. Arranquei uma folha de um atlas antigo e fiz uns rabiscos. Sei que vou a Berlim. Então, que se veja o que há pelo caminho. Osnabrück era um lugar que eu queria conhecer. É lá que fica a fábrica da Karmann, e há um museu. Uma passadinha não faria mal algum. Toca para Osnabrück, são 200 km, fiz uns 150 km pela autoestrada e o resto por uma estradinha mais lerda.

dkwazul 045Apesar de seus 90/100 por hora, Gerd não atrapalha demais. Ao longo do dia, recebeu uma buzinada de um caminhão idiota, uma piscada de farol de uma van idiota e uma pressão de um furgão polonês idiota que resolveu colar em sua traseira até que eu mandei o dedo do meio para o cara, e para isso tive de abrir a janela e estava um frio danado.

No mais, muita civilidade dos parentes velozes.

Gerd não passa batido pela paisagem porque é de fato esquisito, mas há um certo exagero na esquisitice que a ele se atribui. Fazia um ano que não vinha à Europa, foi pouco antes da crise, e um ano depois notei, nestes dois dias, que cada vez há mais carros pequenos e esquisitos rodando por aí. A Toyota e a Suzuki têm seus modelos, a Renault, a Nissan, a Ford, os Smart, todo mundo está fazendo carros pequenos e esquisitos. Verde, verde, verde. Consumo voltou à ordem do dia. Vi outdoors de dois carrões da VW em que o maior apelo de venda era dizer que um deles gastava 4,4 l de gasolina a cada 100 km e o outro, apenas 3,3 l.

dkwazul 020Gerd gasta mais que eles. Mas ainda assim é econômico. E não incomoda o motorista preocupado com marcador de combustível no painel que apita quando está acabando o combustível. Não tem marcador. Tem algo muito mais interativo: uma reguinha de plástico que vai de 1 a 24. Cabem 24 litros no tanque de Gerd. Você coloca a reguinha dentro do tanque, que fica no cofre do motor, e vê até onde a gasolina molha a dita cuja. Aí fica sabendo quanto ainda tem para rodar. Não preciso de um painel para me dizer. Eu mesmo vou e vejo.

Parei em Osnabrück. Não gosto de perguntar nada na rua, então saí procurando a Karmann. Foi fácil de achar, é a maior fábrica da cidade, e a cidade nem é tão grande, 164 mil almas. Só que a Karmann faliu, meses atrás. E o museu, pelo jeito, foi junto. Ninguém soube me dizer sequer onde era. Pelas fotos que vi no século retrasado, ficava na fábrica, mesmo. Dei uma volta pela planta-fantasma, enorme, que até outro dia dava emprego a quase 2,5 mil pessoas. Hoje, está tudo abandonado. Não caindo aos pedaços, mas abandonado: um ou outro carro estacionado na área administrativa, gente que deve estar cuidando da liquidação da empresa, poucas bicicletas no bicicletário outrora lotado, mato crescendo, alguns carros abandonados no pátio, conversíveis que a Karmann fazia para várias montadoras, carrocerias especiais, coisas assim.

dkwazul 038Meio triste. Numa das portarias, a que suponho levava à coleção da Karmann, vi uma mesa no saguão de entrada com um solitário telefone já empoeirado e, ao fundo, quadros com fotos em preto e branco de Karmann-Ghias. Estavam tortos nas paredes. Quadro torto na parede é porque acabou.

Deixei Osnabrück com a sensação de que a cidade, ela mesma, é meio fantasma. Suspeito que a falência da Karmann abalou as finanças dos nativos, no entorno da fábrica tem um monte de coisa para vender ou alugar, galpões vazios, lanchonetes às moscas. Posso até ter comido bola, vai ver o museu fica em outro lugar e é todo alegre e faceiro, mas para mim ver a fábrica morta deu. Me mandei.

Andei mais uns 100 km, com frio e chuva, e vim parar aqui em Hannover, que vem a ser a capital da Baixa Saxônia e deve ser bacana, é a terra do Scorpions, tem o maior Anhembi do mundo, um time que tem 96 no nome, Napoleão andou por aqui e foi uma espécie de subsede da família real inglesa, ou algo do gênero.

Amanhã vejo isso com calma. Vou assistir TV agora para vir o sono. Meu alemão me surpreendeu hoje. No rádio, ouvi várias vezes “tsunami-katastrofen-zamoa”, e concluí que houve um tsunami em Samoa e que deve ter sido uma catástrofe daquelas. Entendo tudo, já.

Subscribe
Notify of
guest

125 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Vitorino
Paulo Vitorino
14 anos atrás

Queria comprar o livro que vc deveria escrever sobre essa viagem… Parabéns e obrigado por compartilhar conosco suas aventuras. Que inveja…

Eloisa
Eloisa
14 anos atrás

Eu acabei de vir de la, e já vi que fostes ao AutoStadt. Tem um museu maravilhoso da BMW em Munique e um da Mercedes em Stuttgart.. eu sei que é mais ao sul mas vale muito a pena

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
14 anos atrás

Legal. Aprendi no site da killepitsch que sou über 18.
É bom esse troço?

TED
TED
14 anos atrás

Se os Smurfs tivessem um carro … seria um desses com certezaaaaa

rodrigo
rodrigo
14 anos atrás

Malandro, o FG tá gordo pacas hehehe.
Bela aventura. Merece um “Diário de Viagens” essa.

rafael jorgens
rafael jorgens
14 anos atrás

Gomes, só pra constar, o cara que chama seu bólido de Like é parecido com esse bonequinho pendurado no retrovisor. Fui …

Watson
Watson
14 anos atrás

Até a Franka é mais Potente do que esse Trabant
(este trocadalho cinematográfico alemão foi do carilho…)
:) :) :)

petrafan
petrafan
Reply to  Watson
14 anos atrás

a Franka é contraditória, uma hora você olha e ela é a mulher mais linda do mundo, na outra ela parece um traveco.
digamos que o charme dela é bem peculiar.

PEDRO
PEDRO
14 anos atrás

BRAVO, Flavinho!
Muito bom!

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

E uma passada no museu da Porsche?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Gustavo Oliveira
14 anos atrás

Pra ver Fusca, prefiro ir à Volswagen.

Edu Rodrigues
Edu Rodrigues
14 anos atrás

Bela história, Gomes. Eu nem sabia da existência dessa reguinha. Vivendo e aprendendo.
Esse carro é o mesmo que já tinha aparecido aqui no blog há algum tempo atrás?
Vai trazer o bixinho pra rodar no Brasil? Se sim, dá muito trabalho trazer uma raridade européia pra cá?

Miguel
Miguel
14 anos atrás

Caramba, sair daqui pra ir na Alemanha andar nesta “jaca” é demais. Tem gosto pra tudo. Vc deve ser de outro mundo ou quem sabe, Cubano.

Anarquista
Anarquista
14 anos atrás

Ah: Killepitsch significa em dialeto local (muito fraco por sinal): “morra e deite (ou tombe)”.
Também tenho uma pista sobre como voce entendeu as notícias em alemão: em Hannover se pratica a mais autêntica pronúncia germânica. Palavra dos nativos de toda “Batatolândia”.
De qualquer forma: gute Reise, mach´s gut! (aber nicht so oft…) Esta última parte é só para os escolados.

Baroni
Baroni
14 anos atrás

Esse Trabi é um verdadeiro KRAFTWERK! Melhor do que dirigir Trabi na Autobahn é dirigir uma Kombinationfahrzeug na Av. Brasil, Rio de Janeiro. hehehe!

petrafan
petrafan
14 anos atrás

peria = perua

petrafan
petrafan
14 anos atrás

FG, por favor, pegue novamente uma autobahn, pise no acelerador até a tábua, espere 30 minutos com o pé na mesma posição e depois nos conte quanto estava marcando no velocímetro.
tenho uma imensa curiosidade em saber como um carro como esse se comporta em regime de velocidade máxima.

em tempo: se existisse uma peria Trabi (se é que já não existiu), ela seria a Gerda?

Felipe Siqueira
Felipe Siqueira
14 anos atrás

Parabéns! Ótimo texto!!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Bravo Gomov, desvendando os misterios da patria mãe, a bordo de outro orgulhoso “simbAlo” do proletariado. O pequeno monstro – azul calcinha – de papelão, vai criando congestionamentos recordes nas Autobahns teutonicas. E os pobres germanicos devem estar pensando ao ver o desfile de tal antiguidade:
– Nein,nein! Quando pensavamos que eles tinham acabado, eis que surge outro fumacê! Credo! :)
Bom divertimento Flavinho!

Eduardo - SP
Eduardo - SP
14 anos atrás

Isso é que dá ter dinheiro para dar e vender. Um dia o pelego vira, pensa e resolve: ” vou para a Alemanha andar deTrabant e depois visitar os pinguins na época do acasalamento…”

Julyana von und zu Pampuglia
Julyana von und zu Pampuglia
14 anos atrás

querido flávio,

o gerd é mesmo um intelectual, disfarcado em seu casco de duraplast. ele tem uma cara dramática e acho que se voce chegar bem perto, ele vai acabar te contando uma história. essa história nem sempre é feliz, ela representa a separacao e o conflito de uma geracao inteira. o gerd parece absorver isso em sua marcha de soldado irreciclável. li que os alemaes desenvolveram um fungo para eliminar as carrocerias que ficavam abandonadas depois de 1989. alemao tem mesmo cada uma!

bom, o que mais aprendi na alemanha foi a crescer dentro da minha solidao! e é isso que te desejo!

espero também que essa viagem seja marcante como voce!

vamos continuar fazendo do seu blog um motivo de brigas conjugais noturnas! difícil agora é dividir a maçã no meio…

beijos

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Julyana von und zu Pampuglia
14 anos atrás

Um beijo, Ju. Vocês são demais.

Marcelo Mattos
Marcelo Mattos
14 anos atrás

Um NERD por aí…..

Fernando Assis
14 anos atrás

Qdo sai o Boto do Reno 2???
O 1 já foi…

Mario Kondo
Mario Kondo
14 anos atrás

O difícil em andar com um treco destes é não levar multa por velocidade abaixo da mínima permitida na autobahn.

Paulo Franco
Paulo Franco
14 anos atrás

Aproveite Hannover.
É aonde se fala o mais puro e belo alemão.

Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Isso sim que é Oktoberfest… vai para Munique de Trabant?
Pelo visto o Siscomex vai ter um trabalho diferente…

Eric
Eric
14 anos atrás

Carai…fiquei um tempo sem vir aqui no blog e de repente encontro esse pequeno rapaz na casa do chapéu…..

Tá fazendo o que aí FG?????heheheheheheeheh

J. Alves
J. Alves
14 anos atrás

Boca do tanque na área do motor!? Jesus H. F. Christ on a monocycle!

Viagem divertida, tenho certeza (e inveja). Aproveita. :-)
Herzlichste Grüße!

Flavio
14 anos atrás

Hey Flavio !

Tenta ir para Trier. Lá é maravilhoso, cheio de ruinas romanas. De lá você vai em 30 minutos para Luxemburgo. Vale muito a pena, principalmente com um Trabi.

Viel Spaß in Deutschland.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Rolezinho básico pelas autobahns da Alemanha a bordo de um Trabi… que beleza… Bem melhor do que encarar as estradas que agora levam a Lusa para Mogi Mirim, como já comecei a me acostumar terça-feira, hahahahahaha… o povo lá fica me enchendo porque fico indo pra Floripa, Goiânia, Natal, Campina Grande, Brasília atrás da Lusa e digo que ainda não estou nesse nível como tu está agora, de ficar de rolê pela Europa, hahahaha… e ainda por boas causas e com boas justificativas à mão (quer dizer, na direção), hehehehe…

Aproveite bem essa jornada viajante com o Gerd… mantenha-nos sempre informados pelo diário e convença o Gerd a vir conhecer um certo amigo russo de alcunha Meianov e sua parceira, Elena, hahahahahaha…

Seven
Seven
14 anos atrás

Totalmente off-topic: excelente artigo do Bob Sharp sobre a Saxomat dos DKW – http://autoentusiastas.blogspot.com/2009/09/saxomat-embreagem-automatica.html

Gustavo Carvalho
Gustavo Carvalho
14 anos atrás

1) Quando li o título, também pensei que fosse o Gerd Wenzel (hahaha).

2) Também acho que o bicho estranho é o Gonzo.

3) FG, acabou de passar no Globo Esporte uma entrevista do Felipe Massa (que estava no jogo do São Paulo), onde ele mete o malho no caso Renault, reclamando da perda do título, etc.
Mas o que mais me chamou a atenção foi o fato dele ter criticado o fato de o caso somente ter sido denunciado porque o Nelsinho perdeu o emprego, e a Globo ter exibido em rede nacional. Confesso que me surpreendi. Vale a pena dar uma olhada.

4) Boa viagem e boas fotos.

Gabriel 3 Cilindros
Gabriel 3 Cilindros
14 anos atrás

Guten Tag mein Freund.
Wie geht es Ihnen und der Gerd ?
Herzlichen Glückwunsch für die Abenteuer, nimmt zu Killepitsch. Dann senden Sie mir E-Mail die Fotos von der Reise. Und wenn nicht zu viel verlangt, bringen Sie ein T-Shirt Trabant für mich, nachdem ich bezahlt. Kurz genug, reisen.

nicht mehr

Gabriel Hoffmann

Rodrigo Dominguetti
Rodrigo Dominguetti
14 anos atrás

Cara dia desses conversei com um amigo que mora em Osnabrück e perguntei justamente desse museu da Karmann. Quando ele disse que estava fechado pensei q fosse mentira. Quando bati o olho em seu texto vi que o cara disse a verdade…
Boa viagem Gomes

Michel Grando
Michel Grando
14 anos atrás

aproveite :)
Abraços

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

Que Alemanha que nada. Dá prá ver na foto da estrada que se trata da Bandeirantes, São Paulo..rrrsss

Brincadeira. Aguardaremos o grande Diário dessa viagem.

Decio
Decio
14 anos atrás

Muito legal mesmo!!! Aproveite a viagem e o Gerd ( ele volta c/ vc ??? rss )
abs
Decio

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
14 anos atrás

Muito legal essa volta à estrada, FG! Boa viagem, aproveite o Trabi e vá contando, que a gente vai lendo…

francisco maldi
francisco maldi
14 anos atrás

Caramba, tanto carro bom na Europa….. você é maluco de jogar pedra, mesmo, hehehe…

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Finalmente conseguiu um Trabi hein, bonitinho até!

V. Maghetti
V. Maghetti
14 anos atrás

Viel Spass mit dein Trabi!

[ ]s

Raphael
Raphael
14 anos atrás

Grande Viagem FG, estive na alemanha em março de 2008 e visitei um lugar muito legal, Regensburg, proximo a divisa com a Rep. Tcheca, é uma cidade quase medieval, vale a visita, se tiver passando por perto vale conferir..
Abraço e continue nos prestigiando com esse “diario”.
Raphael

Rossano
Rossano
14 anos atrás

Gute reise!

Matusca
Matusca
14 anos atrás

Se puder dê uma passadinha no Technick Museum Speyer.
Tem tudo do que voce gosta lá. Até um submarino (Uboat), para ver sufoco que era lá dentro do troço.

Estevão
14 anos atrás

Eu não tenho vergonha de perguntar nada na rua. Afinal, vale a máxima de que quem tem boca vai à Roma…
Abs.

vitão
vitão
14 anos atrás

uhhh, será que a continuidade da viagem passa por Santana do Livramento ?! sabe como é , esses mapas modernos…..

andre
andre
14 anos atrás

Aí FG!! Muito bom !!!
Show de bola!! Desejo boa viagem, e o melhor boa diversão nestas duas semanas de Trabant!!
Ah!! Será que ainda existe camisa da antiga DDR por aí??? Manda uma pra mim!!!

Denise
Denise
14 anos atrás

Ai Flávio, que inveja!!!

Divirta-se por mim também!!!

Ah, e gostei do bichinho esquisito…

Beijos,

machinist
machinist
14 anos atrás

Cuidado com as bombas da segunda guerra mundial que ainda tem por lá..

http://www.thelocal.de/society/20090105-16535.html

Eu disse bomba mesmo, não teu carro..

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Esse Gerd é uma figura! Toca-fitas! Se eu soubesse teria te mandado minhas empoeiradas fitas k-7 do Kraftwerk.
E a reguinha prá medir a gasolina me lembrou meu jipe 57. Só que, tecnologia brasileira, eu usava um cabo de vassoura mesmo, que ficava embaixo do banco do carona.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Ahhh… nada como ler um bom texto sobre viagens. E se for num Trabant, melhor ainda….

…por essas e outras, continuo achando que vc seria digno de levar o nome do Brasil no Mongol Rally.

geraldo
geraldo
14 anos atrás

Segue aqui um link bacana : http://www.liveleak.com/view?i=ca1_1254386939